Issuu on Google+

PARQUE

ÁGUA BRANCA DR. FERNANDO COSTA

Parque Água Branca

1


SUMÁRIO Parte 1

Memorial descritivo do Parque Dr. Fernando Costa, Água Branca. Tem o objetivo de orientar de maneira geral a utilização da sinalização proposta para o local.

A Marca Assinatura prioritária.......................................................................pág.3 Padão cromático..............................................................................pág.3 Desdobramentos.............................................................................pág.4 Grid e Área de Não-Interferência..................................................pág.4 Parte 2 Linguagem do Sistema Formato das placas..........................................................................pág.5 Família tipográfica...........................................................................pág.8 Palheta de cores..............................................................................pág.9 Parte 3 Detalhamento do Sistema Mapa do parque..............................................................................pág.10 Localização das placa obrigatórias................................................pág.11 Localização das placas em geral....................................................pág.12 Parte 4 Composição do Sistema Modularização das placas...............................................................pág.13 Detalhamentos Setas e pictogramas....................................................................pág.15 Placa principal..............................................................................pág.16 Placa de situação.........................................................................pág.17 Placa de orientação.....................................................................pág.18 Indicação de percursos...............................................................pág.19 Placas de localização..................................................................pág.20 Placa de normas..........................................................................pág.21 Mural de avisos............................................................................pág.21 Placa de instituição.....................................................................pág.22 Placa identificação de árvores...................................................pág.22 Parte 5 Aplicações no espaço......................................................................pág.23

Geraldo Júnior Carvalho Priscila de Oliveira Rafael Egydio de Carvalho Xavier Rafael Oliveira Pina Gimenes 4º semestre de Comunicação Visual-SENAC Outubro de 2010 Projeto Identificar


A MARCA

PADRÃO CROMÁTICO

Assinatura prioritária

PARQUE

ÁGUA BRANCA DR. FERNANDO COSTA

Uso da marca

C- 45% R- 148 M- 28% G- 158 Y- 56% B- 125 K- 3%

5773

A marca prioritária é composta por dois elementos, o nome Água Branca, Dr. Fernando Costa e o sinal gráfico. Esses elementos compõe uma imagem única que deve ser usada sempre que possível.

CMYK

PANTONE

Aplicada na sinalização proposta ela aparece obrigatoriamente na placa de entrada do parque e nas placas de situação. Em qualquer aplicação a marca prioritária deve ser utilizada apenas em fundo claro.

CMYK

RGB

RGB

PANTONE

C- 63% R- 92 M- 20% G- 158 Y- 30% B- 165 K- 6%

5483

CMYK

PANTONE

RGB

Padrão cromático

C- 40% R- 109 M- 64% G- 73 Y- 58% B- 69 K- 40%

7518

CMYK

PANTONE

RGB

C- 16% R- 203 M- 54% G- 129 Y- 70% B- 90 K- 4%

722

CMYK

PANTONE

RGB

C- 6% R- 236 M- 26% G- 192 Y- 34% B- 164 K- 0%

474

CMYK

RGB

PANTONE

C- 0% M- 0% Y- 0% K- 50%

R- 147 G- 149 B- 152

cool gray7

A paleta de cores da marca consiste em cinco cores, cada cor em uma forma separada do sinal gráfico. Essas cores são usadas tanto na marca como nas aplicações de placas e na divisão dos setores do parque. Com exceção para a versão negativada, essas são as cores nas quais a marca deve se apresentar sempre. No sinal gráfico essa paleta de cores é utilizada com 70% de opacidade, pois faz parte do conceito empregado na marca e deve ser utilizada dessa maneira. As cores em sua versão normatizada (100% de opacidade) devem ser utilizadas nas divisões de setores do parque, no mapa e nas placas em geral. Os valores em pantone podem ser utilizados para impressões em geral (folders, mapas, informativos), a versão em RGB deve ser usada rm casos de utilização para Web (site do parque) e as cores em pantone devem ser usadas para a aplicação em geral da sinalização.

Parque Água Branca

5


A MARCA Desdobramentos

Uso da marca_desdobramentos Grid 47 m. 45 m.

Para fundos coloridos a marca deve ser aplicada em outline e negativada. Ela deve ser usada prioritariamente nas cores padrão da marca prioritária (com 100% de opacidade), que são as mesmas cores temáticas aplicadas na sinalização do parque (verde, azul, marrom, laranja e bege). Apenas na variação com fundo bege a marca aparece em outline da cor marrom, afim de manter o contraste desejado. Essa variação é utilizada cortada ao meio nas placas de fluxo apenas como um sinal decorativo, portanto, apenas nessa ocasião ela pode ser utilizada de tal forma.

Grid e área de não-interferência A área de grid foi criada a partir de um módulo retirado da espessura da letra “R” contida na palavra “BRANCA”, que compõe o nome do parque. Essa espessura foi multiplicada por 4, formando um módulo de altura e largura ideal para a construção do grid. São contados 47 módulos na vertical e 45 na horizontal.

