Page 1

Edição Especial de Aniversário Maio de 2014 | Prefeitura Municipal de Itaboraí | Assessoria de Comunicação

quem ganha o presente é você Saiba o que mudou no município nos últimos 15 meses


2 editorial

Um ano de muito trabalho Foi preciso muito esforço para colocar a casa em ordem. Passamos 2013 cortando gastos, refazendo convênios, ajustando projetos e buscando recursos junto aos governos estadual, federal e à iniciativa privada. Demos atenção aos assuntos emergenciais, como a recontratação de funcionários da saúde e da educação, a limpeza de rios e valões, coleta de lixo, manutenção e sinalização de ruas. Agora, estamos preparando a cidade para a grande transformação que ela vai sofrer nos próximos anos, em face à nova realidade de crescimento. Essa mudança vai ocorrer principalmente quanto ao saneamento e pavimentação de ruas em todos os bairros. Em parceria com o governo do estado já iniciamos a urbanização de Ampliação, Joaquim de Oliveira e Centro. Bairros como Itambi, Sossego, Apolo I e II e Quissamã também sofrem intervenções. O Hospital Desembargador Leal Junior hoje conta com mais infraestrutura para os funcionários e também para a população. A partir do próximo semestre ele irá passar pela primeira grande reforma em 21 anos de funcionamento, com recursos já conquistados junto à União. Neste jornal, você encontra uma prestação de contas de todas as ações que a Prefeitura de Itaboraí desenvolveu ao longo do último ano por meio de seus funcionários e equipe técnica. Também ficará por dentro do que ainda está por vir. Boa Leitura!

servidores qualificados Prefeitura convoca aprovados do concurso de 2011 para diversas áreas Mais de 1600 profissionais foram convocados do concurso de 2011. Só para a Educação, foram chamados mais de 1000 profissionais. Diversos seminários de capacitação e educação continuada foram oferecidos aos 3 mil docentes. Criada por lei a Fundação Escola de Gestão Pública Municipal. Em fase de implantação, irá oferecer cursos aos funcionários em vários níveis, desde técnico à pós-graduação.

Recadastramento de servidores.

5739

servidores recadastrados

1685 convocados do concurso

de 2011 Escola de Gestão Cursos

técnicos

e pós-graduação Tiragem 20.000 unidades. Distribuição gratuita. Não jogue esse impresso no chão. Mantenha sua cidade limpa.


3

Serviços públicos ao alcance de todos

“Prefeitura Perto de Você” é destaque entre as ações sociais, e já atendeu cerca de 50 mil pessoas nos bairros

50 mil pessoas atendidas

no Prefeitura

Perto de

Você

O mutirão de serviços “Prefeitura Perto de Você” acontece uma vez por mês nos bairros, com oferta de diversos serviços em parceria com o Poder Judiciário e órgãos estaduais, como a Fundação Leão XIII. Cerca de 50 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto. Serviços públicos são oferecidos gratuitamente à população, como: emissão de documentos, encaminhamentos jurídicos, corte de cabelo, manicure, inscrição

em programas sociais e até casamento comunitário. Toda a estrutura da prefeitura se transfere para o local da ação, inclusive o gabinete do prefeito.

Construção do Centro de Comércio Popular Todos os ambulantes que trabalham nas ruas do Centro foram recadastrados

para ocupar o Centro de Comércio Popular, um espaço que está sendo reformado pela prefeitura para abrigar o novo camelódromo da Avenida 22 de Maio. O objetivo é tirar os ambulantes da informalidade. O espaço, instalado numa área de 1.220 metros quadrados, ganhará rampas de acesso, banheiros, luz, gás, lixeiras, segurança e sistema de ventilação, entre outros. Serão 138 boxes no total.

138

boxes no

Centro de

Comércio

Popular


4

Vida em Movimento

O incentivo a atividades físicas foi ampliado e acontece não só entre crianças e jovens, mas na terceira idade

2 mil idosos no Vida em movimento

2 mil alunos no Viva Vôlei

O projeto Vida em Movimento acontece em 25 polos da cidade e conta com mais de dois mil idosos em atividades físicas, culturais educacionais e de lazer. O projeto Viva Vôlei, parceria da prefeitura com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) promove aulas gratuitas de vôlei nas escolas. Dois mil alunos participam.

