Page 1

Prestação de Contas


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // GERAL // P. 2

Desburocratização

55 anos de Balneário Piçarras

IPTU 2018 já pode ser retirado pela internet

Ao olharmos para trás percebemos que muita coisa mudou ao longo de nossos 55 anos de emancipação político-administrativa. Balneário Piçarras vive hoje um momento de franco desenvolvimento, fruto do aquecimento do mercado imobiliário, junto da união do empresariado local e de políticas públicas eficazes em qualidade de vida, educação e pela busca da diferenciação, que faz com que a nossa cidade atraia olhares de toda Santa Catarina e boa parte do País.

Com objetivo de facilitar a vida do cidadão, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Balneário Piçarras podem ser retirados diretamente no site da prefeitura. Para o acesso, o contribuinte deve ter em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o número de CPF. Para o ano de 2018 foi atualizada a planta genérica de valores, que implicou no aumento do valor venal do imóvel e estava com defasagem de doze anos. A atualização da planta de valores faz justiça tributária e aumenta a arrecadação, sendo que o incremento da receita é revertido em melhorias no município.

Facilidade com contas

Procon de Balneário Piçarras promove Mutirão de Renegociação de Dívidas com CDL Na busca por diminuir a inadimplência entre os consumidores de Balneário Piçarras, o Procon, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas realizaram o Mutirão de Renegociação de Dívidas. O projeto tem parceria com bancos associados da Febraban, empresas de telefonia e comércio local, associados ao CDL.

Informação

Balneário Piçarras cria rede de informações via Whatsapp

Melhor Índice

Balneário Piçarras apresenta crescimento em Saúde e Educação

A obtenção da Bandeira Azul representa essa nossa fase que vivemos, de conquistas e aprendizado, enraizando a necessidade do crescimento ordenado e sustentável, pautado na conscientização ambiental e na mudança de comportamento, tanto de quem visita, quanto de quem governa nossa cidade. Leonel José Martins Prefeito de Balneário Piçarras Expediente Produção do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Balneário Piçarras Diagramação Guilherme Venancio Revisão: Elinton Geremias Fotos: Banco de Imagens | Cleiton Reinert | Elinton Geremias | Felipe Bieging | Henrique Grandi | Luiza Piloto | Marcelo Sokkal Equipe de Governo:

Pensando na aproximação dos cidadãos com as atividades realizadas pelo município, a CDL e a Prefeitura de Balneário Piçarras criaram uma forma de se comunicar com a população. É através da rede social WhatsApp que as pessoas tem a oportunidade de se manter informadas sobre as principais notícias e agendas de eventos da cidade. Cadastre-se enviando uma mensagem para (47) 99122-4860

O Índice FIRJAN avalia o desenvolvimento dos municípios de todo o país em uma escala de 0 a 1. Na última edição do índice, Balneário Piçarras apresentou ótimo desempenho em Saúde e Educação. Pelo décimo ano seguido, o percentual da Saúde se manteve em alto estágio de crescimento: 0.9361, se tornando o maior de todo o litoral catarinense. Na área da Educação o município conquistou o melhor percentual da história com um índice de 0,8800.

Leonel José Martins Prefeito Municipal

Flávio Tironi Vice-Prefeito

Aires Testoni Secretário de Obras

Fernando M. Santos Secretário de Esportes e Lazer

Ana Lúcia Wilvert Secretaria de Adm. e Fazenda Ana Paula R. Stiebler Secretária de Assistência Social Bruna E. Machado Secretária de Saúde Carla Dammas Grili Secretário de Controle Interno

Laureci B. S. Pereira Secretária de Educação Marcos Zaleski Presidente da Fundação do Meio Ambiente Silvana Rebello Presidente da Fundação Municipal de Cultura

Deisy C. Martins Secretária de Planejamento

Silvana Dallagnol Presidente do Intituto de Previdencia dos Servidores Públicos

Fabiany Daniel Procuradora Geral

Susan Correa Secretária de Turismo


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // ASSISTÊNCIA SOCIAL // P. 3

Lar Legal

Programa de Regularização Fundiária

A Regularização Fundiária de Assentamentos Urbanos é um processo de intervenção pública, que tem por objetivo legalizar as áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbanística, civil e registral, cujos moradores não possuam o reconhecimento formal de sua posse. O programa Lar Legal consiste em ações planejadas com a finalidade de assegurar às famílias em estado de vulnerabilidade social a obtenção dos títulos de propriedade dos terrenos ocupados. O trabalho é executado de forma multidisciplinar, com apoio de diversos órgãos públicos. Em Balneário Piçarras sete loteamentos já puderam ser beneficiados, totalizando 420 famílias atendidas pelo projeto.

Oficinas

Investimentos na profissionalização geram resultados Desde o início do ano, mais de 600 pessoas foram beneficiadas pelos projetos de educação profissional da Secretaria de Assistência Social. O Programa Acessuas/Trabalho vem trazendo cursos e oficinas para facilitar o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho. Os resultados estão aparecendo agora no segundo semestre do ano. Das pessoas que participaram de alguma estratégia de profissionalização oferecida até agora, 89 foram encaminhadas para processos seletivos em empresas e 10 pessoas já estão empregadas.

Casamento Comunitário

O 3º Casamento Comunitário de Balnéario Piçarras uniu 22 casais Desde 2016, Balneário Piçarras organiza um casamento comunitáio. Em 2018, o terceiro casamento organizado pelo município uniu 22 casais pelo ato do matrimônio. A oficialização da união dos casais é totalmente gratuita e tem a parceria do Cartório de Registro Civil, Títulos, Documentos e Pessoa Jurídica de Balneário Piçarras.

Facilidade

Programa Bolsa Família nos Bairros agiliza atendimentos O Programa “Bolsa Família nos Bairros” já está gerando resultados em Balneário Piçarras. A ideia, que busca a aproximação do poder público junto às famílias beneficiárias do Bolsa Família, atua de forma itinerante nas Unidades Básicas de Saúde do município e já atendeu mais de 300 famílias, atualizando cadastro e, caso necessário, incluindo-as em outras estratégias de apoio das políticas públicas de assistência social e saúde do município, ou então desligando programa. A aproximação está trazendo maiores vínculos entre as equipes da assistência social e da saúde perante a comunidade atendida, participando ativamente da vida de cada beneficiário, oferecendo ferramentas para o empoderamento familiar.

