Page 1

Vacinação contra gripe começa e inclui maior número de crianças este ano Meta é imunizar cerca de 29 mil pessoas de grupos prioritários. No dia D 30 postos de vacinação espalhados pela cidade terão a imunização disponível

A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Colatina é vacinar 80% do público-alvo. A imunização - que é eficiente contra três subtipos do vírus - é destinada também a pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Para receber a dose, é necessário levar o cartão de vacinação ao posto de saúde. A campanha acontece até o dia 9 de maio.

P3 XVI Vila Literária acontece neste sábado na praça Sol Poente

Como encerramento do projeto Contando e Encantando, as atividades acontecem a partir das 17h30. O local será todo decorado e especialmente arrumado para receber as famílias.

Agentes de Trânsito aprovados em concurso são convocados

P7

Os candidatos aprovados no concurso Público de Provas e Títulos, de que trata o Edital nº 001/2011, devem comparecer na Secretaria de Recursos Humanos no prazo de 30 dias.

Cota única: prazo para pagamento termina dia 30 de abril O contribuinte que pagar em cota única terá um desconto de 15% sobre o valor do imposto. O pagamento pode ser realizado nas agências do Banestes, Banco do Brasil, Lotéricas ou Correios.

P4

Este informativo é de distribuição gratuita. É proibida a venda.

P6

Mala Direta Postal

Básica

9912247800/2009-DR/ES

Pref.Mun.Colatina CORREIOS


2

O COLATINENSE

Colatina/ES, 25 de Abril de 2014

Olhos de Cão Azul

FALA PREFEITO

Reunindo onze contos escritos entre 1947 e 1955, “Olhos de Cão Azul” é uma introdução à obra de Gabriel García Márquez. Nestas histórias, o autor colombiano apresenta as perspectivas, os motivos, a liberdade e a fantasia de um estilo que iria desenvolver em obras que o consagraram como um dos maiores escritores do século. O tema central desta coletânea é a morte. Apresentando-se de diversas maneiras, ela é uma presença inevitável, resumo de toda uma experiência de vida que define os personagens. Há histórias de mortos adquirindo consciência da morte, naquela faixa intermediária entre o ser vivo - ainda consciente - e o ser morto - que pretende adquirir consciência como o homem que é “corpo” e “caveira”do conto “A terceira renúncia”. Em “Olhos de Cão Azul”, García Márquez recria a realidade hispano- americana mágica, inserindo nela o homem contemporâneo com sua problemática existencial, seus enigmas e sonhos. Neste universo móvel e descentrado, ele inventa um espaço para o real e resgata o mundo americano do esquecimento, criando uma literatura autônoma e original.

Olá Leitores! Nos encontramos na 21ª edição do nosso jornal O Colatinense. Nesta edição vamos falar sobre o início da campanha de vacinação que começou em todo o país, em Colatina a meta é imunizar mais de 29 mil pessoas. A campanha vai até o dia 09 de maio. Na página XX você confere os postos de vacinação. Ainda na área da saúde vamos falar sobre o Teste Rápido do HIV por Fluido Oral que estão acontecendo em Colatina e região. O teste começou a ser feito no início do mês e está sendo feito pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold), o teste é rápido e sai em 20 minutos. Na semana passada a Secretaria Municipal de Recursos Humanos está convocando os candidatos aprovados no concurso público de provas e títulos. Confira a lista dos aprovados na página XX. As Defesas Civis municipais da região noroeste participaram da capacitação em Colatina, o curso de Análise de Risco para integrantes os coordenadores contou com a participação de 60 pessoas. O município de Colatina e região receberam o pólo de capacitação da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o pólo foi instalado em Baixo Guandu e vai atender os municípios desta região com cursos de capacitação e melhoria do serviço público. Também vamos falar do projeto Contando e Encantando que terminou na última semana com a XVI edição da Vila Literária, alunos, professores e a comunidade foram a Praça do Sol Poente participar da vila. Na página XX você confere tudo o que aconteceu. Boa Leitura! Leonardo Deptulski Prefeito de Colatina

www.colatina.es.gov.br

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Colatina conta com espaço arejado, silencioso, iluminado e uma excelente organização, além de um vasto acervo de livros a disposição da população. Está localizada no bairro Esplanada, próximo a Praça Sol Poente, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas. O local é uma fonte de pesquisa sobre todas as áreas do conhecimento, além de conter um acervo variado voltado também para o entretenimento dedicado aos amantes da boa leitura. Todos os serviços e atividades são gratuitos. Vá à biblioteca e participe!

