Page 1

Bom Jesus I N F O R M AT I V O

1

ano de Governo BOM J ESUS DO AMPARO - MG

Plantão Médico Bom Jesus do Amparo volta a ter atendimento 24 horas. Leia mais na página 2

CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS Município ganha mais três médicos para a rede pública de saúde. Página 2

RENOVAÇÃO DA FROTA Aquisição de caminhão compactador de lixo e caminhão pipa garantirá melhores serviços à população

MELHORIAS NAS ESTRADAS RURAIS Patroladas, as vias também receberam a adição de cascalho, melhorando o acesso às comunidades.

INAUGURAÇÃO DA NOVA CRECHE O novo Núcleo Infantil Cantinho do Céu tem mais espaço, garantindo atendimento às crianças entre 0 a 8 anos.

Página 13

Página 8

Página 9


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

SAÚDE

Plantão Médico

Sonho transformado em realidade

M

oradores e turistas que precisarem de atendimento médico de urgência e emergência à noite, podem buscar os primeiros socorros na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Cruzeiro. O retorno do plantão médico é uma conquista dos Bomjesusenses, que há anos não contavam com os serviços. A unidade que tem cinco clínicos plantonistas, que se revezam durante a semana, garan rá atendimento de qualidade a todas as pessoas. "Foram doze meses de muito trabalho, foco e persistência. Quando a união, a

perseverança e a confiança dos moradores caminham juntos, os resultados são conquistas e realizações de sucessos", agradece o prefeito destacando a sa sfação e o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde nesta conquista. UBS do bairro Cruzeiro está localizada na Rua Armando Pessoa, 71. Horários de Atendimento: - Segunda a sexta: 19h00 às 07h00 - Finais de semana e feriados: Plantão 24h - Ambulância: 98626.9476 e 99457.0318

UBS do bairro Cruzeiro

Contratação de Médicos Médica Ginecologista e pacientes

Os moradores de Bom Jesus do Amparo já podem contar com mais três especialidades médicas: um cardiologista, um psiquiatra e uma ginecologista. A contratação dos profissionais foi mais um sonho realizado

pela Prefeitura. Agora, todas as consultas com as especialidades já estão disponíveis a par r de agendamento presencial na Secretaria Municipal de Saúde, mediante apresentação do encaminhamento. Basta levar o

Mais orientação na saúde em Bom Jesus do Amparo A Secretaria Municipal de Saúde realizou a campanha Outubro Rosa na cidade, levantando a bandeira de que prevenir é a melhor cura. A campanha, de cunho nacional, foi um alerta para a importância do auto-exame e da mamografia contra o Câncer de Mama. Durante todo o mês, as mulheres receberam orientações sobre a doença e que o diagnós co precoce durante o auto-exame e a mamografia, pode salvar vidas.

2

São muitas as ações que a Secretaria Municipal de Saúde têm realizado em nosso município. O Outubro Rosa foi uma delas. Cuidar da saúde do cidadão Bom-jesuense é um dos principais obje vos desta administração. Por isso, a Prefeitura não medirá esforços e afirma que, se a população está saudável e recebendo acompanhamento médico con nuo, refle rá no desenvolvimento do município. "Saúde gera qualidade de vida e mais trabalho", destaca a prefeitura.

Palestra sobre a prevenção do câncer de mama - Outubro Rosa

Cartão do SUS e iden dade. Caso não tenha o cartão, o morador poderá re rá-lo no local. O agendamento com a Ginecologista deverá ser feito na unidade de saúde em que o paciente está cadastrado.


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

SAÚDE

Mais Saúde

Programas na área da saúde ajudam na prevenção de doenças em Bom Jesus do Amparo

As pessoas que ainda têm o hábito de fumar e que desejam parar com o vício, podem contar com o apoio da prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Nacional de Controle ao Tabagismo do Ministério da Saúde, com o intuito de reduzir o número de fumantes no município. O obje vo: melhorar a qualidade de vida e prevenir os fumantes contra doenças causadas pelo tabagismo. Durante o tratamento, os amantes do tabagismo passam por avaliações clínicas com um médico e encontros em grupo (intervenção cogni vo-comportamental) com um psicólogo e um farmacêu co que os ajudam no combate ao fumo. Além deste acompanhamento, são disponibilizados medicamentos a aqueles que verem indicação médica.

Conscien zação da Luta contra as Hepa tes Virais, que contou com palestras de um profissional de enfermagem. Ele alertou para os riscos da doença e como se prevenir.

Conferência Municipal de Saúde Outro destaque foi a realização da Conferência Municipal de Saúde, em Bom Jesus do Amparo. No encontro, que contou com a par cipação de moradores, governantes e membros do Conselho Municipal de Saúde, foram deba dos temas a respeito dos rumos da Saúde Publica no Município. Ainda na conferência, palestrantes explicaram como funciona o SUS no Brasil, a Gravidez na Adolescência e como evitar Acidentes de Trabalho.

Programa Saúde na Escola - Direito Sexual e Reprodu vo, DST e AIDS.

Dia da Alimentação Saudável Alimentação saudável e sem agrotóxicos são essenciais para evitar doenças como hipertensão e obesidade mórbida. Sabendo da importância dos alimentos no dia a dia das pessoas, a Prefeitura não mediu esforços para realizar o Dia da Alimentação Saudável, em Bom Jesus do Amparo. Ação sobre alimentação saudável

Programa Saúde na Escola - Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras drogas.

Conferência Municipal de Saúde

Palestra sobre o tabagismo

Ação contra doenças sexuais Na semana que antecedeu o Carnaval, a prefeitura realizou ações de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, as DSTS e AIDS. Durante a distribuição de preserva vos, os Agentes Comunitários de Saúde orientaram as pessoas sobre a importância da proteção sexual, principalmente nos dias de folia. E não para por aí, a Secretaria realizou o Dia da

Ação sobre orientação e prevenção das Hepa tes Virais

Durante a ação, a Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância de se comer bem, em todas as fases da vida. Os par cipantes puderam saborear um delicioso lanche saudável, fornecido na praça. Foram oferecidos chás, batata doce, inhame entre outros alimentos que possuem alto teor de nutrição e que têm papel fundamental na saúde do ser humano.

