Issuu on Google+

revista de bolsa do Brasil

GLÓRIA PIRES

REVISTA PROFASHIONAL CITY ESTREIA EM ATIBAIA

105

A primeira

Encarte especial!

PROFASHIONAL EDITORA | R$ 5,90 | 2013 PROFASHIONAL.COM REVISTAPROFASHIONAL.COM.BR ANO 11 EDIÇÃO

Talento raro da TV e cinema brasileiros

CapaProfashional.idml 1

11/1/13 1:39 PM


10

30

NA CAPA

GLÓRIA PIRES

FOTO DE CAPA: REDE GLOBO JOÃO COSTA

14

10-11_Indice.indd 10

12 Fotos: gl ob o/ sx c.hu/ Fernand a calF at/ divulgação d as as ses sorias d as marcas/ image .net/ everton rosa/ carol v alladão

Índce

24

11/1/13 11:39 AM


.net/ everton rosa/

C arol v

alladão

36

d as marcas/ image

18 12 Alinhavando – História em Branco 14 Questão de Estilo – Tal mãe, tal filh 16 Tecendo Tramas – A moda colonizada 17 Style Du Jour – Pratt Institute Fashion Show 18 Be Beauty – Nail mania 21 Coluna da Dani – Fashion Drops 22 Isso é Profashional 24 Pano Pra Manga – Patchwork de Panos 28 Míni é + 30 Matéria de Capa – Uma atriz Rara!

22

16

35 Marketing – Ser ou não ser, eis a questão 36 Editorial de moda – White On 43 Ilustrando – Homenagem à musa 44 Homenagem – Tempo de viver 46 Pet Fashion 50 Case de Sucesso – Julyana from the blog 54 Make – Make-up para brilhar 56 Objetos de Desejo – A volta do vinil 57 Publieditorial – Som na caixa, DJ! 58 Arremate – Julia Moraes

www.profashional.com

10-11_Indice.indd 11

11/1/13 11:39 AM


Alinhavando

12

m e o ia c r ó t s n i H a ia

M

ae

s

C om t N ud o e as o m te : u m co ma po n p ra fis ág d s ina as ões p de , d res t d esa es di esf ba a r fe ile fo e re s s nt na , r e e c eb .D c c e i eu on om r p a br is eç al an do os a v c ver e o ras o ã u , o tra a 20 s c 14 or ,n a ão co c r fo es eit i . a

r Po

l Ju

or

r

B

Colcci

Animale

Acquastudio Alinhavando.indd 12

A

cor das cores, a não cor, bandeira da paz, tela de possibilida des, inspiração de poetas, inspiração do nada. D ireta ou indiretamente, está por todos os lados, dos avia mentos aos cabelos, da cabeça aos pés ou aliada a outras cartelas. D o branco no ensaio de José S aramago ao white album dos B eatles, do suprematismo de Kazimir Malevich e sua tela Q UADRO BRAN C O SOBRE FUNDO BRAN CO de 1918 ao figurino de Alex D elarge em “L aranja Mecânica”, o branco como presença da ausência.

11/1/13 1:33 PM


Ya m am ot o da an rn Fe

Tufi Duek

Alexandre Herchcovitch Cori

FOTOS: Agênic a fotosite

FOTOS: Arquiv o pessoal Jul yan a Mende s/ Fabrici o Ro drigue s

Nas temporadas de moda, apareceu de maneiras diversas, romântico, retrô, rock ‘n’ roll e com o seu par preferido da estação, o preto.

N as temporadas de moda, apareceu de maneiras diversas, romântico, retrô, rock ‘n’ roll e com o seu par preferido da estação, o preto. R evelador e transparente, subversivo, puro, elevado, delicado e pronto para o sim! O branco está por todos os lados e promete somar pontos em nosso guarda-roupa. S eja para looks clássicos ou ultramo dernos ou simplesmente para descansar de tanto fashionismo colorido por aí.

www.profashional.com

Alinhavando.indd 13

11/1/13 1:33 PM


questão de estilo

14

Tal mãe, tal filha

C

Com mais de três décadas de experiência no mercado de alta moda para noivas, o primeiro atelier Solaine Piccoli surgiu na pequena cidade de Gravataí (RS) em 1980. Não demorou e a sede foi transferida para Porto Alegre. A marca tornou-se um dos principais nomes do País no segmento de noivas e festas e Solaine virou referência na moda deste segmento. A grife também se estabeleceu na Rua Oscar F reire, em São Paulo, com a direção de Gabriela Piccoli, filha de Solaine. Formada em Artes Visuais pela Universidade F ederal do Rio Grande do Sul, Gabriela agregou um estilo mais inovador , sem deixar de lado a marca que consagrou os vestidos do atelier Solaine Piccoli. A seguir, confira uma entrevista com a jovem estilista.

