Page 1

N 71 | JULHO DE 2018 INFORMATIVO PRODUZIDO PELA PREFEITURA DE MARIANA O

São mais de 1.300 cirurgias de baixa e média complexidade, em 8 especialidades, que já estão sendo realizadas a partir da iniciativa da Prefeitura de Mariana para zerar a fila de espera saiba mais nesta edição

administração

Mãos Solidárias:

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

Processo seletivo abre 300 vagas em diversas áreas p.11

transformação por onde o programa passa O projeto, que já passou por diversos cantos do município, chegou também aos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Vale Verde e Santa Clara. Criado em 2016, o Mãos Solidárias busca solucionar e conhecer os problemas das comunidades de forma ágil e eficaz. p.4


2

JULHO DE 2018

editorial É pensando em você que decidimos que não vamos

Fila Zero, que vai acabar com a espera das cirur-

teja passando por uma crise econômica. Mariana,

mais falar sobre a crise que a nossa cidade enfren-

gias eletivas.

por exemplo, é uma delas. Afinal, esse é um cenário

ta, pois, a partir de agora, teremos outros motivos

Sim, é hora de mudar a nossa realidade, realizar

que assola todo o Brasil. Mesmo assim, é impor-

para nos referirmos a Mariana. Quando falarmos

obras que atendam as necessidades do marianen-

tante destacar que essa crise não foi motivo para

da nossa cidade, vamos falar de novas obras, gera-

se. É hora de colocar máquinas para trabalhar, au-

cruzarmos os braços. Muito pelo contrário, a crise

ção de emprego, projetos inovadores, filas zeradas.

mentar o índice de geração de empregos. É hora

foi um motivo para unirmos forças e trabalharmos

Vamos falar da Mariana que queremos e, de ma-

de termos a cidade que sempre quisemos ter. Para

da melhor maneira possível. Tivemos que tomar

neira consciente, podemos ter. Para que você tenha

isso, vamos trabalhar muito mais! E não tenham

medidas, procurar caminhos e encontrar solu-

uma ideia, vamos investir mais de R$ 100 milhões

dúvida, iniciaremos, a partir de agora, o ciclo de

ções para continuar oferecendo os serviços essen-

em ações de infraestrutura, drenagens, reformas

uma nova história. História essa que vai mudar

ciais com qualidade. Sim, trabalhamos muito com

de escolas e creches, tratamento de esgoto, cons-

os rumos de Mariana, para que ela seja conheci-

o pouco que tínhamos sem prejudicar quem mais

trução de espaço de recreação. Além disso, colo-

da como a cidade que investe e se preocupa com a

importa para o poder público, a nossa gente.

caremos em prática projetos inovadores, como o

nossa gente.

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Juliano Barbosa

SECRETÁRIO DE OBRAS E PLANEJAMENTO URBANO Fábio Vieira

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

É quase impossível falar de uma cidade que não es-

quem somos PREFEITO Duarte Júnior VICE PREFEITO Newton Godoy SECRETÁRIO DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS Edernon Marcos SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E DES. ECONÔMICO Júlio César Vasconcelos SECRETÁRIO DE CULTURA, TURISMO E PATRIMÔNIO Efraim Rocha SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE Rodrigo Carneiro

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO Aline Oliveira SECRETÁRIO DE FAZENDA José Carlos Sampaio de Castro

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL Braz Azevedo SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL Wander Moreira

SECRETÁRIO DE TRANSPORTES E ESTRADAS VICINAIS Marco Antônio Gonçalves

PROCURADORA MUNICIPAL Inêz Gomes

SECRETÁRIO DE SAÚDE Danilo Brito

CONTROLADOR MUNICIPAL Rodrigo Gomes Ferreira

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Marlon Figueiredo

DIRETOR DO SAAE Amarildo Júnior

ACESSO ONLINE

Informativo produzido pela Prefeitura Municipal de Mariana

EXPEDIENTE Editor: Pedro Ferreira Jornalistas: Aurélio de Freitas, Débora Madeira, Eliene Santos, Joyce Fonseca, Lucas Mantovani, Marcos Fileto, Raissa Alvarenga Projeto gráfico e diagramação: Mariana Viana Fotografia: Felipe Cunha Tiragem: 10 mil exemplares

LIGUE PARA GENTE (31) 3557-9006 www.mariana.mg.gov.br @prefmariana facebook.com/prefmariana


3

JULHO DE 2018

saúde

Fila zero: Mutirão de cirurgias vai zerar fila de espera Serão realizadas intervenções de baixa e média complexidade que entraram no sistema até maio de 2018

