Page 1

E. M. PROF OSWALDO CABRAL. DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO. SÉRIE: 6 ANO.

Na verdade, há tantas religiões quantos forem os indivíduos (Mahatma Gandhi).

PROFESSORA SABRINA TESTONI.

SEXTO ANO Objetivo específico do ano: propiciar ao educando o conhecimento da formação da idéia do transcendente na evolução da estrutura religiosa, percebendo-a como ideia orientadora e referente para a vida.


Primeiro trimestre Objetivo do trimestre: compreender os principais conceitos que norteiam a disciplina de ensino religioso e identificar como o sagrado é vivenciado na vida. Conteúdos - Terminologia, conceitos e definições do ensino religioso: transcendente, religião, religiosidade, igrejas, fenômeno religioso e ensino religioso; - O ser humano; - Os significados do transcendente na vida. Avaliação - Atividades de compreensão dos textos. - Comprometimento nas atividades, participação nas aulas, organização da apostila (caderno), registro das atividades, apresentações, trabalhos em grupos, provas. - Avaliações contínuas e progressivas.

Avaliações:

Data:

Conteúdo:

Registro de avaliações do 1º trimestre: Anotações/Tarefas:

TEMA: TERMINOLOGIAS, CONCEITOS E DEFINIÇÕES NO ENSINO RELIGIOSO O Ensino Religioso ou ciência da religião trata do conhecimento religioso. Esse conhecimento vem das próprias pessoas, pois todos somos religiosos. Não quer dizer


que sejamos obrigados a freqüentar igrejas, rezar e orar. Antes de pertencer a esses lugares ou não, todos somos capazes de sonhar, querer a felicidade, desejar coisas boas para a vida. Cada dia o homem supera os limites: como não pode voar, faz aviões, por exemplo. É o fenômeno religioso, ou seja, o homem é insatisfeito com a sua condição, ele transcende. Já houve um tempo em que as pessoas queriam separar as pessoas dizendo que somente aquele que faz suas "obrigações de fé", como pertencer a uma igreja ou ler a Bíblia todos os dias poderiam considerar-se uma pessoa verdadeiramente religiosa. O interesse em saber como funciona o fenômeno religioso na sociedade, nas religiões e até no dia-a-dia de cada pessoa é um assunto para o Ensino Religioso. Outro detalhe é que em tudo existe um pouco de religião. Na história, na arte, na língua portuguesa, na política, no trabalho e a lista é imensa. Todo esse saber acumulado é conhecimento religioso. Muita coisa já está disponível nos livros sagrados como a Bíblia, mas existem povos que não usam a escrita e transmite tudo em conversas, a tradição oral. É por isso que alguns estudiosos, além de ler os textos, precisam ir até alguns povos quando querem escrever sobre sua crença. No Brasil as pessoas são livres para acreditar no que quiserem. Talvez por isso às vezes, quando ligamos o televisor, nos deparamos nos noticiários do aparecimento de novas e novas culturas e religiões. As maiores e mais comentadas religiões em todo o mundo são o Budismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Animismo, entre outras. Assim, o Ensino Religioso na escola é importante porque nos ajuda a conhecer os outros e a nós mesmos para respeitarmos as diferentes interpretações do que é sagrado. Afinal, cada um é livre para escolher que caminho seguir em sua vida, mas nem por isso tem o direito de diminuir a fé do outro.

ATIVIDADE: 1 - Escreva com suas palavras qual o objetivo do Ensino Religioso na escola? 2 - Como você define fenômeno religioso?


3 - Em sua opinião, de que forma as religiões mexem com a nossa vida? Por quê? 4 - O que é conhecimento religioso? Cite exemplos? 5 - O que é possível fazer para conviver bem com pessoas de religiões diferentes? 6 - Represente através de desenho, colagem... De forma criativa: seu entendimento sobre o texto:

TEMA: O QUE É RELIGIÃO As Religiões são formadas por comunidades ou grupos de pessoas reunidas em torno de uma mesma crença, e que põem em prática os ensinamentos e valores anunciados por ela. A religião é tão antiga quanto a existência dos seres humanos.


A religião e tudo o que a constitui é parte integrante da vida. Ao longo da história, o homem sempre buscou, por meio da crença, o caminho e a experiência de encontro com o Transcendente. Ela surgiu da busca do ser humano em encontrar respostas para os seus questionamentos existenciais, para as suas inquietudes. Os elementos essenciais na constituição de uma religião são: Doutrina, Teologia, Rituais e Cultos, Comunidades e Templos.

Atividades: 1. Pesquise em um dicionário e registre o significado das seguintes palavras:

a)Transcendente:

b)Religião:

c)Religiosidade:

d)Igreja

e)Fenômeno Religioso

2 . Dê uma olhada à sua volta, somos tão diferentes uns dos outros, não é? Diferentes fisicamente, socialmente, pensamos diferente, agimos diferente... E olhe só, temos ideias diferentes sobre o transcendente (Deus). Uns pensam nele como luz, como caminho, como amor, como vida, outros como alguém que está sempre vigiando, outros ainda como uma força que está presente em toda a natureza. E você, que ideia faz do transcendente? Represente sua ideia através de desenho.

TEMA: O QUE É RELIGIÃO A religião é parte integrante da vida de todos os povos. A palavra religião pode ter três origens e sentidos:


A – RELIGARE: significa “amarrar” ou “religar”, ou seja, estabelecer uma relação. O ser humano se amarra em Deus (Transcendente) e o Transcendente se amarra no ser humano. B – RELEGERE: reler, retornar, percorrer um caminho, reunir. O ser humano tem a possibilidade de através de a sua identidade religiosa fazer uma leitura da sua vida, do mundo e das pessoas que fazem parte do seu cotidiano. C – RE-ELIGERE: religião é “re-eleger”, ou seja, tornar a escolher o Transcendente. O ser humano mesmo que se afaste do Transcendente tem a possibilidade de estabelecer uma nova relação. Independente de qual religião, o termo “religião” se refere a uma atitude de relacionamento entre dois personagens: Deus (Transcendente) e o ser humano, a religião faz parte da nossa vida, isto não quer dizer que todas as pessoas possuem uma identidade religiosa e a religião não está presente na vida das pessoas da mesma forma. Podemos então dizer que pertencem a uma religião as pessoas que assumem determinada postura religiosa. As religiões vêm orientado os povos em sua relação com Deus (Transcendente), com os outros seres humanos, consigo mesmo e com o mundo. COMO DE MODO GERAL ENTENDEMOS O QUE É RELIGIÃO. - Antes de tudo é um fato humano, o ser humano desenvolveu uma atividade religiosa desde sua primeira aparição no cenário da história. - A religião está mais próxima do nosso cotidiano do que desejamos admitir; - A religião é a atitude de relacionamento pessoal e comunitário com o sagrado;