Desde pequena, a estilista Gabriela Piccoli convive no mundo do fashion bride, por influência direta de sua mãe, Solaine. Atualmente, as duas comandam um dos ateliers mais luxuosos do Brasil.

Questão de Estilo.indd 14

11/1/13 1:34 PM


Profashional: Conte brevemente sua trajetória profissional. Gabriela Piccoli: Desde muito cedo, frequentei o atelier de minha mãe, viver no mundo da moda noiva sempre foi algo muito natural para mim. Eu me formei em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e sempre trabalhei no atelier Solaine Piccoli. No ano de 2008, decidimos expandir a marca e abrimos nosso espaço na Rua Oscar Freire, em São Paulo. E hoje é dirigido por mim.

buscamos as referências entre temas que nos remetem ao desejo por beleza, sonho e fantasia. É maravi lhoso quando vemos concretizado tudo isso em formas, tecidos, rendas e bordados para os vestidos. P: Por falar em moda, como é o seu estilo? O que gosta de usar? G.P: Eu amo vestidos, minha peça preferida sempre. Com corselets e saias godês e tulipas que são meus preferidos. Como quero sempre usar peças que não encontro, costumo fazer os meus próprios vestidos. Gosto desde os mais clássicos aos mais ousados, dependendo do local e horário em que vou estar.

P: Os vestidos de noiva do atelier são um grande sucesso. Como começaram a trabalhar com essa linha? G.P: Nosso atelier prioriza sempre o vestido de noiva dos sonhos, mas acima de tudo, mantemos o tradicional aliado sempre ao contemporâneo. A moda noiva é uma pesquisa diária, precisamos estudar o que está acontecendo no mundo da moda. Isso faz com que tenhamos uma linha de vestidos diferenciados. Acho que isso é umas das principais características da marca: tradição, ousadia e criatividade.

FOTOS:Arlind o Na mour/ Ev er ton Rosa

P: Você também faz vestidos de festas? E roupas casuais para o dia a dia? G.P: Estamos começando a c riar algumas dessas peças, mas ainda é um projeto em desenvolvimento. P: Como é a rotina no seu atelier? G.P: Meu dia é dividido entre as provas dos vestidos, atendimentos exclusivos para as noivas, direção do atelier e criação. Para isso, conto com uma equipe que está sempre ao meu lado em todos esses momentos. P: Onde busca inspiração para criar suas coleções? G.P: Nossas coleções são sempre pensadas em com o transformar um sonho em realidade. Ele sempre é a nossa maior inspiração, para isso,

Questão de Estilo.indd 15

Bate-bola

Para o dia ser completo, não pode faltar: amor. Ter estilo é: ser você mesmo, sempre. Um nome da moda: Chanel. Você tem alguma mania? Fazer meus vestidos. Famosos que já vestiu: Rafaela Bündchen, Larissa Maciel. Viagem que gostaria de repetir: para Veneza. Apertaria o play novamente para qual filme? Meia Noite em Paris. Música que toca no iPod: Tulipa Ruiz, Jon Gomm.

