Issuu on Google+

BELO HORIZONTE Ano XIX • N. 4.373

R$ 0,85

Diário Oficial do Município - DOM

Tiragem: 2.500 • 14/8/2013

de decisão, com alta tecnologia, segurança e acessibilidade, garantindo melhorias na mobilidade urbana e promovendo a sustentabilidade ambiental. A cidade já conta com 79 câmeras de videomonitoramento de trânsito do total previsto de 96. Elas estão distribuídas estrategicamente pela área central e pelos principais corredores de tráfego da cidade, como as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Amazonas, Carlos Luiz, Pedro II, Raja Gabaglia, Contorno e Afonso Pena, além de outros pontos da capital. Além das câmeras, o sistema atual conta com 19 painéis de mensagens variáveis espalhados pela cidade, dando informações atualizadas sobre a situação de trânsito nos principais corredores e também divulgando mensagens educativas. O prefeito Marcio Lacerda, que visitou o espaço onde vai funcionar o COP ontem, afirmou que o novo sistema vai garantir mais

Breno Pataro

Com o intuito de aprimorar o gerenciamento e a segurança do trânsito, a capital mineira vai ganhar no final deste ano o Centro de Operação da Prefeitura de Belo Horizonte (COP). Com o novo equipamento, o trânsito será monitorado por meio de câmeras de TV, painéis de mensagens e sistemas centralizados de semáforos. O COP também vai dar suporte operacional, tanto na parte da manutenção da sinalização como no gerenciamento de agentes, e de equipamentos, assim como na remoção de veículos, no atendimento de ocorrências e também nas operações realizadas pela Unidade Integrada de Trânsito, formada por membros da BHTrans, da Polícia Militar e da Guarda Municipal,. O COP está em construção na avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, no bairro Buritis, sede da BHTrans. O objetivo é que o COP seja um centro estratégico de tomadas

Breno Pataro

COP será um centro de tomadas de decisão formado por uma estrutura de alta tecnologia e segurança

dom 4373.indd 1

fluidez ao trânsito da cidade. “Com a instalação de novos radares e câmeras de monitoramento serão necessários menos agentes e guardas municipais supervisionando o trânsito, já que o COP fará o trabalho de monitoramento viário e prestará informações sobre o tráfego”, salientou. De acordo o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, o COP não servirá apenas para operações do trânsito e dará suporte também às atividades de órgãos como Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (Smafis). Além do prefeito Marcio Lacerda e do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor, as obras foram acompanhadas ontem pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira, e por uma equipe técnica de engenheiros. O COP receberá investimentos de aproximadamente R$ 38 milhões e deve começar a operar antes da Copa do Mundo, em junho, no ano que vem.

Reprodução

Centro de Operação da Prefeitura terá câmeras de TV, painéis de mensagens e sistemas centralizados de semáforos, serviços que vão aprimorar o gerenciamento e a segurança viária da cidade, trazendo melhorias à mobilidade urbana

Reprodução

BH vai ganhar um centro estratégico de monitoramento de trânsito

Centro vai funcionar na sede da BHTrans, no Buritis

Inovações tecnológicas Também faz parte do projeto de ampliação do COP a implantação de um painel digital com um mapa gráfico, no qual todas as ocorrências que demandam intervenções da BHTrans estarão representadas em uma grande tela com informações como desvios, quedas de árvores e acidentes. O painel mostrará também, simultaneamente, a localização dos agentes em campo e a posição dos reboques, entre outros dados. Através do portal da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br), a população poderá consultar as ocorrências de trânsito de forma mais detalhada, decidindo pelo melhor caminho antes de sair de casa. O COP vai contar ainda com um aplicativo computacional de controle do tráfego, incluindo um mapa digital gráfico georreferenciado. O centro vai permitir a modernização do sistema de centralização de semáforos nos corredores de Belo Horizonte. Cerca de 120 interseções semaforizadas em seis dos principais corredores da cidade (avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Cristiano Machado, Amazonas, Pedro II e Carlos Luz) serão controladas através de novos softwares, o que possibilitará a melhoria do sistema semafórico.  Outra inovação tecnológica são os computadores de mão que serão utilizados pelos agentes em atividades de campo. Com os equipamentos, denominados PDAs (Personal Digital Assistent), os agentes irão receber e enviar informações mais detalhadas sobre as operações de trânsito. Esse equipamento, somado às câmeras de monitoramento do trânsito, painéis de mensagens e ao sistema de controle dos semáforos, fornecerão dados gerenciais para a BHTrans e informações sobre o tráfego para a população, que pode acessar os dados pelo portal até mesmo pelo telefone celular.

13/08/2013 19:27:39


BELO HORIZONTE

Poder Executivo

Diário Oficial do Município

2

Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Confira o funcionamento da PBH durante o feriado de Assunção de Nossa Senhora  

Horizonte será facultativo, conforme decreto 15.299, de 9 de agosto de 2013. Confira nesta página o funcionamento dos diversos órgãos e equipamentos da administração municipal neste período.

