Page 1

A REVISTA DA DROGARIA SÃO PAULO

EDIÇÃO 31

ABRIL/MAIO 2011

ISSN 1982-1433

Esta é uma publicação oficial da Drogaria São Paulo distribuída exclusivamente para seus clientes

“O significado de ser mãe é descobrir formas diferentes de amar. Amor sem igual”

GIOVANNA ANTONELLI

Os mitos e verdades da maquiagem definitiva

>

> DOE VIDA, DOE

FAZENDO O BEM

PLAQUETAS

> VEGETARIANO

MENU NOTA 10 COM SAÚDE

SAÚDE capa_v1.indd 1

|

B E M - E S TA R

|

ESTILO DE VIDA

|

C U LT U R A

|

GASTRONOMIA

|

BELEZA 3/30/11 5:27:58 PM


anuncios.indd 4

3/29/11 4:16:03 PM


>>>

editorial

“Por onde for quero ser seu par...”

(Andança - DaniloCaymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós)

Existe cheiro de amor no ar! A doçura da comemoração da Páscoa, mesclada com o carinho do Dia das Mães transformam abril e maio em meses de aconchego, e fazem desta edição um poço de coisas boas. Meus anos morando na Alemanha foram responsáveis por eu encarar a “visita” do coelhinho como algo importante, casa decorada, sobrinhos, filho, almoço em família. Momento de celebrar as pequenas tradições ou só aproveitá-lo para desfrutar desse tempo com pessoas amadas. Estar perto de quem faz a diferença nas nossas vidas é um ingrediente importante para que a vida seja mais verdadeira e divertida. A felicidade existe sim, e nesse caso está ao nosso lado, ao nosso redor. E se abril nos oferece isso, o mês de maio é ainda mais radiante, já que tem o nosso dia (sou mãe apaixonada e coruja de um filho de 20 anos que me enche de orgulho). Esse papel materno nos traz a certeza de uma função eterna e, seja qual for a estrada da vida seguida por eles, nós iremos atrás dando conselhos, alertando para os perigos que um determinado caminho oferece ou simplesmente segurando a mão e ficando em silêncio. Mas ser mãe é também ser chefe de torcida, então temos de vibrar com a conquista deles, mostrar que sabemos a importância de cada gol! Se estivéssemos fisicamente um na frente do

outro, você poderia conferir de perto o brilho dos meus olhos e minha pele arrepiada quando falo desse meu papel que exerço com muita paixão. A maior de todas. E é com emoção (e muito profissionalismo) que fico quando penso junto à equipe em cada assunto que será abordado em nossa revista, considerada por nós um membro da família. Para esta edição, escolhemos alguns temas que deixarão a sua leitura muito prazerosa: maquiagem definitiva, o poder da hortelã, o trabalho da melhor idade e muito mais. E como nesta edição a maternidade é assunto de primeira ordem, a nossa capa foi escolhida a dedo: Giovanna Antonelli, mãe do pequeno Pietro e das gêmeas Antônia e Sophia, fala de sua experiência com a maternidade, da carreira e dos seus planos para o futuro. Mergulhe em nossas seções, leia, releia, mostre aos amigos e tenha bons momentos. A gente quer estar com você onde quer que você vá. Um forte abraço.

Sandra T eschner Publi sher pontodeencontro@profashional.com www.profashional.com www.editoraprofashional.blogspot.com Sandra Teschner @SandraTeschner

>3 editorial.indd 3

3/30/11 10:39:51 AM


índice

esp aço do leitor

Nossos leitores enviam suas críticas, sugestões e depoimentos

14

esp aço consciente

Doe plaquetas e salve vidas

8

melhor idade

Os benefícios do trabalho na terceira idade

12

10 >

Criança na Área

N utre + A ção Seja vegetariano com saúde

O que fazer quando o transtorno de aprendizagem surge?

16

>

6

D e frente p ara o espelho

Os mitos e verdades da maquiagem definitiva

26>

24

A atriz fala de sua experiência com a maternidade

Fio dental e enxaguatório deixam sua boca mais saudável

giov anna antonelli

vida simples

28 >

30

Hortelã – cultive e consuma

Entenda o que é o hipotiroidismo

vida simples

Positivo

>

V elhos Costumes, nov as ideias

20

Presentes no Dia das Mães

32

positivo

O beijo é bom, mas pode transmitir doenças

34

Curt as e Quentes

Dicas de CD, DVD, Livro e outros

36

Água na Boca

Doce de abóbora em calda light – saudável e gostoso

>>>>>>>>> expediente Publisher: Sandra Teschner pontodeencontro@profashional.com Jornalista Responsável: Adriana Rosa – MTB 47337 Conselho Editorial: Adriana Rosa, André Elias Gonçalves, André Tanesi, Lilian Travaglioni Nezi, Rafael Medeiros, Sandra Teschner, Sueli Miguel e Tuca Sardinha Jornalistas: Maria Helena Bellini, Marisa Abel e Mirella Stivani Direção de Criação: Flávia Matsunaga

4

38

F inal F eliz

Frases inspiradoras de nossos leitores

Edição de Arte: Claudia Carvalho

Cartas: pontodeencontro@profashional.com

Designers: Alice Hecker e Danielle Lima

Publicidade: Drogaria São Paulo

Produção: Julia Moraes e Léia Marinho

Atendimento ao Cliente: Maura Medeiros – (11) 5051-4084 atendimento@profashional.com

Revisão: Maria Elisa Albuquerque Colaboradores: Antônio Carlos do Nascimento, Catarina Silva, Cícera Lascala, Claudia Belinello, Elizabeth Polity, George Guimarães, Henrique Trajano da Silva Neto, Mariana Marchetti, Marília Diamanttino, Maristela Lobo, Renata Cavassa, Suara Bastos, Suzan Kelly Vilela Bertolucci, Vanda Regina da Costa

A revista Ponto de Encontro é uma publicação da Profashional Editora Ltda., sob licença da Drogaria São Paulo, dirigida aos seus clientes e distribuída em suas filiais.

Tiragem: 500.000 exemplares

Sac 0800 015 2070

Profashional Editora Ltda. Av. Jandira, 843 – Moema São Paulo – SP – CEP 04080-005 Fone (11) 5051-4084 www.profashional.com

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista, da Editora ou da Drogaria São Paulo. É permitida a reprodução das matérias e dos artigos, desde que previamente autorizada por escrito pela Editora e com crédito da fonte.

<

Indice.indd 4

3/29/11 4:19:05 PM


anuncios.indd 5

3/29/11 4:19:45 PM


ESPAÇO DO LEITOR Li a revista, gostei de seu conteúdo, e quis participar de seu belo trabalho com um poema que enviarei a vocês. Boa sorte e sucessos a todos.

ELIANA WISSMANN ALYANAK por e-mail

Por meio de uma amiga, tive a oportunidade de ler a revista, edição 30 fevereiro/março 2011, e me apaixonei pelas matérias, tanto que iniciei aulas de dança após ler a revista. Adorei mesmo. Parabéns pela edição.

NORMA Araraquara – SP Parabéns pela revista. Gostei muito da edição de fevereiro e adorei a entrevista com a cantora Alinne Rosa. Além de uma linda voz, ela parece ser um ser humano do bem! Estou ansiosa pela próxima edição. Abraços.

ANA MARÍLIA SOARES Santo André – SP Venho por meio desta parabenizar pela excelente revista, principalmente pelo espaço reservado ao Final Feliz, é uma parte da revista boa para todos os lados; tanto para todos os leitores que se divertem e se inspiram, quanto para as pessoas que mandam seus poemas e os veem publicados. Vou mandar a minha poesia e espero que gostem. Abraços.

SUELLEN MAIA DA S. MATA São Paulo – SP

Olá, gostei muito da revista Ponto de Encontro porque ela se preocupa com a saúde de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Quando vou à Drogaria São Paulo, sempre pego a minha revista. Parabéns a todos da revista e da Drogaria São Paulo.