É uma iniciativa muito boa. Essa ação vai beneficiar muitas pessoas e a própria equipe da saúde. No meu caso estou muito esperançosa, pois essa cirurgia vai acabar com as dores que tenho sentido.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, avaliou a iniciativa. ‘‘Pensar na saúde da população sempre foi uma de nossas prioridades. Com a realização dessas cirurgias conseguiremos desafogar o sistema de saúde municipal e levar mais qualidade de vida àqueles que mais precisam’’, afirmou o chefe do executivo. O investimento total será de mais de 1 milhão de reais e contemplará intervenções cirúrgicas em, pelo menos, oito especialidades. Entre elas: ortopedia, geral, oftalmologia, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, proctologia e angiologia. O secretário de saúde, Danilo Brito, reforça que todo o mutirão foi pensado para que as cirurgias fossem realizadas pelo município. “Pensamos naqueles que estão com seus procedimentos na fila de espera. Assim, com o Fila Zero conseguiremos realizar de maneira mais ágil, sem dependermos da cota estadual.”, afirma o secretário.

O POVO FALA

Ariani Tomaz Soares da Silva - Cirurgia Geral

Na atual situação financeira que estamos, realizar essas cirurgias pelo Hospital Monsenhor Horta, por meio da Prefeitura, é muito bom. Vai proporcionar maior qualidade de vida aos marianenses. Norberto Mártir de Oliveira - Hernioplastia Umbilical

Após dois anos terei meu problema resolvido. Tive que restringir minha alimentação para diminuir as dores que sinto. Com essa cirurgia terei mais qualidade de vida.” Isabel Cristina de Castro - Colecistectomia Videolaparoscópica (vesícula)

passo a passo:

1

Paciente procura a UBS de referência para consulta com médico da ESF, apresentando: comprovante de residência recente, em nome do paciente, RG, CPF e cartão do SUS.

2

Encaminhamento para avaliação com o médico cirurgião;

3

A consulta com o médico cirurgião é agendada via setor de Regulação ou pelo Centro de Especialidades (Previne);

4

Médico cirurgião solicita os exames para risco cirúrgico e emitirá a AIH;

5

Os exames e o risco cirúrgicos serão agendados pelo setor de Regulação;

6

Fotos: Aurélio de Freitas | Prefeitura de Mariana

Uma ação que vai mudar a realidade de muitos usuários do sistema público de saúde de Mariana. A Prefeitura vai realizar 1.300 cirurgias eletivas que, hoje, estão na fila de espera do setor de regulação. Com isso, serão realizados procedimentos que estão na demanda reprimida de baixa e média complexidade, e que entraram no sistema até o dia 31 de maio deste ano.

O paciente retorna ao médico cirurgião levando o resultado dos exames, o risco cirúrgico e a AIH para avaliação e o procedimento cirúrgico é marcado.

Procedimentos seguirão disponibilidade As operações seguirão o calendário específico e servidores da Secretaria de Saúde entrarão em contato diretamente com os pacientes para agendar os procedimentos. As cirurgias devem durar até o final do ano e não vão comprometer aquelas já agendadas e os novos que entrarem no sistema de regulação. Os procedimentos de alta complexidade não são contemplados no mutirão e continuarão sendo realizados em Belo Horizonte, seguindo a pactuação junto ao estado.


4

JULHO DE 2018

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

mãos solidárias

Distrito revitalizado: Mãos Solidárias muda Santa Rita Durão A Prefeitura, em parceria com a Fundação Renova, atendeu às demandas da comunidade com mais de 120 intervenções

Cerca de 120 intervenções foram feitas, dentre, pista de caminhada, campo society e de futebol, revitalização de praças, limpeza, etc. Todas essas ações atenderam a pedidos da comunidade, como a moradora Fátima Maria Pereira Cota, que esperava por melhorias em sua rua.

Foto: Joyce Fonseca | Prefeitura de Mariana

O Mãos Solidárias, que já atendeu diversos bairros e distritos de Mariana, passou também por Santa Rita Durão. Criado em 2016, o projeto busca conhecer e solucionar os problemas das comunidades de maneira ágil e eficaz. Em maio, foi realizado o Dia D, que celebrou a inauguração de uma série de obras que estão proporcionando mais lazer e comodidade para os moradores.

Foto: Joyce Fonseca | Prefeitura de Mariana

“Há muito tempo que eu venho lutando por melhorias na Rua Dr. Vicente de Paula Ribeiro. Há 23 anos eu pedi e somente um asfalto passou por aqui. Agradeço à Prefeitura pela atenção e por nos atender como merecemos, com respeito”, ressalta. Para o prefeito Duarte Júnior, o Mãos Solidárias é um dos carros chefes do governo, uma ação do poder público que surgiu como uma necessidade de resposta ao momento econômico que o município enfrenta. “Se tem algo que nos deixa mais felizes que inaugurar obras é ter a certeza de que elas são importantes e necessárias para a comunidade. É por isso que afirmo que com o Mãos Solidárias estamos no caminho certo”, pontuou o prefeito.