Abastecimento

• Banco de Alimentos (rua Tuiutí, 888, Padre Eustáquio) – Fechado entre amanhã e domingo. • Central de Abastecimento Municipal (rua Maria Pietra Machado, 125, São Paulo) – Abre amanhã e no domingo das 7h às 13h. Na sexta e no sábado abre das 7h às 18h. • Feira Coberta do Padre Eustáquio (rua Pará de Minas, 821, Padre Eustáquio) – Funciona amanhã e no domingo das 8h às 12h. Na sexta e no sábado o funcionamento é das 8h às 18h.  • Mercado do Cruzeiro (rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro) – Amanhã e no domingo abre das 7h às 13h. Na sexta e no sábado funciona das 7h às 19h. • Mercado da Lagoinha (av. Antônio Carlos, 821, São Cristóvão) – Fechado entre amanhã e domingo. • Feiras Livres – Abertas das 7h às 13h entre amanhã e domingo. • Feiras Modelo – Fechadas entre amanhã e domingo. • Sacolões ABasteCer – O funcionamento será facultativo amanhã, das 7h às 13h. Na sexta e no sábado, o funcionamento é das 7h às 18h e, no domingo, das 7h às 13h.   • Restaurantes Populares – As unidades I (Centro) e IV (Barreiro) estarão fechadas amanhã, sábado e domingo. Na sexta, elas funcionam normalmente. Já as unidades II (Santa Efigênia) e III (Venda Nova) estarão fechadas entre amanhã e domingo. • Refeitório Popular da Câmara Municipal (avenida dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia) – Fechado entre amanhã e domingo. • Feiras de Orgânicos – Não funcionam amanhã e no domingo. Na sexta e no sábado estarão abertas das 7h às 12h. • Armazém da Roça (Rodoviária, 2º piso, no Centro, e rua Maria Pietra Machado, 125, bairro São Paulo) – Fechado entre amanhã e domingo • Direto da Roça – Funciona entre amanhã e domingo das 7h às 13h.  

Museus

Gilvan Rodrigues

• Museu de Arte da Pampulha (Av. Ota­cílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha). Fechado entre amanhã e domingo.  • Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) - Abre amanhã entre 10h e 21h e nos demais dias das 10h às 17h.

• Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha) – Funciona normalmente entre amanhã e domingo, das 9h às 18h. • Centro de Referência da Moda (CRModa) (Rua da Bahia, 1.149, Centro) – Fechado entre amanhã e domingo. • Arquivo Público da Cidade (Rua Itambé, 227, Floresta) – Não abrirá entre amanhã e domingo.  

Parques e Zoológico • O Parque Municipal abre das 6h às 18h de amanhã a domingo. Os demais parques funcionam das 8h às 18h.  • Mirante do bairro Mangabeiras (Rua Pedro José Pardo, 1.000, bairro Mangabeiras) – Aberto ao público entre amanhã e domingo das 10h às 22h. • O Jardim Zoológico e o Jardim Botânico (Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) ficam abertos entre amanhã e domingo, das 8h30 às 16h. Já o Aquário da Bacia São Francisco abre às 9h e fecha às 16h. • O Parque Ecológico da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha) estará aberto ao público entre amanhã e domingo, das 8h30 às 17h.  

dom 4373.indd 2

Limpeza Urbana

Breno Pataro

Amanhã, dia 15, Belo Horizonte celebra oficialmente (de acordo com a lei 1.327, de 8 de fevereiro de 1967) a Assunção de Nossa Senhora. Na sexta, dia 16, o expediente na Prefeitura de Belo

• A coleta de lixo domiciliar será executada normalmente amanhã e não haverá serviços de varrição. Todos os serviços de limpeza urbana serão executados normalmente na sexta e no sábado.  

 Defesa Civil • O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive com plantão aos domingos e feriados. O contato pode ser feito por meio do telefone 199.  

BH Resolve • Fechado entre amanhã e domingo.  

Transporte

Saúde • Amanhã as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens (rua Formiga, 50, Lagoinha), a Central de Internação (av. Afonso Pena, 2.336, Funcionários) e o Samu (telefone 192) funcionam normalmente. Os Cersams funcionam conforme escala mínima no horário diurno e com equipe completa no plantão noturno. O Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funciona normalmente.  • Na sexta-feira, as UPAs, o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internações e o Samu funcionam normalmente. Os centros de saúde funcionam das 7h às 17h, com escala mínima da equipe, com obrigatoriedade de garantir a realização das atividades de rotina. Os Cersams funcionam com equipe de plantão no horário diurno e com equipe completa no horário noturno. Os centros de convivência funcionam com escala por microrregião e o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funciona normalmente.  • No sábado e no domingo, as UPAs, o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internações, o Samu, os Cersams e o Serviço de Urgência Psiquiátrica funcionam normalmente.

Atendimentos de urgência e emergência:

Instituição Hospital Odilon Behrens

Tipo de atendimento 24 horas Cirurgia geral e pediátrica, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, odontologia, ginecologia e suturas de urgência.

UPA Barreiro

Clínica médica, pediatria, cirurgia geral.

UPA Oeste

Clínica médica, pediatria, cirurgia, ortopedia e odontologia.

UPA CentroSul

Clínica médica e cirurgia geral.

UPA Leste

Clínica médica, ortopedia, pediatria, cirurgia e suturas.

UPA Nordeste

Clínica médica, pediatria e cirurgia.

UPA Pampulha

Clínica médica, pediatria e cirurgia.

UPA Norte

Clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia.

UPA Venda Nova

Clínica médica, pediatria e cirurgia geral.

Centro Geral de Pediatria Hospital Alberto Cavalcanti Hospital das Clínicas Hospital João XXIII

Pediatria. Clínica médica, pediatria, cirurgia e suturas. Clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia, oftalmologia. Politrauma, grandes queimados, intoxicações graves, fraturas expostas, neurocirurgia.

Hospital Júlia Kubitscheck

Clínica médica, pediatria, cirurgia geral.

Hospital Risoleta Tolentino Neves

Clínica médica, pediatria, suturas, ortopedia e neurologia.

