Page 1

1


EDITORIAL

A cidade voltou para as famílias itupevenses Uma cidade próspera, com pessoas trabalhadoras e que amam o lugar onde nasceram, moram, estudam, trabalham... Um lugar que luta dia a dia para se recuperar, sair da crise e voltar a ser grande. Banhada pela força das águas da ‘Cascata Pequena’, Itupeva vai limpando tudo o que foi deixado de ruim e seguindo um novo caminho, voltado integralmente para as famílias itupevenses.

A ajuda de cada um tem sido fundamental para que a cidade possa ‘voltar aos trilhos’ e seguir em direção do progresso e do desenvolvimento. Esse amor que os cidadãos têm pelo lugar que escolheram para viver já se transformou em inúmeras ações para benefício de todos. A festa dos 52 anos de aniversário, comemorada dia 19 de março, no Parque da Cidade, é um exemplo claro

disso. Tinha, ali, um pedacinho de cada pessoa se dedicando para que a população pudesse celebrar este momento! Daqui para a frente, a união de esforços será cada vez mais decisiva para o sucesso deste ‘renascimento’ de Itupeva. É hora de dar as mãos, ignorar as diferenças e mostrar para todo mundo a força que o itupevense tem. Até aqui foram 100 dias de muito trabalho,

2

suor e a certeza de que o melhor está por vir. O trajeto é longo, cheio de curvas e obstáculos, mas nada pode impedir que se atinja o destino se todos estiverem dispostos a trilhar o mesmo caminho. Itupeva é o nosso orgulho, Itupeva é o nosso maior patrimônio. Boa leitura!


Prefeitura de itupeva PREFEITO Marco Antonio Marchi sec.gabinete@itupeva.sp.gov.br VICE-PREFEITO E SECRETÁRIO DE GOVERNO Alexandre Ribeiro Mustafa sec.governo@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Fábio José Andrade sec.educ@itupeva.sp.gov.br SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER Robinson Toledo sec.esporte@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Sami Mansour sec.industria@itupeva.sp.gov.br

CHEFE DE GABINETE Liraucio Tarini Junior chefe.gabinete@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DA FAZENDA Celso Luiz Coletti sec.fazenda@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS Antônio Germano Sai sec.infra@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE AGRICULTURA E TURISMO Marcos Brunholi sec.turismo@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA E ASSUNTOS JURÍDICOS Gustavo Perissinotto sec.jur@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS Juliana Ferreira Aleixo sec.gestao@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE DEFESA CIVIL Marco Antônio Randa coord.defesacivil@itupeva.sp.gov.br

GUARDA CIVIL MUNICIPAL Comandante Dirceu Cruz gm@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA E MEIO AMBIENTE Renato Gonçalves sec.moburbana@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Aline Aparecida de Melo Alves sec.social@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE HABITAÇÃO, OBRAS, URBANISMO E DESENVOLVIMENTO URBANO Bruno Panzolini Gonçales sec.obras@itupeva.sp.gov.br

SECRETARIA DE SAÚDE Lúcia Viguetti Checchinato Facchini sec.saude@itupeva.sp.gov.br

EXPEDIENTE Este informativo é uma publicação da Prefeitura de Itupeva, desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social e distribuído gratuitamente. Jornalista responsável Emerson Leite MTB 34.290 Textos Edney Andreotte, Luciano Rodrigues e Mariana Barbi Fotos Matheus Junque e Michael Henrique de Almeida Alves Projeto gráfico Guilherme Catalano

3


conservação de itupeva

atenção maior à cidade Logo no início do ano, os esforços da Prefeitura de Itupeva se voltaram para a conservação da cidade. Recuperação de estradas, avenidas e ruas esburacadas, corte de mato, atenção aos córregos e rios foram as principais ações realizadas desde janeiro de 2017. O trabalho continua, devido ao abandono que o município se encontrava.

trabalho garante mais segurança à população Uma das primeiras atividades que foram retomadas pela nova administração municipal foi a manutenção das ruas e avenidas. A Secretaria de Infraestrutura continua executando esses trabalhos de manutenção, reparos e limpeza em vários pontos da cidade. Por exemplo, na via Waldomiro Bertassi, a Prefeitura concluiu 700 metros de pavimentação e implantou duas lombadas e toda a sinali-

zação viária; na rua Luciano Montuaneli, no Santa Fé, está em execução o reforço de base para tapa-buraco, serviço também executado na Estrada Municipal de Itupeva IVA-367; e na via Joaquim Bueno de Campos (IVA-118), próximo ao Outlet Premium, a Prefeitura realizou uma recuperação de trecho com erosão, o que garante mais segurança aos motoristas que trafegam pelo local.

