Page 1


, em reuniões entre o Prefeito Municipal Paulo Sérgio Gornati, a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, Maria Antônia Ramalho de Rezende Arantes, o Diretor de Departamento de Cultura e Turismo Pedro Roberto da Silveira e o vínculo junto ao Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, surgiu então a possibilidade de desenvolver o Turismo no município. e

▪ Neste período a Municipal enviou seus colaboradores para capacitar em cursos, palestras, feiras e encontros indicados pela

2

Enter your footer text here


das áreas turísticas da cidade através do Inventário da Oferta Turística, levantando informações de toda a cidade com um total de 242 registros. O Portal Minas Gerais é uma ferramenta gratuita, onde o turista tem acesso a todos os estabelecimentos cadastrados no município através do site


deste ano a pasta do Turismo foi indicada para compor o Departamento de Cultura de Monte Santo de Minas, que passou a ser denominado e de: . Desde então, já foram executadas diversas ações, tais como: 4


Estruturação do Departamento de Cultura e Turismo passou por um a estruturação contando com uma equipe qualificada para realização e dos trabalhos. Houve a estruturação do Organograma Municipal que então, torna o Departamento de Cultura e Turismo. 5


Criação

do

, que desde de sua posse em julho de 2018, tem realizado diversas atividades. Foram indicadas e convidadas a compor este conselho,


como café, alumínio, móveis, artesanato, produtos industrializados e agências de viagens nos stands oferecidos pela no aniversário da cidade. Esta local, aproximando munícipes e turistas com nossas riquezas, promovendo a divulgação da qualidade dos serviços.


Organização de As mesmas aconteceram no CVT – Centro Vocacional e Tecnológico, no mês de julho, com a presença de diversas pessoas da comunidade, contando ainda com a participação dos organizadores do carnaval de Monte Santo, grandes apoiadores desta causa, sendo o . Estas câmaras técnicas foram o primeiro contato da gestão do turismo com a população, firmando assim parcerias para a continuidade do trabalho.


e encorajamento, realizada pelo Instituto Federal Do Sul de Minas, prevista no projeto , contando com a participação de


Reuniões

com para tratar de assuntos do turismo, com foco no . Algumas destas reuniões foram postadas ao vivo através da página oficial da rede social Facebook da Prefeitura Municipal.


, que terá suas ações finalizadas em setembro deste ano. Desta forma, a partir de então, o município passará a contar com sua política municipal de turismo estruturada e efetiva. representantes da sociedade civil e do poder público, sendo eles:

Diversas reuniões já aconteceram com esta equipe para, juntos, construírem ações que possibilitem o trabalho do turismo na cidade. Inclusive , já foi várias vezes discutido e encaminhado para realização de uma lei que regulamente esse serviço no município.


, que abriu a possibilidade de o município destinar recursos específicos ao turismo. Através da renovação de alvarás dos hotéis, bares e restaurantes do município, este recurso, será diretamente encaminhado para este para então ser destinado ao desenvolvimento do turismo na cidade.


, sendo o , a primeira a ser implantada, que com sua peregrinação reunirá diversos turistas em nossa cidade, promovendo a difusão e divulgação do município, deixando aqui recursos financeiros no comércio e serviços da cidade. necessários para implantação da rota. O próximo passo será a , ação que será executada pelo Caminho da Fé em parceria com o .


.


Participação no , possibilitando ao município receber pela primeira vez recursos destinados ao fomento do turismo local. Há uma documentação técnica que está sendo realizada e será encaminhada a em janeiro de - para


, . Esta parceria que se dá através do Professor Dr. Paulo Ricardo Diniz Filho, formado em Gestão Pública e Coordenador do capacita e colabora no desenvolvimento desta ação. Este programa é uma iniciativa da UFMG e da SETUR – Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Monte Santo de Minas recebeu a indicação para ser beneficiada por esta parceria, por ter se destacado na execução do inventário turístico realizado pelo Departamento de Cultura e Turismo em 2017.


de diversas áreas para fortalecer as ações do turismo na cidade. Locais como: agência de viagem, hotéis, espaços para eventos, restaurantes, padarias, rodoviária, pronto socorro e hospital, estabelecimentos de saúde, clubes, delegacia, penitenciária (segurança), farmácias, autopeças, agências bancárias, igrejas, serviços de mecânica, artesanato, bares, cafés, sorveteria, sítios naturais como cachoeiras, morro e belezas naturais. , que juntos questionaram e apontaram as necessidades de dados para melhoramento dos estabelecimentos como também o atendimento e a capacitação dos funcionários. A realização destas visitas é parte integrante da Criação do Plano Municipal de Turismo participativo que é uma . .


em do município. Participaram desta ação os membros da Equipe de Elaboração do Plano Municipal de Turismo Participativo.


como cachoeiras e morros. Participaram desta ação os membros da Equipe de Elaboração do Plano Municipal de Turismo Participativo.


que será o norte para ações do turismo, levantamento na alta e baixa temporada. (Licitação exitosa em 14/09/2018). Esta pesquisa será realizada por profissionais especializados na área do turismo (turismólogo), contando com mais de de campo para conhecer, de perto, o real pensamento da população e dos turistas. Após esta pesquisa será produzido um documento de extrema importância para necessários às demandas do turismo local.


que se encontra em fase de elaboração. Será este, um norteador do turismo na cidade. A revista com todos os estabelecimentos será lançada em breve.


Estruturação das ações para a Criação do . A documentação para esta estruturação já está sendo realizada e a instalação do mesmo é uma meta para o próximo ano.


A l, não tem medido esforços para a implantação e realização das ações voltadas para um projeto de fortalecimento do Turismo local. Pela primeira vez na história de nossa cidade conseguimos avançar e efetivar tudo isso que já foi aqui apresentado. As definições das metas e a concretização deste projeto, entretanto, estão sendo implementados para curto, médio e longo prazo. O processo anda em conformidade com , de acordo com o cronograma estabelecido pela – Secretaria de Turismo de Minas Gerais. Nossa responsabilidade com a comunidade monte-santense , com a preservação ambiental e com os preceitos constitucionais, faz-se presente durante todo o processo de desenvolvimento das ações para implementação do em nossa cidade.


Aqueles que nossa e em vê-la como um ponto do sudoeste de Minas, estão a se a nós nesta que abraçamos com afinco, colocando também a !!!


16/09/2018

ACOMPANHE AS AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM MONTE SANTO DE MINAS/MG  

ACOMPANHE AS AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM MONTE SANTO DE MINAS/MG

ACOMPANHE AS AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM MONTE SANTO DE MINAS/MG  

ACOMPANHE AS AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM MONTE SANTO DE MINAS/MG

Advertisement