Page 13

Gazeta

13

Outubro de 2017

Defesa Social

MARIANA: A CIDADE MAIS SEGURA DE MINAS Segundo ranking divulgado pela Revista Exame, município é o 1º no Estado e o 5º no Brasil em segurança

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana

Operação contra invasão segue a todo vapor

Em ranking divulgado pela revista Exame,

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana

o município aparece na liderança no Estado. O investimento em segurança é primordial para o bom desenvolvimento de uma cidade e hoje Mariana é considerada a cidade com o melhor índice de segurança do estado e a 4º do país, segundo o ranking divulgado pela revista Exame. O desempenho levou em consideração os seguintes critérios: monitoramento de área de risco, iluminação pública, taxa de homicídios, acidentes de trânsito, despesa com segurança e efetivo de guardas municipais e agentes de trânsito. “Isso é fruto de uma administração que sabe a importância da segurança. Fruto do trabalho de nossa Guarda Municipal, dos nossos policiais, Militares e Civis e vamos continuar trabalhando e buscando o melhor para nosso povo. Quero dizer que este

título que carregamos agora, como uma das cidades mais seguras do país, só nos faz redobrar os nossos esforços em busca da excelência e aperfeiçoamento dos trabalhos, porque sabemos que problemas sempre irão existir, mas é gratificante perceber que estamos no caminho certo, pois estamos investindo em segurança para a nossa gente”, afirmou Duarte Junior. Segundo o coordenador de Defesa Civil de Mariana, Webert Stoppa, uma empresa especializada realizou o Plano Municipal de Risco, exigido pelo Ministério das Cidades, onde todas as áreas de risco da cidade são mapeadas e setorizadas. Em relação ao ano passado, a cidade de Mariana subiu 12 posições no ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, de acordo com o site Exames.

Diversas ações em combate à invasão e construções irregulares estão sendo realizadas pela Prefeitura de Mariana, por meio da Guarda Municipal. Segundo a Secretaria de Defesa Social já foram retiradas mais de 30 demarcações de lotes irregulares já foram derrubados. As demarcações foram retiradas e os crimes ambientais são registrados pela Prefeitura e encaminhados à Polícia de Meio Ambiente para as devidas providências. A população marianense também pode colaborar no trabalho de prevenção de invasões em áreas públicas e privadas de Mariana. Basta ligar e denunciar irregularidades por meio do telefone: 153. O cidadão não precisa se identificar.

Semana do Trânsito conscientiza sobre boa conduta no volante Em Mariana as ações referentes à Semana Nacional de Trânsito foram realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro. Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, os marianenses foram abordados pelos agentes, que frisaram a conscientização da responsabilidade no trânsito. “A promoção do respeito e cidadania são atitudes que devem fazer parte de nosso cotidiano. Precisamos da participação e união de todos. Durante toda a semana os nossos trabalhos foram voltados buscando exatamente isso e tivemos uma receptividade maravilhosa”, afirmou a chefe do Departamento de Transito de Mariana (Demutran), Eliane Freitas, lembrando-se de como e essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas. A programação se estendeu com atividades envolvendo as secretarias de Cultura, Turismo e Patrimônio, Defesa Social, Desenvolvimento Social e também contou com a contribuição voluntária de entidades sociais, com simulado de acidente de trânsito, sorteio de prêmios, atrações culturais, panfletagens e palestras. A finalização do evento aconteceu na Rua Direita com apresentação de filmes, shows e praça de alimentação.

Jornal prefeitura de mariana para issuu  

Informativo da Prefeitura Municipal de Mariana.