INFOPREVES 30

Page 1

MERCADO Atratividade no mercado local GERAL Bons Padrões para se Administrar Bem PREVIDÊNCIA Fundos de pensão, aceleração digital e o papel das startups ANO 09 Nº 30 OUTUBRO 22 Poupar certo agora para garantir sua Longevidade Financeira

E X P E D I E N T E

O INFOPREVES é uma publicação da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo - PREVES

Diretor Presidente

Alexandre Wernersbach Neves

Diretor de Investimentos

Tiago Luiz Freitas Roque

Diretora de Administração

Maria Leila Casagrande

Gerente de Atendimento

Jader Araujo Barros

Colaboradores

Ana Paula Pereira Delfino Motta

Camila Santana Reis

Cristiano Barcellos Soares

Igor Sarcinelli Santos Marco Antônio Bessa

Pablo de Azevedo Souza Renan Pizzol Broedel

Sabrina Herculano Barbirato

Suelen Hecher da Silva

Taires Santana Reis

Thaissa Caroline Prote Borges Waleska Fromholz Madi

Equipe de Atendimento

Camila Lucia da Silva

Carolina Uliana Mattos

Daiana Junia Alves de Souza Jaques Marques Ferreira Barbosa

Liliane Mauricio Mirella Lima Moura

Mirelle Ferreira Coutinho Fritz Priscila Corrêa de Moura Santos

Assessor de Comunicação

Marcelo Braga Roberto de Oliveira

Estagiário de Comunicação/Diagramação

Gabriel Dayvid dos Santos Rosa

Contato: (27) 3322-9288 contato@preves.es.gov.br www.preves.es.gov.br

SEDE:

Rua Marilia de Rezende Scarton Coutinho, 180 – Ed. Fausto Dallapicolla. Enseada do Suá, Vitória / ES

Imagens Freepik / Pixbay / Vexels / Pexels
sumário POUPAR 7 hábitos financeiros para uma estratégia de investimentos vitoriosa ECONOMIA Poupar certo agora para garantir sua longevidade financeira 09 GERAL Porque ajudar os participantes a planejarem o futuro? BEM ESTAR Bons padrões para se administrar bem 05 07 ARTIGO Fundos de pensão, aceleração digital e o papel das startups 15 PENSANDO EM VOCÊ 4 segredos da qualidade de vida 18 26 MERCADO Atratividade no mercado local 11

RAL

Por que os participantes ajudar a planejarem ofuturo?

Se perguntarmos às pessoas se elas sabem qual a renda mensal que precisarão para manter o padrão de vida após a aposentadoria, certamente, seremos surpreendidos com a ( g ra n d e ) m a i o ri a d a s re s p o s t a s Infelizmente, o planejamento financeiro não é algo tão disseminado entre as famílias e, consequentemente, a ausência de informações ou previsões sobre os gastos acaba por impactar negativamente a qualidade de vida de grande parte dos brasileiros quando saem domercadodetrabalho

Planejar o envolve muito mais do futuro quereservarumaquantiaparaaaposentadoria. Envolve o e a projeção de conhecimento gastos futuros, alinhados, minimamente, com os hábitos presentes. E, se há alguém preparado para auxiliar as pessoas neste sentido – além de e educadores especialistas financeiros – podemos destacar as entidades de previdência complementar Simuladores já fazem parte da rotina e os cálculos e previsões são revistos periodicamente. hContudo, como utilizar e interpretar os resultados aindaéumprocessoemandamento

Estimular o participante a definir com clareza as premissas das ferramentas, assim como calcular com ajustes inflacionários a evolução dos seus gastos após a aposentadoria, pode não apenas contribuir com uma perspectiva mais clara, mas ajudar a todos os envolvidos com previdência complementar Dica: comece com uma lista das despesas atuais, dos sonhos e das futuros/objetivos despesas que somente aparecerão depois da aposentadoria (por exemplo: plano de saúde ealimentação,entreoutras).

06
GE
05

Do lado do participante, os são benefícios óbvios: cenários mais transparentes quanto a evolução dos gastos, melhor planejamento, menos surpresas desagradáveis, mais tranquilidadeapósaaposentadoria.