5

JULHO DE 2018

mãos solidárias Fotos: Joyce Fonseca | Prefeitura de Mariana

Reforma de casas: Famílias em situação de vulnerabilidade social também foram contempladas com reformas em suas casas. Kelly, 24 anos, mães de 4 filhos, foi uma das moradoras de Santa Rita Durão atendidas.

“O Programa foi muito bom para os moradores, em especial para mim. Minha casinha ficou linda e finalmente vou poder reunir meus filhos”, afirma.

Parceria: Nesta edição do programa “Mãos Solidárias”, a administração municipal contou com a parceria da Fundação Renova. As intervenções fazem parte das medidas de compensação e reparação que estão previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Dentre as ações da Fundação Renova em Santa Rita Durão estão a recuperação e reforma em parte do pavimento, com aplicação de piso sextavado de concreto ou similar, reforma do asfalto na estrada de acesso principal da comunidade, com operação tapa-buracos; intervenção na rede pluvial com a recuperação de três bueiros; manutenção e recuperação de duas pontes e patrolamento da estrada vicinal que liga a Bento Rodrigues.

“Percebemos que o projeto mudou para melhor a vida dos moradores. Em nome da Fundação Renova eu afirmo que estamos aqui para contribuir. Faremos com que Mariana receba tudo o que tem direito e que seja cada vez melhor”, disse a gerente geral do território de Mariana, Lígia Pereira.

O POVO FALA

Convivo muito aqui em Santa Rita Durão, sou cunhada do falecido José Acácio que foi homenageado pelo programa na praça feita lá no Esplanada, e o trabalho ficou ótimo, adorei. Fico muito feliz em vir aqui, de participar desse momento com a família dele. Amei esse trabalho do Programa Mãos Solidárias.” Maria Paula Messias

Depois das obras do Mãos Solidárias, aqui na nossa rua, sou suspeita para falar, mas acredito que seja a rua mais bonita de Santa Rita, com mais opções de brincadeiras para as crianças. O programa foi muito bom para a comunidade toda. Tatiana Cota


6

5

JULHO DE 2018

mãos solidárias

Cidade Alta receberá mais de 300 obras A previsão é de que as intervenções, que irão garantir mais qualidade de vida para a comunidade, sejam concluidas em 6 meses Fotos: Joyce Fonseca | Prefeitura de Mariana

A partir dos pedidos de melhoria da comunidade, a Prefeitura pauta as ações para que, em seguida, sejam executadas. Assim funciona o Mãos Solidárias, que ao longo das 9 edições do Programa, entregou centenas de intervenções à população marianense. Agora, chegou a vez da Cidade Alta receber diversas operações, ao longo dos próximos 6 meses. Ao todo são planejadas cerca de 300 ações pelos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Vale Verde e Santa Clara. Intervenções que vão desde limpeza urbana até a construção de um novo campo de futebol. A moradora do bairro Cabanas Gilsandra Monteiro comemora o início das atividades do projeto. “Estou gostando muito das obras, pois estamos vendo que está funcionando. Teremos uma academia ao ar livre e um campo de futebol, áreas de lazer importantes para a juventude do bairro. Vejo que tudo está caminhando, e que logo teremos muitas melhorias por aqui”, afirmou.

A primeira etapa do Mãos Solidárias, que já está em andamento, contempla ações que envolvem a conscientização da população quanto a preservação do patrimônio público, assim como a limpeza dos bairros com retirada de entulhos; drenagem de ruas; limpeza de bueiros; recuperação de meio fio e de calçadas. Além disso, serão feitas revitalizações de praças, áreas de convivência e operações tapa-buracos.

ALGUMAS AÇÕES Construções de praças Reforma de passeios Academia ao ar livre Playground Operações tapa-buracos Limpeza urbana Pintura de meio fio Verificações de rede de esgoto Fixação de postes Melhorias nos serviços de drenagem Reformas de ponto de ônibus Capinas Colocação de grama Fixação de bancos


