Page 6

CULTURA

2

Gazeta Retrospectiva 2017

A campeã em ações de preservação Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana

Mariana foi a primeira Capital de Minas Gerais e é conhecida por suas características seculares históricas. Mariana também é a cidade que investe em sua população, por meio da valorização das próprias tradições culturais. Seja pelo artesanato, pelo incentivo a música ou mesmo por continuar zelando pelo seu patrimônio histórico. Foto: Pedro Ferreira | Prefeitura de Mariana

A número 1 em preservação Mariana, além de ser a cidade das primazias, se destacou também pela preservação de sua história. Prova disso foi sua colocação no do ICMS Cultural 2017. A cidade lidera o ranking da preservação do patrimônio histórico e cultural em meio a 731 municípios com 58,45

Incentivo às bandas civis

pontos.

Mariana é a cidade com o maior número delas, totalizando 11 bandas, sendo três na sede e oito nos distritos. As bandas de Música tem sido produto cultural apoiado pela Prefeitura de Mariana, com criação de projetos e, principalmente, com o repasse anual de subvenção para aquisição de novos instrumentos ou uniformes.

Restauração de patrimônios O patrimônio histórico é responsável pela continuidade histórica de um povo. É por isso que a Prefeitura investiu muito na restauração de patrimônios como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado; Casarão de Furquim; Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Camargos; a reforma Estação Ferroviária de Bandeirantes e outros.

Festivais marianenses A Secretaria de Cultura realizou vários festivais que valorizam as tradições e culturas como o Canta Mariana, que incentivou o gosto pela Música Popular Brasileira, além de revelar talentos, compositores e intérpretes, e o Mariana Viva, que teve como objetivo registrar a importância do respeito ao meio ambiente. A Prefeitura também realizou o Encontro de Corais, evento que reuniu mais de 20 corais de várias cidades do Brasil.

Criado no início de 2017, o projeto valorizou as mais variadas manifestações artísticas e culturais das comunidades. Até o momento ele foi lançado em Cláudio Manoel, Monsenhor Horta, Santa Rita e Furquim. Além de shows de artistas locais, o evento tem feira gastronômica, exposição de artesanato e praça de alimentações de pratos típicos e várias outras atrações culturais.

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana

Projeto Dia do Lugar

Gazeta final final  
Gazeta final final  

Informativo oficial da Prefeitura de Mariana.

Advertisement