Área de não-interferência 3m

A área de não-interferência deve ser respeitada, pois garante uma área de respiro para a marca, não podendo ser modificada ou desrespeitada sob nenhuma hipótese. Essa área foi criada a partir do mesmo módulo de criação do grid. A partir do cruzamento das terminações da área da marca são contados 3 módulos na vertical e na horizontal, criando a área de não-interferência.

3m Parque Água Branca

7


LINGUAGEM DO SISTEMA

Conceito

Formatos das placas

O Parque Água Branca, Dr. Fernando Costa apresentava em sua sinalização diversos problemas que dificultavam a orientação do usuário do parque, como também empobreciam o local.

Placa Principal

O conceito da mudança proposta é o de resgatar a beleza do parque trazendo elementos que valorizem o passeio do usuário e que contrastem com a arquitetura e a vegetação. Para isso, a marca do parque foi modificada de uma flor para um sinal gráfico que lembra a forma da cauda de um pavão, animal em grande quantidade no parque e referência de atração pelos usuários. Trazendo para a marca cinco cores afim de evidenciar a vida do local com sua diversidade de atrações, instituições e atividades que ocorrem no parque. Além disso, a preocupação em manter o caráter tradicional do parque se mantém na escolha da paleta de cores e das tipografias utilizadas. PARQUE ÁGUA BRANCA

PARQUE

ÁGUA BRANCA

DR. FERNANDO COSTA

DR. FERNANDO COSTA

Toda a sinalização proposta baseia-se na forma e nas cores da marca. A Paleta de cores escolhida foi baseada no conceito de tradição que o parque possui e no seu público alvo que são os idosos e as famílias tradicionais. Devido a isso foram escolhidas cores que ao mesmo tempo são contrastantes entre si, porém, não são cores vivas e modernas. Elas beiram o tom pastel, que traz um balanço entra a forma viva da marca e a seriedade e maturidade que o parque possui. Na escolha tipográfica a serifa e o desenho da letra reforçam o conceito tradicional do parque e cria uma composição de contraste entre os elementos gráficos da marca. Para a sinalização em geral foi escolhida uma tipografia que ao mesmo tempo tivesse a simplificação das fontes usadas em sinalizações para que as informações sejam bem compreendidas e remetessem a tradicionalidade de uma tipografia serifada. Todas as placas, com exceção das placas de cores obrigatórias por lei; as placas de sanitários e de identificação de árvores estão dentro do conceito de hierarquia de cores por área, ponto importante para que principalmente o idoso possa associar as informações. Para isso, o parque foi dividido em cinco grandes áreas separadas hierarquicamente pelas cores de cada forma separada da marca criada para o parque. Para evidenciar essa divisão e facilitar a compreensão do usuário, as placas de cada local possuem a cor da área estabalecida no mapa. O usuário também podem se localizar fazendo referência as entradas onde cada placa de normas e mapas possui a cor de sua área.

Pode ser vizualizada de ambos os lados Parque Água Branca

9


LINGUAGEM DO SISTEMA Formatos das placas Placa de Situação

Mural de Avisos

Parque Água Branca

11


LINGUAGEM DO SISTEMA Formatos das placas Placa de Orientação

Placa de Localização

Placa de Instituição

Aquário do Estado de São Paulo Funcionamento:

Praça do Idoso Dr. Egídio Lima Dorea

Espaço Melhor Idade Funcionamento:

de segunda a domingo das 9 às 17 horas.

de segunda a domingo das 9 às 17 horas.

Preço:

Centro de eventos e atividades voltadas para a melhor idade

R$ 2,00

Estão isentos crianças de até cinco anos, adultos com mais de 65 anos e escolas públicas (estas últimas devem agendar visita na Administração do Parque).

Fone:

(11) 3865-4130/31

Fone:

(11) 3865-4130/31

Uso :

Leia as instruções antes de uso Inicie os exercícios com segurança Respeite suas limitações

Objetivos :

Reabilitação motora Convívio social Evitar quedas APROVEITE, ESSA PRAÇA FOI FEITA PARA VOCÊ

Arena de Eventos e Equitação

Museu Geológico Valdemar Lefèvre

Funcionamento:

Coordenadoria de Informações Técnicas Documentação e Pesquisa Ambiental Instituto Geológico

de segunda a domingo das 9 às 17 horas.

Arena para eventos realizados no parque Aulas de equitação para crianças e adultos

Fone:

(11) 3865-4130/31

Placa de Normas

Placas com Pictogramas

Placa de Sanitários

Placa de Identificação de Árvores

Preze pelos bons constumes PROIBIDA a entrada de animais domésticos, salvo no caso de eventos

Lixeiras

PROIBIDO ao usuário alimentar os animais do Parque; PROIBIDA a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas É permitida a visitação dos edifícios administrativos do Parque após agendamento com antecedência mínima de 15 dias. Preze pelos bons constumes

Preze pelos bons constumes

PROIBIDA a entrada de animais domésticos, salvo no caso de eventos

PROIBIDA a entrada de animais domésticos, salvo no caso de eventos

PROIBIDO ao usuário alimentar os animais do Parque;

PROIBIDO ao usuário alimentar os animais do Parque;

PROIBIDA a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas

PROIBIDA a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas

É permitida a visitação dos edifícios administrativos do Parque após agendamento com antecedência mínima de 15 dias.