Para a também há uma série de entidade, vantagens. O primeiro ponto que podemos destacar é a própria percepção de segurança do participante. Ele poderá sentir que aquele benefício previdenciário, de fato, é planejado e acompanhado para que ele consiga viver bem. Ao viver bem, automaticamente, há um ganho de imagem que pode ser exponencial para a entidade. Além disso, haverá menos questionamentos sobre as políticas de investimentos que, por sua vez, seriam orientadas exatamente pelas demandas/necessidades dosparticipantes.

Paralelamente, como um adicional, as entidades poderiam, inclusive, ofertar alguns benefícios específicos aos participantes, como seguros, que podem fazer a diferença paracadafaixaetária.

Já do ponto de vista da patrocinadora, a imagem positiva pode a adesão impulsionar de novos participantes. Se as pessoas conseguem sentir que, de fato, este é um benefício concreto, o estímulo a novos entrantes acontece automaticamente. As patrocinadoras, com um volume maior de pessoas, conseguem inclusive benefícios fiscais relacionados ao imposto de renda, o que contribuiu paraamelhoreficiênciaeconômica.

Quando falamos em entidades multipatrocinadas, o incentivo ao planejamento financeiro seria mais um a ser ofereci- diferencial do e ajudaria a aumentar o volume de planos administrados.

Como últimos grupos de stakeholders envolvidos neste cenário e que não podemos deixar de citar, são as associações de participantes e a própria Previc Um atendimento mais próximo e um planejamento de aposentadoria alinhado com os gastos previstos para o participante certamente proporcionariam

menor judicialização e menor risco sistêmico

As pessoas entenderiam o que acontece com os seus investimentos e reduziriam as suas frustraçõesereclamações.

Os planos teriam os seus riscos mais calibrados e, pontualmente, os gestores poderiam reduzir tentativas de de maximização retorno Ouseja,estariammenospropensosa se aventurar em novos produtos financeiros ou assumirem posições mais arriscadas sem alinhamento com as perspectivas dos participantes. Em outras palavras, podemos dizer que, do lado sistêmico acompanhado pela PREVIC,osfundosteriammaisrobustez.

Em resumo, quando o tema envolve educação, as são claras. Aproximar-se vantagens dos participantes e ajudá-los a planejar o seu futuro, com cálculos alinhados aos gastos pessoais e perspectivas, não seria um bem apenas para o participante. Independente de qual ângulo se observa, toda a indústria sairia beneficiada.

FONTE

https://blog abrapp org br/blog/artigo-porque-ajudar-os-participantes-a-planejarem-of u t u r o - p o r - l e o n a r d oo z orio/?utm source=newsletter&utm medium=em ail&utm_term=https://blog.abrapp org.br/blog/art igo-por-que-ajudar-os-participantes-ap l a n e j a r e m - o - f u t u r o - p o r - l e o n a r d oo z orio/&utm content&utm campaign=Not%C3%AD cias

06

Bons Padrões para se Administrar Bem

Por Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini é advogada, consultora de entidades fechadas de previdência complementar e coordenadora da Comissão de Ética do Sindapp.

Segue abaixo mais um artigo da nova série de textos produzidos pela Comissão de Ética do Sindapp em 2022. No texto, Aparecida Pagliarini, Coordenadora da Comissão de Ética, aborda a necessidade de adotar elevados padrões de conduta para promover uma administração adequada do patrimônio dos planos das EFPC Diz que, acima de tudo, é preciso ser ético, evitando vieses cognitivos que prejudicam decisões individuais e coletivas.

Confiraotrechoinicialdoartigo:

“A relatividade se aplica à física, não à ética ”AlbertEinstein

No âmbito das sociedades anônimas, a Lei estabelece expressamente um elenco não taxativo de deveres: diligência, lealdade para evitar situações de conflito, transparência, finalidade Parece-me que todos eles se sustentam sob o pilar da ética empresarial, se considerarmos os antônimos que são considerados más condutas: negligência, deslealdade,obscuridadeedesvio

Entretanto, esses deveres fiduciários não se esgotam na Lei Os administradores devem ir além da Lei para preservar interesses das companhias e dos seus acionistas/investidores, do mercado, da sociedade, daeconomia.