Dia da A vidade Física

Além dos cuidados com a alimentação, a Prefeitura realizou o Dia da A vidade Física. No encontro, as pessoas que par cipam do programa puderam fazer a vidade sica junto à supervisão de um fisioterapeuta. Também foram distribuídos kits de lanches saudáveis à todos os integrantes.

3


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

SAÚDE

Saúde de qualidade

E

m Bom Jesus do Amparo, a Prefeitura não mediu esforços para garan r os programas de Saúde da Família, Saúde em Casa e Saúde na Escola. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde esses programas oferecem atendimento médico nas comunidades, escolas e até diretamente na casa do paciente. Basta o cidadão acompanhar o calendário e se informar sobre o dia das consultas em sua localidade, seja ela em casa, seja na escola ou nos postos de saúde. "No programa Saúde em Casa, por exemplo, que está

em plena a vidade na cidade, o médico vai até você", garante o gestor. Já nas escolas, o programa leva aos alunos informações sobre os efeitos do álcool, tabaco, crack e outras drogas causados no corpo e os danos à saúde dos usuários, além de orientações sobre a saúde bucal. Na Escola Estadual "Edmundo Pena", foram realizados palestras sobre Direito Sexual e Reprodu vo. As doenças sexualmente transmissíveis como DSTs e AIDS também são abordados nas salas de aula.

Palestra sobre a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack entre outras drogas.

Programa Saúde na Escola que orientou as crianças sobre escovação e saúde bucal em geral

Conferência Municipal de Saúde

Mais de 4.000 atendimentos de enfermagem, mais de 2.000 atendimentos médicos realizados Mais de 2.000 exames feitos em menos de um ano Seja nas comunidades rurais, seja nos bairros urbanos ou mesmo dentro de sua casa, médicos, enfermeiros e agentes da Secretaria Municipal de Saúde trabalham para proporcionarem uma saúde mais digna na vida dos Bom-jesuenses. "Foram muitos obstáculos enfrentados, mas o resultado está sendo recompensando por meio dos números de atendimento", garante a prefeitura que apresenta o primeiro balanço de atendimento. Atendimentos prestados entre: janeiro a agosto de 2017 2.310 Atendimentos de Enfermagem da Zona Urbana 2.377 Atendimentos de Enfermagem da Zona Rural 1.322 Atendimentos de Fisioterapia

4

2.359 Atendimentos Médico ESF da Zona Urbana 1.537 Atendimentos Médico ESF da Zona Rural 2.858 Visitas dos Agentes Comunitários de Saúde da Zona Urbana 2.959 Visitas dos Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural Fonte: Produção de serviços - Base de dados locais /ESUS/ BPA acesso em Junho 2017 e Novembro 2017 - Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Amparo.

A gestão atual acredita que uma sociedade sem saúde não consegue projetar o seu futuro e nem mesmo viver o presente com dignidade. "Com muito trabalho e de forma transparente, mais conquistas e avanços serão alcançados em prol do município de Bom Jesus do Amparo", garante a prefeitura.


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Solidariedade, trabalho, dedicação e amor

M

uitas brincadeiras, músicas, guloseimas, compe ções, cuidados com a saúde, ginás cas e jogos em um ambiente recheado de muita alegria. Assim são os dias de a vidades no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Dia de festa na APAE

As duas ins tuições sociais de Bom Jesus do Amparo, em 2017, executaram com exímio o trabalho de acolhimento e responsabilidade social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais necessitadas. Sob a orientação das colaboradoras, o CRAS realizou a vidades variadas com grupos de crianças da APAE e com o grupo de gestantes "Gerando Uma Nova Vida". Este projeto ofereceu às gestantes, palestras semanais com enfermeiros durante o período de gestação e cuidados com os bebês. Nos encontros, os par cipantes veram acompanhamento psicológico, fizeram

sessões de ginás ca com fisioterapeuta e par ciparam do sorteio de roupinhas e fraldas.

Comemorações marcam datas Já as crianças e os idosos ganharam comemorações especiais no primeiro ano de gestão municipal. No dia 10 de outubro foi celebrado o Dia das Crianças, na sede social do CRAS, com muitas a vidades e brincadeiras. No Dia do Idoso, o CRAS contou com o apoio da Prefeitura e promoveu um dia especial com o sorteio de brindes doados pelos comerciantes da cidade. Foi um dia de jogos, muita diversão, aferição e controle da pressão arterial, música, lanche e ginás ca ao ar livre. 'Foram duas datas para serem lembradas com muita reflexão, pois estamos destacando o futuro de uma geração e o passado de quem muito contribuiu para um mundo melhor de se viver', recorda a prefeitura

Programa de Saúde para as gestantes e cuidados com o bebê

E o que dizer da Festa da APAE? Sucesso!!! Muita alegria, diversão, músicas, lanches e brincadeiras variadas completaram o mix de a vidades realizadas na APAE. Durante o evento, um enfermeiro destacou a importância da higiene corporal e cada par cipante recebeu um kit de higiene pessoal. Ainda foram ministradas pela Assistente Social, palestras direcionadas aos pais e as brincadeiras ficaram por conta dos fisioterapeutas. "Em Bom Jesus do Amparo é assim. O cuidado com a vida é questão de cidadania. E a responsabilidade social é um dever de todos", destaca o prefeito.

Ação no Dia do Idoso

Todo o zelo e carinho das colaboradoras

Dia do Idoso I Ginás ca na Praça

A vidades com as crianças

5


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Mais de 3.900 atendimentos realizados no CRAS no ano de 2017 Visitas domiciliares, realização de campanhas para arrecadação de material escolar, bazares, almoços e confraternizações são algumas a vidades desenvolvidas pelos funcionários do CRAS, em Bom Jesus do Amparo. Em parceria com a prefeitura, APAE e a Secretaria de Educação, o CRAS realizou, em 2017, campanhas de arrecadação de material escolar, sendo todos rever dos às pessoas mais carentes do município. Outro destaque do CRAS e junto com a prefeitura foi a locação de um ônibus exclusivo para o transporte do grupo da terceira idade da zona rural para as a vidades semanais e eventos do Grupo Conviver. As visitas domiciliares, ação que proporciona um acompanhamento mais próximo das famílias em situação de vulnerabilidade social, são algumas das a vidades de destaque do CRAS.

atendidas 83 famílias beneficiadas com material de construção, para reformas de moradias em condições precárias.