É permitida a visitação dos edifícios administrativos do Parque após agendamento com antecedência mínima de 15 dias.

Parque Água Branca

13


FAMÍLIA TIPOGRÁFICA Calisto MT regular Fonte usada para o logo

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYX abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Optima LT Std roman Fonte usada para textos de placas

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYX abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Optima LT Std bold Fonte usada para identificação (título) das placas

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYX abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Optima LT Std demi Fonte usada para subtítulos das placas

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYX abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Optima LT Std italic

Escolha Tipográfica Calisto MT regular Tipografia serifada, escolhida pela tradicionalidade proporcionada pela serifa e pelas terminações descendentes. É usada apenas na marca do parque pois contrasta com o sinal gráfico e ao mesmo tempo o completa. Nomenclatura É utilizada nas cores verde ( C=42, M=26, Y=54, K=45) no nome “Parque Água Branca” e cinza (K=50) no nome “Dr. Fernando Costa”. O primeiro se encontra na cor verde afim destacar o nome mais conhecido do parque pelos usuários. O segundo faz parte do nome oficial, porém, não é de conhecimento do público. Devido a isso foi estabelecido que o corpo da tipografia fosse menor em relação ao “Parque Água Branca” e fosse usada a cor cinza afim de ficar discreto, porém, visível. Optima LT Std Tipografia escolhida para a sinalização em geral devido a sua simplificação e legibilidade. Ainda mantendo o conceito da tradição, ela possui terminações que lembram o desenho da serifa. Nomenclatura As três famílias da fonte são usadas negativadas afim de contrastar com as cores das placas, exceto no caso das placas em cores claras, onde a tipografia se apresenta na cor marrom (C=40, M= 64, Y=58, 70) para que ocorra o contraste necessário. Roman - Utilizada para todos os textos corridos das placas, assim como tópicos, listas e legendas. Bold- Utilizada para a identificação das placas em geral. Nas placas de localização é usada como identificação com a leitura de baixo para cima; assim como nas placas de intituições onde a identificação é abreviada pela sigla oficial. Demi- Utilizada como subtítulo das placas em geral, como nome completo dos locais nas placas de localização. É utilizada nas placas de orientação e nas placas de sanitários por manter um equilíbrio de peso entre a bold e a roman, o que facilita a legibidade desses tipos de placas.

Fonte usada para latim na placa de identificação de árvores

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYX abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Parque Água Branca

15


PADRÃO CROMÁTICO

Hierarquia e Funções

Cores usadas para toda a sinalização C- 42% R- 146 PANTONE Placa principal, área M- 26% G- 155 5773 verde do parque, placas Y- 54% B- 124 da área verde K- 8%

C- 42% R- 197 PANTONE Suporte das placas da M- 26% G- 106 5615 área verde, placa de Y- 54% B- 93 identificação de árvoK- 45% res

C- 63% R- 92 PANTONE Área azul do parque, M- 19% G- 158 5483 placas da área azul Y- 30% B- 165 K- 6%

C- 63% R- 57 PANTONE Suporte das placas da M- 19% G- 106 7475 área azul Y- 30% B- 112 K- 45% C- 40% R- 69 M- 64% G- 42 Y- 58% B- 39 K- 70%

PANTONE Suporte das placas da 497 área marrom e textos

C- 16% R- 203 PANTONE Área laranja do parque, M- 54% G- 129 722 placas da área laranja Y- 70% B- 90 K- 4%

C- 16% R- 132 M- 54% G- 84 Y- 70% B- 55 K- 45%

PANTONE Suporte das placas da 4635 área laranja

C- 6% R- 236 PANTONE Área bege do parque, M- 26% G- 192 474 placas da área bege Y- 34% B- 164 K- 0%

C- 6% R- 166 PANTONE Suporte das placas da M- 26% G- 137 4725 área bege e placa de Y- 34% B- 118 sanitários K- 35%

C- 40% R- 109 M- 64% G- 73 Y- 58% B- 69 K- 40%

C- 0% M- 7% Y- 9% K- 0%

PANTONE Área marrom do parque, 7518 placas da área marrom

R- 255 PANTONE Cor de fundo da placa G- 237 705 principal e de todas as B- 225 placas de situação

em fundos claros

C- 70% R- 0 PANTONE Cor da lixeira para M- 0% G- 146 7459 papel Y- 0% B- 184 K- 30%

C- 6% R- 238 PANTONE Suporte da placa de M- 11% G- 221 7506 sanitários e identificação Y- 25% B- 192 de árvores K- 0%

C- 90% R- 0 PANTONE Cor da lixeira para M- 0% G- 145 348 vidro Y- 80% B- 91 K- 20%

C- 0% M- 0% Y- 0% K- 50%

R- 147 PANTONE Suporte das lixeiras G- 149 cool gray7 e tipografia da placa B- 152 principal (“Dr. Fernando