Respondendo pela Secretaria de Comunicação Social: Ralph Ribeiro Santos / Jornalista responsável: Cristiane Trevizani ES 01377/JP / Jornalistas: Danyara Corona, Rachel Avelino Passamani e Maria Tereza Paulino / Fotógrafo: Breno Liberato / Diagramação e Arte Final: Luiz Fernando Benfica / Tiragem: 5.000 exemplares.

Av. Ângelo Giuberti, 343, Esplanada, Colatina/ES - CEP: 29702-902 / Tel.: (27) 3177-7045 / 3177-7051 / www.colatina.es.gov.br Os interessados em receber as edições do jornal O Colatinense, deverão enviar e-mail com nome e endereço completo para: imprensa@colatina.es.gov.br ou ligar para (27) 3177-7045.


O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

Colatina/ES, 25 de Abril de 2014

3

SAÚDE

Vacinação contra gripe: em Colatina meta é imunizar mais de 29 mil pessoas Neste ano, a faixa etária das crianças foi ampliada, com a inclusão dos menores de cinco anos

C

omeçou na última terça-feira (22) a campanha nacional de imunização contra a gripe. Em Colatina, a vacinação esta sendo realizada em 12 Unidades de Saúde que possuem salas de imunização nos bairros: Bela Vista, Policlínica (Centro), Vila Lenira, São Silvano, São Pedro, Ayrton Senna, Nossa Senhora Aparecida, Honório Fraga e Baunilha, Columbia e Paul de Graça Aranha. A campanha vai até o dia 9 de maio. No sábado (26) aconteceu o dia de mobilização nacional. Neste dia 30 postos de vacinação foramdisponibilizados em Colatina para facilitar o acesso à população. Os acamados, poderão receber a dose através de visitas domiciliares realizadas pelos enfermeiros do PACS e PSF. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.

A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no país Além disso profissionais da saúde, mulheres que deram a luz recentemente, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas também devem ser vacinados. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças

respiratórias. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no país, incluindo o da influenza A (H1N1). Segundo a Coordenação da Vigilância Epidemiológica, em Colatina, o público-alvo da campanha

representa 29.270 mil pessoas, sendo elas: profissionais da saúde (2.740), puérpera (1.330), crianças (6.287), idosos (13.085), gestantes (1.330) e pacientes com doenças crônicas (5.800). A meta é vacinar 80% desse público. Ainda de acordo com a Coordenação da Vigilância Epidemiológica, é importante a apresentação do cartão de vacinação. A Coordenação esclarece ainda que a vacina é segura e não apresenta riscos à saúde. Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação. A campanha contra a gripe ocorre sempre antes do inverno, pois, com a chegada dessa estação cresce o risco de doenças respiratórias e o aumento no número de internações hospitalares causadas por essas doenças.


4

O COLATINENSE

Colatina/ES, 25 de Abril de 2014

www.colatina.es.gov.br

FINANÇAS

IPTU 2014: prazo para pagamento em cota única termina dia 30 Quem escolher pelo pagamento em cota única terá desconto de 15% sobre o valor total do imposto.

Q

Foram distribuídos cerca de 46 mil carnês em Colatina

uem ainda não pagou o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única, tem até o dia 30 de abril para fazer o pagamento. Em Colatina são 36 mil carnês prediais e 10.200 carnês de lotes vazios que foram entregues. O contribuinte que pagar em cota única terá um desconto de 15% sobre o valor do imposto. O pagamento pode ser realizado nas agências do Banestes, Banco do Brasil, Lotéricas ou Correios. Já

aqueles moradores que escolherem o pagamento parcelado, também tem a primeira parcela vencendo no dia 30 de abril. Os valores podem ser divididos em até oito parcelas com a última parcela para o dia 30/11. Para este ano, a previsão de arrecadação é de aproximadamente R$ 6 milhões. A arrecadação do imposto tem grande importância na receita da Prefeitura, são aplicados na execução de obras e melhorias dos serviços para toda a população.