11/1/13 1:35 PM


Tecendo Tramas

16

A moda colonizada Por Dio Jaguarível

D

Tecendo Tramas.indd 16

Modene

Maxim Velcovsky

Viv L’eroá

Pernambucanas

Blue Man

Têca

epois de navegarem pelos sete mares, descobriram a terra fashion. Nos seus conveses, trouxeram a inspiração para os designers, os seus azulejos antigos e as suas porcelanas. A arquitetura colonial, os arabescos misturados com flores, em tons de azul e branco saem das casas e se esparraman nas estampas. De Roberto Cavalli, V alentino às coleções das grandes redes de moda democrática, essa tendência se espalhou por todos os cantos. A designer portuguesa Katty Xiomara não deixou de lado as suas raízes no momento de suas criações e levou, para suas coleções, as fachadas nacionais e seus porcelanatos. O style lusitano pode estar no look total ou combinado com uma peça lisa, onde o branco se destaca. Não dá para ficar sem essa moda e se sua escolha estiver esgotada nas lojas, lute e “bate o pé, bate o pé”, bato o pé! PS: Os azulejos portugueses estão tão em alta que nossa amiga e colunista Fernanda Calfat também registrou um momento da fashionização da estampa. Confira na coluna Style Du Jour

FOTOS: Ayl a Meirele s Comuni caçã o/agên cia fotosite/ acessori as d as mar cas

Os portugueses invadiram o Brasil, mas, desta vez, escolheram o palco da moda para atacarem!

11/1/13 1:21 PM


Pratt lnstitute

style du jour

on i h s a F Show

Por Fernanda Calfat uen

FOTOS: FERNANDA CALFAT

Madeline Gr

Pratt lnstitute, uma das faculdades mais prestigiadas do mundo da arte, design e a rquitetura do país, realizou seu 114th Annual Senior Fashion Show, em Manhattan, inovando o programa com o Design de Moda. F ormandos do Departamento de Moda apresentaram suas coleções inovadoras e com visão de futuro em um ambiente dinâmico que mostrou a intersecção de moda, cinema, tecnologia e espetáculo. Renomado designer de moda americano, Thom Browne recebeu o prêmio Pratt Visionary 2013 das mãos do editor internacional de Moda da Vogue America, Hamish Bowles. Bowles já foi homenageado pelo Pratt 2011 Fashion Show. A vencedora do 114 th Annual Senior Fashion Show foi Madeline Gruen.

www.profashional.com

Style du jour.indd 17

11/1/13 1:16 PM


Be beauty

18

NAIL mania Por Maria Helena Bellini

OS ESMALTES SE TORNARAM UM ITEM INDISPENSÁVEL NO QUESITO BELEZA. MAS NÃO BASTA MOSTRAR UNHAS BENFEITAS, CORES, ACESSÓRIOS E TEXTURAS INVADIRAM ESTE MUNDO

E

les sempre estiveram presentes no universo de beleza feminino e, de uns poucos anos para cá, foram elevados à categoria de queridinhos indispensáveis na produção de um look perfeito. Os esmaltes estão presentes na wish list das mulheres ao redor do mundo. As novas opções de cores são lançadas nas semanas de moda e também em novelas e seriados de TV . Rapidamente, alcançam o status de item mais do que desejado e as diversas maneiras de aplicá-los pipocam pelas redes sociais – F acebook, Twitter, Instagram – e em sites especializados e blogs. Para que você, querida leitora, f que antenada com o que rola nesse circuito, separamos algumas dicas para você arrasar por aí. Jogue-se!

Be Beauty.indd 18

11/1/13 10:48 AM


FOTOS: DIVULGAÇÃO FING’RS/DIVULGAÇÃO ASSESSORIA HITS/ MUNDODAMARE.COM/ BLING IT ON

Estação do sol A temática inspirada nos famosos graf smos dos azulejos portugueses da década de 1950, chamada porcelain print, chega com tudo. Segundo a diretora da StarVie, Marcia Medeiros, a estampa com o fundo branco e desenhos azuis (existe também em outras cores, mas o azul é a predominante), geralmente com flores, arabescos e grafismos é o novo hit do momento. “É charmosa, elegante, leve, f na e chique”, def ne. Marcia destaca ainda que o estilo animal print continua altamente pop, seja em roupas e acessórios ou na decoração de unhas. “Sempre bem-vindos, os bichos podem ser usados tanto de dia quanto à noite, basta ter em mente, ao compor um look, que é preciso prestar atenção para não exagerar na produção. Como chamam muito a atenção e dão um ar mais sexy ao visual, o melhor é equilibrar a composição com peças básicas e mais discretas”, ensina.

Estilos charmosos O nail art tornou-se um way of life superestiloso e moderno. Saiba o que f ca e o que chega à estação mais quente do ano!