Uma boa governança depende de sólidos princípios que devem orientar o comportamento dos administradores, colaboradores e terceiros que se relacionem de alguma forma com a sociedade, tenha ela fins lucrativos ou não

Confira:https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9147/ace rvo/detalhe/23044

07
SERVIDOR DA CONHEÇA OS BENEFÍCiOS DO SAiBA + https://tinyurl.com/2zzc2th3 SANTA MARIA DE JETIBÁ

ECO NO MIA

certo agora para garantir Poupar sua Longevidade Financeira

O Instituto de Longevidade entende que as preocupações e o conhecimento sobre a Longevidade Financeira são um caminho que passa pelo entendimento e aplicação de 5 pilares (Ganhar Mais, Gastar bem, Poupar Certo,InvestirMelhoreProtegerCapital).

Além disso, mais do que a causa puramente financeira, entendemos que aspectos psicológicos, comportamentais e sociais devem ser levados em consideração na hora de montar uma estratégia para gerir as finanças pessoais.

Temos consciência de que são requeridos dois ativos para uma jornada integral rumo à Longevidade Financeira: disciplina e tempo Sem um esforço dirigido de forma sistemática e regular, estamos entregues à própria sorte. E sem tempo, como é possível organizar nossa vida (não apenas no aspecto financeiro,mastambémdesaúdefísica,relaciona-

mentos etc.)? O problema é que a época em que vivemos, de aceleradas mudanças tecnológicasesociaisedeexcessodeestímulos, faz destes dois ativos (disciplina e tempo) benscadavezmaisescassos.

O ponto ao qual quero chegar é: o que dizer a alguém que quer buscar sua Longevidade Financeira, mas que dispõe apenas do nível mais básico de disciplina e de quantidade limitada de tempo? Qual é a essência, o passo mais primário para quem quercomeçar?

Eu diria: estabeleça uma meta de poupança. E comece. Poupe uma unidade de dinheiro Poupe uma parte da refeição Poupe uma passagem de transporte. Todo dia, um valor Toda semana, uma fatia Todo mês, uma parte. Eu sei que essa mensagem soa dura,

09
Por Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade da MAG Seguros

sobretudo se acaso se ganha muito pouco. Mas esse é realmente o mínimo que se pode fazer quando se quer começar a cuidar da Longevidade Financeira.

Alguém poderá dizer que esse esforço de poupança não vai se converter imediatamente em grande um valor financeiro Talvez. No entanto, é dispondo dessa quantia mínima dos dois ativos escassos (disciplina e tempo) em favor de um projeto (poupar um valor X a cada período Y), que pode germinar a semente de algo muito poderoso: a percepção de queépossívelconstruirofuturo.

No instituto de Longevidade, queremos dar instrumentos e motivação para você criar oseufuturo.

Por isso, em setembro vamos falar muito de poupança, tanto no conteúdo escrito quantonalivemensal

Além disso, quer você tenha familiaridade com suas finanças pessoais, quer não, vamos lançar o nosso Guia da Longevidade Financeira. Será um bom companheiro para teraoseuladoaolongodajornada

Cordialmente,NiltonMolina

Nilton Molina é presidente do Instituto de Longevidade MAG, administrador de empresas e atua há mais de 50 anos no setor de Seguros. Além disso, também é p r e s i d e n t e d o C o n s e l h o d e Administração da Mongeral Aegon Seguros e Previdência e do Fundo de Pensão Multipatrocinado da Mongeral Aegon; diretor da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização); e vice -presidente da Associação Comercial de São Paulo Entre 1985 e 1990, foi membro do Conselho Nacional de Seguros Privados e do Conselho Nacional de Seguridade Social, um dos fundadores da Bradesco Vida e Previdência e da Icatu Hartford Seguros. Também, de 2014 a 2018, membro titular do Conselho Nacional de PrevidênciaComplementar–CNPC