Preparação

Primeiro Passo Profissional

As oficinas de iniciação ao mundo do trabalho “Primeiro Passo Profissional” agora também atuam em ambiente escolar. O projeto já beneficiou mais de 360 jovens e, como o nome já diz, orientou os participantes em suas primeiras atividades no mundo do trabalho. A intenção é dar continuidade a essa proposta, atingindo todos os bairros da cidade, auxiliando todos os jovens a se posicionarem no mundo do trabalho.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // BALNEABILIDADE // P. 4

Bandeira Azul em

BALNEÁRIO PIÇARRAS O programa francês qualificou o trecho central da praia Figurando como uma das nove praias do Brasil aprovadas pelos critérios da certificação internacional do Programa Bandeira Azul, Balneário Piçarras hasteou a bandeira, no Molhe Norte, durante as comemorações de aniversário de 55 anos do município. A certificação é válida para o trecho da orla entre a descida da Av. Getúlio à rua 2660. A bandeira azul reafirma a qualidade ambiental da Praia de Balneário Piçarras, junto dos quesitos necessários de infraestrutura, segurança e controle de balneabilidade. O trecho certificado oferece uma experiência urbana sustentável diferenciada dentre as outras praias que receberam a bandeira no Brasil. O maior ganho para a cidade é o reconhecimento internacional da praia de Balneário Piçarras como um local de preservação ambiental e sustentável, dando destaque a qualidade de sua água, gerando visibilidade para a cidade e atraindo visitantes e investidores para o município. A conquista se torna um grande diferencial para Balneário Piçarras, criando ainda mais valor à nossa cidade e todos os produtos e serviços aqui oferecidos. A praia de Balneário Piçarras se inscreveu no programa neste ano, lançando a fase piloto em março. Os critérios foram atendidos de uma forma ágil, fazendo com que a cidade pudesse passar pelos juris nacional e internacional, obtendo a bandeira para a temporada de 2018/2019. Programa Bandeira Azul O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O prograna é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais.

Cuidado com a Orla

Projeto dá cores às lixeiras da praia de Balneário Piçarras

Os sete quilômetros da praia de Balneário Piçarras estão de cara nova com a finalização do “Balneário Piçarras em Cores”. Através do projeto, 17 artistas e voluntários da Câmara Setorial de Artes Visuais se dispuseram a realizar, gratuitamente, a pintura de 108 lixeiras que estão espalhadas pela praia. O objetivo do projeto é o embelezamento e uma maior consientização por parte dos visitantes da praia, mantendo a praia limpa e bem cuidada.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // CULTURA // P. 5

Incentivo à Debates

Oficinas

Feira do Livro é aprovada na lei rouanet

Oficinas oferecidas pela Fundação Municipal da Cultura

Artes Visuais

Ballet e Jazz

Cerâmica

Dança de Salão

Informática

Teatro

Teclado

Violão

A Feira do Livro de Balneário Piçarras foi aprovada na Lei Rouanet para captação de recursos num montante até R$ 188.289,53. O projeto foi entregue pela Fundação Municipal de Cultura ao Ministério da Cultura em busca do incentivo financeiro para a quinta edição, que está prevista para acontecer em dezembro. A Feira do Livro busca proporcionar o fomento à leitura, com exposições, palestras, contação de histórias e, agora com o apoio da Lei Rouanet, a ideia é de ampliar essa programação, tornando-a ainda mais atrativa e recheada de atrações para toda a família.

Relatos Emocionantes

1º Encontro de Benzedeiras, Benzedores e Rezadeiras

Relatos de emocionantes vivências marcaram o 1º Encontro Regional de Benzedeiras, Benzedores e Rezadeiras, realizado no Centro Cultural. Dezoito mulheres participaram da roda de conversa e discursaram para um público de 130 pessoas em evento voltado ao resgate e manutenção da cultura popular. O Encontro Regional foi promovido pela parceria entre a Secretaria de Saúde e Fundação de Cultura, tendo ainda o apoio do Sebrae. Roda de conversa, trocas e compartilhamentos sobre Cultura e Saúde, apresentação cultural, detalhamento das plantas medicinais e um chá da tarde estiveram na programação do evento.

Troféu Ilha do Faial Prêmio de Açorianidade

Balneário Piçarras recebeu o Troféu Ilha do Faial, durante a 25ª Festa da Cultura Açoriana em Santa Catarina. O prêmio é destinado a municípios que investem em política públicas de educação, cultura, turismo e eventos que fortalecem a herança cultural açoriana. O troféu confirma que a cultura de Balneário Piçarras está no caminho certo e já colhe frutos dos investimentos que vem acontecendo na área.

Movimento Cultural Cultura na Praça promove diversidade cultural

O evento cultura na praça é realizado na Praça de Todas as Idades com atrações de expressão cultural de diversos temas e gêneros. Diferente da primeira edição que contou com bandas e fanfarras, em 2018 o evento deu espaço para movimentos urbanos como graffiti, breakdance e batalhas de MC’s.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // CULTURA // P. 6

Virou Tradição

7ª edição do Festival de Teatro contou com 11 espetáculos A 7ª edição do Festival de Teatro aconteceu em abril e contou com uma diversificada programação. O evento surgiu em 1990 e foi resgatado em 2014 pela Fundação Municipal de Cultura, que modificou o formato e possibilitou o crescimento, tornando-o um festival estadual. Ao todo, foram 11 espetáculos. Neste ano, as apresentações aconteceram no Centro Cultural Luiz Telles e na Praça em frente à Igreja Matriz.

Artesanato

Projeto “Brasil Original” fortalece a cultura do artesanato em Balneário Piçarras

O artesanato simboliza a cultura e carrega consigo uma história. Para fortalecer essa cultura foi colocado em prática o “Brasil Original” em parceria com o SEBRAE. Através da ideia, os artesões tiveram acesso a uma gama de conteúdo que buscaram profissionalizar o setor. A ações contaram com palestras de marketing digital, formalização de empresa, design thinking, comunicação visual e outras estratégias, como as sessões de negócios, visitas à empresas de matérias primas para o artesanato, representação em feiras de artesanato na região e missões técnicas. As missões técnicas possibilitaram que os nossos artesões pudessem observar o que é feito em outros lugares como meio de fortalecimento do artesanato envolvendo a cultura local e as raízes de cada lugar.