JOÃO AFONSO LUCENA Cabreuva – SP

Vi algumas edições da revista Ponto de Encontro pela internet e gostei muito. Parabéns pelos assuntos abordados, são de muita utilidade para todos nós.

CRISTIANE KOVACS CARDOSO São Paulo – SP Gostaria de parabenizá-los pela revista Ponto de Encontro. Os assuntos escolhidos são de grande valia para o dia a dia dos brasileiros. Além de vir com ótimas dicas de livros, CDs e receitas. Com certeza, estarei aguardando ansiosa a próxima edição. Abraços.

JORDANA DUARTE FERNANDES São Paulo – SP

6

<

espac˜o do leitor.indd 6

3/29/11 4:21:29 PM


anuncios.indd 3

3/29/11 4:22:05 PM


>>

MELHOR IDADE

POR MARIA HELENA BELLINI

Qual é o momento certo de parar?

>>> A aposentadoria não precisa significar necessariamente o fim de um ciclo, mas sim o início de um novo, repleto de oportunidades profissionais

>

MUDANÇAS POR TODOS OS LADOS

Que o aposentar-se é um momento de alteração nos aspectos sociais e emocionais, todos concordam e a repercussão poderá ser positiva ou negativa de acordo com os significados que lhe são atribuídos, isto é, conforme o indivíduo a encara, pois há diferenças nesse processo que variam de pessoa para pessoa. Segunda a psicóloga, mestranda em Psicologia Experimental pela Universidade Suara Bastos São Paulo e membro da Academy of Cognitive Therapy e da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, Suara Bastos, esse é um momento que pode trazer sentimentos contraditórios entre a vontade de ter mais tempo livre e o medo do tédio e da instabilidade financeira. “Infelizmente, em nossa sociedade, a palavra ‘aposentado’ ainda está relacionada ao ócio, a alguém inútil, que não faz nada o dia todo. Esse paradigma deve ser quebrado, pois essa fase não deve significar inatividade,

8

FOTO: YURI ARCURS / FOTOLIA, ARQUIVO PESSOAL SUARA BASTOS E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

Existem pessoas que jamais se aposentam. Foi o caso do jornalista Roberto Marinho que, no momento de se retirar de campo, para me apropriar de um jargão do futebol, iniciou uma nova empreitada com a fundação das Organizações Globo. Hebe Camargo, aos 81 anos, está plena de saúde e disposição com a estreia de seu programa em nova emissora. Afinal, a expectativa de vida no Brasil aumentou e, com os avanços da medicina e da tecnologia, é possível viver mais com boa saúde e lucidez.

<

melhor idade.indd 8

3/29/11 4:22:50 PM


>>

mas sim ser encarada como um momento que possibilita uma revisão de vontades, desejos, valores e expectativas quanto à reestruturação na vida do indivíduo.”

>

SEGUNDA CARREIRA

Mesmo se o aposentado já estiver com sua independência financeira estabelecida, o momento não pode ser sinônimo de ficar assistindo à novela da tarde ou de passar horas jogando dominó na praça. Claro que se pode fazer isso também, porém o pessoal da melhor idade acredita que a vida é boa demais e muitos adoram continuar trabalhando após a aposentadoria. Para Suara, entre os benefícios emocionais, estão a manutenção da autoconfiança e da autoestima que são fundamentais para o bem-estar de qualquer indivíduo. “É aconselhável que se comece algo paralelo ainda quando se está trabalhando, para que se possa corrigir a rota, fazendo as adaptações necessárias caso esta não dê resultado ou prazer”, ressalta. Foi o que aconteceu com Paulo Ambrósio que, ao se aposentar como economista de um grande banco, percebeu que a filha caçula, Mariella, a qual acabara de se formar em Odontologia com especialização em próteses dentárias, encontrava imensa dificuldade em achar um bom protético como parceiro profissional. Não teve dúvidas, se inscreveu em um curso técnico e atualmente trabalha lado a lado com ela. “Essa minha nova função me traz enorme prazer, pois trabalho feliz, ao lado de quem amo e juntos também proporcionamos alegria aos pacientes, pois eles saem por aí exibindo um belo sorriso”, declara Paulo. A psicóloga confirma que “uma mente produtiva e ocupada com atividades prazerosas é essencial em qualquer idade e sob qualquer condição”.

>

PLANEJAMENTO

Muitas pessoas se aposentam, mas não têm como parar de trabalhar por conta do baixo valor que recebem do sistema previdenciário. Portanto, assumir o controle de seu próprio destino mais cedo é vital para se ter uma vida mais saudável e tranquila. “Como essa fase provoca mudanças e pode gerar ansiedades no indivíduo, é fundamental que seja planejada antecipadamente, a fim de minimizar os efeitos de possíveis angústias e conflitos internos que poderão ocorrer com o término da carreira profissional. O indivíduo que não se preocupa em planejá-la tende a se sentir inseguro, frustrado e com maior tendência à depressão”, explica Suara.

“É aconselhável que se comece algo paralelo ainda quando se está trabalhando, para que se possa corrigir a rota, fazendo as adaptações necessárias caso esta não dê resultado ou prazer” SUARA BASTOS

O que torna a segunda carreira muito interessante é que se pode realizar uma ocupação de que mais se gosta, portanto, pode ser o momento de concretizar algum hobby ou outro afazer que gostaria de ter desenvolvido antes, mas que, por razões de trabalho, não conseguiu. E se tiver a sorte de não precisar trabalhar apenas por dinheiro, então é a glória.

>

VEJA A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA AJUDÁ-LO A SE PLANEJAR: Identificar as paixões que movem sua vida, aquilo que gosta de fazer nas horas vagas ou hobbies. Pense bem e escolha um para se tornar permanente. Manter a saúde em dia para conseguir explorar todas as possibilidades dessa nova carreira. Aproveitar a vida intensamente! E lembre-se: entusiasmar-se com as novidades é ótimo, mas sem estresse. Que tal realizar projetos nos quais sua experiência profissional sirva para entusiasmar outras pessoas? Ensine o que sabe!

Para finalizar, a psicóloga Suara Bastos deixa uma mensagem aos leitores da revista Ponto de Encontro: “O futuro é construído com nossas ações no presente, portanto, manter hábitos saudáveis, buscar novos objetivos, cuidar da saúde física, socioafetiva e emocional, além de encarar o envelhecimento com naturalidade, são atitudes fundamentais para a qualidade de vida nessa fase.” >>>

>9 melhor idade.indd 9

3/29/11 4:22:50 PM


>>

criaNÇa Na árEa

POR MARIA HELENA BELLINI

Insegurança no banco escolar

Na década de 1960, a expressão “dificuldade de aprendizado” passou a fazer parte do vocabulário de profissionais da educação, mas comumente era confundida em sala de aula com desatenção ou mesmo como parte da personalidade mais agitada de determinada criança. Na maioria das vezes, o professor é quem primeiro identifica que algo não vai bem com o aluno, porém pais e cuidadores também devem ficar atentos ao comportamento da criança. Uma dica é desconfiar por que a criança que sempre adorou ir ao colégio e apresentava um boletim com excelentes notas não pode nem ouvir falar nisso, que logo chora. Para especialistas, o maior obstáculo é a família compreender o motivo pelo qual seu filho não aprende, principalmente se houve um diagnóstico médico dizendo não existir quaisquer comprometimentos orgânicos, sensoriais (visual ou auditivo) e cognitivo (déficit de inteligência) que possam interferir com o seu aprendizado. Segundo a psicopedagoga, mestre e doutora em Psicologia, dra. Elizabeth Polity, transtornos de aprendizagem referem-se a algumas condições específicas que impedem o desenvolvimento das capacidades cognitivas do ser humano, podendo ser traduzidas por dificuldades no raciocínio, na linguagem escrita e ou oral, na organização do pensamento. “Refletem, sobretudo, no desempenho acadêmico e muitas vezes geram o que denominamos de fracasso escolar.” Veja, a seguir, a entrevista exclusiva com dra. Elizabeth Polity sobre o tema. Dra. Elisabeth Polity

10

Ponto de Encontro: De que maneira os transtornos de aprendizagem se manifestam? Elizabeth Polity: Geralmente, aparecem nos primeiros anos escolares, quando a criança apresenta alguma dificuldade para ser alfabetizada ou para adquirir habilidades próprias a sua faixa etária. Se forem de origem neurológica ou genética, geralmente podem acontecer nos primeiros anos de vida. Entretanto, frente a situações emocionais, geralmente aparecem na infância até a adolescência ou mesmo na idade adulta. P. E.: Como os pais podem ficar atentos ao problema? E. P.: Acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos, sem contudo criar um ambiente de muita ansiedade em torno da sua aprendizagem. Existe uma margem no desenvolvimento que responde muito mais às diferenças individuais e que precisam ser entendidas para não receberem o rótulo de “problema”.

