Page 1

MAIS DE 10 MIL

rock in rio

Educadores recebem progressão salarial

PÁGINA 8

ALEX PAZUELLO/semcom

PÁGINA 7

Público prestigia estande de Manaus

OUTUBRO DE 2017 - ANO 4 - N0 71

CAMPANHA

Outubro Rosa

A campanha de mobilização mundial de atenção e prevenção ao câncer de mama e colo uterino irá movimentar a cidade ao longo do mês de outubro, conscientizando a população, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A rede de atendimento municipal terá várias ações e atividades voltadas à causa.

MÁRCIO JAMES/semcom

PÁGINA 4


2

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| OUTUBRO DE 2017

Serviço PCCS

CACHOEIRINHA DIVULGAÇÃO/SemSA

RAIMUNDO VALENTIN / Semcom

Saúde e SMTU terão pagamento de progressão e data-base em outubro Neste mês de outubro, os profissionais da rede municipal de saúde vão receber o pagamento de uma das progressões na carreira, prevista no Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) vigente, e a data-base de 2017, o que significa um reajuste de 4,57% em janeiro de 2018. O pagamento foi definido em reuniões entre uma comissão dos servidores da pasta e representantes da prefeitura, nas últimas semanas. Durante os encontros ficou clara a política de resgate da data-base pelo município. Tanto que para 2018 já está determinado que o pagamento ocorra em abril – mês da data-base dos profissionais de saúde. Também ganham os 162 profissionais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que terão incluído na folha de pagamento de outubro o reajuste de 4,83%, referente à segunda parcela da data-base reajustada em 9,83% em 2016. O reajuste foi garantido pela Lei n.º 2.252, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 4 de outubro.

CAPACITAÇÃO marinho ramos/semcom

Motorista deve ficar atento na rua Japurá Está valendo a nova circulação de veículos na rua Japurá, no bairro Cachoeirinha, no trecho entre a rua Borba e a avenida Duque de Caxias, na zona Sul. As mudanças vão garantir maior fluidez no trânsito e atendem solicitação dos próprios moradores da área. Com as alterações, foi necessário implantar um jogo de semáforos nos cruzamentos da Japurá com as avenidas Carvalho Leal e Castelo Branco, além de novas sinalizações horizontal e vertical com ampla visibilidade. Alteração Com o novo ordenamento, a rua Japurá está em mão única no sentido rua Borba/avenida Duque de Caxias. O sentido duplo da Rua Japurá permanece nos seguintes trechos: entre a rua Borba e a avenida Marques da Silveira, no bairro Petrópolis, e da avenida Major Gabriel, na Praça 14, até a rua Ferreira Pena, Centro. Não há alteração no sentido único da Japurá, no trecho entre a Duque de Caxias até a Major Gabriel.

PLANEJAMENTO URBANO

Mais de 300 vagas em cursos gratuitos Quem procura qualificação profissional tem mais uma opção. A Prefeitura de Manaus lançou, no dia 4 de outubro, um novo pacote com mais de 300 vagas para 15 cursos gratuitos. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), com o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Junior Achievement, Projeto Formando Cidadão (PFC) e Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). As inscrições acontecem nos dias 9 e 10 de outubro, das 14h às 17h, na sede do Sine Manaus, na Cidade Nova, zona Norte. Entre os cursos estão: Auditor de Qualidade, Relações Interpessoais e Gestão de Conteúdo em Comunicação. Cada curso tem critérios diferentes para inscrição. Mas o aluno interessado obrigatoriamente deverá levar os originais e cópia dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovantes de escolaridade e residência. O Sine Manaus Cidade Nova fica na avenida Max Teixeira, 3551.

