Page 1

Itapina sedia mais uma edição do Festival Nacional de Viola O tradicional evento que acontece no Distrito de Itapina será realizado entre os dias 19 a 21 de junho Este ano estão entre as atrações já confirmadas, a banda colatinense Show da Viola que se apresenta no primeiro dia (quinta-feira), Pereira da Viola, na sexta-feira e Renato Teixeira no sábado. Além de músicos de várias partes do país apresentarem seus trabalhos, também acontecerão shows de três atrações. Essa é a oitava edição do Festival.

P7

Programa Mais Médicos já conta com 16 profissionais em Colatina

Dia dos namorados: Procon Municipal alerta para compras

Em abril, o município recebeu mais nove médicos especialistas em atenção básica de saúde. São oito médicos cubanos e um brasileiro que complementarão a rede de atendimentos.

Apesar do clima romântico, é preciso ficar atento na hora de comprar o presente do dia dos namorados. De acordo com o órgão, seguir algumas dicas é essencial para não ter problemas com preços, condições e ofertas especiais.

P5

Prefeitura Municipal de Colatina anuncia horário especial durante jogos do Brasil O expediente nas repartições será até as 13 horas nos dias 12, 17 e 23 de junho. Serviços essenciais, que não admitem paralisação, estarão funcionando normalmente nestes dias, como o plantão da Defesa Civil e o atendimento na Santa Casa de Misericórdia.

P3

Este informativo é de distribuição gratuita. É proibida a venda.

P3

Mala Direta Postal

Básica

9912247800/2009-DR/ES

Pref.Mun.Colatina CORREIOS


2

O COLATINENSE

Colatina/ES, 06 de Junho de 2014

O Físico Noah Gordon

FALA PREFEITO Olá Colatinenses, que bom encontrá-los aqui mais uma vez. O jornal O Colatinense está recheado de notícias sobre a nossa cidade. Neste fim de semana a cidade esta repleta de eventos culturais e esportivos. No domingo pela manhã acontecem a Corrida Rústica Sol Poente, e também o passeio ciclístico Pedalar Para Respirar. As festas juninas das nossas escolas municipais também já começaram. Muita animação, comidas típicas e danças prometem animar os arraías nas escolas. A Copa do Mundo será o tema de muitas delas. A programação completa você encontra na página 6. Ainda falando sobre Copa do Mundo, na última semana o Sanear pintou os meios-fios das nossas ruas, dando um clima a mais para a torcida. Também foi decidido por meio do decreto número n°17.446, que o expediente nas repartições públicas municipais será até as 13 horas nos dias 12, 17 e 23 de junho, em dias de jogo. Já o nosso tradicional Festival Nacional de Viola está com data marcada e atrações definidas. A banda colatinense Show da Viola se apresenta no primeiro dia (19), Pereira da Viola, na sexta-feira (20) e Renato Teixeira no sábado (21). Pereira é cantador, violeiro e compositor mineiro. Renato Teixeira, 69 anos, é paulista, compositor e cantor de música regional. Vocês não podem perder. Saiba como será o festival na página 7. Um questão muito importante em todas as cidades é a coleta seletiva. Nosso município consegue coletar, separar e vender cerca de 30 toneladas de material reciclável todos os meses. A renda de todo material que é vendido é investido no projeto Coleta Seletiva. Saiba como funciona todo o processo na matéria da página 8. Na área da saúde recebemos mais nove médicos por meio do programa Mais Médicos. Eles estão atuando nas unidades de saúde dos bairros: Barbados, Vista da Serra, Honório Fraga, Nossa Senhora da Penha e São João Grande. Veja tudo na página 5. Aproveitem todas as informações desta edição, e nos vemos na próxima.