Endereço Rua Formiga, 50, Lagoinha Rua Aurélio Lopes, 20, Diamante Rua Barão Homem de Melo, 1710, Nova Granada Rua Domingos Vieira, 488, Santa Efigênia Rua 28 de Setembro, 372, Esplanada Rua Itamaracá, 535, Concórdia Av. Santa Terezinha, 515, SantaTerezinha Rua A, 270, Primeiro de Maio Rua Padre Pedro Pinto, 322, Venda Nova Alameda Ezequiel Dias, 345, Santa Efigênia Rua Camilo de Brito, 636, Padre Eustáquio Avenida Professor Alfredo Balena, 110, Santa Efigênia Avenida Professor Alfredo Balena, 400, Santa Efigênia Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2745, Milionários Rua das Gabirobas,1, Vila Clóris

• As linhas do sistema de transporte coletivo gerenciado pela BHTrans vão operar amanhã e no domingo com o quadro de horário de domingos e feriados. Na sexta, operarão com o quadro de dia atípico. No sábado circulam com o quadro de horário normal.  

Postos

de informações turísticas • Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins (Rodovia MG 10, Confins) – Aberto amanhã, sábado e domingo, das 8h às 18h. Na sexta funciona das 8h às 22h.  • Centro de Referência Turística Álvaro Hardy – Veveco (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luiz) – Aberto entre amanhã e domingo, das 8h às 17h. • Aeroporto da Pampulha (Praça Bagatelle, 204, Pampulha) – Aberto amanhã e na sexta, das 8h às 17h, no sábado, das 8h às 16h, e no domingo, das 13h às 18h. • Belotur (Rua Pernambuco, 282, Funcionários) – Fechado entre amanhã e domingo. • Mercado Central (Avenida Augusto de Lima, 744, Centro) – Abre amanhã, sábado e domingo, das 8h às 15h. Na sexta, funciona das 8h30 às 18h30. • Mercado das Flores / Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1.055, Centro) – Aberto amanhã, no sábado e no domingo, das 8h às 15h. Na sexta, fica aberto das 8h30 às 18h30. • Rodoviária (Praça Rio Branco, Centro) – Aberto entre amanhã e domingo, das 8h às 18h. 

13/08/2013 19:27:43


BELO HORIZONTE

Poder Executivo

Diário Oficial do Município

Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

3

Os centros culturais da Fundação Municipal de Cultura recebem durante todo o mês de agosto uma mostra com os filmes premiados no 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, realizado em 2012 pela Fundação Clóvis Salgado. Ao longo do mês estão sendo mostrados filmes dos programas Infantil, Juvenil, Juventude I e Brasil II que fizeram parte do último Festival. As sessões são gratuitas. Os centros culturais Vila Fátima (rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima) e Venda Nova (rua José Ferreira Santos, 184, Novo Letícia) já exibiram alguns dos curtas do 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Em Venda Nova foram exibidos alguns curtas da sessão Infantil e na Vila Fátima, filmes das sessões Infantil, Brasil II e Juvenil.  Amanhã o Centro Cultural Alto Vera Cruz (rua Padre Júlio Maria, 1.577, Alto Vera) exibe filmes da sessão infantil, às 14h. E ocorre exibição de curtas das sessões Brasil II e Infantil nos centros culturais Zilah Spósito (rua Carnaúba, 286, Conjunto Zilah Spósito, bairro Jaqueline) e Vila Santa Rita (rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita) . Na sexta, dia 16, o Centro Cultural São Bernardo (rua Edna Quintel, 320, bairro São Bernardo) exibe, às 13h30, filmes das sessões Infantil e Juvenil. Confira ao lado a programação: 

 

Filmes da Sessão Infantil:

• “A noite dos palhaços mudos” (Juliano Luccas, SP, 2012, 15’, cor) • “Cadê meu rango?” (George Munari Damiani, SP, 2012, 04’08’’, cor) • “A shadow of blue” (Carlos Lascano, França/Espanha, 2011, 12’43’’, cor) • “De martelos e serrotes” (Jackson Abacatu, MG, 2012, 02’52’’, cor) • “Duo de volailles, sauce chasseur” (Pascale Hecquet, Bélgica/França, 2011, 06’, P&B) • “O fim do recreio” (Vinicius Mazzon, Nélio Spréa, PR, 2012, 17’26’’, cor)  

Filmes da Sessão Brasil II:

• “Capela” (Gustavo Rosa de Moura, SP, 2011, 12’, cor) • “Dois” (Thiago Ricarte, SP, 2012, 16’, cor) • “Menino do Cinco” (Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira, BA, 2012, 20’, cor) • “Espírito Santo Futebol Clube” (André Ehrlich Lucas, Lucas Vetekesky, ES, 2012, 29’36’’, cor)  

Filmes da Sessão Juvenil:

• “O Afinador” (Matheus Parizi Carvalho, Fernando Camargo, SP, 2012, 15’05’’, cor) • “A triste história de Kid-Punhetinha” (Andradina Azevedo, Dida Andrade, SP, 2012, 15’, cor) • “Vacarme” (Daniel Karolewicz, Canadá, 2011, 14’, cor) 13 curtas serão exibidos em seis centros culturais diferentes até sexta-feira

Projeto Crav nos Centros Culturais chega ao Lindeia Regina com apresentação gratuita de filmes

Fotos: Divulgação

O Centro de Referência Audiovisual (Crav), em parceria com os centros culturais da Fundação Municipal de Cultura e com apoio da Rede BH Cineclube, leva hoje, às 19h, ao Centro Cultural Lindeia Regina (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, bairro Regina) três curta metragens que têm o idoso como foco. A entrada

Fotos: Divulgação

Filmes premiados no Festival Internacional de Curtas têm exibição gratuita em centros culturais de BH

é gratuita. O Crav nos Centros Culturais é um projeto que pretende aproximar o público do fazer cinematográfico e difundir obras ficcionais e documentais contidas no acervo do Centro de Referência Audiovisual que não fazem parte do circuito comercial. O projeto

propõe ainda debates sobre os filmes após cada exibição, além de uma pequena exposição de material do seu acervo como películas 16mm e 35mm, batoques, coladeiras e livros sobre cinema, entre outros materiais relacionados à sétima arte. A cada sessão será escolhido

um filme cuja temática procure se adequar à região ou ao bairro em que o centro cultural está inserido,

aos grupos folclóricos locais ou, ainda, a aspectos históricos e culturais da cidade.