FOTOS: DIANKA. / FOTOLIA E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

>>> O que fazer quando um filho não se sente apto para frequentar as aulas por apresentar algum transtorno de aprendizagem?

<

crianc˜a na area.indd 10

3/30/11 4:26:04 PM


Por outro lado, a observação atenta por parte deles permite uma intervenção precoce caso se faça necessário, auxiliando a criança a superar suas dificuldades e a sentir-se encorajada a suplantá-las. P. E.: Como pais e professores podem ajudar a criança que apresenta esse quadro? E. P.: Primeiramente, é preciso identificar a etiologia do transtorno e como ele se manifesta. Uma observação atenta por parte dos pais e dos profissionais vai nos informar se a criança apresenta algum tipo de dificuldade na linguagem, no raciocínio, na memória, na função executiva, na percepção, na compreensão, entre outros. Ainda, com que frequência essa dificuldade se manifesta, em que condições ela aparece, quais as competências que estão preservadas, ou seja, o que a criança aprende e no que ela apresenta dificuldade. Só assim pode-se estabelecer uma meta que auxilie o desenvolvimento sem comprometer a autoestima e o desejo de aprender.

>

Para cuidados diários

Escova dental Bitufo

Condicionador Pucca merengue de morango Topz

Shampoo cabelos lisos Johnson’s Crescidinhos

P. E.: Quais são os principais tratamentos? E. P.: Eu prefiro dizer a intervenção, e está diretamente ligada ao tipo de dificuldade apresentada pela criança. Uma avaliação psicopedagógica pode determinar qual o melhor profissional para cada caso. Podemos considerar um atendimento fonoaudiológico para os distúrbios de linguagem, psiconeurológico para trabalhar as capacidades cognitivas, ou ainda um outro profissional capacitado que se disponha a co-construir com a criança, com interesse e disposição, esse maravilhosos caminho da aprendizagem. P. E.: Isso pode causar o isolamento da criança ou vergonha de ir à escola? E. P.: É frequente encontrarmos crianças que ao apresentar algum entrave na aprendizagem se sintam desestimuladas e desinteressadas no processo de aprender. Como consequência, podemos observar o isolamento, os maus comportamentos e até a vergonha de se expor frente aos colegas. Daí a importância do acompanhamento de pais e professores para que, ao cuidar da situação o mais precocemente possível, impeçam que se desenvolvam outros agravantes comportamentais que só dificultariam mais a retomada do processo de desenvolvimento. É preciso ter em mente que o distúrbio é real e não imaginário, e os familiares e professores devem respeitar a velocidade, mesmo que lenta, dos sucessos que o pequeno conseguir alcançar, sem demonstrar impaciência ou chamar-lhe a atenção. Uma atitude encorajadora e positiva em relação à criança é sempre o melhor a ser feito e a consulta a um especialista jamais deve ser descartada. >>>

> 11 crianc˜a na area.indd 11

3/30/11 4:26:07 PM


NUTRE + AÇÃO

POR MARISA ABEL

Salve os vegetais

>>

Salada de brócolos e batata, cheesecake de chocolate, beringela grelhada, salada mexicana, caçarola de lentilhas e arroz, caril cremoso de legumes e arroz tailandês de jasmim, estes são alguns dos diversos tipos de pratos da culinária vegetariana que, além da variedade, ainda traz numerosos benefícios que vão desde o melhor desempenho nos esportes à reversão de doenças do coração. Ao eliminar do cardápio o consumo de todos os tipos de carne, a pessoa é considerada vegetariana e os motivos para ser adepto deste tipo de alimentação são bem variados, desde religiosos, passando por questões de saúde à defesa dos animais e do meio ambiente. De acordo com a nutricionista Mariana Marchetti, existem diferentes tipos de vegetarianos, sendo que há algumas divisões principais: Ovo-lacto-vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, mas consome ovos, leite e derivados. Ovo-vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, leite e derivados, mas consome ovos. Lacto-vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, ovos, mas consome leite e derivados.

12

Vegetarianos estritos ou veganos: Quem não consome nenhum alimento de origem animal, como carnes em geral, ovos, leite e derivados, mel e nenhum outro alimento que leve alguma substância de origem animal em sua composição. O nutricionista especializado em dieta vegetariana, George Guimarães, ainda complementa que “o veganismo exclui não apenas todos os produtos de origem animal da alimentação, mas também do modo de vida, como couro, lã, seda, cosméticos que tenham sido testados em animais ou que contenham ingredientes de origem animal”. Mariana Marchetti ressalta que uma dieta vegetariana bem planejada faz muito bem à saúde. “Os vegetarianos costumam ingerir mais fibras, mais vegetais, mais alimentos integrais, menos açúcar refinado, menos gordura saturada, proteína em um valor mais perto da recomendação do que os onívoros, que na sua maioria têm um consumo exacerbado, o que é muito prejudicial. Lembrando que o excesso de proteína pode causar danos renais, prejudicar a retenção de cálcio pelo organismo, além de colaborar para o ganho de peso e obesidade”, comenta a nutricionista.

FOTOS: OFFICE.MICROSOFT E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

>>> Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa

<

nutre+ac˜a˜o.indd 12

3/29/11 4:27:33 PM


>>

Mariana diz que os vegetarianos apresentam menor risco de adquirir diabetes, ter colesterol alto, ficar obesos, ter doença cardíaca, osteoporose e doenças renais, mas reforça que se a dieta não for equilibrada, pode gerar deficiências nutricionais. A empresária Claudia Belinello, que desde 1997 eliminou o consumo de carne da sua alimentação, informa que os benefícios foram diversos. “Muita coisa mudou, a saúde em geral, a disposição é muito melhor, quando realizo exames de sangue, taxas de colesterol, triglicérides, etc., estão sempre normais. E principalmente a consciência tranquila de que faço minha parte contra a matança de animais. Quando um animal morre em abates, seu nível de sofrimento é muito grande, o que o faz liberar muitas toxinas e, comendo essa carne, acabamos ingerindo essas toxinas.” Para ser um vegetariano com muita saúde e sem carências nutricionais, George Guimarães diz que a informação é importante para obter uma dieta variada e equilibrada. “Variar os alimentos, não ficando com apenas uma ou duas fontes de proteína vegetal, incluir alimentos integrais e frescos em abundância são mudanças importantes logo no início. Também é importante suplementar a dieta com vitamina B12, que pode ser encontrada em alimentos fortificados com a vitamina ou na forma de suplementos. Esse é o único nutriente que precisa ser suplementado na dieta vegetariana”, comenta o especialista. Saiba mais sobre esse tipo de alimentação na entrevista que realizamos com George Guimarães: Ponto de Encontro: Cite os diversos benefícios de se eliminar produtos de origem animal da alimentação. George Guimarães: Prevenção de doenças crônicas e degenerativas, controle de peso, saúde intestinal, saúde da pele, além de trazer benefícios aos animais e ao meio ambiente. P.E.: Os tipos sanguíneos interferem na forma de se alimentar? G.G.: Não necessariamente, mas há estudos que sugerem que o tipo A não toleraria o consumo de carne enquanto o tipo O teria maior resistência aos malefícios causados pela carne. P.E.: É mito ou verdade que sangue “O” necessita de proteína animal? G.G.: Esses estudos não indicam que o tipo O “necessita” de proteína animal. O que ocorre é que ele tolera melhor o consumo de carne, enquanto o tipo A deve ser vegetariano.