7

JULHO DE 2018

Fotos: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

especial: obras

Prefeito assina ordem de serviço de mais de R$ 4 milhões em obras para Mariana A maioria das intervenções contempla bairros e distritos da cidade com ações que atendem as reivindicações da população “Chega de falar de crise em Mariana! A partir de hoje vamos viver uma nova realidade em nossa cidade e queremos falar, apenas, em coisas boas que prometem mudar a vida dos marianenses. Vamos falar de mais obras, mais empregos e, finalmente, a Mariana que queremos”. Foram essas as palavras do prefeito Duarte Júnior ao anunciar para centenas de marianenses um pacote de obras da Prefeitura de Mariana. O prefeito assinou, junto ao vice, vereadores e representantes de associações de moradores, as ordens de serviços para iniciar

diversas intervenções nos bairros e distritos da cidade, o que totaliza mais de R$ 4 milhões. “Mais importante que apresentar essas obras é começá-las e concluí-las, e nos comprometemos a fazer isso”, afirmou o líder do executivo. Dentre as ações estão os trabalhos de contenção do bairro Dom Oscar, cobertura do canal de drenagem do bairro Barro Preto, construção da Fábrica de Vassouras de Monsenhor Horta e do campo de futebol do bairro Cabanas. Além desses, serão feitas reformas da quadra da Barroca, da cre-

che do São Cristóvão, da escola Monsenhor José Cota e do CEMPA, reforma e conclusão da cobertura da quadra de Padre Viegas e a execução do projeto de melhorias no trânsito do bairro Colina. “O prefeito falou sobre as obras de iluminação pública e o saneamento básico em nosso bairro, algo muito esperado. Faz 10 anos que aguardamos por isso e estamos confiantes de que neste governo essas obras se concretizarão”, destacou o presidente da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, Thalison Maia.

EMPREGOS Quanto mais obras, mais empregos. Essa é uma das apostas do atual governo para mudar a realidade de muitos marianenses. Além das vagas que poderão surgir com a execução de grandes obras, o prefeito Duarte anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo com aproximadamente 300 vagas para profissionais de nível médio, médio-técnico e superior. De acordo com o vice prefeito, Newton Godoy, as oportunidades serão em diversas áreas como saúde, educação e desenvolvimento social e cidadania. “Queremos reverter os números de Mariana. Teremos mais oportunidades de emprego e menos desempregados”, destacou o vice-prefeito, Newton Godoy.

Mais importante que apresentar essas obras é começá-las e concluí-las, e nos comprometemos a fazer isso” Duarte Júnior


8

JULHO D

CONFIRA UM POUCO DAS OBRAS QUE ES

O pacote de obras prevê ações em áreas que são prioridade para o poder público. Com montant

,


DE 2018

9

STÃO ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE

te avaliado em R$4,3 milhões, as obras tiveram início no mês de junho e percorrem toda Mariana

Infografia: Mariana Viana | Prefeitura de Mariana Ícones: Flaticon


10

JULHO DE 2018

especial: obras

Diversas obras por toda Mariana e distritos As ações trarão mais qualidade de vida em diversos segmentos importantes, como educação, esporte e saneamento básico Fotos: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

REFORMA NA CRECHE DO BAIRRO S. CRISTÓVÃO A revitalização do espaço criará novas vagas de educação infantil no município e trará melhores condições de aprendizado às crianças.

REFORMA DO CEMPA Além do Cempa, a Escola Monsenhor José Cota também está passando por intervenções para beneficiar diversos alunos.

CONSTRUÇÃO DO CAMPO DO CABANAS No ano passado fomos a 5ª cidade de Minas Gerais que mais investiu no esporte. Essa e outras obras são fruto dos esforços para ampliar ainda mais o acesso às modalidades.

OBRAS DE CONTENÇÃO NO BAIRRO DOM OSCAR Para dar mais segurança e comodidade aos moradores da região, a obra controlará os riscos de quedas e deslizamentos de encostas.

CONSTRUÇÃO DE FÁBRICA DE VASSOURAS EM MONS. HORTA A estrutura que está sendo construída atenderá uma cooperativa de moradores do distrito, criando novos postos de trabalho.

MELHORIAS NO TRÂNSITO Com semáforos, faixas de pedestre e a regularização do trecho, o trânsito fluirá de forma mais progressiva e segura para pedestres e motoristas.


11

JULHO DE 2018

cultura, turismo e patrimônio

Mariana investe na preservação do Patrimônio As ações de restauração feitas através do Funpac, nos últimos dois anos, já somam mais de 2,5 milhões de reais Mariana é uma das cidades mais ricas em patrimônio histórico e cultural do Brasil e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana (Compat) é umas das entidades que se dedica à proteção e preservação desses bens. Ele foi criado pela Lei Nº 1.728/2003 para amparar os bens privados e públicos que tenham valor cultural histórico, estético, científico e que justifiquem o interesse público de sua preservação. A Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio e o Conselho, que é uma entidade deliberativa e fiscalizadora, têm feito todos os esforços possíveis para garantir a manutenção

