Page 1


COMO ESTE EBOOK PODE TE AJUDAR? Se você está começando a trabalhar com digitais influencers, tem interesse em saber mais sobre o assunto ou quer saber como usar em seu negócio, mas não sabe como, criamos este conteúdo para você. Aqui abordaremos o tema de maneira simplificada e didática, com o objetivo de esclarecer suas possíveis dúvidas sobre o assunto. BOA LEITURA.


COMO TUDO COMEÇOU Com o surgimento da internet e com a crescente força que essa nova ferramenta vem ganhando desde a década de 90, a facilidade na propagação da informação vem produzindo mudanças significativas no campo da comunicação. Basta alguns cliques para que qualquer pessoa consiga expor um pensamento, seja para um grande número de seguidores ou para apenas um amigo.

Os influencers digitais carregam um peso e uma responsabilidade enorme: eles como o próprio nome diz, podem influenciar positivamente ou negativamente uma marca. Sejam eles celebridades, grandes ou micro-influencers, eles existem e o melhor que você pode fazer é usá-los ao seu favor.

Com toda a facilidade oferecida pela internet, o conteúdo se tornou uma das principais ferramentas usadas pelas marcas no ambiente digital. Nesse cenário alguns indivíduos estão se destacando por acumularem milhares ou até mesmo milhões de seguidores tendo grande poder de influência sobre eles. Esses são os influencers digitais.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

4


MERCADO O mercado de influencers, além de estar em expansão, conta com a possibilidade de um crescimento enorme. Tendo seu inicio com os grandes influencers, e abrindo espaço para os micro-influenciadores, uma ótima opção para marcas que não possuem um capital de investimento mais alto.

De acordo com a empresa Americana de pesquisa de

mercado, eMarketer, 48% dos comerciantes em 2017 decidiram destinar uma parte do seu orçamento para companhas com influenciadores e dentre esses,

O Brasil vem crescendo nessa área, o país tem a terceira maior população mundial usuária de redes sociais tais como Facebook e Instagram, e é o segundo maior formador de ídolos digitais do mundo, dentre eles vinte e quatro se destacam no ranking dos cem canais do youtube mais influentes do mundo.

apenas 4% diziam não querer mais investir nessa nova forma de comunicação.

REDES SOCIAIS MAIS USADAS NO BRASIL WHATSAPP

FACEBOOK

INSTAGRAM

YOUTUBE

TWITTER

SNAPCHAT

70%

84%

75%

72%

55%

38%

Fonte: Contentools MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

5


“De acordo com a Word of Mouth Marketing Association, as marcas são mencionadas 3.3 bilhões de vezes todos os dias, isso só na América do Norte.”

Fonte: Word of Mouth Marketing Association


MAS AFINAL QUEM SÃO ESSES DIGITAIS INFLUENCERS? Se antes o único influenciador conhecido era o ator ou atriz que atuava na novela das nove, hoje o mercado de comunicação encara essas personalidades de uma forma diferente. WHINDERSON NUNES

As celebridades ainda são usadas e possuem grande poder de influência, mas no espaço da internet são outros que se destacam, alguns sem nunca terem sequer aparecido na televisão.

JULIO COCIELO

FELIPE CASTANHARI

4.681.822 seguidores

2.329.931 seguidores

3.613.298 seguidores

15,3 milhões de seguidores

8,5 milhões de seguidores

3,9 milhões de seguidores

24.292.567 seguidores

14.246.705 seguidores

10.139.424 seguidores


CELEBRIDADES X INFLUENCERS CELEBRIDADES DIFICILMENTE SE DESVINCULAM DA IMAGEM INICIAL (TV)

ENCONTRAM MAIS DIFICULDADE DE SE CONECTAREM COM O PÚBLICO NO NOVO CONTEXTO (REDES SOCIAIS)