Espaço Público

Espaço público disponibilizado gratuitamente A Fundação Municipal de Cultura disponibiliza gratuitamente espaços multiuso, para dança, artes cênicas e salas de música, no Centro Cultural Luiz Telles, para que a comunidade utilize a fim de promover atividades culturais. As solicitações podem ser realizadas a qualquer tempo por quem tiver interesse, diretamente no Centro Cultural.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // CULTURA // P. 7

Cinco anos Luiz Telles

Mês de agosto contou com celebração aos 5 anos do Centro Cultural Luiz Telles Em comemoração ao aniversário de cinco anos do Centro Cultural Luiz Telles, a Fundação Municipal de Cultura apresentou uma programação especial para o Cardápio Cultural do mês de agosto. Foram mais de 10 eventos ao longo do mês, contando com gincana cultural, feiras de artesanato, exposições e apresentações de bandas. O Centro Cultural Luiz Telles é a base do fortalecimento da cultura em Balneário Piçarras. No espaço são realizadas atividades como exposições, peças teatrais, oficinas, apresentações artísticas e eventos, além de comportar a estrutura administrativa da Fundação Municipal de Cultura e a Biblioteca Pública Municipal José Ferreira da Silva. Porque Luiz Telles? Luiz Telles foi o maior artista Piçarrense que desenvolveu uma linguagem própria, uma marca pessoal. Além da pintura em tela, trabalhou técnicas de gravura, cerâmica, desenho, decoração de vitrines, estamparias e tapeçarias. Telles conquistou espaço no cenário nacional ao expor em salões de arte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Estudou em Paris e expôs na Europa e América do Norte.

Divulgação Cultural

Cardápio Cultural propaga agenda de ações culturais

Com o Cardápio Cultural a população pode ficar mais atenta aos espetáculos, exposições e apresetações artísticas, entre outros eventos cultuais. O Cardápio é uma agenda mensal das ações culturais que acontecem em Balneário Piçarras, a qual é divulgada no site e redes sociais da prefeitura, além de se propagar nos meios de comunicação como jornais, portais de notícias e rádios da região.

Talentos Musicais

Festival da Canção Voz Estudantil descobre talentos

No mês de março, o Centro Cultural Luiz Telles foi palco do Festival da Canção Voz Estudantil. O evento surpreendeu pelo alto nível técnico e, principalmente, pela escolha das músicas. Os prodígios Ana Cláudia Hess, que cantou Trevo, de Anavitória e a dupla, Gabriela e Luiz, com a música Aquieta Minh’alma, do Ministério Zoe, foram os vencedores do Festival da Canção Voz Estudantil nas categorias 6 a 12 anos e 13 a 18 anos, respectivamente.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // EDUCAÇÃO // P. 8

Ensino Integral

Educa+ Balneário Piçarras vem trazendo mais atividades esportivas e educacionais

Ampliar a jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral é o principal objetivo do Educa+ Balneário Piçarras. São ofertadas quinze horas semanais de atividades complementares destinadas aos alunos dos anos iniciais e finais. O projeto tem como público alvo os estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade social, em defasagem série/idade, estudantes de séries onde são detectados índices de evasão e/ou repetência e estudantes que congregam seus colegas incentivadores e líderes positivos.

Uniformes Escolares

Investimento de 1,7 milhão na compra de uniforme escolar A Secretaria de Educação de Balneário Piçarras entregou uniformes escolares para os cerca de 4.600 estudantes da rede municipal de ensino. O tecido do uniforme é ecológico, confeccionado a partir da utilização de garrafas pet. O kit de verão, que foi distribuído primeiro, é composto por camiseta manga curta, bermuda, regata, tênis e para a Educação Infantil body manga curta. Já o kit de inverno é formado por calça, jaqueta, camiseta manga curta, camiseta manga longa e para a Educação Infantil body manga longa. Os investimentos é de recursos próprios do município, somando um total de R$ 1.716.559 em 2018. Para 2019, os uniformes já estão garantidos.

Segurança na Escola

Programa de Segurança Escolar gera resultados positivos A rede de Segurança Escolar é um programa institucional da Polícia Militar em parceria com as escolas, que tem por finalidade desenvolver ações junto à comunidade escolar, prestando serviço de apoio, consultoria de segurança escolar, assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das Unidades de Ensino, gerando maior segurança aos alunos e professores.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // EDUCAÇÃO // P. 9

o futuro se constrói

pela educação

Sistema de Ensino da Editora Positivo

Professores Capacitados

Projeto

EDUCA+

Merenda

de Qualidade

Mais de

4700 ALUNOS

Fila Única

NOS CIES

Ampliação das Unidades Escolares

Ensino

Profissionalizante

Sistema de Ensino

Aprende Brasil Editora Positivo

O Sistema de Ensino Aprende Brasil da Editora Positivo é destinado a todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Hoje, mais de 2.100 estudantes estão utilizando o material. A implantação do novo sistema educacional tem como objetivo elevar, os índices na Educação e proporcionar qualidade de ensino aos alunos do município. O Aprende Brasil oferece um conjunto específico de soluções: Livro Didático Integrado, Livro Digital, Ambiente Digital e Sistemas de Avaliação. Além disso, uma equipe da editora realiza assessoria, coodenação pedagógica e atendimento às demandas específicas de cada unidade, orientando e proporcionando formação continuada aos coordenadorese diretores das escolas, professores e comunidade educativa.

Profissionalização

Projeto de Ensino Médio Profissionalizante para alunos da Educação de Jovens e Adultos Fazer com que os alunos já saiam da sala de aula com um curso profissionalizante, melhorando o seu desempenho no mercado de trabalho é o objetivo do projeto de Ensino Médio Profissionalizante para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que acontece por uma parceria da Secretaría de Educação com o Sesi/Senai, entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC e Arxo. O projeto é gratuito e atende no instituto Arxo.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // EDUCAÇÃO // P. 10

Feira de Conhecimentos

VI FECIMTEC promove consciência ambiental

A FECIMTEC - Feira de Ciências, Matemática e Tecnologia de Balneário Piçarras foi desenvolvida com a intenção de incentivar e socializar experiências, pesquisas e atividades curriculares, proporcionando a integração do ensino através das múltiplas disciplinas trabalhadas. Divulgando para a comunidade o conhecimento científico construído pelo aluno e mediado pelos professores. Nesta 6ª edição a feira contou com 34 projetos, expostos por alunos da educação básica - infantil, ensino fundamental, médio de todas as escolas do município. O evento premiou 74 alunos em sete categorias, sendo elas Educação Inclusiva, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II - Matemática Pura e Ensino Médio.