C- 0% R- 232 PANTONE Cor da lixeira para M- 20% G- 185 123 metal Y- 100% B- 9 K- 10%

C- 0% M- 0% Y- 0% K- 30%

R- 188 PANTONE Cor da lixeira comum G- 190 cool gray4 B- 192

Costa”)

C- 17% R- 201 M-100% G- 35 Y- 100% B- 41 K- 30%

PANTONE Placas de proibição 1805

C- 0% R- 179 M- 80% G- 66 Y- 100% B- 21 K- 30%

PANTONE Cor da lixeira para 167 plástico

C- 17% R- 135 M- 100% G- 15 Y- 100% B- 17 K- 41%

PANTONE Suporte para placas 484 de proibição

As cores padrão para a sinalização do parque são as cinco cores da marca (verde, azul, marrom, laranja e bege). Essas cores dividem o parque em cinco grandes áreas, cada uma relativa a uma cor específica. Essa divisão ajuda o usuário a se localizar de maneira mais eficiente e organiza as áreas do parque, todo um grupo de placas dentro de uma determinada área possui a cor relativa a sua área. Para quebrar a repetição de uma mesma cor dentro de uma única área, os suportes são mais escuros que as placas, eles tem a mesma cor com adição de preto. As placas de situação também quebram a repetição possuindo o fundo da mesma cor da placa principal, porém suas bordas são da cor e seu suporte são da cor da área em que estão localizadas, para que o usuário possa se localizar no mapa. As únicas placas que não estão dentro da divisão hierarquica de cores do parque são as placas de sanitários e as placas de indentificação de árvores, para que mantenham um padrão particular, porém, conversam com as cores padrão do parque. Outro caso, são as placas de proibição, estas são vermelhas por obrigatoriedade. Foi criado também um padrão de lixeiras para o parque, as cores estão dentro da obrigatoriedade dos conjuntos de lixeiras recicláveis, porém, o suporte das lixeiras é cinza pois é uma cor neutra e possui o logo do parque em outline para manter um padrão.

Parque Água Branca

17


DETALHAMENTO DO SISTEMA

Lengendas

Mapa do Parque

93

92

91

75 79 76

68

78

77

70 74

72

71

97

69 57

19 80

67

95

58

61

73

56

80

63

95

59 55

64 83 81

68

65 53

85 100

62

47

35

36

40

52 41 51 49 42 50 43 46

86

19

54

84 82

37

38

94 99 34 39

44

33

98

22

15

45 23

29

12 13

31 87

32

28

11

30 14

27 90

26

16 21

25 96 89

24

20

88

10 17

19 18

1

5

2

6

9

7

8

3

4

1-Pavilhão 1, eventos 2-Pavilhão 2, eventos 3-Pavilhão 3, eventos 4-Pavilhão 4, associação Manga Larga 5-Pavilhão 5, eventos 6-Pavilhão 6, eventos 7-Pavilhão 7, eventos 8-Pavilhão 8, eventos 9-Pavilhão 9, eventos 10-Pavilhão para Equinos 11-Associação Cavalo ABOM E ÁRABE 12-Praça de alimentação 13-Prédio da ADM/ Auditório/ Banheiros 14-Centro de educação ambiental 15-Cocheira para equinos 16-Pombal 17-Área útil pavilhão 10 18-Área de banho para equinos 19-Área útil - Estacionamento 20-Coreto 21-Relógio de sol 22-Instituto de pesca SEDE 23-Casa do fazendeiro 24-Área central 25-Tanque de carpas 26-FUSSESP- Atendimento ao idoso 27-Praça do idoso 28-Viveiro - Mudas Franco Montoro 29-FUSSESP - Espaço Lucy Montoro 30-Desativado 31-Sub - Estação de Energia 32-Jardim 33-Jardim 34-Jardim 35-Centro Histórico e pedagógico 36-Nada consta 37-FUNDEPEC 38-Peixes e Bosque das Palmeiras 39-Instituto de Pesca - Aquário 40-Instituto de Pesca - DPI 41-Bosque 42-Bosque 43-Bosque 44-Bosque 45-Quiosque espaço leitura 46-Quiosque espaço leitura 47-Quiosque espaço leitura 48-Quiosque espaço leitura 49-Quiosque espaço leitura 50-Quiosque espaço leitura 51-Quiosque espaço leitura 52-Quiosque espaço leitura 53-Área da caixa D’agua Demolida