Córrego Piracatu recebe ações de prevenção a enchentes Visando a prevenção de enchentes, foi realizado um trabalho na manutenção do Córrego Piracatu, localizado no Jardim Pacaembu. As equipes executaram a cabeceira na saída jusante (para onde se dirige a água corrente) da margem esquerda do córrego, utilizando pedras brutas.

4

É hora de recuperar as áreas de lazer da cidade Aconteceu um trabalho de recuperação dos locais públicos, como por exemplo o Ginásio de Esporte do Parque das Hortênsias, onde haviam problemas como falta de água, má iluminação, traves quebradas e mato alto.


conservação da cidade

finalizadas as obras na via Joaquim Bueno Neto Com o objetivo de melhorar as condições de acesso à estrada municipal Joaquim Bueno Neto, foram realizadas manutenções nessa via. As equipes tiveram, inclusive, de remover o solo existente no local para melhor aproveitamento do trabalho de recuperação. Após o primeiro processo, foi aplicada a base de bica corrida e, na sequência, a execução da capa asfáltica.

asfalto e serviços são feitos em diferentes regiões da cidade Foram realizados serviços de tapa-buraco por toda a cidade, em especial nas estradas do Guacuri, Cafezais, Avenida Brasil, Guanabara, Avenida Itália, Santa Fé e Estrada da Mina. Também foram feitas manutenções nas estradas e ruas de terra do município, como a obra da rua Ipiranga, no bairro Guacuri, nos bairros do Quilombo, Vila Aparecida 1 e 2, Nova Era, Quilombão, Capim Fino e Santa Tereza.

Prefeitura reforma veículos que estavam abandonados Para que o trabalho pudesse ser realizado em benefício da população itupevense, a Prefeitura de Itupeva teve de recuperar várias máquinas e equipamentos a partir de janeiro de 2017. Um exemplo foi um veículo utilizado pelo setor de trânsito, que estava totalmente danificado e queimado, e agora está disponível para que as equipes utilizem normalmente.

5


Atenção às pessoas

nosso maior patrimônio é o cidadão itupevense Para que uma cidade possa se desenvolver, é preciso que a população seja atendida em suas necessidades. Desde o primeiro dia útil deste ano, a Prefeitura de Itupeva tem trabalhado para garantir que os serviços essenciais não parem. Apesar de todas as dificuldades financeiras, alguns serviços foram melhorados e outros tiveram de ser reativados, como os exames laboratoriais. O próximo passo, agora, é garantir um atendimento médico de qualidade. Isso já está sendo buscado.

exames laboratoriais são retomados A Prefeitura de Itupeva retomou a coleta dos exames laboratoriais no município. Por falta de pagamento desde dezembro do ano passado, o serviço não vinha sendo realizado. Em janeiro de 2017, a Prefeitura negociou a dívida para que a população voltasse a

UBS Hortênsias já está em obras Para atender a necessidade da população, a Prefeitura de Itupeva realiza a obra para construção da UBS Hortênsias, que há muito tempo é aguardada pela população do bairro. A unidade terá 380 m² com um prédio moderno e localizado em ponto estratégico. Além do Parque das Hortênsias, serão atendidos também moradores do Jardim Cristiane, Jardim Guiomar e Bairro da Mina.

6

ser atendida. A empresa recebeu uma parte e se recusou a voltar a fazer os exames enquanto não tivesse o pagamento feito por completo. Desta forma, o contrato foi rescindido e uma nova empresa contratada para zerar a fila de espera.


atenção às pessoas

CONSTRUÇÃO DE CRECHES A Prefeitura de Itupeva assinou convênio com Programa Creche-Escola do Governo do Estado de São Paulo e obteve aprovação dos estudos técnicos apresentados e a aprovação para a construção de três novas creches municipais. As obras aguardam a liberação dos recursos para o início das obras nos seguintes bairros: Jardim Europa; Parque das Laranjeiras e Residencial Botânica. Além disso, a Prefeitura se credenciou no PAR – Plano de Ações Articuladas do Governo Federal aos recursos do Programa Proinfância do Governo Federal, objetivando ampliações, reformas e construções de novas creches. Antes do início do ano letivo as unidades escolares passaram por recuperação física emergencial para poder receber os alunos.

cidade terá um inédito programa para atendimento de Vítimas da Violência A Prefeitura criou o Núcleo de Atendimento à Vítimas da Violência (NAVV) no município. A iniciativa é inédita e vai unir a Prefeitura e a Polícia Civil, com o objetivo de atender as vítimas da violência de modo humanizado e minimizando os impactos. A estrutura necessária já está garantida e o trabalho do núcleo será iniciado em breve.

