Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Lamaçães

Povos do Mundo

Ano Lectivo 2010/2011

Nomes: Bruna Daniela & Adelaide Turma: 8º5 Números: 1 & 6 Disciplina: Área de Projecto Professor: Daniel Pimenta


Povos do Mundo

Índice Introdução .................................................................................................................................. 3 Inuítes ............................................................................................................................................ 4 Origem ....................................................................................................................................... 4 Primeiros contactos .............................................................................................................. 4 Na actualidade ....................................................................................................................... 4 O povo inuíte .......................................................................................................................... 5 Tuaregues ................................................................................................................................... 6 Origem da palavra ..................................................................................................................... 6 Costumes ................................................................................................................................. 7 O Passado ................................................................................................................................ 7 Aborígenes Australianos ......................................................................................................... 8 História ...................................................................................................................................... 8 Modo de vida .......................................................................................................................... 9 Religião e arte ...................................................................................................................... 10 Índios da Amazónia................................................................................................................. 11 Quem são............................................................................................................................... 11 Como vivem............................................................................................................................ 12 Problemas Internos (comunidades) ................................................................................. 12 Problemas Esternos ............................................................................................................ 13 Os perigos que correm ....................................................................................................... 13 Bibliografia ............................................................................................................................... 15

Adelaide & Bruna

Página 2


Povos do Mundo

Introdução No nosso trabalho vamos abordar o tema «povos do mundo», principalmente os Inuítes, os Tuaregues, os índios da amazónia entre outros. Dentro desses povos vamos abordar as suas culturas, costumes, o seu passado e a origem dos nomes… Ao elaborarmos este trabalho esperamos aprender tudo ou quase tudo sobre os povos em extinção de todo o mundo. Quase tudo porque só quem vive como eles é que sabe o que realmente é ter uma vida dura.

Será que é dura? Será que é fácil? Eis a questão…

Adelaide & Bruna

Página 3


Povos do Mundo

Inuítes Os inuítes são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árcticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.

Origem Antes da colonização, eles ocupavam uma vasta área ao longo de North Shore, na região de Saguenay. De acordo com a tradição oral, os inuítes

vivem

lado

a

lado

de

maneira

relativamente harmoniosa até que os inuítes migraram mais para o norte em 1760.

Primeiros contactos No

século

XV,

os

inuítes

estabeleceram

os

primeiros contactos com os baleeiros franceses e pescadores

de

bacalhau.

Eles

rapidamente

desenvolveram relações com os europeus baseados no comércio de peles. Isto levou-os a abandonar inúmeras práticas tradicionais para se devotarem inteiramente caça de peles de animais.

Na actualidade Por volta de 1950, o governo federal do Canadá criou novas reservas: Uashat, Maliotenam, Natashquan, La Romaine, Matimekosh e Mingan.

Adelaide & Bruna

Página 4


Povos do Mundo

O povo inuíte

Este povo tem este tipo que características para se protegerem das temperaturas, os cílios são pesados, para proteger os olhos do brilho do Sol que é reflectido no gelo, e seu corpo é geralmente baixo e robusto, conservando mais o calor. Vivem da pesca e da caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível para seus trenós. Os esquimós se vestem com peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos, eles usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Eles têm o costume de se alimentar do fígado cru das caças que é a sua única fonte de vitamina C. Eles têm a tradição de compartilhar suas esposas com o visitante, com a finalidade de confundir os maus espíritos em catástrofes ambientais e outras situações inesperadas.

Adelaide & Bruna

Página 5


Povos do Mundo

Tuaregues Os tuaregues são um grupo étnico da região do Sahara. Os tuaregues são uma civilização bem curiosa. Estima-se que existam entre 100000 e 3,5 milhões nos vários países que partilham aquele deserto.

Origem da palavra

Origem da palavra árabe "Tuaregue"("berberes") significa "abandonados pelos deuses. Podem ser encontrados, todavia, em praticamente todas as partes do deserto. A língua Tamasheq é o principal elo que os caracteriza como povo em comum, mais do que a raça ou linhagem genética. Provavelmente têm parentesco com egípcios e com quem compartilham trechos culturais e a religião Muçulmana.

Adelaide & Bruna

Página 6


Povos do Mundo Costumes Usam a linhagem materna embora não sejam matriarcas. São os homens que não dispensam um véu azul índigo característico, o Tagelmust, que usam mesmo entre os familiares. Dizem que os protege dos maus espíritos, e tem a função prática de proteger contra a inclemência do sol do deserto e das rajadas de areia durante suas viagens em caravana. Usam como um turbante que cobre também todo o rosto, excepto os olhos. As comunidades de tuaregues têm por norma oferecer chá de menta aos grupos de turistas.

O Passado Antes de se tornarem pacíficos como são

actualmente,

cobravam outros

os

pedágios viajantes,

massacrando

os

que

Tuaregues

altíssimos

dos

assaltando

e

deixavam

de

pagar. Em 1946, com a chegada de novos governos, eles entraram em guerra por sua liberdade (o que acabou com aproximadamente quarenta mil Tuaregues mortos, incluindo mulheres e crianças). Agora dedicam-se principalmente à música, ao artesanato e ao pastoreio de animais como os dromedários.

Adelaide & Bruna

Página 7


Povos do Mundo

Aborígenes Australianos Os aborígenes australianos são a população nativa australiana. Têm a pele negra, como os negros africanos, embora se diferenciem destes por diversos outros traços físicos. Actualmente, representam apenas duzentos mil dos vinte milhões de habitantes da Austrália. Praticam uma religião animista. Sofreram um grande decréscimo populacional com o início da invasão europeia em 1770.