08 - É o esforço do ser humano para viver em sintonia com Deus (Transcendente); - A religião é uma atitude social séria de indivíduos ou comunidades;


- A religião é um modelo de comportamento, sistema de crenças, sentimentos e práticas é a fé humana que confere ao ser humano um caráter religioso; - É a união de todos, ser humano e sociedade em uma comunidade chamada igreja, é o conjunto orientador onde o ser humano e a sociedade tomam consciência da vida.

TEMA : DIVERSIDADE RELIGIOSA A religião faz parte da vida das pessoas. Porém, você já pôde notar que existem várias religiões e as diferenças entre elas podem ser inúmeras. Embora existam tantas diferenças, as religiões possuem algo em comum. Desde a sua origem, o ser humano quer estar mais próximo de Deus e unir-se a Ele. Assim, desde o início da humanidade, o ser humano vem elaborando lendas, histórias, narrativas, para explicar e entender a Deus. No decorrer da história, os povos elaboraram muitas crenças. Em certas épocas e culturas, as pessoas acreditam que Deus se manifesta pela força do raio e do trovão, pelo poder do Sol em aquecer e fazer germinar as sementes, pela claridade que a lua produz. Em outras, as pessoas acreditam que Deus é o criador do mundo e de tudo o que nele existe (como crêem os Judeus e Cristãos). Outras religiões acreditam em divindades que orientam a vida e oferecem proteção (Cultos de raiz africana). Assim, percebe-se que os povos têm necessidade de relacionar-se com Deus.

Observe o desenho:

09


Escreva seu entendimento sobre esse desenho: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ DATA______/_____/_____ TEMA: O SER HUMANO QUEM SOU EU.

10


Sou um ser criado pelo Transcendente (Deus) - Sou uma Criatura, SOU UM SER HUMANO. Deus (Transcendente) – Criador. O Transcendente criou o mundo, o ser humano e os outros seres e entregou para o ser humano pronto, o ser humano faz parte do mundo não é dono do mundo. O que isto significa? Que somos inteligentes, livres e responsáveis, amamos e somos amados, temos a capacidade de pensar somos inteligentes, temos sentimentos, amor, amizades, fraternidade. Faço as minhas escolhas ou opções, vontade de fazer o bem, somos capazes de decidir, estudar, trabalhar, ter uma religião, tenho a capacidade de agir contra as guerras, as drogas, a violência, a favor da paz, do amor, do diálogo, sinto a necessidade de me relacionar, viver em família, em comunidade, fazer amizades, sou capaz de amar, perdoar, odiar... ATIVIDADE: UTILIZE O TEXTO E RESPONDA:

1 – Sou um ser criado por?

2 – Tenho amor, amizade isto são?

3 – Sou um ser Humano?

4 – Sou capaz de decidir?


11 5 – Sou capaz de agir contra?

6 – Sinto a necessidade de relacionar-me em?

7 – Sou capaz de?

8 – Tenho a capacidade de Pensar sou?

9- Sou um Ser?

ATIVIDADE: UTILIZE ESTE ESPAÇO E REPRESENTE ATRAVÉS DE UM DESENHO, FRASE, CARTAZ ETC. COMO VOCÊ VÊ O MUNDO HOJE.


Tema: O significado do Transcendente na vida

DATA____/____/____

12

A construção do sagrado e a respectiva idéia do Transcendente, tal qual como concebemos na atualidade, percorreu um longo caminho no tempo e no espaço, esta construção levou milênios para ser realizada e aprimorada. Deus (Transcendente) sempre foi e continua sendo um ponto de referência e algo indispensável à humanidade, ao longo da História, foram verificando-se sinais evidentes da interação concreta de Deus e a humanidade, como também a procura incessante de Deus pelo ser humano. Deus (Transcendente) é considerado pelas Religiões um principio criador uma entidade que é responsável pelo universo, pelas leis ou fundamentos que regem tudo a nossa volta, de onde viemos antes de nascer e para onde iremos depois de morrer, são apenas algumas das questões entre as inúmeras culturas e Tradições Religiosas. Em Deus (Transcendente) criador de todas as coisas, portanto também do ser humano e da sociedade humana reside o fundamento, a ordem, o sentido e o fim de tudo. O papel das Religiões tem sido sempre, desde a origem da humanidade sustentar e alimentar essa busca do ser humano por algo maior do que ele mesmo, a quem, na nossa cultura chamamos de Deus. Podemos então dizer que não há Ser Humano que não tenha alguma experiência religiosa. ATIVIDADE: Utilize o texto e responda: 1 – No texto encontramos uma definição de Deus ao longo da história qual é esta definição? _____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2 – Qual tem sido o papel das Religiões ou das Tradições Religiosas? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________


ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISE E COMPLETE O QUADRO ABAIXO RELIGIÃO

NOME DE DEUS

13

LIVRO SAGRADO

JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO HINDUÍSMO REL. INDÍGENAS REL. AFRICANAS ZOROASTRISMO BUDISMO ESPIRITAS

TEMA RELIGIÕES E DEUSES ORIENTAIS E OCIDENTAIS

Hoje existem muitas religiões no mundo, tanto do lado oriental quanto ocidental. Vamos conhecer apenas alguns exemplos, pois a cultura hebraica, egípcia, caldéia, fenícia, persa, entre outras, nasceram primeiro no oriente para depois formar outras grandes religiões mundiais. Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma, por isso faziam as múmias. Quando a alma procurasse novamente o corpo seria necessário que esse estivesse inteiro antes de voltar à vida. Da mesma forma, as crenças e os deuses existentes ajudavam os reis (faraós) na realização de seus interesses. O faraó Amenófis IV, vendo o prestígio dos sacerdotes e a grande quantidade de deuses, pensou em elevar o deus Aton, o Sol, como o maior de todos os deuses, portanto deus único. Era a idéia do monoteísmo. Ele mandou fechar os templos e retirou os nomes dos deuses dos monumentos públicos. Pouco depois o Egito voltaria para o politeísmo. Enquanto isso, na Mesopotâmia o povo Caldeu, quando se sentia doente, recorria aos sacerdotes religiosos pensando que se tratava de um mau espírito. Os sacerdotes, aproveitando a popularidade inventaram uma maneira de prever o futuro com a observação das estrelas e planetas, criando o horóscopo, e pela interpretação dos sonhos. Dependendo a posição dos astros no céu no dia do nascimento de uma pessoa, o sacerdote dizia seu futuro. Os fenícios também adoravam vários deuses como os astros, as montanhas, as águas, as árvores, mas escolhiam um deus particular para proteger as suas cidades.