e o cuidado dos monumentos históricos da cidade. Através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Fumpac), muitas intervenções foram e estão sendo realizadas ao longo dos últimos dois anos. As obras realizadas somam mais de 2,5 milhões de reais investidos nas reformas. De acordo com o coordenador de patrimônio da Prefeitura de Mariana, Lélio Pedrosa Mendes, o montante é fundamental para conservar o patrimônio da cidade. “Com esse trabalho o Centro Histórico volta a ter um ar de século XVIII, valorizando ainda mais as belezas de nossa cidade”, disse.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio, Efraim Rocha, o Compat tem sido um grande parceiro da Prefeitura na preservação dos prédios históricos de Mariana. “É importante ressaltar que o Conselho não se preocupa apenas com o patrimônio físico, mas também com o imaterial. Com isso, o município tem desenvolvido uma política de preservação muito interessante, quando o executivo destina 100% do ICMS Cultural para o Fumpac, por enxergar o trabalho desenvolvido como algo sério, de conduta exemplar e que se dedica muito à preservação do patrimônio físico e cultural”, afirma o secretário.

R$ 267.655,02 Reforma, restauração e conservação da Estação Ferroviária de Ribeirão do Carmo, em Bandeirantes.

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana

R$99.402,68 Intervenção emergencial nas estruturas arquitetônicas e urbanísticas do Casarão do Conde de Assumar.

R$61.844,46 Elaboração de projeto arquitetônico, restauração e conservação da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana.

R$266.676,50 Restauração da cobertura e da estrutura autônoma de madeira do Casarão de Furquim.

Elaboração de projeto arquitetônico, restauração e Conservação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Santa Rira Durão.

R$145.000,00 Restauração e conservação de elementos artísticos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira do Brumado.

EM ANDAMENTO

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

R$135.339,00

R$237.688,17 Intervenção emergencial para restauração e reforma do telhado e das estruturas autônomas da Capela de Nossa Senhora da Boa Morte.

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana

R$136.055,00 Desenvolvimento do projeto Planejando o Zé Pereira, que visa a restauração e conservação do acervo do Grupo Folclórico Zé Pereira da Chácara.

R$650.000,00 EM ANDAMENTO

Aquisição de chaves para a substituição de todos os transformadores de energia aérea do Centro Histórico, para conclusão da obra de eletrificação subterrânea.


12

JULHO DE 2018

administração e des. econômico

Prefeitura de Mariana oferece cerca de 300 vagas em processo seletivo As oportunidades serão para postos nas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania e Educação e Desporto Com o objetivo de oferecer oportunidade à população e qualificar ainda mais o funcionalismo público, a Prefeitura de Mariana disponibiliza editais de dois processos seletivos que vão oferecer aproximadamente 300 vagas de excepcional interesse público, com postos destinados, também, às pessoas com necessidades especiais. Os editais contemplam cargos nas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Educação e Desporto. As oportunidades serão para a substituição de alguns postos já existentes, além de novas a serem criadas.

outras oportunidades poderão se inscrever de até 09 de julho. Os valores das inscrições são relativos aos cargos pretendidos e devem ser consultados no edital.

As provas As provas do processo seletivo público vão acontecer, exclusivamente, em Mariana, e os inscritos devem cumprir todas as etapas da seleção. Os candidatos deverão receber o cartão de inscrição, com o local e hora da prova, a partir do dia 11 de julho. A contratação de Agentes Comunitários de Saúde e

Agente de Combate às Endemias vai ocorrer após a conclusão do curso de formação inicial para a função. Já a contratação para as funções do Programa de Educação em Tempo Integral fica condicionada a sua implantação no Município.

Da validade O processo seletivo dos editais é valido por dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. É importante ressaltar que o prazo dos contratos a serem firmados deve obedecer à previsão legal, conforme disposto na Lei Complementar Municipal nº 175/2018.

Serão oferecidas vagas temporárias, de excepcional interesse público nos níveis médio, médio técnico e superior completo. O prefeito Duarte Júnior ressalta a importância da qualificação do funcionalismo público. ‘‘Vamos sempre oferecer o melhor da administração para nossa população. Com esse processo seletivo vamos, também, oferecer oportunidade de trabalho, o que é uma de nossas prioridades’’, ressalta Duarte Júnior. Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

As inscrições As inscrições do edital para o Programa de Educação em Tempo Integral, assim que em atividade, aconteceram do dia 18 de junho ao dia 03 de julho, pelo site da Prefeitura e do IMAM Concursos. Já os interessados nas