Fortalecimento do Ensino

Balneário Piçarras articula nova Base Nacional Comum Curricular

A BNCC é um documento normativo que define os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para todas as crianças e jovens em escolas de educação básica públicas e privadas. A Base foi homologada em dezembro de 2017 pelo Conselho Nacional de Educação e em março de 2018 publicada pelo MEC para que Estados e municípios adequem os seus currículos até início de 2020. Nos dias 07 e 08 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu os primeiros encontros relacionados ao estudo da Base Nacional Comum Curricular com professores e orientadores pedagógicos representantes das Unidades Escolares municipais, que farão a articulação do estudo da BNCC com os demais professores da rede.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // EDUCAÇÃO // P. 11

Ensino Profissionalizante

Programa de ensino profissionalizante gratuito para alunos da rede municipal

A Secretaria de Educação de Balneário Piçarras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciaram no dia 17, o programa de Orientação Profissional por meio do Ensino Profissionalizante. O programa vai beneficiar cerca de 120 alunos do 7º ano do ensino fundamental que estudam nos períodos vespertino e matutino nas escolas municipais Francisca Borba e Felicidade Pinto Figueiredo. O objetivo do programa é proporcionar aos estudantes uma oportunidade de orientação para a escolha de uma futura profissão, além de fomentar uma aprendizagem significativa. Para o próximo ano, a ideia é de ampliar o projeto para todas as Escolas Municipais. As aulas foram realizadas no contraturno escolar. Os temas abordados durante o programa tinham foco na área de tecnologia, com unidades curriculares em robótica, automação, eletricidade, montagem e manutenção de computadores empreendedorismo e inovação, atuando ainda na formação de valores e atitudes nos estudantes, promovendo e resgatando a boa convivência, empatia, bem-estar, solidariedade e otimismo no ambiente escolar, sem comprometer a seriedade e atenção que os processos de ensino aprendizagem demandam para o desenvolvimento das competências necessárias à construção de uma carreira profissional.

Ampliação Escolar

Escolas recebem ampliações na seção infantil

Merenda Aprovada

Alunos aprovam merenda servida nas escolas de Balneário Piçarras

Nesta no foi aplicado o Teste de Aceitabilidade da Alimentação Escolar nas escolas da rede municipal de ensino de Balneário Piçarras. Dos 625 alunos participantes do teste, 507 aprovaram a merenda servida, gerando um total de 89% de aprovação. Um dos motivos da maior satisfação dos alunos é o aumento no incentivo financeiro do município. No teste anterior o investimento era de aproximadamente R$ 179 por aluno e hoje, mesmo com o dobro de matrículas, esse investimento chega a R$ 240.

Duas escolas de Balneário Piçarras foram beneficiadas com novas salas de estudos para crianças do ensino fundamental - anos iniciais. Ao todo, quatro novas dependências foram instaladas nas escolas Professora Felicidade Pinto Figueredo e Centro Integrado de Ensino Fundamental Prof. Miriam Geny Friedrichsen. Com aproximadamente 44m², estruturas modulares, madeira resinada e ar condicionado pré-instalado de 18.000 BTUs as salas custaram R$80.462,64 cada. As instalações foram compradas pensando diretamente no setor infantil das escolas, em que é esperado beneficiar mais 100 crianças.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // ESPORTE // P. 12

Competições

Olepi / Paralepi

Durante o ano de 2018, Balneário Piçarras recebeu e promoveu diversas competições esportivas no município. Entre eles campeonatos municipais, intermunicipais e nacionais em diversas categorias de esportes:

No ano de 2018, Balneário Piçarras promoveu a Olimpíada Escolar (OLEPI) e a Paralimpíadas Escolas (PARALEPI). A 15ª Olepi contou com 15 modalidades, sendo duas incluídas nessa edição. Já o PARALEPI teve sua segunda edição neste ano e todas as modalidades foram adaptadas as necessidades especiais apresentadas pelos jovens atletas. O calendário das Olimpíadas Escolares iniciou em julho e seguiu até outubro com a participação de toda rede de ensino de Balneário Piçarras, integrando as escolas municipais, estaduais e também particulares.

de esportes em 2018

Olimpíadas e Paralimíadas Escolares de Balneário Piçarras

• Campeonato Municipal de Futebol de Areia - Livre Masculino - Livre Feminino - Veterano Masculino • Campeonato Municipal de Futebol de Campo - Livre Masculino • Campeonato Municipal de Dominó • Campeonato Municipal de Futsal - Livre Masculino - Livre Feminino - Veterano Masculino - Master Masculino • Campeonato de Futebol Suiço - Livre Masculino - Veterano Masculino • Campeonato Intermunicipal de Futsal - Livre Masculino

Tênis de Praia

Circuito Mormaii de Beach Tennis 2018

• Campeonato Municipal de Bocha • Olimpiadas Escolares Olempi/Parelepi • Rua do Lazer • Festival de Xadrez • Copa Eduro Fim Guerreiros da Trilha • Copa Voleibol de Balneário Piçarras • Desafio de Verão Mountain Bike Maraton

Em agosto foi realizado na Praia Central, em Balneário Piçarras, a 5ª Etapa do Circuito Mormaii de Beach Tennis. Considerado um dos maiores circuitos da categoria no Brasil, o circuito agitou a praia, trazendo atletas profissionais e amadores, além de fomentar a prática do esporte em nossa cidade. Ao total, foram 290 partidas disputadas entre 270 atletas de diversos estados do país. Além da cena esportiva, os dois dias a competição movimentou toda a rede hoteleira, bares e restaurantes do município.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // ESPORTE // P. 13

Escolas de Esportes

Práticas desportivas gratuitas para alinos da rede municipal de ensino As Escolas de Esportes é um dos maiores projetos da Secretaria de Esportes e Lazer de Balneário Piçarras, trazendo as práticas desportivas gratuitas aos alunos da rede municipal de ensino. Para participar, basta entrar em contato com a Secretaria de Esportes e Lazer e verificar as datas e horários de cada modalidade.