História Os aborígenes australianos descendem, provavelmente,

de

emigrantes

africanos que, há cerca de cinquenta mil anos, cruzaram o mar, usando canoas e toscas embarcações. Nessa época, a Austrália era ligada à Nova Guiné e era muito mais verde e menos desértica do que hoje, possuindo vários rios caudalosos que se transformaram posteriormente em córregos ou desapareceram. Os ingleses colonizaram a ilha no século dezoito. Encontraram trezentos mil aborígenes, divididos em mais de quinhentos grupos. Uns com apenas cem membros, outros com mil e quinhentos, conforme a diversidade e abundância de recursos alimentares. Falavam duzentas línguas - hoje apenas vinte se mantêm fortes.

Adelaide & Bruna

Página 8


Povos do Mundo

Modo de vida Os aborígenes australianos são nómadas, caçadores e colectores de vegetais e praticam a religião animista. No deserto, as populações concentram-se onde há água em acampamentos temporários. As habitações são simples refúgios. Erguem protecções contra o vento com ramos e moitas e, se o solo for arenoso, escavam covas para ficarem mais protegidos do mesmo. Quando as noites são frias, dormem ao redor do fogo. O cão é o único animal doméstico. Os homens caçam animais de grande porte como os cangurus e pescam. As mulheres recolhem os vegetais e o mel, caçam animais pequenos e apanham crustáceos. Os aborígenes não o usam o arco e a flecha para caçar, mas servem-se de lanças, bastões e bumerangues. Para a colecta, utilizam o machado de pedra e o pau de escavar. Fabricam estes utensílios como madeira, ossos e pedra.

Adelaide & Bruna

Página 9


Povos do Mundo

Religião e arte A cultura aborígene caracteriza-se pela forte união de todos os seres da natureza com o ser superior que integra tudo. Nesta concepção, o ser humano não é superior, mas partilha a natureza com os demais seres, sendo todos indispensáveis. Por este motivo, os humanos devem honrar a natureza em tudo o que fazem. Quando trabalham, rezam e se divertem e em qualquer outra actividade, os aborígenes usam a arte como meio de comunicação. Os instrumentos de trabalho são feitos com mestria e destreza e levam pinturas e inscrições, onde contam as histórias do povo, do clã ou da pessoa e se evoca a relação com as divindades. As pinturas do corpo ou em casas de eucalipto usam como tema a mitologia ou retratam cenas do quotidiano. A música é, sobretudo, vocal. O instrumento musical é o didgeridu, que é a representação da mãe serpente, a criadora da terra e que consiste em um tronco oco que amplia sons vocais. Para marcar o ritmo das mímicas e das danças, usam bastões.

Adelaide & Bruna

Página 10


Povos do Mundo

Índios da Amazónia Quem são Um povo que historicamente manejou os recursos naturais, provocando

poucas

perturbações ambientais até a chegada europeus.

dos

conquistadores

Embora

vários

tenham se envolvido com formas predatórias de exploração desses recursos deve-se reconhecer que o fizeram submetidos a pressões. Ainda se estuda a possibilidade do ambiente sustentável, uma hipótese para os índios equacionarem no futuro o domínio de terras. Reduzidos em população e sempre sujeitos a frentes de expansão económica, seguem em busca de um lugar nos projectos de futuro nos países onde sobrevivem. Estima-se que na época dos descobrimentos, 5 milhões de índios habitavam o território brasileiro. Hoje são pelo menos 350 mil índios.

Adelaide & Bruna

Página 11


Povos do Mundo Como vivem Alguns povos indígenas, desde a época dos Descobrimentos, mantiveram-se afastados de todas as transformações ocorridas no País. Eles mantêm as tradições culturais de seus antepassados e sobrevivem da caça, pesca,

colecta

e

agricultura

incipiente,

isolados do convívio com a sociedade nacional e com outros grupos indígenas. Este povo defende muito a floresta.

Problemas Internos (comunidades) Muita mortalidade, causada por diversos factores: . Baixa expectativa de vida, aproximadamente 48 anos, enquanto a expectativa de vida dos brasileiros não índios, segundo a Organização Mundial da Saúde, 67 anos; . Não assistência/ajuda no parto e posterior alimentação incompleta em termos vitamínicos contribuem para a mortalidade infantil; . Deficiências físicas e mentais; . Vírus da SIDA; . Suicídios; .

Falta de assistência médica com medicamentos eficazes para cada tipo de doenças.

Adelaide & Bruna

Página 12


Povos do Mundo

Problemas Esternos . Os incêndios e/ou desflorestação são problemas com que os índios lidam diariamente, e que em nada são benéficos: ficam sem alimento e local para viver.

Os perigos que correm . As denúncias sobre a prostituição de índias estão a aumentar; . Muitos são escravizados; . São expulsos para longe das suas terras e família; . Sofrem perseguições;

Adelaide & Bruna

Página 13


Povos do Mundo

Conclusão Acho que fazer este tipo de trabalhos nos enriquece muito… Hoje em dia as pessoas estão muito facilitadas, o que antigamente não era, este tipo de povos tinha de se habituar às más condições de vida e contentar com aquilo que tinham. A vida destes povos não era facilitada, e muito menos para brincadeiras, ambos os povos tinham de cultivar os seus próprios alimentos para se alimentarem e havia sempre outros tipos de problemas que enfrentavam como os incêndios, desflorestação… Como puderam ver a vida destes povos não é nada comparada com a nossa do dia-a-dia.

Adelaide & Bruna

Página 14


Povos do Mundo

Bibliografia  Diciopédia Porto Editora 2006  Wikipédia  Google Imagens  Livro “O Mundo”

Fim Esperemos que tenham gostado!

Adelaide & Bruna

Página 15


Bruna e Adelaide