__MAIN_TEXT__

Page 1

Ensino Médio


Escola Covmunitária de Campinas Para os nossos alunos, tudo. Instalada em uma área de 36.000 m2, a Escola Comunitária de Campinas possui completa infraestrutura: são 2 amplos playgrounds e praças de convivência, quadras abertas, quadras cobertas e ginásio poliesportivo, campo de futebol, biblioteca, laboratórios de ciências naturais, 2 laboratórios de informática, salas multimídia e internet wireless em todos os cursos. Salas para todas as modalidades artísticas (música, teatro, artes visuais, artes corporais, fotografia, design, cinema, produções em multimídia), salas para aulas de inglês e espanhol, teatro de arena, cantina orientada por nutricionista e ambulatório. Tudo para proporcionar conforto e segurança aos seus alunos e familiares.

Ensino Médio na ECC Na Escola Comunitária de Campinas, o Ensino Médio é estruturado em três séries. Nossa finalidade é formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, desenvolvendo hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência. O processo de ensino e aprendizagem da ECC é concebido para formar sujeitos autônomos, participantes de um mundo que está em constante mudança, exigindo posicionamento e reflexão. Nossa proposta de trabalho oferece condições para que o aluno exerça a tomada de decisões, capacidade de colaborar, trabalhar em equipe e desenvolver projetos, agindo eticamente. Para nós, o saber é fruto de um processo de interação entre sujeito e objeto do conhecimento. A relação ensino-aprendizagem supõe um vínculo entre a sala de aula e a realidade. Preparar o aluno para exames externos é um ponto muito importante dentro da nossa proposta para o Ensino Médio.


É facil saber quando o aluno é da ECC. Pensamentos, desejos, perspectivas e sonhos. A aprendizagem no Ensino Médio precisa ser diretamente pensada, não podendo estar restrita ao preparo para o vestibular. Se desejamos que o aluno, ao final do Ensino Médio esteja de posse de conhecimentos, habilidades e valores para pensar no seu projeto de vida, é preciso que ele, progressivamente, consolide a ideia de compromisso, responsabilidade e aproveitamento de todas as oportunidades que a escola oferece de aprendizagem e conhecimento.

Parceria escola - família é compromisso. No Ensino Médio, a relação família - escola é uma parceria importante no processo de aprendizagem. Por isso, na Escola Comunitária de Campinas, os pais participam de reuniões iniciais por série e de entrevistas ao término de cada trimestre. Isso possibilita o acompanhamento dos resultados escolares e do desenvolvimento do aluno, além de participarem de encontros para apresentação dos projetos e constantemente serem informados sobre desempenho do aluno (Portal ECC).

sor

co P e

da góg

e

p m o sc

m o o c Projeto P s o d a s s i olíti rom

Profe s

ico.

Responsável pela efetivação do Projeto Político Pedagógico, a Equipe Pedagógica da Escola Comunitária de Campinas é compromissada com ações educativas conscientes e coerentes. Professores habilitados e experientes, juntamente com orientação educacional e coordenação, atuam em conjunto para que a aprendizagem tenha contextos e situações suficientemente pensadas, planejadas, variadas e efetivas. Isso permite que os alunos encontrem oportunidades reais de desenvolver conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e valores, preparando assim o aluno para os processos seletivos externos: vestibulares e ENEM.


Uma verdadeira aula de competência e ensino de qualidade. À medida que os procedimentos para estudar e aprender vão ganhando a consistência necessária ao enfrentamento do Ensino Médio, aumenta também a carga semanal do curso, com aulas nos períodos da manhã e tarde. O planejamento das aulas contempla a definição de conteúdos, seleção de intervenções, estratégias e atividades necessárias para a melhor aprendizagem do aluno. Além dos livros didáticos, vários recursos tecnológicos contribuem para o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Scules

Google for Education

Plataformas

Plataforma de aprendizagem móvel.

Geekie Lab

Plataforma oferece a oportunidade de realização das tarefas de casa. Aprensenta vídeos antes da aula, instruindo na preparação para o ENEM.

Ferramentas colaborativas do Google (Classroom, Drive, Docs, dentre outras.)

Letrus

Produção de texto com propostas para ENEM.

Aulas Tarde

Manhã 7 aulas diárias 3as séries

6 aulas diárias e 1 dia com 7 aulas 1as e 2as séries

VEST ECC - Aulas de preparação para vestibulares e ENEM / 3as série Aulas nas tardes de segunda, terça e quarta, um dia para cada disciplina: Química, Física e Matemática. • Seleção e estudo de conteúdos principais e mais recorrentes nas questões propostas pelos vestibulares; • Planejamento do estudo destes conteúdos no tempo disponível; • Esclarecimento de dúvidas que decorrem do próprio estudo; • Fortalecimento dos conceitos e competências para momentos de exames.

Plantão de Dúvidas / 1as, 2as e 3as séries Encontros semanais, no período da tarde, em que os alunos poderão trabalhar exercícios das aulas e exercícios extras, corrigidos pelos auxiliares das disciplinas.