Ajuda contra o alcoolismo Os moradores da cidade que tem problema com o alcolismo podem contar com o apoio do CRAS, que faz o acompanhamento e encaminhamento das pessoas ao AA (Alcoólicos Anônimos). Os encontros acontecem todas às quintas-feiras, na garagem da Casa Paroquial. Em casos especiais já foram realizadas algumas internações em Clinica de recuperação para o tratamento e reabilitação.

Confraternização de Natal, onde o prefeito agradeceu e homenageou os integrantes e amigos da APAE.

Conferência Municipal de Assistência Social

Um ano de muitas a vidades

Mais bene cios A doação de Auxilio Funeral e Cestas Básicas para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade são outros bene cios concedidos ao CRAS em Bom Jesus do Amparo. Além disso já foram

Grupo PBF: Palestra com a Gestora do Cadastro Único para se ter acesso aos recursos federais

Grupo Mais que Brincar – Dia das Bruxas

Almoço beneficente para a APAE

Festa em comemoração ao Natal (com mesa mineira, delicioso jantar, sobremesas, sorteios de brindes, camisas com temas de Natal). Doações de Cestas Básicas

Confraternização da equipe do CRAS.

Páscoa na APAE

6

O CRAS recebeu doações de: cama, cobertores, colchões e brinquedos que foram des nadas as pessoas carentes do município.


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

OBRAS E MELHORIAS

2017: um ano de muito trabalho e obras em Bom Jesusdo Amparo

A

secretaria Municipal de Obras, Infra estrutura e Urbanismo inves u em manutenção e melhorias estruturais em toda cidade. Dentre as obras realizadas pela atual gestão, está o assentamento e subs tuição de mata-burros na região da Serrinha e Comunidade do Peão. Também foram feitas as devidas manutenções e patrolamentos das estradas de terra em várias regiões do município, assim como a restauração de meios fios. Os trabalhos veram como obje vo melhorar a passagem de veículos, pedestres e ainda melhorar o escoamento das águas pluviais nos períodos chuvosos.

Poços Artesianos

Carretão, para se obter melhorias na coleta da rede de esgoto. E com o obje vo de se evitar poluições e enchentes, toda a cidade recebeu assentamento de lixeiras. Algumas destas obras foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.

Reforma da Quadra "Albino Dias " A quadra espor va "Albino Dias" está de cara nova. As arquibancadas foram reformadas, reparos foram feitos no piso, banheiros e toda a estrutura ganhou nova pintura. Com esta reforma, a estrutura ficou mais adequada, segura e bonita. "A prá ca de esportes, que é tradição em Bom Jesus do Amparo, recebeu e sempre receberá atenção total. Com e ste s e r v i ço, to d o s s a í ra m ganhando, jogadores e torcedores", destaca a prefeitura.

A prefeitura abriu poços artesianos nas comunidades do Morro Redondo, Cascalho, Cinco irmãos, Ponte Funda, Chiquito Ma as, Dedé Mané João, Es va, Sapé e Boa Vista. Os moradores destas comunidades sofriam com a ausência parcial ou total de abas- E não para por aí! Aos poucos a cidade de Bom Jesus tecimento de água. do Amparo fica a cada dia mais bonita, limpa e bem cuidada. Neste primeiro ano de gestão, foi iniciado pelo bairro Cruzeiro, a pintura e limpeza das escadarias, meios fios das ruas, avenidas, praças e jardins. Essas melhorias se estenderam para praças do centro da cidade e comunidades. "Ainda temos muito trabalho pela frente. Nosso obje vo está em tornar a nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver. Outro destaque foi a instalação de Vamos juntos na transformação", fossas sép cas na comunidade do convoca a prefeitura.

Pintura e reparos nas escadarias do município, bem como meio fios e praças

Sinalização de ruas em parceria com a Câmara Municipal

Perfuração dos poços artesianos

Reforma da quadra "Albino Dias"

Instalação de manilhas para melhor escoamento das águas

Novas lixeiras

7


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

Muito trabalho e melhorias na nova gestão Melhorias gerais nas estradas

Instalação de fossas sép cas

Sinalização

O mesmo po de operação foi realizada nas ruas do Centro de Bom Jesus, a fim de trazer mais segurança no trânsito e contribuir para uma melhor conservação dos veículos.

A Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal fizeram um trabalho intensivo de renovação e instalação das placas de sinalização na cidade. O obje vo é de melhorar a iden ficação do nome das ruas no Centro e nas Comunidades. Agora está Atualmente com o período chuvoso, novos mais organizado e fácil para circular por buracos surgiram nestes locais e mais uma vez a Prefeitura realizará nova operação Bom Jesus do Amparo! tapa-buracos, logo que finalizada a Tapa-buracos e melhorias nas licitação para a obra. O compromisso é de que Bom Jesus do Amparo fique mais estradas bonita e bem cuidada através de um No início do ano de 2017, a estrada asfaltatrabalho focado em saúde, qualidade de da da Rocinha, que liga o município ao vida, segurança, educação e, é claro, obras trevo de Bom Jesus/Itabira foi a primeira a de melhorias. Este é o obje vo da adminisreceber melhorias através de uma extensa tração atual. "Vamos Juntos no trabalho e operação tapa-buracos. O trecho estava na transformação". em situação precária, o que gerava insegurança e perigo aos motoristas e pedestres.

Operação tapa-buracos na Estrada da Rocinha

8

Assentamento de mata-burros

Reparos gerais nos meios fios das estradas para o melhor escoamento das águas


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

EDUCAÇÃO

Educação com excelência

Festa da Família I Tema: Lixo e Cidadânia

P

reparar os alunos de Bom Jesus do Amparo para um futuro promissor e de muito sucesso profissional é a prioridade da prefeitura. Para isso, o governo municipal investe em manutenções pontuais na estrutura da Escola Municipal "Coronel Júlio Vasconcelos Mo a", com o obje vo de oferecer sempre um ambiente digno, seguro e adequado para o atendimento aos estudantes e professores da Educação Infan l e Ensino Fundamental I.