Ação de prevenção bucal é feita nas escolas da rede municipal A Prefeitura de Itupeva iniciou um projeto de avaliação odontológica nas escolas e creches municipais. As crianças são avaliadas por índice de saúde bucal e caso apresentem algum problema, os profissionais encaminham uma declaração aos pais ou responsável que levarão o documento até a UBS mais próxima da residência para iniciar o tratamento.

Parceria com governo do estado garante uma Defesa Civil forte Logo nos primeiros dias do ano, uma parceria com o Governo do Estado garantiu um relacionamento mais próximo com o município, no sentido de apoiar as ações e iniciativas

7

da Secretaria Municipal de Defesa Civil para atuação direta em Itupeva. Recentemente, o município recebeu um pluviômetro para monitoramento do clima e das chuvas.


atenção às pessoas

Itupeva tem compromisso com programa “Amigo da Criança” A Prefeitura de Itupeva assinou um termo de compromisso do programa “Prefeito Amigo da Criança”, promovido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O ato representa o compromisso da gestão com as diretrizes e objetivos estratégicos da Política Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente para os próximos anos.

Prefeitura de Itupeva lança novo portal de informações A Prefeitura de Itupeva está garantindo o direito do cidadão de monitorar as ações do poder público de um jeito mais fácil e moderno. O novo site terá também, em breve, todas as informações atualizadas do Portal da Transparência e a Imprensa Oficial online, com registro de todos os atos do Poder Executivo.

circo social: programa é ampliado e agora passa a atender crianças a partir dos 9 anos O programa Circo Social foi ampliado e passa a receber também adesão de crianças a partir dos 9 anos. O objetivo é que elas tenham acesso

mais transparência Visando mais transparência a Prefeitura de Itupeva informa que os últimos acertos estão sendo definidos para o lançamento da versão online do Imprensa Oficial, e que por esse motivo, não gera nenhum custo.

8

às aulas práticas, diminuindo o risco social e evitando que elas permaneçam em vulnerabilidade nos bairros ondem residem.

Tecnologia a favor da educação: professores e alunos estudam pela Internet A Prefeitura de Itupeva estabeleceu uma parceria com o Instituto Lemann, que forneceu cursos aos professores da rede municipal para que aprendessem como lecionar aulas de matemática para os alunos utilizando a plataforma digital Khan Academy. Além disso, os professores terão acesso ao Portal do Educador, que tem como finalidade o aprimoramento constante, por meio de cursos, debates e fóruns sobre determinados assuntos.


atenção às pessoas

motoristas e pedestres recebem orientações de trânsito Desde o início deste ano, a Prefeitura de Itupeva realiza campanhas de orientação de trânsito. O objetivo é fomentar o caráter social e não punitivo, com o tema “O trânsito só muda quando a gente muda”. O trabalho envolveu alunos da rede municipal de ensino e de escolas particulares. O objetivo é conscientizar a população sobre o uso correto das faixas de pedestre e apresentar atitudes mais seguras para os motoristas.

jovens terão à disposição cursos técnicos gratuitos A Prefeitura de Itupeva conseguiu a retomada do convênio para cursos profissionalizantes com o Centro Tecnológico Educacional Paula Souza. O curso técnico de administração já está confirmado e ainda há possibilidade de oferecer também o curso de logística. As inscrições começam em abril e as aulas terão início em agosto. Para mais informações, ligue 4496-8340.

estudantes voltam a receber o auxílio-viagem A Prefeitura de Itupeva conseguiu normalizar a situação do pagamento do auxílio-viagem aos estu-

9

dantes de Itupeva que cursam aulas do ensino superior e técnico. Eles estavam sem receber o benefício desde o mês de novembro de 2016. O auxílio-viagem é um direito adquirido pelos estudantes que precisam se deslocar para outras localidades.


segurança e cidadania

mais segurança para nossa cidade Uma das principais preocupações de todo gestor público é garantir a segurança dos habitantes de uma cidade. Em Itupeva, isso não é diferente. Foi por isso que os investimentos na Guarda Civil Municipal são prioridade da Prefeitura de Itupeva. Dentro do Plano de Metas estabelecido pela atual administração estão previstas a contratação de mais GCMs, a aquisção de novas viaturas, mais câmeras de monitoramento, inclusive em parceria com o Governo do Estado, e uma integração maior entre as forças de segurança existentes no município: Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Além disso, já está em curso uma parceria de trabalho com a Polícia Federal. Tudo isso já está sendo colocado em prática para que as famílias de Itupeva, os turistas, o comércio local e as indústrias tenham maior segurança e uma melhor qualidade de vida. Ainda há muito o que fazer, mas com a ajuda de todos Itupeva está voltando para o caminho certo.

