Jornal do recife 02

Page 2

pessoasdorecife

A Ana da rua Tupiniquins Texto: Bruna Cabral

A dona de casa Ana Paula Oliveira, 48 anos, só consegue traduzir num único endereço o conceito de casa. Nasceu e cresceu na rua Tupiniquins, em Santo Amaro. Conta que até morou noutras redondezas. "Mas foi tão rápido, que nem importa." Daquela vizinhança, diz, não arreda mais o pé". Nem morta, porque até cemitério tem aqui do lado", brinca. Falante que só ela, Ana conta que conhece os vizinhos todos, sabe de cor e salteado a história de vida de cada um. E não abre mão de conviver com quem compartilha do mesmo CEP. Toda noite, lugar de cadeira é na calçada, onde os vizinhos passam horas entre fofocas e confabulações as mais diversas. "Minha casa é o quartel general. Todo mundo vem bater aqui", orgulha-se. A boa relação da vizinhança que faz questão de manter os muros baixos é visível. Cada festa se traduz numa orquestrada e caprichada decoração, que já venceu duas edições do concurso Eu Amo o Natal e uma do Eu Amo Minha Rua. Tudo capitaneado por Ana Paula. "A gente não define tema, não. Mas todo mundo se mobiliza, cada um capricha o máximo que pode. E a rua fica sempre linda" Entra ano e sai ano, não tem um São João ou Natal que passe em brancas nuvens por ali. "Muito menos agora, depois que inventaram

Foto: Andréa Rêgo Barros

esses concursos Eu Amo o Natal e Eu Amo Minha Rua", diz Ana Paula. Segundo ela, a vontade de acertar cresceu e estreitou laços. Com esses pretextos festivos, os vizinhos passaram a se frequentar ainda mais. Mobilizaram-se tanto, que conseguiram inscrever sua Tupiniquins noutro projeto da Prefeitura doRecife: o Lazer na Rua. E o domingo virou uma festa no trecho de via fechado para os carros por cones e cavaletes. "Tem churrasco, vôlei, futebol. Todo mundo se diverte." Até quem já tinha esquecido faz tempo que asfalto é lugar de brincar. "Eu mesma não perco uma partida de queimado", conta Ana Paula, para logo em seguida cair numa risada gostosa que confirma: nunca foi tão feliz na rua onde aprendeu a ser gente.

todo mundo se mobiliza, cada um capricha o máximo que pode. E a rua fica sempre linda.

Jornal do recife | 03


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.