ATLETISMO

KARATÊ

BASQUETEBOL

MUAY THAI

FUTEBOL

RAQUETES

FUTEBOL DE AREIA

TAEKWONDO

FUTSAL

VOLEIBOL

GINÁSTICA ARTÍSTICA

VÔLEI DE PRAIA

JUDÔ

XADREZ

Saúde no Esporte

Mais de 300 alunos são beneficiados pelo Saúde no Esporte O projeto “Saúde no Esporte” busca avaliar e acompanhar o desenvolvimento de cada aluno/atleta periodicamente por uma equipe de médicos, enfermeiras, nutricionista e dentista. A iniciativa já beneficiou 339 alunos, de 4 a 17 anos que fazem parte das Escolas de Esporte ofertadas. O ponto norteador do programa é encontrar malefícios que possam vir a prejudicar o atleta nos treinos, como

facilidade para lesões e problemas cardiorrespiratórios que restrinjam o ritmo dos alunos. Assim mantendo o ritmo de treino constante, melhorando cada vez mais os resultados das equipes. Dessa forma, o município dá ainda mais credibilidade ao trabalho do esporte já na formação, que é crucial para o futuro de toda criança.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // INFRAESTRUTURA // P. 14

Ponte à Vista Prefeitura busca recursos e diversas frentes de trabalho A comitiva de empresários e representantes do poder público de Balneário Piçarras estiveram com o Governador Eduardo Pinho Moreira apresentando o projeto pluvial da ponte de Balneário Piçarras e Penha, inclusive entregando o documento também ao Ministro do Turismo e cadastrando em outros ministérios e no BNDES através do selo Prodetur+ Turismo Com 58,8 metros de comprimentos, 5,48 metros de altura e um vão livre de 28 metros, a estrutura permitirá a navegação de barcos com até 60 pés. O projeto, de viés turístico, traz uma estrutura mais larga, contemplando ainda área protegida para pedestres e ciclofaixa. O custo foi de R$ 78.100,00 subsidiado por empresários da região através das CDL’s de Balneário Piçarras e Penha.

Infraestrutura Turística

Projeto da Orla Norte está pronto Seguindo os moldes do atual modelo de praia implantado e, recém certificado com o Bandeira Azul, a Prefeitura de Balneário Piçarras já está com o projeto do prolongamento da Avenida José Temístocles de Macedo em mãos. Os trabalhos compõem o levantamento topográfico, estudo de concepção e definição de tráfego, projeto geométrico, projeto de urbanização, projeto de drenagem pluvial e projeto de sinalização viária. O projeto já prevê a pavimentação e urbanização até a divisa com Barra Velha que será executada em duas etapas, contemplandp, ao total, 2.750 quilômetros.

Cuidado nos Detalhes

Saneadora para peneiramento da areia da praia

Mirando ampliar o cuidado com seus sete quilômetros de orla, Balneário Piçarras conta agora com uma saneadora de praia que auxilia o processo de limpeza da areia e, principalmente, afasta os riscos de doenças, com base no processo de revolvimento e arejamento da areia. O equipamento foi adquirido por R$ 102 mil, por meio de processo licitatório de menor preço global.

Tapa Buraco

Trabalho Comprometido Secretaria de Obras executa mais de 500 ordens de serviço

Ruas de Balneário Piçarras recebem melhorias com material fresado

Uma das principais pautas da Secretaria de Obras é a manutenção de vias e ruas da cidade para manter a melhor mobilidade para os cidadãos. Os procedimentos de manutenção de ruas ocorrem nas principais ruas e vias de acordo com a demanda do município.

A Secretaria de Obras de Balneário Piçarras vem desenvolvendo uma força tarefa para o cumprimento da demanda de ordens de serviço. Em 2018 já foram atendidas mais de 500 ordens. Os trabalhos são diversos como bocas de lobo entupidas, ligações de esgoto e tubulações.

A Secretaria de Obras de Balneário Piçarras está realizando a colocação de material fresado em ruas deficitárias de acordo com as demandas do município . O material fresado foi disponibilizado por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Autopista Litoral Sul.

Operação auxilia a mobilidade urbana de Balneário Piçarras

Melhoria em Vias


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // INFRAESTRUTURA // P. 15

Parceria com a Comunidade

Pavimentação comunitária já abrangeu 25 ruas em 2018

Pavimentações

Lista de Pavimentações Comunitárias em andamento e concluídas • Rua Biguá (Fase de Projeto) • Rua Santo Amaro (Fase de Projeto) • Rua Manoel Correa (Fase de Projeto) • Rua São João (Fase de Projeto) • Rua Nilson Fausto (À Iniciar) • Rua Barnabé (Fase de Projeto) • Rua Cambará (Fase de Projeto) • Rua Antonia Lúcia Vieira (Fase de • Projeto) O Programa Comunitário de Pavimentação do Município de Balneário Piçarras foi homologado em 2014. Em 2018, 25 ruas foram pavimentadas em uma parceria entre a prefeitura e a comunidade beneficiada. A pavimentação comunitária funciona de forma independente, de maneira que os cidadãos que vivem em ruas não-pavimentadas realizem abaixo assinados e solicitam o projeto junto a Secretaria de Planejamento. Para pleitear a pavimentação é necessário a adesão de no mínimo 70% dos moradores da rua. A partir daí, os moradores envolvidos têm a autonomia de poder decidir as empresas a serem contratadas, de acordo com os orçamentos apresentados. A parceria abrange desde o projeto, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização e a fiscalização de toda a obra.

Estradas Interioranas

Estradas rurais recebem melhorias As estradas rurais de Balneário Piçarras vem recebendo atenção especial nesta semana. O trabalho realizado atende uma reivindicação da população interiorana e também de empresários agrícolas que utilizam as estradas. A ação é necessária de tempos em tempos para que as estradas estejam sempre em boas condições, devido a sua grande extensão e também importância para a economia e o desenvolvimento rural. O serviço de manutenção das estradas conta com a macadamização, patrolamento, além da abertura e limpeza de valas.