54-Banheiro 55-Bosque 56-Centro Esportivo Baby Barione 57-Carpintaria/ Marcenaria 58-Prédio da Manutenção 59-Instituto de Pesca 60-Nascentes 61-Instituto de Pesca - DIV. de interior 62-Área do bosque das palmeiras 63-Sanitários 64-Espaço das figueiras 65-Espaço Zootécnico 66-Pergolado/ Bambuzal 67-Centro esportivo Baby Barione 68-Centro esportivo Baby Barione 69- Prédio da Manutenção do Parque 70- Reciclagem do paque 71-TATTERSAL - Espaço cultural 72-Nosso cantinho 73-EDA - CHEESE 74-Museo geológico 75-Residência 76-Residência 77-Residência 78-Residência 79-Residência 80-Refeitório dos funcionários 81-Área Arbórea 82-Área Arbórea 83-Escoteiro 84-Setor de Manutenção do FUSSESP 85-Setor de Manutenção do FUSSESP 86-G2 - Portaria R. Ministro de Godoy 180 87-Sede do FUSSESP 88-Espaço Pique Nique 89-G1 Portaria R. FCO. Matarazzo 455 90-Monumento Gado 91-Terreno Vago 92-Residência 93-Garagem R. Turiassu 850 94-Feira Orgânica 95-Meliponário 96-Busto Fernando Costa 97-Arena TATTERSAL 98-Café orgânico 99-Lago preto 100-Cabine primária

Parque Água Branca

19


DETALHAMENTO DO SISTEMA Localização das Placas Obrigatórias

Desenvolvimento e Critérios de Importância Para facilitar a localização dos usuários, o parque foi divido em cinco setores, cada um representado por uma cor, obtidas a partir do sinal gráfico. Com isso, o percurso pelo parque é facilitado por esse esquema, assim como cada placa localizada em um setor tem a cor do setor em que se encontra. Placa Principal O parque só possui uma placa de fachada, que se localiza na entrada principal do parque, que é por onde entram a maioria dos usuários. Placas de Situação Existem seis placas de situação em todo parque, elas são de extrema importância para a localização dos usuários, devido a isso foram dispostas em locais chave. Setor verde-uma placa na entrada Setor azul- uma placa na entrada e uma placa próxima a área de leitura Setor bege- uma placa na subida a caminho das atrações como Tattersal e Mugeo Setor marrom- uma placa na entrada Setor laranja- uma placa ao lado da diretoria Placas de Orientação Existem doze placas de orientação por todo parque, elas são importantes para indicar aos usuários os caminhos a seguir afim de chegar no local desejado, devido a isso foram dispostas em todas as bifurcações existentes.

Placa principal

Placas de Localização As placas de localização dizem respeito ao local de atração em que se encontram, informando horários e funcionamento e informações básicas, elas foram dispostas em todas as entradas de atrações do parque.

Placa de situação Placa de orientação Placa de localização Parque Água Branca

21


DETALHAMENTO DO SISTEMA

Desenvolvimento e Critérios de Importância

Localização de Placas em Geral

Placas de Instituições O parque possui diversas instituições e entidades que funcionam dentro dele. No mapa foram enumaradas doze instituições de acordo com a planta baixa oficial do parque. Essas placas possuem informações básicas sobre as instituições, como horários de funcionamento e suas funções. Placas de Normas do Parque O parque possui três placas de normas, cada uma em uma entrada do parque, elas foram dispostas dessa maneira afim de o usuário se informar sobre as normas logo quando chega ao estabelecimento. Murais de Avisos Existem nove murais de avisos espalhados pelo parque em todas as áreas. Eles são muito utilizados pelos usuários, devido a isso foram dispostos em grande quantidade. Setor verde-um mural de entrada e um na praça do idoso Setor azul- um mural na praça de leitura e entrada Setor bege- um mural na subida ao lado de uma placa de situação e um próximo ao mugeo Setor marrom- um mural próximo a entrada Setor laranja- um mural na primeira bifurcação de entrada e outro ao lado de uma placa de situação a frente da diretoria. Placas de Informações de Árvores As plcas de informações de árvores se encontram espalhadas por todas as áreas de vegetação.

Vegetação_placas de informações das árvores

Instituições Normas do parque

Sanitários

Murais de avisos

Estacionamento Parque Água Branca

23


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Módulo Construtivo

Modularização das placas

Todas as placas foram construídas a partir da altura de uma pessoa de estatura média para os padrões brasileiros, 1,75m. O tamanho de cada placa foi decidido de acordo com as possibilidades confortáveis dentro do campo de visão para uma pessoa desse porte, assim como para cadeirantes e mulheres de estatura média (1,65m), com exceção da placa principal pois essa deve ser vista a grandes distâncias.

Medidas reais Placas Principal

Placa Principal Esta placa deve ser vista por pessoas e carros que estiverem passando pela rua de entrada do parque, devido a isso ela pode ser vista de ambos os lados. Possui 2,70m de altura e está localizada a aproximadamente 6,00m do chão.

PARQUE

ÁGUA BRANCA DR. FERNANDO COSTA

2, 70 m

Placa de Normas, Placa de Situação e Mural Possuem 1,75m de altura para que suas informações possam ser lidas claramente por todos os usuários. Possui campo de visão confortável tanto para pessoas de estatura média, como cadeirantes e crianças. Placa de Localização e Orientação Possuem 2,00m para que suas informações possam ser lidas de perto e principalmente a distância. Em ambos os casos a leitura possui campo de visão confortável a todos os usuários. Placa de Instituição Possui 1,55 de altura, sua visualização é perto, poranto está dentro do campo de visão confortável .