Chevron

Geométricas

Conhecido também como zigue-zague, precisa de tons bem contrastantes ou mesmo um dégradé para f car bacana.

As estampas geométricas foram f gurinha carimbada em praticamente todas as fashion weeks e, por isso mesmo, chegaram às pontas dos dedos femininos.

Stilleto

Filha única

É o queridinho das divas da música pop. Lembra garras bem af adas e pontiagudas de uma gata ou de uma tigresa. Ousadia pura!

Um estilo perfeito para quem é mais discreta: apenas uma unha diferente das demais.

caviar

Ombré

Fe i t a s c o m b o l i n h a s q u e lembram as famosas ovas de peixes, as unhas caviar caíram no gosto das brasileiras. Uma dica importante para que durem mais é passar uma camada de esmalte extrabrilho para f nalizar e ter o cuidado de não colocar as bolinhas até a ponta das unhas, para não descascar.

O estilo em dégradé de cores af ns – que antes só pertencia às madeixas – chegou às mãos das modernetes de plantão! Use um esmalte com glitter ou focado nas pontas das unhas e dê pequenas batidinhas com uma esponja. Isso deixa o dégradé mais natural. O efeito ombré garante glamour! Fica a dica!

www.profashional.com

Be Beauty.indd 19

11/1/13 10:48 AM


20 Plumas O agora conhecido feather nails faz com que as unhas pareçam plumas de pássaros, bem pequenas e coloridíssimas. Para chegar a esse resultado, são utilizados glitters dentro de uma base especial, em grande quantidade, para dar esse efeito. O bling it on é quase a mesma coisa, só que vem em um kit com a base e o glitter é a parte. Acompanha um pincel para tirar o excesso e uma bandeja para o produto. Dessa maneira, é possível mergulhar o dedo no potinho para um melhor resultado.

Acessórios

Unhas adesivadas As aplicações de adesivos são as preferidas de muitas celebridades. Afinal, são desenhos variados, estampas geométricas e fios metálicos e mil e uma novidades! Abuse!

Be Beauty.indd 20

Esmalte azul Na novela “Amor à Vida”, da Rede Globo, a personagem Valdirene, interpretada por Tatá Werneck, lança moda a todo momento. A nova aposta da personagem é o esmalte azul klein ou royal. Sucesso na temporada de inverno deste ano, promete continuar frme e forte até o inverno de 2014, pois esteve presente nos desf les de grifes famosas durante a estação fria.

CRÉDITOS: GLOBO/JOÃO MIGUEL JÚNIOR/ BLINGUP.NET/ NAILS INC/ ACESSORIA/ SXC.HU/ DIVULGAÇÃO FING’RS

Anéis de unhas, spikes, tachinhas, strass, pingentes... uma infinidade de opções aguarda você em uma loja de produtos de beleza mais perto da sua casa! Run, Lola, run!

11/1/13 10:49 AM


Monica Negreiros.idml 2

11/1/13 10:35 AM


Monica Negreiros.idml 3

11/1/13 10:36 AM


script

4

“Pensamento a mil por hora, tormento a todo momento. Por que é que eu penso agora sem o meu consentimento?” Arnaldo Antunes

N

asce uma nova revista dentro das entranhas profashionais. Nossa versão: City. Descompromissada e aberta aos desejos de cada lugar, chega quentinha e ganha sua forma e função, assim como cada espaço e pessoas que o habitam.Atibaia inaugura este momento de lugares cheios de estrelas. A primeira edição vem encartada em sua revista de bolsa habitual, pois está sendo carregada em si, nascendo literalmente de nós e recebendo os cuidados daquela que a gerou carinhosamente.