14


Chamavam esse deus de Baal, que quer dizer senhor. Era um povo muito desenvolvido que, inclusive, usou pela primeira vez um alfabeto para se comunicar. No caso dos persas, existiam dois deuses principais, do bem, Ormuzd, e do mal, Arimã. O deus do bem criou o mundo, mas conta com a ajuda dos homens para enfrentar Arimã até o dia da destruição do mundo e a vitória final. A religião ganhou o nome de Zoroastrismo por causa de seu fundador Zoroastro. Muito curioso na crença dos persas é que quando alguém morria, o corpo era colocado em uma torre bem alta para ser devorado por urubus. Eles também não faziam cultos pelos mortos e não tinham templos. Apenas altares simples, como uma fogueira, eram usados para a adoração dos deuses. Uma das mais fortes características da religiosidade do povo hebreu é sem dúvida a sua crença em um só deus, Jeová. Na maior parte em que eram governados pelos reis faziam a relação entre um único chefe político e um único Deus. Abraão, Moisés e Davi são grandes exemplos de fé entre os hebreus, divulgadores do monoteísmo, mas também tinham os profetas que condenavam os pecados dos reis e do povo em geral e previam o futuro.

Atividade:

1) No que acreditavam as religiões Egípcias? R:____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2) Escreva sobre a crença dos caldeus da Mesopotâmia: R:____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3) Quais as principais religiões do oriente? R:____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4) No que acreditavam os fenícios? R:____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

15


5) Como se chamam os deuses dos persas? R:____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

6) Qual ĂŠ a principal caracterĂ­stica da religiosidade do povo Hebreu? R:____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

7) Demonstre sua aprendizagem desse texto atravĂŠs de desenho e/ou colagem:

16


SEGUNDO TRIMESTRE OBJETIVO DO TRIMESTRE: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DOS VALORES ÉTICOS E MORAIS DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS. CONTEÚDOS - O SER HUMANO: - IDENTIDADE RELIGIOSA; - ALTERIDADE – SISTEMA DE VALORES - BUSCA DO TRANSCENDENTE: - A FUNDAMENTAÇÃO DOS VALORES ÉTICOS E MORAIS PROPOSTOS PELAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS.

Registro de avaliações do 2º trimestre:

Avaliações:

Data:

Conteúdo:

Anotações/Tarefas: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

TEMA: IDENTIDADE RELIGIOSA

DATA _____/_____/_____

17


A Fé nas Tradições Religiosas. A FÉ

CONSISTE em acreditar ou ter uma convicção da existência de algum fato,

objeto ou uma verdade anunciada. Nas Tradições religiosas ela é muito importante, por isso vamos procurar entender o que é fé. AS tradições religiosas ensinam acreditar em algo diferente, algo que não podemos tocar ou ver, apenas sentir. Elas ensinam a acreditar, a ter fé no Transcendente. (Deus) Cada comunidade religiosa possui sua maneira de apresentar e representar o Transcendente no qual acredita, ou tem fé, e isso é muito importante porque funciona como um motor que dá força gera movimento e unidade entre os membros da comunidade. A nossa volta podemos notar que surgem algumas formas de viver a fé no transcendente que nem sempre representa o que as tradições religiosas orientam: FÉ UTILITARISTA: A pessoa acha útil ter fé satisfazer suas necessidades. FÉ DESCARTÁVEL: A mudança é um dos pontos mais destacados deste tipo de fé, pois a pessoas muda de forma de acreditar no Transcendente, a pessoa simplesmente troca sua crença por outra. FÉ PRONTO- SOCORRO: só lembra da existência do transcendente nos momentos de dificuldades, acabam achando que o Transcendente é um hospital, onde a gente entra somente quando não há outra solução. O que as Tradições Religiosas nos ensinam é a de construir uma FÉ PERMANENTE e continua: Presente em cada um de nós, em tempos alegres ou tristes, agradáveis ou não, permanece tranqüila sem abalos, uma fé que se fortalece com os desafios para alcançar o bem. Cada Tradição Religiosa possui sua maneira própria de afirmar a sua fé no Transcendente e ensiná-la a seus membros: JUDAÍSMO: Escuta ó Israel. O Senhor, nosso Deus, é o senhor que é UM. Amará o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com todo o teu ser, com todas as tuas forças. ISLAMISMO: Não há Deus senão Alá e Maomé é o seu profeta.

18


É a fé no Transcendente que faz com que tantas pessoas estejam unidas em um mesmo ideal em todo o mundo, um ideal de libertação do ser humano, de igualdade entre todas as raças, de busca pela paz e respeito entre todas as comunidades. 1. Qual seu entendimento sobre a fé utilitarista? Cite exemplos: R:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2. Qual sua opinião sobre a fé descartável? R:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 3. O que as tradições religiosas ensinam sobre a fé? R:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 4. O que seria a fé pronto-socorro? R:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5. Você considera importante ter fé? Justifique: R:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

