Da fragmentação à articulação: Diretrizes para os cruzamentos da Av. Dantas Barreto

Page 30

Após a definição do terrítorio por construções de equipamentos públicos, inicia-se o processo de expansão urbana do Recife. O avanço no transporte se apresentou como fator determinante nesse processo. É notório que em 1906 (figura 21) os bairros de Santô Antônio e São José possuiam traçado urbano colonial: ruas estreitas, becos, vielas, edificações sem recuos frontais e laterais e grandes largos na frente das edificações religiosos. Também em 1906, os atuais bairros de Santo Antônio e São José, coração da cidade do Recife, já se configuravam próximo da sua configuração atual, faltando apenas a construção da ponte Giratória (1970) e do aterro do Cais de Santa Rita, que seria prosposto mais a frente nos planos de reformulação da cidade. De acordo com Reynaldo (2017), a partir de 1914, houve a permuta do transporte coletivo de tração animal para ônibus elétrico, estimulando o processo de expansão e aumentando a mobilidade. É importante frisar como essa mudança, interferiu na organização funcional do espaço urbano, estimulando a transferência da população para novas áreas periféricas e afir30

mando a concentração de comércio, serviço, lazer e edifícios de administração pública nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. De acordo com Reynaldo (1997), o bairro de Santo Antônio passa a ser centro do sistema urbano, pela mesma particularidade apontada por, Maurício de Nassau em 1639, quando elege a Illha de Antônio Vaz como centro do império holandês: lugar bem localizado para o qual se pode vir de todos os lugares. São José, por sua vez, permanece acomodando a residência popular e as atividades indústriais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.