Crav O Centro de Referência Audiovisual tem como propósito a preservação de uma ampla documentação em suporte audiovisual e, para tanto, desenvolve ações de acondicionamento, tratamento, catalogação, difusão e fomento de produções que retratam aspectos da cidade e de seus personagens, mantendo viva e acessível a memória de Belo Horizonte. As atividades técnicas do Crav são desenvolvidas em sua sede, que fica na avenida Álvares Cabral, 560, no Centro. O trabalho de difusão é feito por meio dos projetos Amostra Crav, Cine Pop, Crav ao Ar Livre e, agora, o Crav nos Centros Culturais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS CURTAS • “Daqui Nóis Não Arreda o Pé” (Jairo Teixeira dos Santos, MG, 15 minutos) - Mostra a relação entre duas irmãs idosas e a comunidade. São reféns em sua própria morada. Documentário realizado através do projeto Revelando os Brasis. • “Brilhantino” (Ériton Bercaço, PE, 16 minutos) - O senhor que dá nome ao título vive fora da urbe, um ermitão que faz de sua luz interna o combustível para continuar vivendo. Documentário realizado através do projeto Revelando os Brasis. • “Idade das Emoções” (Direção coletiva, MG, 11 minutos) - Ao contrário dos anteriores, nos lança algumas opções para tentar reverter este quadro ao retratar um grupo de idosos de Venda Nova e seu processo de ressocialização através de atividades físicas, música, teatro. Documentário realizado através do projeto Horizontes Periféricos.

dom 4373.indd 3

13/08/2013 19:27:52


BELO HORIZONTE

Poder Executivo

Diário Oficial do Município

30

Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Indicadores Econômicos de Belo Horizonte Taxas de Juros – Julho de 2013

Evolução dos Preços ao Consumidor IPCA(1) Período

IPCR(2) Variação (%)

Índice de Base Fixa (4ª Jul/94=100)

Variação (%)

Índice de Base Fixa (4ª Jul/94=100)

mar/13

398,78

0,50

2,69

401,12

0,60

2,21

Últimos 12 Meses 5,36

abr/13

400,74

0,49

3,19

5,75

403,29

0,54

2,76

5,35

mai/13

401,90

0,29

3,49

5,71

404,42

0,28

3,05

5,09

jun/13

402,94

0,26

3,76

5,87

405,11

0,17

3,23

4,99

jul/13

403,18

0,06

3,82

5,75

403,49

-0,40

2,81

4,38

424,60 (3)

1ª ago/13

No ano

0,12

4,42

No mês

424,82 (3)

5,80

No ano

-0,37

Menor

Maior

Diferença (%)

Média

2,42

7,50

209,92

4,80

Prefixada (montadoras)

0,89

1,84

106,74

1,35

Prefixada (multimarcas)

1,44

2,41

67,36

1,95

Prefixada (montadoras)

1,16

2,30

98,28

1,60

Prefixada (multimarcas)

1,34

2,35

75,37

1,91

4,14

20,48

394,69

12,69

Empréstimos pessoa física

Últimos 12 Meses 5,60

No mês

Taxas médias praticadas(1)

Setores

3,26

Alimentício Automóveis Novos

Automóveis Usados

Cartão de Crédito

4,27

(1) IPCA= Índice de Preços ao Consumidor Amplo: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte (2) IPCR= Índice de Preços ao Consumidor Restrito: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte

Cheque Especial (2) (8)

3,98

9,87

147,99

7,86

Combustíveis

5,70

17,93

214,56

10,49

Imóveis Construídos

0,02

2,16

10.700,00

1,04

Imóveis na Planta

0,08

1,82

2.175,00

0,92

0,75

3,40

353,33

2,05

CDC - Financeiro (8)

3,05

4,65

52,46

3,88

CDC - Bens Alienáveis (8)

1,25

2,10

68,00

1,46

1,88

7,08

276,60

3,46

Construção Civil (3) (7)

Evolução da inflação, salário mínimo e cesta básica Índice de Base Fixa (Jul/94=100)

Período

Salário Mínimo

IPCA(1) fev/13

Variação (%)

396,80

1046,46

No mês

Cesta Básica(2) 550,38

IPCA

Salário Mínimo

Cesta Básica

IPCA

0,00

1,05

2,18

-0,20

Cooperativas de Crédito (empréstimo)

No ano

Últimos 12 Meses

Salário Mínimo

Cesta Básica

IPCA

9,00

10,84

5,39

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Salário Mínimo

Cesta Básica

9,00

20,64

Eletroeletrônicos

mar/13

398,78

1046,46

563,60

0,50

0,00

2,40

2,69

9,00

13,51

5,60

9,00

25,42

Mobiliário

0,68

7,34

979,41

3,09

abr/13

400,74

1046,46

578,77

0,49

0,00

2,69

3,19

9,00

16,56

5,75

9,00

29,20

Financeiras Independentes

12,09

15,44

27,71

13,28

mai/13

401,90

1046,46

578,52

0,29

0,00

-0,04

3,49

9,00

16,51

5,71

9,00

25,78

Turismo

jun/13

402,94

1046,46

571,42

0,26

0,00

-1,23

3,76

9,00

15,08

5,87

9,00

23,38

Nacional

0,87

2,17

149,43

1,33

Internacional

0,85

2,13

150,59

1,31

1,41

6,90

389,36

3,57

1,95

jul/13

403,18

1046,46

537,31

0,06

0,00

-5,97

3,82

9,00

8,21

5,75

9,00

8,88

Vestuário e Calçados

(1) IPCA= Índice de Preços ao Consumidor Amplo: mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos na cidade de Belo Horizonte (2) Cesta Básica: representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação definida pelo Decreto-lei 399/38