script.idml 4

11/1/13 1:11 PM


FOTOS: ACERVO PESSOAL

O ano que já quase se despede está sendo cheio. Quase transborda antes. Para mim, pessoalmente, nas águas mais claras e transparentes às escuras correntezas de mar sobre vulcão. Muito estilo de vida, novos projetos, jovens pós-graduandos mostrando seus olhares na moda e a terceira idade indicando o longo carinho de amar e ser amado. (Confira nas páginas 44 - 45 e nas páginas dos editoriais 36 - 42 Profashional e 40 - 44 na City). O ano que já quase se despede está sendo cheio, quase transbordante. Para mim, pessoalmente, nas águas mais claras e transparentes às escuras correntezas de mar sobre vulcão. Emoção, viagem, trabalho sempre mais novo. Portas quase fechando dão lugar a portões escancarados e a vida segue o seu zigue-zague como se quisesse, no fim da ópera, um grande colchão de retalhos. De chita e seda. De farrapos a fios de ouro. Lanço em breve um livro bem interessante. Conto com você nessa troca de lugar. Estou aqui entregando a você leitor meu sentimento mais humano e ainda assim, sublime - já que transparece! “Pensamento vem de fora e pensa que vem de dentro, pensamento que expectora o que no meu peito penso.” Vida longa aos que põem em pauta o que sentimentos contam. Abraço bem forte e cheio de letras que são sonhos reais.

script.idml 5

Em NYC onde novos projetos

profashionais borbulham

Espero vocês na minha fan page do Facebook, na qual tudo em mim gira em torno das palavras! Procure por: facebook.com/pages/ Sandra.Teschner

11/1/13 1:11 PM


Revistas, livros, jornais, catálogos, pockets, revistas digitais. Moda • Esporte • Informática e Tecnologia • Farmácias • Shopping Centers • seu segmento

Outono-Inverno 2013

DSP06.indd 1

25/07/13 12:42

CONHEÇA AS PUBLICAÇÕES DA PROFASHIONAL EDITORA • WWW.PROFASHIONAL.COM

Expediente.idml 6

11/1/13 1:29 PM


PROFASHIONAL EDITORA Publisher: Sandra Teschner Diretor Executivo: Gabriel Sales Diretora de Projetos Especiais: Dio Jaguarível Gerente do Núcleo de Jornalismo: Adriana Rosa – MTB 47337 Gerente do Núcleo de Design: Alice Hecker Correspondente Internacional: Kai Hrebabetzky Revistas Digitais: Danielle Lima Assessora de Imprensa: Ana Carolina Contri Assistente Administrativa: Viviane Miluzzi Web: Ricardo Cerdan Novos Negócios e Marketing: Renata Pena Executiva de Contas: Marcia Souza Atendimento ao Cliente: Alice Alves recepcao@profashional.com

REVISTA PROFASHIONAL Editora: Sandra Teschner Jornalista Responsável: Mirella Stivani – MTB 50483 Jornalistas: Ana Carolina Contri, Fernanda Mendonça e Maria Helena Bellini Editora de Arte: Alice Hecker Projeto Gráf co: Alice Hecker, Humberto Lima e Katherine Gomes Designers Gráf cos: Analu Ferreira, Claudia Carvalho, Danielle Lima, Katherine Gomes e Marco Tulio Grandi Ilustrações: Humberto Lima Moda: Carolina Nazatto e Julia Moraes Colaboraram nesta Edição: Anne Volponi, Anubis Gene, Cadu Assalin, Ester Jacopetti, Daniela Rodrigues, Fernanda Calfat, Hércules Couty, Kaique Brasileiro, Karen Recalde, Luiz Carlos Cruz, Rafael Fanti, Raony Raually, Ruy Carvalho, Samuel Semog e Vic Junior Revisão: Maria Elisa Albuquerque Para anunciar: comercial@profashional.com Para assinar e solicitar edições anteriores: assinatura@revistaprofashional.com.br Impressão: Log&Print Gráf ca e Logística S.A. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Editora nem da Revista. É permitida a reprodução desde que previamente autorizada, com crédito à fonte. Profashional Editora Ltda. Av. Jandira, 843 | Moema | CEP 04080-005 | São Paulo| SP Tel.: (11) 5051-4084 www.profashional.com | editora@profashional.com

Editora f liada à

Expediente.idml 7

11/1/13 1:29 PM


Point

8

Edição 104

“Eu simplesmente adorei o editorial de moda da edição 104 – Anime Paper. A maquiagem – pra lá de ousada – f cou perfeita com os looks. Achei moderno, inusitado, irreverente. Enfim, super Profashional. Vocês arrasaram! Parabéns!” Cibele Camargo São Paulo – SP

“Que bacana a entrevista com Daniel D’Ávilla. Sen-sa-cio-nal! Só mesmo uma revista como a Profashional para revelar stylists para o mundo fashion!” Pedro Barros São Paulo – SP apostas