FONTE

https://institutodelongevidademag.org/lo ngevidade-financeira/poupar-certolongevidade-financeira

https://longevidade.institutomag.org/guia - d a - l o n g e v i d a d efi n a n c e i r a ? u t m s o u rce=ilmag&utm medium=blog&utm campai gn=guia-lf 2022&utm content=link-pouparcerto-longevidade-financeira&utm_term=

NiltonMolina
10

TI GO

Atratividade no mercado local

Por Brasil Capital

o longo do ano, o Ibovespa tem se comportado de forma distinta dos principais índices globais, se destacando com o melhor resultado, em Dólares, dentre as bolsas mundiais. Essa performance pode ser explicada por uma conjunção de fatores, como valuation atrativo, exposição relevante do índice em ativos de valor e carrego atrativo da moeda (diferencial entre os jurosdeumamoedaparaoutra).

Apesar da alta no ano, o índice Ibovespa continua com um valuation muito atrativo Analisando o gráfico abaixo que mostra a razão Preço/Lucro do índice Ibovespa projetado 12 mesesàfrente,énítidonotarseudescontoatualemrelaçãoàmédiadosúltimosanos.

Analisando o gráfico abaixo, é possível verificar a elevada concentração do índice em empresas de commodities (Vale, Petrobrás, Suzano, entre outras), as quais têm apresentado lucros recordes em função dos elevados preços das commodities em Dólar, além de um Real mais desvalorizado, proporcionando uma receita em moeda local e lucratividade sem precedentes. Na tabela abaixo, é possível notar que praticamente toda alta do índice no ano foi puxada pelas empresas de commodities. A diferença de performance entre as empresas de commodities e as companhias locais não tende a ser estrutural, mas sim um reflexo das circunstânciasdecurtoprazo,comnormalizaçãoesperadaaolongodotempo.

AR
11

Dadooexpostoacima,aperguntanaturaldesefazeré,maseasempresasdomésticas? Comoestáopatamardelucrodelas?

Ao longo dos últimos trimestres experimentamos diversos fatores detratores da rentabilidade das companhias locais, especificamente (i) aumento de juros de 2,00% para 13,75%, implicando altíssimas despesas financeiras das empresas (ii) inflação persistentemente elevada e consequente perda de margem operacional, e (iii) PIB fraco na média, ainda que melhor que o esperadoemfunçãodaaceleraçãoduranteoanode2022.

O resultado de todos esses fatores, entre outros, determina a margem líquida (lucro líquido dividido pela receita líquida) das empresas em patamar próximo ao menor nível dos últimos anos, por conta do nível de lucro líquido extremamente depreciado, conforme exposto no gráfico abaixo. Além disso, o nível de P/L das companhias domésticas, em média, também se encontram em torno de 2 desvios padrão abaixo, ao redor de 14x lucros projetados, e, portanto, empatamaresbastanteinferioresàmédiahistórica,conformeilustradonográficoseguinte.

12

Ainda que os mercados globais não estejam emitindo sinais encorajadores, do ponto de vista do Brasil, temos fatores positivos que potencialmente contribuem para uma reversão positiva da tendência de lucro das empresas: (i) juros em trajetória de queda a partir de 2023 (reduzindo as despesas financeiras), (ii) inflação menor, e (iii) desemprego terminando 2022 ao redor de 8,5% versus 15% no auge da pandemia do Covid. A queda da taxa básica de juros é altamente relevante para a aceleração dos lucros das companhias domésticas, já que o patamar atual de juros corrói boa parte do lucro operacional crescente que essas empresas têm gerado nos últimostrimestres.

Por fim, enxergamos taxa interna de retornos projetados em nosso portfólio de companhias acima de 25% ao ano para os próximos 3 anos, patamar considerado historicamente elevado Não dependemos apenas das quedas de juros acima mencionas para capturar uma valorização potencial destes ativos, mas caso o cenário de queda de juros no Brasil se concretize, o cenário de crescimento de lucro composto das companhias para os próximos 2 a 3 anosseráaindamaisconstrutivo

*A Brasil Capital é uma gestora de fundos de ações fundada em 2008, focada em investimentos delongoprazoemcompanhiasbrasileiras.