Leonardo Deptulski Prefeito de Colatina

www.colatina.es.gov.br

O drama de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, é aqui contado desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica. A história começa quando Rob Cole, órfão, aprendiz de um barbeiro-cirurgião na Inglaterra, toma conhecimento da existência de uma escola extraordinária na Pérsia, onde um famoso físico leciona. Decidido a ir a seu encontro, descobre que o único problema estava no fato de que cristãos não tinham acesso às universidades muçulmanas durante as Cruzadas. A solução era Rob assumir a identidade de um judeu, ao mesmo tempo em que se envolvia com uma avalanche de fatos verdadeiramente impressionantes.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Colatina conta com espaço arejado, silencioso, iluminado e uma excelente organização, além de um vasto acervo de livros a disposição da população. Está localizada no bairro Esplanada, próximo a Praça Sol Poente, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas. O local é uma fonte de pesquisa sobre todas as áreas do conhecimento, além de conter um acervo variado voltado também para o entretenimento dedicado aos amantes da boa leitura. Todos os serviços e atividades são gratuitos. Vá à biblioteca e participe!

Secretária de Comunicação Social: Joelma Gusson / Jornalista responsável: Cristiane Trevizani ES 01377/JP / Jornalistas: Danyara Corona, Rachel Avelino Passamani e Maria Tereza Paulino / Fotógrafo: Breno Liberato / Diagramação e Arte Final: Luiz Fernando Benfica / Tiragem: 5.000 exemplares.

Av. Ângelo Giuberti, 343, Esplanada, Colatina/ES - CEP: 29702-902 / Tel.: (27) 3177-7045 / 3177-7051 / www.colatina.es.gov.br Os interessados em receber as edições do jornal O Colatinense, deverão enviar e-mail com nome e endereço completo para: imprensa@colatina.es.gov.br ou ligar para (27) 3177-7045.


O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

Colatina/ES, 06 de Junho de 2014

3

GABINETE

Prefeitura decreta horário de funcionamento especial durante os jogos do Brasil

D

evido aos jogos do Brasil, a Prefeitura de Colatina, por meio do decreto n°17.446, declarou expediente até as 13 horas nos dias 12, 17 e 23 de junho. Apenas os serviços essenciais, que não admitem paralisação, estarão funcionando normalmente nestes dias, como o plantão da Defesa Civil e o atendimento na Santa Casa de Misericórdia. Além disso, os serviços de varrição também estarão funcionando normalmente. As escolas da rede municipal poderão funcionar até o recreio ou optar por não ter aula no período da tarde, porém deverão repor o dia letivo no sábado. De acordo com a secretaria de educação cada escola vai definir como vai funcionar.

Nos dias 12, 17 e 23 de Junho o expediente será de 8 às 13 horas nas repartições municipais

PROCON

Procon orienta sobre compras para o dia dos namorados Seja qual for o presente escolhido o Procon alerta o consumidor sobre os seus direitos

O

dia dos namorados esta chegando e traz a expectativa de aumento de vendas. No entanto, os consumidores precisam tomar alguns cuidados na hora de presentear a pessoa amada, a fim de evitar problemas. De acordo com o coordenador do Procon de Colatina, Marcelo Carvalho Pretti, é preciso ficar atento a algumas dicas. Depois de escolhido o presente adequado, é hora da pesquisa de preços. “Fique ciente do preço à vista e do total a prazo, bem como dos juros praticados para o parcelamento. Nas compras com o cartão de crédito pre-

valece o preço à vista”, lembra o coordenador. Caso a escolha seja presentear com um celular é importante certificar-se das promoções e ler atentamente todas as informações, antes da aquisição do aparelho e contratação do serviço. “Avalie também as necessidades e a condição financeira da pessoa amada. Desta forma, fica mais fácil escolher o tipo do celular, se pré ou pós-pago, assim como os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras, lembrando que o celular implica despesa para quem recebe o presente”, lembrou Marcelo. Muitos casais comemo-

Na compra de sapatos o consumidor deve ficar atento aos prazos de troca ram essa data em restaurantes, bares ou casas noturnas. Fique atento para algumas dicas importantes. A cobrança da taxa de serviço (ou gorjeta) é opção do consumidor. Já a cobrança de consumação mínima é ilegal, não poden-

do ser efetuada. Há ainda casais que preferem terminar a noite dos namorados em motéis e hotéis. Confira as possibilidades de acomodação, os respectivos preços, as formas de pagamento e quantas horas com-

preendem a diária/pernoite. Em caso de dúvidas ou para mais informações, basta entrar em contato com o Procon pelo telefone (27) 3722-1313, ou na rua Pio XII nº 241, Bairro Esplanada ao lado da Defensoria Pública.


