Issuu on Google+

Edição 12 · Ano II · A9 Editora · Distribuição Gratuita · Granja Viana / Cotia / Vargem Grande · 11 4159.7944 / 4303.9200 DESDE

1997

Sérgio Daré ...da Caza Royalle: “Nossa missão é auxiliar clientes e amigos a colecionar momentos!”

momentos COLECIONE

E AINDA: · Maestro Carlos Moreno · Do Cemucam para Sochi · Lado a Lado com Eduardo Araújo · Avaliando funcionários, investindo em talentos

fb.com/RevistaPrimeira


PRIMEIRA · 12

2

O Tantra possui a fusão do melhor da culinária asiática no tradicional sistema A la Carte ou no famoso Mongolian Grill, onde você monta o prato escolhendo as diversas opções entre camarões, lulas, peixes e carnes especiais e exóticas, como tubarão, búfalo e javali. Com a escolha dos mais diversos acompanhamentos, tudo é preparado na hora em uma enorme chapa onde você se serve quantas vezes desejar.

Com atrações para todas as idades, shows e apresentações inusitadas, como a dança da incrível dançarina Giselle e sua serpente Toth. O espaço Kids garante a diversão da criançada e o conforto de toda a família. Eventos são sempre bem vindos. No dia a dia, o almoço executivo ou o happy hour se tornam muito mais interessantes. Esperamos sua visita.


PRIMEIRA · 12

3

Venha viver uma verdadeira experiência gastronômica! Restaurante · Drinks · Almoço Executivo · Shows · Eventos

Av. São Camilo, 988 · Granja Viana Reservas: (11) 4702.6883 / (11) 4702.6923 www.tantrarestaurante.com.br


A Copa e o futebol no Brasil O

Há várias versões que apontam outros jogos realizados no país antes dessa data. Mas uma, em especial, ganhará evidência. Em pesquisa realizada pela A9 Editora (revista Primeira) sobre o Colégio São Luís, quando ainda estava em Itu, fica demonstrado que o futebol aqui começou a tomar forma a partir de 1880. A publicação Pontapé inicial para o futebol no Brasil – O bate-bolão e os esportes no Colégio São Luís: 1880-2014, a ser lançada no início de maio, dentro das comemorações de aniversário do Colégio, irá trazer um detalhado estudo sobre como os jesuítas conheceram e trouxeram o futebol para o Colégio. Adeptos do estímulo às práticas esportivas, os jesuítas incluíram em suas bagagens duas bolas de futebol e um livrinho com as regras sobre como jogar. Na próxima edição da revista Primeira, mais detalhes dessa aventura às origens do futebol no Brasil.

COPA

s preparativos se intensificam. A Copa do Mundo de Futebol está próxima. E Cotia, cidade sede da seleção da Colômbia, acompanhará o evento mais de perto ainda. O tema, que tem mobilizado pessoas, empresas, instituições e mídia, revela outro fato: em 2014 a seleção brasileira completa seu primeiro centenário. O primeiro jogo oficial da seleção ocorreu em 1914, 20 anos depois de Charles Miller ter chegado a São Paulo, para iniciar um trabalho pioneiro de implantação e difusão do futebol. Pioneiro?

PRIMEIRA · 12

4

Copa é no Granjota A

Copa do Mundo está chegando! Nossa região, em breve, receberá a seleção colombiana que irá treinar e se preparar em campos cotianos para participar das competições. Por certo, a recepção aos nossos vizinhos será positiva, acolhedora e estimulante. Afinal, a Copa do Mundo é um bom momento para compartilhar, conhecer e descobrir o melhor nosso e dos visitantes. A Granja Viana tem um lugar especial para esse momento tão esperado! É o Granjota, onde será possível saborear, torcer e festejar. Venha com os colegas de trabalho, amigos e familiares! Reúna a galera, torça, vibre, comemore ... nós vamos proporcionar um maravilhoso lugar para suas melhores lembranças da Copa. No Granjota serão 2 telões internos, 2 TVs 50” e uma tela externa para você não perder um lance sequer. Num ambiente prá lá de incrível, com excelente serviço, cada momento de olho na tela há de pulsar juntamente com todos os outros que estarão torcendo pelo que de melhor o futebol pode trazer: a alegria. E Você já está no clima? Pensou na Copa? Pensou Granjota. GRANJOTA: Av. São Camilo, 183 – Granja Viana 4612.2738 / 4612.3661 – fb.com/granjotapizzagrill


PRIMEIRA · 12

5

4612 4106 · 4612 1559 · Rod. Raposo Tavares, km 23 · Granja Viana Segunda a Sexta: 9h00 às 20h00 · Sábado: 8h30 às 19h00


EDITORIAL

Na batuta e na vida

PRIMEIRA · 12

6

Novo e velho se misturam na continuidade de um caminhar, do desafio já ultrapassado, conquistado, superado. Tudo resultado do mundo que nos habita e do mundo que nos rodeia. É um longo caminhar. Nada chega por acaso, é o fruto do semeado, regado e cuidado, às vezes por anos e décadas, para se chegar a uma conquista. Na música, no esporte, na escrita, nas mais diferentes profissões, em todas as escolhas. É algo que surge em nossas vidas, acende uma luz interior, e, então, passa a nos acompanhar, nos remete para frente, nos empurra para algo que precisamos compartilhar. É uma cota nossa que precisamos deixar como contribuição para o avanço de uma pequena comunidade ou de toda humanidade. São anos de estudo, empenho e somatórias de vidas que colocam um maestro à frente de uma orquestra de jovens, que também optaram por muita dedicação. São anos de admirável esforço para um atleta paralímpico subir no pódio da vida e ser reconhecido. São anos de rock e amor que sobrevive às despedidas. São empresas, profissionais, pessoas comuns que acreditam em seus sonhos e talentos e investem suas vidas para deixar um legado ao mundo: a fé no futuro.

Paulo Goulart, Editor · Rachel Soares, Redação

48 32 24 COPA A Copa e o Futebol no Brasil, 05 ETC ETC, 08, 10 e 14 CAPA Colecione momentos, 16 MÚSICA Lado a Lado, 22 Música Transformadora, 24 COMPORTAMENTO Crianças... como se sentem?, 27 O que é psicanálise?, 43 ESPORTES Montain Bike, 29 Pedaladas Noturnas, 30 Do Cemucan para Sochi, 32 É a Copa chegando, 35

ESTÉTICA Embelezamento do olhar, 20 GESTÃO Como vai o desempenho, 39 ESCRITÓRIO Setor continua aquecido?, 41 TECNOLOGIA Vantagens para sua empresa, 42 EMPRESA Design diferenciado, 44 Comércio como missão, 50 HISTÓRIAS DE COTIA Nosso Futebol, 48 ÁGUA Mais água para a região, 53 BASTIDORES Bastidores, 58

30 facebook.com/RevistaPrimeira

Diretor Paulo Cezar Alves Goulart Diretora Comercial Marisa de Paula Souza Jornalista Responsável / Redação Rachel Soares - Mtb 662/PR COLABORADORES Comercial Cíntia Dix Projeto Gráfico e Diagramação Pedro Caetano Colaboradores em Anúncios e Diagramação Suely Meng e Vitorio Lifante Revisão Amaury de Paula Souza Apoio Éden Luiz · Impressão Vox Tiragem 15.000 Exemplares Endereço Estr. Volta Redonda, 285 - Piso Superior 06730-000 · Vargem Gde. Pta. / SP Fone/Fax (11) 4158.6184 / 4159.7944 · www.revistaprimeira.com.br · primeira@a9editora.com.br Primeira é uma publicação A9 Editora Ltda · CNPJ 00.119.031/0001-66 · IE 720.010.718.117 Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista. As informações e as imagens dos anúncios foram aprovadas e autorizadas pelos respectivos anunciantes, sendo de responsabilidade das empresas ou profissionais anunciantes os direitos autorais, intelectuais, de propriedade e de imagem. Jornalista e colaboradores desta edição não mantêm vínculo empregatício de qualquer natureza com a A9 Editora.

Capa: Academia Gladius Foto: Túlio Vidal www.tuliovidal.com.br 11 9 8456.6007


RETRANCA

O melhor da culinária japonesa em um ambiente surpreendente

Aqui você vai surpreender-se com nossos ambientes e principalmente com um atendimento especial. Estamos prontos para atendê-los!

PERSONAL CHEF Agora você poderá fazer suas festas ou eventos profissionais acompanhados com os deliciosos pratos típicos da culinária japonesa, preparados pelo experiente Sushiman Elizeu.

Taki Sushi - Bothanic Lounge (11) 4777-9893

Rua dos Manacás, 557 Granja Viana - Cotia/SP

PRIMEIRA · 12

O Restaurante Taki Sushi surgiu com a proposta de oferecer a você e sua família o que há de melhor da culinária 7 japonesa.


HOMENAGEM A professora Sara Gonçalves, administradora do Celebration SPA e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Perfumaria, das Faculdades Oswaldo Cruz, foi laureada com oPrêmio Excelência Mulher, outorgado pela Fraternidade Aliança Aca Laurência, braço social do CIESP, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A premiação ocorreu na Sala São Paulo com a Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins.

FIOS E FORMAS

PRIMEIRA · 12

ETC

8

GRUPO

tivo a i r c ito l! Um je r saudáve de se

PARABÉNS CINTHIA CRUZ Numa festa recheada de estrelas e estrelinhas, estiveram presentes no aniversário da atriz mirim Cinthia Cruz, a Cris da novela Chiquititas, cujo elenco compareceu em peso, os atores do Carrossel, Patrulha Salvadora entre outros. O evento, organizado pela empresa Mariah Eventos e a Chef Jane Ladeira, além de outros colaboradores, aconteceu em uma residência na Granja Viana. Numa festa memorável, os presentes divertiram-se a valer e atualizaram as novidades e contatos.

Um jeito criativo de ser saudável!

Estar Leve

Emagrecimento Saudável e Mudança de Hábitos

(11) 4303.9939 / 4303.9200 · estarleve@estarleve.com

Alexandre Camboim

ETC.

Marisa Orsi e sua equipe do Salão Fios e Formas comemoram um ano de sucesso absoluto! Afinal, com honestidade, conhecimento técnico e carinho a equipe do Fios e Formas sabe como fazer cada cliente mais felizcom sua imagem no espelho.


PRIMEIRA 路 12

9

RETRANCA


JOIAS E CERÂMICA

ETC

Uma exposição imperdível acontecerá entre os dias 18 e 21 de abril na Villa do Imperador, Empório Gastronômico (Rodovia BunjiroNakao, 504 – km 68,5 – Ibiúna). O eventocontará com o lançamento de joias com cerâmica da joalheira e designer de Komica K. de Souza Pinto, há 10 anos estabelecida em Ibiúna, onde realiza intensa produção principalmente sob encomenda. As joias contam com peças em cerâmica confeccionadas pela ceramista, professora e arquiteta Tania Schmidt, que deu aulas durante muitos anos no Atelier HidekoHonma. Komica iniciou seus estudos na FAAP/SP com o professor Patrício Alzamora, em 1999, e posteriormente continuou se aprimorando com diversos joalheiros e designers, entre eles, o professor Salvador Francisco, da Escola Arte Metal. Participou de diversas exposições de joalherias em São Paulo. No evento na Villa do Imperador – Empório Gastronômico, Komica fará o lançamento especial de joias com cerâmica. Imperdível!

PRIMEIRA · 12

10

Foi um sucesso o lançamento do CD Jair Oliveira 30, dia 2 de abril, no The Square Granja Vianna. O cantor, violonista e compositor, filho do conhecido cantor Jair Rodrigues, entrou cedo para a carreira. Aos 6 anos integrou a Turma do Balão Mágico e diz que teve o privilégio de saber, desde muito cedo, que sua paixão era a música, não a fama. Foi estudar música fora do país, no BerkleeCollegeof Music, nos Estados Unidos. Os anos passaram, Jair Oliveira comprova mais uma vez seu talento e lança seu novo CD.

Assessoria de Comunicação de Vargem Grande Paulista

ETC.

JAIR OLIVEIRA 30

MULHERES EM AÇÃO 2014 Pelo sexto ano consecutivo, num evento permeado de emoção, afetividade e descontração, o Fundo Social de Solidariedade de Vargem Grande Paulista promoveu na noite do dia 28 de março, o “Mulheres em Ação”. Foram doze mulheres do município homenageadas e que e se destacaram por seu trabalho ou pela sua atuação social no município. Como disse a primeira dama Fátima Rocha, “Homenagear essas doze mulheres é uma forma simbólica de prestar uma homenagem a todas as mulheres da região, valorizando a influência feminina na sociedade”. Daniela Roseti


PRIMEIRA 路 12

11

RETRANCA


26 ANOS

Promoções válidas por período indeterminado e para as duas unidades da Téia Cabeleireiros.

TÉIA

TÉIA I

CABELEIREIROS UNISSEX

Dia da Noiva · Cabelo em geral · Massagens · Podologia · Depilação Novidades na estética: · Peeling de diamante · Peeling químico · Limpeza e higienização facial · Drenagem linfática · Massagem modeladora · Lipoescultura gessada ortomolecular · Tratamento de celulite grau I, II e III

Cabeleireiros: Téia, Barbara, Márcia, Zinho, Marcos Manicures: Cláudia, Érica, Rosana, Vanessa, Tati, Michele Podóloga: Fabiana · Esteticista: Denise · Depiladora: Maeli Cabeleireiros: Sofia, Sandra, Washington Manicures: Yara, Jú, Neusa, Erica, Jane Depiladora: Cristina (Cris)

(Com aparelho endermoterapia / Ultrassom / Corrente russa)

TÉIA II

Promoção para novos clientes: Apresente este anúncio e ganhe 50% de desconto no corte ou escova ou massagem* E MAIS: BOTOX CAPILAR A PARTIR DE R$ 80,00*!

CRIS

DEPILADORA

TÉIA I: 4702.7088 / 4702.7532 Praça Airton Senna, Parque São George, 59

TÉIA II: 4702.6663 / 4702.8179

agora em novo endereço: Avenida José Giorgi, 1250 Venha conferir!

***

ETC.