TEMA: A ALTERIDADE – O OUTRO

DATA _____/______/______

19


“Ninguém é feliz sozinho”. Contribuo para a felicidade do outro, assim como o outro contribui para a minha felicidade. Convivo com outras pessoas, aceito-a como ela é na sua individualidade, inclusive na sua opção religiosa. Respeito a sua liberdade, valorizo as suas qualidades, reconheço as suas limitações. Fico feliz com o seu sucesso, fico triste com o seu fracasso, desejo o seu bem, ajudo no que for necessário. Partilho com o outro quem sou o que faço o que possuo o que sinto o que espero do futuro. Sou paciente na convivência diária, o ajudo a crescer como ser humano, estou presente nos momentos difíceis. Convivemos com pessoas que: acolhe, respeita, partilha, perdoa, escuta, compreende, acredita... Como se manifesta a amizade entre as pessoas: atitudes como: respeito, solidariedade, reciprocidade, carinho, generosidade, gratidão, perdão, paciência, atenção, compreensão, justiça, responsabilidade, reconhecimento dos dons e limitações de cada um, abertura para o diálogo. A verdadeira amizade é: generosa, paciente, sincera, participativa, vai além das aparências. O que acontece quando existe a ausência da amizade: o egoísmo se manifesta não pensamos nos outros, as pessoas se fecham em si mesmas, existe a vingança, desrespeito, falta lealdade, ganância, ódio. ATIVIDADE: 1 – FAZER UM ACROSTICO COM A PALAVRA ALTERIDADE.

2 -Trazer para a próxima aula material (um pedaço de cartolina 15cmX15cm, cola, lápis de cor, canetinha, objetos para decorar o seu cartão postal) Vamos fazer um Cartão Postal sobre a Convivência.

TEMA: VALORES HUMANOS E RELIGIOSIDADE.

DATA____/____/____

20


Os valores são diversos em nossa sociedade. Existem valores econômicos, sociais, culturais e religiosos. Os valores religiosos e humanos são as pequenas pérolas que aprendemos desde cedo em nossa convivência familiar e na Tradição Religiosa à qual pertencemos. Entre todos os seres vivos o ser humano é o único com sentido religioso e capaz de possuir uma escala de valores para si, que lhe permite conviver harmoniosamente com as outras pessoas. As Tradições Religiosas primam pela vivência de valores e os propõem para todos os seus fiéis, como estratégia para ajudar as pessoas a conviver, a viver bem consigo mesma e com as outras pessoas, tratando-os com dignidade. Um dos valores mais comum, em todas as Tradições Religiosas, é o: RESPEITO COM: AS PESSOAS, A NATUREZA E AS OUTRAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS. Mas a nossa realidade tem se transformado a cada dia que passa e os valores e os contravalores presentes são questionados, tendo em vista que, às vezes, as noções de bem e mal, de justo e de injusto se confundem entre si. Diante dos desafios do mundo de hoje, que é marcado pelo desemprego, pela insegurança, pela corrupção nos órgãos públicos, pela desestruturação familiar, pela miséria da grande maioria da população, podemos nos perguntar:

Que princípios de vida são capazes de orientar o ser humano para uma ação moralmente justa?

Diante de uma perspectiva de morte devido à fome, à miséria, o que é permitido fazer?

O que pensa e o que faz a humanidade para que a vida possa ser preservada?

Todas essas questões podem nos fazer refletir um pouco sobre a importância da preservação dos valores ensinada entre as Tradições Religiosas, pois os valores auxiliam na preservação da dignidade humana, na defesa da vida. ATIVIDADES: - Construa um roteiro ilustrado (Figuras, Gravuras, Desenhos etc.), para representar os valores que você acredita serem necessários para que as pessoas possam viver com dignidade. Ao lado de cada figura, gravura, desenho escreva o nome do valor que ela está representando. 1


21 – Quais são os “CONTRAVALORES” que você percebe:

2

A – NA RUA: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ B – NA ESCOLA: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ C – NA TV: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ D – NO GRUPO DE AMIGOS: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

VALORES HUMANOS E PRATICAS RELIGIOSA.

Olhando mais de perto, percebemos que toda Tradição Religiosa defende uma série de valores, que trazem benefício para toda a humanidade. Vamos conhecer um pouco sobre três grandes religiões e descobrir como suas práticas religiosas refletem valores humanos: 1 – ISLAMISMO: Para o Islamismo a obediência é mais do que um valor, é a aceitação da verdade, é a submissão a Deus e o seu decreto divino. - No alcorão (Livro Sagrado do Islamismo) encontramos a rejeição ao culto do dinheiro e aos regimes fundamentados na acumulação da riqueza. - A busca do materialismo é totalmente rejeitada por seus ensinamentos. - Os principais valores humanos são: •

Unidade entre todos os fiéis;

Respeito à vida;

Partilha com os mais necessitados;


Preservação da Família.

22 2- – JUDAISMO: No Judaísmo podemos reconhecer como um grande exemplo de valor a unidade do povo Judeu, que mesmo estado disperso se manteve unido pela certeza m sua crença religiosa. - Nos ensinamentos do Judaísmo reconhecemos alguns valores que colocam em destaque a prática de qualidades do ser humano, como:

Boa vontade para ajudar;

Respeito pelos pais;

Não fazer mal aos outros;

Honestidade;

Hospitalidade;

Generosidade;

Justiça;

Valorização da vida humana.

3

– CRISTIANISMO: No Cristianismo mostra a valorização e a luta para que sejam respeitados os valores humanos através das palavras dos profetas e de Jesus Cristo, que denunciavam o desrespeito e as injustiças cometidas pelos mais fortes, diante dos mais fracos e pobres.

- Os valores humanos mais importantes são: •

O amor ao próximo;

A solidariedade;

A Fraternidade;

A Justiça;

O Respeito e a valorização à vida;

A ajuda aos mais necessitados, pobres e oprimidos;

Não fazer ao outro aquilo que não queremos que seja feito a nós mesmos.