10

Prefeito dá início ao Patrulhamento Rural O programa Patrulha Rual é inédito no município e tem como objetivo trazer garantir mais segurança nas áreas rurais do município. O trabalho é realizado pela Guarda Civil Municipal com uma viatura que foi totalmente reformada neste ano e está à disposição do programa. Diversas abordagens já foram feitas em pessoas em atitude suspeita. Algumas tinham acabado de invadir propriedades particulares e alegaram que iriam “pescar e apanhar frutas”.


segurança e cidadania

máquinas abandonadas voltam ao trabalho rural Para reforçar a assistência técnica à produção agrícola em Itupeva, a Prefeitura recuperou dois tratores que serão usados nas propriedades rurais para auxiliar o trabalho dos agricultores no município. As máquinas estavam abandonadas, assim também como os equipamentos agrícolas usados para o preparo da terra.

2

TRATORES

RECUPERADOS

Governo do Estado oficializa diagnóstico para regularização fundiária em Itupeva Em março deste ano, a Prefeitura de Itupeva definiu uma parceria com o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) para produzir um diagnóstico sobre a situação dos loteamentos irregulares no município. Famílias que ainda não têm a escritura do imóvel poderão adquirir gratuitamente o documento, com base neste estudo que será feito pelo Itesp. Em breve, haverá o anúncio do trabalho que será realizado.

11

Pagamentos e benefícios são garantidos aos servidores públicos de itupeva Desde janeiro deste ano, os servidores públicos de Itupeva têm recebido toda a atenção necessária para solução de pendências envolvendo pagamentos de salários atrasados e benefícios que estavam pendentes desde o ano passado. Os salários de dezembro de 2016 foram pagos logo nos primeiros dias de janeiro, os pagamentos voltaram a ser feitos no último dia útil de cada mês, foram retomados o vale-combustível, auxílio-transporte e a entrega de cestas básicas. O 13º salário, que estava atrasado desde dezembro, também foi totalmente pago aos servidores., demonstrando a vontade da nova administração em valorizar a categoria.


DESENVOLVIMENTO social

EM busca do bem-estar de todos Ver a felicidade de uma pessoa com deficiência ser tratada dignamente quando necessita se deslocar para um exame médico ou um atendimento de saúde é algo extremamente gratificante. Esse bem-estar da população é o que transforma a cidade num ambiente propício para o desenvolvimento social, econômico e intelectual, reforça a garantia plena da cidadania e resgata nas pessoas o amor ao município e a tudo aquilo que nele é feito. O novo caminho que Itupeva está tomando passa também pelas mãos e mentes dos cidadãos itupevenses. Vem com a gente!

Mais agilidade para a população com a inaguração do Centro Judiciário em itupeva Itupeva recebeu em março três novos serviços no Fórum: o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a instalação do Juizado Especial Civel e do Setor de Execuções Fiscais. O Centro Judiciário atende gratuitamente demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família. Os temas vão desde causas relacionadas ao Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, até regulamentação de visitas, entre outras. Não há limite de valor da causa.

Prefeitura fecha convênio com CIEE e contrata estagiários Com o intuito de promover o desenvolvimento e colaborar para a inserção do jovem no mercado de trabalho, a Prefeitura firmou parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) para contratação de estagiários. Os estudantes dos cursos superiores para formação de profissionais de Educação ficarão 6 horas nas escolas e creches, dando suporte, auxílio e acompanhando as atividades realizadas pelos educadores responsáveis.

parcerias com o sebrae valorizam o comércio local e o empreendedorismo Para apoiar o comércio local e buscar maneiras com que as pessoas possam empreender, a Prefeitura de Itupeva elaborou várias ações em comjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) para programar parcerias para Itupeva, principalmente a criação de um posto de atendimento da entidade no município. A iniciativa do posto de atendimento do Sebrae foi, inclusive, formalizada por meio de um ofício assinado pelo prefeito e integrantes do Sebrae.