4

Colatina/ES, 06 de Junho de 2014

O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

SAÚDE

Município oferece 14 vacinas do calendário básico durante o ano inteiro A Secretaria de Saúde alerta para que a população mantenha o cartão de vacinação em dia para evitar doenças

N

o dia 09 de junho é comemorado o dia nacional da imunização, e a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras. Atualmente, a cobertura vacinal no Brasil imuniza não apenas crianças, mas também oferece vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais. Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), completou no ano passado 40 anos e se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo. Nestes 40 anos, o programa vem atuando na ampliação da prevenção, no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente são oferecidos gratuitamente 42 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 25 vacinas. Em Colatina, além das campanhas previstas no cronograma anual de vacinação, as salas de vacina das Unidades de Saúde e a Policlínica, oferecem a população um calendário básico de vacinas de rotina, que são: BCG; Pentavalente; VIP; VOP, Rotavírus; Pneumocócica; Meningocócica; Tríplice Viral, Tetra Viral; Hepatite B; Dupla Adulto (DT); DTP; Febre amarela e Anti Rábica Humana. As US que possuem salas de vacinação com atendimento de segunda a sextafeira são: Policlínica, US de São Silvano, Vila Lenira, São Pedro, Nossa Senhora Apa-

recida, Ayrton Senna, Honório Fraga, Colúmbia, Bela Vista, paul de Graça Aranha, Itapina e Baunilha. Atualmente, o Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Hoje, 96% das vacinas oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência. O esforço para imunizar a população está dando resultados. O Brasil alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras. Nos últimos três anos, o Ministério da Saúde introduziu seis novas vacinas no PNI. Em 2010, a vacina pneumocócica 10 valente e meningocócica C conjugada. Em 2012, com o objetivo de ampliar o uso das vacinas combinadas, incluiu a vacina penta (difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), assim como a vacina inativada poliomielite (VIP). Além disso, ampliou a oferta da vacina hepatite B, de 29 para 49 anos de idade, e passou a oferecer a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, e é exclusiva para crianças com 15 meses de idade que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral. Este ano, passaram a fazer parte do calendário nacional as vacinas de: HPV, hepatite A e vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) para gestantes.


O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

Colatina/ES, 06 de Junho de 2014

5

SAÚDE

Colatina recebe mais nove médicos do programa Mais Médicos São oito médicos cubanos e um brasileiro que irão complementar a rede de atendimentos do município

C

olatina recebeu mais nove médicos especialistas em atenção básica de saúde por meio do programa federal Mais Médicos, são oito médicos cubanos e um brasileiro que irão complementar a rede de atendimentos. Os médicos chegaram no início do mês de abril e durante um mês passaram por um curso de capacitação. Cinco médicos já começaram os atendimentos na segunda-feira (02) nas unidades de saúde dos bairros: Barbados, Vista da Serra, Honório Fraga, Nossa Senhora da Penha e São João Grande. Os outros quatro profissionais devem começar a trabalhar até o final do mês. O município de Colatina recebeu no total 16 médicos. Doze estão atuando e quatro ainda estão em processo de capacitação. Os médicos cum-

