Page 9

DESENVOLVIMENTO RURAL

Gazeta Retrospectiva 2017

Zelo e cuidado com o homem do campo A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou uma série de atendimentos aos produtores rurais da cidade, distritos e comunidades em 2017. Dentre eles estão o atendimento veterinário, doação de mudas e adubos, programa de Patrulha Mecanizada, entre outras atividades.

Campanhas de Vacinação

Programa de Patrulha Rural O processo de aração faz uma descompactação no solo para que o plantio seja mais adequado e exista uma maior produtividade por área. Isso pode acrescer em até 30% aprodução final do agricultor. Foram contabilizados 302 produtores cadastrados para melhor organização dos serviços. Foram feitas cerca de 1.547 horas, o que corresponde a uma média de 603 serviços/ atendimentos por mês.

As vacinações contra a brucelose e raiva são realizadas pelo Município. Para a brucelose, foram 310 produtores atendidos e 1013 animais vacinados. Em 2017, houve a formalização e fiscalização com maior controle dos dados e informações e, até a presente data, as doses de vacina contra a raiva fornecidas totalizam 17.768 unidades, atendendo 364 produtores e, aproximadamente, 13.201 animais vacinados.

A Feira acontece aos sábados, para a qual os produtores receberam o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRS) a fim de comprarem novas barracas (cerca de 35 novas barracas distribuídas). A partir disto, todo o espaço da feira será mudado.

Compra de Adubo

Mudas

O Fundo do Municipal de Desenvolvimento Rural, a partir da Secretaria de Desenvolvimento Rural, investiu mais de 180 mil reais em subsídios para a Compra Conjunta de adubos. A Compra Conjunta dá a oportunidade para o produtor adquirir este insumo com prazo de pagamento de um ano. Em 2017, o quantitativo total de produtores foi 147,

Atualmente, existe também o Programa de Intermediação de Compra Conjunta de Mudas. Nesta ação, o produtor realiza o pedido perante a Secretaria, faz o depósito ao fornecedor que traz as mudas, conforme o montante pedido. A Secretaria auxilia no recebimento e entrega das mudas, fortalecendo assim a Agricultura Familiar Municipal, principalmente o Programa de Merenda Escolar, que é sustentado nessas bases. Foram 3212 bandejas, em um total de 642.400 e 983 produtores atendidos.

Programa Nacional de Alimentação Escolar Mais de 50 produtores de ovos, quitandas, mel, café, verduras e legumes vendem alimentos sem agrotóxicos. Os produtos são destinados aos alunos da rede municipal de educação, levando comida de qualidade e sem agrotóxico. A lei determina que 30% do valor recebido do PNAE seja utilizado na compra de alimentos da agricultura familiar, Mariana investe em torno de 60%, ou seja, o dobro. O montante chega a 470 mil reais.

Revitalização da Feira Livre de Sábado

Foto: Divulgação | Prefeitura de Mariana

Gazeta final final  

Informativo oficial da Prefeitura de Mariana.

Gazeta final final  

Informativo oficial da Prefeitura de Mariana.

Advertisement