12


desenvolvimento social

Novos cursos culturais à disposição da população Itupeva passou a ter novos cursos gratuitos para todas as idades, a partir deste ano. Entre as aulas oferecidas estão o coral infantil e adulto, iniciação musical, violão e piano, teatro, dança de salão para casais, condicionamento físico com passos de dança, dança do ventre, caratê e dança de rua.

Emprego e renda são prioridades para o município A Prefeitura de Itupeva se reuniu com os representantes do Investe SP, órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável por parcerias para investimentos e incentivo à inovação. O objetivo foi apresentar projetos e buscar recursos para a geração de empregos e renda em Itupeva.

Parceria com Senai garante cadastro para pessoas com deficiência A Prefeitura de Itupeva firmou uma parceria com o Senai (Serviço Nacional da Indústria) de Itu para realizar inscrições de pessoas com algum tipo de deficiência interessadas em realizar cursos profissionalizantes ou ingressar no mercado de trabalho. A ação de inclusão social é também uma maneira de gerar mais renda às famílias itupevenses.

Programa ‘Time do Emprego’ vem para Itupeva

Cadeirantes já podem utilizar ambulância adaptada

Nossa cidade agora faz parte do programa ‘Time do Emprego’, desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo. A proposta envolve doze encontros com grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados, jovens que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos. O programa oferecerá para cada participante uma bolsa com os materiais necessários para o curso. Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones: 45910450 ou 4591-0451.

Durante a celebração dos 52 anos de Itupeva, a Prefeitura entregou três ambulâncias e quatro vans novas. Um desses utilitários é adaptado para transporte de cadeirantes, uma novidade no município. A van adaptada já está sendo utilizada pela população, que deve fazer o agendamento no Setor de Ambulâncias.

13


qualidade de vida

Para todos os gostos e idades Atividades esportivas e de lazer para todos, desde os mais novos até os mais experientes, são incentivadas pela Prefeitura de Itupeva. Desde o início deste ano, muita coisa já foi feita e ainda vem muito mais por aí.

Vôlei adaptado é qualidade de vida para Terceira Idade Praticar atividades físicas é fator determinante para ter mais qualidade de vida e garantia de saúde. Na Terceira Idade, modalidades de menor impacto são as mais indicadas, como o vôlei adaptado oferecido pela Prefeitura de Itupeva.

Melhor Idade dá show de alegria e animação Os idosos de Itupeva tem à disposição uma série de atividades e ações voltadas para a melhora no convívio, na saúde e nas habilidades socioculturais. No Centro de Convivência do Idoso, o CCI, é possível fazer tudo isso gratuitamente. Além das atividades diárias, são oferecidas terapia ocupacional, alfabetização para idosos por meio do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos), sala de aparelhos ergométricos, salão de jogos, plantio e manutenção da Horta dos Avós. O Centro de Convivência do Idoso fica na Rua Hermenegildo Baston, s/n, Jardim Tuiuti. O telefone para contato é o (11) 4496-5697.

14


qualidade de vida

Esporte em alta O esporte em Itupeva voltou a ser referência na região, modalidades como caratê, vôlei, basquete, futebol, bocha e atletismo estão representando o município em várias competições, inclusive fora do País. A Prefeitura organiza campeonatos de futebol tanto na quadra quanto no campo, que envolvem atletas desde a categoria de base até o veterano. Outro destaque na cidade é o Campeonato Industrial.

Melhorias Um dos locais que recebeu atenção imediata no setor esportivo foi o ginásio do Parque das Hortênsias, que estava com problemas como falta de água, má iluminação, traves quebradas e mato alto. Todos os problemas foram resolvidos.

Escolinhas A Prefeitura oferece escolinhas e grupos de atividades esportivas à população, como modalidades de Alongamento, Caminhada, Corrida, Atletismo, Atletismo (PEPT – Programa Esporte Para Todos), Basquete, Condicionamento Físico, Futsal, Ginástica, Handebol, Hidroginástica, Natação, Natação (PEPT), Pilates, Tênis de Campo (apenas PEPT), Voleibol, Voleibol Adaptado.

BARGANHA Abril

28 - Emefei Ver. Laerte Retondo

Maio

05 – Emefei Fazenda Calixto 12 – Emefei Profª Maria Stela Sales Izzo 19 – Emei Monteiro Lobato 26 – Emefei Fazenda Quilombo

Educação é a raiz da preservação ambiental Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Itupeva trabalha pela conscientização e preservação do nosso meio ambiente. A estratégia é utilizar as crianças como responsáveis por propagar essa importância e fazer com que levem estes ensinamentos para a vida toda. Seja nas escolas da rede municipal de ensino ou nas atividades realizadas pela Prefeitura, a preservação ambiental sempre terá destaque.

