Issuu on Google+

ANO 1

Dia 26 de setembro de 2011

Nº 04

Professor Pacheco participa de “Roda de Conversa” com Educadores Municipais O Tema do encontro foi “Organizar a Escola para a Diversidade”

A Secretaria Municipal da Educação representada pelo Professor Elcio Vieira, por meio do CIAE (Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional) coordenado pela Psicóloga – Elisabete Ferreira trouxe a Lorena o renomado Professor José Pacheco que participou, no Auditório do Colégio São Joaquim, de uma Roda de Conversa com os educadores municipais sobre o tema “Organizar a Escola para a Diversidade”. A abertura do evento foi realizada pelo Grupo de Ballet da Secretaria da Educação, sob a Coordenação da Professora Sandra Prado. “Essa é uma oportunidade maravilhosa, porque o Professor Pacheco é uma pessoa renomada e tem uma nova filosofia e modo de ver a escola diferente de todos nós. Pretendemos trazer com ele uma ideia diferente para as Unidades Escolares de Lorena”, destacou a Coordenadora do CIAE. O educador português de fala mansa que gosta de contar histórias, é especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal. Entre os livros de sua autoria: “Quando eu for grande, quero ir à Primavera”; “Sozinhos na Escola”; “Caminhos para a Inclusão”; “Escola da Ponte; “Para Alice, com amor”, além de diversos artigos sobre educação, definindo-se como "um louco com noções de prática". Durante o evento estiveram presentes educadores da Rede Municipal de Ensino, representando o Vice Prefeito da cidade de Guaratinguetá – Miguel Sampaio a sua esposa Elisabeth Sampaio e entre outros convidados. “Acredito em novas propostas e ideias para a área educacional e esse evento só vem a somar para a Secretaria Municipal da Educação”, observou o Professor Elcio Vieira. Sua trajetória é marcada pela transformação de uma utopia em realidade. Pacheco é o idealizador da Escola da Ponte que fica em Vila das Aves, localidade próxima à cidade do Porto, em Portugal, instituição pública de ensino, fundada há 35 anos, que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes. Atualmente com uma projeção mundial, o Projeto Fazer a Ponte, traz efetivamente elementos bastante inovadores em termos de organização pedagógica, comunitária e administrativa. “Só podemos melhorar o que somos e fazemos juntos, não é possível fazer tudo isso sozinho. Basta uma questão de tempo humildade e persistência”, finalizou o palestrante Professor Pacheco.


Pedagoga do CIAE concorre a “Prêmio Sentidos – Valorizando a superação de limites” Para participar profissional teve de apresentar os trabalhos na área inclusiva

O CIAE coordenado pela Psicóloga – Elisabete Ferreira, sob a gestão do Secretário Municipal da Educação – Professor Elcio Vieira, vem sendo representado no “Prêmio Sentidos – Valorizando a superação de limites” pela Pedagoga Luciane Molina. Para participar da seleção foi preciso comprovar, por meio de fotos, textos e vídeos, a atuação da profissional na área da educação inclusiva. Apresentando ainda o trabalho por ela realizado em Lorena desde 2002, além palestras, cursos ministrados, entrevistas e artigos publicados. “Estar entre os 10 finalistas representa o reconhecimento de um trabalho na área da educação inclusiva, cujos frutos não serão apenas meus, mas em benefício de uma equipe. É uma conquista coletiva e sinto-me muito feliz por ter conquistado esse espaço. Um espaço que não será apenas um título, mas o caminhar rumo à defesa de uma educação que atenda às pessoas com deficiência visual”, destacou a Pedagoga Luciane Molina. Luciane também é professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática e oficinas de audiodescrição, já formou mais de 550 profissionais e é autora do projeto BrailluMais lançado na XReatech.

PARA CONFERIR TODAS AS MATÉRIAS NA ÍNTEGRA, CONSULTE O SITE: http://www.lorena.sp.gov.br/educacao/


Pais participam de reunião na EM “Professor Ruy Brasil Pereira” Encontro destacou a importância da Família na Escola O Secretário Municipal da Educação, Professor Elcio Vieira, participou de uma reunião com os pais de alunos na Escola Municipal “Professor Ruy Brasil Pereira”, promovido pela Gestora Interina Professora Maria Bezerra da Silva Siqueira. Durante a reunião foram abordados diversos assuntos: A importância da Família; A importância da Escola; A importância da Paz para a Escola; A importância do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos em casa; A parceria entre a Unidade Escolar com o PSF do bairro.

“Acredito que para obter uma Educação de qualidade é preciso que os pais também participem, conheçam os professores de seus filhos, acompanhem as tarefas escolares e outros. Temos que fazer a nossa parte”, destacou a Gestora. Para a reunião foram convidados o Secretário Municipal de Segurança Alfredo Pereira e a Coordenadora e Psicóloga do CIAE (Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional) – Elisabete Ferreira. “É muito importante o acompanhamento escolar, pois fortalece o elo entre Família e Escola”, ressaltou o Secretário Municipal da Educação.


Boletim nº4 - 26-09-2011