As pessoas que fazem parte das Tradições Religiosas se encontram muitas vezes diante de situações difíceis de serem resolvidas, mas é justamente com o auxílio dos valores ensinados por sua Tradição Religiosa que podem decidir com mais facilidade. Nas três Tradições das quais tratamos, a proximidade entre os valores humanos e as praticas religiosas e a vida do dia-a-dia é bastante grande. Podemos aprender com isso que ser Religioso, participar de uma Tradição Religiosa, tem reflexo na convivência com as pessoas que estão ao nosso lado, nossa família, os grupos de

23 amigos, na escola, nestes espaços de convivência, têm a possibilidade de exercitar os valores que aprendemos. ATIVIDADES: 1 – Quais são os valores ensinados pelas Tradições Religiosas do Texto que em sua opinião, devem ser resgatados em nossa Sociedade? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2 – Sua crença no Transcendente, sua fé religiosa fazem com que você pratique alguns valores religiosos? Quais são? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3. Cite valores religiosos ensinados pelo Judaísmo: R:__________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4. Quais os valores ensinados na fé cristã que você considera mais importante? Justifique sua escolha: R:__________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5. Quais os principais valores humanos vivenciados pela fé Islâmica? R:__________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________


____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 6. Escolha um ou mais valores humanos ensinados nas tradições religiosas e construa uma história em quadrinhos no verso da folha (SEJA CRIATIVO!!!  )

TEMA: PARTILA DE VALORES

DATA_____/_____/_____

24

Ser membro de uma comunidade significa mais que desfrutar de seus benefícios. É contribuir com os próprios valores, com dedicação e trabalho, pois cada membro necessita dela para crescer, progredir e ser feliz. É na convivência que se fortalecem os laços de amizade, solidariedade, fraternidade, respeito, confiança, fidelidade, alegria, verdade, paz doação e serviço. Por isso na convivência devem ser desenvolvidos os valores essenciais à vida: Amor, justiça, liberdade, perdão, coerência, fé, valores esses que são fundamentais. Como membros da família humana, toda pessoa é um pouco do outro, porque pertence à humanidade. Por isso, a partilha de valores começa com os mais próximos e nos acompanha a vida toda e esta baseada na fraternidade e na solidariedade que unem os membros de uma sociedade formando uma mesma família. Porém na sociedade, encontram-se valores contraditórios, e é necessário demonstrar que disciplina, solidariedade, trabalho, justiça, amor, experiência de vida, espiritualidade, fé etc. podem preencher a vida das pessoas, tornando-os saudáveis e com alegria de viver.

ATIVIDADES: 1 – O que significa ser membro de uma comunidade? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


2 – Cite 05 valores importantes para a vida?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

25 3 – Quais são os valores contraditórios que encontramos na sociedade hoje? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4 – Qual a importância dos valores para a nossa vida? Resposta pessoal. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

4– Fazer um acróstico com a Palavra: SOLIDARIEDADE.

S O L I D A R I


E D A D E

TEMA: PARTILHAR NOS TORNA”MAIS GENTE”

DATA____/_____/_____

26

O que significa ser “mais gente”? Podemos aumentar a “dose” de “gente” dentro de nós mesmos? Podemos sim. Os animais partilham o alimento com os filhotes, porque são movidos pelo instinto, mas um bando adulto muitas vezes briga quando o alimento não é suficiente para todos. Nós seres humanos, não somos guiados pelo instinto. Somos inteligentes, livres e capazes de amar.


Com a inteligência, entendemos que todos têm direito aos bens que conservam a vida. Com a liberdade, decidimos repartir aquilo que não precisamos e que falta para os outros. E com a sensibilidade descobrimos que a partilha nos leva a amar e a ser amados e felizes. Portanto, somos livres e capazes para nos tornar “mais gente”.

TERRA NOVA Quero ver meu povo inteiro Vivendo em liberdade Numa terra nova Onde a base é a igualdade. Nesta terra renovada lugar de fraternidade O amor governará com justiça e caridade. O irmão se preocupa com o irmão Nesta terra aprendeu-se a repartir. Todos servem, vivem numa grande paz E a dor é coisa que não existe mais. O operário já não vive de salário. A palavra agora é repartir. Busca mesmo é com o seu trabalho Os seus dons no dia-a-dia dividir.

27 ATIVIDADE: 1 – CONSTRUA UM TEXTO, MÚSICA, PARÓDIA, POESIA, COM O SEGUINTE TEMA: O VALOR DA PARTILHA ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________


______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

TEMA: VIRTUDES – AUTOCUIDADO

DATA_____/_____/_____

28

Autocuidado é cuidar de si mesmo, assumindo o compromisso de cultivar hábitos de higiene corporal, limpeza de cabelos e unhas, lavagem das mãos antes das refeições, higiene bucal, banho diários etc.; é ter uma boa alimentação, como um fator essencial para o seu desenvolvimento, assim como para a prevenção de doenças como: anemia, desnutrição, cáries etc.; é adotar postura física adequada; ter


procedimentos de tratamento doméstico da água; é valorizar exames periódicos como prevenção de doenças; é evitar álcool, o fumo as drogas em geral. É ainda procurar conhecer-se para controlar os próprios impulsos, evitando, assim aborrecimentos e constrangimentos desnecessários; é procurar conhecer os outros e ter cuidado, cautela, prudência. Cuide-se.

Nas Tradições religiosas nós também recebemos alguns ensinamentos que são importantes para o nosso Autocuidado espiritual (O SER HUMANO É TAMBÉM UM SER ESPIRITUAL) ALGUNS EXEMPLOS: Hinduísmo: Não faças aos demais aquilo que não queres que seja feito a ti, e deseja também para o próximo aquilo que desejas e aspiras para ti mesmo. Judaísmo: Não faças a outrem o que abominas que se faça a ti. Budismo: Recorda que tu também és igual a todos, faze de ti próprio a medida dos demais e todos amam a vida. Islamismo: Nenhum de vós é um verdadeiro crente a menos que deseje para seu irmão aquilo que deseje para si mesmo. Cristianismo: Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, amar o próximo como a si mesmo.

Para desenvolver o nosso Autocuidado espiritual podemos observar algumas coisas importantes:

29 A – ORAÇÃO: “A oração vinda do coração pode conseguir o que nada mais no mundo consegue.” B - SORRISO: “Se em nossa vida diária pudermos sorrir, não apenas nós mesmos, mas todos ganharão com isso”


C – HARMONIA: “Procure não se envolver em intrigas, isso contribui para a harmonia, decida ver o bem nos outros em vez de procurar defeitos” D – FAZER AS PAZES: “Faça as pazes. Hoje mesmo peça desculpa a alguém que você tenha magoado e seja sincero em suas intenções”. E – ELOGIO: “Elogie as pessoas pelas suas qualidades e conquistas isto ajuda as pessoas crescerem” F – TESTEMUNHO: “Estamos aqui para sermos testemunhas da justiça, da verdade, da não-violência, da compaixão, do amor, da solidariedade, seja testemunha através da sua presença, das suas palavras e suas ações”. G – EDUCAÇÃO: “O conhecimento fortalece sua sabedoria e compreensão, aprenda sobre os Direitos Humanos, ecologia, espiritualidade, paz e muito mais”. H – ESCOLHA: “Tenha consideração pela dignidade de cada pessoa, escolha sempre aquilo que é melhor para a sua vida, faça sua escolhas mas sempre é bom ouvirmos os outros”.