Nas unidades de Saúde o atendimento é elogiado pela população

prem uma carga horária de 8 horas diárias, um aumento no número de atendimentos nas unidades de saúde. De acordo o Superintendente de Planejamento de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Crema Fassina, os resultados iniciais nas unidades de saúde mostraram uma estimativa de crescimento de 400%. “Com a chegada desses novos médicos esperamos ampliar ainda mais esse atendimento”, destacou. O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Colatina participa da etapa nacional do 8º Prêmio ao Prefeito Empreendedor

O município apresentou o projeto “Central Fácil, Desburocratizar para Empreender”que venceu a etapa estadual

N

a noite do dia 03 de junho, o prefeito Leonardo Deptulski, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Valverde, e a equipe técnica responsável pela elaboração e coordenação do Projeto Central Fácil Noroeste: “Central Fácil, Desburocratizar para Empreender”, estiveram participando em Brasília da cerimônia do 8º Prêmio ao Prefeito Empreendedor 2014, Edição Nacional. Na ocasião Leonardo recebeu um certificado

como um dos municípios finalistas do prêmio. A 8ª Edição reuniu prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal e Fernando de Noronha, que implantaram projetos com resultados comprovados. Na Edição Estadual do Prêmio, 17 cidades foram finalistas, e o município de Colatina, administrado pelo Prefeito Leonardo Deptulski, foi o vencedor da Categoria: Desburocratização, atuando na área de formalização da econo-

mia local, acesso a créditos financeiros, capacitação e empreendedorismo. O Projeto vencedor, foi inscrito, através da SEDETUR – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na etapa nacional, o prefeito de Colatina recebeu um certificado como um dos finalistas do prêmio, e o prefeito vitorioso foi o de Vinicius Farah, de Três Rios no Rio de Janeiro. Ele é bicampeão do PSPE, vencendo pela segunda vez na categoria Região Sudeste.

O prefeito e o secretário participaram da premiação


6

Colatina/ES, 06 de Junho de 2014

O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

EDUCAÇÃO

Festas caipiras nas escolas municipais levam cultura e diversão às comunidades

Tradicional no país, as festas prometem agitar as escolas e divertir a comunidade

As festanças começam na sexta e seguem por todo mês de junho

O

mês de junho é um dos mais alegres do Brasil. Quem gosta, não esquece que é nele que são realizadas as animadas festas, com brincadeiras, muita comida típica e qua-

drilhas nas noites frias de inverno, celebrando a devoção aos santos João, Pedro e Antonio. Neste ano as festas juninas acontecerão em meio às cores verde e amarela, e

a muito barulho, pois serão realizadas em pleno clima da Copa do Mundo, que acontece no Brasil do dia 12 de junho a 13 de julho. Em Colatina, além das comunidades da cidade e do

interior, as escolas também não deixam de promover a festa. Abre o calendário, no dia 06, a EMCOR “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus”, as 18h30, na quadra da escola. Também no dia 06 tem “Arraiá do Coroné Virgínio Calmon”, na EMEF “Cel. Virgínio Calmon”, as 19 horas, na Praça da Igreja Católica da Vila Lenira. A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profº João Elias Pancotto”, no bairro Carlos Germano Naumann, fará o “Arraiá do Pancotto”, no dia 07, às 18 horas, na sua própria quadra. No mesmo dia será o “Arraia do Zé Eugênio”, na Emef “Eugênio Meneghelli”, no Bairro Apareci-

da, às 15 horas. “Humberto na Copa”, é o Arraiá da Emef “Humberto de Campos”, do bairro Operário. Também comemoram no dia 07 a EMCOR “Luiza Crema”, às 17 horas, na quadra de Baunilha, as 18 horas tem o “Arraiá da Copa”, da EMEF “João Manoel Meneghelli”, e encerrando o dia 07 acontece o “Arraial do Hexa”, na EMEF “Cleres Martins Moreira”. No dia 08, às 10 horas, na Praça Anita Costa, o principal ponto de encontro dos moradores do bairro. Quem também faz a festa no dia 8 é o O CEIM “José Baião”, com o “ Arraiá do Fuleco”, as 08h30, nas dependências do CEIM.

