Vol.16 - Matemática Atuarial de Sistemas de Previdência Social

Page 113

A Técnica de Projeção para Avaliações Atuariais

Em (5.38), o valor de NA(t − z + 0, 5) deve ser obtido por interpolação entre NA(t − z ) e NA(t − z +1) . Após resolver para na(z), z = 1, 2,..., n , estes valores serão utilizados para derivar as projeções de beneficiários para os vários tipos de benefícios. Por exemplo, se IR(z) denota o número de aposentados de duração z na projeção da população inicial e NR(z) denota o número correspondente resultante da projeção padrão de 100.000 novos entrantes, o número de aposentados ao fim do t-ésimo ano de projeção, derivado da população inicial como também dos novos entrantes dos primeiros t anos, é dado por t

na ( z ) NR(t − z + 0, 5) 100 000 . z =1

TR(t ) = IR(t ) + ∑

(5.40)

Em (5.40), a primeira componente do lado direito representa os aposentados oriundos da população inicial enquanto que o segundo membro representa os aposentados originários dos novos entrantes que aderiram ao sistema nos primeiros t anos, ambos ao fim do t-ésimo ano de projeção.

Projeções financeiras Façamos as projeções para o total de salários da população inicial e para a geração padrão de novos entrantes denotados por IS(t) e NS(t) e as projeções para o total de aposentadorias por IP(t) e NP(t). O total de salários segurados ao fim do t-ésimo ano de projeção derivado da população inicial e dos novos entrantes dos primeiros t anos é dado por t

na ( z ) NS (t − z + 0, 5) ADJ ( z ) 100 000 . z =1

TS (t ) = IS (t ) + ∑

(5.41)

onde ADJ(z) é um fator de ajustamento dado por

∏ ADJ ( z ) =

t r =t − z +1

(1 + γ (r ))

1 + γ (t − z + 1)

(5.42)

Devemos notar que ADJ(z) fornece a escala salarial adicional requerida para elevar NS (t − z + 0, 5) ao nível geral de salários do fim do t-ésimo ano de projeção.

113


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.