IDEALIZADAS E DISTANTES

X

INFLUENCERS ESPONTANEIDADE

EMOCIONAL

PRÓXIMA E INTERATIVA IDENTIFICAÇÃO

CONEXÃO COM CONSUMIDOR E COM NICHOS

Fonte: Youpix, Gfk e Airstrip - Influencers Market MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

8


OS DIFERENTES TIPOS DE INFLUENCERS? Com o poder que a internet proporcionou para os seus usuários, surgiram figuras que passaram a ser referência em determinados temas pelo simples fato de exporem sua opinião, e ao longo do Tempo acumularem milhões de seguidores. Esse pessoal todo se divide em duas categorias, os macros e micros influencers, essa divisão pode causar a duvida: qual escolher? Antes de tudo é necessário entender as características de cada grupo..

Já os micros influencers são perfis menores, sem tanta exposição como os macros influencers, mas possuem um publico bem mais definido e fiel. E é justamente por conta disso que os perfis de micro influencers são considerados mais autênticos e com nichos mais específicos, são pessoas cujos seguidores as seguem por considerarem especialistas em determinados assuntos, criando um vinculo de credibilidade.

Os macro influencers são em grande maioria usados para transmitir uma ideia de determinado produto ou serviço, através da sua imagem. Essa ideia é transmitida para um público bem maior através da grande exposição que cada macro influencer tem. Normalmente esses influencers não possuem um nicho específico.

Para exemplificar, uma empresa quando coloca um anuncio no Google ou Facebook, escolhe qual grupo de pessoas ela quer atingir, com os micros influencers funciona da mesma forma. O grupo de pessoas que os seguem, esta interessada naquele tipo de conteúdo, diferente dos seguidores dos macros influencers que por falarem de quase tudo, possuem um publico bem amplo.

MACRO INFLUENCER

MICRO INFLUENCER

KÉFERA BUCHMANN

LAYLA FOZ

7.054.920 seguidores

529 seguidores

11,7 milhões de seguidores

111 mil de seguidores

10.951.586 seguidores

5.282 seguidores


“A equação é simples: quanto mais autêntico um influenciador é, menor é a imagem de “outdoor digital” que ele assume. Além disso, temos outro ponto crítico: os micro influenciadores, geralmente, interagem muito mais com o público e seus seguidores.”


TIPOS DE INFLUENCERS Segundo Bia Granja - YouPix São considerados 3 fatores para dividirmos os influencers:

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

11


MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

12


MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

13


COMO ALAVANCAR UMA CAMPANHA USANDO INFLUENCERS É ter presença forte nas redes sociais, tão importante quanto uma publicidade bem elaborada. Com isso o papel dos influencers ganham cada vez mais destaque. Diante do grande público e da facilidade que eles têm de se comunicarem com seus seguidores, as marcas sejam elas de grande porte até empresas menores, acabam tendo um grande interesse e esses personagens se tornam uma ferramenta de comunicação bastante utilizada atualmente.

Muitas empresas estão usando essa nova forma de comunicação para ajudar a criar e promover o conteúdo da marca, lançamento de produto ou promoção de eventos. Eles podem ajudar a compartilhar sua mensagem com uma audiência mais ampla, mais adaptada e de forma muito mais autêntica tendo uma comunicação mais direta com o público. A estratégia no final pode dar um resultado positivo, se você souber como usá-la.

VIDA ÚTIL DE UMA POSTAGEM NAS REDES SOCIAIS FACEBOOK

5H

TWITTER

INSTAGRAM

18Min

21H

YOUTUBE

20 Dias

LINKEDIN

24H

BLOG

2 Anos

Fonte: É Social Media, mas MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

14


PRINCIPAIS RAZÕES PARA SE USAR INFLUENCERS De acordo com o estudo State of Influencer Engagement 2015, as principais razões para trabalhar com influenciadores são:

04

03

GERENCIAMENTO DE EVENTOS

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

05

COMUNICAÇÕES CORPORATIVAS

02

06

LANÇAMENTO DO PRODUTO

SEO

01

07

PROMOÇÃO DO CONTEÚDO

GERENCIAMENTO DE CRISE

Mas para que de certo, você precisa planejar o andamento da campanha antes de sair contratando-os, o planejamento é indispensável. Fonte: State of Influencer Engagement 2015 MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

15


Separamos 5 passos de como usar influencers de uma maneira eficaz para a sua empresa. 1º Passo: Definir o objetivo da sua campanha

O primeiro passo para se produzir uma campanha para o seu negocio usando influencers é definir seus objetivos. Quem você quer atingir? São os já consumidores do seu produto ou quer aumentar a visibilidade da sua marca? Com os objetivos definidos fica mais fácil buscar influencers que se encaixem com aquilo que você deseja.

Bradesco

No lançamento do seu novo posicionamento com a tag MAISUMPASSO, o Bradesco selecionou um grupo de influencers com perfil diferentes, a campanha contou com cerca de 50 influencers , que postaram em seu perfil suas histórias e depois a marca compartilhou no seu proprio perfil as postagens trazendo ainda mais realidadee para a campanha.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

16


2º Passo: Avalie o perfil do influencer

Um dos maiores desafios que as marcas enfrentam ao escolher usar influencers como forma de comunicação é como indentificar o perfil certo para se trabalhar. Como o seu objetivo já definido e alinhado, começa a parte de pesquisa. Quem são os influencers que mais se adequam a sua marca, qual a relevancia para o seu cliente, se ele conversa com a sua marca , veja trabalhos anteriores e avaliam sua atencidades e como eles conversam com o publico.Lembre-se que nem sempre quem tem mais seguidores é mais influente. O Digiday site americado publicou que influencers com o público com mais interação tem entre 10.000 e 1000.00 seguidores. Os micro influentes, eles dialogam de maneira mais direta com o publico e seus nichos são mais definidos. Escolher o influencer certo é fundamental para o bom andamento da campanha.

Brastemp Compra certa

Compra certa é um site de desconto da Brastemp e Consul, recentemente eles usaram a estratégia com micro-influencers para gerar mais visibilidade e vendar no site. Na postagem podemos ver que o perfil cozinhecomigo, interage com os seguidores, respondendo perguntas. Em um mês de campanha certa de 20 influencers foram usados que conseguiram gerar conversões para o site. Nesse caso a marca utilizou perfis que tinham ligações com o seu produto.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

17


3º Passo: Deixe claro seus objetivos

Uma vez que você identificou e escolheu os influencers construia uma parceria. Deixe claro seus objetivos e o porque te der o escolhido, muitas empresas deixam que os influencers dicidam o modo como vão passar a mensagem , afinal eles conhecem seus seguidores e a melhor forma de se comunicar com eles. Mas você também conhece sua marca e seus objetivos. Converse sobre o que você quer que ele fale ou não, em qual rede social quer que ele poste, se tem uma hora e data do post se isso for importante para sua campanha. Desde sempre alinhar pensamentos é a melhor solução. Monitore o processo , se não tiver uma plataforma ou estrutura para isso, faça você mesmo uma planilha para registrar as informações.

Asus Zenfone 4

Assim como nas outros lançamentos do Zenfone, a Asus reuniou um time de influencers para divulgar o lançamento do seu nome produto. Um dia antes do evento de lançamento os influenciadores postaram um video de alguns segundos em suas contas do Instagram. Com a mesma legenda eles chamavam o público para acompanhar o lançamentos.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

18


4º Passo: Formas de pagamento

Erra quem pensa que todos os influencer querem ser pagos com dinheiro. No entanto, quando se trata de motivações, vários fatores realmente superam as recompensas em dinheiro.