Mais empresas, mais oportunidades: Mariana recebe o Diversifica Mariana Inciativa permitirá aquecimento da economia através de parcerias com empresas que não fazem parte do setor minerário Em maio, a Prefeitura de Mariana, em parceria com a Fundação Renova, apresentou a criação do Fundo Diversifica Mariana, o fundo equalizador. A ação, que objetiva atrair empresas para a cidade, tem o aporte de 55 milhões de reais e está presente no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC). O município vem estudando a disponibilidade de terrenos e demais ações que sejam de obrigação municipal para que Mariana consiga diminuir a sua dependência minerária. Segundo o vice-prefeito e presidente da Comissão Municipal para Assuntos Relacionados à Fundação Renova, Newton Godoy, a proposta do fundo, que tem objetivo de rea-

quecer a situação econômica, será trabalhada pela redução da taxa de juros paga pelas companhias nas tomadas de crédito. “Essa iniciativa facilitará a abertura de novas empresas e estima-se que o potencial de atração de investimentos pode alcançar R$400 milhões”, afirma o vice-prefeito. O direcionamento seguinte, será o pagamento de parte das taxas de juros, através do fundo, ao longo da operação de crédito. Para que isso aconteça, a empresa precisa comprovar os benefícios trazidos para a cidade, como geração de emprego, renda, arrecadação de impostos, investimentos em inovação, sustentabilidade, dentre outros. Para o prefeito, Duarte Júnior, a conquista

Essa iniciativa facilitará a abertura de novas empresas e estima-se que o potencial de atração de investimentos pode alcançar 400 milhões de reais” Newton Godoy

é fruto de muito trabalho. “Fico orgulhoso e muito feliz em dizer que participei, ao longo de 10 meses, das discussões, câmaras técnicas e reuniões com vários órgãos, como a Fundação Renova, INDI, BDMG, entre outros, para projetarmos esse fundo. Agora, o momento é de buscar as empresas, etapa que terá apoio fundamental do INDI, mas que também será arquitetada pelo município”, disse.


13

JULHO DE 2018

Prefeitura inicia reestruturação da Farmácia Municipal com nova REMUME

saúde

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

Com a lista, serão disponibilizados 403 medicamentos com 260 princípios ativos

A REMUME é uma lista oficial de medicamentos padronizados que deve ser a base orientadora da prescrição de medicamentos para os pacientes, pois considera as necessidades prioritárias da maioria da população. Duarte Júnior, prefeito de Mariana, afirma que a nova REMUME possibilitará a melhoria no acesso aos medicamentos básicos e garantia da integralidade na saúde. ‘‘Buscamos sempre oferecer o essencial a toda população. Temos convicção de que com a nova REMUME teremos ainda mais eficiência no cuidado à saúde dos marianenses”, revela Duarte Júnior. Em Mariana, a nova REMUME conta com 403 medicamentos, sendo cerca de 260 princípios ativos diferentes. Utilizar uma lista essencial é a melhor forma de promover o acesso seguro e uso racional de medicamentos.

Para o secretário de saúde, Danilo Brito, um dos principais objetivos da gestão é a melhoria no atendimento aos usuários do SUS na Assistência Farmacêutica. “As compras estão sendo feitas e as empresas começaram a entregar. E, agora, com a recente aprovação pelos vereadores da nova Lei que trata de todo processo, desde o pedido do médico a entrega dos medicamentos pela Farmácia, estamos confiantes

que vamos regularizar grande parte da situação. Temos ciência de nossa responsabilidade com os cidadãos e esse é o compromisso que firmamos”, ressalta o secretário. A REMUME é revista sempre considerando dados de saúde pública local, tais como eficácia, segurança e custo efetividade. Todas as alterações devem ser aprovadas pelo Conse-

A nova REMUME promove maior acesso aos medicamentos e, consequentemente, atendimento de forma mais eficiente com a promoção do uso racional de medicamentos.” Marcela Nunes - Coordenadora da Assistência Farmacêutica

A REMUME permite o acesso de medicamentos ao paciente com evidência cientificamente comprovada, além de democratizar o acesso às novas tecnologias farmacológicas otimizando, assim, os recursos públicos.” Janaissa Ribeiro - Médica de Estratégia Saúde da Família

Fotos: Aurélio de Freitas | Prefeitura de Mariana

A Prefeitura de Mariana iniciou a reorganização da Assistência Farmacêutica Municipal. Para isso, passou a utilizar uma nova Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, a REMUME.