P.E.: Realmente dependemos da proteína animal? G.G.: De maneira alguma. Com a orientação nutricional correta, qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pode aderir a uma dieta vegetariana. A proteína vegetal encontrada nas leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja) e nas oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) é capaz de suprir todas as necessidades do organismo humano. P.E.: Alimentação vegetariana promove saúde e previne doenças. Quais? G.G.: Infarto, derrame, hipertensão arterial, câncer e obesidade estão na lista de doenças que apresentam menor incidência entre a população vegetariana quando comparado a populações que consomem carne regularmente. P.E.: O consumo de produtos de origem animal causam quais malefícios? G.G.: Essas doenças (citadas acima) se desenvolvem justamente porque os produtos animais em geral são ricos em gordura saturada e colesterol, ao mesmo tempo em que são pobres em fibras e antioxidantes. P.E.: Fale sobre o papel do ferro para nossa saúde e como consumi-lo adequadamente. G.G.: Todo o ferro de que precisamos pode ser obtido nas leguminosas, nas oleaginosas, nos vegetais verde-escuros e nas frutas, que devem ser consumidos em abundância pelos vegetarianos. Como alimentação é questão de saúde, é necessário sempre consultar um profissional especializado para indicar o que é melhor para o seu organismo. >>>

>

VITAMINAS E MINERAIS

Suplemento de vitaminas e minerais Vytinal

Polivitamínico com minerais All•26 FDC

> 13 nutre+ac˜a˜o.indd 13

3/29/11 4:27:38 PM


ESPAÇO CONSCIENTE

POR MIRELLA STIVANI

Doando vida >>> A doação de plaquetas é pouco difundida em nossa sociedade, mas esse simples ato pode ajudar muitas pessoas

14

>

TIRE SUAS DÚVIDAS

A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) esclarece as principais dúvidas sobre a doação de plaquetas. Como se chama esse procedimento? O processo de doação de plaquetas denomina-se de plaquetaférese. A técnica utilizada chama-se aférese. Quem pode doar? Qualquer pessoa saudável com ótimas veias, com 50 kg ou mais e que seja facilmente localizada pela família do paciente quando necessário doar. Qual tipo de sangue é o mais indicado? Deve ser preferido o doador ABO-compatível.

FOTOS: GINA SANDERS E FRESHIDEA / FOTOLIA E OFFICE.MICROSOFT

Você sabia que é possível doar plaquetas? Elas são fragmentos de células presentes no sangue e responsáveis pela coagulação, evitando assim uma hemorragia no organismo. Algumas pessoas acabam tendo esse problema devido a males como leucemias, aplasia de medula óssea, quimioterapia, radioterapia, etc. Por isso, a transfusão de plaquetas é tão importante, pois impede que os sangramentos deixem o organismo mais debilitado ainda, podendo levar até ao óbito. Através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento, o qual irá separar o sangue nos seus constituintes. O equipamento retém apenas parte das plaquetas, devolvendo para o doador as células restantes. Todo o processo dura cerca de 90 minutos. A doação pode ser realizada a cada semana e a reposição é rápida; é feita em apenas 72 horas.

AD São rogar apo Paul ia o ia cau esta sa

<

Espac˜o consciente.indd 14

3/29/11 4:29:05 PM


>> Durante todo o processo, somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado, de forma que o sangue do doador não entra em contato direto com o equipamento Qual o intervalo entre cada doação? Os exames sorológicos devem ser renovados a cada doação, ou realizados, no máximo, 24 horas antes da doação. Esse procedimento visa aumentar a segurança transfusional, já que existe um período entre a contaminação do indivíduo e a demonstração disto em resultados laboratoriais. Quem se beneficia? Pacientes que sangram devido à baixa contagem de plaquetas por causa de leucemias, aplasia de medula óssea, quimioterapia, radioterapia, etc. O procedimento é doloroso? O doador será submetido a duas punções venosas semelhantes a da doação tradicional, uma em cada braço. O procedimento por ser feito com a ajuda de um equipamento sofisticado e tem duração de aproximadamente 90 minutos, durante os quais o doador ficará sentado, conversando ou assistindo à televisão. Mais demorado que a doação tradicional, a plaquetaférese exige uma colaboração maior do doador ao paciente. Pode ser um pouco incômodo para alguns, mas a chance de poder salvar vidas, com certeza, faz tudo valer a pena. Eu corro risco de contaminação ao doar plaquetas? De forma nenhuma. Durante todo o processo, somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado, de forma que o sangue do doador não entra em contato direto com o equipamento. Eu preciso usar algum medicamento? Não. Durante o procedimento, certa quantidade de anticoagulante circulará por seu sangue para evitar que este coagule no circuito, mas a quantidade é mínima e não lhe prejudicará em nada. Normalmente, um pouco de soro fisiológico é acrescido ao circuito para completá-lo. Eu posso sentir algum efeito adverso? Raramente. Alguns doadores podem experimentar sensação de “friagem”, tremor ou hipotensão devido ao anticoagulante ou à ansiedade. Essas plaquetas não me farão falta? Não, porque cerca de 30% das suas plaquetas serão doadas, sendo que destas, 10% você recupera em uma hora e o restante em cerca de 24 horas. >>>

> 15 Espac˜o consciente.indd 15

3/29/11 4:29:06 PM


>>

DE FRENTE PARA O ESPELHO

POR MARISA ABEL

Beleza desenhada Arte de introduzir cor na pele, a micropigmentação (chamada anteriormente de maquiagem definitiva) vem ganhando espaço no mercado estético, e ter aquela sobrancelha bem desenhada, lábios maiores e olhos mais definidos e com mais cor deixou de ser apenas uma questão genética. Vanda Regina da Costa, coordenadora técnica da rede Jacques Janine e responsável técnica pelo trabalho de micropigmentação nas unidades, informa que o termo maquiagem definitiva não é usado mais porque a fixação da cor e do desenho é na camada mais superficial da pele. O termo correto é micropigmentação, que deve ser retocada a cada 2 anos, em média, para manter a forma e a intensidade da cor escolhida. A técnica pode ser usada tanto para corrigir imperfeições causadas por algum dano à pele quanto por vaidade, o importante é estar 100% seguro da utilização desse procedimento. Para a aplicação ficar natural e esteticamente bonita, a profa. Catarina Silva, do Curso Superior de Maquiagem Profissional da Universidade Anhembi Morumbi, diz que o profissional especializado deve escolher a cor da pele, sobrancelha ou dos olhos de acordo com o tom de pele, esquecendo a versão branco, negro ou pardo. “Na realidade, somos azulados, esverdeados, amarelados, acinzentados ou rosados, por

16

FOTOS: MAKSIM TOOME / FOTOLIA E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

>>> Realçar a beleza dos olhos, da boca e das sobrancelhas ou corrigir pequenas imperfeições nestes pontos da face podem ser feitos com técnicas do mercado estético. Saiba o que é a micropigmentação e para que serve

<

De frente para o espelho.indd 16

3/29/11 4:30:06 PM


anuncios.indd 6

3/29/11 4:31:17 PM


>> isso é tão importante a escolha do pigmento correto, para não se ficar com uma sobrancelha azul ou vermelha com o passar do tempo.” Catarina diz que, para a realização da técnica, é feito um estudo com a cliente para a escolha mais indicada não só para seu rosto, mas também ao seu estilo de vida, ou à profissão que ela exerce; a sobrancelha jamais deverá ser do tamanho de uma natural, pois ficaria extremamente artificial e pesada. “Fazemos um desenho com lápis para simularmos a definitiva e, de comum acordo com a cliente, executamos o serviço de uma forma mais superficial, avisando a mesma que haverá um retorno no prazo máximo de 1 mês e só aí realizaremos o trabalho que durará 2 ou 3 anos. O mesmo procedimento é feito para olhos e boca.” Vanda Regina recomenda a técnica nas sobrancelhas para quem tem poucos pêlos, falhas ou formato indefinido. A profissional em estética Marilia Diamanttino recomenda a micropigmentação a todas as pessoas que quiserem destacar e valorizar a região de sobrancelhas, olhos e lábios, exceto GESTANTES, DIABÉTICOS, paciente com NEOPLASIA.