No futebol, 1,5 mil atletas disputaram este ano os campeonatos Itaboraiense de Futebol e o Comunitário desde a categoria sub-9 até adulto e veterano. Após seis anos, o Campeonato Feminino de Futebol também voltou a ser realizado. Todas as finais foram no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão).

1,5 mil atletas nos campeonatos

de futebol


5

Uma aula de cidadania Capacitação dos professores e mais investimentos nos alunos e em infraestrutura melhoram desempenho escolar

1055 concursados convocados

Clínica-escola

para até 100

autistas

Foram convocados mais de 1000 concursados, entre professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e agentes administrativos. Recuperação das escolas, que agora passarão por reformas, com a construção de 38 novas salas de aula. São 15 escolas sendo ampliadas, 13 delas passando por reforma geral. Inaugurado o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), em Itambi. O centro é modelo em Educação

Infantil e funciona em tempo integral. Inaugurada a primeira clínica-escola para autistas do Brasil. Aquisição de 11 novos ônibus do transporte escolar, que também atendem aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Primeira escola de Educação Integral será inaugurada este ano. Alunos escolheram os novos uniformes em eleição. E o kit escolar

completo foi entregue aos 33 mil alunos. Inaugurada em 2013, a Casa do Artista de Itaboraí atualmente atende 80 jovens e adolescentes em oficinas gratuitas de teatro. Grandes exposições movimentam a Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), entre elas a mostra “Santo Antônio de Sá: a primeira Vila do Recôncavo da Guanabara”, do Museu Nacional, com relíquias arqueológicas descobertas nas escavações do Comperj.

11 novos ônibus no transporte escolar


6

obras nos bairros mudam a saneamento e pavimentação em parceria com o governo do estado começam a dar nova cara a localidades antes esquecidas

Retomada das obras do projeto Asfalto na Porta, um convênio do governo do estado com a prefeitura. Pavimentação e urbanização de 76 ruas dos bairros Ampliação e Joaquim de Oliveira, num total de 34 quilômetros de

obras, pelo programa Bairro Novo, parceria do governo do estado com a prefeitura. Obras de implantação de redes de esgoto nos bairros Ampliação, Nova Cidade, Centro, Jardim Imperial e Retiro, num total de R$ 89 milhões da Petrobras por compensação ambiental.

34 km de

pavimentação

76

ruas em urbanização


7

vida dos moradores Construção de Estação de

Tratamento

de Esgoto

28 bairros beneficiados com a limpeza

de rios e

valões

Construção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Centro para atender 20 mil pessoas.

Convênio assinado com o governo do estado para revitalização da Avenida 22 de Maio.

Pavimentação de 40 ruas nos bairros Jardim Quissamã, Nova Cidade, Meu Sossego e Bairro Chic. Desobstrução de vias e colocação de manilhas, eliminando valas a céu aberto em Vale do Sol, Porto das Caxias e Outeiro das Pedras.

Limpeza de rios e valões para evitar enchentes em 28 bairros. Iniciada a recuperação do Parque Paleontológico Municipal.

45 km de redes de esgoto


8

Inclusão social com moradia digna

Projetos do PAC foram retomados e moradores ganham o tão sonhado título de propriedade

400 famílias

serão

beneficiadas

com novos apartamentos

256

apartamentos

em Itambi

Retomadas as obras do PAC de Itambi e de Porto das Caixas. As unidades serão destinadas a 400 famílias que vivem em áreas de risco. Os locais ganharão creche, posto de saúde e pavimentação.

Ao todo, 790 moradores da excolônia Tavares Macedo receberam os documentos de posse de suas casas em ação do governo do estado e da prefeitura.

Arquitetos e engenheiros auxiliam moradores que necessitam de plantas de suas residências e projetos de reformas.