Inglês e Espanhol

1as e 2as séries

Aulas adicionais de Redação e Filosofia 3as séries

Aulas de Estudo / 2as séries Para o aluno que, nas aulas regulares, frente ao currículo da série, tem bom aproveitamento e demonstra interesse pelo estudo e para aqueles que ainda precisam aprimorar estratégias de estudo. • Revisão dos conteúdos do trimestre das disciplinas de FÍSICA, MATEMÁTICA1, MATEMÁTICA 2 e QUÍMICA ; • Realização de exercícios (básicos e complementares), disponibilizados pelos professores dessas disciplinas; • Esclarecimento de dúvidas que decorrem do próprio estudo; • Fortalecimento dos conceitos e competências nessas disciplinas; • Aprimoramento das estratégias de estudo.

Exames de Cambridge para as 2as séries


SIMULADOS 1a SÉRIE

2a SÉRIE

3a SÉRIE

UNESP

UNESP

ABRIL

ENEM

ENEM

MAIO

Fuvest

Fuvest

UNICAMP

UNICAMP

ENEM

ENEM

MARÇO

JUNHO

UNICAMP

SETEMBRO

UNESP NOVEMBRO

NOVEMBRO

UNICAMP - 2ª fase

NOVEMBRO

Fuvest - 2ª fase

• Simulados desempenham um papel fundamental na preparação de como se fosse o dia da prova do vestibular. • Alguns estudantes muitas vezes subestimam a importância que o simulado tem para o seu crescimento pessoal e o impacto que isso tem para a aprovação no vestibular. • É preciso conhecer previamente o “estilo da prova” de cada vestibular.

• É preciso se preparar para o “clima” da competição. • É preciso aprender a controlar de forma substancial o tempo que será utilizado para responder as questões. • É preciso entender por que você ficou com a nota que você ficou, quais matérias você melhorou e o que precisará para melhorar. A autoanálise é chave para o sucesso!

Desenvolver projetos é um grande aprendizado para a vida toda. Na ECC, a diversidade de metodologias proporciona ao aluno diferentes situações de aprendizagem, buscando estratégias para dar sentido ao conhecimento e estabelece relações entre os fenômenos naturais, sociais e pessoais, abordando e pesquisando problemas que vão além da divisão disciplinar, ajudando o aluno a compreender melhor a complexidade do mundo em que vive. Dentre essa diversidade de metodologia, o Ensino Médio na Escola Comunitária de Campinas destaca o trabalho com projetos interdisciplinares.

ECCINE

Marcas do Passado no Presente: Ouro Preto, Mariana e Tiradentes – 2as séries

Pontes de Macarrão

Projeto Rio: Geografia / Literatura

Ética e Cidadania: Brasília - 1as séries


Aprovados nos vestibulares 2017/2018 USP

ESPM

Fernando Kurike Matsumoto Tiago De Carvalho E Silva Boncompagno Ana Zelenovsky Jorge Ana Carolina Freitas Amaral Luísa Zelenovsky Jorge Marina Roesler Gallerani Alícia Richter Sanches

Beatriz Duarte Conceição Pinto De Lemos Axel Alberto Klann Fonteyne Pedro Henrique Pieri Bento

UNICAMP Fernando Kurike Matsumoto Murilo Marcilio Zilinski Ana Julia Di Pietro Zambianco Ana Carolina Freitas Amaral Luca Marques Evangelista

UNESP Fernando Kurike Matsumoto João Gabriel Ribeiro Orsi

UFSCAR Luísa Zelenovsky Jorge

PUC-São Paulo Giovana Quagliato Tardin Valentina Angeli Kalaf Mussi

PUC-Campinas Vivian João Lopes Telles Fernando Rodrigues Antonini Lívia Molina De Magalhães Luiza Simionatto Budahazi Matheus Mapeli Da Silva Patrick Beray Nakaya Giovana Quagliato Tardin Beatriz Duarte Conceição Pinto De Lemos Paola Adarme De Castro Patrícia Zavickis Abrahão Matheus Passagnolo De Paula Leonardo Ferreira Martelli Gabriela Cardia Cunha Maria Fernanda Solera De Oliveira Luma Cristina Cavallaro Felipe Fiorini Balista Giuliana Mônaco Erbetta

FACAMP Murilo Marcilio Zilinski Beatriz Duarte Conceição Pinto De Lemos Lívia Molina De Magalhães Paola Adarme De Castro Leonardo Ferreira Martelli Patrick Beray Nakaya Felipe Fiorini Balista

ESAMC Matheus Mapeli Da Silva

FAAP Beatriz Duarte Conceição Pinto De Lemos Anna Giulia Duarte Miele Da Ponte Lara Moro Loureiro

UNISAL Lucas Gabriel Rodrigues Tosi

MACKENZIE Maria Fernanda Solera De Oliveira

CASPER LÍBERO Beatriz Duarte Conceição Pinto De Lemos

UFSJ Victor Roveran Bazzanella

UNB Guilherme Quadro Casati

UFRR Guilherme Quadro Casati

UFRJ Victor Roveran Bazzanella


Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 650, Jd. Notre Dame, Campinas-SP | CEP 13092-621 (19) 3758 - 8500 / www.ecc.br

Profile for premissa9

ECC - Folder Ensino Médio  

ECC - Folder Ensino Médio  

Profile for premissa9
Advertisement