Novas Instalações do Núcleo Infan l Outro grande destaque da Secretaria de Educação foi a inauguração do novo espaço "Núcleo Infan l Can nho do Céu". Com instalações adequadas, confortáveis e dignas, a creche era o que faltava para melhorar ainda mais a qualidade de vida das crianças Bom-jesuenses. A nova escolinha ganhou um espaço maior para atender aos alunos de 0 a 8 anos. Todos os serviços ofertados, incluindo cuidados pessoais, higiene e educação, são prestados por professores especializados para crianças de 2 a 3 anos (Maternal II e Maternal III), obje vando sempre o conforto e o bem-estar da meninada. Lá, os estudantes recebem alimentação balanceada com cardápio elaborado por uma nutricionista. Diariamente, as crianças degustam café da manhã, almoço, lanche da tarde e frutas no intervalo das refeições principais. Além disso, o Núcleo Infan l cuida também da higiene pessoal, e tudo é oferecido pela Secretaria de Educação, inclusive fraldas para os bebês. É a prefeitura cuidando do futuro da cidade, as crianças.

1ª Festa da Família No mês de Setembro foi realizada a 1ª festa da Família, em Bom Jesus do Amparo. Na ocasião, foram homenageados todos os membros das famílias bonjesuense. Foi um sábado de muita alegria e conscien zação

sobre a importância de termos que cuidar do descarte adequado do lixo, a fim de tornar o nosso planeta e a nossa cidade em um local cada vez melhor para se viver. Em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, a Secretaria de Educação, junto com alunos recolheram materiais recicláveis que foram coletados na cidade. Os produtos recicláveis que os alunos juntaram foram vendidos. O dinheiro arrecadado será des nado para a primeira Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Bom Jesus do Amparo. Para alegrar a Festa da Família foram contratados os ar stas "Dom Catatudo" e "Dona Recicla" que animaram o encontro e trouxeram brincadeiras, músicas e bonitas mensagens de preservação da natureza. Após as comemorações, foi oferecido um lanche cole vo a todos os par cipantes.

Creche Can nho do Céu - Nova estrutura com maior espaço

Festa da Família

Semana de Educação para a Vida Na semana de 20 a 24 do mês de novembro foi realizada, pela primeira vez na rede municipal de ensino, a "Semana de Educação para a Vida". A Secretaria Municipal de Educação, acompanhando o calendário estadual, reservou esta semana para comemorações, eventos e palestras para os alunos com temas que auxiliarão os alunos a aprenderem a viver em comunidade e para a comunidade. Os estudantes também, em 2017, puderam comemorar o Dia da Consciência Negra. Técnico da Copasa aproveitou a homenagem para falar sobre os "Cuidados do Uso Consciente das Águas". No mesmo dia houve palestra com a professora Neuza Drumond. Ela falou sobre o "Respeito". Os alunos também veram aula prá ca de artes marciais e palestra com o Professor de Taekendô Paulo Carvalho da Mata que orientou sobre a importância do esporte na vida das pessoas, principalmente na dos jovens.

Semana de Educação para a Vida

9


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

EDUCAÇÃO

Desfile Cívico - 7 de Setembro

Cursos de Capacitação

Desfile sobre Segurança no Trânsito

ANTES

1ª Conferência Municipal de Educação Capacitações para os professores do decênio 2014/2024 Em 11 meses de gestão, o corpo docente da Em novembro, a Secretaria Municipal de Educão realizou na Escola Municipal "Coronel Júlio Vasconcelos Mo a", a 1ª Conferência Municipal de Educação do Decênio 2014/2024. O tema abordado foi "A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais SIEP/MG e a Implementação dos Planos Municipais de Educação-PME". O PME é uma lei federal onde foram estabelecidas 20 metas nacionais para os municípios alcançarem, a fim de desenvolver o setor de Educação. Um dos obje vos da conferência foi integrar, propor, discu r e definir a polí ca educacional do Município de Bom Jesus do Amparo, através do PME, que é o eixo que a Secretaria de Educação u liza como base em 20 metas elaboradas pelo Governo Federal. Em 11 meses, a administração municipal alcançou 2 metas do PME municipal que se referem ao plano de carreira e à valorização salarial do professor.

Secretaria Municipal de Educação passou por importantes e significa vas capacitações, tendo como obje vo sempre a melhoria da qualidade da educação. Destacamos também o Curso de Capacitação para os professores sobre o uso do QVL, que foi ministrado pela professora Rosa Magalhães com o obje vo de viabilizar conhecimentos básicos em matemá ca.

Reformas pontuais e nova pintura na Escola Municipal "Cel Julio Vanconcelos Mo a"

DEPOIS

Visita dos Cavalheiros da Cultura

Curso de Capacitação sobre a Educação Os alunos da rede pública de Bom Jesus do Patrimonial Amparo foram presenteados com um kit de

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo oferece anualmente o Curso de Capacitação Patrimonial. O obje vo deste curso é conscien zar o profissional da educação e o cidadão sobre os cuidados com o patrimônio do nosso município e com a preservação da história e o potencial turís co da cidade. Este ano, o evento contou com par cipação dos professores. Foram 43 profissionais par cipantes. Durante o treinamento, foi apresentado o projeto "Conhecendo e Amando Minha Cidade Bom Jesus do Amparo", que se trata de uma idealização da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo, e será desenvolvido no ano de 2018. O projeto tem a orientação do SEBRAE e aborda temas diversos relacionados à cultura empreendedora.

Debate sobre Segurnça nas Escolas com o Promotor de Barão de Cocais.

10

livros doados pelos Cavalheiros da Cultura, que vieram do estado do Rio de Janeiro (RJ) para visitar o município. O grupo de cavalheiros viajantes, que percorrem os caminhos do ouro, levando livros, cultura e sabedoria para as crianças da rede pública passaram na Escola Municipal "Coronel Júlio Vasconcelos Mo a" para levar conhecimento aos jovens estudantes.

Parceria com Escola de Inglês "Wizard" A Prefeitura anunciou uma parceria com a escola de Inglês Wizard. O obje vo é garan r uma segunda língua aos Bom-jesuenses interessados, no próprio município. As aulas acontecem aos sábados. Por conta da aprovação desta parceria, a oportunidade con nua em 2018.

Palestra sobre Segurança e Trânsito com a par cipação da PM de Bom Jesus do Amparo .

Cursos diversos de Capacitação para a população.

Palestra com a Copasa sobre a importância da Água em nosso Planeta

Cursos diversos de Capacitação para professores.