Avenida José Giorgi, 1250 - Lj. 16 (próx. ao Mini Extra)

Precisa-se de podóloga, massagista e esteticista

www.teiacabeleireiros.com.br · teiacabeleireiros@hotmail.com

PRIMEIRA · 12

12

FIQUE BELA EM UM PISCAR DE OLHOS! CABELOS - Lavagem - Corte - Penteado - Tintura - Hidratação - Progressiva - Escova - Alongamento - Química em geral PELE - Maquiagem - Limpeza de pele - Hidratação - Design de sobrancelhas - Sobrancelhas definitivas

ES ÇÕ ! O M L!! PRO ABRI DE

Drenagem Linfatica 450 X 380

CORPO

- Depilação - Manicure - Pedicure - Massagem linfática - Massagem anti-stresse - Bronzeamento a jato e UV

SEJA UM DESTAQUE EM SEUS EVENTOS!!! Maquiagens especiais para festas e noivados.

Sobrancelha definitiva R$150,00 11 4551-4788 majestic.granja majestic@majestichair.net Rua João Paulo Ablas, 559 - Cotia - SP


CABELO / ESTÉTICA

Tudo isso pra deixar você ainda mais glamurosa! Venha tomar uma café conosco e fazer uma avaliação sem compromisso. · AMBIENTES CLIMATIZADOS · ESTACIONAMENTO NO LOCAL COM SEGURANÇA

· INTERNET WI-FI · ACESSO PARA CADEIRANTES

4612.2345 Av. São Camilo, 186 - Granja Viana Segunda 11h às 20h Terça a Sábado 08h às 20h Último horário agendado às 19h20

13 PRIMEIRA · 12

Alongamento de cabelos (método Great Lengths) Design de sobrancelhas Penteados simples e sofisticados, festas, debutantes, noivas, etc... Maquiagens (festa, com cílios e dia a dia) Reflexos, californianas, sombre hair Tratamentos e reconstruções em geral Outros: manicure, depilação, podologia, limpeza de pele, massagens...

RETRANCA

Cortes femininos e infantil Texturização masculina, barba desenhada (cuidados especiais o público masculino) Coloração Cabelo afro americano


No restaurante, o Alecrim está presente nos mais variados pratos: no salmão grelhado, na batata ao murro, nos assados de frango e temperos de saladas. Segundo Odalea, os clientes do Alecrim buscam uma comida autenticamente caseira, saudável, natural, com variedade e qualidade, em ambiente familiar e a preço justo. “Nossos clientes são aqueles que trabalham nas redondezas, que moram na cidade e que preferem, por praticidade, fazer suas refeições fora de casa e, ainda, aqueles que estão por passagem na cidade. Todos procuram um ambiente agradável, confortável e que transmita a sensação de almoço feito em casa.” Restaurante Alecrim: 4551.4128

FARMA 100 COM BOAS NOVIDADES Que tal um atendimento diferenciado e ainda com 75% de desconto em medicamentos? Pois na Farma 100 basta você fazer o seu cadastro e já poderá começar a usufruir de todos os benefícios oferecidos pela FARMA 100. E a boa notícia: sem taxas e sem anuidades. E também para as empresas é possível fazer convênios. Informações: 4612.9878 / 4612.1236

NOVA PRAÇA A comunidade pediu durante anos e agora acaba de acompanhar a inauguração da praça do km 26,5, na Av. José Giorgi. A área conta com espaço de convivência, academia ao ar livre, internet grátis, ponto de táxi, floricultura, pastelaria, monitoramento por câmeras e uma Base Operacional 24h da Guarda Civil Municipal. O prefeito Carlão Camargo, durante o evento, assinou o decreto de criação da Coordenadoria de Relacionamento com Condomínios e Bolsões, ligada à Secretaria de Obras.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cotia

PRIMEIRA · 12

14

REFEIÇÕES COM AROMA E SABOR CASEIRO A inspiração veio do Mediterrâneo e está presente nos pratos e ambiente. É o Alecrim Restaurante e Café, inaugurado dia 12 de agosto de 2012 em Cotia. A família, que já atuava no seguimento de bolos e doces finos para festas, resolveu investir no ramo da gastronomia. “Em nossa família, o alecrim sempre esteve presente à mesa, nas mais variadas refeições, harmonizando o seu intenso aroma principalmente nas carnes grelhadas”, diz a proprietária Odaléa Peniche Alegre, uma advogada apaixonada por culinária, tanto doce quanto salgada. O restaurante era um sonho antigo: “Quando fazíamos reuniões em casa para os amigos o salmão com o molho de mel e alecrim, todos diziam que deveríamos abrir um restaurante”. O nome não poderia ser outro. O alecrim, conhecido por rosmarino ou rosmarinus, que significa orvalho do mar, é utilizado na culinária, medicina e ainda possui propriedades terapêuticas comprovadas.

TRANSPORTE GRATUITO O Shopping Pátio Cotia colocou em operação um serviço de transporte gratuito até o centro de Cotia. Uma van, devidamente identificada, fará o trajeto diariamente, exceto domingo, das 11h00 às 20h00. No itinerário: Av. Antônio Mathias de Camargo, Av. Nossa Senhora de Fátima, Av. José Manoel Pedroso, R. Senador Feijó, R. Lopes de Camargo até a Igreja Matriz, retorno pela Av. Antônio Mathias de Camargo. Informações: 4148.0973

ETC

ETC.

SHOWS NO TANTRA Com atrações para todas as idades, shows e apresentações inusitadas, o Restaurante Tantra é pioneiro no conceito de gastronomia com entretenimento. Nas noites de sexta-feira, um show de dança com Gisele Kenj e sua cobra albina de 3m de comprimento. Aos domingos, um incrível show aéreo da Cia. Base! Tantra: 4702.6883 - Av. São Camilo, 988


O ALECRIM RESTAURANTE e CAFÉ é a mais nova opção de restaurante por quilo para quem quer desfrutar de bons momentos, saboreando o melhor da cozinha caseira: ambiente aconchegante, refeições saborosas e preço justo você encontra no ALECRIM, o seu ponto de referência na hora do almoço.

RETRANCA

VENHA CONFERIR!!!

PRIMEIRA · 12

15

Rua Turmalina, 55 - Jardim Nomura - Cotia · (Entre a Prefeitura e a Justiça do Trabalho) / Fone: 4551.4128


Colecione momentos na Caza Royalle Fotos Túlio Vidal / Studio 01

PRIMEIRA · 12

16

á um trocadilho divertido. Em um primeiro momento o significado de Caza Royalle indica um local, mas na verdade em sua essência vem de uma composição de origens. Caza; caça em espanhol; alle, para em alemão; e, royal do francês magnífico, esplêndido, confortável. Essa complexidade foi uma homenagem aos melhores produtores de vinho (Alemanha, Espanha e França e ao final quer dizer Local Fino e, também, Caça ao Tesouro. Nossa missão é auxiliar clientes e amigos a colecionar momentos”, diz Sérgio Daré, sócio proprietário da Caza Royalle. Assim, Caza Royalle propõe uma caça ao tesouro. E são inúmeros os tesouros escondidos em suas harmoniosas prateleiras de madeira. É bom olhar com calma. Já na entrada as cervejas belgas, dividem espaço com as argentinas, alemãs e inglesas entre 80 rótulos disponíveis. Em seguida, os destilados da Rússia, Suécia, Polônia, os molhos, as massas, os petiscos, geleias, queijos e salames importados, entre eles, o destaque fica para o inconfundível Jamon Salamanca espanhol. E têm mais, os pães italianos da Basilicata, tabacaria, chocolates suíços e uma geladeira de sorvetes. Mas, ainda não percorremos as prateleiras dos vinhos. Ah, os vinhos! São 250 rótulos de diferentes países e origens, da Argentina, Chile, Itália, sem falar nos espumantes franceses e no surpreendente Cava, espanhol espumante. Chama a atenção os vinhos sem álcool, que não podem ser confundidos com suco de uva. São vinhos, só que com o teor alcoólico próximo a zero, o que os classifica como sem álcool. “Na Caza Royalle tudo foi pensado, calculado, planejado”, diz Sérgio.

“Este é um projeto que já remonta há mais de 20 anos de desejo, planejamento, pesquisa e muito amor pelo negócio. Comecei a trabalhar com 14 anos, em Botucatu, direto no balcão de atendimento com alimentos e bebidas, servindo os clientes. A paixão pelo vinho veio cedo, não exatamente por consumir vinho, mas eu ficava encantado com as garrafas, as histórias e a complexidade notável ao escutar clientes. Ganhava meio salário mínimo e reservei uma parte para montar minha primeira mini adega, com 7 garrafas. Mas houve um grande problema na ocasião, hoje é divertido relembrar, pois minha mãe achou que eu iria beber os vinhos...”


Sérgio é um Wine Lover, amante do vinho, um apaixonado e pesquisador da bebida e sua história. Ele sempre participou de feiras, fez cursos e continua estudando sempre. “Também sou um apaixonado pela gastronomia. Adoro receber amigos, cozinhar, descobrir sabores e aromas, servir boas bebidas. Quando conheci esta região também fiquei encantado pela beleza natural, povo hospitaleiro e capacidade econômica. E exatamente por isso imaginei, projetei e abri a “Caza Royalle.” O cliente que chega pela primeira vez à Caza Royalle pode se surpreender com o atendimento simpático dos funcionários, treinados para ajudar o cliente a levar os melhores produtos para aquele momento. “Todos os dias temos bebidas e alimentos para a degustação, isso somado a uma pesquisa junto ao cliente torna possível uma indicação mais assertiva para atender aquele momento específico da vida do cliente.” O slogan da Caza Royalle é: “Colecione Momentos”. “Não desejo só vender produtos alimentícios, quero que o cliente possa maximizar um momento de sua vida e para isso uso todos os meus recursos e tempo para atender e entender o cliente.”  Fica o convite: venha fazer um passeio pelas delícias e prazeres que o local oferece. Quem vem uma vez, com certeza fica com vontade de voltar para descobrir mais um tesouro escondido nas convidativas prateleiras.

4559.1044 / 4559.1088 www.cazaroyalle.com.br R. das Camareiras 11 – Loja 2

CAPA

O cliente que chega pela primeira vez à Caza Royalle pode se surpreender com o atendimento simpático dos funcionários, treinados para ajudar o cliente a levar os melhores produtos para aquele momento.

17 PRIMEIRA · 12

De lá para cá, Sérgio armazenou, estudou e viajou para conhecer vinhos e cervejas, bebidas que se reportam à própria história da humanidade e das religiões. “É uma questão cultural, associada ao caminhar da humanidade. Hoje, mais sofisticadamente, está ligado à gastronomia e à saúde, devido às suas propriedades benéficas, como os flavonóides.” Detalhista, Sérgio quis causar ao cliente que entra em sua loja, um sentimento de busca pelo tesouro. “Desejei causar a mesma sensação que uma criança sente ao entrar em uma loja de brinquedos”. E ele procurou conhecer bem o cliente. “Durante os anos de pesquisa ficou claro que há uma complexidade de tipos de clientes e tipos de produtos. Então escolhi produtos, disposição e espaços cuidadosamente para que seja uma espécie de tabuleiro e que o cliente chegue ao final com todos os itens que deseja.” Sérgio comenta que existe um rótulo de vinho para cada momento, dependendo da ocasião, do clima, do acompanhamento. “Um sabor não pode competir com o outro. É preciso haver uma harmonização perfeita, para causar frisson, aquele ar de mistério, aquele prazer singular, que enaltece o consumo saudável do vinho.” Ele trabalhou como gerente de grandes empórios de alimentos e bebidas, cursou Faculdade de Administração com pós-graduação em Gestão Financeira, atuou durante 10 anos no mercado financeiro, foi gerente geral do Citibank e atualmente cursa faculdade de Engenharia Civil. “Há anos eu sonho com um lugar como a Caza Royalle, onde os clientes possam usufruir momentos inesquecíveis. Por isso, este deck com vista para a Serra de São Roque recebeu o nome de Momentos para você, ou seja, é um lugar onde você pode degustar um vinho, sentir seu aroma, seu buquê, saborear um petisco e se sentir de bem com a vida. Onde você pode continuar um papo agradável com um amigo, tomar uma cerveja, vinho, café ou fumar um charuto.”


HAIR STUDIO

www.olivershair.com.br GRANJA VIANA (11) 4702.7751 / 4702.7797 EMBU DAS ARTES (11) 4241.7071 / 4704.7071

Feminino · Masculino · Infantil

ESTÉTICA

Alongamento · Tranças Afro · Escova Progressiva Light Estética Facial e Corporal · Podologia · Unha Gel e Porcelana Design de Sobrancelhas · Dia da Noiva

Shopping Granja Vianna 4613.6867 | Walmart Granja Viana 4777.0003 | Raposo Shopping 3731.3035 Shopping União de Osasco 3184.4541 | Bonfiglioli 3768.6208

PRIMEIRA · 12

18

Massoterapia Clínica e Acupuntura

Mariane Leite Satosp - 2261

Atendimento Empresarial Terapia Auricular Shiatsu Shiatsu Especial Anmá Reflexologia Shantala

Massagem Corretiva Massagem Clássica Massagem Pós Operatório Massagem para Gestante Kinésio Taping Drenagem Linfática

KORYO SOOJI CHIM (TÉCNICA COREANA DE ACUPUNTURA) Técnica cientificamente comprovada e desenvolvida em universidades do japão Telefone: (11) 9 9176 4766 E-mail: massoterapiaclinica@yahoo.com.br Fanpage: MarianeLeiteMassagemeAcupuntura

Inovadora técnica URA LASERPUNT Totalmente Indolor!