FONTE

https://blog abrapp org br/blog/artigo-atratividade-no-mercado-local-por-brasilcapital/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_term=https://blog.abrapp org.br / b l o g / a r t i g o - a t r a t i v i d a d e - n o - m e r c a d o - l o c a l - p o r - b r a s i lcapital/&utm_content&utm_campaign=Not%C3%ADcias

13
SIMULADOR P R E V E S Com o Simulador da Preves, os servidores públicos podem ter uma estimativa do benefício complementar da sua aposentadoria. Acesse e confira! www.preves.es.gov.br ACESSE O NOSSO SITE E CONFIRA!

Fundos de pensão, aceleração digital e o papel das startups

O Brasil é uma referência mundial no uso de tecnologia para impulsionar a transformaçãodigitaldediversossetoresdaeconomia.

Para se ter ideia, o país conta com 225 fintechs de crédito, 129 insurtechs, 541 healthtechs e 299 Agtechs. Mas, curiosamente, o processo de digitalização das entidades de previdência privada ainda é tímido quando comparado a estes setores, principalmente quando falamos da relação com os participantes.

Não que a tecnologia não faça parte do cotidiano dos fundos de pensão. Não é isso. Em termos operacionais ela já faz parte da realidade das fundações. Porém, a maioria ainda não oferece uma oferta plural de canais de autoatendimento e transacional de forma a facilitar que as pessoas obtenham informações sobre seus investimentos, a possibilida-

de de ampliar ou reduzir as contribuições, rentabilidade ou serviços adicionais ofertadoscomocontrataçãodecrédito

Este cenário impacta principalmente os mais jovens que se sentem menos estimulados a interagirem com marcas que não estejam presentes digitalmente em suas vidas.

Problema este que limita o próprio crescimento potencial das entidades de previdência privada Hoje existem 275 fundos de pensão que contam com cerca de 4 milhões de participantes, o que equivale a 2% da população brasileira. Para se ter uma ideia, na divisão por faixa etária apenas 7% dos participantes das (EFPC) têm menos de 24 anos, o quenãochegaa300milpessoas.

06
15

Em um país como o onde o déficit Brasil, da previdência pública é um problema estrutural, é importantíssimo que as pessoas busquem proteção na previdência privada. Mas,omovimentoaindaébemtímido

De acordo com o Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, da seguradora Allianz, que avaliou a estrutura previdenciária de 70 países, cerca de dos brasileiros 90% com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria. Para se ter uma ideia de comparação, nos EUA o percentual caiparamenosdametade( ).40%

Neste sentido, é preciso conscientizar os brasileiros sobre a importância da poupança de longo prazo, principalmente para garantir uma velhice tranquila e sem a queda da qualidade de vida por conta da menor renda. Este é um importante papel dos fundos de

Uma entidade de previdência não tem como foco desenvolver plataformas e aplicativos. Sua real e legítima preocupação é gerir os recursos dos participantes. Por outro lado, as têm as ferramentas adequadas startups para aumentar a conexão com os atuais participantes e atrair o interesse de mais pessoas porque as soluções tecnológicas são a expertise delas. A união entre as duas partes é que vai gerar a transformação sobre como a previdênciacomplementarfechadaévista.

Um bom exemplo no mercado é a EnergisaPrev, fundo de pensão que administra os planos de previdência de 14 mil colaboradores das empresas que formam o Grupo Energisa e cujo patrimônio é de aproximadamenteR$1,8bilhão.

Ela está entre as instituições que deram o primeiro passo rumo à transformação digital. O fundo adotou uma solução, desenvolvida no conceito White Label, que permite uma comunicação fluida e integrada com os participantes por múltiplos canais digitais num modelo semelhante ao das fintechs e neobanks.

Durante palestra proferida no 43º Congresso de Previdência Privada da Abrapp, o CEO da EnergisaPrev, Márcio Pires, afirmou que a implantação da plataforma digital fez a carteiradecréditodofundocrescerexponencialmente.

A inovação beneficiou as duas pontas que importam: o participante, que consegue crédito a mais justas de juros, e a pró- taxas pria entidade que tem no empréstimo uma formadeaumentararentabilidadedofundo

Mas se a parceria com startups tem sido tão positiva para o setor financeiro e as poucas experiências no setor de fundos de pensão comprovam isso, então, o que falta às entidades de previdência privada serem conquistadas pelo movimento de startups de fato? A verdade é que existe sim, interesse do setor nesse movimento de modernização Mas questões culturais e receio de o custo se tornar muito alto são algumas das razões para que “o carro ande com o freio de mão puxado”.

