Page 11

Gazeta

Outubro de 2017

Saúde

11

A QUE MAIS INVESTE EM SAÚDE NO ESTADO

Município supera o previsto em legislação e investe mais de 34% do orçamento na área

Você sabia que Mariana é uma das cidades

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

que mais investem na saúde pública em nosso estado? Mais de 34% de todo o dinheiro que o município arrecada. Esse percentual superou os 15% previstos em legislação. Mesmo em um cenário de dificuldade financeira, a cidade tem comprovado os avanços através dos investimentos que proporcionam melhoria no atendimento à população. Seja por meio da aquisição de medicamentos e insumos, no transporte de pacientes, na manutenção de repasses para o Hospital Monsenhor Horta ou na realização de intervenções na área, o município tem oferecido diversos serviços para atender aos anseios da população. Das 30 unidades de saúde do município, por exemplo, 7 já passaram por reestruturação até o momento em Mariana. Tudo isso porque a atual administração sabe a importância de se investir forte no desenvolvimento do município.

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

Qualidade na zona rural Para facilitar o acesso e também como forma de descentralizar os serviços de atendimento, em Mariana a população da zona rural não precisa se deslocar até a sede para utilizar alguns dos serviços básicos, como conta o morador do subdistrito de Cuiabá, Marcos Martins. “A UBS ganhou uma nova cara. Ficou bem melhor! A área de saúde está sendo lembrada com muito carinho pela Prefeitura. A comunidade de Cuiabá não tem nada a reclamar. Está aprovado o serviço”, afirmou.

Campanha vacina mais de 10 mil animais Reforma estrutural também foi realizada na Unidade Básica de Saúde do distrito de Furquim.

Mutirão beneficia cerca de 50 pessoas Em parceria com a Fundação Hospital Santa Terezinha do município de Matheus Leme, a Prefeitura realizou mais um mutirão de cirurgia de catarata. Ao todo, 46 marianenses se beneficiaram da ação e tiveram a oportunidade de voltar a enxergar melhor. O aposentado, Elisio Fernandes, de Monsenhor Horta, um dos contemplados não escondeu a emoção ao saber que

voltará a dirigir. “Estou muito feliz! Vou poder visitar minha família que tanto amo, sem precisar incomodar ninguém. E ainda poderei viajar pra pescar com meus amigos”, afirmou. Como de costume, a infraestrutura de transporte e alimentação foi disponibilizada pela Secretaria, além de uma equipe técnica para acompanhamento dos pacientes na viagem.

A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Mariana cumpriu a meta e imunizou mais de 10 mil animais. Com atendimento dividido em duas etapas, a primeira durante todo o mês de agosto com visitas aos distritos e subdistritos do município, a ação teve seu ponto alto neste fim de semana quando chegou à zona urbana. Foram vacinados nos bairros e no centro de Mariana cerca de 4.300 bichinhos. A ação garantiu a saúde não só dos animais como também a proteção de seus donos, uma vez que por terem contato mais próximo, o cão e o gato são as principais fontes de infecção da raiva no homem. A Secretaria de Saúde informa que caso alguém não tenha vacinado seu animal durante a campanha, pode levá-lo no Centro de Vigilância à Saúde/Zoonoses, localizado na Rua Dinamarca, 37, Fonte da Saudade.

Jornal prefeitura de mariana para issuu  

Informativo da Prefeitura Municipal de Mariana.

Advertisement