Estrada de Caucaia do Alto 2000 - sl. 04 - Centro Comercial Boulevard Boucault


Benvenuto Instituto de Beleza

ÚNICO! · · · · ·

Design de Sobrancelhas Especializado em Dia da Noiva Tratamentos Corporais e Faciais Depilação com Cera Egípcia Especialista em Mechas

Av. Elias Alves da Costa, 1071 Centro - Vargem G. Paulista

fb.com/BenvenutoInstitutoDeBeleza

ESTÉTICA

4159.3901 / 9 5783.4744

PRIMEIRA · 12

19

Cabelo · Make · Estética Podologia · Manicure Depilação

4148.7878 · www.salaofioseformas.com.br · Estr. de Caucaia do Alto, 3225 - Tijuco Preto


Embelezamento do olhar

ESTÉTICA

É PRIMEIRA · 12

20

o olhar que conquista, realça a beleza, demonstra coragem, liderança e alegria de viver. E a valorização do olhar é justamente a especialidade do Spa das Sobrancelhas. “Utilizamos tratamentos e técnicas exclusivas para o embelezamento dos olhos”, diz Durval Figueira, à frente da primeira franquia da rede Spa das Sobrancelhas na região da Granja Viana, Cotia e Vargem Grande Paulista. “A mudança no design das sobrancelhas muda a expressão dos olhos e do rosto. É essencial tanto para a valorização pessoal como profissional.” Ele comenta que o Spa das Sobrancelhas surgiu no Rio de Janeiro em 2007, alguns anos depois se tornou franquia e hoje possui 250 lojas em todo Brasil. “Na nossa região é a primeira e promete revolucionar os cuidados com as sobrancelhas”, diz. “O grande diferencial do Spa é que ele utiliza métodos exclusivos e resultantes de pesquisas específicas para a região dos olhos e do rosto.” Durval segue à risca a visão do empreendimento: “Ser referência global no mercado de beleza, reconhecida pela excelência em atendimento, serviços, produtos, relacionamento com clientes e colaboradores”. Ele cita alguns dos serviços disponibilizados no Spa das Sobrancelhas, como, desing de sobrancelhas, permanente de cílios, desondulação de sobrancelhas, coloração com Henna para sobrancelhas, coloração de sobrancelhas e cílios e dermopigmentação. Entre eles a dermopigmentação, que, por não ser definitiva, dura, em média, de 8 meses a 1 ano e meio. O pigmento é introduzido por agulha descartável .

Sinta sua essência, valorize seu olhar, ressalte sua beleza.

Para a segurança e tranquilidade da cliente, o procedimento é feito com lápis próprio para sobrancelha, realizando o esboço para visualizar o resultado final. Os consultores que atuam no Spa são treinados para criar, através do design das sobrancelhas, uma composição harmoniosa e adequada às proporções geométricas de cada rosto, segundo o tipo de pele e o gosto pessoal. A desondulação, design das sobrancelhas, permanente de cílios e muitas outras técnicas possibilitam a maior expressividade do olhar e a marca de um estilo único e belo. Venha conhecer o Spa das Sobrancelhas na Granja Viana e descubra do que seu olhar é capaz! (11) 4617.3550 - www.spadassobrancelhas.com.br Rua José Félix de Oliveira, 1.148 - Granja Viana spgranjavianna1@spadassobrancelhas.com.br


PRIMEIRA 路 12

21

RETRANCA


MÚSICA

Divulgação

Lado a lado

PRIMEIRA · 12

22

O

country roqueiro Eduardo Araújo solta sua voz forte e carregada de emoção na canção Lado a lado, que dá nome ao CD lançado recentemente. “Esta música é uma homenagem à Silvinha, que estará para sempre em meu coração. Eternamente ao meu lado, lado a lado, da mesma forma que vivemos mais de 30 anos juntos, enfrentando dificuldades, desafios, mas sempre juntos, lado a lado. Esse é o verdadeiro amor, eterno amor.” As palavras de Eduardo Araújo sobre Silvinha, sua mulher falecida em 2008, devido a um câncer de mama, trazem novamente a imagem da doce cantora que como ele se tornou conhecida, nos anos 60, fase áurea da Jovem Guarda. E foi com Silvinha que ele encontrou uma casa na Granja Viana há mais 30 anos, onde puderam desfrutar agradáveis momentos junto com os filhos. “Essa casa é meu refúgio, apesar de viajar muito, sempre que posso vou à Granja, onde tenho meus filhos e netos.” Esbanjando simpatia, Eduardo Araújo conta que a música Lado a lado e o CD são o resultado de uma longa estrada. “Este trabalho, que traz a marca de meus 50 anos de carreira, foi feito sem pressa, de forma madura, bem pensada. E quase todo produzido nos Estados Unidos.” Ele conta que a faixa Um violeiro toca, de Almir Sater, contou com trabalhos de seu filho Edu Luke, “com resultados incríveis”, acrescenta.

com Eduardo Araújo

“Eu não mudei do rock para o caipira. O rock tem suas raízes no country americano e é esse o som que faço música de raiz. E os fãs gostam, comparecem aos shows, cantam junto comigo as músicas.”

A expectativa é que no mês de julho seja lançado o DVD, resultado do show gravado no Teatro Paladium do Sesc de Belo Horizonte. “Foi um show com muitos amigos”, diz. Lá estavam presenças ilustres como Sérgio Reis, Renato Teixeira, Tadeu Franco (cantor mineiro, assim como Eduardo, do Vale do Jequitinhonha), Victor e Léo, Landau e o violeiro Marcelo Viola.“Foi emocionante, o teatro é maravilhoso, estava lotado e eu, rodeado de amigos.” Ele diz que tem um pé no country americano. “Eu não mudei do rock para o caipira. O rock tem suas raízes no country americano e é esse o som que faço música de raiz. E os fãs gostam, comparecem aos shows, cantam junto comigo as músicas.” E a produção continua em alta. Eduardo deve lançar ainda este ano o livro “Minhas memórias pelos caminhos do rock”, onde conta sua trajetória artística e de muitos nomes conhecidos da cena musical brasileira, desde a época da Jovem Guarda. E depois? Sair em excursão pelo Brasil divulgando o CD e o DVD e, se o livro já estiver pronto, as memórias também. “Assim, quero marcar meus 50 anos de carreira e contar minhas histórias.” O filho de fazendeiro, profundo conhecedor do campo e criador de cavalos Mangalarga nas Minas Gerais, completa: “com quem se ama, você enfrenta o mundo inteiro, lado a lado”.


Arquivos

Código Morfológico

cod_01

cod_01

Arquivos

LOTEAMENTO INDUSTRIAL E COMERCIAL

Código Morfológico

cod_01

Arquivos

cod_03

Código Morfológico

cod_02

cod_01

cod_03

cod_01

cod_03 Arquivos

Arquivos

Código Morfológico

Código Morfológico cod_02

cod_02

cod_04

Arquivos

Código Morfológico

cod_01

cod_03

cod_01

cod_03

cod_02

cod_04 cod_01

cod_02

cod_03

cod_04

cod_01 cod_02

cod_04

cod_02

cod_02

cod_04

cod_04

RETRANCA

cod_02

23 PRIMEIRA · 12

Lotes a partir de 1000 m² Rodovia Raposo Tavares, km 40

cod_02

cod_02

cod_04

cod_04 cod_02

cod_04 cod_02

cod_04

cod_01

cod_02

cod_03

cod_04

cod_02 cod_01

cod_02

cod_03

cod_04 cod_01

cod_03

cod_01

Arquivos cod_02

Arquivos

cod_03 cod_01

Arquivos

cod_03

cod_01

Código Morfológico cod_01 Arquivos

cod_02

cod_04

cod_03 Código Morfológico cod_01

cod_01 Arquivos

Arquivos

Arquivos Código Morfológico Código Morfológico

cod_02

cod_04

Código Morfológico

cod_01

Arquivos

cod_03

Código Morfológico

Código Morfológico Arquivos

Informações 4612.9514 · www.polo40.com.br

Código Morfológico

Código Morfológico

cod_03


/

MÚSICA

MUSICA PRIMEIRA · 12

24

trans forma dora


Foto:Desirée Furoni

próximo dos moradores de Vargem Grande Paulista. A distância física entre as cidades continua a mesma e a Raposo Tavares, congestionada. Mas, uma importante decisão aproximou as duas cidades. Um morador de VGP assumiu o cargo de diretor e regente da Orquestra Experimental de Repertório (OER).

ESSENCIAL PARA A HUMANIDADE Hoje a música volta a fazer parte obrigatoriamente do ensino no Brasil. Entendemos que ao mesmo tempo gera-se uma demanda por mais orquestras, bandas, coros e centros de aperfeiçoamento. Nos últimos 20 anos, observamos um movimento crescente quanto ao interesse musical por parte de crianças e jovens e incentivados de forma expressiva pelas igrejas. Observamos também que o movimento musical além de ser compreendido como instrumento de educação também é profissionalizante e por isso a Escola de Música de São Paulo, em sua tradição já de 45 anos, realiza um importantíssimo atendimento de formação continuada. São Paulo hoje conta com diversas orquestras infantis e juvenis, tanto no interior quanto na capital onde cada uma desempenha um papel na trajetória de formação destes jovens, dentre elas a OER, que possui um papel pré-profissional, sendo o último degrau que antecede o possível ingresso às grandes orquestras profissionais brasileiras, a exemplo da Orquestra Sinfônica Municipal. Mais escolas de música e acima de tudo um estudo sobre os trabalhos já existentes compondo uma grande rede, onde o apoio do governo seja depositado, fará o diferencial hoje necessário. A demanda é cada vez maior e cabe ao Estado promover e prover esta forma de transformação do indivíduo orientando-o para o que é bom. Numa visão como educador, a música e somente ela é capaz de promover esta transformação profunda, pois toca o intangível no ser humano despertando-o para o que é belo e essencial à humanidade. Deixe a música tocar você e seja cada vez mais musical. Grato e até o próximo concerto. Carlos Moreno, Theatro Municipal de São Paulo - 3397-0327 www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/

MÚSICA

São Paulo está mais

E

25 PRIMEIRA · 12

O Theatro Municipal de

o conhecido maestro CARLOS MORENO, já com intensa trajetória na área. Afinal, desde 2009 é diretor e regente da Orquestra Sinfônica de Santo André e entre 2002 e 2008 esteve à frente da Orquestra Sinfônica da USP. Casado com a violinista Constança Almeida Prado, os dois vivem em VGP com seus cachorros, em uma residência cercada de verde. O maestro tem muitos planos. A OER é parte integrante da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, atualmente sob a direção do maestro John Neschling. Criada em 1990, pelo maestro Jamil Maluf, a OER tem realizado um reconhecido trabalho junto aos jovens músicos no caminho da profissionalização. “A causa é apaixonante”, disse o maestro Carlos Moreno à revista Concerto (março de 2014). “É uma grande responsabilidade dar sequência a esse trabalho extraordinário que o maestro Jamil Maluf realizou”, completou. As apresentações da OER costumam acontecer no Theatro Municipal de São Paulo e em inúmeros outros locais. Fica aqui um convite aos moradores de VGP e da região: quando souberem de uma apresentação da OER, não percam a oportunidade de assistir a um espetáculo de altíssima qualidade e de apreciar o nosso vizinho, o carismático maestro Carlos Moreno, regendo, não apenas com a batuta, mas com a alma. O maestro Carlos Moreno deu um depoimento exclusivo para a revista Primeira:


COTIA

ITAPEVI

Loja 1 - R. Senador Feijó, 133 Loja 2 - R. Senador Feijó, 267 Loja 3 - Av. Prof. José Barreto, 149 Loja 4 - Shop. Itashopping, Lj.16

SUAS NOITES VÃO FICAR MAIS ESPECIAIS: Nova LINHA NOITE Outono/Inverno na Rabelo Lingerie, com diversas opções de pijamas e camisolas.

Lingeries · Linha Noite · Moda Praia · Plus Size ·

RETRANCA

sua Faça chá de a t s i l ie na a nger de li e receb lo s Rabe elhore os m entes! pres

PAGUE EM ATÉ

6 VEZES S/ JUROS*

PRIMEIRA · 12

26

ESTÉTICA AO ALCANCE DE TODOS Qualquer tratamento

• CLAREAMENTO MANCHAS • DETOX-REDUTORA • DRENO-REDUTORA • ENDERMOLOGIA • ELIMINAÇÃO DE PELOS • HECCUS + PLATAFORMA • LIPO SEM CORTE • RADIOFREQUÊNCIA • ROSÁCEAS

60

R$

a sessão*

PREÇO ÚNICO Novidade na estética

• TELANGECTASIAS

Rua José Félix de Oliveira, 2060 - Granja Viana - 4617-3365 / 4612-3349 www.vivamelhorsaude.com

*preço para plano

• CARBOXITERAPIA


Crianças...

como elas sentem?!

Psicanálise

Atendimento Clínico e Empresarial

Palestras · Atendimento Clínico · Atendimento Empresarial

2821.2294 - 9 9532.3090

Cotia: Av. Profº Manoel José Pedroso, 1680 - 2º andar sl. 212 Cotia - SP São Paulo: Rua Fabrício Vampret, 267 - VI. Mariana

Talvez, aquele momento em que se dá atenção às necessidades materiais da criança, possa ser acrescido do entendimento adquirido sobre medos, inseguranças e pequenas incapacidades quando criança, já superadas pelo adulto; possa ser sentido e entendido por ela, sem vergonha ou humilhação, mas como um processo de aprendizado natural, com frustrações que fazem parte de um crescimento saudável. Pensar sobre o que se sente é uma propriedade do adulto nem sempre utilizada. Mas que pode fazer toda diferença na hora da decisão. Os medos, por exemplo, são a prova disso. Se, para alguns impulsiona, para outros pode bloquear a ação. Quando não pensados e não entendidos pode se fazer uma observação simplista como é bobeira ou qualquer adjetivo jocoso. Mas quando o medo é nosso, o sofrimento fará parte do processo. A boa notícia!? Pode ser diferente! Trocar imaginação pelo pensamento pode ser um caminho. Quer falar a respeito?!? Por Maria José Vitor Gauzzi Psicanalista, pós-graduada em formação docente para o ensino superior. Professora de Informação em Psicanálise no Espaço da Maturidade na Faculdade Mario Schenberg 11 2821.2294 / 9 9532.3090

Atendimento psicanalítico via internet (Skype), a mais moderna e prática forma de atendimento: vitorgauzzi vitorgauzzi@hotmail.com

Maria José Vitor Gauzzi Psicanalista

27 PRIMEIRA · 12

Q

uantas dúvidas sobre a maneira correta de educar seu filho(a). Se pensarmos um pouco, podemos perceber e até recordar de quando éramos crianças. Certamente tivemos dúvidas e sensações que os meios de comunicação na época não respondiam como hoje acontece. Podemos imaginar até o quanto seria diferente ou mais agradável se houvesse um diálogo ou entendimento melhor de como lidar com aqueles momentos de medo, insegurança ou incapacidade de realizar alguma coisa que nossos pais pediam, insistiam e até obrigavam. Teria sido melhor se fôssemos incentivados a falar sobre esses sentimentos e procurar maneiras de entender e enfrentar juntos?!? Hoje não é diferente de ontem. Quando falamos de sentimentos e emoções, o tempo não existe, nem meios de comunicação avançados podem evitar aquilo que o ser humano é: instinto e pensamento. Todos nós passamos pelo mesmo processo desde o nascimento, percebemos o mundo e sentimos. A diferença entre o adulto e a criança é que podemos imaginar ou pensar. Sim, pois a equação é mais ou menos assim: “a Criança percebe, sente e imagina; o adulto percebe, sente e imagina/pensa”. E, quando pensa, pode entender, compreender e buscar novas alternativas, o que para a criança ainda não é possível. Pior, ela imagina que não pode e esse pode ser o motivo de tantas frustrações e outras emoções infantis. Apenas por não ter ainda acesso integral sobre um intelecto em desenvolvimento que a criança não sabe. Por isso, incentivar a criança a pensar e falar sobre seus sentimentos, emoções de frustração, raiva, birras e até aquelas crises de culpa depois de brigar com o irmãozinho (o que é comum), ou mesmo, arrependimentos e culpas que podem levar a privações de coisas e situações prazerosas para ela em prol de outros com aquele jeitinho triste e cabisbaixo, podem auxiliar e muito não só na infância como na vida adulta.