ATIVIDADE: Para compreender o assunto responda no seu caderno: 1 – O que é Autocuidado? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

30 2 – Quais os hábitos importantes que devemos ter para uma vida melhor? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________


______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3 – O que as Tradições Religiosas nos ensinam a respeito do Autocuidado? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4 - Como podemos desenvolver o nosso Autocuidado dentro da nossa Tradição Religiosa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

5 – Atividade do boneco desenvolver em sala de aula. (Xerox em anexo)

31 TERCEIRO TRIMESTRE OBJETIVO DO TRIMESTRE: COMPREENDER QUE A PARTIR DOS CONTEXTOS CULTURAIS SURGEM DIVERSAS IDEIAS SOBRE O TRANSCENDENTE CONTEÚDOS - BUSCA DO TRANSCENDENTE: - A IDEIA DO TRANSCENDENTE NO TEMPO E NO ESPAÇO;


- A REVELAÇÃO DO TRANSCENDENTE NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS.

Registro de avaliações do 3º trimestre:

Avaliações:

Data:

Conteúdo:

Anotações/Tarefas: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

DATA_____/_____/_____

32

TEMA: A IDEIA DO TRANSCENDENTE NO TEMPO E NO ESPAÇO Nestes últimos anos, milhares de livros foram escritos, centenas de revistas e milhões de sites tratam das múltiplas religiões que vêm orientando os povos na sua relação com o Transcendente, com os outros seres humanos, consigo mesmo e com o mundo.


A idéia de uma força superior ás demais, como o deus sol, a deusa lua, Zeus... formou a fé comum entre muitos povos, todavia foram os hebreus ( e depois os Judeus) que introduziram a crença num único Ser Supremo criador de todo o universo. Posteriormente surgiu o Cristianismo, onde a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, filho de Deus. Uma religião possui um conjunto de elementos: mitos, ritos, festas, símbolos, normas de conduta, instituições etc. que exercem a função de “associar” ou de retomar o que realmente é importante na vida. Nesse sentido é muito importante separar religião de fé. A fé é adesão pessoal, individual a Deus (Transcendente), confiança nele, aceitação da sua palavra. Já a religião é a manifestação coletiva da fé. Esta manifestação tem duas dimensões: Ritual (através dos ritos) e Ética (prática da justiça, fraternidade, amor.) Separar a religião da vida é dividir o ser humano. Torná-lo desorientado, pois a função da religião em todas as sociedades e culturas humanas é conferir unidade e sentido a vida. A religiosidade é sem duvida a dimensão que mais dá sentido a vida humana é o que não nos deixa virar uma máquina um número. A adesão a uma religião significa a crença em uma força divina e a aceitação de uma certa orientação moral e nos ajuda a construir uma idéia sobre o Transcendente (Deus).

33 ATIVIDADES: Utilize o texto e responda: 1 – As religiões têm algo em comum ou são diferentes? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________


______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2 – Faça uma distinção de: A – FÉ: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ B – RELIGIÃO: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3 – O QUE É RELIGIOSIDADE? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4 – QUAL O CONJUNTO DE ELEMENTOS DE UMA RELIGIÃO? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5- O QUE SIGNIFICA A ADESÃO A UMA RELIGIÃO?

TEMA: AS CRENÇAS VÊM DE ONDE

DATA_____/_____/_____

34

Todos os povos acreditam em alguma coisa. A religião é a forma mais antiga do conhecimento humano. Antes de existir a filosofia, antes que a ciência fosse praticada, antes que o direito político fosse estabelecido, o ser humano já possuía praticas religiosas de devoção aos deuses e aos espíritos, rituais de invocação e adoração das forças da natureza.


Quando as culturas são fundamentadas nas Tradições Orais, sem o uso da escrita, os rituais, as crenças, os valores vão sendo passados de geração a geração, dos mais velhos para os mais novos. Quando as civilizações inventam a escrita, aos poucos várias religiões passam a se basear em Livros Sagrados. Todas as religiões cultuam alguma divindade. Outro raciocínio é que todas as religiões ensinam valores positivos que fazem bem ao ser humano, como fraternidade, solidariedade, amor ao próximo etc. A essência da religião é a idéia de sagrado, que existe um mundo além do mundo cotidiano, real, que é o mundo sagrado constituído de ritos, templos, valores, mitos deuses. Desde os primórdios da história vemos homens e mulheres como seres religiosos realizando algum tipo de culto. Seja para pedir benção e colheitas fartas, amores ou afastamento de calamidades e doenças, seja para agradecer a vida, para louvar a beleza das coisas, para comunicar-se com o sagrado, o ser humano fala à divindade e prestam-lhe homenagens Em todas as religiões existe a pratica da oração. Em pé sentado, ajoelhado, prostado, em voz alta, em pensamento, cantando, sozinho ou em grupos, o ser humano ora. Orações que pedem, prometem, louvam, agradecem e que procuram se elevar além das coisas terrenas para alcanças a esfera divina. ATIVIDADE: UTILIZE O TEXTO E RESPONDA: 1 – COMO ERA PRATICA RELIGIOSA ANTES DA INVENÇÃO DA ESCRITA?

______________________________________________________________________

35 2 – COM A INVENÇÃO DA ESCRITA ESTA PRATICA SOFREU UMA MUDANÇA QUAL FOI ESTA MUDANÇA? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________


3 -CITE ALGUNS PONTOS POSITIVOS QUE AS RELIGIÕES PODEM NOS ENSINAR? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ – QUAIS OS TIPOS DE CULTOS QUE SÃO REALIZADOS PELOS SERES HUMANOS? 4

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5. Escolha uma tradição religiosa e nos quadrinhos abaixo crie uma história que demonstre alguém vivenciando suas práticas religiosas:

TRADIÇÃO RELIGIOSA:________________________ PRÁTICA RELIGIOSA:__________________________


TEMA: O TRANSCENDENTE QUE SE REVELA

DATA_____/_____/_____

37

Transcendente (Deus) significa aquilo que está além do físico e do material. Quando dizemos Transcendente para nos referir a Deus, queremos dizer que Ele é alguém puro e superior que ultrapassa e supera todas as limitações e imperfeições da matéria. Todas as pessoas mais cedo o mais tarde se deparam com a grande questão; existe um Deus?