>

>

PARA RESSALTAR A BELEZA

Batom Hydra Extreme Maybelline

Curvador e modelador de cílios Marco Boni

REVERSÃO

Marilia Diamanttino informa que, se a cliente não ficar satisfeita com o resultado, há a possibilidade de fazer uma “camuflagem” com pigmento cor de pele ou neutralizador, ou ainda optar por uma remoção à laser, que às vezes tem uma resposta satisfatória. Henrique Trajano da Silva Neto – da Universidade Anhembi Morumbi e diretor de Marketing da Ecco Fibras e Dispositivos e especialista em Laserterapia – diz que “hoje em dia, temos no mercado opções de retirada até de tatuagem com laser, por exemplo, mas a micropigmentação, se benfeita, durará apenas 2 ou 3 anos, não necessitando de remoção”. >>>

>

A técnica pode ser usada tanto para corrigir imperfeições causadas por algum dano à pele quanto por vaidade

Pó compacto Super Natural FPS 30 Maybelline

Lenços de limpeza Nivea Visage

Máscara de volume para cílios Define-a-lash Maybelline

MITOS E VERDADES “Sobrancelha definitiva é mito, pois ela é provisória. A agulha é muito menor que a do tatuador e não chega à profundidade e nem na fixação de uma tatuagem.” (Catarina Silva)

Mito

“Tem de sangrar para durar mais.” (Vanda Regina da Costa) “Toda micropigmentação fica azulada.” (Vanda Regina da Costa) “No caso da sobrancelha definitiva, a agulha estimula os folículos pilosos e, em alguns casos, a mesma volta a nascer.” (Catarina Silva)

Verdade

“O sangramento pode trazer uma cicatriz, portanto, trabalhar de forma mais superficial é mais seguro e natural.” (Vanda Regina da Costa) “A tonalidade só se altera se o profissional não for habilidoso na escolha.” (Vanda Regina da Costa)

18

<

De frente para o espelho.indd 18

3/29/11 4:30:36 PM


anuncios.indd 8

3/29/11 4:31:53 PM


WomaN iZe-se

POR ESTER JACOPETTI

>> 20

<

womanize_af_v1.indd 20

3/30/11 5:56:41 PM


FOTO (INCLUSIVE CAPA): REDE GLOBO / DIVULGAÇÃO

>

Mãe em tempo integral

>>> Além de talentosa e supersimpática, Giovanna Antonelli desempenha o papel de mãe com segurança e muito amor “A vida passou a ter sentido”

Vivendo pela segunda vez o momento mágico de sua vida, Giovanna Antonelli está radiante e feliz com a chegada das gêmeas Antônia e Sophia, fruto de seu relacionamento com o diretor Leonardo Nogueira. “A vida passou a ter sentido”, responde Giovanna emocionada, que descreveu seu sentimento pelos filhos como uma coisa única. “Nunca te vi sempre te amei”, reforça a atriz. Apesar de contar com os cuidados da babá, Giovanna tira de letra, e conta com uma ajuda especial, de Pietro, seu primeiro filho, de seu antigo relacionamento com o ator Murilo Benicio, que hoje tem cinco aninhos de idade. “O Pietro ajuda muito! É um barato! Quer segurar a toda hora, ajuda dar banho, se sente protetor”, conta Giovanna. O sonho de ser mãe é um sentimento que surge

na maioria das mulheres, e com Giovanna não foi diferente. Supermãe e cheia de orgulho de seus filhos, Giovanna diz que, “sempre quis ter filhos, eu até sonhei com o Pietro. Ele nasceu como nos meus sonhos. Sempre tive vontade de ter um menino primeiro. Quero uma grande família. A chegada das meninas pode ser descrita como uma emoção única. Um sonho. Plenitude. A primeira coisa que eu disse com elas nos braços foi: Estou apaixonada!”. Sempre muito simpática, a bela atriz não esconde em nenhum momento a imensa felicidade que sente. “Não conseguimos pensar na Antônia sem a Sophia e vice-versa. Uma seria muito pouco para o tamanho do amor que temos por elas. O significado de ser mãe é descobrir formas diferentes de amar. Amor sem igual.”

> 21 womanize_af_v1.indd 21

3/30/11 5:56:44 PM


>> “Não conseguimos pensar na Antônia sem a Sophia e viceversa. Uma seria muito pouco para o tamanho do amor que temos por elas”

FOTO: REDE GLOBO / DIVULGAÇÃO

GIOVANNA ANTONELLI

A atriz conquistou o Brasil por seu talento, beleza e simpatia

22

<

womanize_af_v1.indd 22

3/30/11 5:56:46 PM


“Sempre fui uma mulher realizada. E hoje sou uma mãe realizada também”, completa Giovanna que pretende educar e passar valores para os filhos da melhor maneira possível. “Meus valores são os mesmos, a diferença é que agora tento passar tudo que sei para que eles sejam pessoas de caráter, seguras e felizes.” As pequeninas completaram seis meses de vida, no dia 6 de abril, Giovanna diz que dedica todo o tempo que tem às meninas, e ao Pietro. “Quando estamos todos juntos, já é uma curtição, mesmo só ficando de papo”, diz Giovanna, que tem vontade de ter mais um filho.

>

Car r eir a com at uações impecáveis

Com Rodrigo Hilbert, em 2008, durante as gravações da novela Três Irmãs

Com a pequena Klara Castanho em Viver a Vida (2010)

Ainda na novela Viver a Vida, com José Mayer

Giovanna em cena da novela Três Irmãs, da Globo

Sempre fotografada correndo nas praias do Rio de Janeiro, em pouco tempo, Giovanna já exibia uma belíssima forma. Mas, segundo ela, não há segredo nisso. “Estou ralando. Não existe milagre. Cada dia, perco um pouco. Até porque não consigo fazer dieta. Então literalmente ‘corro’ todos os dias atrás do prejuízo... (risos). Mas vale a pena, ser mãe é a melhor realização da vida.” Atriz de talento, iluminada, disciplinada e muito bemhumorada, o sucesso conquistado é atribuído especialmente à família. “Sou muito esforçada, dedicada. Desde menina. Quando tenho um objetivo, vou atrás até realizar. Com certeza, devo tudo à minha maravilhosa família e aos pais incríveis que tenho. Gente humana, simples e de caráter impar. Principalmente com alegria de viver! Uma lição.” Por enquanto, a bela morena está longe das câmeras, mas a previsão é de que a atriz faça parte do elenco da próxima novela de Miguel Falabella, a qual entrará no lugar de “Insensato Coração”. “A princípio, novela no fim do ano. Mas, hoje, só penso em curtir meus bichinhos e o maridão.” >>>

> 23 womanize_af_v1.indd 23

3/30/11 5:56:53 PM


>>

POR MIRELLA STIVANI

Limpeza completa >>> Para uma correta higienização da boca, não basta apenas escovar os dentes. Fio dental e enxaguatórios também são essenciais