COMPORTAMENTO

Hoje parece que as crianças já nascem acessando internet e fazendo amigos com a maior facilidade. As perguntas não tardam a chegar e com elas a dúvida sobre o que falar ou responder. E, se decidir falar, como falar? Já é a hora? Quem deve falar: o papai ou a mamãe, talvez um profissional!?!


· Saboreie as pizzas em nosso restaurante ou peça em casa · Deliciosa feijoada aos sábados · Buffet especial de 4ª a 6ª com sobremesa a partir de R$ 28,00* · Massas de fabricação própria · Diversos rótulos de vinhos

GOURMET

Surpreenda-se 4159.4199 9 9425.0161 www.restauranteledonne.com.br Av. Madagascar, 42 (Marginal da Rod. Bunjiro Nakao, altura do km 47, sentido Ibiúna)

*Valor válido por prazo indeterminado. 4ª e 5ª feira por R$ 28,00. 6ª feira por R$ 30,00.

PRIMEIRA · 12

28

O Mercado Municipal de Cotia está recheado de surpresas deliciosas.

Venha provar!

Ervas & Temperos

Saúde

Ervas Tempero

QUALIDADE E ATENDIMENTO PERSONALIZADOS

4616.9492 4616.9492

Dentro do Mercado Municipal de C

Dentro do Mercado Municipal de Cotia

4703.5632

Box 21 - 4243.4535 /4243.8445

Box 15 - 4616.9492

Rod. Raposo Tavares, km 32,5 - De 2ª a sábado das 8h às 19h30. Domingos das 7h às 14h.


“Hoje o circuito do Cemucam virou referência para os praticantes do Mountain Bike, pois é possível que ciclista de qualquer nível faça uso do percurso.”

Você postou na internet que o Cemucam faz parte da história do Mountain Bike brasileiro. Você poderia contar um pouco dessa história? Desde quando é praticado no Brasil e no Cemucam? O Mountain Bike é praticado no Brasil desde 88 quando no Rio de Janeiro foi realizado o primeiro evento. O Cemucam começou a fazer parte a partir de 93 quando foi montado o primeiro trajeto que em princípio era utilizado somente para treinos. A partir de 94 começaram os primeiros eventos com provas locais na modalidade Cross-Country. Quando surgiu o MTB 12 horas? Ele vai acontecer este ano no Cemucam? A primeira edição do MTB 12 HORAS foi realizada no ano de 1996 com a participação de apenas 86 atletas. Hoje o número de participantes chega a 500, número limite para a competição. O evento foi realizado por alguns anos em outros locais. No final do ano de 2012 foi então feito um trabalho de revitalização no percurso e finalmente em 2013 voltou a ser realizado no Cemucam. Este ano o MTB 12 HORAS será realizado novamente no Cemucam, dia 9 de Agosto.

Quando foi a última vez que você pedalou no Cemucam e quando deverá voltar? A pista realmente é boa? Depois que revitalizei o circuito do Cemucam, pedalo frequentemente e, em parceria com a administração do parque, venho realizando cursos de Mountain Bike através do Sampa Bikers. Hoje o circuito do Cemucam virou referência para os praticantes do Mountain Bike, pois é possível que ciclista de qualquer nível faça uso do percurso. O circuito tem nível técnico que atende todo e qualquer praticante. Quais os conselhos que você dá para quem quer iniciar a saudável prática de pedalar? E para praticar Mountain Bike? Realmente o tema bicicleta vem sendo abordado em vários níveis, em alguns casos levado a sério com diversas políticas públicas de implantação de ciclovias. Mas realmente precisamos de um trabalho muito intenso de conscientização e divulgação dos benefícios que a bicicleta traz tanto para a saúde quanto para a mobilidade. E essa é realmente a parte mais difícil, pois vivemos em um país que não tem a cultura da bicicleta no seu dia a dia, a exemplo de países da Europa. Você utiliza a bike como meio de transporte? A bicicleta faz parte do meu dia a dia, seja com foco nas competições utilizando para treinamento, ou em especial por morar em São Paulo e utilizar para mobilidade nos afazeres de rotina.  

29 PRIMEIRA · 12

Q

uando o assunto é bike, um nome vem à mente: Edu Ramires, pioneiro em Mountain Bike, modalidade em que conquistou importantes títulos, como o Campeonato Mundial Amador em 1989 e inúmeros outros, entre eles, o campeonato Panamericano Master de MTB 2010. O assunto ganha proporções quando o tema bike diz respeito à região de Cotia e Vargem Grande Paulista. E, melhor ainda, quando o nome de Edu Ramires está ligado ao Cemucam, primeiro parque municipal do Brasil a ter uma pista de Cross-Country, oficial, toda sinalizada, com 7,6 km de extensão. Diretor do Sampa Bikers, onde é responsável pelas competições, cursos e eventos especiais, Edu Ramires costuma frequentar e divulgar a, segundo ele, excelente pista de Mountain Bike do Cemucam. Edu fala com exclusividade para a revista Primeira.

ESPORTE

Mountain Bike no Cemucam


Pedaladas

noturnas

ESPORTE

Quem quiser mais informações ou tiver interesse em participar, entre em contato com Rodney França: rodneymtb05@yahoo.com.br

O Bike Tour Granja Viana surgiu de uma conversa entre os amigos Robson Vieira Coelho e Sergio Kira, que tiveram a ideia de formar um grupo para pedaladas noturnas, no bairro Granja Viana. Os dois, clientes da loja onde trabalho (Biketrends) como consultor de vendas e mecânico, solicitaram uma colaboração para a organização do passeio, já propondo uma parceria com a loja. Nosso primeiro passeio aconteceu no dia 17 de julho de 2013, com pouca divulgação e com apenas 8 participantes. Quase um ano depois estamos com um grupo fixo de 15 a 30 ciclistas. Hoje há outras pessoas envolvidas, como participantes e colaboradores, como o Osvaldo Gaia, João Faria, André Takemura. As pedaladas acontecem todas as quartas. O encontro para concentração é às 19h45. E a saída, às 10h. A saída é em frente à loja Biketrends, no Espaço Granja Viana (atrás do McDonald).

PRIMEIRA · 12

30

• Oficina Especializada • Serviço Leva e Traz • Bicicletas Personalizadas Seja hobby, hábito, atividade física ou meio de transporte... Andar de bicicleta traz qualidade de vida, para você e sua família!

Rua Engenheiro Leon Psanquevich, 75 • Centro • Cotia

11 4616.4448 | 11 4616.0632


RETRANCA

A MAIOR OBRA DE COTIA: GALPÃO EXECUTADO PELA EFESO

PRIMEIRA · 12

31

Especializado em galpões

(11) 4616-0351 www.efesocontrutora.com.br orcamentos@efesoconstrutora.com.br

Rua Jorge Caixe, 371 - 2º Andar - Jardim Nomura · Cotia


DO CEMUCAN FERNANDO ARANHA ESTEVE

ESPORTE

LÁ, NAS MONTANHAS

PRIMEIRA · 12

32

de neve dos Jogos Paralímpicos de Inverno em Sochi. “Pratico o skicross country há pouco mais de um ano, visando a participação nos jogos de Sochi. O skicross country é um dos esportes de neve mais tradicionais e praticados em circuitos de terrenos rústicos com uso de esquis e bastões para a locomoção. Na categoria em que competi, sitski, uso também uma cadeira acoplada aos esquis, além dos bastões.” Ele conta que para treinar no Brasil usa quase o mesmo equipamento da neve, como a cadeira e os bastões, mas substitui os esquis por um skate de terra que permite andar em terrenos rústicos. “E um dos lugares que mais se aproximaram em meus treinos foi o Parque Cemucam, no km 25 da Raposo Tavares, além da USP em São Paulo.” Natural de São Paulo, Fernando comenta que teve poliomielite na infância. “Cresci nessa minha normalidade (ou anormalidade?), mesmo assim, muito sapeca”. Estudou em Cotia, no Pequeno Cotolengo e se considera cotiano. “Venho dos esportes de verão, tendo passado por basquete em cadeira de rodas, atletismo, ciclismo e triathlon. Iniciei aos 18 anos no basquete, tendo de pular os muros do colégio para ter meu primeiro contato com os esportes competitivos. No colégio em minha época, os portadores de necessidades eram dispensados das aulas de educação física.”


Ele deixa um recado: “Agradeço a todos que participaram junto de mim nessa jornada. E que todos se sintam orgulhosos em ser paulistas, cotianos, brasileiros, como eu me sinto em poder representar em competições mundiais. Estudem o que fazem, pesquisem e apliquem, e não deixem que diminuam seu trabalho. Orgulhem-se.”

DEDICAÇÃO E PARCERIA Lígia Zagorac Bahu, do Departamento Técnico de Esporte Paralímpico da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, comenta que apesar do Brasil ser referência nos Jogos Paralímpicos de Verão (7ª posição em Londres – 2012), Sochi – 2014 foi a primeira participação brasileira em Jogos Paralímpicos de Inverno. “Fernando

se classificou para a paralimpíada nas três distâncias (curta, média e longa), no Canadá, em dezembro de 2013. Em Sochi, conseguiu um Top 15 na prova de longa distância. Ele compete na categoria sitting (sentado), para atletas com deficiência nos membros inferiores, em cadeira específica o “sitski frame” planejada para a modalidade e acoplada ao seu par de esquis.” Ela explica que a participação brasileira nos esportes paralímpicos de neve acontece graças a uma parceria firmada no final de 2012 entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve. “A participação do Brasil em Sochi se deve tanto ao admirável empenho e dedicação dos atletas, quanto a todas as pessoas envolvidas nessa parceria.”

33 PRIMEIRA · 12

Ainda há muito que desenvolver e agregar à imagem de um atleta paralímpico a uma imagem comercial e que pode trazer lucro associado, como qualquer outro atleta de elite em modalidades olímpicas.

paradesporto, mas ainda acho que a base, os clubes que formam as novas gerações têm sido deixados sem poder de trabalho. E ainda há muito que desenvolver e agregar à imagem de um atleta paralímpico a uma imagem comercial e que pode trazer lucro associado, como qualquer outro atleta de elite em modalidades olímpicas.” Neste início de abril, Fernando participa da temporada de triathlon em Caraguatatuba, visando se posicionar bem no ranking, para competir na Copa Brasil de Paratriathlon. “Tenho como meta os jogos Paralímpicos Rio 2016 na modalidade triathlon. Mas, ao longo da temporada de verão ainda participo de eventos de atletismo e ciclismo.” Fotos Comitê Paralímípico Brasileiro

Quanto aos patrocínios, ele comenta que de maneira geral sempre bancou suas atividades, com renda de seu trabalho. “Tive e tenho sim alguns apoios para situações pontuais, mas nada que permita dedicação total ou gere renda.” E Fernando tem um respeitável histórico de resultados além de ser considerado atleta de elite e estar em seleções nacionais. Em 2012 no ciclismo, no triathlon e no skicross country; em 2013, no triathlon e no cross country. “Acho que o esporte paralímpico está em crescente destaque pela visibilidade que tem tido com os últimos resultados. Tem se construído uma estrutura ao redor das grandes corporações envolvidas no

ESPORTE

PARA SOCHI


CHOPP BRAHMA EXPRESS GRANJA VIANA O SABOR, TEMPERATURA E REFRESCÂNCIA QUE VOCÊ CONHECE. HECE.

A A CHOP EIR

VOCÊ

4169.6125

NTE EMPRES TA GE

RA PA

LIGUE E PEÇA

A

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: Das 9hs às 18hs, Sábado: Das 9hs às 17hs e Domingo das 10hs às 14hs somente em Dezembro

GOURMET

MONTE O BAR NA SUA CASA OU EVENTO SERVIÇO DELIVERY DE CHOPP E CERVEJAS VENDA DE CARVÃO, GELO, COOLERS E BALDES REFRIGERANTES (2 LITROS E LATA)

AV. SÃO CAMILO, 1816 WWW.CHOPPBRAHMA.COM.BR

34 PRIMEIRA · 12

SABOR ÚNICO EM UM AMBIENTE INESQUECÍVEL.

NOVIDADE

Pratos executivos de 4a a Domingo

O que falar de uma pizza que chega à mesa transbordando aromas e sabores? Venha nos conhecer e surpreenda-se com nossos pratos saborosos e requintados.

Estrada de Caucaia do Alto, 850

4614.4021 / 9 9793.6790 countrypizza.com.br


C PA

ÉA

C H E G A N D O

“...a cidade receberá reforço na área de segurança, Polícia Civil e Militar...”