ESPORTE

Corrida Rústica e Passeio Ciclístico movimentam Colatina neste domingo

O Pedalar Para Respirar encerra a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente Dando abertura ao Circuito Municipal de Corridas de Colatina, acontece neste domingo a Corrida Rústica Sol Poente. O Circuito é formado por três corridas durante o decorrer do ano, sendo a segunda no dia 17/08 e a terceira no dia 23/11. A Corrida Rústica Sol Poente será disputada em distância de 9.4 km. A largada está prevista para às 8h30 com largada em frente ao Ginásio da Ademc (Estádio Municipal) com chegada na Praça Sol Poente em frente ao Pier. Pedalar para Respirar Também no domingo

será realizado em Colatina o passeio ciclístico Pedalar para Respirar, que tem como objetivo, conscientizar a população a respeito dos meios de transportes alternativos menos poluentes, como a bicicleta. O local de partida do passeio será próximo ao 8º Batalhão da Polícia Militar de Colatina, às 8 horas, chegando ao Cais localizado na Praça Sol Poente onde acontece mais uma edição do evento em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, realizado pelo Sanear e a Prefeitura em parceria com a CDL Jovem Colatina.


www.colatina.es.gov.br

O COLATINENSE

Colatina/ES, 06 de Junho de 2014

7

CULTURA

Fenaviola será de 19 a 21 de junho na praça de Itapina Serão três dias de festa com a participação de Show da Viola, Pereira da Viola e Renato Teixeira

Q

uem gosta de ir ao distrito de Itapina curtir o Fenaviola (Festival Nacional da Viola) já pode se preparando para a sua oitava edição, no período de 19 a 21 deste mês. Além de músicos de várias partes do país apresentarem seus trabalhos, também acontecerão shows de três atrações. A banda colatinense Show da Viola se apresenta no primeiro dia (quinta-feira), Pereira da Viola, na sexta-feira e Renato Teixeira no sábado. Pereira é cantador, violeiro e compositor mineiro. Renato Teixeira, 69 anos, é paulista, compositor e cantor de música regional. Também serão apresentadas 24 músicas,

e premiadas a melhor canção, o melhor violeiro e a melhor apresentação escolhida pelo público. Mas a festa não será só no palco da pracinha, que fica na rua principal do lugarejo. Os alunos das duas escolas da sede também participam nos dois primeiros dias do evento, em atividades culturais juntamente com os músicos, através de trabalho de interpretação das letras, com murais, painéis e entrevistas. A animação também fica por conta das barracas e dos encontros dos itapinenses presentes e ausentes, e amigos, que aproveitam a ocasião para uma confraternização. Os visitantes também podem passear de

balsa no Rio Doce e experimentar as comidas e bebidas locais. A hospedagem acontece nas pousadas e chácaras residenciais. O Fenaviola, que chega a atrair cerca de 20 mil pessoas, é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, que tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural e musical colatinense, já que Colatina, já se tornou um polo na área, também incentivar e revelar novos talentos, e difundir a viola caipira e a músicas regional e de raiz brasileira. Mais informações podem ser adquiridas pelo site da Secretaria de Cultura ( w w w. c u t l u r a c o l a t i n a . com.br).

Domingo tem Festival de Concertina, Sanfona e Viola em Paul de Graça Aranha Esta é a quarta etapa do festival que percorre o interior de Colatina. Mais seis comunidades irão participar

E

confirmando Colatina como um forte polo musical, com eventos e a escola de música com seus vários núcleos pelo município, somando quase mil alunos, no próximo final de semana outro festival vai atrair quem gosta de dançar aos sons de concertina, sanfona e viola, nas tardes de domingo. Desta vez será no distrito de Paul de Graça Aranha, a partir das 12 horas, na sede da Associação de Moradores. Segundo um dos or-

Em São Roque de Boa Esperança os tocadores animaram a plateia

ganizadores do evento, Isaías De Bortolo, o Festival de Concertina, Sanfona e Viola é feito para as comunidades rurais (9 locais). “Principalmente para promover os tocadores, que sempre são moradores das regiões nas quais ele acontece, e também promover os instrumentos que tornaram-se raridades nas últimas décadas. Isso tudo proporciona uma grande confraternização entre as comunidades do interior e os visitantes”, explicou.