SEGURANÇA PÚBLICA

Defesas Civis Municipais da região noroeste participaram da capacitação em Colatina O curso proporcionou aos agentes municipais o conhecimento sobre instabilidade estruturais e outros conceitos

A

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu na quar ta-feira (23) o Curso de Análise de Risco para integrantes das C oordenadorias Municipais de Defesa Civil da região Noroeste do Estado. A capacitação aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com a participação de cerca de 60 pessoas. O objetivo principal do curso foi proporcionar aos participantes das Defesas Civis o conhecimento dos conceitos básicos de risco e de estabilidade estrutural de edificações, reconhecendo sinais de danos e riscos nas estruturas, de

Cerca de 60 profissionais participaram do curso em Colatina

forma que fosse possível, durante as vistorias de rotina ou de uma eventual vistoria de levantamento de risco, fornecer ao agente de defesa civil municipal informações básicas para a tomada de decisão acerca de uma situação de risco. No curso foram abordados os seguintes temas: conceitos básicos de risco, introdução à percepção de risco, estruturas colapsadas, comprometimento de estruturas edificadas, elementos estruturais básicos de uma edificação, corrosão de armaduras, elementos estruturais, fissuras, trincas, rachaduras e prováveis causas do aparecimento de fissuras.


O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

Colatina/ES, 25 de Abril de 2014

5

SAÚDE

Gold inicia Teste Rápido do HIV por Fluido Oral em populações vulneráveis de Colatina e região A Gold de Colatina, iniciou há 20 dias o trabalho de abordagem junto a populações vulneráveis A Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold), de Colatina, iniciou há 20 dias o trabalho de abordagem junto a populações vulneráveis, profissionais do sexo, homossexuais, travestis e transexuais; e também usuários de drogas, para apresentação e aplicação do Teste Rápido do HIV por Fluido Oral. O trabalho está sendo feito por uma equipe de quatro profissionais de saúde, nas terças e quintas-feiras, das 18 às 22 horas, em pontos freqüentados por essas populações. A Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) é uma das duas entidades capixabas credenciadas pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização do teste, porque atua na prevenção da doença em grupos específicos que podem ser atingidos pelo vírus HIV. O teste é feito no momento da abordagem. É rá-

pido, simples e sigiloso e não precisa de tanta tecnologia como o tradicional. Por isso, sua grande vantagem é alcançar o público com mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Em apenas 20 minutos sai o resultado. A amostra é coletada na boca e identifica a presença de anticorpos anti-HIV (células de defesa do organismo). Por ser mais simples do que o tradicional, não requer todo um suporte laboratorial por trás, facilitando o alcance do público.

Projeto “Viva melhor sabendo”

O novo procedimento faz parte do projeto “Viva Melhor Sabendo”, do MS, que está sendo desenvolvido pela Gold desde fevereiro em Colatina e em municípios da região, com o objetivo de ampliar a testagem voluntária e oportuna do HIV, para pessoas em contextos de maior vulnerabilidade.

O

HIV é o vírus causador da Aids e ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças. Ter o vírus não é a mesma coisa que ter aids. Há soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, de acordo com o MS, eles podem transmitir o vírus pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. A coordenadora da equipe da Gold, Vanilli Borghi, disse que apesar de tão pouco tempo de atua-

ção do projeto (lançado em fevereiro) ela e as três educadoras da equipe (um gay, um travesti, profissional do sexo; e um travesti que não é profissional do sexo), não estão encontrando dificuldades na operação. “Estamos atingindo um público em torno de 95%. Após a apresentação do projeto, e explicada a importância da prevenção e do teste, são preenchidos um termo de consentimento da pessoa para fazer o teste e uma ficha cadastral. Fazemos a coleta do material e aplicamos. Conforme o resultado, a pessoa é orientada a procurar imediatamente o serviço de Saúde, e recebe orientações

para uso do preservativo e outras informações” , explicou. O fluido do teste é extraído da gengiva e o começo da mucosa da bochecha com o auxílio da haste coletora. Quando sair uma linha vermelha, significa que não é reagente. Caso apareçam duas linhas vermelhas, indica que naquela amostra há anticorpos anti-HIV, ou seja, o teste é positivo. Para fazer o diagnóstico oral, é necessário que nos 30 minutos antes, a pessoa evite ingerir alimento e bebida, fume ou inale qualquer substância, escove os dentes e use antisséptico bucal. Também se deve retirar o batom e evitar realizar atividade oral que deixe resíduo.