EXPEDIENTE

Disk-Ordem recebe denúncia sobre obras irregulares Seis metros cúbicos de areia e 14 de seixo despejados no meio da rua e que bloqueavam a passagem de pedestres e veículos resultaram no embargo de uma obra no bairro São Jorge, na zona Oeste, e em multa para o proprietário da construção. A ação foi realizada por uma equipe de fiscalização do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que aplicou de janeiro a julho deste ano 514 notificações relacionadas a obras irregulares. A fiscalização é rotina do instituto, que zela pelo controle urbano. Canal com o cidadão Para fazer denúncias de irregularidades como essa, a prefeitura mantém o Disk-Ordem 161. A central conta com serviço de atendentes, que se revezam nos horários da manhã e tarde, funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O Disk-Ordem também possui um canal pela internet, onde o cidadão pode enviar sua reclamação para o e-mail diskordem.implurb@pmm.am.gov.br.

Secretário de Comunicação: Eric Gamboa - Jornalista responsável: Sintia Maciel MTB 00448-AM Fotos e Textos: Assessorias - Projeto Gráfico: Kiko Cruz


PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

OUTUBRO DE 2017 |

3

OBRAS

Novas alças viárias garantem mais fluidez e segurança ao trânsito C om a estimativa de receber, em média, 1,5 mil carros por hora, o novo retorno do Complexo Viário de Flores foi entregue, desafogando o trânsito na avenida Desembargador João Machado, zona Centro-Oeste da cidade. Agora os motoristas que vêm das avenidas Mário Ypiranga e Djalma Batista podem retornar com mais segurança. Defensas metálicas, placas de sinalização e pórtico de limite de altura máxima em 2,50 metros foram implantadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Antes, a obra foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) de maneira célere e causando o menor transtorno possível aos condutores. Outro ponto beneficiado com a ação, especialmente em dias de eventos e práticas esportivas, é a avenida do Turismo, na zona Oeste. No local, a prefeitura concluiu a implantação de uma alça viária no sentido aeroporto/Ponta Negra, contribuindo com o fluxo no dia de Faixa Liberada e outras atividades que, geralmente, reúnem grande quantidade de pessoas e veículos. Com essa nova intervenção, os motoristas que trafegam na avenida do Turismo agora podem fazer a manobra de retorno sem precisar contornar toda a rotatória da avenida Coronel Teixeira.

FOTOS: ALEXANDRE FONSECA/SEMINF

Novo retorno no Complexo Viário de Flores, além de descongestionar o trânsito, traz segurança aos motoristas que trafegam pela área diariamente

A circulação nas alças é permitida apenas para veículos de pequeno porte.

Avenida do Turismo também passa por intervenção viária, com implantação de alça para retorno

Novos projetos Ainda neste semestre, outros locais também receberão obras que visam melhorar o trânsito, como a rua Ianomâmi com Cacilda Pedroso, no bairro Ajuricaba, próximo ao Conselho Regional de Medicina (CRM-AM). No local será construída uma minirrotatória que irá melhorar e organizar o fluxo de veículos na área.

Demolição de ponte altera fluxo de veículos na zona Centro-Sul

Obras de recuperação da ponta na avenida Professor Nilton Lins seguem em ritmo acelerado

Com força total na construção de uma nova e moderna ponte na avenida Professor Nilton Lins, zona Centro-Sul, a antiga estrutura que apresentava risco de desabamento foi demolida. Para que a ação emergencial da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) fosse iniciada, o trânsito precisou ser interrompido no local, com acesso permitido para moradores dos condomínios no entorno e trabalhadores do comércio local. Rotas de retornos e desvios foram criadas pela rua Dallas e pelo acesso da Universidade Nilton Lins. A obra deve se estender por 60 dias e, atualmente, os trabalhos se concentram na implantação da cortina de concreto para a construção das 40 estacas-raiz, que

darão suporte ao novo tabuleiro (pista) da avenida. Além da nova ponte, um anel viário também está em construção no local e com a conclusão da obra, quem trafega pelo aeroclube não irá mais entrar direto no bairro de Flores, pois terá que contornar pela nova alça de retorno, o que irá resultar no fim do engarrafamento na entrada do bairro nos horários de pico no trânsito. Para a execução dos trabalhos, no trecho da pista sentido Torquato Tapajós/Parque das Laranjeiras, os condutores estão sendo direcionados para o tráfego no contrafluxo e, após a passagem do trecho interditado, poderão retomar o itinerário pela via, normalmente.