desenvolvimento rural

Laticínio terá investimento de até R$5 milhões Associações receberão o repasse da prefeitura para a quitação de débitos. A verba retornará aos cofres públicos com o fornecimento do leite. Em uma empreitada para a volta do Laticínio, a Prefeitura de Mariana conseguiu junto ao Comitê Interfederativo (CIF) a aprovação do aporte de até R$ 5 milhões para readequação e reparação das suas instalações, visando a retomada das atividades. Dessa forma, após a provação do CIF, a Fundação promoverá os estudos e obras de readequações que atendam o funcionamento. Como explicado pelo vice-prefeito e presidente da Comissão Municipal de Assuntos Relacionados a Fundação Renova, Newton Godoy, é importante frisar os aspectos econômicos e financeiros que hoje estão pen-

dentes por parte da cooperativa, que serão sanados com a interferência do poder público municipal, dando condições à uma retomada de operação através das associações de produtores de leite. “Eles receberão o repasse necessário para a quitação dos débitos, retornando a verba aos cofres municipais com o fornecimento do leite e seus derivados para escolas, creches e demais instituições, por um período pré-determinado”, explica Newton. Ainda de acordo com Newton Godoy, um documento foi enviado a fundação como forma

de garantir a assunção e resolução dos problemas de ordem financeira da cooperativa, liberando dessa forma os passos seguintes para a execução dos reparos e adequações, fazer as proposições de modelos de negócio e gestão, bem como prover a nova administração dos recursos gerenciais de capital de giro para o funcionamento. “Estamos criando e buscando alternativas de fortalecimento da bacia leiteira de Mariana, diversificando a economia, valorizando o produtor e proporcionando mais alimentos de qualidade, através de ações cooperarias”, finaliza o vice-prefeito.


14

JULHO DE 2018

desenvolvimento social

Programas importantes para a população marianense são mantidos pelo poder público O atual governo reconhece a importância dos diversos programas, por isso não mediu esforços para dar continuidade a cada um Como conseguir o primeiro emprego sem experiência profissional? Como ser chefe de família sem oportunidades? Como valorizar o trabalho do homem do campo? Essas eram algumas preocupações do atual governo que, mesmo em período de crise, encontrou medidas para manter os diversos programas de Mariana. “Para termos a cidade que queremos desenvolvida temos que valorizar quem contribui para que isso aconteça”, afirmou o prefeito Duarte Júnior pontuando que não deixaria

de dar assistência a quem depende do apoio municipal para garantir uma renda e/ou oportunidades no mercado de trabalho. Programas como Jovem Aprendiz, Programa de Inclusão Produtiva da Mulher, antes conhecido como Renda Mínima, Agricultura Familiar, Ativa-Idade e Dia do Lugar são alguns dos programas mantidos pelo governo e que fazem a diferença na vida do marianense. “O Renda Mínima é como um grito de socorro. Faço parte do programa há 6 anos e posso afirmar que cresci mui-

to e estou sempre tentando me qualificar em alguma coisa. Se hoje eu tenho visão de futuro é pela ajuda do renda. Minha casa, foi construída aos poucos, meus três filhos estão crescendo com dignidade, eu consigo fazer o curso de corte e costura e cuidar da casa, tudo por conta desse apoio. Só tenho o que agradecer”, afirmou uma das beneficiárias do Programa de Inclusão Produtiva da Mulher, Viviane Alvimar. Conheça um pouco mais sobre alguns programas:

Inclusão Produtiva

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

O programa tem como objetivo dar suporte a mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e, ainda assim, são chefes de família, únicas provedoras do sustento do lar. As beneficiárias exercem atividades nos variados setores municipais ao longo de quatro horas diárias e recebem auxílio econômico, o que garante a sustentabilidade de seus lares. Em relação a oportunidades o programa ampliou-se em 20%.

Dia do Lugar

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

O projeto visa valorizar as mais variadas manifestações artísticas e culturais de determinada comunidade. Além de shows de artistas locais, o evento tem feira gastronômica, exposição de artesanato e produtos caseiros, praça de alimentações de pratos típicos e várias outras atrações culturais.

Jovem Aprendiz O programa é voltado aos jovens de 16 a 21 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. O objetivo é capacitar os participantes e prepará-los para o mercado de trabalho. Em relação a oportunidades, o programa ampliou-se em 18%.

Agricultura Familiar

Ativa-Idade Tem como objetivo reconduzir ao mercado de trabalho cidadãos em idade produtiva, com dificuldades de empregabilidade. O público alvo são mulheres com idade igual e superior a 55 anos, e homens com idade inferior a 55 anos, não atendidos por outros programas governamentais, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou psicológica. Os participantes realizam atividade remunerada em frentes de trabalho transitórias da Prefeitura de Mariana.