• Rua Lagosta (Fase de Projeto) • Rua Santa Ines • Rua São Ludgero • Rua Rio Grande do Sul • Rua Campo Largo • Rua Rio Negrinho • Rua Floresta • Rua Verde Mar • Rua Brasília • Rua Santa Catarina • Rua Victor Zimmerman • Rua Mario Neto • Rua Orquídeas • Rua Nicolau Wiltenbourg • Rua Arapongas • Rua dos Pinus • Rua das Palmeiras

Iluminação Pública

Tratamento de Esgoto

Durante os últimos meses foram trocadas, em média, 150 lâmpadas por mês, além de outros serviços como a manutenção de reatores internos, externos, luminárias, cabos entre outros. Para facilitar e agilizar o processo, a Secretaria de Obras conta com a ajuda da população no diagnóstico dos postes de iluminação que apresentam defeitos.

A CASAN reiniciou a obra de tratamento de esgoto e prevê que o trabalho esteja concluido até junho de 2019. A instalação da rede e estação para o tratamento da água é importante para a saúde da população e principalmente para a balneabilidade de nossa praia. Ao todo, foram investidos R$ 50.239,49 na obra que irá atingir 49% da cidade com coleta e tratamento de esgoto.

Secretaria de Obras efetua manutenção de 150 postes de iluminação por mês

Obras da ETE tem previsão de conclusão para 2019


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // MEIO AMBIENTE // P. 16

Restinga Preservada

FUNDEMA está implantando ações de proteção à restinga Como mais uma medida à proteger nossa preciosa restinga, a Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras lançou o projeto “Restinga Preservada, Nossa Praia Protegida”. A iniciativa busca a preservação da vegetação por meio de ações de conscientização, materiais gráficos e placas indicativas na praia. A vegetação natural da restinga tem o importante papel de fixar a areia, evitando assim, a erosão da nossa

praia. Serão implantadas nas passarelas placas informativas, identificando cada espécie de flores do local e explicando como as pessoas podem contribuir na preservação da restinga. As placas identificam uma das doze espécies de plantas nativas da restinga local, e ainda, trazem 10 dicas/ normas práticas para realizarmos o nosso trabalho como cidadão de proteger nossa praia.

Evento Mundial

Balneário Piçarras participa do Limpando o Mundo Balneário Piçarras realizou pela primeira vez na cidade o evento mundial de consciência ambiental “Limpando o Mundo”. Durante o evento foram recolhidos mais de 4.000 itens em toda a orla da praia na Av. Temístocles de Macedo. O mutirão de limpeza da praia teve como objetivo chamar atenção da comunidade e mostrar que cada cidadão é responsável pelo lixo que produz, desde a geração, utilização e seu destino final. Cerca de 50 pessoas participaram da ação, crianças e adultos que se espalharam pela praia recolhendo os dejetos espalhados pela areia e pela restinga. As ações de educação ambiental, como a atividade Limpando o Mundo Balneário Piçarras é um dos instrumentos fundamentais para a promoção da conscientização voltada a mudança de atitudes e comportamento.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // MEIO AMBIENTE // P. 17

Palestra Internacional

Seminário regional discute soluções para a redução de plástico no mar O plástico há muito tempo foi identificado como uma das principais causas de danos ambientais e problemas de saúde. Para levantar a discussão sobre o assunto, a cidade de Balneário Piçarras recebeu o seminário “Oceano sem plástico - ações em terra que afetam o mar”. O seminário foi uma excelente oportunidade para o município aprofundar as discussões sobre a poluição dos nossos oceanos para futuros estudos e planejamentos de soluções estratégicas em âmbito regional. No evento aconteceu também a adesão regional dos municípios da Foz do Rio Itajaí a Campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente. Lançada na Conferência Mundial sobre Oceanos em Bali, a campanha “Clean Seans”, da ONU Meio Ambiente, exorta os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convida os consumidores a mudarem seus hábitos de descarte antes que danos irreversíveis aconteçam aos nossos mares. No Brasil, a campanha “Mares Limpos” adapta os esforços globais ao contexto brasileiro.

Espécie Exótica

FUNDEMA realiza retirada de vegetação exótica da praia A Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) executou a primeira etapa do projeto que prevê a retirada de toda vegetação exótica que prejudica a restinga da praia. Estas espécies invasoras estão fora da sua área natural, cuja distribuição ou dispersão ameaça o ecossistema e causa impactos ambientais negativos. A ação removeu essas espécies, pois acabam influenciando na perda de biodiversidade e interferem no processo evolutivo da vegetação nativa. Foram identificadas algumas espécies exóticas, tais quais, Brachiariaspp (Brachiaria), Ficusbenjamina (Ficus), Sansevieriatrifasciata (Espada-de-São Jorge), Malvaviscusarboreus (Malvavisco), Paspalumnotatum (Gramacomum), Pennisetumpurpureum (Capim-elefante).

Estruturação da Fundema FUNDEMA possui nova estrutura

A Fundação do Meio Ambiente - FUNDEMA está com uma nova sede em frente ao Fórum. Antes a estrutura responsável pela preservação e licitações referente ao Meio Ambiente era integrada com outras secretarias. Com a sede, o órgão ganha mais espaço e autonomia, junto de um corpo técnico que conta agora com engenheiro sanitárista, engenheiro ambiental, biólogo, fiscal do meio ambiente, auxiliar administrativo e procurador próprio.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // SAÚDE // P. 18

BALNEÁRIO PIÇARRAS CUIDANDO DA NOSSA GENTE.

Filas Zeradas

Exames de Endoscopia, Colonoscopias, Ultrassonografia, Mutirão de Catarata A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras zerou as filas de colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia e cirurgia de catarata através de multirões. Os procedimentos são os mais requisitados na Rede Municipal de Saúde. Foram adquiridos 1.000 exames. Através da colonoscopia e endoscopia, o paciente recebe um rumo preciso em busca da cura.

Melhor da Amfri Índice de Vacinação

Resultados do Índice de Vacinação

Relatório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde aponta que Balneário Piçarras é o município, entre todos da região da Amfri, com o maior percentual de cobertura na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Dos seis públicos-alvo da Campanha, em cinco atingimos a meta mínima de 90%, sendo que em três deles ultrapassamos a barreira dos 100%.

Mais Remédios

Dez rótulos são inclusos na Relação Municipal de Medicamentos

O setor farmacêutico da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras fez a inclusão de dez medicamentos em sua Relação (REMUME) ofertada gratuitamente aos pacientes do município. Abrangendo as mais variadas áreas de tratamento, os novos medicamentes significaram um investimento adicional de R$ 300 mil na compra anual de remédios.

