Page 1

JORNAL DO PARQUE JORNAL DA E SCOLA PARQUE AMAZÔNIA - TERRA FIRME - BELÉM - PARÁ/ MAIO DE 2014 - E DIÇÃO Nº: 02

SOB NOVA DIREÇÃO A escola Municipal Parque Amazônia está sob nova direção desde o dia 16 de janeiro de 2014, quando a professora Iris Corrêa Santana assumiu a escola. De acordo com a diretora, nossa escola é boa , pois existem espaços para que os professores e a equipe pedagógica possam desenvolver um bom trabalho. Porém algumas mudanças são necessárias, como a utilização da carteirinha de estudante, o uso do uniforme escolar, utilização frequente dos espaços pedagógicos, encontro com as famílias através de reuniões mensais, fazer parcerias com o Conselho Tutelar, a polícia militar e outros órgãos que possam colaborar com a escola. Para os alunos, a professora Iris pretende promover alguns passeios para visitar a Coca- Cola, o Museu e outros lugares. Nas situações de conflitos, que eventualmente possam aparecer na escola, a diretora pretende trabalhar com palestras, acompanhamento individual, incentivo ao esporte e trazer as famílias para dentro da escola.

VAMOS NOS PREPARAR PARA OS JOGOS,GALERA!

Neste ano, nossos jogos ocorrerão no mês de setembro. Segundo a coordenação, teremos as seguintes modalidades:futsal, basquete, handebol, tênis de mesa, corrida e queimada. Os jogos serão realizados na quadra da escola. Vale lembrar galera, que precisamos cuidar melhor dessa quadra.Ela é nova, mas já apresenta alguns problemas como é o caso do portão de entrada que está quebrado.Por isso, vamos cuidar melhor, preservar,para termos ótimas competições.

NOSSA BIBLIOTECA

A biblioteca da escola Parque Amazônia recebeu no dia 17 de março a exposição do Projeto “Memória da Literatura do Pará : Ontem e Hoje”. Em seguida, no dia 19 de março, às 15h tivemos a honra de receber e homenagear o escritor paraense José Antônio Neto. Foi uma tarde proveitosa, de batepapo, apresentações e autógrafos. E para nossa satisfação, no próximo dia 28 de abril, para a culminância da semana do livro, nossa biblioteca receberá o premiadíssimo escritor paraense Antônio Juraci Siqueira , às 19h. A comunidade escolar está convidada. Não percam!


DICAS DE SAÚDE

Alimentos que estimulam o cérebro

HPV

Conheça alguns alimentos que facilitam esse estímulo: Amêndoas Considerada uma das mais ricas fontes de vitamina E, as amêndoas podem ser usadas para fazer um lanche inteligente. Como comer:use no iogurte ou mesmo misture com cereais. Cai bem sozinha. Ovos A colina, um nutriente encontrado no ovo, que raramente é lembrado, ajuda os mensageiros do seu cérebro (chamados de neurotransmissores) a manterem a sinalização adequada. Como comer: Faça ovos nas refeições ou use-os cozidos na salada. Não deixe de preparar o ovo inteiro, porque a colina está na gema. Couve-flor A couve-flor tem um grande carregamento de luteína, que protege os neurônios dos danos oxidativos causados pela poluição e tornam a respiração mais pesada (ou seja, a corrida fica mais difícil). Como comer: Adicione na sopa,no cozido ou sirva na salada. Iogurte Pesquisas sugerem que as benéficas bactérias probióticas encontradas nos iogurtes podem ajudar o cérebro. Como comer: Consuma várias porções de iogurte por semana (procure também pelas "bactérias vivas" no rótulo).

HPV é a sigla para o vírus do papiloma humano e vem do inglês, (Humam papiloma vírus).HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 200 variações diferentes, e a maioria aparece na cabeça do pênis do homem e também pode aparecer na boca e na garganta da mulher. A principal forma de transmisão do HPV é através de relações sexuais.É a doença sexualmente transmissível mais frequente e conhecida,e geralmente as mulheres são as que possuem o problema.Na maioria das situações não apresenta sitomas clínicos e se as pessoas demorarem muito para descobrir,o vírus pode tornar-se um câncer de colo do útero.É importante fazer um exame chamado papanicolau com certa frequência,para ter sempre controle.Apesar de ser mais difícil,a infecção pode ocorrer no homem também,porém as manifestações são menos frequentes. O tratamento do HPV é geralmente demorado,dependendo da técnica aplicada,pode demorar até dois anos.porém se for diagnosticado a tempo.O tratamento demora menos e o vírus tende a não desenvolver-se.

A Vacina contra o HPV Existem vários tipos de vacina contra o HPV. A vacina tetravalente previne o vírus, 6, 11,16 e 18, e a vacina bivalente protege contra o vírus 16 e 18, sendo duas das variações mais associadas como causadores do cânce do colo do útero.mulheres dos 9 aos 45 anos que podem tomar a vacina, com a condição de ainda não terem sido infetadas pelo vírus.