Placa de pictogramas

Placa de identificação de árvores

Placa de Sanitários Possui 0,30m de altura e está localizada a 1,75m do chão. Placas de Identificação de Árvores e Pictogramas Possuem 1,30m de altura, estão num campo de visão ainda confortável para todos os usuários, principalmente crianças e cadeirantes. A placa de identificação de árvores tem a leitura ainda mais facilitada pois possui vizualização em forma de púlpito. Parque Água Branca

25


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA Modularização das placas Placas de Situação

Placa de orientação

PARQUE

ÁGUA BRANCA DR. FERNANDO COSTA

Mural Placa de localização Praça do Idoso Dr. Egídio Lima Dorea Uso :

Leia as instruções antes de uso Inicie os exercícios com segurança Respeite suas limitações

Objetivos :

Reabilitação motora Convívio social Evitar quedas APROVEITE, ESSA PRAÇA FOI FEITA PARA VOCÊ

Placa de normas

Placa de sanitários 0,30 m Preze pelos bons constumes PROIBIDA a entrada de animais domésticos, salvo no caso de eventos PROIBIDO ao usuário alimentar os animais do Parque; PROIBIDA a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas É permitida a visitação dos edifícios administrativos do Parque após agendamento com antecedência mínima de 15 dias.

Placa de instituição

Parque Água Branca

27


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Códigos Pictográficos e Setas

Detalhamentos Setas

Setas O formato da seta com as extremidades arredondadas foi escolhido para que haja uma interação entre o desenho da seta e das placas.

Pictogramas

Ela deve ser usada sempre em constraste máximo, vasada dentro de um círculo ou apenas a seta negativada, como nos exemplos propostos.

Placas com pictogramas, exemplo de aplicação

Placa de sanitários_exemplo de pictograma 0,40 m

0,15m 0,52 m

0,04 m

0,24 m

0,15 m

0,12 m 0,15 m 0,82 m

0,04 m

1,30m

0,05 m 0,45 m

0,30 m

Pictogramas Os pictogramas devem ser usados em contraste máximo, em geral negativados sobre os fundos coloridos devendo ser respeitada uma área de respiro em relação a textos e as placas. Os pictogramas proibitivos devem ser usados em positivo dentro de uma área branca sempre com tarja e placa vermelhas. Placas com Pictogramas Todas possuem 1,30m. Os pictogramas devem ser dispostos na área demarcada de 0,15x0,15 no centro da placa, a área reservada a tipografia é de 0,04m. A placa possui 0,52m de altura e está localizada num suporte de 0,82m. Todas as placas estão de acordo com a divisão de cores do parque, com exceção das placas de proibição que são vermelhas e ficarão espalhadas por todo o parque. Placa de Sanitários A placa possui 0,40m na horizontal e seu suporte possui 0,45x0,30m. A área em que se localiza o pictograma é de 0,12x0,05m e área para tipografia é de 0,24x0,04m. Todas as placas de banheiro possuem cor padrão (cores especificadas nos padrões cromáticos), onde a placa é mais escura do que o suporte.

Parque Água Branca

29


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Especificações Projetuais

Detalhamentos

Placa Principal Localiza-se nas colunas de entrada principal do parque (simuladas em exemplo), podendo ser vista a grandes distâncias e de ambos os lados. Ela possui 2,70m de altura e está a uma altura de 6,00m do chão.

Placa Principal

6,00 m 1,00 m

1,02 m

PARQUE ÁGUA BRANCA

ÁGUA BRANCA

DR. FERNANDO COSTA

DR. FERNANDO COSTA

PARQUE 2,70 m

A marca está localizada numa área de 1,00x1,02m, alinhada ao centro na parte superior da placa criando um equilíbrio entre o formato da placa e o sinal gráfico. A placa principal possui fundo neutro afim de dar destaque a marca. O suporte está na cor verde, que faz parte das cores de áreas do parque, a cor foi escolhida para manter um equilíbrio entre a cor da placa e da tipografia, além de estar na entrada da área verde do mapa. Materiais Utilizados para a o Projeto de Sinalização As placas e suportes são feitos de alúminio entintado, ambas com estruturas internas para que tenham espessura e sustenção. As informações dispostas nas placas e suportes são plotadas com material de alta resistência para que resistam ao tempo e clima. Os suportes para mapas nas placas de normas são feitos de acrílico.

Parque Água Branca

31


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Especificações Projetuais

Detalhamentos

Placa de Situação Essa placa localiza-se em todas as áreas do parque, respeitando a hierarquia de cores específicas de cada área. Portanto, se a placa se encontra na área verde, ela terá o suporte verde.

Placa de Situação 0,70 m 0,39 m

Essa é a única placa que não possui textos e informações negativadas, com exceção dos números ao lado dos textos e no mapa assim como as legendas dentro dos círculos para que haja um bom contraste facilitando a visualização

0,39 m 0,81 m

PARQUE

ÁGUA BRANCA DR. FERNANDO COSTA

0,87 m

0,75 m

1,42 m

A placa possui 1,94m na vertical, as informações textuais estão dentro de uma área de 0,85m de largura e o mapa numa área de 0,70m também de largura. A marca está localizada numa área de 0,39x0,39m. O suporte da placa possui 1,42x1,95m, contanto com suporte e placa, o topo está numa altura de 1,75m.