120,46% - Idosos 119,07% - Professores 113,64% - Puérperas 98,14%

- Trabalhadores

93,98% - Gestantes

Informatização

Comunidade Atuante

Saúde de Balneário Piçarras já é 100% informatizada

Conselhos Locais de Saúde atuam na melhoria dos serviço das UBSs

O processo de informatização do sistema de saúde foi concluido. Agora, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a UPA 24h, o CAPS e a APAE estão inteligadas no sistema de atendimento de pacientes. A informatização permite que os médicos tenham acesso rápido e fácil ao prontuário e ao histórico completo dos pacientes.

A Secretaria de Saúde incentivou a criação dos Conselhos Locais de Saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Os grupos serão responsáveis por intermediar as conversas com o Poder Público, transmitindo as reais necessidades de cada comunidade.


Farmácia Natural

PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // SAÚDE // P. 19

Oficinas ensinam a ter vida mais saudável a partir de alimentos e plantas medicinais O projeto Farmácia Natural visa levar à comunidade informações de como obter uma vida mais saudável através do uso correto dos alimentos e plantas medicinais, oferecendo uma opção terapêutica aos usuários do SUS, bem como desenvolver trabalhos educativos através das trocas de saberes entre profissionais e usuários. Além disso, o projeto promove ações práticas como a elaboração de hortas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e oferecem orientações de uso para cada planta.

Raio-X digital funciona na UPA 24h O novo Raio-X Digital da Rede Municipal de Saúde está atendendo a toda população. Instalado na UPA 24h, o aparelho é um dos mais modernos no setor de radiologia e também foi equipado com o sistema de Telemedicina - que a profissionais de qualquer lugar do Brasil acessar exames de seus pacientes.

Praia, água e saúde

4ª edição do projeto terapêutico da Balneoterapia A quarta edição do projeto terapeutico da Balneoterapia foi mais uma vez um sucesso. Dezenas pessoas se reniram para as caminhadas à beira mar e também banhos de mar, ambos de forma orientada profissionalmente e seguindo algumas técnicas. A terapia feita no mar estimula a circulação sanguínea, ativa o retorno venoso e sistema linfático, diminui o cansaço e edemas nas pernas, diminui as varizes e favorece a amplitude respiratória. A prática é indicada para pessoas com problemas de reumatismo, osteoporose, ciático, celulite, alterações metabólicas e psíquicas, esgotamento nervoso, distúrbios respiratórios e algumas doenças de pele.

Qualidade de Vida Mais Saúde para a “melhor idade”

O projeto de “Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa” foi implantado este ano. Pessoas acima de 80 anos de idade estão sendo visitadas por uma equipe de profissionais da saúde, no intuito de garantir a quialidade de vida da população da terceira idade. Fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, enfermeira, fisioterapeuta e agente comunitário de saúde formam a equipe que visita idosos.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // SAÚDE // P. 20

ESPECIALIDADES OFERECIDAS GRATUITAMENTE FISIOTERAPIA FONOAUDIOLOGIA CARDIOLOGIA ORTOPEDIA MEDICINA DO TRABALHO NEUROLOGIA PEDIATRIA UROLOGIA PSIQUIATRIA PSICOLOGIA

NUTRIÇÃO OBSTETRÍCIA GINECOLOGISTA ANESTESIOLOGIA DST/TUBERCULOSE ENDOCRINOLOGIA CIRURGIA GERAL ULTRASSONOGRAFIA PATOLOGIA DERMATOLOGIA

274.909

ATENDIMENTOS

TOTAIS EM 2018 *Relatório de 26 de novembro de 2018

A maior demanda desses atendimentos são do UPA 24h, que possui equipamentos de ponta, incluindo: Raio X 24h, berço aquecido e ambulância 24h.

Saúde do Trabalhador

Programa Saúde do Trabalhador oferta consultas e avaliações médicas Saúde do Trabalhador é um programa que tem como objetivo contribuir para a melhoria dos níveis de saúde pessoal e coletivo dos trabalhadores do município, garantindo assim, que todos tenham acesso à Estratégia Saúde da Família (ESF). No programa são ofertados a consulta médica, consulta/avaliação odontológica, consulta de enfermagem, preventivos, testes rápidos para HIV/Sífilis/Hepatites B e C, atualização do cartão de vacinas, avaliação nutricional, orientação em grupo com residentes, também atualização do cadastro de família e pré-natal do parceiro. O programa atua nas UBS’s até às 21h para possibilitar atendimento aos trabalhadores.

Você Me Completa

Balneário Piçarras zera fila de pacientes que aguardavam por aparelho auditivo Balneário Piçarras zerou a lista de espera de pacientes que aguardavam por um aparelho auditivo - conhecido na fonoaudiologia como Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Aproximadamente R$ 100 mil foram investidos na realização de exames clínicos e aquisição de aparelhos para beneficiar cerca de 68 pacientes através do programa “Você me completa”.

Desratização

Combate a Dengue

Vigilância em Saúde realiza trabalho de desratização dos molhes

Programa de Combate à Dengue realiza ações e adquire novos equipamentos

A Secretaria de Saúde realizou ações para eliminar os ratos nos três molhes de Balneário Piçarras. Para isso, foram colocados um veneno parafinado entre as pedras. A ação foi realizada em três etapas. O pesticida aplicado causa reações nos animais após alguns dias, dessa forma foi possível atingir toda a ninhada dos roedores.

A equipe do Programa de Combate à Dengue preparou uma série de abordagens para a conscientização social sobre a prevenção dos mosquito transmissor da zika, a chikungunya e dengue. Para reforçar o trabalho, também foram adquiridos pulverizadores, equipamentos individuais de segurança, capas, camisetas e bolsas.