48

Talento

único Por Mirella Stivani

O estilista Daniel D’Ávilla é um dos grandes novos talentos da moda brasileira. Ele sabe traba lhar com diferentes materiais, inclusive os recicláveis. Seu trabalho é tão bom que já lhe rendeu prêmios e viagens ao exterior , além da oportunidade de abrir sua própria grife, voltada ao público masculino. A seguir, confira um entrevista exclusiva com Daniel que conta um pouco mais sobre sua trajetória profissional

apostas.idml 48

Fã profashional “O dia começa melhor vendo o Rodrigo Santoro na capa da Profashional!”

Katherine Dalçoquio Curitiba – PR

“Excelente a matéria de comportamento Humor para recalcados. Divertida e inteligente!” Elias Pontes São Paulo – SP comportamento

16

fotos: arquivos pes

O

soais de d aniel d’Ávilla

O estilista Daniel D’Ávilla desenvolve lindas criações com diferentes materiais. Ele é quem assina o editorial de moda que ilustra esta edição da Profashional

30/07/13 18:06

“Gostei demais da matéria Sobrancelhas de estrela. Segui todas as dicas e estou adorando! Parabéns pela revista inteira que está maravilhosa.” Nilva Gil São Paulo – SP

umor H para

recalcados! Por Mirella Stivani

“Rodrigo Santoro é um ótimo ator. Achei o máximo que ele tenha sido escolhido para ser a matéria de capa da revista. Adorei a entrevista.”

P

áginas de humor no Facebook vêm ganhando cada vez mais espaço entre os adeptos da rede social criada por Mark Zuckerberg. Quanto mais ácida e irreverente, mais curtidas, comparti lhamentos e afins a página recebe. Este é o exemplo do perfil “Diva Depressão”. Com frases espirituosas associadas a imagens de estrelas de Hollywood, a página já conta com mais de 700 mil seguidores e milhares de compar tilhamentos e curtidas. Escrita pelos designers Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, a obra possui pensamentos sarcásticos, tiradas engraçadas, horóscopo e a seção “Divã da Diva”, na qual os leitores solucionam dúvidas sobre relacionamentos, amizades e outros assuntos banais. Tudo começou em julho de 2012, quando Filipe Oliveira, designer gráfico e desenhista nas horas vagas, criou

Elisa Silva São Paulo – SP

16-17_Comportamento.idml 16

Point.indd 8

a Diva Depressão e chamou seu amigo Eduardo Camargo, também designer gráfico e ilustrador , para ajudar na tarefa de atualizar a página com fotos antigas de atrizes e frases sarcásticas e engraçadas. A desig ner Márcia Oliveira também colabora com o conteúdo. Em pouco tempo, a ideia deu tão certo que a Diva Depressão virou ícone no Facebook e remédio para combater os recalques do dia a dia. E para quem quer levar um pouco do personagem para a casa, foi criada uma loja virtual que oferece canecas e camisetas, com estampas bem criativas. Já aos amantes da literatura, o livro “Diva Depressão – A senhora dos anéis” (Editora Matrix) conta com as conhe cidas frases ácidas, além da seção Divã da Diva, em que ela responde a perguntas enviadas pelos leitores e o Horóscopo. Risadas garantidas.

FOTOS: repr Oduçã O página div a depre SSãO

A página Diva Depressão foi criada em uma rede social apenas por brincadeira. Atualmente, o perfil tem mais de 700 mil likes e é sucesso na internet, graças ao seu humor irreverente e original

01/08/13 17:31

11/1/13 1:03 PM


“Profashional é sempre sinônimo de sucesso!” Maico Müller Igrejinha – RS “Sobre o texto do Kai: ainda um menino (se considerarmos a pouca idade), mas com a sabedoria e a sensibilidade de quem sabe viver e entender o que a vida tem de melhor! Um verdadeiro leitor, um talentosíssimo escritor! Traduziu, com riqueza de expressão e utilização perfeita da nossa língua, o sentimento de quem mergulha com a mente, a alma e o coração no incrível e vasto universo que só um bom livro pode proporcionar! Talento e sabedoria herdados da mãe!” Cláudia Ribeiro de Lacerda Via Facebook “Kai escreveu o que todo mundo que ama os livros gostaria de ter escrito. Parabéns!” Lucia Sales Itabuna – BA “Kai envolve o leitor desde o começo, quando termina a leitura, f ca pensando e quer ler de novo. “ Armando Mancio de Camargo Florianópolis – SC KAI NESSA