0,11 m 0,54 m

0,85 m 1,94 m 0,35 m

1,95 m

Áreas do Parque

Exemplo das placas dividas por áreas

PARQUE

PARQUE

ÁGUA BRANCA

ÁGUA BRANCA

DR. FERNANDO COSTA

DR. FERNANDO COSTA

PARQUE

PARQUE

ÁGUA BRANCA

ÁGUA BRANCA

DR. FERNANDO COSTA

DR. FERNANDO COSTA

Áreas do Parque Para facilitar o passeio do usuário o parque foi divido em cinco áreas de acordo com as cores da marca. São elas : Área Verde- Entrada do parque, local onde se encontra o Fundo Social de Solidariedade (principal instituição do parque). Área Azul- Local de grande movimentação devido a praça de leitura. Possui grande área de vegetação. Área Bege- Possui movimentação média e grande quantidade de instituições Área Marrom- É quase inteiramente constituida apenas por instituições, com exceção das choceiras que ficam nesse local. Área Laranja- Área de grande movimentação em finais de semana e eventos, devido a arena central

Área Verde Área Azul Área Bege Área Marrom Área Laranja Parque Água Branca

33


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Especificações Projetuais

Detalhamentos Placa de Orientação

Exemplo das placas dividas por áreas

Placa de Orientação Essa placa localiza-se em todas as áreas do parque (nas principais bifurcações) respeitando a hierarquia de cores específicas de cada área. Portanto, se a placa se encontra na área verde, ela será verde. Todas as informações dessa placa devem ser usadas em negativo para que haja o contraste necessário a uma boa legibilidade. O logo do parque em outline aparece como sinal de enfeite na placa, podendo nesse caso ser usado de modo que não apareça inteiro.

0,51 m 1,40 m

Sua altura total é de 2,00. A placa possui 1,40x0,86m e o suporte 1,95x0,68m. As informações textuais se localizam numa área de 0,51x0,70m.

1,95m 0,70 m

0,85 m

Parque Água Branca

35


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA Indicação dos Percursos

Área verde-área do idoso, piquenique, fundo social de solidariedade Área laranja- pavilhões de eventos, instituições Área azul-espaço da leitura, aquário,etc. Área bege- tattersal, mugeo, meliponário,etc Área laranja- arena, diretoria, instituições Área marrom-cocheiras,espaço terceira idade, instituições Saídas de emergência

89

Parque Água Branca

37


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Especificações Projetuais

Detalhamentos Placas de Localização

Exemplo das placas dividas por áreas

Aquário do Estado de São Paulo

0,70 m

Funcionamento:

Praça do Idoso Dr. Egídio Lima Dorea

Funcionamento:

de segunda a domingo das 9 às 17 horas.

de segunda a domingo das 9 às 17 horas.

Preço:

Centro de eventos e atividades voltadas para a melhor idade

R$ 2,00

Estão isentos crianças de até cinco anos, adultos com mais de 65 anos e escolas públicas (estas últimas devem agendar visita na Administração do Parque).

0,16 m

Espaço Melhor Idade

Fone:

(11) 3865-4130/31

Fone:

(11) 3865-4130/31

Uso :

Leia as instruções antes de uso Inicie os exercícios com segurança Respeite suas limitações

Objetivos :

Reabilitação motora Convívio social Evitar quedas

1,50 m 0,50 m

APROVEITE, ESSA PRAÇA FOI FEITA PARA VOCÊ

1,20 m

0,55 m

Arena de Eventos e Equitação

Museu Geológico Valdemar Lefèvre

Funcionamento:

Coordenadoria de Informações Técnicas Documentação e Pesquisa Ambiental Instituto Geológico

de segunda a domingo das 9 às 17 horas.

Arena para eventos realizados no parque Aulas de equitação para crianças e adultos

Placas de Orientação Essa placa localiza-se em todas as áreas do parque em frente ao local de entrada a que diz respeito. Esse tipo de placa também respeita a hierarquia de cores específicas de cada área. Como exemplo é mostrada uma placa de localização de cada área. Todas as informações dessa placa devem ser usadas em negativo para que haja o contraste necessário a uma boa legibilidade. Com exceção das informações nas placas beges que devem ser usadas na cor marrom. Essas placas possuem o nome do local na vertical em fontes grandes para poderem ser lidas a grandes distâncias. Sua altura total é de 2,00. A placa possui 1,50m de altura e o suporte 2,00x0,72m. As informações textuais se localizam numa área de 0,70m de largura a 0,55m também de largura. Os títulos se encontram numa área de 0,70x0,16m, e os textos numa área de 0,50x0,55m.