Empréstimos pessoa jurídica

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

Desconto de Duplicatas (8)

0,94

2,52

168,09

Capital de Giro (8)

1,43

2,34

63,64

1,84

Conta Garantida (8)

1,98

4,18

111,11

2,80

Evolução do Mercado Imobiliário: Aluguéis Residenciais Período

Índice de Base Fixa (Jul/94=100)

Captação

Comerciais

Variação (%)

Índice de Base Fixa (Jul/94=100)

CDB 30 dias (4)

Variação (%)

fev/13

447,56

0,30

1,04

Últimos 12 Meses 7,79

617,77

0,80

1,46

Últimos 12 Meses 10,71

mar/13

450,11

0,57

1,62

7,37

623,70

0,96

2,43

10,87

Poupança (5)

abr/13

452,00

0,42

2,04

7,42

627,57

0,62

3,08

11,08

Taxa SELIC (6)

mai/13

454,72

0,60

2,66

6,78

631,39

0,61

3,69

10,31

jun/13

457,44

0,60

3,27

7,07

635,31

0,62

4,34

10,09

jul/13

459,78

0,51

3,80

7,24

639,95

0,73

5,10

9,88

No mês

No ano

No mês

No ano

0,65

Cooperativas de Crédito (aplicação)

0,63

Fundo de Investimento Curto Prazo

0,21

0,66

214,29

0,47

Fundo de Investimento Longo Prazo

0,45

0,71

57,78

0,57 0,46 0,67

(5) Taxa referente ao primeiro dia do mês subsequente

(1) Considera-se a média das taxas praticadas pelos informantes (2) Não são consideradas vantagens progressivas

(6) Média ponderada pela vigência

(3) Inclui a variação dos indexadores CUB, TR, INCC e IGP-M

(7) Novo cálculo considerando o período dos índices que compõem a estimativa (8) Dados coletados a partir de informações consolidadas no Banco Central do Brasil

(4) Taxa ANBID do primeiro dia útil do mês e projetada para 30 dias

.. Não se aplica dados numéricos

ND - não disponível

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

Tarifas Bancárias – Julho de 2013

Valores médios (em R$) dos aluguéis residenciais por classe de bairro(*) - Julho de 2013

Forma de Cobrança

Produtos / serviços(1)

Imóveis

Apartamentos

Popular

Médio

Alto

Luxo

Apartamento 1 Quarto

493,64 (11)

990,00 (10)

761,76 (34)

1302,09 (91)

Apartamento 2 Quartos

696,16 (81)

977,01 (109)

1130,91 (181)

2045,68 (155)

Apartamento 3 Quartos 1 Banho

838,89 (28)

995,24 (21)

1216,54 (39)

1613,33 (15)

1194,09 (46)

1343,62 (79)

1604,44 (274)

2410,88 (373)

(1)

-

2136,56 (9)

2977,38 (42)

2275,00 (10)

2139,80 (5)

2621,49 (53)

4620,13 (154)

432,00 (15)

592,22 (9)

715,71 (7)

-

569,29 (14)

(2)

(2)

-

(3)

-

-

-

780,59 (29)

906,82 (22)

1166,25 (8)

2177,78 (9)

988,83 (18)

1250,00 (4)

1675,00 (4)

(1)

1330,30 (23)

1763,13 (15)

2844,44 (9)

6237,50 (8)

Apartamento 3 Quartos 2 ou mais Banhos Apartamento 4 Quartos e até 2 Banhos Apartamento acima de 4 Quartos e 2 Banhos Barracão 1 Quarto

Casa 1 Quarto Casa 2 Quartos Casa 3 Quartos e 1 Banho Casas

Casa 3 Quartos e 2 ou mais Banhos

Confecção de cadastro para início de relacionamento - CADASTRO

por evento

0,00

59,00

..

20,68

CARTÃO - Fornecimento de 2º via de cartão com função débito

por cliente

5,30

10,00

88,68

6,37

CARTÃO - Fornec. de 2ª via de cartão com função mov. conta de poupança

por cliente

5,30

10,00

88,68

6,37

por Operação

28,50

52,00

82,46

42,35

CHEQUE - Contra-ordem e oposição ao pagamento de cheque

por cheque

10,35

15,00

44,93

11,68

CHEQUE - Fornecimento de folhas de cheque

por cheque

1,00

1,50

50,00

1,27

CHEQUE - Cheque Administrativo

por Cheque

20,00

30,00

50,00

23,89 10,50

CHEQUE - Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF)

CHEQUE - Cheque Visado

por cheque

0,00

21,00

..

Saque de conta de depósitos à vista e de poupança - SAQUE pessoal

por operação

2,00

3,00

50,00

2,18

Saque de conta de depósitos à vista e de poupança - SAQUE Terminal

por operação

1,15

3,00

160,87

1,74

Saque de conta de dep. à vista e de poupança - SAQUE correspondente

por operação

1,15

2,15

86,96

1,50

DEPÓSITO - Depósito Identificado

por operação

0,00

3,00

..