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

EDUCAÇÃO

Formatura do Proerd No dia 13 de dezembro foi realizada a formatura dos alunos do 5º ano, no PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Os formandos, alunos do 5º ano da Escola Municipal "Coronel Júlio Vasconcelos Mo a" e da Escola Estadual de "Felipe" receberam orientações da Polícia Militar para ajudar no combate ao tráfico e uso de drogas. Em parceria com a Polícia Militar, a Secretaria de Educação realizou esta importante celebração da vida dos estudantes que consiste no esforço coopera vo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Após a formatura, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu um jantar para mais de 400 pessoas, como forma de agradecimento a todos os presentes. Parabéns aos formandos!

SEBRAE Os professores da rede pública de ensino de Bom Jesus do Amparo estão preparados para compar lhar com os seus alunos sobre a implementação da cultura empreendedora na cidade. A prefeitura, em parceria com o

parceria com a FIEMG/SESI/SENAI. Buscando melhorar a qualidade de vida e profissional da população, os três cursos: Pedreiro de Alvenaria, Cozinha Brasil e Inclusão Digital, foram um absoluto sucesso.

Valorização e reconhecimento dos profissionais da Educação A Administração ofereceu um jantar à todos os servidores da Secretaria de Educação, que merecem todo o nosso respeito e admiração. Os funcionários Formatura do PROERD receberam flores em sinal de carinho e gra dão pelos trabalhos prestados.

Festa de Final de Ano e Confraternização das Crianças Pensando sempre de maneira cole va e cada vez mais humana, a Secretaria de Educação realizou, com recursos próprios, a festa de final de ano para todas as crianças das Escolas Municipais "Coronel Júlio Vasconcelos Mo a" e "Cardeal Mo a". Foi uma tarde de muita diversão e felicidades para as crianças, que vivenciaram o verdadeiro espírito natalino com muita alegria, esperança, igualdade e par lha!!!

Despesas com aplicação dos 25% A Secretaria Municipal de Educação fechou o índice dos 25% de gastos obrigatórios para o desenvolvimento e manutenção da educação básica na cidade. Com isso, as escolas puderam adquirir vários produtos necessários no dia a dia das ins tuições. Sebrae, conseguiu preparar os professores do município, rede municipal e estadual, para uma visão de empreendedorismo durante o curso "Cultura Empreendedora - 1ª etapa de capacitação". O curso teve a carga horária de 24 horas, divididas em três sábados de 8 horas.

Cursos de Capacitação para a população Bom-jesuense.

Em 2017, foram oferecidos três importantes cursos para a população bonjesuense, em

Vejam os itens licitados e adquiridos para a educação: •Materiais de Informá ca •Bebedouros •Veículo Furgão novo para a entrega de merenda escolar •Brinquedos (playground) •2 Vans Novas para transporte escolar do aluno •Utensílios de Cozinha (panelas, pratos, copos, talheres, diversos utensílios de cozinha) •Materiais de construção para a reforma da escola • Kit da Dengue • Plataforma Tecnológica TEM • Gibiteca •3 ônibus escolares semi-novos para transporte dos alunos Vale lembrar que os valores dos itens adquiridos podem ser consultados no portal transparência da prefeitura. "O acesso à Educação é um direito de todos e única ferramenta capaz de transformar uma geração e o futuro de uma sociedade", reafirma a prefeitura.

Curso SEBRAE - Cultura Empreendedora

Jantar de confraternização aos servidores da Educação

11


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

ESPORTES E LAZER

Calendário compe

vo!

1ª Feira de Agronegócio e Leilão XXV Cavalgada Mais uma vez, uma das principais Leite e Corte A 1ª Feira de Agronegócio foi um dos eventos mais bem sucedidos e importantes de Bom Jesus do Amparo em 2017. Realizado pela Coopera va Grande BH, a feira recebeu o apoio da Prefeitura e foi muito elogiada pelas autoridades locais e de municípios próximos. Cada criador expôs seu gado em stands individuais e os leilões veram transmissão ao vivo pela Internet. Além do leilão e exposição, os produtores veram a oportunidade de conhecer e comprar implementos agrícolas do setor, como máquinas, tratores e rações. Foram realizadas palestras de capacitação e assuntos relacionados ao agronegócio, e uma ampla rede de networking pôde ser formada. A população par cipou e pres giou o evento, que também teve comidas e bebidas picas, além de show com roda de viola. A renda do estacionamento e do leilão de um dos lotes apresentados foram parcialmente rever dos para a APAE. "Com certeza a 1ª Feira de Agronegócio e Leilão de Bom Jesus do Amparo entrou no calendário dos eventos mais importantes da cidade".

festas de Bom Jesus do Amparo, foi um sucesso absoluto. Durante a XXV Cavalgada foram realizados concursos de marcha que contaram com a par cipação de muitos criadores de cavalos, que puderam aproveitar o encontro para trocar experiências. "A cavalgada já é tradicional na cidade. Os cavaleiros e amazonas, a cada ano, transformam a nossa festa em uma das melhores da região, pelo alto nível dos animais", reconhece a prefeitura.

Muita música boa Com um mbre raro, Mateus Luccato fez um show maravilhoso e agitou a noite no primeiro dia da XXV Cavalgada. Logo após, a bela cantora Jéssica Rodrigues, com muito carisma, fechou a noite do evento. No segundo dia, o show principal ficou por conta da consagrada dupla Rick e Giovanni, que lotaram o Parque de Exposições Tiné Mo a e fizeram um show que entrou para a história. Registramos ainda a par cipação especial dos cantores Josagno Mo a e Fabiano Lima que soltaram a voz e mostraram porque estão fazendo tanto sucesso em suas apresentações.

Esporte é qualidade de vida

A

prá ca de esportes tornou-se um dos destaques neste ano em Bom Jesus do Amparo. Foram vários eventos realizados pela Prefeitura junto à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Campeonatos, torneios e corridas fizeram parte do cronograma da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Do Truco ao Futebol de veteranos, a prá ca espor va em Bom Jesus é coisa séria. A própria comunidade organizou o Campeonato de Futebol Sub-14 e contou com o apoio da Prefeitura e de outros patrocinadores. A par da da final foi disputada em alto nível entre as equipes do Colorado e Santa Rita. A vitória ficou com o Colorado que venceu por 1 x 0. Já o 27 º Campeonato Amador de Futebol consagrou o Kalarrarys campeão em uma par da de alto nível, vencendo o IBEEC por 2 x 1.