Foto: Lucas Mantovani | Prefeitura de Mariana

A principal finalidade do programa é evitar o êxodo rural, com geração de renda para os agricultores envolvidos, e simultâneamente garantir a qualidade e segurança alimentar da rede municipal de ensino. Atualmente, o programa tem a participação de 55 famílias em grupos formais (associações) e agricultores individuais (pessoas físicas). Para a partipar o agricultor deve ser caracterizado como “familiar” através de documentos emitidos pela EMATER e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O Tempo Integral já está voltando! O Município de Mariana tem um grande interesse no recomeço das atividades do Programa Tempo Integral. Por esse motivo, já está em andamento o Processo Seletivo para monitor de educação em tempo integral para que essas atividades tenham início ainda no segundo semestre de 2018. Ícones: Flaticon


15

JULHO DE 2018

defesa social

Mariana ganha Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar A base contará com 18 militares que prestarão atendimento 24 horas à comunidade

Os PA’s são uma nova unidade de atendimento que busca ampliar a cobertura e descentralizar o serviço da sede, contribuindo para atendimentos mais rápidos. Esse novo modelo foi concebido a partir de um estudo de viabilidade para essa expansão. A corporação propôs uma estrutura mínima, mas eficaz às demandas, que conta com 18 militares, uma viatura operacional e atendimento 24h. O Capitão do Corpo de Bombeiro, Guilherme Alcântara Gonçalves explica que o posto possibilita atender o cidadão com mais agilidade. “Os bombeiros são capazes de atender a diversas ocorrências como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e no trabalho de prevenção, como vistorias e li-

Foto: Felipe Cunha | Prefeitura de Mariana

A Primaz de Minas segue com avanços na segurança pública para atender os marianenses. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a Prefeitura de Mariana, implantou o modelo operacional dos Postos Avançados (PA), que iniciou suas atividades no mês de maio em Mariana.

Segurança. O PA faz parte do planejamento da corporação que atenderá ocorrências como incêndios e salvamentos.

beração de projetos. O Posto Avançado proporciona à cidade uma maior gama de atendimentos em menor tempo”.

que esperar vir de Ouro Preto, mas agora ficamos menos preocupados porque sabemos que eles vão chegar logo”.

Para Jean Rodrigues de 32 anos e morador de Mariana, a iniciativa será um avanço para a comunidade. “Agora com o posto dos bombeiros aqui, o atendimento de ocorrências será mais rápido, porque antes a gente tinha

A sede do Posto Avançado em Mariana está localizada na Rua São Vicente de Paulo nº 130, bairro Vila Aparecida, na Arena Mariana. Em caso de emergência ou solicitação de vistorias, ligue: 193.

Prefeitura é efetiva contra as ocupações irregulares O poder público intensificou a fiscalização e o número reduziu pela metade, se comparado ao ano de 2017 é composta por quatro Guardas Municipais, que realizam o monitoramento das áreas e recebem as notificações juntamente com a Defesa Civil. Para Cleber Teixeira, responsável pelas ações de fiscalização a ocupações irregulares, um dos desafios enfrentados são principalmente os problemas estruturais que

Foto: Débora Madeira | Prefeitura de Mariana

A Secretaria de Defesa Social tem realizado ações combativas e de fiscalização para reduzir as ocupações irregulares em Mariana. As regiões do Alto do Rosário, Morada do Sol, Cristais, Passagem, Sumidouro, complexo de apartamentos populares no bairro Cabanas, Santa Rita de Cássia e acesso à estrada de Ribeirão, tiveram ocupações contidas, este ano. A equipe de fiscalização

Fiscalização. Agentes da Defesa Social realizam a retirada de cercas no bairro Morada do Sol.

oferecem riscos à população. “Como ocorrem em áreas não pavimentadas, o esgoto a céu aberto gera doenças e contamina o solo. As ligações clandestinas para abastecimento de água ocasionam, no período de seca, a falta de água nos bairros regularizados. Além disso, a construção de barracas em áreas com risco de desmoronamento são ações perigosas para habitantes do local,” ressalta Teixeira. Em 2017, a Defesa Social registrou 140 notificações de ocupações, 16 construções irregulares e 200 demarcações clandestinas em áreas de preservação permanente. Já no ano de 2018, o número de invasões diminuiu. De janeiro a junho, foram registradas 6 construções irregulares e emitidas 83 notificações para desocupação. No entanto, o número de demarcações aumentou para 650 em lotes clandestinos e áreas de preservação permanente. A Secretaria intensificou as ações de fiscalização e prevenção das invasões, mas alerta que não pode intervir de forma integral nas invasões em propriedades privadas, apenas através de ação judicial.


CALENDÁRIO DE EVENTOS

JULHO A DEZEMBRO

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

Foto: Divulgação| Iron Biker

Foto: Raíssa Alvarenga | Prefeitura de Mariana

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

Gazeta de Mariana - N° 71  
Gazeta de Mariana - N° 71  
Advertisement