4

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| OUTUBRO DE 2017

FOTOS: MÁRCIO JAMES/Semcom

Campanha foi lançada no Centro Histórico de Manaus, onde o Paço Municipal recebeu uma iluminação de cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama e de colo. Outros locais também foram iluminados

COMBATE

Manaus se veste de rosa

I

luminado com a cor rosa, o histórico prédio do Paço Municipal, no Centro, deu largada, no dia 2 de outubro, para a mobilização do Outubro Rosa em Manaus. A campanha é mundial e visa despertar em todo o planeta a consciência para a prevenção e cuidados precoce contra o câncer. Engajada nas ações de combate à doença, Manaus terá ao longo de todo o mês de outubro mobilizações nas quatro zonas da cidade, com a iluminação de prédios na cor da campanha e reforço nas ações de saúde. A abertura da mobilização no Paço contou com a presença da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas, Marília Muniz, e da madrinha da campanha, a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko.

No local foram realizadas atividades de conscientização, repassadas dicas de como identificar o câncer de mama e o de colo uterino e informadas formas de tratamento da doença. Quem passou pelo local também ouviu sobre a importância dos exames periódicos e conheceu as atividades da rede de atendimento à mulher existente no Amazonas. O câncer de mama e o de colo são os de maior incidência entre as mulheres no Estado. Ainda na área da saúde, ações serão desenvolvidas ao longo de todo o mês de outubro nas unidades, inclusive as móveis, especialmente com foco em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (vacina do HPV), mulheres de 25 a 64 (preventivo) e de 50 a 69 anos (mamografia).

Prédios Dentre os espaços e prédios iluminados de rosa em Manaus estão: a Maternidade Moura Tapajóz, o Complexo Turístico Ponta Negra, a sede da Câmara Municipal de Manaus, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e a sede da Subsecretaria da Mulher, estrutura vinculada à Semmasdh.

Outubro Rosa O Movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 90. No Brasil, desde 2002, tem sido realizado a cada ano, enfatizando, ainda, o câncer de colo de útero, que atualmente é o tipo com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste do país. No Amazonas, o câncer do colo do útero também está à frente do câncer de mama em incidência.

Prevenção De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2016 e 2017, Manaus tem a previsão de 520 novos casos de câncer de colo de útero, com taxa de 53,73/100 mil mulheres e 380 novos casos de câncer de mama, com taxa de 39,34/100 mil mulheres. O controle destes cânceres ainda é um desafio para o município. É por isso que as atividades de sensibilização e ações de prevenção estão sendo cada vez mais intensificadas, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). O encerramento das atividades do Outubro Rosa em Manaus irá acontecer no dia 25/10, às 18h, com a “Caminhada das Vitoriosas”, na Ponta Negra. MARINHO RAMOS/SEMCOM

Abertura da campanha do Outubro Rosa contou com apresentação de um coral, no Paço Municipal

Unidade Móvel de Saúde da Mulher reforça atenção com o oferecimento de consultas e exames


PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

OUTUBRO DE 2017 |

5

ANIVERSÁRIO

Manaus celebra 348 anos com exposição, teatro e boi-bumbá

P

INGRID ANNE/MANAUSCULT

ara comemorar seus 348 anos, Manaus terá uma programação que vai do teatro ao boi-bumbá. A programação ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro - data de aniversário da cidade. Nos dias 23 e 24, o Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico de Manaus, recebe o espetáculo “Rival Rebolado”, que traz no elenco a atriz Leandra Leal. Já na zona Oeste, o público terá dois dias de Boi-Manaus, com mais de 20 atrações. De forma inédita, o Complexo Turístico Ponta Negra receberá dois dias de Boi Manaus. Em 2016, passaram pelo local, em um dia de evento, 100 mil pessoas, percorrendo um circuito de 600 metros. Participarão da festa artistas como Israel Paulain, David Assayag, Sebastião Junior, Leonardo Castelo, Renato Freitas, Márcia Siqueira, Prince do Boi, P.A. Chaves, Klinger Araújo, Tony Medeiros, Edilson Santana, Carlos Batata e Júnior Paulain, Carlinhos do Boi, além dos grupos Carrapicho e Canto da Mata, entre outros. Os bois de Manaus Corre Campo, Brilhante e Garanhão se apresentarão no Anfiteatro da Ponta Negra e a Batucada do Boi Garantido e a Marajuda do Boi Caprichoso preparam um show especial nas cores dos bumbás no Anfiteatro.

Paço da Liberdade O Paço da Liberdade também estará na rota das comemorações. Celebrando os 348 da cidade de Manaus estarão em cartaz no hall do Paço as exposições: “Monumentalidade”, que reúne obras do artista plástico amazonense Moacir Andrade, e a exposição “Noites sem fim”, que reúne obras dos artistas do House 137 Studio. Monumentalidade é uma exposição promovida

No ano passado, cem mil pessoas passaram pelo circuito na Ponta Negra. Esse ano, serão duas noites de evento no complexo turístico

pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e tem como curador o artista Óscar Ramos. Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da Amazônia e com trabalhos reconhecidos internacionalmente. Com uma carreira consolidada, o artista teve mais de 10 mil telas pintadas em mais de 70 países. Andrade faleceu em julho de 2016, aos 89 anos. divulgação/semCOM

Idosos estiveram bem dispostos nas competições realizadas ao longo de uma semana

Já “Noites sem fim”, conta com obras de diferentes artistas, nacionais e internacionais, em referência a primeira revista da série “The Midnight Witch”, lançada pelo Studio. A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de novembro com entrada gratuita. Ao todo 48 obras estarão expostas no hall do Paço da Liberdade.

O Paço da Liberdade está localizado na rua Gabriel Salgado, s/n, Centro Histórico de Manaus e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 12h30. Durante o feriado de 24 de outubro o Paço abrirá apenas sob agendamento de grupos ou escolas. O agendamento deverá ser feito pelo número (92) 3622-4991.

Idosos superam dificuldades na Olimpíada da Terceira Idade A superação da idade em meio a busca do bem-estar físico e mental foi desafio para 2,8 mil idosos que participaram da 19ª edição da Olimpíada da Terceira Idade. Nas "competições", que mais pareciam confraternizações pela vida, os idosos demonstravam entusiasmo disputando provas e mostrando a diferença que as atividades físicas vêm fazendo em suas vidas. A programação foi oferecida para que os idosos percebessem a importância da prática de atividades esportivas para a saúde. Ao iniciar as atividades de hidroterapia na minivi-

la olímpica do Coroado, zona Leste, devido a um problema no quadril, a aposentada Rita Farias, 77, nem sequer conseguia andar. Agora, recentemente, esteve disputando mais uma edição da Olimpíada, sendo uma das recordistas do evento, com mais de 50 medalhas, duas conquistadas na edição deste ano. A Olimpíada da Terceira Idade encerrou no dia 29 de setembro e teve a equipe Idoso Feliz como campeã geral da competição. A equipe do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Alvorada foi a campeã do concurso de dança.


6

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| OUTUBRO DE 2017

dia das crianças

Uma semana de encantos e brincadeiras

U

m mundo de fantasia e mistério será aberto às crianças de Manaus no período de 9 a 13 de outubro, no Parque Cidade da Criança. Serão 50 horas de programação, em cinco dias totalmente dedicados às comemorações do Dia das Crianças, com direito ainda à muita música e teatro. No dia 12, o parque será transformado no Reino do Gelo e no País das Maravilhas, levando os homenageados ao encantamento. Fãs de Harry Potter, Star Wars e super-heróis também têm diversão garantida. A expectativa é reunir mais de 21 mil pessoas no Parque, durante os cinco dias de evento, que estará aberto sempre de 8h às 18h, exceção do feriado de quinta-feira, quando estará aberto de 10h às 20h. Entre as principais atrações da ‘Semana da Criança’, estão as salas temáticas com personagens do ‘Reino de Gelo’ e ‘País das Maravilhas’, onde as crianças poderão se encantar e viajar no mundo encantado. No ‘Potterday Manaus’ haverá atividades educativas com as crianças voltadas para o mundo de Harry Potter. O chapéu seletor entrará em ação para eleger as crianças que representarão cada uma das casas da escola. “Teremos também fãs fantasiados como personagens de Harry Potter e as crianças poderão fazer

Arquivo/Manauscult

Expectativa é que os cinco dias de programação no Parque da Criança reúnam pelo menos 20 mil pessoas

fotos para guardar de recordação”, explicou a presidente do fã clube ‘Potterday Manaus’, Bárbara Pinheiro. “Estamos cuidando de cada detalhe para que as crianças e suas famílias possam se sentir confortáveis e aproveitar essa grande programação que estamos preparando", disse

MÁRCIO JAMES/Semcom

Praticantes de skate ganharam mais um espaço em Manaus para a prática do esporte

a coordenadora do parque, Socorro Andrade. “O Parque da Criança já é uma referência todos os anos, principalmente no Dia das Crianças. A nossa expectativa é muito grande e nós queremos oferecer o melhor do entretenimento, do lazer e da cultura”, completou Socorro, ressaltando

que o ingresso é gratuito. Administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o Parque Cidade da Criança está localizado na avenida André Araújo, com entrada pela rua Castro Alves, s/n, Aleixo, zona Centro-Sul.

Parceria garante nova pista para skatistas da cidade Mais um espaço dedicado à prática do skate foi inaugurado na cidade no mês de outubro. A nova pista, resultou de uma inédita parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Levi’s skateboarding, por meio do projeto “Do It Yourself (DIY)” – em português: “Faça Você Mesmo”. A pista está localizada no passeio do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona centro-sul da capital. Seguindo a temática do projeto, a pista foi construída pelos próprios skatistas que formam a equipe da marca, juntamente com a comunidade esportiva local. Há quatro anos esse projeto vem acontecendo em diversos países como Estados Unidos, Índia, Nova Zelândia, Colômbia e agora pela primeira vez no Brasil, na cidade de Manaus. A prefeitura disponibilizou todo o material, maquinário e o suporte necessário por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e a concessão da área foi dada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora do local. Todo o processo de construção durou 30 dias.

A concretização do projeto, de acordo com o produtor da ação, Emanuel Rezende, só foi possível graças a parceria com a prefeitura. “Foi primordial para nós esse apoio que recebemos das secretarias. Só assim tivemos condições de vir a Manaus e construir esse espaço com todo o suporte que precisamos”, disse. Para os skatistas locais, a nova pista representa muito, pois a demanda por lugares voltados ao skate é muito grande, devido o número cada vez mais crescente de praticantes. “O local já era frequentado pelo skatistas e agora que foi totalmente revitalizado se tornou uma pista de verdade”, afirmou Antônio Cardoso Chaves, skatista manauara e frequentador do local. Reaproveitamento Grande parte do material empregado na obra foi reutilizado como blocos de concreto, dentes de dragão e tubos de drenagem profunda que foram disponibilizados pela Seminf.


PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

OUTUBRO DE 2017 |

7

desempenho

Escolas da rede municipal reforçam preparação para a Prova Brasil

A

DIVULGAÇÃO/SEMCOM

Prova Brasil está chegando e os alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal de educação, que farão a avaliação, estão recebendo reforço intensificado com ferramentas educacionais, aulas especiais e simulados. A avaliação de desempenho é um dos critérios para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual Manaus vem avançando. As atividades fazem parte do Plano de Trabalho das Ações Pró Ideb/2017, estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no começo deste ano. No último exame, Manaus obteve aumentos expressivos, tanto nos anos iniciais, como nos finais, alcançando média geral de 5,4 e 4,3, respectivamente. O Ministério da Educação (MEC) tinha estabelecido como metas as notas 4,9, para notas dos anos iniciais, e 3,8, para os anos finais, ambas superadas pelos alunos da rede municipal. Para 2017, a prefeitura busca um crescimento de 15% nos seus resultados e, como forma de garantir essa evolução, nas últimas semanas as escolas municipais têm promovido uma série de aulões, focados no conteúdo que deve ser cobrado na Prova Brasil. Simulados também estão sendo aplicados para verificar a eficácia da aprendizagem nessas aulas especiais. Outras ferramentas Outra ferramenta utilizada para auxiliar a aprendizagem dos estudantes que vão prestar a Prova Brasil é a plataforma educacional Khan Academy, que possibilita aprender matemática de forma dinâmica, por meio do site que oferece duas mil videoaulas, 300 mil exercícios da disciplina e outros quatro milhões de exercícios. O objetivo é tornar as aulas mais atrativas, melhorando o processo de ensino. A plataforma é oferecida a todos os 240 mil alunos, das 492 escolas da rede municipal de ensino, graças à parceria da Semed com a Fundação Lemann, responsável pela administra-

Educadores beneficiados Reforçando o compromisso com a Política de Valorização da Educação, desde julho, a prefeitura anunciou a utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a incorporação salarial dos servidores da Semed, com o pagamento das progressões por titularidade e tempo de serviço, além do reenquadramento, que serão incorporados na aposentadoria. Em setembro, mais de 6 mil educadores da rede municipal receberam na folha de pagamento os valores referentes à progressão por tempo de serviço, com retroativo do mês de agosto. Destes, são 686 administrativos e 5.363 professores. Outros 3,6 mil servidores da educação receberão a promoção funcional na folha de pagamento de outubro, também com retroativo ao mês de agosto. Várias atividades extra-classes estão sendo ministradas aos estudantes da rede municipal

ção da plataforma no Brasil. Além disso, os alunos também têm acesso ao gerador de simulados para a Prova Brasil, o "Na Escola", que pode ser acessado pelo endereço www.naescola.net.br e que foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed. São mais de mil questões, pelas quais os professores vão poder reforçar o aprendizado dos alunos em língua portuguesa, matemática e ciências. Ao final das avaliações é gerado um gabarito no qual os alunos respondeMÁRCIO JAMES/SEMCOM

Ageu espera que outros estudantes da rede pública tenham a mesma oportunidade que ele

rão manualmente, como se estivessem realizando a avaliação do MEC. Melhorias nas escolas Além do reforço na preparação dos alunos, outras ações estão sendo realizadas para melhorar a qualidade de ensino na rede. Entre elas, estão melhorias das estruturas físicas das escolas municipais. Para isto, uma frente de obras será criada para atender as demandas dessas unidades de ensino e sanar os problemas mais urgentes. As demandas foram apresentadas pelos gestores das

escolas, que destacaram como prioridade a manutenção de condicionadores de ar e uma melhor logística na distribuição do material e merenda escolar. Propostas para destinação de verba específica para as unidades de ensino municipais na dotação orçamentária, que funcionaria como um fundo de caixa para que os próprios diretores resolvessem problemas menores e mais urgentes nas escolas, além do retorno do sistema de segurança presencial com o agente de portaria, também foram apresentadas.