Sorriso na Escola

Sorriso na Escola atende 411 crianças das escolas municipais

O Sorriso na Escolas é um projeto proveniente de iniciativa de dentistas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Itacolomi. Mais de 400 crianças com idades entre 4 e 10 anos receberam atendimento estratégico preventivo através do projeto que nasceu por conta do alto índice de cáries nos alunos.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // SAÚDE // P. 21

PILATES PARA GESTANTES 6ª Feira 14h às 17h

PILATES 2ª e 6ª Feira 08h às 09h 18h30 às 19h30

GRUPO OFICINA DO MOVIMENTO

KARATÊ

3ª e 5ª Feira 09h30 às 10h30

2ª a 4ª Feira 09h às 11h30 13h30 às 17h

RITMOS

GRUPO COLUNA

GINÁSTICA GLOBAL

2ª, 4ª e 6ª Feira 19h30 às 20h30

3ª e 5ª Feira 07h15 às 08h

2ª, 4ª e 6ª Feira 07h às 08h

CAPOEIRA

LIAN GONG

YOGA

3ª e 5ª Feira 19h às 21h

4ª Feira 08h às 09h

3ª e 5ª Feira 08h30 às 09h30


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // TURISMO // P. 22

Turismo Digital

Novo portal de Turismo atrai mais visitantes

Com o objetivo de facilitar a vida dos turistas na hora de organizar as viagens, Balneário Piçarras desenvolveu um novo portal exclusivamente sobre turismo. A plataforma está muito mais moderna e acessível, com sessões divididas por área de interesse como “o que fazer, onde comer, onde ficar e sobre a cidade” informando o cidadão de uma forma completa e de procedência oficial. Desde sua atualização o site turístico triplicou o número de visitantes mensais, o que resulta no real aumento de visitantes à Balneário Piçarras. Além de ser uma ferramenta para turistas, o site auxilia os comerciantes locais, hotéis e pousadas divulgando seu trabalho de forma totalmente gratuita. Suas constantes atualizações realizadas pela Secretaria de Turismo, agregam valor aos comércios e aos eventos pontuais do município que também são publicados no portal.

Negócio Certo Rural

Curso de capacitação e consultorias individualizadas

Para estimular o empreendedorismo da área pesqueira e rural do município e incentivar novas oportunidades para os pescadores e produtores ruarais, a Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, realizaram o curso Negócio Certo Rural. O programa ofereceu curso de capacitação e consultoria individual com o objetivo de estimular os participantes à investirem em novos negócios dentro das possibilidades, gerando renda e contribuindo com o desenvolvimento turístico. Balneário Piçarras têm potencial na área, além da beleza natural e dos roteiros turísticos, principalmente pela experiência que pode proporcionar ao turista.

Amigo do Turista

Mais de 70 agentes de praia são capacitados pelo projeto O Amigo do Turista é um projeto de capacitação que, através de palestras, apresenta e informa sobre os pontos turísticos da cidade. Neste ano, as palestras abrangeram ainda a certificação internacional do Bandeira Azul que o município conquistou. As instruções foram ofertadas para vendedores ambulantes que trabalham no verão e guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar. Aas últimas três etapas do projeto beneficiaram mais de 70 pessoas.

Festival Gastronômico

“Um Mar de Sabores” marca a cidade Os 21 estabelecimentos participantes tinham a tarefa de criar um menu, que fosse atrativo e inovador para os turistas e moradores da cidade, mesclando os ingredientes para deixar todos com água na boca. A iniciativa completa contou com oficinas aos funcionários e proprietários dos restaurantes, ações de divulgação e mais 26 dias de Festival. Tudo isso resultou numa superação do número de pratos comercializados na primeira edição, demonstrando a aceitação do público da cidade e dos turistas da região, gerando mais uma vertente de turismo que pode ser explorada por Balneário Piçarras, fortalecendo e destacando a gastronomia local.


PRESTAÇÃO DE CONTAS // BALNEÁRIO PIÇARRAS // 2018 // TURISMO // P. 23

Marca-Cidade

Balneário Piçarras recebe Plano de Posicionamento Competitivo e Brand Book da marca-cidade A Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras recebeu dois documentos que irão nortear as ações da pasta nos próximos anos: o Plano de Posicionamento Competitivo e Identidade, que busca fortalecer a imagem da cidade no mercado, atraindo investidores e turistas e, o Brand Book da marca-cidade recém criada. Os documentos compõem uma série de diretrizes, para que as atrações da cidade sejam exploradas e divulgadas de forma organizada. A necessidade de reestruturar a oferta da cidade foi o que originou o Plano. O plano estratégico traz dez objetivos pautados na busca da ampliação do desenvolvimento turístico da cidade. Para atingir os objetivos, o documento propõe, ao todo, 141 ações, divididas entre áreas de marketing, experiências, economia e infraestrutura.

Piçarraiá

Cerca de 30 mil pessoas visitam a Festa da Maior Canjica do Brasil

Pelo sexto ano consecutivo o Piçarraiá, a Festa da Maior Canjica do Brasil, arrastou uma multidão até Balneário Piçarras. Cerca de 30 mil pessoas visitaram o evento na sexta (13/7) e no sábado (14/7). Ao todo foram distribuídas 2 toneladas e 80 quilos de canjica, produzidas em um panelão de ferro de 12 toneladas. Há quatro anos a cidade catarinense é a detentora do título de produtora de Maior Canjica do Brasil, certificada pelo RankBrasil.

Além da grande estrela da festa, uma grande programação artística animou o público com direito a apresentação de stand-up comedy com Mané Darci, interpretado pelo Moriel Costa, da Banda Dazaranha. Também foram realizados shows nacionais com Cidade Negra e Marcos e Belutti e muitas outras apresentações culturais e musicais com artistas locais e regionais, fortalecendo a tradição das festas juninas.

Reconhecimento

Ministro Vinícius Lummertz entrega selo Prodetur +Turismo à Balneário Piçarras

Em cerimônia realizada no auditório do Museu Oceanográfico Univali, o Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, entregou à Balneário Piçarras o Selo Prodetur +Turismo. Com o selo, o município pode acessar linhas de crédito facilitadas para investimento na infraestrutura turística. Para ser certificada, a cidade teve de se adequar a todas as exigências feitas pelo Ministério do Turismo, como: estar inclusa no Mapa do Turismo Brasileiro; possuir Conselho de Turismo com participação em políticas regionais; deter Plano de Desenvolvimento Turístico e apresentar propostas de obras que estejam ligadas ao tema. Todos os projetos apresentados formam um montande de aproximadamente 9 milhões.


Profile for Prefeitura de Balneário Piçarras

Prestação de Contas | Balneário Piçarras 55 Anos  

O Governo Municipal de Balneário Piçarras apresenta a prestação de contas dos atos realizados em 2018. O caderno traz detalhes de como foi i...

Prestação de Contas | Balneário Piçarras 55 Anos  

O Governo Municipal de Balneário Piçarras apresenta a prestação de contas dos atos realizados em 2018. O caderno traz detalhes de como foi i...

Advertisement