Óleo usado deve sair de circulação

dia mundial da água

A primeira EcoBarganha do ano retirou do meio ambiente 110 litros de óleo de cozinha usado. A ação aconteceu no Emef Victória Cômodo Raymundo Fernandes e novos locais já foram definidos para receber o programa da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. Além das escolas, a população também pode fazer o descarte no Posto de Entrega Voluntária (PEV) que fica na rua Professor José Leme do Prado Filho, 173, Jardim Nova Itupeva.

O Dia Mundial da Água foi comemorado pela Prefeitura de Itupeva com ações envolvendo estudantes da rede municipal de ensino. As secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente realizaram palestras e atividades nas escolas, buscando a conscientização das pessoas para o consumo racional de água. Ao todo, foram realizadas palestras em 19 salas envolvendo cerca de 700 alunos. Folhetos também foram entregues na festa de aniversário da cidade.

15

Junho

02 – Emei Padre Paulina 09 – Emefei Pref. José de Oliveira 23 – Emefei Mario Cóvas 30 – Emef Profª Thereza Angelina Lourençon

Agosto

11 – Escola Estadual Monsenhor Dr. Arthur Ricci 18 – Escola Nova Vida 25 – Colégio Trevo

Setembro

15 – Emefei Bairro da Mina 22 – Emefei José Leme do Prado Filho 29 – Escola Estadual Padre José Anchieta

Outubro

06 – Emefei Jardim Vitória 20 – Emei Profª Nilma Ernesta Cortellazzi Tartalha 27 – Emefei Cássio Bvussab

Novembro

10 – Emefei Fazenda Pinheiros 17 – Emefei Abílio Betelli 24 – Emefei Jacob Victor Levis


Pensando no futuro

Desenvolvimento, inovação e transparência

Realizar as ações para que a população tenha os serviços essenciais à disposição é obrigação de todo gestor público. Pensar o futuro da cidade com inteligência, inovação e transparência é algo que apenas quem conhece realmente a cidade pode fazer. Para que Itupeva seja nos próximos anos uma cidade referência em toda a região, existem caminhos a serem percorridos desde já. Um deles é economizar os recursos públicos e investi-los corretamente, para benefício de toda a população. As parcerias com empresas da cidade já realizadas este ano são o resultado da confiança que o município conseguiu recuperar depois de anos. Sem recursos por conta da situação financeira deixada na cidade, é preciso criar, inovar. Criar condições para que as pessoas possam melhorar a condição de vida, empreender, encontrar novos empregos. Buscar verbas em outras esferas, estadual e federal, para conseguir fazer aquilo que as pessoas esperam dos governantes. Mas também é preciso mostrar aquilo que está fazendo, de que forma está utilizando os recursos públicos, ficar em contato permanente com as pessoas. E isso a Prefeitura de Itupeva tem buscado desde os primeiros dias de 2017. Confere aí!

Parceria inédita garante festa de aniversário Neste ano, o aniversário de Itupeva foi comemorado de uma maneira especial, totalmente voltada para as famílias. Atrações para crianças, muita música, apresentações culturais, atividades esportivas, educação ambiental, dicas de trânsito seguro, comida, animação e até a entrega de presentes para a cidade, quando foram apresentadas as três novas ambulâncias e quatro vans para transporte de pacientes da cidade. Pela primeira vez, também, a Prefeitura não precisou gastar com a comemoração, que foi custeada pelos empresários da cidade. Uma ação social muito elogiada pela população e que marcou os 52 anos da cidade.

16


Pensando no futuro

Fundo Social oferece 10 novos cursos profissionalizantes O novo Fundo Social de Solidariedade de Itupeva oferece 10 cursos profissionalizantes, que geram renda e emprego para a população. Entre eles estão corte e costura, hardanger - ponto reto, vagonite - vagonite oitinho, patch apliqué, crochê, bordado no tecido xadrez, panificação, confeitaria, manicure e pedicure, digitação e informática. Mais de 800 pessoas se inscreveram para participar das aulas, que são feitas na própria sede do Fundo Social.

10

NOVOS

Prefeitura de Itupeva convoca novos profissionais para a Educação

CURSOS

800

A Prefeitura de Itupeva convocou 63 candidatos aprovados no processo seletivo para diversos níveis da educação infantil. O processo foi realizado em 2015, mas os professores ainda não tinham sido chamados. Foram contratados professores de educação básica II, que lecionarão a matéria de Filosofia, professores de educação básica I para o Ensino Fundamental e vagas para professores de educação básica II, que darão aula de música.