1,90

Forn. de ext. de um periodo conta dep. à vista e poup. - EXTRATO (P)

por operação

1,45

6,00

313,79

3,04

Forn. de ext. de um periodo conta dep. à vista e poup. - EXTRATO (E)

por operação

1,35

3,00

122,22

2,01

Forn. de ext. de um periodo conta dep. à vista e poup. - EXTRATO (C)

por operação

1,20

1,40

16,67

1,29

Ext. mensal de conta de dep. à vista e poup. p/um período -EXTRATO(P)

por operação

2,00

6,00

200,00

3,18

Ext. mensal de conta de dep. à vista e Poup. p/um período - EXTRATO(E)

por operação

1,35

4,00

196,30

2,17

Ext. mensal de conta de dep. à vista e poup. p/um período - EXTRATO(C)

por operação

1,20

4,00

233,33

1,81

Fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado

por operação

4,40

6,00

36,36

5,15

TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(P)

por operação

0,00

19,00

..

13,03

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(E)

por operação

0,00

9,50

..

7,04

Transferência agendada por meio de DOC/TED - DOC/TED agendado(I)

por operação

6,50

8,60

32,31

7,54

Transferência entre contas na própria instituição- TRANSF. RECURSOS(P)

por operação

1,00

2,00

100,00

1,17

Transferência entre contas na própria instituição-TRANSF.RECURSOS(E/I)

por operação

0,00

1,20

..

0,86

Ordem de Pagamento - ORDEM PAGAMENTO

por operação

23,80

27,00

13,45

24,98

Transferência por meio de DOC - DOC Pessoal (3)

por evento

12,85

20,00

55,64

14,85

Transferência por meio de DOC - DOC eletrônico (3)

por evento

0,00

9,50

..

7,07

Transferência por meio de DOC - DOC internet (3)

por evento

6,50

8,60

32,31

7,52

Transferência por meio de TED - TED pessoal (3)

por evento

12,85

20,00

55,64

14,85

Transferência por meio de TED - TED eletrônico (3)

por evento

0,00

9,50

..

7,07

Transferência por meio de TED - TED internet (3)

por evento

0,00

8,60

..

7,59

por operação

30,00

51,80

72,67

43,50

por evento

9,50

32,00

236,84

12,77

a cada 365 dias

24,00

54,00

125,00

44,00

OPERAÇÕES DE CRÉDITO Concessão de adiantamento a depositante - ADIANT. DEPOSITANTE PACOTE PADRONIZADO PESSOA FÍSICA PACOTE PADRONIZADO PESSOA FÍSICA

Casa 4 Quartos e até 2 Banhos Casa 4 Quartos e 2 Banhos

2250,00 (4)

-

3264,14 (7)

(3)

(2)

4875,00 (4)

CARTÃO DE CRÉDITO (3)

Fornecimento de 2ª via de cartão com função crédito

por evento

0,00

15,00

..

6,52

4680,00 (5)

8339,47 (38)

Utilização de canais de atend. para retirada em espécie - no país

por evento

4,00

15,00

275,00

8,16

Anuidade - cartão básico nacional

(*) O valor entre parênteses representa o número de imóveis utilizados no cálculo da respectiva média. Na maioria das vezes, somente são publicados valores médios obtidos a partir de quatro imóveis pesquisados. Os casos em que não foi pesquisado nenhum imóvel são indicados por hífen (-). Os valores médios referentes a apartamentos de 1 e 2 quartos da classe luxo são influenciados pela oferta de Flats.

Pagamento de contas utilizando a função crédito em espécie

por evento

1,99

16,00

704,02

9,75

Avaliação emergencial de crédito

por evento

15,00

18,00

20,00

15,63

a cada 365 dias

0,00

90,00

..

73,33

por evento

7,90

30,00

279,75

15,27

Anuidade - cartão básico internacional Utilização de canais de atend. para retirada em espécie - no exterior

(2) Considera-se a média das tarifas praticadas pelos bancos pesquisados

(1) Não são consideradas vantagens progressivas

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

Fonte: Banco Central do Brasil / Bancos - Dados trabalhados pela Fundação IPEAD/UFMG

..

Não se aplica dados numéricos

Valores (em R$)

Contribuição na variação (p.p.)

No mês

ICCBH(1)

IEE(2)

IEF(3)

ICCBH

fev/13

127,73

188,57

108,28

-2,97

-2,02

mar/13

127,44

182,14

117,42

-0,22

-3,41

abr/13

127,26

186,24

114,73

-0,14

2,25

IEE

Açúcar cristal

3,00 kg

3,99

-0,02

Arroz

3,00 kg

7,19

-0,01

Banana caturra

12,00 kg

25,68

0,46

Batata inglesa

6,00 kg

23,00

-0,79

Produto

No ano IEF -3,49

ICCBH

IEE

Últimos 12 Meses IEF -8,41

ICCBH -6,24

IEE -4,44

IEF

-7,98

-7,25

-7,22

8,44

-8,19

-10,41

-0,68

-7,00

-8,45

0,14

Café moído

0,60 kg

7,73

-0,03

-2,30

-8,32

-8,40

-2,96

-4,50

-3,15

0,29

Chã de dentro

6,00 kg

103,58

-0,77

Farinha de trigo

1,50 kg

3,81

-0,02

Feijão carioquinha

4,50 kg

27,94

-0,72

7,50 lt

17,30

0,10

750,00 gr

16,42

0,12

Óleo de soja

1,00 un

2,84

-0,02

Pão francês

6,00 kg

47,85

0,01

Tomate Santa Cruz

9,00 kg

23,91

-4,27

mai/13

126,66

178,20

118,29

-0,47

-4,32

3,10

-8,75

-12,35

0,05

-4,52

-6,82

3,81

jun/13

119,83

171,07

110,48

-5,39

-4,00

-6,60

-13,67

-15,86

-6,55

-11,90

-15,26

-3,90

Leite pasteurizado

jul/13

120,17

166,15

113,94

0,28

-2,88

3,13

-13,43

-18,28

-3,62

-11,12

-16,86

-0,52

Manteiga

(1) ICCBH: Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte: trata-se de um indicador que tem por finalidade sintetizar a opinião dos consumidores em Belo Horizonte quanto aos aspectos capazes de afetar as suas decisões de consumo atual e futuro (2) IEE: Índice de Expectativa Econômica: retrata a expectativa do consumidor em relação aos indicadores macroeconômicos

dom 4373.indd 30

Quantidade

Variação (%)