Fone:

(11) 3865-4130/31

0,20 m

0,72 m

Parque Água Branca

39


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Especificações Projetuais

Detalhamentos Placa de Normas

Exemplo das placas dividas por áreas 0,12 m 0,35 m

0,90 m

0,19 m

1,00 m

2,00 m

Preze pelos bons constumes

0,24 m

PROIBIDA a entrada de animais domésticos, salvo no caso de eventos PROIBIDO ao usuário alimentar os animais do Parque;

1,25m

Preze pelos bons constumes

Preze pelos bons constumes

PROIBIDA a entrada de animais domésticos, salvo no caso de eventos

PROIBIDA a entrada de animais domésticos, salvo no caso de eventos

PROIBIDO ao usuário alimentar os animais do Parque;

PROIBIDO ao usuário alimentar os animais do Parque;

PROIBIDA a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas

PROIBIDA a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas

É permitida a visitação dos edifícios administrativos do Parque após agendamento com antecedência mínima de 15 dias.

É permitida a visitação dos edifícios administrativos do Parque após agendamento com antecedência mínima de 15 dias.

0,11 m

PROIBIDA a utilização de skates, patins, patinetes e bicicletas É permitida a visitação dos edifícios administrativos do Parque após agendamento com antecedência mínima de 15 dias.

Placa de Normas Essa placa localiza-se em todas as entradas do parque em frente ao local de entrada a que diz respeito. O parque possui três entradas, portanto são três placas no total respeitando a divisão do parque por áreas coloridas. Todas as informações dessa placa devem ser usadas em negativo para que haja o contraste necessário a uma boa legibilidade. As placas devem ficar preferencialmente embaixo de locais cobertos, pois possuem suportes para mapas que serão disponíveis aos usuários. Sua altura total é de 2,00. A placa possui 1,25m de altura e o suporte 2,00x1,15m. As informações textuais no suporte se localizam numa área de 1,00x0,61m. O logo do parque possui 0,12x0,90m. Na placa de mapas as informações textuais estão numa área de 0,35x0,19m e cada suporte de mapa possui 0,24x0,11m.

0,81 m

1,15 m

Mural

Exemplo das placas dividas por áreas 2,01 m

0,06 m

0,79 m

1,30 m

0,45 m 1,54 m

0,42 m

Mural O mural localiza-se em todas as áreas do parque e em grandes quantidades e respeita as especificações de cor por área. Possui 1,75m de altura no total. A placa possui 2,01x1,30m e o suporte 1,54x2,12m. O nome “mural de avisos” se localiza numa área de 0,79x0,06m e o logo do parque em outline, nesse caso utilizado como sinal de enfeite da placa pode ser colocado de maneira que não apareça inteiro, ele se localiza numa área de 0,45x0,42m.

0,40 m

2,12 m

Parque Água Branca

41


COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

Especificações Projetuais

Detalhamentos Placa de instituição

Exemplo das placas dividas por áreas

0,64 m

0,05 m

0,46 m

1,25 m

0,10 m

1,55 m

0,60 m

Placa de Instituição Essa placa localiza-se em todas as entradas de instituições que existem no parque e seguem o sistema de hierarquia de cores por área. Todas as informações dessa placa devem ser usadas em negativo, exceto no caso das placas beges em que as informações textuais devem ter a cor marrom para que haja o contraste necessário a uma boa legibilidade. As abreviações dos nomes de instituições se encontram na vertical e em tamanhos grandes de fonte para que possa ser vista de longe. Sua altura total é de 1,55. A placa possui 1,25m de altura e o suporte 1,55x0,75m. O nome inteiro da associação está localizado numa área de 0,64x0,05m e as informações textuais se localizam numa área de 0,50x0,46m. A abreviação na vertical se localiza numa área de 0,10x0,60m.

0,50 m

Placa de identificação de árvores Localiza-se em todas as áreas em que as árvores são especificadas por espécie. Essa placa possui cores específicas e não faz parte da divisão de áreas do parque por cor. É a única placa que possui visualização em forma de púlpito.

0,75 m

Placa de identificação de árvores 0,25 m 10 cm

A placa possui 1,55m de altura no total. A parte superior possui 20x20cm, o logo está localizado numa área de 4x2cm e seu suporte possui 0,80m.

5 cm 0,05m

20 cm 2 cm 4 cm

0,80 m

20 cm

Parque Água Branca

43


APLICAÇÕES NO ESPAÇO Comparações antes e depois

Placa Principal_antes

Placa de Situação_antes

Placa Principal_depois

Placa de Situação_depois Parque Água Branca

45


APLICAÇÕES NO ESPAÇO Comparações antes e depois

Placas de Orientação_antes

Placa de Localização_antes

Placa de Orientação_depois

Placa de Localização_depois Parque Água Branca

47


APLICAÇÕES NO ESPAÇO Comparações antes e depois

Placa de Localização_antes

Placa de Normas_antes

Mural de Avisos_antes

Placa de Localização_depois

Placa de Normas_depois

Mural de Avisos_depois Parque Água Branca

49


APLICAÇÕES NO ESPAÇO Comparações antes e depois

Placa de Sanitários_antes

Placa identificação de árvores_antes

Placa cadeirantes_antes

Placa de Sanitários_depois

Placa identificação de árvores_depois

Placa cadeirantes_depois Parque Água Branca

51



Sinalização Água Branca