INSCRITOS

Cidade vai poder contar com represa de abastecimento de água Para atender a demanda de empresas e ainda melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Itupeva discute com a Sabesp a criação de uma represa no município e também melhorias na rede de esgoto.

Abastecimento de energia para receber novas indústrias está garantido Mantendo a linha da nova administração de Itupeva, de que a cidade precisa melhorar a infraestrutura oferecida para moradores, comerciantes e empresários a fim de que se produza mais e atraia novas indústrias, a Prefeitura de Itupeva e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) discutiram as necessidades no fornecimento de energia do município. Vários pontos foram citados na reunião, entre eles o problema com quedas frequentes de energia em vários bairros. O crescimento industrial não afetará o abastecimento de energia na cidade, segundo a empresa.

17

Recursos em Brasília e São Paulo vão garantir melhorias para a cidade Obras de infraestrutura, asfalto, saneamento básico e de trânsito são tão esperadas pelos moradores de Itupeva que a Prefeitura não mediu esforços para buscar torná-las realidade. Em visitas recentes à Assembleia Legislativa de São Paulo e ao Congresso Nacional, tanto os deputados estaduais quanto os federais conheceram a realidade financeira encontrada em nosso município e se dispuseram a ajudar com emendas ao Orçamento do Estado e da União para que a cidade consiga desenvolver essas ações. Assim que estas emendas forem aprovadas, elas serão anunciadas oficialmente no município para marcar uma nova era para todos os cidadãos itupevenses.


100 ações em 100 dias

Realizações da Prefeitura de Itupeva em 100 dias 1 Trabalho de recuperação da cidade (prédios públicos, patrimônios, veículos) 2 Parceria com o Governo do Estado para a Defesa Civil 3 Recuperação das áreas de lazer municipais (ginásios, quadras, parques infantis) 4 Ações de prevenção à enchente no córrego Piracatu 5 Pagamento do salário atrasado dos servidores públicos 6 Pagamento da dívida com os estagiários 7 Pagamento total do 13º salário 8 Pedido ao Sebrae para instalação de um posto de atendimento 9 Retomada imediata do serviço de coleta de lixo, paralisado por falta de pagamento do antigo governo

10 Realização de serviços e manutenção na cidade (corte de mato, pintura, tapa-buraco)

11 Serviços do Detran de Itupeva são reativados e inovados 12 Prefeitura renova convênio com a Polícia Civil 13 Abertura e realização dos exames médicos para a piscina 14 Anúncio do novo comandante da Guarda Civil Municipal 15 Programa da Defesa Civil para criar grupos com agentes multiplicadores 16 Manutenção de creches e escolas antes do início do ano letivo 17 Sebrae Móvel vem para Itupeva 18 Cadastramento e valorização dos artistas locais 19 Campanha de trânsito na volta às aulas 20 Projeto para construção da represa e melhorias na rede de esgoto 21 Prefeitura reforma máquinas abandonadas 22 Ações para criação de emprego e renda para Itupeva 23 Pagamento e regularização do auxílio-viagem aos estudantes 24 Garantia de abastecimento de energia para novas indústrias 25 Obras da UBS Hortênsias são iniciadas 26 Início da revitalização e reestruturação da Praça de Eventos da Pedreira

27 Assinado convênio para o programa Primeiríssima Infância 28 Fundo Social oferece 10 novos cursos profissionalizantes 29 Revitalização e pintura do Coreto, no Centro da cidade 30 Patrulhamento Rural é criado em Itupeva 31 Entrega de dois tratores totalmente reformados para apoio à produção agrícola 32 Visita oficial ao Conselho Tutelar do município 33 Reunião de planejamento dos educadores para início do ano letivo 34 Parceria com a Associação Comercial e Empresarial para apoio aos empresários da cidade

35 Repasse de recursos para a APAE 36 Decisão de não realizar o Carnaval e garantir mais segurança à cidade 37 Abertura de vagas para agricultores participarem de eventos nacionais do setor 38 Parceria com as academias de Itupeva 39 Oficializado diagnóstico para regularização fundiária em Itupeva 40 Casa da Cultura oferece novos cursos para a população 41 Nova empresa é contratada para zerar fila dos exames laboratoriais 42 Pagamento de benefícios aos servidores (vale-combustível, vale-transporte e cesta básica)