6

Colatina/ES, 25 de Abril de 2014

O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

RECURSOS HUMANOS

Municípios da região noroeste do ES recebem polo de Capacitação da Esesp No polo de capacaticação serão oferecidos diversos cursos focados na melhoria da qualidade do serviço público

A

Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou na última semana a Abertura do Polo de Capacitação em Baixo Guandu. No local serão oferecidos diversos cursos e palestras focadas na melhoria da qualidade do serviço público. Esse é o 17º polo, do total de 22 que a instituição criou para atender aos 78 municípios. O evento marcou a assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade entre a Esesp e as prefeituras de Baixo Guandu, município sede, Colatina e Marilândia, municípios integrantes. A Esesp dividiu o Estado do Espírito Santo em A secretária de Administração, Dejani Britto participou da aula inaugural 22 microrregiões, para que

desta forma fosse possível atender aos 78 municípios. Para a diretora presidente da Esesp, Márcia Machado, o polo é uma aposta do órgão no formato inovador para estabelecer a melhor dinâmica de capacitação dos servidores em todo o Estado. São mais cursos, mais capacitados e melhores serviços a serem prestados pelas prefeituras. Participaram da assinatura o prefeito de Baixo Guandu, a secretária de administração de Colatina, Dejani Britto, e um representante de Marilândia. Além da assinatura do termo, também aconteceu uma palestra motivacional para os servidores.

TRÂNSITO

Semtran convoca candidatos a vaga de agente de trânsito A

Os 15 aprovados no Concurso Público Municipal tem o prazo de 30 dias para apresentação da documentação Secretaria Municipal de Recursos Humanos está convocando através do Edital nº 015/2014, os candidatos aprovados no concurso Público de Provas e Títulos, de que trata o Edital nº 001/2011, para o cargo de agente municipal de guarda de trânsito. Os candidatos devem comparecer a Secretaria de Recursos Humanos , situada à Avenida Ângelo Giuberti, nº 343, Bairro Esplanada, no prazo de 30 dias contados da publicação no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, no horário de 08h às 17hs.

Os aprovados deverão apresentar a documentação que comprove habilitação profissional estipulada como pré-requisito na área em que os candidatos foram aprovados. Os convocados devem estar munidos dos seguintes documentos para que seja realizada a nomeação: Atestado médico admissional devidamente emitido pelo médico do trabalho; Cópia da carteira de identidade, CPF, PIS/PASEP;Título de Eleitor e comprovante de voto nas últimas eleições, Certidão de Nascimento ou de Casamento; Certidão de Nascimento

de Filhos; Certificado de Reservista; Comprovante de Residência; Documento que conste o número da conta corrente no Banestes, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil S/A; Atestado de boa conduta; Cópia da Declaração de imposto de renda; Cartão de vacina dos filhos menores de 06 anos; Declaração de não acúmulo de cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos cargos constitucionalmente admitidos. Confira a lista de convocados no site www.colatina.es.gov.br, no link Concursos.

Os agentes atuam nas vias de Colatina


O COLATINENSE

www.colatina.es.gov.br

Colatina/ES, 25 de Abril de 2014

7

EDUCAÇÃO

Projeto Contando e Encantando promoveu Vila Literária neste sábado em Colatina As famílias puderam se divertir com uma programação variada e educativa na Praça Sol Poente

O

papais e as mamães não perderam a oportunidade de proporcionar aos filhos uma tarde lazer e educação na XVI Vila Literária, que aconteceu neste sábado, na praça Sol Poente. Esta edição da Vila Literária fez parte do projeto Contando e Encantando promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a TV Gazeta Noroeste e empresas privadas do município. O projeto teve o objetivo de fazer com que a comunidade escolar (alunos, professores, pais/responsáveis e equipe) tenha prazer em ouvir histórias e consiga transmitir ao outro o que ouviram, buscando na leitura outras histórias a ser contada. Depois de percorrem as

escolas do município da programação se encerra com a Vila na praça Sol Poente. O local foi todo decorado e especialmente arrumado para receber as famílias, tendo a leitura como o foco principal, e com isso, envolver as crianças com brincadeiras, jogos e oficinas. A criançada pode se divertir e aprender com uma série de atividades como: oficinas de artesanato, manicure infantil, jogos computacionais educativos, literarte e pintura facial. Elas também puderam descobrir, aprender e se divertir com a Árvore de Livros. Um tapete de colchões foi montado aos pés de uma árvore, onde serão pendurados vários livros nos galhos. A impressão é de que os li-

vros são frutos da planta. As crianças podem deitar sob os galhos e entrar em um mundo novo através da leitura. Outra atração que levou um grande número de crianças foi o Bingo Literário que apresentou elementos de histórias enquanto as crianças se divertiam com o sorteio. Houve ainda a representação da Casinha do Sítio do Pica -pau Amarelo. Um dos momentos mais aguardado pelas crianças foi o show de música e contação de histórias com Cláudia Tardin e Renan Peruggia, que conseguem envolver adultos e crianças de forma divertida e lúdica. O evento foi um momento para que toda a família se mobilize e incentive a leitura desde a infância.