Mudar exige ousadia e desafia as instituições a tornar a comunicação mais efetiva, capaz de alcançar todos os colaboradores e há ainda o desafio sobre como tratar os dados corretamente. Outro ponto considerado como dificultador é o fato de que somente agora a geração Z, que tem mais afinidade com tecnologia, está entrando nos planos de previdênciacomplementar.

A maioria dos participantes pertence a gerações anteriores, com cultura possivelmentemaisanalógica.

16

É verdade que essa cultura existe porque o setortrabalhacomumhorizontemuitolongo e é altamente regulado, o que explica, em parteoconservadorismo

No entanto, assim como diversos setores da economia perceberam nos últimos anos, a tecnologia transforma o negócio, ao trazer mais precisão e agilidade, permite fazer mais com muito menos custo e alta assertividade. Além disso, é preciso olhar as soluções para as gerações novas para que a previdência complementar fechada se torne mais atrativa e sejavistacomo“coisadegentejovem.”

Afinal, não fazer também tem seus custos. Vivemos na era da transformação digital em que setores são transformados muito rapidamente Usar as startups como parceiras significa aproximar participantes e fundaçõesparaestreitarrelacionamentoemultiplicar oportunidades para ambos hoje, sem perder de vista o patrimônio que garantirá a tranquilidadeamanhã.

FONTE

https://blog abrapp org br/blog/artigofundos-de-pensao-aceleracao-digital-e-opapel-das-star tups-por-alexandret e i x e ira/?utm source=newsletter&utm medium= e m ail&utm_term=https://blog.abrapp org.br/blog /artigo-fundos-de-pensao-aceleracaodigital-e-o-papel-das-startups-pora l e x a n d r et e i x e ira/&utm_content&utm_campaign=Not%C3% ADcias

17

4SEGREDOS DA QUALIDADE DEvida

Muita gente deseja viver com qualidade, mas esquece que para isso é necessário inserir hábitos de qualidade em sua vida E isso significa muito mais do que equilibrar trabalho, prazer e vida pessoal… Significa ter coragem e disposição para enfrentar medos, encarar novas experiências e superar aquilo quetebloqueia.

Isso envolve ter sucesso e eficiência no trabalho, viajar, praticar esportes, estar aberto a novas situações e aprendizados Basicamente,éfazerascoisasquevocêgosta, do jeito que você gosta e que te trarão os resultados suficientes para elevar o seu bem estar

Pensando nisso, a Supérbia fez uma lista simples com 4 segredos que te ajudam a conquistar a tão sonhada qualidade de vida. Confira:

2-Acheesigasuaspaixõesparaterqualidadedevida

Ninguém melhor que nós mesmos para saber aquilo que faz nosso coração bater mais forte, o que nos motiva e faz bem. Seja profissão, hobby ou qualquer coisa que te traz felicidade, encontre tempo na sua rotina para colocá-lo e torná-lo cada vez mais frequente! Tudo fica melhor quando envolve paixão e as pessoas que compartilham dessas mesmas paixões.

3-Crieemantenhaamizadessignificativas

1- Dê importância ao começo do seu dia paramelhoraraqualidadedevida Sempre que acordamos para um novo dia temos a oportunidade de modelar nosso estado de espírito. Isso quer dizer que podemos determinar como será nosso dia – e, consenquentemente, nossa vida – no começo de cada dia que se inicia. Basta estar disposto a isso e fazer acontecer. A partir disso, visando suas metas, métodos e objetivos, cada um pode estabelecer os rituais que vão ditar o ritmo do dia, seja tomando um bom café da manhã, ouvindo a música preferida, realizando alguma atividade física ou qualquer outra coisa que ajude a concretizar o que foi planejado Sua energia é de sua responsabilidade!