35 PRIMEIRA · 12

O CET do SPFC em Cotia, deverá receber cerca de 50 pessoas da seleção da Colômbia, entre atletas, comissão técnica, equipe de apoio e dirigentes, a partir de 8 de junho. Segundo a Assessoria de Imprensa do SPFC, estão sendo solicitadas melhorias na infraestrutura da área do entorno ao centro de treinamento. Já a Prefeitura de Cotia informou que a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos “executa rotineiramente serviços de manutenção da via de acesso ao CET do São Paulo, cuja avenida foi recapeada há pouco mais de um ano”. A Secretaria ressaltou que está com projetos para execução de pavimentação de duas ruas adjacentes ao centro de treinamento. A previsão é que a pavimentação seja realizada em 45 dias. Quanto à sinalização, a secretaria informou que já foi feito um planejamento de melhorias para o local, com prazo para execução até final de abril.

ESPORTE

Destino

Rubens Chiri / www.saopaulofc.net

O ASSUNTO É COPA DO MUNDO DE FUTEBOL NOS CAMPOS brasileiros. Quanto mais o mês de junho se aproxima, mais o tema vira notícia, seja com críticas ou aplausos. Protestos aos excessos de gastos do dinheiro público acontecem enquanto os preparativos para receber as delegações estrangeiras seguem em ritmo acelerado. E Cotia foi incluída no seleto time de cidades que receberão seleções de outros países. Nos dias da Copa, o destino da seleção da Colômbia será o CET do São Paulo Futebol Clube na cidade. O vice-prefeito de Cotia, Moisezinho Cabrera, faz questão de tranquilizar a população informando que “tudo na cidade está sendo pensado para que não seja gasto dinheiro público no evento”. Para ele, Cotia deve se sentir privilegiada, pois das 32 cidades escolhidas para receber as seleções estrangeiras, 15 estão no Estado de São Paulo. “Vamos realizar um trabalho de convocação, via redes sociais, de voluntários dispostos a participar desse grande evento internacional.” Ele comenta que a cidade receberá reforço na área de segurança, Polícia Civil e Militar, e que disponibilizará a Guarda Civil Municipal. “Estão sendo realizados estudos para melhorar a circulação na cidade. E outro aspecto é a atenção da vigilância sanitária que está sendo bastante rigorosa com a rede hoteleira, o comércio de alimentos e os ambulantes. A cidade só vai ganhar com a vinda dos colombianos e virão muitos colombianos.” Segundo o vice-prefeito, é intenso o comércio entre Brasil e Colômbia: “Já em pleno clima de integração dos países, estamos preparando um grande fórum de negócios, que deve acontecer em maio e reunir o empresariado dos municípios da região e da Colômbia. Será o fórum Cotia-Colômbia.”


Salão de festa completo com cardápio variado. Brinquedos com monitores. Decoração provençal com tema à sua escolha.

FESTAS E EVENTOS

Tudo para sua festa num só LUGAR VENHA FESTAR COM A GENTE! Rua Walter Di Filipo, 490, Santo Antônio, São Roque - SP (11) 4713.1080 • www.vamosfestar.com.br

PRIMEIRA · 12

36

Fotos: Rodrigo Barbosa e Click Pix Studio

S OM, VÍDEO & ILUMINAÇ ÃO EVENTOS · CONFRATERNIZAÇÕES SOCIAIS · EMPRESARIAIS

Debutante · Casamento Festa Teen · Kids Palestra · Convenção Formatura · Balada Bodas · Entre Outros Som ambiente Efeitos de Luz com LJ Iluminação decorativa Projetor, TVs e Telões Equipe de DJs

eventos@djcaetano.com

11 3020.6843

9 8343.6843

ALGUNS CLIENTES

/DjCaetano · www.djcaetano.com

11 3020 6843 / 9 8343 6843

www.djcaetano.com · eventos@djcaetano.com


CASA & NET

Boutique da Kaza Acessórios para sua casa

Linha Moveleira Cozinha Linha Lavanderia Linha Coleção Banho Linha Utilidades Domésticas

O O Conforto Conforto ee Praticidade Praticidade dentro dentro da da sua sua CASA! CASA!

(11) 4551.8442 www.boutiquedakaza.com.br contato@boutiquedakaza.com.br Av. José Giorgi, 50 Loja 12 - Granja Viana II - Cotia - SP

PRIMEIRA · 12

37


Dr. Franklin K. Toyama CROSP 48.405

Odontologia Especializada

Dentística Estética Prótese Clínica Geral Cirurgia Implantes

Seu tratamento odontológico você encontra AQUI!

Um belo SORRISO

abre as portas do mundo! SAÚDE

4616-8611

R. Thomekiti Kira, nº 287 - Sl. 214 Raposo Tavares, km 23,5 - Granja Viana (atrás do MC Donald’s Granja Viana)

PRIMEIRA · 12

38

Tecnologia e precisão com excelência de atendimento para você. Com uma equipe de :atendimento qualificada Creator DragonArt dragonartz.wordpress.com e instalações modernas, oferecemos aos clientes, pacientes e amigos a cordialidade, o conforto e a confiança de um trabalho sério desenvolvido. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/

REALIZAMOS EXAMES NAS ÁREAS: Hematologia · Bioquímica · Parasitologia · Citologia Urinálise · Imunologia · Hormônios · Microbiologia Anatomia patológica DNA - Teste de paternidade

Conheça nosso trabalho e faça parte dessa história.

Rua Benedito Lemos Leite, 252 | Jd. Monte Serrat | Cotia | 11 4243.8001


Como vai o desempenho? Se treinar os funcionários posso perdê-los porque eles podem ir embora. Se não treinalos fico mais tranquilo, mas não cresço. Tudo bem? As micro, pequenas e grandes empresas estão atentas a essas questões? A questão não é se as micros, pequenas e grandes empresas estão atentas a essas questões. A questão é os empresários estão atentos? São eles que fazem a diferença, não o porte da empresa. Tem-se a impressão de que as empresas de maior porte são empresas melhores. Lógico que não é essa a medida. As grandes empresas já foram pequenas empresas e só se tornarão grandes se pensarem assim. Treinamento não se resume a cursos. Dar autonomia, permitir que as ideias dos funcionários possam ser aproveitadas, fazer com que eles possam entender melhor as dificuldades de outras áreas, enfim, há uma quantidade infinita de alternativas que possibilitam desenvolvimento. O empresário deve ter essa visão e investir nessa visão. Não se faz o sucesso sozinho. Não hoje. Infelizmente a maioria dos empresários só toma alguma atitude quando a situação pressiona. Não se toma a iniciativa de buscar desenvolvimento. Normalmente se responde a um problema. Essa posição reativa não produz desenvolvimento. É necessário se estar à frente do tempo e das necessidades. Isso faz o futuro! Bernardo Leite Sua formação como Psicólogo especializado em Administração de Empresas é aliada a 25 anos de experiência em diversos segmentos empresariais. Especialista em Comportamento Organizacional, desenvolve trabalhos de Consultoria em Gestão, Desenvolvimento de Lideranças, Planejamento Estratégico e ações de Coaching Personalizado. É palestrante com intensa atividade e alta receptividade de mercado. Professor universitário há mais de 30 anos em nível de pós-graduação (Mauá / FGV / Anhembi Morumbi / etc). Autor dos livros: Ciclo de Vida das Empresas (99) e Dicas de Feedback (09). Participou, também, do livro Manual de Treinamento & Desenvolvimento (versão 08) e do livro Os melhores da Liderança (edição 2010) Contato:www.bernardoleite.com.br assessoria@bernardoleite.com.br

39 PRIMEIRA · 12

Avaliar é gerenciar. É difícil avaliar por que a própria empresa é colocada em cheque? Infelizmente não, se assim fosse a relação seria mais profissional e menos pessoal. A dificuldade em avaliar é uma questão de ordem pessoal. Não está ligada à organização. Envolve comprometimento emocional e julgamento de valores. Por isso dificulta o posicionamento. Se alguma coisa é colocada em cheque na avaliação é o próprio avaliador. Afinal o resultado é dependente da gestão. Como reconhecer e estimular talentos em uma empresa? O reconhecimento de talentos estimula também o crescimento da empresa? Sem qualquer dúvida! O desenvolvimento das empresas, em qualquer porte, depende do desenvolvimento das pessoas. Não é a empresa que cresce, mas as pessoas que compõem a empresa. Em princípio a empresa é uma massa inerte. Ela ganha vida com a atividade dos profissionais que a compõe. Mas é fundamental identificar talentos. Normalmente os talentos têm grandes expectativas e desenvolve-los, portanto, significa possibilitar que esses profissionais possam exercer suas funções com mais autonomia e abrangência. Em princípio refirome ao exercício da delegação. Tarefa difícil. Falta de feedback de uma pesquisa de desempenho gera falta de credibilidade por parte dos subordinados. Como “ganhar” os subordinados e estimulá-los a agir na mesma direção em que a empresa caminha? O feedback é excelente ferramenta para “alinhar” objetivos e expectativas. Afinal como fazê-los caminhar na mesma direção em que a empresa caminha se não lhes digo em que direção estamos indo? Será que imaginamos que as pessoas vão descobrir sozinhas? Comunicar é uma ferramenta essencial da liderança. Preciso alinhar expectativa (O que eu espero? O que a Empresa espera/precisa?). Precisamos deixar as expectativas claras para saber o que cobrar e para que eles saibam o que entregar. Treinamento é também uma forma da empresa mostrar ao funcionário que acredita em seu talento e aposta em seu desenvolvimento? Este também é um ponto importante. Fazer com que nossos funcionários percebam a nossa preocupação com o desenvolvimento faz com que eles fiquem atentos ao próprio desenvolvimento. Reforço que não há resultado em qualquer treinamento se não existir uma consciência de autodesenvolvimento. Precisamos dar “sinais” aos funcionários que estamos investindo em desenvolvimento porque esperamos isso deles. Isso separa o “joio do trigo” fazendo com que possamos conseguir identificar quem tem expectativas de desenvolvimento. Mas precisamos dar oportunidades de que esses profissionais podem desenvolver-se. Caso contrário podem ir embora atrás de outra oportunidade. É um conflito interessante:

GESTÃO

Sucesso empresarial e satisfação dos funcionários caminham juntos, não importa o tamanho da empresa. O consultor Bernardo Leite, que recentemente realizou a pesquisa “A prática da avaliação de desempenho”, junto a 164 empresas de 15 estados brasileiros, fala sobre avaliação, feedback, treinamento e muito mais:


IMÓVEIS

SALAS PARA ESCRITÓRIOS E CONSULTÓRIOS De 37m² a 1.200m² com preços a partir de R$1.300,00 para locação e R$260mil para venda.

O centro comercial “The Square” é um dos destaques da Granja Viana, com infraestrutura completa, cinema 3D, diversas comodidades e excelentes salas para escritórios. Sua praça central de 3.600m² é cercada por excelentes restaurantes, lojas e serviços conceituados como a academia Cia. Athlética, Livraria Nobel, entre outros.

4616.9048 / 4617.8699 www.proinvest.com.br

PRIMEIRA · 12

40

TRINITY MÓVEIS INFINIT E TRINITY I INFINIT NFINITE E TRINITY

C R E C I 82.331

ASSESSORIA FINANCIAMENTO CONSÓRCIO CONSIGNADO SEGURO

9 8888.7191 / 3655.0042 / 2884.7050 Av. Professor Manoel José Pedroso, 1680 · Conjunto 201 · Pq. Bahia · Cotia

4611.1126 4611.4800 CRECI 94.727

Marcelo Peres

imobiliariaperes@terra.com.br

www.imoveisperes.com.br Rua Ataulfo Alves, 23 Caucaia do Alto - Cotia

www.chicoliimoveis.com.br · (11) 4159.6699 · (11) 4158.4868

Av. Presidente Tancredo Neves, 698 - Centro - Vargem Grande Paulista

ANUNCIE AQUI: 4158.6184 / 4159.7944 - publicidade@revistaprimeira.com.br · www.revistaprimeira.com.br


Setor continua

aquecido?

ESCRITÓRIO

S

41 PRIMEIRA · 12

erá que a região de Cotia continua crescendo atualmente em um ritmo tão acelerado com relação à construção e oferta de salas comerciais, quanto o verificado em anos anteriores? Os sócios proprietários de duas importantes imobiliárias, Proinvest e Neubern, que há anos acompanham as transformações no cenário local, têm opiniões bastante próximas. Hélio Alterman, da Proinvest, comenta que até alguns anos atrás quase não tínhamos salas comerciais na região. “Com a inauguração do The Square, em setembro de 2011, sucesso total em vendas, surgiram vários outros lançamentos comerciais na região. Em função dos inúmeros lançamentos, hoje existem muitas ofertas principalmente de imóveis novos e isso está trazendo uma acomodação nos valores e em breve deveremos ter um equilíbrio entre oferta e procura. Os mais procurados são os que têm localização privilegiada, principalmente os que estão de frente para a Raposo Tavares.” Alexandre Neubern, da Neurbern Imobiliária, faz uma retrospectiva dos últimos 4 a 5 anos, quando houve uma mudança radical na região, com o surgimento de inúmeros empreendimentos comerciais no entorno da Granja Viana. “Nos últimos 2 anos percebemos que o aumento tem sido mais lento, uma vez que os empreendimentos que ficaram prontos primeiro ainda estão sendo ocupados, fazendo com que a velocidade dos mais novos diminua gradativamente. A procura tem aumentado principalmente de 1 ano e meio para cá, pois as pequenas empresas estão se consolidando na região e novos moradores, que são profissionais liberais também estão se consolidando com seus escritórios. Os imóveis novos são os que mais geram demanda.” Os segmentos que mais procuram salas e escritórios na região, segundo os sócios das duas imobiliárias, são profissionais liberais, médicos, dentistas, psicólogos, veterinários, terapeutas, advogados, empresas de tecnologia e web design, contábeis, consultoria empresarial. Os contratos costumam ser de um ano, mas a média de ocupação é de 2 a 3 anos. Hélio Alterman ressalta que “o que determina o período de ocupação é o preço pedido x localização”. Já Alexandre Neubern, salienta que a maioria dos locatários “acaba se adaptando ao local e se consolidando na região”, e assim permanecendo mais tempo nos imóveis. A tendência, segundo os dois empreendedores, é que continue havendo uma expansão de lançamentos. “Com o crescimento da região, a tendência é que surjam novos centros comerciais em Cotia, Vargem Grande Paulista, Caucaia do Alto”, diz Hélio. E Alexandre completa, “acredito que demanda sempre haverá, pois uma área puxa o desenvolvimento de outras, enquanto tiver crescimento no segmento residencial, o comercial será beneficiado com isso. Haverá em breve um momento em que novos lançamentos tenham uma expansão mais lenta, para sentir como o mercado vem reagindo em relação aos empreendimentos já existentes e sua taxa de ocupação.” Hélio e Alexandre concluem informando que o maior benefício dessa demanda é o fato das pessoas morarem e trabalharem na mesma região, sem necessitar de deslocamento para outras localidades.