A resposta a essa pergunta poderá influenciar profundamente o curso da sua vida, pois acreditar na existência do Transcendente é acreditar que existe um sentido na existência e que a vida humana não é fruto do acaso, mas possui um sentido. COMO O TRANSCENDENTE SE REVELA: - Por meio dos Textos Sagrados em forma da linguagem escrita: o ser humano capta a sua mensagem em palavras para corrigir, para educar na justiça, no amor e na verdade. - Pelos fenômenos da Natureza: podemos observar que existe uma lei natural que os regem, em tudo há uma relação de causa e efeito. - Nos seres humanos e nas criaturas: Todos somos um sacramento de amor do Transcendente, que em tudo colocou a sua marca para que possamos reconhecer a sua presença. - Nas atitudes das pessoas: A – POSITIVAS: pessoas que fazem de sua vida um gesto de doação e entrega, vivendo para o bem do próximo, pessoas que trabalham voluntariamente em instituições de caridade e organizações de promoção e defesa da vida que mostram o Transcendente através de suas obras. B – NEGATIVAS: Pessoas que negam à justiça, os excluídos, que destroem a natureza, que incentivam a violência a criminalidade, não provem a Paz, o amor, a fraternidade, a solidariedade, a vida. O Transcendente se revela de muitos modos e maneiras, e sua presença na nossa vida nos leva a praticar ações positivas e criativas para ajudar o próximo. Quando ajudamos alguém, é o próprio Transcendente (Deus) que ajudamos, pois Ele está no interior de cada pessoa. O Transcendente está em tudo e em todos, está presente na vida e na morte. ATIVIDADE: ESCREVA UM TEXTO ILUSTRADO (gravuras, figuras, desenhos etc.) COM O SEGUINTE TEMA: COMO O TRANSCENDENTE (DEUS) SE REVELA NA SUA VIDA. TEMA: FORMAS DE VIVER A RELIGIOSIDADE

DATA____/____/_____

38

A religiosidade em sem dúvida, a dimensão que mais dá sentido a vida dos seres humanos, a religiosidade é a pratica da doutrina da religião. Toda religião é histórica e transitória e tudo o que é transitório, um dia passará, porém a religiosidade que existe no coração daquele que crê é eterna, como é eterno o espírito daquele que nos criou.


Assim como existem diversas religiões, também são várias as religiosidades, isto é, são várias as formas encontradas pelas pessoas para expressar sua fé e relacionarse com o seu Deus (Transcendente). As Tradições religiosas primam pela vivência de valores e os propõem para todos os seus fiéis, como estratégia para ajudar as pessoas a conviver, a viver bem consigo mesmas e com todos os outros, tratando-os com dignidade. Os hinduístas têm momentos de oração domesticas que são realizados diante de um pequeno altar, onde se encontram imagens de suas divindades, flores, incensos e oferendas, que são símbolos e objetos sagrados. Entre os cristãos católicos, muitas famílias conservam um altar com seu santo padroeiro, exemplo: São Judas Tadeu, São José, São Francisco etc. São encontrados alguns símbolos como a Bíblia, as flores, os terços etc. neste altar pais e filhos pedem, agradecem e oferecem. Algumas maneiras pelas quais se podem manifestar a religiosidade e a revelação do Transcendente são aprendidas na família. Assim podemos entender e perceber que a religiosidade e a manifestação do Transcendente não estão ligadas somente as práticas religiosas, mas também a atitudes promotoras da cidadania e da solidariedade que constroem a vida . ATIVIDADE: REPRESENTE ATRAVÉS DE UM ROTEIRO ILUSTRADO (FOTOS, GRAVURAS, FIGURAS E RECORTES) ATITUDES OU AÇÕES QUE AJUDAM A PROMOVEREM E PRESERVAREM A VIDA.

39

TEMA 18: TABELA DAS RELIGIÕES

RELIGIÃO 1. HINDUIÍSMO

FUNDADOR, DATA E ORIGEM

TEXTO SAGRADO

SUBDIVISÃO

NOME DO(s) DEUS(es)

Não possuí fundador

Os quatro Vedas

Vixnuísmo/Xivaísmo/

Brahmam: Brahma/Shiv

Smartismo Shaktismo


XVI a.C / Índia 2. BUDISMO

Sidharta Gautama

a/Visnhu Tripitaka

Mahayana/ Hinayana

Não Tem

VI a.C / Índia 3.CONFUCIONISMO

Confúcio/

Anacletos

Não Tem

Tao Te King

Não Tem

VI a.C / China 4. TAOÍSMO

Lao-Tsé/ VI a.C/ China

5. JUDAÍSMO

Moisés/1300a.C Palestina

6. CRISTIANISMO

Torá/ Antigo Testamento

Sefaraditas/ Asquenazitas

Javé

Bíblia

Católicos/ Ortodoxos e Protestantes

Deus: Pai, Filho e Espírito Santo

Alcorão

Sunitas/

Allah/ Alá

JesusCristo séc.1/ Palestina

7. ISLAMISMO

Maomé VII d.C/Arábia

Xiitas

Atividades: Observando a tabela de algumas Tradições Religiosas(TRs) responda:

1) Qual a Tradição Religiosa (TR) mais antiga e a mais nova? R:__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) Quais TRs surgiram na China e na India? R:China:__________________________India:________________________________

40 3) Como se subdividi-se: a)Cristianismo:__________________________________________________________ b)Hinduísmo:___________________________________________________________ c)Islamismo:____________________________________________________________ d)Judaísmo:_____________________________________________________________


4) Quais as TRs que não possuem um nome para o Transcendente? R:____________________________________________________________________ 5) Como é nomeado o Transcendente nas seguintes TRs: a)Hinduísmo:___________________________________________________________ b)Judaísmo:_____________________________________________________________ c)Cristianismo:__________________________________________________________ d)Islamismo:____________________________________________________________