Amor e conexões são fundamentais para trazer alegria e vitalidade às nossas vidas. Ter quem a gente gosta por perto, sair para conversar, ouvir, desabafar, dançar, se divertir e chorar faz toda diferença em nosso dia a dia e mostra que não estamos sozinhos para enfrentar os desafios e conquistar o que queremos. Quanto mais gente a sua volta, melhor!

4- Reestruture suas metas e mantenha-se evoluindo

E como rotina nenhuma é boa se prolongada pormuitotempo,reinvente-se!Afaltadeuma “reciclagem” pessoal é o que mais envelhece corpo e alma. Por isso, procure por novas pessoas, situações e experiências… Viva! Por exemplo, não é porque estamos ficando mais velhos que não podemos sair da zona de conforto e buscar aquele friozinho gostoso no estômago, continuar a enfrentar nossos medos e ir além. Então, renove suas metas e estabeleçanovosplanosdevida.

18

7 hábitos financeiros para uma estratégia de investimentos vitoriosa

Apesar de não existir “receita de bolo”, há regrinhas de ouro que podem ajudar o investidoriniciante

Um bom investidor em ações é aquele que dedica tempo para identificar os bons cases de companhias e, após fazê-lo, monta sua estratégia e se mantém nela enquanto os fundamentos da empresa permanecerem os mesmosqueolevaramainvestir

Quais são os melhores hábitos financeiros parainvestidores?

Eu sempre enfatizo que não existe uma receita pronta quando se fala em hábitos financeiros e que sirva igualmente a todos os investidores.

Afinal, entre as mais de 400 empresas listadas na Bolsa de Valores há inúmeros exemplos interessantes que valem a pena estudar para identificar aqueles cujos fundamentos estão em linha com suas metas financeirasdelongoprazo.

EduardoMira

Eduardo Mira é o especialista em renda variável da Me Poupe!. Professor e investidor há mais de 20 anos, é analista CNPI-T e especialista em finanças e investimentos, com pós-graduação em pedagogia empresarial, MBA em gestão de investimento e profissional ANBIMA CPA-10 e CPA-20 Também tem passagem por banco e corretora de investimentos.

FINANÇEIRO

19

1-Crieumaestratégiadeinvestimentode longoprazoesejafielaela

Como investidor você deve buscar sempre equilibrar crescimento e valor, focando em companhias maissólidaseestáveis.

Outro ponto importante é abrir espaço também para negócios que ainda estão em uma fase mais desafiadora, mas que possuem grandes possibilidades de ampliar muito sua participação no mercadoeseuslucros.

As primeiras vão trazer mais tranquilidade e as outras potencialmente trarão bastante valorização.

Empresas de crescimento tendem, ao longo do tempo, a registrar aumento do preço de suas cotas acompanhando o crescimento dos seus resultados.

Não necessariamente na mesma proporção, mas dentro de uma consistência interessante para o investidor que adota a estratégia de alocação nestetipodeativo.

Dessa forma, comprar barato envolve entender o potencial do negócio ao qual você está se associando e o quanto isso está alinhado às suas necessidadespessoaisdecrescimentopatrimonial.

2- Diversificarseuriscoéfundamental

A Renda variável volátil e está sob influência de um grande número de variáveis. Portanto, sua estratégia deve levar em conta a necessidade de preservaçãodocapital.

Para isso, monte uma carteira que contemple alguns segmentos de mercado e monitore permanentemente o cenário para entender se a volatilidade segue dentro da normalidade ou se está ligada a riscos não sistemáticos (aqueles que afetam um único setor ou empresa) que justifique reavaliaroativoemcarteira.

3- Fiqueatentoaosseuscustos

Gerenciar os custos é uma etapa importante para quem busca sucesso nos investimentos. Logo, fique atento. Para começar, há os custos das transações em si, como taxa de corretagem e emolumentos.

Além destes, pode haver tributação conforme o tipo de operação executada e os custos de oportunidade.

Sua tarefa para ter sucesso no longo prazo se resume a buscar manter seus custos tão baixos quantopossível.Portanto,estude!