O desenvolvimento também gera a necessidade de investimentos públicos em melhorias de infraestrutura nas regiões ocupadas. Todo esse movimento, segundo os empresários, também atrai o estabelecimento de grandes redes e franquias que passam a atender a demanda populacional de quem trabalha, reside, estuda ou está apenas de passagem pela região.


Vantagens para sua empresa

TECNOLOGIA

A

Top Use: 4702.2729 www.topuse.com.br R. dos Manacás, 276 - Granja Viana

umento de produtividade em até 90%, maior conforto, maior mobilidade e qualidade de som. Estes são alguns dos principais benefícios do uso pessoal ou profissional do Headsetda Top Use. E as vantagens são muitas. A começar pelo custo benefício para a empresa que adquirir o Headset Top Use: a certeza da alta tecnologia e qualidade comprovada pelos órgãos da Segurança do Trabalho e Norma NR17 = Anexo II. Com produção 100% nacional, a Top Use é é uma empresa homologada Anatel e a única certificada pela ISO 9001:2008 em apenas 3 anos. Mas, afinal, o que diferencia um Headset de outro? A qualidade da matéria prima e os componentes utilizados na sua fabricação, os quais irão diferenciar a performance e o desempenho em relação a qualidade de áudio e ergonomia. O produtoda Top Use, homologado pela Anatel, possibilita aumentar a produtividade em até 90%, principalmente

em empresas de atendimento, vendas, agências de viagens, suporte técnico entre outras, por permitir que a pessoa fale ao telefone e fique com as mãos livres. Também evita lesões musculares e dores no pescoço. O modelo Headset (supra-auricular) é grande e almofadado para ser usado sobre a orelha. É confortável, fácil de colocar e tirar e o modelo com traseira fechada bloqueia boa parte dos ruídos externos. Como é maior, reproduz o som com maior fidelidade e é menos nocivo à audição, porque fica mais longe do tímpano. Todos os modelos são facilmente higienizáveis. Descubra as imensas vantagens do uso do Headset TopUse em sua empresa. Sua Política de Qualidade é oferecer soluções inovadoras de comunicação de voz com alta tecnologia integrada, atendendo os requisitos e expectativas dos clientes e assegurando alta qualidade, baixo custo e melhoria contínua de eficácia do sistema de gestão de qualidade.

PRIMEIRA · 12

42

NOSSA TECNOLOGIA FAZ A DIFERENÇA.

TU-230 + HTU-310 Com atendimento automático

HTU-310 USB

Com mais de 15 anos de experiência, projetamos e fabricamos produtos com alta tecnologia “built-in”. Temos soluções inovadoras para o mercado profissional de comunicação de voz, tais como: headsets, fones de ouvido, bases discadoras, adaptadores, conversores, interfaces AD/DA entre outros. Com os produtos Top Use® você sempre terá o melhor em qualidade de som, conforto, durabilidade e excelente relação entre custo e benefício. E é por isso que os produtos Top Use® serão sempre a melhor escolha para você e sua empresa.

Rua dos Manacás, 276 | sala 09 | Cotia Ligue: 0800-880-2729

| (11) 4702-2729


o que é

lembranças incompatíveis com a vida racional, consciente, pragmática, de cada um. E então o sujeito busca ajuda para se livrar desse sofrimento, sem saber que inconscientemente não quer se desvencilhar do que o causa. Eis aí um conflito que aquele que busca ajuda ainda não tem condição de localizar, pois enxerga a partir de um ponto de vista que é o seu, totalmente implicado no que vive. Psicanálise não é autoconhecimento; é uma experiência. E permite lidar com um saber acerca do qual inicialmente nada sabemos e cujas trilhas é preciso reconstituir.

Teresinha N. Meirelles do Prado – psicóloga, psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, doutora em letras pela USP, especialização em tratamento de crianças com grave comprometimento psíquico – IPUSP, integrante do corpo clínico do INMESP em Cotia. E-mail: tmprado@gmail.com

43 PRIMEIRA · 12

U

ma dúvida comum a quem chega ao consultório de um psicanalista é sobre sua especificidade. “Mas o psicanalista é médico? É psiquiatra? É psicólogo? Tantas palavras parecidas, é difícil saber a diferença.” Médico, psiquiatra e psicólogo são carreiras profissionais que se obtêm em universidades. Não existe faculdade de psicanálise, nem pós-graduação de formação de psicanalista, embora os profissionais ligados às instituições de psicanálise reconhecidas tenham formação universitária. Esse é um passo necessário para preencher as condições que permitem encarar o desafio que a prática exige. Um psicanalista passa por uma longa formação, que inclui seu próprio tratamento, muito estudo e também supervisão dos casos atendidos, de modo a que seus próprios conflitos não interfiram no tratamento daqueles que o procuram. Afinal, a função do psicanalista é permitir que o analisante construa seu próprio percurso a partir das experiências e sofrimentos que vive e narra em sua análise. Freud, o inventor da psicanálise, decidiu ir além de apenas amenizar ou erradicar os sintomas que levavam seus pacientes a buscar ajuda. Ele se perguntou sobre as causas, e foi então que descobriu que muitos sofrimentos são difíceis de eliminar porque têm uma função na vida do sujeito. Embora causem muita dor, servem para apaziguar conflitos dos quais não se tem consciência, a ponto de constituírem uma complexa trama que, se por um lado causa desconforto, por outro protege do contato com pensamentos e

COMPORTAMENTO

Psicanalise?


Design diferenciado, modernas, práticas, bonitas e sustentáveis!

EMPRESA

A

Yziplas, com 15 anos de atividades, tem muito a comemorar, afinal suas esquadrias agregam inúmeras vantagens em relação aos demais materiais, como ferro, madeira e alumínio. Giancarlo Clissa, da Yziplas, explica que seu produto não precisa pintar, nem envernizar, manutenções que no ferro e madeira são periódicas. “A esquadria Yziplas é térmica e acústica por natureza, sem necessitar de nenhuma adaptação. Uma esquadria, porta ou janela, que não dê manutenção e proporciona conforto térmico é perfeita!”

PRIMEIRA · 12

44

O PVC vem do petróleo junto com o sal marinho, além disso, as esquadrias em PVC são 100% recicláveis fazendo com que todos os materiais possam ser reaproveitados, diz Giancarlo Clissa.

Giancarlo comenta que seus produtos são práticos, pois a limpeza é feita com um pano úmido e sabão neutro. “A dona de casa ou a empregada não precisa ficar esfregando nenhum produto abrasivo para manter sempre a mesma qualidade do produto. A beleza do 1° mês de instalação mantém-se inalterada durante, no mínimo, 50 anos.” Ele explica que a cada ano mais pessoas conhecem o produto no Brasil e querem colocá-lo em suas residências, sejam novas ou reformadas. Com a facilidade em obter informações hoje em dia, a respeito de novos produtos, arquitetos, engenheiros e construtores descobriram as esquadrias em PVC que na Europa, EUA e Ásia são as mais vendidas. Na América do Sul o consumo de esquadrias em PVC, vem crescendo ano a ano. Foi durante suas viagens pela Europa que ele e seus sócios conheceram as Esquadrias em PVC e seu fornecedor de perfis REHAU. “Descobri que em 1999 menos de 1% do mercado da América do Sul consumia esquadrias em PVC, enquanto na Europa era mais de 50%, ou seja, uma perspectiva de crescimento muito grande. Decidimos investir em maquinário importado da Alemanha para fabricação das Esquadrias.” Outra questão decisiva foi a sustentabilidade. “Para as janelas de madeira é preciso derrubar árvores; as de alumínio precisam extrair a pedra de bauxita da terra a um custo de 60% em energia elétrica para fabricação do alumínio; o ferro idem com o minério de ferro. E o PVC vem do petróleo junto com o sal marinho, além disso, as esquadrias em PVC são 100% recicláveis fazendo com que todos os materiais possam ser reaproveitados.” Gian completa: “Todos sabem que uma empresa, para chegar aos 15 anos precisa ter muita credibilidade e é o que a Yziplas vem fazendo ao longo desses anos. Trabalhamos com a missão de fabricar e entregar as melhores esquadrias em PVC do Brasil e conseguimos, pois 80% de nossas vendas vêm de indicações de clientes satisfeitos, os outros 20% de investimentos em anúncios e internet.”

Yziplas Portas e Janelas em PVC • (11) 4159.3977 www.yziplas.com.br


PRIMEIRA 路 12

45

RETRANCA


ÓLEO

UIZINHO do

VEÍCULOS & CASA

INDICADA COMO MELHOR TROCA DE ÓLEO, A MELHOR LAVAGEM E A MELHOR LUBRIFICAÇÃO

Av. Tancredo Neves, 311 - Portão Vermelho - Vargem Grande Paulista - 4159.4179

Baratas · Formigas · Aranhas · Traças · Cupins · Ratos

Desentupimento - Limpa-fossa Limpeza de caixa d’água

11 4303.9187

|

11 9 7627.4747

IB

Casas Toldos especiais para escolas, academias e clubes, telhas de policarbonato e cobertura de piscina.

contato@shalomtoldos.com.br

www.shalomtoldos.com.br

Imobiliária BETH Sítios

4707.2098 / 4619.5724

Em Abril e Maio, indicando um amigo sua dedetização sai pela metade do preço

30 anos de experiência

Apartamentos

Orçamento sem compromisso

• CORTINA ROLÔ • POLICARBONATO • FACHADAS • COBERTURAS • COMÉRCIO • RESIDÊNCIA • EMPRESAS

DOCTOR VIANA

Chácaras

Terrenos

*Promoção válida por tempo indeterminado. Consulte condições.

DEDETIZADORA

4159.3492 E mais...

O imóvel que você procura, para o que você precisa!

Imagem Ilustrativa

PRIMEIRA · 12

46

Vendas e locações • Residenciais • Comerciais

www.imobiliariabeth.com.br

Estrada de Caucaia do Alto, 4250 - Sala 09 Tijuco Preto - Vargem Grande Paulista

ANUNCIE AQUI: 4158.6184 / 4159.7944 - publicidade@revistaprimeira.com.br · www.revistaprimeira.com.br


REQUINTE E QUALIDADE EM CADA DETALHE

Bom tempo o ano todo!

Rod. Raposo Tavares, km 33,7 (após o retorno de Cotia, sentido interior)

AQUECIMENTO DE PISCINAS Piscinas de fibra, vinil e alvenaria Iluminação · Filtros · Bombas · Limpeza Revestimento · Manutenção Assistência técnica Reformas · Troca de areia

11 4243 7142 - 9 7387 5968 fb.com/piscinasquatroestacoes piscinasquatroestacoes.com.br contato@piscinasquatroestacoes.com.br piscinasquatroestacoes@hotmail.com

4702.0598 / 4702.8209 www.mgcmarmores.com.br Rod. Raposo Tavares Km 26,5

CASA & CONSTRUÇÃO

AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

Promoção válida por tempo indeterminado ou enquanto durarem os estoques. Imagens memamente ilustrativas.

PRIMEIRA · 12

47

Telha4 ferro de concreto Coluna 3/8 - GG50

Coluna 4 ferro 5/16 - GG50

R$ 10,50 ML

R$ 520,00 milheiro

Bloco de concreto 15 x 19 x 39

Tijolo maciço para churrasqueira

Telha Romana e Portuguesa

R$R$11,90 2,20 cd.ML

R$ 1.450,00 milheiro

R$ 1.29 cada

Tijolo Baiano 11.5 x 14 x 24

R$ 1,09 cada

Telha Amianto 2,44 x 0,92 x 0,5mm

R$ 29,90 cada

Areia

R$ 89,90 m³

Laje H8

R$ 19,90 cada

Rod. Bunjiro Nakao, 45.645 (ao lado do Posto Shell km 45,5) 4159.3265 | 4159.2914 Aceitamos todos os cartões


HISTÓRIAS DE COTIA

5

PRIMEIRA · 12

48

Campo do Cotiano - Estádio Euclides de Almeida

Nosso Futebol E m clima de copa do mundo no Brasil, vale relembrar o futebol na cidade de Cotia. São momentos que devem estar na memória de muitos cotianos que viveram, jogaram e assistiram os jogos nos campos de Cotia. Assim como os campos, havia muitos clubes também: O Esporte Clube Cachoeira da Graça (Morro Grande, onde o sr. Lino (do Morro Grande); O Esporte Clube São Mateus (Km 21); O Independente do Km 21; O Serrano Futebol Clube (VGP); O Grêmio Esportivo Vargem Grande; O Time dos Grilos; O Santa Cruz Futebol Clube (Água Espraiada). Caucaia do Alto também teve seus times. A foto 1 é de 6 de março de 1942, esse time ganhou de 3 a 2, e os gols foram marcados por José do Nardo e Otávio. Ainda em Caucaia, surgiu, por volta de 1958, o Bandeirante Futebol Clube (Joaquim Nunes, Dentinho, Nestorzinho e Bento, entre outros, faziam parte do clube) também teve o Caucaia Futebol Clube.