Corrida Rús ca A 20ª Corrida Rús ca Olegário Teixeira Dias contou com nova data e a par cipação especial de uma atleta que surpreendeu e emocionou a todos os presentes pelo seu exemplo de força, superação e empenho. Patrícia Mara Santos representou com muita garra a cidade de Bela Vista de Minas e, mesmo com limitações, percorreu todo o trajeto e foi muito aplaudida por todos em sua

12

chegada. A grande campeã feminina foi Luciene dos Santos, representante da Equipe Elite, de Itabira/MG. Na classificação geral masculina, quem levou a melhor foi Maurício Cosme Damião Filho, da Equipe Fabiano Lacerda, de João Monlevade. Na categoria Especial, Patrícia Mara Santos Geraldo Silva ganhou por Bela Vista de Minas.

Trucão O 25º Campeonato de Trucão teve um grande número de par cipantes. O salão paroquial recebeu um ó mo público, proporcionando noites animadas. A disputa pelo tulo ficou entre as equipes Argen na e Zap Zap, que venceu por 3x1. Foi uma noite de emoções e boas recordações que finalizou com todos apreciando uma deliciosa feijoada.

Mais futebol Fechando o ano com chave de ouro, a final do 16º Campeonato Master Pós-38 de Futebol aconteceu no Campo da Pon nense (Comunidade Ponte dos Machados) entre Flamengo e Internacional. O Flamengo conquistou o tulo vencendo a final por 2 x 0. A compe ção foi disputada por oito equipes em sua totalidade. A organização foi dos próprios jogadores e contou com o apoio da Prefeitura de Bom Jesus do Amparo por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

TRANSPORTE

Renovação

Novos veículos adquiridos com recursos próprios

Caminhão Pipa Caminhão Compactador de Lixo

A

ntes de fechar o ano de 2017, a Prefeitura adquiriu novos veículos para compor a sua frota. A aquisição trouxe diversos bene cios, entre eles a redução de custos da manutenção dos veículos. Foram adquiridos com recursos próprios: - 1 Caminhão Compactador de Lixo, que vai fazer da forma correta e segura o recolhimento e descarte do lixo e ainda contribuir para a reciclagem - 1 Caminhão Pipa, que vai ajudar no abastecimento de água nas regiões com problemas de escassez no período de es agem - 2 Vans para a Educação. - 1 Fiorino Furgão para a Educação.

Bom Jesus I N F O R M AT I V O

Veículos adquiridos por meio de repasses parlamentares: - 1 Ônibus Escolar - 1 Micro-ônibus Escolar - 1 Ambulância - 1 Fiat Uno para área de Saúde. 'Estamos iniciando uma nova gestão, que assim como esta frota adquirida, chamamos de renovação. E isto é o que esperamos para Bom Jesus do Amparo. 2017 foi um ano de muito trabalho de uma equipe obs nada em fazer acontecer o melhor para a nossa cidade. Trabalhando com transparência e responsabilidade, Bom Jesus do Amparo vai ficando, a cada dia, um local melhor para se viver.

2 Vans para Transporte Escolar

Ônibus Escolar

Micro-ônibus Escolar

Veículo para a área de Educação

Veículo para a área de Saúde

Renovação. É com esta palavra que fechamos 2017 e com toda esta importante conquista que é para você, cidadão Bom-jesuense".

Informa vo da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo Administração 2017 a 2020.

Nova Ambulância

Apresentação da nova frota

Redação, Projeto gráfico e diagramação: Assessoria de Comunicação - ILTDA Comunicação Fotos: Prefeitura Municipal I Tiragem: 3.000 exemplares Edição 01 I Fevereiro/2018 I Jornalista responsável: Rosildo Mendes/0013603/MG

13


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

CULTURA

Conhecendo o Patrimônio e promovendo a história

E

m 2017, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo atuou em diversas ações na cidade. Dentre elas está o Curso de Capacitação Patrimonial voltado aos professores da rede de ensino da Escola Municipal "Coronel Júlio Vasconcelos Mo a". Os profissionais puderam compreender a importância da preservação e promoção do patrimônio cultural da cidade, além de valorizar as iden dades e memórias que o compõem. O obje vo foi despertar a atenção da comunidade bonjesuense para as questões relacionadas ao patrimônio cultural, material e imaterial da cidade. Em destaque, foram promovidas ações ligadas ao "Conjunto Paisagís co Cemitério dos Escravos" e à "Comunidade Quilombola de Felipe" que, inclusive, ganhou uma logomarca que vai trazer uma padronização em sua iden dade visual e valoriza-

Logomarca criada para a Comunidade Quilombola do Felipe

indumentárias e outros objetos que pertenceram ao Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mo a. Um momento que fez parte dessa ação, promovida pela prefeitura junto à Secretaria de Cultura, foi a visita guiada ao Espaço Cultural "Memorial Cardeal Mo a" localizado no interior da Prefeitura de Bom Jesus do Amparo. A importância desta a vidade se jus fica pela apresentação do patrimônio cultural da cidade ao público jovem, que teve a oportunidade de conhecer parte do patrimônio arquitetônico do período imperial que compõe o cenário rural da cidade e aprender um pouco mais sobre valorizar e preservar a história e o patrimônio cultural de Bom Jesus do Amparo, além de perceber o "Memorial Cardeal Mo a" como local de atração turís ca da cidade. A visita à esses espaços culturais permi u aos alunos o contato com ambientes que até então eram desconhecidos para eles. Esta ação possibilitou o conhecimento da história de vida do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mo a e o público visitante teve a oportunidade de conhecer objetos históricos do século XIX.

Visita guiada à Fazenda Histórica da Quinta do Lago

Feira Nacional de Artesanato e Feira Mul Setorial de Santa Bárbara e Médio Piracicaba

ção dos produtos desenvolvidos na comunidade. A marca foi desenvolvida pela designer IZY S. Higino e pela Equipe CEDTec (Centro de estudos em Design e Tecnologia da UEMG) e será aplicada em uma série de produtos de fabricação própria da comunidade. As e quetas poderão ser feitas com a u lização de carimbos com a marca da Comunidade que serão aplicadas nas embalagens e em outras peças.