4-Pesquiseasaçõesemquepretendeinvestir

Investir em ações equivale a se tornar sócio de um negócio Então, você precisa entender o que está comprando

É claro que não precisa se tornar especialista nas atividades de cada uma das companhias cujas ações integram a sua carteira, até porque você não irá fazer a gestão do negócio em si, não irá trabalharnaempresa. Entretanto, para avaliar se determinada empresa faz sentido na sua estratégia de investimento é necessário que você entenda o mercado em que elaatua.

Verifique também seu modelo de negócio, como ganha Dinheiro, quem são os concorrentes, a que tipo de riscos está submetida e como está sua saúdefinanceiradaorganização

Esse tipo de informação está disponível no próprio site das empresas. Seja curioso, navegue, pesquise.

Se tiver dúvidas, faça perguntas ao setor de Relação com Investidores (RI) das empresas. Você está colocando seu dinheiro em um empreendimento, logo, tem direito de saber, em detalhes, de queformaeleseráusadoequalretornovocêterá.

Vale ainda a ressalva: estudar empresas consiste em um trabalho que toma algum tempo e seu plano de investimentos deve levar isso em consideração.

É muito mais viável ter, por exemplo, uma carteira com cinco ativos que você estudou detalhadamente e entendeu o fundamento do que outra com dezenas de ações teoricamente muito boas, mas que no dia a dia você não terá tempo para acompanhar

Estruture sua alocação com paciência e bom senso

20

5- Perdaspodemacontecer,sejaágilpara mitigá-las

Um bom investidor estrutura sua carteira de longo prazo com base em fundamentos das empresas,massemapegos.

Se um determinado ativo está se desvalorizando por questões pontuais, mas os fundamentos da empresa permanecem sólidos, tudo bem manter aaçãoemcarteira.

Afinal, nesta situação, não se justifica realizar prejuízo de algo que ainda está adequado à sua estratégia.

Por outro lado, se o case perdeu fundamentos, ficar adiando a realização de um eventual prejuízo será um custo duplo: o prejuízo em si, que mais cedo ou mais tarde você terá de realizar, e o custo de oportunidade – enquanto o dinheiro está “preso” não consegue otimizá-lo com ativos mais adequadosaoseuplano

Avalieprêmiosderiscoxobjetivos

Uma estratégia de longo prazo bem estruturada comportadiferentesclassesderisco.

Conhecer bem seu perfil e mantê-lo compatível com suas metas irá ajudá-lo a compreender a necessidade de tomar mais ou menos risco em cada fase, além de manter você mais alerta às oportunidades.

Retornosmaiorescorrespondemtambémariscos maioresevice-versa.

Saber compatibilizar seu emocional com seu planejamento financeiro será uma tarefa para a vida toda, mas a notícia boa é que quanto mais vocêpraticar,melhorficaránisso

6-Gerenciesuasemoçõescompulsofirme

Uma atitude que diferencia o investidor de longo prazo de sucesso é a sua fidelidade ao plano estabelecido

Se você escolheu ativos com base em fundamentos sólidos e definiu um prazo para seu investimento, tenha muito cuidado ao se empolgar com valorizações expressivas que ocorram ao longo dessecaminho

Como eu disse, renda variável tem volatilidade. Pode acontecer de uma valorização elevada em determinada ação tornar tentadora a realização do Lucro ainda no meio da jornada, bem antes do prazoquevocêdefiniuparaoinvestimento Realizarounãoestelucrodependedeestudo.

Avalie as tendências, entenda o quanto esse lucro irá colocá-lo ou não mais próximo de sua meta de longo prazo e só, então, execute a operação considerando todos os tópicos anteriores que abordeinesteartigo

721

também pode solicitar a visita de um de nossos profissionais de atendimento na sua instituição. O consultor apresentará os benefícios que você e a sua família terão na aposentadoria ao obter um plano de Previdência Complementar da PREVES.

Servidor, a PREVES vai até você, também, por atendimento online. (27) 3322-9288 Ed.Fausto Dallapicolla, R. Marília de Resende Scarton Coutinho, 180 - Salas 201 e 301- Enseada do Suá, Vitória - ES atendimento@preves.es.gov.br preves.es.gov.br facebook/PrevesES @preves.es @preves_es
Você
Consultora
Previdência
Daiana
Souza
de