Índice de Base Fixa (Maio/04=100)

ND: não disponível

Custo da Cesta Básica(*) – Julho de 2013

Índice de Confiança do Consumidor

Período

Média(2) (R$)

CONTAS DE DEPÓSITOS

Barracões Barracão 2 Quartos

Menor (R$) Maior (R$) Diferença (%)

CADASTRO

(3) IEF: Índice de Expectativa Financeira: retrata a confiança do consumidor a respeito de alguns indicadores microeconômicos

(*) Cesta Básica: representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação definida pelo Decreto-lei 399/38

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

FONTE: Fundação IPEAD/UFMG

13/08/2013 19:27:52


Poder Executivo

Diário Oficial do Município

31

CenaMúsica apresenta espetáculos gratuitos de teatro, circo e dança em quatro espaços da cidade

Netum Lima

Junior Viegas

O edital CenaMúsica, projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), realiza quatro espetáculos entre amanhã e sábado, dia 17, que contemplam teatro, circo e dança, com apresentações para todas as idades. A entrada é gratuita. O CenaMúsica é um edital de seleção de espetáculos que serão apresentados até o final do ano. Com isso, a FMC visa estimular os artistas da cidade e apresentar à população um pouco da produção cultural existente hoje na capital mineira. Amanhã o Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha) recebe o espetáculo de dança “Trans”, que acena para o trânsito livre entre identidades de gênero. Na apresentação, dois performers brincam com os sentidos e valores atribuídos ao feminino e ao masculino, questionando padrões sem juízo de valor. Na sexta, dia 16, às 19h, será apresentado na Centro Cultural Jardim Guanabara (rua João Alves Cabral, 277, bairro Floramar), o espetáculo “Os Saltimbancos”. A peça conta a história de um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha que, descontentes com a vida no campo, vão para a cidade tentar a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem. Até que os animais percebem que a cidade não parece ser o melhor lugar para se viver. Finalizando a semana, no sábado, dia 17, acontecem dois espetáculos. No Parque Marcos Mazzoni (rua Deputado Bernardino Sena Figueiredo, 1.022, bairro Cidade Nova), às 16h, acontece o “Tradição das Gerais”, espetáculo cênico baseado em pesquisas de expressões tradicionais presentes na cultura mineira, tais como as danças e os cânticos do universo popular. E na quadra do IAPI, na avenida Antônio Carlos, ao lado do Hospital Odilon Behrens e da Escola Municipal de Belo Horizonte, às 10h, acontece a apresentação do espetáculo de circo “Brisa’s Beach”, no qual uma palhaça, com sua mala cheia de objetos, encontra todas as soluções para resolver seus conflitos.

Fernando Bustamante

Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BELO HORIZONTE

Edital CenaMúsica estimula artistas da cidade e apresenta à população um pouco da produção cultural atual da capital

Inscrições para Virada Cultural de Belo Horizonte se encerram na sexta, dia 16 O número de artistas e grupos inscritos para participar da Virada Cultural já ultrapassou a marca dos 700. Os interessados em compor a grade de apresentações do evento devem ficar atentos, pois as inscrições vão até sexta, dia 16, no site www.viradaculturalbh. com.br. A primeira Virada Cultural da capital acontece nos dias 14 e 15 de setembro e irá proporcionar 24 horas de programação artística e cultural gratuita nas mais diversas áreas, com espetáculos de música, teatro, dança e circo e ações audiovisuais, literárias, de artes

dom 4373.indd 31

plásticas, moda e gastronomia. O evento será realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com a Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB). Cerca de cem atrações serão selecionadas por uma comissão formada por membros da sociedade civil e do poder público e o resultado do processo seletivo será divulgado na segunda quinzena de agosto. Cada artista ou grupo selecionado receberá uma verba de apoio que varia de

R$ 500 a R$ 3 mil. Nesta primeira edição, a Virada Cultural de Belo Horizonte traz à tona conceitos que vêm sendo apropriados pela cidade, como uso do espaço público, sustentabilidade, criatividade, interatividade, mobilidade, diversidade, horizontalidade e novas vivências. O objetivo é buscar novas formas de convívio com a cidade levando à reflexão de que é possível promover uma ocupação dos equipamentos urbanos tendo como âncora a cultura.

13/08/2013 19:28:00


BELO HORIZONTE Diário Oficial do Município

32

Poder Executivo Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Umei Palmeiras será implantada na região Oeste

Obras estão em andamento e unidade deve ser entregue em novembro deste ano

Fotos: Breno Pataro

A região Oeste de Belo Horizonte vai ganhar em breve mais uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), desta vez no bairro Palmeiras. Em fase de implantação na rua Alfredo Caporalli, 175, a unidade de ensino tem previsão de entrega para novembro deste ano, ao custo de cerca de R$ 3 milhões. Atualmen-

te, Belo Horizonte conta com 68 Umeis que estão espalhadas pelas nove regiões da capital. O prefeito Marcio Lacerda, acompanhado pela secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, e pela secretária regional Oeste, Neusa Fonseca, visitou ontem as obras da instituição de ensino. Projetadas para oferecer o melhor desempenho pedagógico, as Umeis possuem salas de aulas amplas e bem ventiladas, equipadas com armário e pia. O número reduzido de alunos nas turmas facilita a interação e a aprendizagem. Todo material é identificado individualmente e, por meio de uma agenda, pais e educadores

Umei está sendo instalada na rua Alfredo Caporalli

Educação em números A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), atende 46.312 crianças de 0 a 5 anos, das quais 23.377 nas Umeis e escolas municipais e 22.935 na rede conveniada. Neste mês, com a inauguração das Umeis Curumim (região Norte) e Venda Nova, serão abertas mais 820 vagas. Novas unidades serão inauguradas até dezembro, já que o Barreiro vai ganhar a Umei Independência, a região Centro-Sul a Vila Estrela, e a Norte vai contar com a Umei Vila Clóris. Juntas, elas oferecerão mais 1.230 vagas.