FOTO:IMAGE.NET/ ILUSTRAÇÃO: HUMBERTO LIMA

As páginas de(ouum livro da vida)

E

xistem poucas coisas tão tristes quanto a última palavra de um bom livro. Ao longo das primeiras 50 ou 100 páginas, conhecemos nossos personagens, damo-lhes rostos, personalidades muito além das que o autor nos fornece, viram amigos, lhes fazemos companhia, f camos bravos quando não concordamos com suas atitudes, até tentamos avisá-los dos perigos, mas não nos ouvem. Esses nossos queridos amigos continuam obstinados, infantis, teimosos, seguindo o seu destino. Página a página, vamos imaginando o que o futuro lhes reserva, onde esses acontecimentos vão levá-los, que coisas terríveis terão de aguentar, que amores irão viver, de que há de nascer a grandeza que lhes valeu ter escrito em sua homenagem. Quem lê sabe o que ninguém mais sabe, personagens vivem, vivem como eu e você, como discordar disso? Se nós vivemos em nossas cabeças (penso logo existo), como duvidar de sua existência, se as suas vidas assim como as nossas próprias transcorrem dentro desta caixinha mágica, recostada sobre o nosso pescoço, encrustada em nosso crânio. Sim, eles vivem, vivem uma vida breve é verdade, mas vivem, e nós vivemos com eles, sentimos

KAI NESSA 21

Por Kai Hrebabetzky

suas dores, nos regozijamos com suas alegrias, tememos em seus medos, desconfiamos de suas inseguranças, os apoiamos em suas dificuldades. Ao longo de suas histórias (já não posso acreditar que sejam estórias), ficamos sempre uma parte as acompanhando, parte tentando antever o que vai acontecer, ansiosos pelo grande clímax, pelo grande destino reservado aos nossos amigos

“Olhamos em volta, e ninguém mais sabe o que aconteceu, que vida vimos passar em frente aos nossos olhos, o que sentimos.”

quase heróis, quase aqui conosco, rezamos aos deuses (leia-se aqui autores, já que estes são os deuses do mundo que criam), para que eles sejam capazes de dar -lhes o que eles merecem, grandiosidade. O maço de papéis em sua mão direita começa a ficar perigosamente pequeno, estreito. Não é surpresa, af nal, em algum momento, você começou a usar a orelha direita para marcar a página,

em algum instante, o lado que você dobra para trás também é o direito, mas como uma criança, deixamos estas dicas passarem e aceleramos a leitura. E , então, acontece, você percebe que aconteceu, não tem mais volta. Você desacelera a leitura, algumas vezes os deuses nos dão algum tempo para nos prepararmos; nos perguntamos quantas páginas no fim são de agradecimentos, quantas são de propagandas de outros mundos que esse autor criou (às vezes são apenas livros também), às vezes não nos dão nada. Não interessa se você tira o Band-Aid devagar , ou rápido, vai doer, assim como dói um ponto f nal, viramos a página e não há mais nada, só nomes de familiares, vocabulários, referências, coisas tão deste mundo, tão “normais” que nos dão lá no fundo em algum lugar, um lugar que gosto de chamar de alma. Olhamos em volta, e ninguém mais sabe o que aconteceu, que vida vimos passar em frente aos nossos olhos, o que sentimos. Levaram-nos nossos amigos, nossos heróis, e tudo o que nos resta é prestar -lhes a homenagem de jamais esquecêlos, de recomendá-los aos outros para que repitam suas vidas, suas aventuras, na cabeça de outrem, ad inf nitum.

www.profashional.com

30/07/13 18:31

a

lo Roch

a Por He

ste: Tec

Mirna ve

inião, p o a mos su ra: Quere ail pa m e r um .com.b l a n mande o i h profas a t s i v e @r revista www.profashional.com

Point.indd 9

11/1/13 1:03 PM


Revista Profashional Ed. 105