790 títulos de posse


9

Mudanças pela mobilidade urbana

Novos sinais, pontos de parada de ônibus e ordenamento do trânsito facilitam o ir e vir de moradores e trabalhadores da cidade

28

novos orientadores

de tráfego

17

novos sinais na Av. 22 de Maio

Houve um aumento de nove para 37 orientadores de tráfego.

paradas dos coletivos de linhas municipais das intermunicipais.

Mudanças nos pontos de ônibus às margens da BR-101, em Manilha.

Troca de semáforos da Avenida 22 de Maio, com a instalação de 17 novos sinais eletrônicos.

Dois pontos de ônibus da Av. 22 de Maio foram divididos em quatro, separando

Fechamento de retornos da 22 de

Maio, sendo um no Centro e outro no Rio Várzea, para melhorar o fluxo de veículos. Outras mudanças como ampliação de retornos também foram promovidas. Vistoriados 37 táxis e 10 veículos do transporte escolar.

37

táxis vistoriados


10

Atendimento de qualidade em Mudanças no Hospital Leal Junior, reinauguração da AME de Itambi 24h, reforma de postos e mais médicos ajudam a melhorar a saúde

Reativados 101 leitos de internação no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior (HMDLJ). Em 2013, 67.595 pessoas foram atendidas no Leal Junior em várias especialidades médicas e na emergência.

Instalado tomógrafo geração no hospital.

de

última

Inaugurado o Pronto-Socorro Infantil (PSI) no Centro. Reinaugurado o Atendimento Médico de Emergência (AME) de Itambi 24 horas.

Instalada Unidade de Saúde da Família (USF) em Helianópolis, no distrito de Manilha. Reinaugurado o posto de saúde de Visconde com odontologia. Reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Quissamã.

67.595 pessoas atendidas em 2013 no Hospital Leal Junior


11

primeiro lugar 11 novas ambulâncias estão em funcionamento. 21 novos médicos do programa Mais Médicos, do governo federal, atuando nos postos de saúde.

Adesão ao programa Melhor em Casa, parceria com o governo federal que possibilita atendimento em casa àqueles que necessitam de cuidados especiais. Entrega de kit maternidade aos recém-nascidos do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior.

Implantada Ouvidoria da secretaria de Saúde. Inaugurado primeiro hospital particular da cidade, o Adventista Silvestre, que também atende pacientes do SUS em parceria com a prefeitura.

101 leitos de

internação em funcionamento

11 novas ambulâncias

ame Itambi

24h reinaugurada


12

De olho no futuro

Iniciativas ajudam a planejar a cidade para se transformar num polo universitário e de qualificação de mão de obra

facebook.com/ prefeituradeitaborai

www.itaborai.rj.govbr Itaboraí foi pré-selecionada para receber o primeiro curso superior de Medicina da rede particular. Só três cidades do estado do Rio foram escolhidas pelo Governo Federal por suas instalações na área da saúde. Criação do programa Mais Médicos Municipal, de incentivo aos estudantes da rede pública que queiram cursar medicina com bolsas de estudos pagas pela prefeitura.

Retomada das obras de construção do Instituto Federal Fluminense (IFF), que vai oferecer cursos de formação superior e pós-graduação. Parceria com a Petrobras na oferta de cursos de qualificação de mão de obra, dentro do projeto “Cidades da Solda”.

Confirmada a implantação de uma unidade do Sistema S (Sesi, Sesc, Senai), ambas instituições de nível técnico. Avançadas as negociações para a instalação de dois campi universitários em Itaboraí: um da Universidade Federal Fluminense (UFF) e outro da Cândido Mendes.

EXPEDIENTE: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Prefeito Helil Cardozo, Vice-prefeito Audir Santana, Coordenador de Imprensa e Jornalista Responsável Paulo Marcio Vaz (MTB: 28.612), Coordenador de Marketing Tenório Cavalcanti Filho, Subcoordenador de Imprensa Gilson Barcellos, Jornalistas Priscila Marins, Renaldo Sousa, Renata Nery, e Thais Azevedo, Fotógrafos Sandro Giron e Edmilson Domingos.

Direção de arte e diagramação: Agência Ágora MP

Prefeitura Municipal de Itaboraí - Por dentro da cidade - Maio 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you