__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Informativo do Servidor

A N O I • N º 0 5 • M A I O/ 2 0 2 1

Boletim interno mensal

DOAÇÃO

Conheça a história da técnica de enfermagem Kátia da Silva, de 43 anos. Mãe de três filhos, ela e outras profissionais de saúde passaram o Dia das Mães dentro da UBS Fluvial Dr. Antônio Levino, levando a vacina contra a Covid-19 e esperança a ribeirinhos. (Página: 3)

EMPREGO E OBRAS

SERVIR À CIDADE

O “Pacote de Obras de Inverno”, da Prefeitura de Manaus, garantiu a contratação de 300 profissionais. Um deles é o servente Helison de Souza Almeida, de 26 anos, que estava há cinco meses desempregado. (Página 2)

Faça chuva ou faça sol, os agentes de trânsito, como Jaqueline Cardoso, estão nas ruas para garantir a fluidez no tráfego da capital do Amazonas. No dia a dia as missões são diversas. (Página 4)


OBRAS Prefeitura gera emprego e renda na pandemia Um desses servidores é o servente Helison de Souza Almeida, 26 anos, que estava há cinco meses desempregado e foi convocado para trabalhar no programa administrado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “Essa oportunidade foi fundamental, porque eu estava desempregado há cinco meses, apenas espalhando o meu currículo e ligando para empresas que abriam vagas. Quando vi o anúncio para trabalhar em uma terceirizada da Prefeitura, não pensei duas vezes, pois além de voltar ao mercado de trabalho, eu poderia ajudar a minha cidade”, informou o servente.

Garantir um emprego em plena pandemia não é uma missão fácil. Mas, mesmo em meio à crise econômica provocada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus garantiu o sustento de 300 famílias com a contratação de profissionais terceirizados para executarem o “Pacote de Obras de Inverno”, que já recuperou até o início de maio, quase 200 ruas por todas as zonas da cidade.

Mesmo com pouco tempo prestando serviço à prefeitura, Almeida revelou que já viveu experiências transformadoras e ressaltou que se surpreendeu com a recepção da população. “Chegando à prefeitura, tudo foi muito bom desde o começo. Eu me surpreendi com a assistência aos funcionários e é muito prazeroso ver a satisfação da população quando chegamos à sua rua ou bairro. É uma alegria, pois vemos que o nosso trabalho melhora a vida deles. Eles ficam tão agradecidos que sempre oferecem água, um café ou um pão. Isso nos incentiva a realizarmos um bom trabalho, pois sabemos que estamos contribuindo para o bem-estar daquelas pessoas”.

CONSCIENTIZAÇÃO Garis da Alegria animam ações da gestão É com o rosto pintado, violão em punho e o inconfundível uniforme laranja que o grupo Garis da Alegria, formado por servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), leva mensagens sobre a importância das inúmeras ações de limpeza na cidade de Manaus. O grupo faz da arte o meio para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para fixar esses conceitos, o grupo conta com peças teatrais e músicas que falam sobre o descarte correto do lixo e manutenção da limpeza. Rose Gemaque, uma das integrantes, destaca que o trabalho dos Garis da Alegria é importante pelo alcance e pela aceitação da população.

"Sentimos a necessidade de falar de forma mais lúdica, de levar essa mensagem de uma maneira mais leve, sou muito grata por fazer parte de um grupo que sensibiliza as pessoas", contou a integrante. O grupo, que começou em 2006, faz a alegria de todo mundo, não só pelo trabalho que exerce, mas também pela forma irreverente que cativa a criançada, levando mensagens importantes que ajudam em suas formações como cidadãos.