24

FOTOS: DUŠAN ZIDAR / FOTOLIA E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

vida SiMPleS

<

vida simples.indd 24

3/29/11 4:35:53 PM


Segundo a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, o Brasil está entre os países cuja população apresenta uma queda na incidência de cáries. Muitos brasileiros passaram a ir ao dentista com mais frequência e a saúde da boca ganhou a devida importância. Mas ainda há muito para melhorar. Cuidar dos dentes não se restringe apenas a escová-los com pasta. Para uma limpeza completa, o uso do fio dental e enxaguatório é indispensável. A escova consegue limpar apenas a parte de fora, de dentro e por cima dos dentes, mas não entre eles. Com isso, os resíduos de alimentos vão se acumulando, criando placas bacterianas que desencadeiam cáries e gengivites. O fio dental e o enxaguatório bucal conseguem chegar exatamente nesses locais de “difícil acesso”, por isso, complementam a limpeza. O uso do fio dental deve ser incentivado desde a infância e fazer parte da rotina de todos, sempre acompanhado da escovação. O enxaguatório bucal pode ser utilizado diariamente, pois também ajuda a eliminar as bactérias que causam a gengivite, a placa bacteriana, o mau hálito e a cárie dentária. A seguir, dra. Renata Cavassa, dentista proprietária do Atélier Odontológico, fala um pouco mais sobre o assunto aos leitores da Ponto de Encontro. Ponto de Encontro: Como deve ser feita a correta higienização dos dentes? Renata Cavassa: Inicia-se utilizando corretamente o fio dental, dente a dente, seguido por uma correta e paciente técnica de escovação. Devemos escovar os dentes sempre em uma sequência, para que nenhum grupo fique sem ser escovado, lembrando sempre que a eficiência está no número de vezes que são escovados e não na força que aplicamos. Finalizamos com a utilização de um enxaguatório bucal. O segredo está em ficar escovando os dentes no período mínimo de 10 minutos, isso comprovado por pesquisas. Menos que isso, tenha a certeza de que a eficiência estará comprometida. P. E.: Qual a importância do uso do fio dental? Os brasileiros têm costume de usá-lo? Quantas vezes deve ser utilizado ao dia? R. C.: O fio é de extrema importância na higiene bucal, ele remove os resíduos que ficam entre os dentes e próximos à gengiva, onde nenhuma escova consegue atingir. Sem o uso do fio dental, é comum notar inflamação gengival e cárie entre os dentes. Os brasileiros já estão habituados ao uso do fio dental e o ideal é utilizá-lo em todas as escovações, mas no mínimo uma vez ao dia.

P. E.: E quanto aos enxaguatórios bucais: são importantes para a limpeza? Quantas vezes por dia podem ser utilizados? R. C.: Os enxaguatórios são coadjuvantes na higiene oral, mas têm eficácia comprovada para aqueles que utilizam os mesmos após uma excelente técnica de escovação. Eles servem para reduzir o número de bactérias circulantes na cavidade bucal. Isso minimiza os riscos de infecções. Mas nunca devemos esqueçer que apenas a utilização dos enxaguatórios não é suficiente para reduzir risco de cárie e doenças periodontais. Eles podem ser utilizados no término de todas as escovações. P. E.: O que deve ser feito para se ter dentes saudáveis e não necessitar de prótese futuramente? R. C.: Basicamente, devemos trabalhar com a prevenção. Isso significa ter cuidado com a higiene dos dentes e principalmente visitar seu dentista a cada seis meses. O trabalho preventivo ainda é o melhor caminho! >>>

Sorri so Saudável

Fio dental Colgate Total Fio dental Pro-saúde Oral-B

Antisséptico bucal Listerine Whitening

Antisséptico bucal Pro-saúde Noite Oral-B Antisséptico bucal Sensodyne

Spray bucal Bitufo

> 25 vida simples.indd 25

3/29/11 4:35:57 PM


VELHOS COSTUMES, NOVAS IDEIAS

Coração de mãe >>> Elas cuidam, educam e amam incondicionalmente. Então, no Dia das Mães, mostre à sua o carinho que você sente por ela

>

>

>

ELA MERECE

MÁQUINA DO TEMPO

Diz a lenda que a data surgiu quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe. O fato a deixou em plena depressão e por isso suas amigas, preocupadas com seu estado emocional, resolveram dar uma grande festa, perpetuando a memória da mãe de Anna. Sensibilizada, a garota fez questão de estender as comemorações a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e, por consequência, o Dia das Mães, se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou 9 de maio como o Dia das Mães. No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Toda mãe gosta de receber um agrado, seja ele qual for. Então, na hora de escolher o presente da sua mãe, lembre-se também de colocar junto um belo cartão com palavras que a façam se emocionar. Afinal, ela merece!

26

VOCÊ VAI PRECISAR DE: 1 cartolina vermelha 1 cartolina branca 1 cola 1 tesoura 1 foto MODO DE FAZER: • Corte a cartolina vermelha no formato 21 x 14 cm. • Corte a cartolina branca no formato 19 x 12 cm. • Cole a branca sobre a vermelha. • Sobre a frente do cartão, cole a foto escolhida (de preferência uma que você esteja com a sua mãe). • Para dar um charme ao cartão, feche-o e corte as quatro pontas. Pronto, agora é só escrever! >>> • • • • •

Conjunto Sabonete Líquido e Hidratante Erva Doce Fiorucci

Manteiga emoliente e Cera nutritiva para unhas e cutículas Granado

Creme facial antissinais micro sculpting Olay Regenerist

FOTOS: OFFICE.MICROSOFT E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

>>

O Dia das Mães é regado a amor, declarações e lindas palavras. Já diz o ditado que “mãe é aquela que cria”, então o verdadeiro laço está no coração, caixinha na qual são guardadas as lembranças que automaticamente viram vínculos entre pessoas que se amam. Mas você sabe como surgiu esse dia?

FAÇA SEU CARTÃO EM CASA

Sabonetes Roger Gallet

<

Velhos Costumes.indd 26

3/29/11 4:37:32 PM


anuncios.indd 2

3/29/11 4:38:03 PM


>>

vida simPles

POR MARISA ABEL

Hortelã, cultive e consuma

Na antiguidade, a hortelã já era usada para diversos fins pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e até mais recentemente por americanos. De acordo com dados históricos, os árabes a utilizavam para limpar o chão antes dos banquetes, o que favorecia a estimulação do apetite dos convidados. Já de acordo com os mitos, Minthe era uma ninfa amada por Plutão e transformada em erva para fugir da ciumentíssima mulher do deus grego. De origem mitológica ou não, fato é que a menta é uma deliciosa erva que pode ser usada das mais variadas formas e, na gastronomia, ela dá um sabor especial. Na culinária, é ideal para ser acrescentada em molhos, saladas, carnes, quibes, geleias, omeletes

28

e também em sucos. Se o uso for medicinal, as hortelãs são dotadas de propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, tônicas e estimulantes. Ela pode ser utilizada também para fins aromáticos e óleos, além de estéticos. A profa. dra. Suzan Kelly Vilela Bertolucci do Setor de Cultura de Tecidos e Plantas Medicinais do Depto. de Agricultura da Universidade Federal de Lavras diz que existem diversas espécies, dentre as principais citam-se Mentha arvensis, Mentha piperita, Mentha spicata, Mentha pulegium, Mentha villosa. As pesquisas informam que a espécie Mentha arvensis é produtora de um óleo essencial, rico em mentol, daí a grande utilização nas indústrias farmacêuticas, de higiene e do tabaco. Sobre os efeitos medicinais da erva, Suzan diz que depende muito da espécie, mas geralmente é utilizada para afecções das vias aéreas superiores e flatulências, já o suco de abacaxi com hortelã é um ótimo diurético e digestivo.

