Page 1

Escola Secundária de Monserrate

Avaliação de Desempenho Docente Segunda Aula assistida de Electrónica Fundamental – Turma 10T

Docente Avaliado: João Manuel Lopes Docente Avaliador: António Lira Fernandes

Maio de 2009


Índice

Índice ....................................................................................................................................................................2 Introdução.............................................................................................................................................................3 Plano de Aula .......................................................................................................................................................4 Anexo 1: Ficha de Trabalho a Realizar ...............................................................................................................5 ..............................................................................................................................................................................5 ...................................................................................................................................................................6 Anexo 2: Aplicação para Resolução de Sistemas de Equações Lineares de Ordem 3 ........................................8

2


Introdução Na sequência dos resultados obtidos no primeiro teste parcial do módulo 3, o docente da disciplina notou que a maioria dos alunos apresentava lacunas no cálculo de associações de resistências em série e em paralelo. Concretizando, os discentes apesar de conhecerem as expressões matemáticas que permitem calcular a resistência equivalente de uma associação falhavam no cálculo da expressão numérica que conduzia ao valor. Cumulativamente uma percentagem significativa dos discentes revelou dificuldades na aplicação (correcta) da Segunda Lei de Kirchoff a um circuito eléctrico, enquanto uma pequena percentagem revelou algumas insuficiências na aplicação da Primeira Lei de Kirchoff. Estas suspeitas do professor foram confirmadas pelos email’s enviados pelos alunos através do sistema “LMS” da escola, em que estes se afirmavam maioritariamente ter sentido dificuldades no cálculo de resistência equivalente a uma associação paralelo e na aplicação da Lei das Malhas de Kirchoff. Para remediação das lacunas detectadas o docente da disciplina considerou as seguintes medidas: a) Construção de uma lição no sistema L.M.S. (Disciplina de Electrónica Fundamental) sobre a Segunda Lei de Kirchoff, no seguimento de uma anterior já apresentada aos sobre a Primeira Lei de Kirchoff. Esta segunda lição foi aos alunos na aula de 05/05/09 b) Colocação de uma questão no blog da disciplina (http://jone-electronica.blogspot.com/) para ser respondida assincronamente pelos formandos. c) Construção de uma ficha de trabalho que será resolvida na aula semanal de 90 minutos (07/05/2009). É sobre esta aula que este plano se debruça.

3


Plano de Aula

Plano de Aula

PLANO DE AULA Professor: João Manuel Lopes Data da aula: 14/05/2009

Unidade Didáctica: Análise de circuitos. Aula nº. 88/89

Objectivos (competências a desenvolver): Saber calcular a resistência equivalente de uma associação paralelo. Saber calcular a resistência de um elemento linear. Saber aplicar a Primeira Lei de Kirchoff (Lei dos Nós) a um circuito eléctrico. Saber aplicar a Segunda Lei de Kirchoff (lei das Malhas) a um circuito eléctrico. Saber formular um sistema de equações. Saber representar matricialmente um sistema de equações. Saber calcular os valores das incógnitas de um sistema de equações, através da utilização de uma aplicação construída pelo professor.

Conteúdos: Resistência equivalente a uma associação paralelo. Primeira Lei de Kirchoff (Lei dos Nós). Aplicação a um circuito eléctrico. Segunda Lei de Kirchoff (Lei das Malhas). Aplicação a um circuito eléctrico. Formulação de um Sistema de Equações Lineares de Ordem 3 Representação Matricial de um Sistema de Equações Lineares de Ordem 3. Resolução de um Sistema de Equações Lineares de Ordem 3 (aplicação construída pelo professor).

Tempo

Sequência de Actividades e Recursos Entrada na sala de aula. Escrita do sumário e verificação da assiduidade. Recolha do trabalho de casa proposto na aula anterior. 90 Ficha de Trabalho - Apresentação dos exercícios. Estratégia de resolução. Resolução minutos dos exercícios. Actividade complementar. Preparação para saída da sala de aula. Total

Tempo previsto 10 5 60 10 5 90

Data de entrega: _______________________ O Professor: _______________________

4


Anexo 1: Ficha de Trabalho a Realizar (aula assistida)

5


Curso Profissional – Gestão de Equipamentos Informáticos Electrónica Fundamental – Módulo 3 Ficha de Trabalho nº 2 Duração: 90 minutos

Maio de 2009

1. Considera o circuito seguinte:

Figura 1 – Circuito Inicial a) Calcula a resistência equivalente do paralelo representado pelas duas resistências de 10 Ω. b) Desenha cuidadosamente o circuito equivalente, substituindo as resistências em paralelo de 10Ω pela sua resistência equivalente. c) Aplica a Lei dos Nós de Kirchoff aos Nós a e B d) Escolhe duas malhas do circuito e desenha-as na tua folha. Em cada malha desenha cuidadosamente o sentido das f.e.m. das fontes de tensão e o sentido das quedas de tensão em cada resistência. e) Aplica a Lei das Malhas de Kirchoff às duas malhas que escolheste na alínea anterior. Usa o sentido horário de circulação. f)

Determina o sistema de equações necessário ao cálculo das intensidades de corrente I1 ,I2 e I3 no circuito.

Nota : Para calcular R correntes, deves usar (N-1) equações de Nós e R - (N-1) equações de Malha. g) Representa matricialmente o sistema de equações que obtiveste na alínea anterior. h) Calcula as correntes I1 ,I2 e I3 .

6


Nome

Nยบ


Anexo 2: Aplicação para Resolução de Sistemas de Equações Lineares de Ordem 3 (aula assistida)

8


Resolução de Sistemas de Equações de Ordem 3

Figura 2 – Aplicação construída em Excel no modo “Auditoria de Fórmulas”

Nota: Resolução de um Sistema de equações: AX=B ↔ X=A-1.B Sendo: A - matriz dos coeficientes do sistema. A-1- matriz inversa de A. B - matriz dos termos independentes.

9

PLANO DE AULA  

AULA DE PREPARAÇÃO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you