Page 10

10

Outubro de 2017

Gazeta

Cultura e Patrimônio

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO Com recursos próprios, Prefeitura restaura monumentos na sede e nos distritos de Mariana

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana

Seguir investindo na integridade dos patri-

mônios históricos de Mariana é um dos objetivos da atual administração. Com recursos próprios, o município está promovendo obras de reforma das torres e telhado da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré de Santa Rita. Além dessa intervenção, outras reformas foram feitas, através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, como as torres da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Santa Rita Durão, as torres da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Camargos, os elementos artísticos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado, e a Estação Ferroviária, de Bandeirantes, em andamento. Também já estão deliberados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultura, recursos para as obras emergenciais da Capela da Boa Morte, Igreja de São Francisco e o Casarão de Furquim.

Uma grande estrutura foi montada na Rua Direita para atender a população com atividades variadas. Além disso, as famílias puderam aproveitar o fechamento da via para circular pelas barracas de comida e artesanato. A programação contou com apresentações musicais, feira de artesanato, teatro, cinema, passeio ciclístico e diversas brincadeiras para criançada. A dona de casa, Maria Aparecida do Carmo, de 53 anos, conta que a realização de atividades como essa movimentam a cidade. “Adorei o espaço! Vi que muitas famílias foram para as ruas. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa!”, disse.

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

Rua Cultural movimenta centro histórico

Foto: Eliene Santos | Prefeitura de Mariana

Dia do Lugar valoriza as manifestações culturais Música, dança, comidas típicas, e, principalmente, a valorização do resgate das características históricas e culturais de cada comunidade de Mariana. Assim é o projeto “Dia do Lugar”, da secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio da Prefeitura, que tem como objetivo propagar as mais variadas manifestações artísticas das localidades da Primaz de Minas. O programa já passou por Cláudio Manoel, Santa Rita Durão e Monsenhor Horta. A próxima parada será no distrito de Furquim. Fique ligado e participe!

Jornal prefeitura de mariana para issuu  

Informativo da Prefeitura Municipal de Mariana.