Aluno ganha bronze em Astronomia Na Escola Municipal Professora Aribaldina de Lima Brito, na Comunidade Chico Mendes, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a paixão de um menino por astronomia rende frutos. Argeu Reis de Jesus, aluno do 8º ano, conquistou uma das medalhas de bronze da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova foi realizada em maio

deste ano e o resultado divulgado no dia 22 de setembro. Os frutos desta paixão vieram com o trabalho após a inserção do jovem no projeto Cosmos, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizado em parceria com a unidade de ensino na qual Argeu estuda. Ao saber do prêmio recebido nas Olimpíadas, o sentimento de Argeu foi de satisfação, além de um desejo de que outros estudantes da rede pública como ele tenham a mesma oportunidade.


8

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| OUTUBRO DE 2017

TURISMO

Manaus atrai público de 50 mil com estande no Rock in Rio

A

Amazônia foi a musa do Rock in Rio 2017 e Manaus a sua mais legítima representante, com direito a casa própria, no simpático e elegante Rock District. A Casa, uma Maloca Urbana de cenário exuberante, atraiu, aproximadamente, 50 mil pessoas durante os sete dias abertos à visitação. Com rock in roll na veia, os visitantes puderam contemplar um pouco das atrações de Manaus, saindo impressionados e com gostinho de quero mais. O casamento de Manaus com a marca Rock in Rio, que começou em 2016 com a realização do Amazônia Live, foi consolidado com grande sucesso, aumentando a expectativa do turismo local. Para o diretor-presidente da Ma-

nauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a participação de Manaus no Rock in Rio despertou o interesse real das pessoas em visitar a capital amazonense. “Essas 50 mil pessoas voltam para casa com aquela fagulha acesa: eu preciso conhecer Manaus. E é nisso que a gente acredita. No turismo como matriz de desenvolvimento econômico sustentável e essa é a vocação da nossa cidade. Vamos continuar estimulando mais ações como essa para incentivarmos o turismo na nossa cidade”.

Experiência única Durante os sete dias do Rock in Rio, o estande Manaus: Maloca Urbana se consolidou como uma das principais atrações culturais do Rock District, o bairro que pela primeira vez foi mon-

tado dentro da Cidade do Rock. No estande foi possível ter experiências sensoriais com a natureza, a música regional, além das artes representadas com as tatuagens feitas a partir de tinta de jenipapo, inspiradas no grafismo indígena. As atrações, como o jogo da roleta, onde o participante era desafiado a dançar a coreografia da música “Tic Tic Tac” para ganhar os prêmios, fez sucesso nas redes sociais com o público de todas as idades, que registram a experiência usando a hashtag #VivaManaus. A gaúcha Luciane Higashi contou que morou em Manaus e ficou feliz ao ver a cidade representada dentro de um dos maiores festivais de música do planeta.

Márcio James/semcom

Márcio James/semcom

Alex Pazuello/semcom

fotos: Alex Pazuello

"Eu achei o estande superdivertido. E com o que tem de mais esplendoroso em Manaus, a água, muito verde, os depoimentos sobre a cidade. Eu achei tudo bem interessante. Eu morei em Manaus e posso dizer que vale muito a pena conhecer a cidade e a floresta”, relatou. O estande também recebeu visitas de personalidades como o cantor do grupo Carrapicho, Zezinho Corrêa, o lutador de MMA, o manauara José Aldo, a ex-BBB Vivian Amorim, a também manauara cantora Lorenna Simpson, e a jornalista Fernanda Gentil, que visitou o estande na noite de sexta-feira, 22. Manaus também foi representada pela banda Tudo pelos Ares, que se apresentou no festival.

Público que prestigiou o evento pôde conferir o estande de Manaus, além de interagir por meio dos sons da natureza, participar de um jogo exclusivo ou ainda se tatuar. Tudo pelos Ares fez show empolgante

Informativo Outubro 2017  
Advertisement