Visita guiada à Fazenda Histórica Quinta do Lago Os alunos da Escola Estadual "Edmundo Pena" fizeram uma visita guiada à Fazenda da Quinta. Lá, puderam ver de perto os acervos culturais com

14

A Secretaria Municipal de Cultura juntamente com a Emater e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, proporcionou a par cipação das Artesãs da Comunidade Quilombola do Felipe e aos produtores da tradicional bananada, a presença na Feira Mul Setorial de Santa Bárbara e na 28ª Feira Nacional de Artesanato, na Expominas em Belo Horizonte. Na oportunidade, os Bom-jesuenses artesãos puderam apresentar e comercializar os seus produtos nesses eventos e levar o nome de Bom Jesus do Amparo, como cidade de muita história e com belo artesanato, que pode ajudar a movimentar a a vidade econômica das comunidades. A gestão atual trabalha com o intuito de preservar a história da cidade. Junto à Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura prioriza o conhecimento e a educação, executando ações que mantém a tradição de um povo e de uma sociedade. Desta forma, manteremos o patrimônio e cuidaremos das nossas origens!

Visita guiada ao Memorial Cardeal Mo a na Prefeitura Municipal

Curso de Capacitação Patrimonial


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

CULTURA

Tradição às raízes de um povo O

s moradores do Quilombo de Felipe par ciparam do plan o de uma muda de Baobá com altura aproximada de 4 metros. Esse momento foi de grande importância para os quilombolas, visto que o plan o de uma árvore de origem africana, em território quilombola, es mula memórias que remontam aos saberes tradicionais relacionados à ancestralidade desse povo. A comunidade pôde entender o significado simbólico do Baobá na cultura africana e perceber a comunidade quilombola enquanto um grupo afrodescendente, além de es mular a busca por informações da cultura africana e sua relação com os modos de fazer e viver dentro do quilombo de Felipe. Esse trabalho envolveu a par cipação da EMATER e das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. A doação da árvore de Baobá foi feita pelo Cônsul Honorário da República de Moçambique: Deusdete Januário Gonçalves.

Plan o da árvore Baobá

Cemitério dos Escravos

Cer ficado da árvore Baobá em comunidade Quilombola

O patrimônio cultural "Conjunto Paisagís co Cemitério dos Escravos", bem cultural tombado pelo poder municipal no ano de 2003, teve sua área ampliada. A família de Hortência Mo a do Espírito Santo, que tem grande apreço e respeito por esse território, doou uma área de aproximadamente 700m2 ao município. Além disso, foram realizadas algumas intervenções e hoje esse patrimônio está devidamente cercado e foi construído o acero de proteção no entorno da área do bem cultural. A estradinha de acesso foi recuperada e a porteira removida para facilitar a entrada do público visitante (turista). Pode-se afirmar que estas são as primeiras ações para a revitalização desse território que guarda parte da memória histórica de Bom Jesus do Amparo. A cultura e a história de uma sociedade nunca se apaga e sim reflete sabedoria e a riqueza cultural. Cuide de sua cidade e preserve a sua história!

Visita guiada ao Cemitério dos Escravos

Marcação do Cemitério dos Escravos

15


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE

Ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente durante o ano de 2017 Após a aquisição do Caminhão Compactador de Lixo pela Prefeitura foi dado um passo importante para o projeto de reciclagem e descarte correto do lixo em Bom Jesus do Amparo. O novo caminhão auxiliará na implantação da Coleta Sele va sendo des nado aos resíduos sólidos não aproveitáveis, que serão direcionados para um aterro sanitário. O caminhão an go, servirá para coleta dos materiais recicláveis. Este processo de des nação adequada do lixo, somente será possível após finalizada a licitação, que já está em andamento e visa colocar fim no "lixão" em Bom Jesus do Amparo. Desta forma, a população também contribuirá para a limpeza da cidade, como também par cipará a vamente do processo de reciclagem do lixo. A questão é de importância não somente

regional, mas mundial. Uma das ações para incen var e conscien zar os cidadãos foi a realização da Festa da Família promovida pela Escola Municipal, que teve como tema de destaque em 2017, a reciclagem do lixo. Na ocasião, os recursos adquiridos com materiais coletados no evento serviram para dar início à Associação de Catadores de Bom Jesus do Amparo em parceria com a UNICICLA.

Melhorias na agricultura, pecuária e no meio ambiente A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente trabalhou muito durante o ano de 2017, gerando renda e reconhecimento no município. Entre as ações podemos citar: • Apoio à par cipação dos artesãos da Comunidade Quilombola do Felipe na Feira Agriminas; • Capacitação em cul vo de alho livre de vírus em parceria com EMATER e EMBRAPA • Produção de Alho Livre de Vírus em estufa, parceria com a Comunidade Quilombola do Felipe, EMATER e EMBRAPA; • Plan o de Alho na comunidade do Felipe;

16

Produção em Estufas

Retomada do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE

• Apoio à melhoria da renda e diversificação de a vidades rurais através da patrulha agrícola atendendo ao produtor; • Lavoura Comunitária no plan o do Feijão; • Assistência em análises de solos; • Assistência em hor cultura e fru cultura Assistência em hor cultura e fru cultura junto à agricultura familiar e à lavoura junto à agricultura familiar; comunitária no plan o de feijão • Emissão de atestados de produção; • Apoio ao programa Plantando Árvores Colhendo Águas, que busca a recuperação, revitalização de nascentes; • Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS; • Em parceria com a EMATER, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais, cursos de Treinamento para Trabalhador artesanal na pasteurização do leite e na fabricação de Visita Técnica para aprimoramento com novas técnicas para o Cul vo de Banana Capacitação em cul vo de alho livre de vírus em parceria com Emater e Embrapa la cínios e afins, fabricação de doces, Operador de moto serra, Manutenção de roçadeiras , Adestrador de animais / Doma Racional de Equídeos; • Apoio à Primeira Feira Agropecuária de Bom Jesus do Amparo; • Distribuição de Sementes para a agricultura familiar; Plan o de Alho na comunidade do Felipe • Apoio à Comercialização através do programa Direto da Roça, na capital Belo Horizonte, onde os produtores ob veram a oportunidade de comercializar seus produtos em alguns bairros da capital; • Visita Técnica especializada em Gado de Leite, em parceria com EMATER, para incen vo ao aumento da produção leitera; • Visita Técnica para aprimoramento com Em parceria com a Emater, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais, Cursos de novas técnicas para o Cul vo de Banana; Treinamento para Trabalhador Artesanal na Pasteurização do Leite, Fabricação de • Em parceria com o Comitê de Bacia La cínios e Afins, Fabricação de Doces, Operador de Moto-Serra, Manutenção de Hidrográfica do Médio Piracicaba – CBH- Roçadeiras , Adestrador de Animais / Doma Racional de Equídeos. Piracicaba/MG, Ins tuto Bio Atlân ca –IBIO, implantação ao Projeto Rio Vivo que irá contemplar, a princípio, 150 propriedades na cabeceira do córrego Ma nho, em nosso município, atendendo a programas que incluem o Controle de A vidades Geradoras de Sedimentos, Expansão de Saneamento Rural, Recomposição de Apoio a Comercialização através do programa Direto da Roça, na capital Belo Horizonte, onde os produtores terão a oportunidade de comercializar seus Nascentes e Áreas de Preservação Perma- produtos em alguns bairros da capital nente. A Prefeitura de Bom Jesus do Amparo trabalhou o ano inteiro em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente para criar e desenvolver projetos e ações específicas, visando melhorias na agricultura, pecuária Em parceria com o – CBH-Piracicaba/MG, e no meio ambiente. Par cipação na Semana da Família, parceria com Secretaria de Educação no incen vo à implantação da Coleta Sele va