FOTOS: HLPHOTO, STOCKSNAPPER E HVOYA / FOTOLIA

>>> Erva multiuso, a hortelã pode ser usada para diversas finalidades, sejam cosméticas, alimentícias, aromáticas ou medicinais. Conheça quais são suas utilizações e aproveite para cultivar em casa

<

vida simples-hortela.indd 28

3/29/11 4:39:03 PM


Cul tivo De fácil cultivo, você pode plantar a hortelã em casa, em vasos ou jardins, as mais comuns são a Mentha crispa, folhas verde-escuras e crespas, e a Mentha spicata, num tom de verde mais claro e com folhas lisas. O momento ideal para iniciar sua plantação é agora, embora a hortelã aceite bem todas as estações do ano, as que mais favorecem a plantação são outono e primavera. A profa. dra. Suzan Kelly Vilela Bertolucci informa que a erva é uma espécie exigente em adubação orgânica e propaga-se por meio de estolões. Ambientes ensolarados favorecem o crescimento, mas elas toleram bem um leve sombreado.

Passo a passo para mont ar seu canteiro de hortelãs Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita para a drenagem; Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso, após espalhe um pouco de areia; Enterre o torrão da muda e complete com terra até cobri-lo; Regue moderadamente.

D icas As ervas precisam de luz solar, pelo menos algumas horas por dia. Sem isso, é praticamente impossível cultivá-las; Faça regas regulares, mas nunca encharque a terra; Mantenha-as adubadas. >>>

> 29 vida simples-hortela.indd 29

3/29/11 4:39:05 PM


>>

POSITIVO

POR MARIA HELENA BELLINI

Hipotireoidismo: mitos e verdades

>>> O jogador de futebol Ronaldo alegou, ao anunciar o fim de sua carreira, que o principal motivo para deixar os gramados seria o distúrbio funcional da tireoide. Saiba tudo a respeito desta doença 30

<

positivo.indd 30

3/29/11 4:40:04 PM


>>

FOTOS: WAVEBREAKMEDIAMICRO EMAX TACTIC / FOTOLIA

Muito já foi dito e divulgado a respeito do craque Fenômeno, como ficou conhecido no mundo todo. Antes de se despedir dos gramados, ele sofreu muitas críticas em relação ao sobrepeso, e o atribuiu ao hipotireoidismo. O atleta ainda afirmou que a substância presente nos remédios utilizados para o seu controle caracterizaria doping. Porém, o médico do clube em que o atacante atuou desmentiu a informação e disse que seria necessária grande quantidade dela para isso acontecer. É importante dizer que apenas se a doença não for tratada corretamente, pode se tornar um problema sério de saúde, que compromete a capacidade de uma pessoa em realizar suas tarefas e, algumas vezes, representar um risco de morte em casos extremos. Para elucidarmos o assunto, entrevistamos o doutor em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP e autor do livro “Tireoide para todos – Tudo que você precisa saber para ter uma vida mais saudável”, Antonio Carlos do Nascimento. Confira abaixo:

É importante dizer que apenas se a doença não for tratada corretamente, pode se tornar um problema sério de saúde

Ponto de Encontro: O que é hipotireoidismo? Antonio Carlos do Nascimento: É uma disfunção da glândula tireoidiana, na qual existe a diminuição de sua produção hormonal em relação às necessidades do organismo, ou mesmo a não produção desse hormônio, responsável pelo metabolismo basal do corpo. Explicando de uma forma bem simplificada, é como se a sua falta fizesse com que o organismo se tornasse mais lento, e o excesso o acelerasse em suas funções. O inverso é verdadeiro. As fases iniciais da doença podem passar facilmente despercebidas. Sinais e sintomas, como queda de cabelo, enfraquecimento de unhas, alterações menstruais discretas, dificuldade para engravidar, abortos espontâneos, depressão menor, dificuldade de concentração, estão entre as apresentações mais comuns que, às vezes, passam sem que a função tireoidiana seja interrogada. À medida que esse quadro se agrava, o diagnóstico clínico fica mais claro.

retomada. O endocrinologista será capaz de pesquisar essa possibilidade para que não haja o tratamento indevido (por toda vida) de uma doença autolimitada.

P.E.: De que maneira é feito o diagnóstico? A.C.N.: Com exames laboratoriais que mostram as dosagens dos hormônios tireoidianos e hipofisário, basicamente TSH e T4 livre. Na pesquisa, é importante que se dose também os anticorpos contra a tireoide para definirmos se a sua causa é autoimune. Uma vez diagnosticado, o tratamento é feito com a reposição do hormônio tireoidiano e, até o presente conhecimento da medicina, para sempre. Existe uma alteração funcional que é transitória, denominada Tireoidite pós-parto, cuja função tireoidiana pode ser

P.E.: Quais são as causas? A.C.N.: A principal é a doença autoimune da tireoide, na qual o próprio sistema imunológico do paciente passa a agredir a glândula tireoidiana a ponto de acarretar dificuldade funcional desta. Outras causas são: Sua retirada cirúrgica. Hipotireoidismo congênito (o diagnóstico deve ser feito por meio do teste do pezinho). Se não tratado a tempo, pode levar a deficiência mental da criança. Deficiência funcional do hipotálamo ou da hipófise (regiões cerebrais), órgãos responsáveis pelo seu estímulo na produção hormonal. Algumas medicações de uso cardiológico e psiquiátrico. P.E.: Quais são os principais mitos a respeito da doença? A.C.N.: O maior mito é com relação à obesidade. Por alguns anos, era muito comum o obeso se autointitular ‘hipotireoídeo’, tal era a relação que se fazia entre ganho de peso e deficiência funcional da tireoide. Atualmente, sabemos que a maior parte desse grupo não apresenta problemas. Porém, o hipotireoidismo, principalmente nas fases avançadas, diminui o metabolismo em tal nível que pode favorecer o ganho de peso e, dessa maneira, dificultar também a perda ponderal. >>>

> 31 positivo.indd 31

3/29/11 4:40:06 PM


POSITIVO

>>

POR MIRELLA STIVANI

Beijar é bom...

O beijo é uma forma de demonstrar amor, carinho e atração entre duas pessoas. Mas esse momento de intimidade, infelizmente, pode também ser transmissor de algumas doenças, entre elas, a mononucleose. Uma gota de saliva contém cerca de 2 bilhões de bactérias. “Quando ocorre um beijo, há troca de microorganismos causadores de doenças. Esses males bucais não são determinados apenas pela presença de vírus ou bactérias nativos. Outras doenças mais agudas podem se desenvolver pouco tempo após a transmissão bacteriana e viral que ocorre pelo beijo: faringite, laringite, amigdalite, herpes labial, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningite, candidíase, gripe, tuberculose, sífilis, dentre outras”, alerta Maristela Lobo, mestre e doutora em Odontologia.

32

A especialista destaca que pessoas com feridas nos lábios, mau hálito, dentes mal cuidados e sangramento gengival devem evitar o beijo até que os tratamentos adequados sejam realizados. “Outra dúvida muito comum é se o beijo pode transmitir a AIDS. A saliva não transmite o vírus; mas, se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sanguínea”, alerta ela. É possível prevenir qualquer doença bucal indo com frequência ao dentista e mantendo a boca saudável e livre de bactérias. “A higiene bucal mecânica, realizada com fio e escova dentais, é a única capaz de desorganizar e destruir as colônias de bactérias (placa bacteriana), que causam as doenças bucais”, ressalta Maristela.