RACISMO NAS ESCOLAS

Infelizmente ainda assistimos a casos de racismo nas escolas, principalmente no ensino fundamental. Se levarmos em conta que as crianças e os adolescentes, ainda não têm opinião própria, formada. Alguns pesquisadores afirmam que esta situação se deve aos pais que dão muito mimo aos filhos, incentivando-os de maneira a que estes se considerem melhores que os colegas, e os influenciam com suas ideias racistas. Por isso, deixamos um apelo aos pais, educadores e aos futuros educadores, para que tenham sempre a preocupação de ensinarem aos filhos que somos todos iguais e não escolhemos para nascer nesta ao naquela raça. As crianças que sofrem rejeição por parte dos colegas ficam traumatizadas. Vamos pensar melhor sobre isso!

RECEITA PARAENSE PATO NO TUCUPI Ingredientes: 1 pato de 3 kg 2 litros de tucupi 3 maços de jambu 6 folhinhas de chicória 2 folhas de alfavaca 1 colher de sal 3 dentes de alho fatiados Modo de preparo Em uma panela pequena, com água até um pouco mais da metade, cozinhe o pato junto com um tomate e cebola picados, colorau,um dente de alho, algumas folhas de alfavaca e chicória e uma pitada de sal. Cozinhe até que a carne esteja macia, retire o pato e leve ao forno para assar em fogo alto. Depois de assado, corte-o no meio e nas juntas. Reserve . Em outra panela ferva o tucupi, as folhinhas de chicória e as de alfavaca, os dentes de alho e sal . Junte o pato e os maços de jambu. Deixe ferver mais 10 minutos. Sirva com arroz branco e farinha d' água.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE GRAFISMO E PICHAÇÃO? Para a sociedade, a diferença entre a pichação e grafismo é básica. Pichação é vista como ato de vandalismo, já o grafismo é visto como arte. O grafismo faz tanto sucesso que os filhos do rei da Escócia contrataram três grafiteiros para renovar a pintura do castelo. A princípio, o rei achou estranho, mas depois falou que nunca havia visto uma arte tão bonita. Essa arte serve como incentivo para pichadores saírem do mundo do vandalismo. Segundo pesquisadores, a poluição visual causada pela pichação é um mal para a sociedade.

ARTE COMO CRIME, CRIME COMO ARTE Arte urbana, sujeira, crime, ou manifestação artística? A pichação é alvo de muitas críticas, pois julga-se que ela polui visualmente o espaço urbano,por sua coloração e forma de escrita. Como alternativa, algumas cidades adotaram o grafite, para colorir muros de escolas, viadutos e espaços públicos. Vale a pena conferir alguns grafismos feitos pela cidade.


FAÇA VOCÊ MESMO! C AMISETA C USTOMIZADA PARA A C OPA Você vai precisar: 1 caixinha de giz para tecido, um pedaço de papelão, papel vegetal, ferro de passar roupa e uma camiseta branca. As cores que foram usadas: verde, amarelo e azul . Isso para fazer o tema COPA DO MUNDO, já se preparando para torcer pelo BRASIL. Coloque o papelão por dentro da camiseta para que o giz não vaze para as costas e também para a superfície ficar mais esticada. Faça uma linha grossa com cada cor de giz sem marcar nem nada, bem a olho. Após isso, faça mais uma vez todas as linhas. Depois coloque o papel vegetal por cima para proteger do calor do ferro, evitando que o giz fique grudado nele. Basta deixar o ferro por alguns segundos sobre seu desenho para que o giz se incorpore na camiseta. O efeito fica bem interessante. E a customização da camiseta regata com as cores do BRASIL ficou assim :

Se você quiser, pode fazer mais linhas. Use sua criatividade!

C LASSIFICADOS Oportunidade única! Guardanapos com barra em crochê, a partir de 4 centímetros, por apenas R$10,00. Os interessados devem falar com a Dayanna, da 801.

Atenção, Atenção! Canetas na cor azul, escrita grossa. Pacote com 4 canetas por apenas R$ 1,00. Para adquirir procure o aluno Yuri, da 602. Barbada! Jogos de panos com as pontas em crochê para mesas,cadeiras,fogão,botijão,etc. Temos preços variados. Os interessados devem procurar a aluna Dayanna de Souza, turma 801.

E XPEDIENTE JORNAL DO PARQUE E SCOLA MUNICIPAL PARQUE AMAZÔNIA DIRETORA: IRÍS C ORRÊA SANTANA PROFESSORES: MARINA NEVES DANIELLE C AMPOS E DITORES: ALUNOS DO C IV (1º E 2º ANO) E DEMAIS TURMAS NIED/ DIED - BELÉM-PA

Jornal do Parque - 2ª Edição - 05/2014


Jornal do Parque Amazônia maio/ 2014  

Jornal da Escola Municipal Parque Amazônia, Belém - PA, bairro Montese (Terra Firme). Ed. 02 - maio/ 2014.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you