6) Relacione a Tradição Religiosa (TR) com seu fundador: a)(

) Cristianismo

(

) Lao-Tsé

b)(

) Judaísmo

(

) Maomé

c)(

) Islamismo

(

) Moisés

d)(

) Budismo

(

) Confúcio

e)(

) Confucionismo

(

) Jesus Cristo

f)( )Taoísmo

(

) Sidharta Gautama

7) Relacione a Tradição Religiosa (TR) com seu Texto Sagrado: a)( ) Cristianismo

(

) Anacletos

b)(

) Judaísmo

(

) Tora/ Antigo Testamento

c)(

) Islamismo

(

)Tao Te King

d)(

) Budismo

(

) Tripitaka

e)(

) Confucionismo

(

) Bíblia

f)(

)Taoísmo

(

) Os quatro Vedas

41 8) PESQUISA:

Vamos conhecer agora alguns símbolos religiosos, pesquise o significado do símbolo para tradição religiosa que representa e registre na sua apostila:


a) Confucionismo e Taoテュsmo:YING YANG ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

b) Hinduテュsmo: AUM ou OM ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

c) Judaテュsmo: ESTRELA DE DAVI ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ d) Cristianismo: CRUZ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ e) Budismo: RODA DA VIDA ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ f) Islamismo: LUA CRESCENTE OU HILAL ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

42 TEXTOS COMPLEMENTARES TEXTO : QUEM Sテグ OS OUTROS?


O OUTRO É AQUELE QUE VOCÊ ENCONTRA NO SEU CAMINHO, AQUELE QUE CRESCE AO SEU LADO; TRABALHA ALEGRA-SE OU CHORA AO SEU LADO. AQUELE QUE AMA AO SEU LADO; É AQUELE QUE DIZ ELE É MEU AMIGO DO PEITO; É AQUELE QUE VOCÊ DEVE UNIR-SE PARA SE TORNAR UMA PESSOA UM IRMÃO UNIVERSAL, PARA CONSTRUIR UMA HUMANIDADE; O OUTRO É O SEU PRÓXIMO, AQUELE QUE VOCÊ DEVE AMAR COM TODO O TEU CORAÇÃO, COM TODAS AS TUAS FORÇAS, COM TODA A TUA ALMA; O OUTRO É AQUELE QUE FAZ VOCÊ CRESCER; O OUTRO É AQUELE.

(Michel Quoist)

TEXTO: VOCE QUER SER UM PROFISSIONAL (ESTUDANTE) DE SUCESSO? ACOMPANHE A SEQUÊNCIA DOS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES: * Ambição positiva – É a qualidade que se permite perseguir objetivos bem definidos. Persistência, especialização e atenção para as oportunidades que surgem dentro e fora do local de trabalho> Não confundam esse tipo de ambição legítima e saudável com vontade cega e inescrupulosa de conseguir a, qualquer custo, aquilo que deseja. * Competência – É o conhecimento técnico que reunimos sobre determinado assunto. Esse conhecimento será sempre insuficiente. Quem não se esforçar por aumenta-lo sempre - seja um auxiliar de serviço geral ou um Professor – não terá sucesso. * Respeito às normas da escola – Não precisa concordar com tudo que o diretor disser, mas deve-se respeitar a hierarquia. Você faz parte de uma estrutura em que cada personagem desempenha um papel determinado; * Curiosidade –O bom aluno ou o bom profissional é inquieto, quer informar-se sobre tudo o que acontece em seu ramo de atuação, dentro ou fora da escola, e se interessa pelas novidades do que diz respeito ao seu cotidiano.

43 * Atualização – Tudo é informação: jornais e revistas, que nos trazem novidades; as conversas com outras pessoas, colegas ou profissionais de outras áreas, cursos, palestras que às vezes dizem ser chatos, mas alguma coisa com os quais, sempre se aprende.


* Senso crítico – É preciso avaliar, constantemente, as próprias vitórias e derrotas, analisar o que aconteceu de bom ou de ruim e realizar um balanço do que interessa e do que deve ser colocado de lado. * Objetividade – Deve se ter em mente, com clareza, o que se quer saber, o que falar, como agir e como se comunicar. * Criatividade – Procure formas criativas e inovadoras de realizar tarefas rotineiras. * Confiança no próprio potencial – Acredite em você. Seja seguro do que está fazendo e firme para vencer as opiniões contrárias. * Iniciativa – O comodismo é o inimigo número 1 do sucesso. Quem tem iniciativa está sempre tentando superar-se, vencer a rotina. Tem suas próprias convicções, luta por elas, é correto, não se contenta com o mínimo, procura usar o tempo para aquilo que lhe interessa. *Jogo de cintura – É preciso ser paciente em algumas ocasiões e firme em outras. À medida que você se desenvolve, seja no estudo ou profissionalmente, mais importante vai se tornando sua capacidade de comunicação com os superiores ou subordinados em todos os níveis e para todos os fins, com um excelente resultado. Tornar-se-á um profissional brilhante e reconhecido pelos trabalhos realizados com êxito e competência. * UM ÓTIMO TRABALHO (ESTUDO) A TODOS, COM MUITO AMOR E CARINHO PROCURANDO REALIZAR-SE NO ESTUDO E PROFISSIONALMENTE, POIS SE SENTIR QUE VALEU A PENA SEU ESFORÇO, VAI TER A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO E RESULTADOS MARAVILHOSOS.

44 Algumas fontes de pesquisa:


NARLOCH, R. F. 2001. Redescobrindo o universo religioso: ensino fundamental, v. 5, Petrópolis, Vozes. Apostila do Professor Osnildo Voltolini Apostila da Professora Claudete Aparecida Sardagna O Livro das Religiões – Jostein Gaarder, Victor Hellern e Henry Notaker. As grandes Religiões do Mundo – Benoit Marchon, Jean- François Kieffer. Coleção Redescobrindo o Universo Religioso – Adilson Miguel Romanio. O uso de símbolos – Maria Celina Cabrera Nasser. A religião no mundo – Maria Inês Carniato Alteridade Culturas e Tradições – Edile Maria Fracaro Rodrigues – Emerli Schlögl – Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. Internet.

Conteúdos 6º ano 2012 (1)  
Conteúdos 6º ano 2012 (1)  
Advertisement