CULTURA

Palestra sobre uso da internet é realizada no CEU Columbia

A palestra faz parte do Progarama Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, que é realizado na Emef Columbia Aconteceu nesta quar ta-feira (23) no C entro de Ar tes e Espor tes Unif icados (CEU) do bairro C olumbia a palestra “Uso consciente da internet para os jovens” ministrada pela soldado Amélia da Polícia Militar. C erca de 390 alunos da EMEF C olumbia participaram da Palestra realizada em três sessões. A palestra faz parte do Programa Educacional de Resistência

às Drogas e à Violência (PROERD) que acontece na escola municipal do bairro. A palestrante da polícia Militar explicou as crianças os riscos que eles correm com a exposição a internet, também foi exibido vídeos sobre os efeitos desta grande exposição e sobre alguns artigos do código penal relacionado aos crimes da internet. Após a palestra as crianças puderam tirar as dúvidas e discutir sobre o assunto.

Os estudantes assistiram a palestra da soldado Amélia, da PM


8

O COLATINENSE

Colatina/ES, 25 de Abril de 2014

www.colatina.es.gov.br

CULTURA

7° Festival de Concertina, Sanfona e Viola de Colatina começou neste domingo Depois da primeira etapa em São Roque de Boa Esperança, outras nove comunidades também recebrão o festival

T

radição entre as comunidades do interior de Colatina há 7 anos, o Festival de Concertina, Sanfona e Viola foi pensado como uma oportunidade de valorização popular e de resgate desses instrumentos, já que muitos dos apaixonados pela concertina estavam isolados e escondidos. Com o surgimento do Festival houve a valorização do instrumento e da música, além da união dos tocadores. Dando início aos festival deste ano, a comunidade de São Roque de Boa Esperança foi a primeira a receber o festival no último domingo. A festa aconteceu no pátio da Igreja Católica, e todos os moradores da região participaram. O festival não é somente um meio de divulgação dos instrumentos musicais, como também passou a ser um momento de confraternização e socialização

entre a comunidade e os visitantes. Por onde passa motiva os moradores dos distritos a se unirem e se organizarem em torno da festa. Eles se envolvem na montagem, decoração e na produção e comercialização de comidas e bebidas. Segundo a Secretaria de Cultura de Colatina, as comunidades aguardam ansiosas pela chegada do festival, e preparam tudo com muita animação. “O festival é essencialmente feito pela comunidade. Eles estão envolvidos em todos os momentos, desde a organização, comercialização de produtos, e principalmente com os tocadores, que sempre são moradores da região”, explicou Isaias De Bortolo, um dos organizadores do evento. A comunidade de São Miguel de Boapaba é a próxima a recever o evento, no dia 04 de maio.

Sanfonas e Concertinas Acordeon, Gaita-ponto, Bandoneon e Concertina: por serem todos instrumentos de fole, são conhecidos e nomeados pelo público em geral como Sanfonas. A Concertina, o destaque especial no Festival, possui teclados de pequenos botões localizados em caixas hexagonais nas duas extremidades do fole. Quando pressionados, os botões abrem válvulas que fazem vibrarem as palhetas de metal (sistema igual aos demais instrumentos de fole), liberando, assim, sons que não podem ser imitados por instrumentos tecnológicos. Programação: 27 de abril – São Roque de Boa Esperança (pátio da Igreja Católica) 04 de maio – São Miguel de Boapaba (ao lado do campo de futebol) 25 de maio – Bela Aurora (pátio da Igreja Católica) 08 de junho – Graça Aranha (Associação de Moradores) 22 de junho – São João Pequeno (Moschen) 20 de julho – São Pedro Frio (ao lado da Escola Cabeceira de São Pedro Frio) 27 de julho – Córrego de Laje (pátio da Igreja Católica) 07 de setembro – Barra de Santa Júlia (ao lado do campo do Mariani) 22 de setembro – Cascatinha do Pancas (na quadra de esportes) 19 de outubro – Knaack (na quadra de esportes) 2 de novembro – Grande Final na Praça Sol Poente

Jornal "O Colatinense"  

Publicação de 25 de abril de 2014.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you