Ins tuto BioAtlân ca – IBIO, implantação ao Projeto Rio Vivo que irá contemplar, a princípio, 150 propriedades na cabeceira do córrego Ma nho.


BOM JESUS DO AMPARO I FEVEREIRO/2018

GOVERNO, ADMINISTRAÇÃO, FAZENDA E PLANEJAMENTO

Período de grandes dificuldades nas contratações é superado através da realização do Concurso Público Banco Sicoob recém-inaugurado em Bom Jesus do Amparo

E

m 2016, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo foi in mada, acerca de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais, cujo objeto declara, dentre várias trata vas, incons tucionalidade do Plano de Cargos e Salários e ilegalidade nas contratações temporárias de pessoal da administração municipal. Em consequência deste processo, a par r de janeiro de 2017, passou a vigorar decisão liminar proferida pelo juízo da Comarca de Barão de Cocais que impedia a contratação dos cargos de caráter efe vo do quadro de pessoal da Prefeitura, sendo permi da apenas a contratação dos cargos em comissão ou chamados em «função de confiança». Na decisão foi determinada que as contratações deveriam ser feitas mediante Concurso Público. Neste período, a administração enfrentou grandes dificuldades, trabalhando com número reduzido de servidores, passando por inúmeros problemas pela limitação de pessoal nos postos de saúde, nas creches, escolas, limpeza de ruas e estradas, dentre outras diversas funções essenciais à prestação de serviços à população. Durante um longo período, a Prefeitura estava impedida de contratar até mesmo médicos, enfermeiros e contador, cargos sem os quais uma Prefeitura não consegue funcionar com eficiência. A administração trabalhou arduamente para possibilitar a contratação de pessoal a fim de suprir as demandas essenciais para um atendimento digno à população. Nesta etapa foi preciso modificar todo o plano de cargos e salários da Prefeitura, dentre outras regulamentações municipais, aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal. Estas inicia vas viabilizaram a contratação de uma empresa para a realização do concurso público, cujas inscrições foram iniciadas em 18/12/17 e se encerraram em 24/01/18, com provas marcadas para 04/03/18. Tais ações mostraram a boa fé do município em legalizar seus atos administra vos e em outubro de

CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS DO AMPARO

2017, a liminar foi flexibilizada com a autorização de contratação de alguns cargos essenciais até que seja efe vado o concurso público. Com as vagas preenchidas foi possível trabalhar com mais tranquilidade e prestar um serviço de mais qualidade aos Bom-jesuenses. Após o concurso público, com o preenchimento de todas as vagas necessárias, o trabalho ficará ainda melhor! Vale ressaltar que o Concurso Público é a maneira correta de realizar as contratações municipais, por isto em nenhum momento a administração tentou se esquivar da realização deste processo democrá co de preencher seu quadro de pessoal. Trabalhar com legalidade, respeitando o que determina a jus ça, é a nossa forma de governar!

bancários para realização destas a vidades. Com o incen vo e apoio da Prefeitura Municipal que, junto de seus parceiros, se dedicou na ar culação constante para que o banco fosse instalado na cidade, foi possível a implantação do SICOOB em Bom Jesus do Amparo, ins tuição de referência que oferece à população mais comodidade e qualidade para pagar as suas contas, pois a ins tuição financeira recebe pagamentos de outros tulos bancários, além de oferecer uma vasta gama de serviços.

Mais Segurança! Convênio com a Polícia Civil

Em 2017 foi firmado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo e a Polícia Civil de Minas Gerais. Com esta parceria foram des nadas ao município uma Inves gadora e uma Viatura para a prestação de serviços a população. Também

Banco

foi mobilizada uma equipe para realizar os traba-

O retorno de uma ins tuição financeira ao município trouxe mais conforto e flexibilidade aos Bom-jesuenses! Há tempos, com a desa vação da única agência que exis a no município, a população ficou limitada em suas a vidades bancárias, tendo que se deslocar para cidades vizinhas ou enfrentar horas em filas extensas em correspondentes

lhos de emplacamento, emissão de carteiras de iden dade, administração de processos, dentre outras a vidades diversas. Ressaltamos que a emissão de RG será iniciada em breve. Estamos aguardando apenas a autorização e liberação de materiais pelo órgão responsável da Polícia Civil de Minas Gerais.

17


SAÚDE

FEBRE AMARELA

E você?

Já vacinou contra a Febre Amarela? A Campanha de vacinação contra a Febre Amarela está em toda a vidade em Bom Jesus do Amparo. A região de nosso município está em estado de atenção por causa de casos diagnos cados em cidades próximas. Solicitamos à quem ainda não vacinou, que procure o Centro de Saúde D. Maria do Carmo Mo a, em Bom Jesus do Amparo para tomar a vacina. Se ver de posse, leve o seu cartão de vacinas e mesmo não estando com ele, procure se vacinar. Cuide de sua saúde. Previna-se!

De Segunda a Sexta das 08h às 17h Local: Centro de Saúde D. Maria Raimunda do Carmo Mo a Praça José Dias Duarte s/n, Centro - Bom Jesus do Amparo

SECRETARIA DE SAÚDE BOM JESUS DO AMPARO

JORNAL FEV/2018  
JORNAL FEV/2018  
Advertisement