Por CESAR TIBÚRCIO

O campo de Caucaia foi inaugurado em 2 de setembro de 1967. PORTÃO O Esporte Clube do Portão foi fundado em 29 de julho de 1931. A foto 2, de 1956, foi no festival da C.A.C. (Cooperativa Agrícola de Cotia), o time é o Extra E.C. Portão. Sim, caros leitores, existia um segundo time que jogava nas manhãs de domingo. Naquele 7 de outubro, o Extra venceu o Atalaia por pênaltis no campo do Cotiano. O time era, em pé: Goiaba, Sérgio Correia, Dito Pinto (goleiro), Onofre, Zuna e Munir; sentados: Pingano, Zezinho (irmão do Quim e do China), Dito Cabeleira, João Mascavo e o Valdomiro (Aminha). O campo ainda era de terra, velhos tempos... Já a foto 3 é de 1957. Nela estão, em pé: Zinho, Dito César, Zuna Jurandir, Baianinho (goleiro), Lulu e o Nhô Zaca (o Sr. Zacarias Antonio da Silva, sim, exatamente o da escola estadual). Segundo consta, foi o Nhô Zaca que doou o terreno para a atual escola E.E. Pedro Casemiro Leite ser construída (que antes levava seu nome) e, também o terreno da igreja e do campo do Portão. Agachados estão: Clóvis, João Mascavo, Orlando Massafelli, Aminha e o Jubran (o do cinema). Bem no centro da foto, no alto, é possível ver a Igreja do Portão.

Abril, mês de aniversário da LovingPets! LovingPets - Há Dez Anos promovendo a saúde e o bem-estar dos animais.

Na LovingPets você encontra tudo que o seu amigo precisa. Fones: 11 4703 7773 • 11 4614-1261 • Nextel ID 93*10250 • facebook.com/clinica.veterinaria.lovingpets


1 COTIANO Em 1968 a Prefeitura desapropriou uma área próxima ao centro da cidade, ficava perto de uma antiga olaria. Lá, alguns meses depois, inaugurou o Campo do Cotiano, oficialmente hoje Estádio Euclides de Almeida, onde já aconteceram vários eventos como festas, rodeios, cerimônias. E, é claro, os eventos esportivos com suas grandes e clássicas partidas de futebol. Os jogos aconteciam com mais frequência aos domingos. Naquela época, os jogadores costumavam passar na casa da dona Cebelina (mãe do Dito Pereira) que era quem lavava de graça os seus uniformes. Ela era uma torcedora apaixonada pelo time. Uma das inúmeras formações do time oficial do Cotiano é a da foto 4. Quando havia algum time importante de fora para jogar na cidade, o prefeito era convidado para assistir e dar o pontapé inicial do jogo. E quem não se lembra daquele barranco que as pessoas faziam de arquibancada? (foto 5).

Dizem que existia no passado (mesmo sem ser assumido publicamente) uma “rixa” entre os times do Portão e do Cotiano. Por isso evitava-se uma partida entre os dois, senão era briga na certa e uma confusão danada. Hoje, para quem viveu aqueles momentos é impossível não relembrá-los com uma boa dose de humor, mesmo as brigas em campo, recheados com muitas saudades as lembranças...

3

4

8

7

10

9

2

6

5

11

2

1

4

3

5

8

7

13

12

11

10

9

6

HISTÓRIAS DE COTIA

1 Goiaba · 2 Sérgio Correia · 3 Dito Pinto (pai do Ronaldo) · 4 Onofre 5 Zuna · 6 Munir · 7 Pingano · 8 Zezinho (irmão do Quim e do China) 9 Dito Cabeleira (pai do Eduardo) · 10 João Mascavo · 11 Valdomiro (Aminha)

49 1 Zinho · 2 Dito Cesar · 3 Zuna · 4 Jurandir · 5 Zé Baiano · 6 Rachidi · 7 Lulu 8 Zaca· 9 Clovis · 10 João Cesar · 11 Orlando Passareli · 12 Aminha · 13 Jubran

4 2

1

8

9

3

10

4

5

11

7

6 12

3

13

1 Massinha · 2 Zé Roberto · 3 Chicão · 4 Mauro Bonifácio · 5 João Laguna · 6 Chicão 7 Euclides · 8 Renato Pedroso · 9 Jaba · 10 Maurinho · 11 Toninho · 12 Nardo · 13 Macacão

• Obediência básica e avançada • Correção de maus hábitos • • Ataques e defesa • Passeios • Hospedagem c/ treinamentos • • Adestramento com cão • Banho e Tosa • Hotel para cães Marque uma visita sem compromisso! Márcio Nogueira · (11) 4158.7334 | 9 7504.6553 caoamigodestramais@yahoo.com.br

ANUNCIE AQUI: 4158.6184 / 4159.7944 - publicidade@revistaprimeira.com.br · www.revistaprimeira.com.br

PRIMEIRA · 12

M.I.A.U. Em uma noite de sexta feira, de um mês qualquer de 1976. Alguns amigos estavam reunidos na Lanchonete Manus Burguer, do Dinho e de seu irmão Pedro Dias, o “Mixirica”, que ficava entre os atuais prédios “do Yano” e da Clínica Saviolli. Já era madrugada de sábado quando eles inventaram de jogar bola bem no meio da rua (em frente onde é hoje o Rei da Esfiha). Depois de uma bronca do sr. Pedro, pai do Dinho, por estarem fazendo barulho, resolveram ir à praça em frente do cemitério (centro de Cotia). Foi quando passou um amigo e disse que tinha um jogo marcado no campo do Atalaia, para o dia seguinte e um dos times não iria aparecer. Perguntou então se eles queriam substituir o time desistente. Naquele dia, nascia o M.I.A.U. (Mocidade Independente e Associados Unidos). Por lá passaram vários jogadores, entre eles, o Jabazinho, o Toninho Baltazar, Mangueira, Renet (do Som), Tagarela, Chuvisco, Tuquita, o Mané (o minha égua), o Seglaukis, Zulu, Gerson Gianet, Luizinho careca, Capelão, entre outros. O grupo era tão unido que certa vez, juntaram dinheiro e compraram um ônibus velho para o transporte. Em outra ocasião inventaram que todos tinham que raspar a cabeça. E assim foi: por um tempo, o MIAU só tinha carecas. O clube não teve vida longa, em 1980 deixou de existir. Ficaram as saudades para muitos...

2

1


Comércio como missão

EMPRESA PRIMEIRA · 12

50

Mas, a rede não só sobreviveu como cresceu. Talvez por causa do entendimento do senhor Sílvio: “comércio não é ganância, é missão”. E assim, filhos seus e dos seus irmãos aprenderam a arte do comércio, onde é preciso respeitar clientes, fornecedores e funcionários. Os atuais diretores (Hélio Ricardo, Silvio José, Hélio Roberto, Eduardo Augusto, Daniel e Harley) todos Pedroso, cresceram ajudando os pais nas lojas da família. É a quarta geração. Eles frequentaram diferentes faculdades, de Engenharia a Ciências da Computação, e hoje estão juntos no comando da rede. Mesmo com 100 anos, o Supermercado Pedroso sabe acompanhar as necessidades do mundo contemporâneo. Para reduzir o consumo de água, possui um sistema de capacitação e armazenamento da chuva. E mais, aderiu à política de logística reserva e, em parceria com a Camil e a Coopernova, implantou um sistema de recolhimento de materiais recicláveis. Lá de cima, Nhô Quim deve olhar orgulhoso para sua prole. Afinal, para o sucesso nos negócios, é preciso entender de comércio, de gente e de mundo. Divulgação

U

m século de tradição e modernidade. Assim foi e continua sendo a história do Supermercado Pedroso e da cidade de Cotia. Há 100 anos nascia no centro da cidade o armazém de secos e molhados do senhor Joaquim Horácio Pedroso, o conhecido Nhô Quim. Era o ano de 1914 e muitas transformações estavam por vir na cidade e no mundo. A família de Nhô Quim cresceu, assim como as famílias de seus funcionários e clientes. Filhos e netos passaram a frequentar a loja dos dois lados do balcão, como atendentes e clientes. Sim, havia balcão. “Até 1970 os clientes pediam as mercadorias”, conta com brilho nos olhos e com a sabedoria de seus 72 anos, o senhor Silvio José Pedroso, sócio fundador ao lado dos irmãos Hélio e Álvaro. “Nós atendíamos no balcão e fazíamos as contas de cabeça, não havia máquina de calcular.” A partir dessa data, o mercado acompanhou as modernas formas de vendas e implantou o autosserviço. Surgiram os supermercados. O mundo mudou e uma década depois, em 1980, o Supermercado Pedroso passou por um difícil momento depois que sua loja do centro ardeu em chamas.

Família Pedroso

AgênciaM em nova etapa Divulgação

Os objetivos são abrir novos mercados e expandir para outras regiões

Anderson, Sérgio dos Santos (Empório Morana), Fernando e Tarrachinha

A

o completar 10 anos no mercado, a AgênciaM anuncia novidades, com ampliação dos serviços disponibilizados aos clientes. Para ampliar seu marketshare, a agência passa a oferecer: terceirização de comunicação interna, assessoria de imprensa, desenvolvimento de vídeos corporativos e mídias sociais. O Diretor Anderson Martin anunciou que fechou parceria com uma empresa digital que será responsável por toda a comunicação das redes sociais, Facebook, campanhas no Google e captação de leads. Com um coquetel para clientes, amigos e mídia, realizado em novo ambiente, com moderno mobiliário, espaços climatizados e sala multimídia, a AgênciaM marcou a nova fase da empresa. O investimento em tecnologia, segundo Anderson, permite acompanhar em tempo real todas as solicitações dos clientes e andamento dos projetos, além da aquisição de servidores de alta performance, redes inteligentes, ferramentas de conexão remota, entre outros. “Os objetivos são abrir novos mercados e expandir para outras regiões, incluindo grande São Paulo”, disse.


EDUCAÇÃO COM TRADIÇÃO E RESPONSABILIDADE

Infantil • Fundamental • Médio Unidade Granja Viana 4616.0888 Estrada Danúbio, 84 Acesso pelo km 28,5 da Rod. Raposo Tavares Próximo ao templo Zu Lai Unidade Butantã 3782.8688 Rua Jacinto Gonçalves, 206 Acesso pelo km 18,5 da Rod. Raposo Tavares

ESCOLA

www.colegiosamarah.com.br www.facebook.com/colegiosamarah

EDUCAÇÃO SE FAZ COM CONFIANÇA

AULAS COMPLEMENTARES: Culinária - Inglês - Artes Educação Física (a partir do Maternal)

ATIVIDADES EXTRA CURRICULAR: Karatê - Ballet PROJETO: Horta

www.colegiooraculodosaber.com.br secretaria@colegiooraculodosaber.com.br

11

4159.1182 / 4159.1231

PRIMEIRA · 12

51


98 de 1 9 D es

APRESENTE este ANÚNCIO e GANHE 100% de DESCONTO na taxa de MATRÍCULA

100% de desconto na taxa matrícula até o dia 30/04/2014

ESCOLAS & CURSOS

Musculação + de 150 aulas de Ginástica/mês Natação • Hidroginástica Ballet • Pilates • Dança do Ventre Personal Trainer • Nutricionista

4616.2951 / 4703.3054 contato@academiaacqualife.com.br www.academiaacqualife.com.br Rua Manaus, 148 - Jd. dos Ypês Raposo Tavares, Km 30,5

PRIMEIRA · 12

52

50%

DESCONTO Matemática - Inglês - Português - Japonês

NA TAXA DE MATRÍCULA Até 10/06/2014

Você acredita. Seu filho chega lá! Vargem Grande 4159.4821

| Cotia 4703.4603 | Granja Viana 4702.4036


Divulgação

Mais água para a região

E

Fátima Rocha, Prefeito Roberto Rocha e o Governador Geraldo Alckmin

Enquanto a média de aumento populacional do Estado é de 0,87% ao ano, cidades como Cotia e Vargem Grande Paulista, têm média anual acima de 2%.Ainda segundo dados da Companhia de Saneamento do Estado, Cotia teve um crescimento populacional de 2,32% (média anual) e Vargem Grande Paulista, 2,27%. O novo sistema também prevê uma série de ações sustentáveis e de tecnologia de ponta, como ventilação e iluminação naturais, energia solar e reuso da água de chuva.

ÁGUA

m meio a uma das maiores crises no fornecimento de água na cidade de São Paulo, com o Sistema Cantareira tendo seus menores índices de armazenamento registrados nas últimas décadas, Vargem Grande Paulista recebe a visita do governador Geraldo Alckmin para o início das obras da Parceria Público Privada do Sistema Produtor de Água São Lourenço.A obra, localizada na Estrada Mineração Ouro Branco, no Tijuco Preto, vai ampliar a capacidade de produção de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo em 4.700 litros por segundo, passando dos atuais 73 mil L/s para 77.700 L/s. Segundo informações divulgadas pela Sabesp, serão beneficiados diretamente 1,5 milhão de moradores da região, entre eles, de Cotia e Vargem Grande Paulista, além de aumentar a oferta de água para toda a RMSP, já que o novo sistema será interligado a outros sistemas existentes. O investimento de R$ 2,21 bilhões será feito pela empresa vencedora da licitação, Sistema Produtor São Lourenço S.A, uma parceria entre as construtoras Camargo Correa e Andrade Gutierrez. A expectativa é de entrada em operação em 2017.A água será captada na represa Cachoeira do França, em Ibiúna, que é formada pelo rio Juquiá. O novo sistema vai abastecer a região que mais cresce da Grande São Paulo.

Buffet em Domicílios

Decoração Infantil

Decoração Casamento

Mesas e Toalhas

Lyrimi Eventos

(11) 4714.0077

www.lyrimieventos.com.br contato@lyrimieventos.com.br

9 8853.6347 (Claro) 9 5869.9969 (Tim) 9 7087.4716 (Vivo)

PORQUE A VIDA TEM QUE SER UMA FESTA!