ZONA RURAL Dia das Mães foi em missão para equipe de UBS Fluvial

O dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio, foi diferente para a técnica de enfermagem, Katia da Silva, 43. Servidora da Prefeitura de Manaus há 15 anos, ela e outras mães servidoras do município embarcaram no dia 5 de maio na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Dr. Antônio Levino, que saiu para uma viagem de nove dias por oito comunidades ribeirinhas com uma missão especial: levar à população da zona rural atendimento médico e a vacina contra a Covid-19. “Já passei muitos dias das mães trabalhando. Esse será mais um desses dias, longe de minhas crias. Se tivermos sorte e internet, vai ser a única maneira de falar com eles. Caso não, teremos que esperar até nosso retorno para comemorar essa data. Quase todas nós da equipe fluvial temos filhos de coração nas comunidades. Então, de uma certa forma, teremos muitos motivos para comemorar o dia das mães”, afirmou Katia, que é mãe de três filhos. A UBSF navegará até as comunidades Tupé, Jaraqui, Santa Maria, Apuaú, São Francisco, Lindo Amanhecer, Igarapé-Açu e Cuieiras. A equipe fará, além dos atendimentos e acompanhamentos de pacientes que já são de rotina, a vacinação

contra a Covid-19 e contra a Influenza, para os grupos da fase atual. Para Katia, o trabalho não pode parar. “Eu faço os atendimentos de enfermagem como vacina e a assistência em geral, e enxergo isso como, principalmente, uma forma de levar amor e carinho a esse povo que nos recebe, todos os meses, de braços e coração aberto. Esse trabalho é de longe o melhor que já pude exercer. Sou muito grata”, disse Katia.


SOCIAL Mais informação e serviço pra você

Educação imunizada A Prefeitura de Manaus iniciou no dia 4/5 o cadastro de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no site ‘Imuniza Manaus’ (https://imuniza.manaus.am.gov. br/). Assim como as pessoas com deficiência permanente, os trabalhadores da educação também fazem parte dos próximos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, conforme definição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Treinamento com drones

Nas ruas, agentes cumprem papel fundamental Faça chuva ou sol, os agentes de trânsito estão presentes nas ruas de Manaus para auxiliar o fluxo de veículos e dar apoio aos pedestres. Muitas vezes, seu trabalho não é devidamente reconhecido pela população. Mesmo assim, seguem diariamente com a missão de melhorar o dia a dia da cidade. Esse é o caso da agente Jaqueline Cardoso, que há quase 10 anos trabalha no Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Para Jaqueline, cada dia de trabalho é uma oportunidade de ajudar no funcionamento e dinâmica da cidade. “Quando termina a jornada, tenho a sensação de missão cumprida. O agente de trânsito atende diversas formas de ocorrências, desde acidentes gravíssimos a estacionamento fora do padrão estabelecido. Por isso, a sensação é essa, de fazer cumprir a lei”, explicou Jaqueline, que salientou o dinamismo que encara todos os dias nas ruas de Manaus. “Trabalhar no trânsito é muito dinâmico. Sempre acontecem coisas diferentes, ou seja, é inusitado. Mas uma coisa que me chama mais atenção é como somos vistos pela população. Alguns nos odeiam pelo que fazemos, enquanto outros nos respeitam, amam, e agradecem pela presença nas vias. Estamos lá, com chuva ou sol, cumprindo o nosso dever. Acredito que a população precisa olhar o agente de trânsito como o servidor do povo”, concluiu.

A Prefeitura de Manaus tem usado a tecnologia a serviço da capital. No Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), quatro drones estão sendo utilizados para a aplicação do curso básico de “Teoria e Prática na Aplicação em Processamento de Imagens”, cuja primeira turma concluiu as aulas no final de abril. São arquitetos, engenheiros, especialistas em geoprocessamento e técnicos de diversas áreas participando da atividade.

Bolsa Universidade Estão abertas as inscrições do programa Bolsa Universidade. No total, serão ofertadas 16 mil bolsas de estudos para estudantes de baixa renda, sendo mais de 500 bolsas integrais – maior quantidade já distribuída na história do programa. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de maio, por meio da página oficial do programa (http://bolsa.manaus.am.gov.br).

Expediente Emerson Quaresma Secretário Municipal de Comunicação Israel Conte Subsecretário Municipal de Comunicação

Maurício Freire Editor Thiago Fernando Beathriz Torres Reportagem

Nathalie Brasil Altemar Alcântara Fotografia in.Pacto Comunicação Diagramação e finalização

Profile for Prefeitura de Manaus

Informativo do Servidor - Maio de 2021  

Informativo do Servidor - Maio de 2021  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded