Page 14

14

JULHO DE 2018

desenvolvimento social

Programas importantes para a população marianense são mantidos pelo poder público O atual governo reconhece a importância dos diversos programas, por isso não mediu esforços para dar continuidade a cada um Como conseguir o primeiro emprego sem experiência profissional? Como ser chefe de família sem oportunidades? Como valorizar o trabalho do homem do campo? Essas eram algumas preocupações do atual governo que, mesmo em período de crise, encontrou medidas para manter os diversos programas de Mariana. “Para termos a cidade que queremos desenvolvida temos que valorizar quem contribui para que isso aconteça”, afirmou o prefeito Duarte Júnior pontuando que não deixaria

de dar assistência a quem depende do apoio municipal para garantir uma renda e/ou oportunidades no mercado de trabalho. Programas como Jovem Aprendiz, Programa de Inclusão Produtiva da Mulher, antes conhecido como Renda Mínima, Agricultura Familiar, Ativa-Idade e Dia do Lugar são alguns dos programas mantidos pelo governo e que fazem a diferença na vida do marianense. “O Renda Mínima é como um grito de socorro. Faço parte do programa há 6 anos e posso afirmar que cresci mui-

to e estou sempre tentando me qualificar em alguma coisa. Se hoje eu tenho visão de futuro é pela ajuda do renda. Minha casa, foi construída aos poucos, meus três filhos estão crescendo com dignidade, eu consigo fazer o curso de corte e costura e cuidar da casa, tudo por conta desse apoio. Só tenho o que agradecer”, afirmou uma das beneficiárias do Programa de Inclusão Produtiva da Mulher, Viviane Alvimar. Conheça um pouco mais sobre alguns programas:

Inclusão Produtiva

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

O programa tem como objetivo dar suporte a mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e, ainda assim, são chefes de família, únicas provedoras do sustento do lar. As beneficiárias exercem atividades nos variados setores municipais ao longo de quatro horas diárias e recebem auxílio econômico, o que garante a sustentabilidade de seus lares. Em relação a oportunidades o programa ampliou-se em 20%.

Dia do Lugar

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

O projeto visa valorizar as mais variadas manifestações artísticas e culturais de determinada comunidade. Além de shows de artistas locais, o evento tem feira gastronômica, exposição de artesanato e produtos caseiros, praça de alimentações de pratos típicos e várias outras atrações culturais.

Jovem Aprendiz O programa é voltado aos jovens de 16 a 21 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. O objetivo é capacitar os participantes e prepará-los para o mercado de trabalho. Em relação a oportunidades, o programa ampliou-se em 18%.

Agricultura Familiar

Ativa-Idade Tem como objetivo reconduzir ao mercado de trabalho cidadãos em idade produtiva, com dificuldades de empregabilidade. O público alvo são mulheres com idade igual e superior a 55 anos, e homens com idade inferior a 55 anos, não atendidos por outros programas governamentais, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou psicológica. Os participantes realizam atividade remunerada em frentes de trabalho transitórias da Prefeitura de Mariana.

Foto: Lucas Mantovani | Prefeitura de Mariana

A principal finalidade do programa é evitar o êxodo rural, com geração de renda para os agricultores envolvidos, e simultâneamente garantir a qualidade e segurança alimentar da rede municipal de ensino. Atualmente, o programa tem a participação de 55 famílias em grupos formais (associações) e agricultores individuais (pessoas físicas). Para a partipar o agricultor deve ser caracterizado como “familiar” através de documentos emitidos pela EMATER e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O Tempo Integral já está voltando! O Município de Mariana tem um grande interesse no recomeço das atividades do Programa Tempo Integral. Por esse motivo, já está em andamento o Processo Seletivo para monitor de educação em tempo integral para que essas atividades tenham início ainda no segundo semestre de 2018. Ícones: Flaticon

Gazeta de Mariana - N° 71  
Gazeta de Mariana - N° 71  
Advertisement