FOTOS: DETAILBLICK / FOTOLIA

>>> Mas pode transmitir algumas doenças, como a mononucleose

<

positivo.indd 32

3/29/11 4:41:22 PM


>> “A higiene bucal mecânica, realizada com fio e escova dentais, é a única capaz de desorganizar e destruir as colônias de bactérias (placa bacteriana), que causam as doenças bucais” MARISTELA LOBO

>

DOENÇA DO BEIJO

A mononucleose infecciosa, conhecida como doença do beijo, é muito contagiosa e causada por um vírus da família do herpes chamado Epstein-Barr (EBV) e transmitida pela saliva. É mais comum em adolescentes e adultos jovens e se caracteriza por febre, malestar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação do fígado. Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e até mesmo consumam complexos vitamínicos. “Isso vale também para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como a tuberculose, a hepatite, a sífilis e as sexualmente transmissíveis”, explica Cícero Lascala, mestre e doutor em Diagnóstico Bucal pela USP (Universidade de São Paulo) e titular da Clínica Holística Lascala. Na mononucleose, a fadiga costuma ser intensa e persiste por semanas após a resolução do quadro. Outro sinal característico da mononucleose é o aumento do baço. Como é uma doença causada por vírus, não há tratamento disponível para a mononucleose. O médico pode receitar medicamentos (como analgésicos ou antitérmicos) que aliviem os incômodos causados pelo problema. Se o paciente estiver com o baço aumentado, recomenda-se repouso para não ocorrer ruptura do órgão. >>>

> 33 positivo.indd 33

3/29/11 4:41:25 PM


música

livro

O céu é de verdade

Primeiro lugar absoluto na conceituadíssima lista de best-sellers do jornal “The New York Times”, chega ao Brasil o livro “O céu é de verdade”. Tão extraordinária quanto polêmica, a história do menino que foi ao céu e voltou para contar sua experiência já ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Imagine seu filho passar por uma experiência de quase morte e voltar afirmando que conheceu o céu. “Imaginação de criança” seria sua primeira reação. Mas e se ele surpreendesse você ao revelar um segredo de família guardado há anos, descoberto durante essa jornada ao Paraíso? Essas e outras experiências são narradas em “O céu é de verdade”, uma narrativa capaz de aguçar o interesse até do mais cético leitor. (Thomas Nelson Brasil.)

livro

Met allica Fotogra

fias

Neste livro, o conceituado fotógrafo de música Ross Halfin apresenta um álbum de fotos exclusivas da banda Metallica. Com 240 páginas, o livro conta com fotos marcantes e épicas do início da carreira de uma das maiores bandas de heavy metal, além de depoimentos exclusivos dos integrantes. (Madras Editora)

34

100 anos de N elson Cavaquinho

Para homenagear o centenário de um dos sambistas mais queridos, a EMI Music lança o CD duplo “Nelson Cavaquinho 100 anos – Degraus da vida”. No CD 1, “Sambas consagrados”, temos sucessos imortais do compositor. Gravações antológicas de clássicos da obra do sambista, como Folhas secas (Beth Carvalho), Juízo final (Clara Nunes), Palhaço (Dalva de Oliveira), A flor e o espinho (Elizeth Cardoso), Notícia (Roberto Silva) e Quando eu me chamar saudade (Nora Ney). Já o CD 2, “Sambas guardados”, traz vários ‘Lados B’ de sua carreira, composições raras ou pouco conhecidas de sua obra.

filme

G ente G rande

Chega às locadoras e lojas o divertido filme “Gente Grande”. Trinta anos depois de vencerem um campeonato de basquete, cinco amigos (Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, Rob Schneider e David Spade) se reencontram para o funeral de seu treinador. Com as esposas (Salma Hayek, Maria Bello, Maya Rudolph) e os filhos, eles passam juntos o fim de semana de 4 de julho na casa do lago onde, alguns anos antes, comemoraram a vitória. Ao rememorar os tempos antigos, eles descobrem que envelhecer não significa necessariamente amadurecer. (Sony Pictures)

Fotos: divulgação das assessorias

>

curt as e quentes

<

curtas e quentes.indd 34

3/29/11 4:42:38 PM


anuncios.indd 1

3/29/11 4:43:33 PM


>

Doce de abóbora em calda light

INGREDIENTES

>

PREPARO

• 500 g de abóbora madura descas- • Em uma panela, coloque a abócada, cortada em cubinhos bora, a água, o suco de limão, o • 2 cravos-da-índia adoçante, os cravos e as cascas • 4 cascas de canela de canela. Leve ao fogo até cozi• 600 ml de água nhar a abóbora, sem desmanchá• 1 xícara (chá) de adoçante* la (mais ou menos 20 minutos). • 1 colher (chá) de suco de limão Deixe esfriar e sirva gelado.

36

> • • • • • •

OBSERVAÇÕES Rendimento: 12 porções Calorias: 55 kcal/porção Carboidratos: 12,8 g Proteínas: 0,7 g Lipídios: 0,1 g Receita convencional: 95,8 kcal/ porção

RECEITA GENTILMENTE CEDIDA PELA STEVITA CULINÁRIA*

>>

ÁGUA NA BOCA

<

a˜gua na boca.indd 36

3/29/11 7:07:45 PM


anuncios.indd 10

3/29/11 4:48:12 PM


FINAL FELIZ

VEJO Vejo daqui o sol. O sol que vejo é como uma barra de ouro, mas uma barra, uma barra que vale mais do que tudo o que vejo. Vejo daqui o mar. O mar que vejo é como um espelho, mas um espelho, um espelho que reflete toda vida que vejo. Vejo daqui a vida. A vida que vejo é como... A vida é inexplicável! A vida é pura FELICIDADE. No meu viver, vejo a felicidade A felicidade da vida e de poder viver...

>>

>>

CRISTIANE KOVACS CARDOSO LEITORA PONTO DE ENCONTRO SÃO PAULO – SP

>>

FINAL FELIZ Começamos tudo numa noite chuvosa da capital noite de luar Paulistas que somos diversão é cinema jantar depois completa o programa muitas saídas muitos filmes muita conversa beijos, abraços e amassos Chegou a hora do sim três vezes pais preocupações e ocupações a mais em triplo na vida do casal

Felizes horas em que estamos todos juntos cada um batalhando pelo seu lugar A vida presenteia agradecemos e louvamos cada dia por estarmos bem e aqui. ELIANA WISSMANN ALYANAK LEITORA PONTO DE ENCONTRO POR E-MAIL

CIRANDA Gira o mundo, corre (não anda); – e você, não sai do lugar? Gira, velhinho, rode em ciranda, que seu coração não sabe parar. A lira, anjinho, entre pra banda; daí ou daqui não se deixa de estar. Cante baixinho, pede (não manda), diga para si o que pode faltar. Venha, plantinha, cumpre a demanda; Aos mudos aqui só resta dançar. Percebe, maninho, quem vive debanda, mas sempre na banda volta a cantar.

LUGAR FELIZ Ninguém é feliz se de natureza não gostar, ela é tão sublime que até os pássaros sabem cantar com sua melodia, fazendo a gente se apaixonar. Os rios vão descendo em direção ao mar, deixando alegria por onde passar, semeando a esperança para a gente sonhar. No céu azul, existem as nuvens, o sol para iluminar e, na bela noite, as estrelas, o luar para brilhar. Meu coração escolheu você para me amar, tenha certeza, a felicidade mora aqui neste lugar... ANDRIO CRUZ LEITOR PONTO DE ENCONTRO SÃO PAULO – SP

FOTOS: STOCK.XCHNG

>>

CARLOS MONTEIRO BARBOSA NETO LEITOR PONTO DE ENCONTRO SANTOS – SP

Escreva para: pontodeencontro@profashional.com ou Av. Jandira, 843 – Moema – São Paulo – SP – CEP 04080-005.

38

<

final feliz.indd 38

3/29/11 4:49:18 PM


anuncios.indd 7

3/29/11 4:50:24 PM


anuncios.indd 9

3/29/11 4:51:35 PM

Ponto de Encontro-Ed.31  

Destinada a toda a família, a revista tem seções em que são inseridos assuntos de interesse geral e para todas as idades. Beleza, saúde, cr...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you