· Locação de Espaço para eventos · Copa do Mundo: locação para assistir os jogos da copa com telão assessórios para diversão! · Serviços* para eventos: Buffet, DJ e Iluminação, Decoração, Mesas e Cadeiras... · Espaço para até 300 pessoas

4612.6590 - 9 9876.6215 espacojoy@hotmail.com

ANUNCIE NA REVISTA PRIMEIRA: 4158.6184 / 4159.7944 / 4303.9939 / 4303.9200

PRIMEIRA · 12

53

EO S E S DE SOL* E Ã M AS OS ÓCUL DIA D

ATÉ O EVAR OUTRO ODE L

0 0 , 6 R$

RE 1 XA, VOCÊ P P M O C OR HE 4 por... F L I S BRA ho/201 l

em ju

o; meir l; o pri níve ou n ispo pag ue d que estoq o a ao or menmitada io; m li l ou igua dadeo ao prêado. in it bela vali e ta lativa/ ter diredeterm d r u ara o in valo um los ão c ncio p r temp o ú ó cu o n *2º moçã ste anlidas p *Pro arde e es vá *Gu moçõ *Pro

Encomende 8 caixas de Lentes de contato OASYS esférica por apenas 6x R$130,00 sem juros! Av Rotary, 147 - Jd. Nomura - Cotia 4616.7399


BKP

Bi o da Kara Preta

EVENTOS

SOM / DJ ILUMINAÇÃO

E EFEITOS

A MAIS COMPLETA EMPRESA DE EVENTOS DA REGIÃO!

DJ GUGU

Festa Junina

DJ BRUNO ROSA

EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS

• Brinquedos: Touro Mecânico, tobogã, cama-elástica... • Brincadeiras: Boca do Palhaço, Pescaria, Argola, Tomba-Lata... • Barraquinhas: Milho verde, lanche de pernil, churrasco, quentão, doces típicos... • Decoração e Som ambiente temáticos • Recreação e animação

DJ RAFAEL

SANTOS

BUFFETs

DJ JOÃO PEDRO

Diversas e deliciosas opções, ligue e confira!

LOCAÇÕES PARA SEU EVENTO! Mesas, cadeiras, tendas, guarda-sóis, louças...

PRIMEIRA · 12

54

Jota Kid�s

*** BRINQUED OS COM ÓTIM OS PREÇOS!!!

FESTAS DE FINAL DE ANO Confraternização · Reserva de espaço Aceitamos todos os cartões Estacionamento coberto com segurança

Almoço de 3ª a Dom. das 11h30 às 15h00 Jantar de 5ª a Sábado das 18h00 às 22h00

Novidade: DELIVERY*

FESTAS E EVENTOS

Pule, Brinque e Divirta-se Cama Elástica • Piscina de Bolinha • Torre de Alpinista • Pula-pula • Castelinho Futebol de Sabão • Tobogã • Ping-pong • Basquete Eletrônico Batalha de Cotonetes • Bungee Trampolim • Palhaço • Mesas e Cadeiras Buffet • Barraquinhas de Alimentação • Decoração em Geral E MUITO MAIS!

kjotafestas@hotmail.com www.kjotafestas.com.br 4158.2326 / 9 7240.3906 / 9 5347.4419

*Consulte valor e área de entrega.

FESTAS & EVENTOS

www.bkpeventos.com.br vendas@bkpeventos.com.br

Aceitamos

4148.5650 · 9 6481.4084 Estr. de Caucaia do Alto, 3060 - Tijuco Preto (lado do Serrano)

Curta nossa página no facebook www.facebook.com/RevistaPrimeira


Clínica Geral Ortopedia Funcional dos Maxilares

Dr. Fernando C. P. Miramontes

Fone 4148.4344 Urgência 9 4147.1200

Cirurgião Dentista CROSP 41.640

Endodontia - Dentística - Cirurgia Periodontia - Prótese - Implante

Dra. Katy Costa Godinho Cirurgiã Dentista CROSP 90.862

Clínica Geral - Endodontia

Estrada de Caucaia do Alto, 2000 (Imobiliária Boucault)

Dra. Patrícia Susana Guisasola Cirurgiã Dentista CROSP 35.525

4703.3337

Rua Jorge Caixe 371 - Sala 6 Portão - Cotia (em frente à Pró-Cotia)

Ortodontista

Planos de Saúde

Individual - Familiar - Empresarial

CUIDANDO DE VOCÊ

· Cartão Fidelidade, sem taxas, sem anuidade e com muitos benefícios FARMA 100 que você já pode usufriur! · Faça seu cadastro e tenha até 75% de desconto em Medicamentos

· Atendemos todos os Programas de Laboratórios (PBM) · Aceitamos convênios com empresas

Horários de funcionamento (Unidade I) Seg a Sáb: 7 às 23h /Domingos: 8 às 21h

4243.8640 2888.8416

www.saudejalves.com.br

4243 2420 3433 6848

Surpreenda com um novo visual!

Rua Roque Savioli, n° 90 - Centro (Ao lado do Velório Municipal, no centro de Cotia)

ANUNCIE NA REVISTA PRIMEIRA: 4158.6184 4159.7944 4303.9939 4303.9200

R. Catarina E. Pedroso, 66 - Vl. S. Francisco - Cotia splendoree@hotmail.com · 4243.2420 / 3433.6848

EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS

11 3020.6843

9 8343.6843

eventos@djcaetano.com · www.djcaetano.com facebook.com/DjCaetano

Monte Don e PascoalPorfírio 4159-4199 | 9 9349-8003 Av. Madagascar, 42 Jd. Margarida Vargem G. Paulista (47km Bunjiro Nakao)

Garantia de seriedade em meus trabalhos, solução para todos os seus problemas. Com passes de defumações, rezas e benzimentos para abrir caminhos, cortar olho grande, curas espirituais, nervosismo e insônia. Consulta com búzios, cartas de tarô, faz amarração para o amor, infalível.

E

O

S O M, V ÍD EO & ILUMIN AÇ ÃO

CHARUTOS E CIGARRILHAS

Saiba tudo sobre: Amor - Trabalho - Saúde - Família - Negócios

Estamos admitindo manicure. Início imediato!

S P A Ç

NO RESTAURANTE LE DONNE VOCÊ ENCONTRA

Vidente Dona Claudia

FEMININO E MASCULINO

A beleza deste OUTONO ao seu ALCANCE! 4243.8783

Prof. José Barreto, 3 - Centro - Cotia

Flor de Laranjeira

FLORICUTURA Z e zinho Ar r a n j o s - B o uque t s - Ce s t a s D e c o r a ç õ e s - Co r o a s - Pla nt a s

zezinho@t er r a.com .br 4158. 1926 Ru a Leon ardo Soar es Rodr igues, 94 VGP - Cent r o ( r u a d o a n tigo ba n c o d o Br a s il )

Casamentos Aniversários Casuais Cerimônias 4158.4436 - R. Valêncio S. Rodrigues, 73 - Centro - VGP

SAÚDE & ESTÉTICA

4612.9878 / 4612.1236

Unidade II Estr. do Embu 31

55 PRIMEIRA · 12

Unidade I Estr. do Embu 123


R.Viana

TÉCNICO EM PISCINAS

TRATAMENTO AVULSO E MENSAL

Controle de PH - Controle de Alcalinidade Controle de Cloro - Controle de Dureza Cálcica Substituição de Carga Filtrante - Conserto de Motores Instalação de Filtros e Bombas

ANUNCIE NA REVISTA PRIMEIRA:

Coberturas, toldos móveis, fixos especiais e policarbonato.

Limpeza e conservação de piscinas!

4146.4056

4159.3181 | 9 8447.9823

Atender sua necessidade com qualidade é o nosso maior compromisso!

robsonlviana@ig.com.br

Desde 1967 realizando sonhos

4158.6184 4159.7944 4303.9939 4303.9200

www.toldosjoia.com.br - toldosjoia@uol.com.br

Projeto • Administração • Construção

Dalton L. de Oliveira

Arquiteto e Urbanista

Desenvolvimento e fabricação própria. O melhor do mercado com preço justo!

CAU A20307-6

Cartão de Visita Envelopes Papel Timbrado Panfletos Mala Diretas Informativos Folhetos

COPA 2014 Brindes Personalizados

RUMO AO HEXA!

(11) 4158-7670 9 9912-0727

Rua Joaquim

J. Novaes, 94 · Sala 1 Cotia · dloarq@uol.com.br 4616.7023 / 7853.0274 / 9 9941.6308

DIVERSOS

www.summer93.com.br summer93@ig.com.br

PRIMEIRA · 12

56

Vendas, locação e administração de imóveis Casas em condomínios Chácaras e Sítios Áreas comerciais

4616 8186 · 9 9952 0587

www.boaterraimoveis.com.br Rod. Raposo Tavares km 39,5 - VGP

Trude - Assessoria Contábil Ltda. 4703.2626 | 4703.2803 | 4614.8744

Av. Manoel José Pedroso, 1147 - 1º andar - Cotia

Presenteie com Emoção Pinturas à oleo

Alice de Paula www.aliceart.com.br

4158.6523 / 9 9632.6211

Pastas Blocos e Talões Catálogos e Manuais Cartazes Flyers Folders Convites

(11) 4158-5270 / 4158-5051 vendas@graficatrentini.com.br / www.graficatrentini.com.br R. Francisco Manoel de Oliveira, 415, Centro - VGP


S LA ÍCUAS! R T T MA BER A

VARGEM GRANDE PAULISTA

4158.7099 Rua Embuia, 295 Jardim Floresta

Educação de qualida de e contato com a nature za!.

Aqui você encontra:

· Presentes · Material Escolar · Suprimentos de Informática e Escritório · Atendimento para empresas

Satisfação em lhe atender em todas estações do ano!

Tudo isso bem PERTINHO

de você!

Educação Física, Inglês, Música, Ballet Ginástica Rítmica e Futebol

EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL

11 4158.1720 prymavera@terra.com.br R. Ambrosina M. de Jesus, 193 Vargem Grande Paulista

R. Topázio, 30 - Jd. Nomura - Cotia · 4616.9266

DIVERSOS

www.escolarecantoverde.com.br recantoverde@escolarecantoverde.com.br

M.BR

WWW.SONHOCOLEGIOIPE.CO

57 PRIMEIRA · 12

Sonho Encantado - Educação Infantil Colégio Ipê - Ensino Fundamental

A preparação para a vida começa AQUI!

R. Recife, 33 - Jd. dos Ipês - Coti

a

F.4616.6204

Com pequenas atitudes podemos mudar o futuro do planeta.

ANUNCIE NA REVISTA PRIMEIRA: 4158.6184 4159.7944 4303.9939 4303.9200

Economize água, pense no amanhã Ligue e agende a sua lavagem a seco

Limpeza automotiva sem uso de água

www.acquadelivery.com.br 99603 8974 | 7759 4244 ID 653*31575

moda masculina e feminina

Um mundo fashion à DOIS! 4707.3690 4616.5895 Cotia: Rua Senador Feijó, 261 - Centro Jandira: Av. Conceição Sammartino, 145 - Centro

Amaury Pinturas

Comércio · Residência · Escolas PINTURAS ESPECIAIS - PLACAS - FAIXAS RETOQUE DE PLACAS DE VEÍCULOS

4559.0592 / 9 9976 1578 (Rec. 4159.7944) - amaury.pinturas@terra.com.br


Na produção da edição anterior da revista Primeira (n. 11), através da matéria E-commerce, acabei reencontrando uma queridíssima amiga, a Taninha, que conheci na infância, em Santo André. Estudamos juntas no mesmo grupo escolar, na mesma classe nos tempo do colégio Américo Brasiliense,  fizemos cursinho juntas no Anglo e, na faculdade, moramos numa república em Pinheiros quando cursamos a FAU-USP. Depois, cada uma seguiu seu caminho. Por alguns anos, trocamos carta (daquelas escritas à mão e postadas no correio). O tempo passou, soube que a Taninha havia se mudado para Paraty. Tentei localizá-la de várias formas e nada! Então, restou uma amizade grande, muitas saudades e poucas fotos. Mas... eis que em contato virtual com o site Kaly Madhu, numa curtida em um dos acessórios, a Taninha me encontrou! Agora é organizarmos o reencontro físico lá em Paraty ou aqui em Vargem Grande Paulista.

BASTIDORES

BASTIDORES

UAU!!!ESSE FACE É BÁRBARO!!! REENCONTRO VIRTUAL APÓS 28 ANOS

PRIMEIRA · 12

58

Marisa de Paula

E QUANDO O MERCADO AQUECER? Nos dois primeiros meses do ano de atividades na revista, uma das situações que ficaram bem evidentes foi o momento de dificuldade financeira das empresas que contatávamos. Em função de uma série de fatores, as pessoas, em relação às questões comerciais,  demonstravam uma visível cautela. ‘Vamos nos falar depois...’. Recentemente, ao telefonarmos para a D&C Móveis Corporativos, tivemos uma boa surpresa. A Deize foi uma das primeiras pessoas no ano, em nossos contatos, que se manifestou com relação a mudanças: “O mercado agora está aquecendo”.

Foi uma manifestação muito oportuna e que chamou a atenção num quadro geral. E como é importante cada um de nós enxergarmos e fazermos circular a percepção das mudanças – ainda que tímidas, ainda que eventualmente restritas a essa ou aquela circunstância, mais ou menos visíveis. Mas elas, as mudanças, estão aí, fazendo parte de nossas vidas. Elas nos ajudam a supor horizontes. E nos movimentarmos para isso. Paulo Cezar Goulart

O plano certo com uma estrutura mais ampla e mais moderna!

Informações  4616-8822 / 4703-4262  www.gladius.com.br

@ contato@gladius.com.br Av. Prof. Joaquim Barreto nº 680 Granja Carolina - Cotia

Mais espaço e conforto para o seu BEM-ESTAR!

Ambiente Climatizado · Mais de 55 aulas semanal · Treinamento funcional e novas modalidades de aulas


PRIMEIRA 路 12

59

RETRANCA


AGORA NA GRANJA VIANNA

PRIMEIRA · 12

60

AS DELÍCIAS DO

MERCADÃO

São Paulo

RODOANEL

Granja Vianna

ROD. RAPOSO TAVARES

KM 22

VIADUTO SÃO CAMILO

PERTO DE VOCÊ

www.thesquaregranjavianna.com.br

Restaurantes Cafés Lojas Praças e Alamedas Arborizadas rod. raposo tavares, km22 | (11) 2898.9595

granja vianna - sp


Revista Primeira · 12 · 2014