Alunos de escola municipal do bairro Havaí poderão praticar natação por meio do programa Superar os alunos durante as atividades físicas e propõe diversas formas de trabalhar a inclusão social. Para garantir um melhor atendimento e menos desgaste dos alunos, as atividades são organizadas em dias diferentes. Para a dona de casa Josélia Azevedo, a evolução da sua filha Bianca, de 10 anos, que nasceu com

paralisia cerebral, são fáceis de perceber. Ela conta que, desde que Bianca começou a participar das atividades do projeto, em 2011, as atividades dentro de casa se tornaram mais fáceis. “Antes Bianca não conseguia abrir a mão, agora ela consegue pegar as coisas com menos dificuldade, principalmente depois que começou a praticar natação”, conta.

Fotos: Breno Pataro

Os 80 alunos da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo (rua Clóvis Cyrilo Limonge, 141, bairro Havaí), agora têm a oportunidade de praticar natação. A atividade, que faz parte do programa Superar, foi acompanhada de perto ontem pelo prefeito Marcio Lacerda durante visita à escola, em evento que teve também apresentações de música e judô. Na escola, os alunos podem ainda participar de aulas de dança, esportes de quadra e tênis de mesa. Uma equipe de profissionais qualificados acompanha

trocam informações sobre qualquer alteração no dia a dia das crianças. As crianças aprendem desde cedo os princípios da higiene pessoal. Quando o assunto é alimentação, uma dieta balanceada faz parte do cardápio, além de o refeitório ser equipado com cadeiras ideais para servir as papinhas dos bebês. Em horários alternados, a turma se diverte com várias opções de brinquedos. Para as crianças de até 3 anos, o período de permanência é integral. Já para as crianças de 4 e 5 anos existem as opções dos turnos matutino e vespertino.

Programa Superar Prestes a completar 20 anos, o programa Superar conta com a colaboração das secretarias municipais de Saúde, Direitos de Cidadania e Assistência Social e da Fundação Municipal de Cultura, além de associações esportivas e escolas especiais. O Superar se dedica à inclusão das pessoas portadoras de deficiência (PPD) em programas e eventos de esporte e lazer. Os técnicos do programa assessoram e capacitam profissionais de escolas e de outras entidades que atendem portadores de deficiência. Desde o ano passado o programa Superar oferece também atendimento direto e permanente à sua clientela no Centro de Referência Esportiva para a Pessoa Portadora de Deficiência, que fica na avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.283, no bairro Carlos Prates. O centro dispõe de quadra poliesportiva aberta, piscina semiolímpica aquecida, piscina infantil, amplo salão, banheiros, vestiários, cozinha, despensa e ambulatório médico. Todo o espaço foi adaptado para facilitar o acesso dos portadores de deficiência, com rampas e elevador especial para pessoas com grave comprometimento motor. Atualmente o centro oferece aos seus 400 alunos assistência médica e modalidades esportivas como natação, futsal, basquete, patinação, judô, tênis de mesa, rugby em cadeira de rodas, goal ball, hidroginástica e dança.

Equipe de profissionais qualificados acompanha alunos durante atividades físicas

Interessados em participar do Bolsa Pampulha têm até terça, dia 20, para se inscrever As inscrições para a 5ª edição do projeto Bolsa Pampulha vão até terça, dia 20. O projeto tem como objetivo estimular a produção emergente em artes visuais em âmbito nacional. Serão selecionados 10 artistas/bolsistas, que passarão por um período de cinco meses de residência em Belo Horizonte, acompanhados por críticos, curadores e artistas, acompanhando produção de

dom 4373.indd 32

obras, organização de exposições individuais ou coletivas e registros através da edição de um catálogo. Os candidatos devem enviar pelos Correios, ou por serviços de entrega expressa, com Aviso de Recebimento, a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, juntamente com todos os documentos solicitados no edital, para o endereço do Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio

Negrão de Lima, 16.585, bairro Jardim Atlântico, Belo Horizonte, CEP 31.365-450). O regulamento do Bolsa Pampulha 2013, a ficha de inscrição e as orientações sobre a documentação exigida, estão disponíveis nos sites pbh.gov.br/cultura e bhfazcultura.pbh.gov.br. O processo seletivo será realizado em duas etapas. A habilitação, etapa eliminatória, que consiste na conferência do procedimento de ins-

crição pela Comissão Organizadora, e a análise da proposta, portfólio e currículo, que consiste na seleção pela Comissão de Seleção e Acompanhamento, dos dez candidatos habilitados. A análise será feita através de critérios como contemporaneidade, consistência conceitual e caráter investigativo do trabalho. Os resultados de cada etapa serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e estarão disponíveis também no

site da Fundação de Municipal de Cultura (FMC). Cada artista ou coletivo selecionado será contemplado com bolsa em dinheiro no valor total de R$ 9.500, repassados em cinco parcelas mensais e consecutivas de R$ 1.900 a fim de auxiliar na sua manutenção, bem como no desenvolvimento das atividades durante o prazo de residência obrigatória em Belo Horizonte.

13/08/2013 19:28:06


DOM - 14/08/2013