Itaú - Digitau

No lançamento do seu aplicativo o Itau se uniu com alguns influencers para fazer uma serie de videos para o youtube junto com as Vovloggers. Os influencers faziam perguntas, participavam de desafios e contavam os beneficos de usar o app do Itau ,em um formato do videos que eles chamaram de Chá Digitau cada video acumula mais de 2 milhões de vizualizações na plataforma e trechos foram usados como filmes de TV também.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

19


FORMAS QUE OS INFLUENCERS GOSTAM DE RECEBER

55%

100%

55%

AUMENTAR SEU ALCANCE OU AUDIÊNCIA

OBTER VANTAGENS (DESCONTOS, AMOSTRAS GRÁTIS)

25%

0%

100%

45%

0%

45%

24%

CRIE CONTEÚDO DE QUALIDADE PARA O SEU PÚBLICO

100%

24%

GANHE DINHEIRO

0%

0%

29%

25%

100%

100%

100%

VIVENDO NOVAS EXPERIÊNCIAS (VIAGENS, EVENTOS)

29% 22%

FORMAR SUA IMAGEM

0%

22%

0%

Fonte: Squid MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

20


5º Passo: Meça os resultados

Depois que sua campanha estiver terminando, meça os resultados. Avalie se seus objetivos foram atingidos, se ouve retorno do que foi infestido e principalmente se valeu a pena investir nesse tipo de promoção. Se você investiu uma ação com mais de um influencer, meça os resultados separadados também, é importante saber quem mais deu retorno para sua marca.

Vivo

Na campanha vivo turmo alguns influencers junto com a cantora Ivete Sangalo fizeram uma serie de vidos para o canal do Youtube da vivo e filmes de TV. Os videos são descontraidos e mostram a novidade da operado em poder dividir sua internet com seus amigos.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

21


Bepantol Derma

Bepantol desde o final de 2006 vem usando influencers para divulgação dos seus produtos. Os influencers recebem um kit dos produtos da marca e fazem uma resenha em suas redes sociais do que acharam e onde usam, que são repostadas pela propria marca.

Coca-Cola

A ação da Coca-Cola que divulga o Revezamento da Tocha Olímpica contou com vários influencers, eles participaram do revezamento da tocha e comerciais de TV.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

22


ANÁLISE DE RESULTADOS Depois de uma campanha com influencers ter finalizado, é a hora da análise de todos os resultados obtidos. São diversos os resultados que podem ser mensurados e é por isso que as campanhas precisam ter um direcionamento. De maneira geral, é importante medir algumas métricas: • Número de seguidores que o anunciante obteve no término da ação; • Qual foi o engajamento médio dos micro in uenciadores que trabalharam na ação; • Comparar a performance dos per s individualmente e como se saíram na campanha; • Comparar os números de alcance, interações e engajamento com outras campanhas; • Medir a performance em acessos, leads e vendas caso se tenha optado por essa estratégia. A intenção aqui é saber qual é o impacto e número de conversões que a campanha trouxe para a marca.

MANUAL PARA ALAVANCAR SUA MARCA USANDO OS QUERIDINHOS DA INTERNET

23


“Para ser considerado um Influenciador Digital nas redes é preciso ter duas

coisas: milhares de seguidores e um estilo admirado por eles. A combinação destes dois fatores já um atrativo para as marcas enviarem seus produtos em troca de uma postagem elogiando ou apenas utilizando o item. Os vários likes e comentários de jovens querendo saber à marca daquela blusa, o preço daquele batom ou se aquele tratamento estético é bom mesmo, aumentam e muito a procura pelos produtos e serviços divulgados.”

Fonte: Meio & Mensagem, 2016


PRISCILLA KAROLINE OLIVEIRA SANTOS TAYNA PEREIRA SOUSA

Trabalho de conclusão de curso Centro Universitário SENAC - Santo Amaro, São Paulo Bacharelado em Publicidade e Propaganda.


Profile for Priscilla Santos e Tayna Pereira

Digital Influencer - Manual de como alavancar sua marca usando os queridinhos da internet.  

Digital Influencer - Manual de como alavancar sua marca usando os queridinhos da internet.  

Advertisement