8

Colatina/ES, 06 de Junho de 2014

O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

SANEAR

Colatina investe em destinação, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos Atualmente, em Colatina, cerca de 30 toneladas de resíduos recicláveis são recolhidos por mês

Todos os dias o lixo recolhido na cidade é separado, embalado e vendido. O dinheiro é investido no projeto de Coleta Seletiva

B

oa parte do lixo produzido no Brasil termina em lugares inadequados. Na última década, 40 milhões de brasileiros ascenderam socialmente. Essa nova classe média passou a consumir mais, e quem consome mais gera mais lixo. Nos últimos dez anos, a população do Brasil aumentou 9,65%. No mesmo período, o volume de lixo cresceu mais do que o dobro disso, 21%. É mais consumo, gerando mais lixo, que nem sempre vai para o lugar certo. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), dados de 2012 revelam que foram descartados 24 milhões de toneladas de resíduos em lugares inadequados. Isso seria suficiente para encher

168 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. O município de Colatina produz em média, diariamente 90 (noventa) toneladas de lixo úmido, os quais são destinados ao seu próprio aterro sanitário. O volume exorbitante desses resíduos, bem como a preocupação com a vida útil do aterro do município geraram a necessidade e a implantação do Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos, criado em outubro de 2011. “Com a implantação da coleta seletiva tivemos a oportunidade de promover a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, de forma a encaminhar ao aterro apenas os rejeitos, reduzindo consideravelmente o volume acondicionado no mesmo, aumentando, por conseguinte, a sua vida

útil”, afirma o prefeito Leonardo Deptulski. Atualmente das 90 toneladas que são recolhidas, 1,3% é reaproveitada na reciclagem. O que gera uma quantia de aproximadamente 29.197,50 Kg de resíduos vendidos por mês. Todo o material comercializado na forma de leilão público feito pelo SANEAR e todo o dinheiro arrecadado é investido no projeto de coleta seletiva. Antes da implantação do projeto, os resíduos sólidos gerados não passavam por qualquer processo de triagem, sendo todos destinados ao CETREU (Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Colatina/ES), resultando no excesso de volumes acondicionados. Atualmente o Centro é o único aterro municipal licenciado do

estado, recebendo apenas o lixo não reciclável. Desde a implantação do projeto 180 (cento e oitenta) toneladas de resíduos recicláveis deixaram de ser encaminhados ao aterro sanitário do município, contribuindo para a sua vida útil, além de melhorar a qualidade de vida da população colatinense. Além disso, toda a rede escolar do Município (29 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, 11 Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio, 02 Escolas Federais e 09 Escolas Particulares de Educação Infantil e Ensino Fundamental) foi sensibilizada sobre a importância da separação dos resíduos sólidos através da Coleta Seletiva. O município está tomando medidas para am-

pliar o projeto Coleta Seletiva, mediante a instalação de novos locais de entrega voluntária, atualmente são 98 pontos de entrega, além de 22 pares de containers de lixo seco e úmido e 120 lixeiras em vias de grande circulação, entre outras ações. Com implantação da Coleta Seletiva foi possível conhecer os métodos de separação dos resíduos, classificando-os em secos e úmidos, consequentemente, o modo de destinação final dos mesmos. Colatina ainda está trabalhando o Plano de Desenvolvimento Sustentável – Colatina 2021, o qual pretende tornar nossa Cidade em um Município 100% (cem por cento) sustentável até o ano de 2021, quando completará 100 (cem) anos de existência.

Jornal O Colatinense  

Publicação do dia 06 de junho de 2014.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you