43 Criação do Núcleo de Atendimento às Vítimas da Violência (NAVV) 44 Pagamento das dívidas com o Hospital Municipal 45 Circo Social é ampliado e passa a atender crianças a partir dos 9 anos 46 Assina do compromisso com programa “Prefeito Amigo da Criança” 47 Lançado o novo portal de informações da Prefeitura 48 Educação evita que merenda com validade vencida chegue às crianças 49 Mutirão contra a dengue vistoriou mais de 6 mil imóveis em três meses 50 Campanha de conscientização na Semana da Água 51 Parceria de empresas garante festa de aniversário da cidade 52 Obras na Via Joaquim Bueno Neto 18


100 ações em 100 dias

53 Inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania no Fórum de Itupeva

54 Biblioteca fará parte do novo Espaço Cultural de Itupeva 55 Novas turmas criadas para o programa EJA 56 Procon de Itupeva registra 300 atendimentos em 2 meses 57 Reunião debate papel da mulher na sociedade 58 Posse dos conselheiros do Itupeva Previdência 59 Saúde da Família define cronograma de visitas 60 Escolinha de vôlei abre vagas para atletas de várias idades 61 Parceria entre PAT de Itupeva e Senai de Itu para oportunidade de cursos e vagas de emprego às pessoas com deficiência

62 Prefeitura faz repasse para que atletas do caratê disputassem seletiva em Aracaju

63 Revitalização do Portal da Cidade 64 Início das inscrições para Curso Técnico de Administração 65 Tecnologia: professores e alunos estudam com ajuda da Internet 66 Programa de transporte adaptado para cadeirante inicia atendimentos 67 Aprovados em processo seletivo da Educação são chamados 68 Programa ‘Time do Emprego’ vem para Itupeva 69 Revitalização e pintura do monumento em homenagem aos imigrantes 70 Início da campanha para troca de óleo de cozinha usado 71 Ação aborda 35 pessoas em situação de rua em um mês 72 Funcionários das UBSs passam por oficinas de acolhimento 73 Parceria com a CPFL garante projeto educacional para consumo consciente de energia

74 Parceria com o Instituto Embu de Sustentabilidade para conscientização ambiental

75 Obras de adequação e reforma do prédio de HTPC para receber a Secretaria de Educação

76 Instalação de pluviômetro na cidade 77 Valorização dos idosos com atividades no CCI 78 UBS da Vila São João organiza encontro semanais com gestantes 79 PAT muda de endereço para facilitar acesso da população

80 Entrega de três novas ambulâncias e quatro vans para transporte de pacientes 81 Visitas oficiais ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Governo Federal e Congresso Nacional para obtenção de recursos

82 Início da melhoria nas ruas da região do Quilombo (serviços de limpeza, reaterro com compactação e acabamento com bica corrida nas ruas da Vila Aparecida, além do corte de mato)

83 Execução de acesso das arquibancadas à quadra no Ginásio Dorival Raymundo 84 Apresentação da lista de credores da Prefeitura de Itupeva e publicação no portal www.itupeva.sp.gov.br

85 Prorrogação do prazo para pagamento do IPTU para 25 de março 86 Reunião com secretário estadual de Turismo para fomento do Circuito das Frutas na região

87 Visita às indústrias da cidade para discussão de melhorias e parcerias 88 Reunião com a Caixa Econômica Federal para instalação de nova lotérica e dois postos bancários

89 Entrega de certificados aos escoteiros de Itupeva pelos relevantes serviços prestados

90 Apresentação das dívidas do município e do secretariado aos vereadores 91 Negociação com fornecedores de serviços essenciais para que não houvesse prejuízo à população por atraso de pagamento

92 Revisão de valores da taxa de licença de publicidade, para que o comércio possa intensificar as vendas

93 Reunião com escritórios contábeis locais para verificação dos problemas e empecilhos afim de que empresas/comércio abram as operações no município

94 Início das obras de adequação do Canil da Guarda Civil Municipal e aquisição de dois novos cães

95 Início do projeto de implantação do sistema de rádio digital da GCM 96 Reestruturação do sistema de monitoramento por câmeras para operacionalização de 100% dos equipamentos

97 Palestras de conscientização no trânsito para alunos da rede municipal 98 Sinalização de trânsito em locais próximos às escolas (faixas de pedestre e áreas de embarque)

99 Programa de Saúde Bucal realizado com alunos das escolas municipais 100 Vacinação de moradores com destino às localidades que tenham risco de febre amarela

19


20

Informativo Prefeitura de Itupeva  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you