Issuu on Google+

Informativo da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves N° 06 - Janeiro a Abril de 2013

EVENTOS

OBRAS

Mais de sete mil pessoas na 49ª Festa da Uva e do Vinho Pág. 06

Pavimentação de ruas em vários pontos da cidade Pág. 08

Compromisso com Alfredo Chaves

Nova Escola Municipal Ana Araújo inicia atividades Pág. 04 AGRICULTURA Mutirão do Trabalhador Rural realiza mais de 2 mil atendimentos.Pág. 04

GOVERNO Prefeitura investe na capacitação e motivação de funcionários.Pág. 07

ESPORTE Últimos ajustes para realização de Campeonato Municipal.Pág. 06


02

Fala Prefeito Compromisso com Alfredo Chaves

A

migos alfredenses, estamos iniciando uma nova gestão. Mesmo herdando uma administração totalmente organizada e eficiente, teremos pela frente alguns desafios. Muita coisa foi feita nesses últimos oito anos em nossa cidade. Alfredo Chaves conquistou novamente a autoestima e a confiança nos serviços públicos. Mas, temos ainda algumas prioridades para serem executadas em nosso município nesses quatro anos em que estaremos à frente da administração. Com a mudança no Fundap deixaremos de arrecadar a partir deste ano cerca de R$ 2 milhões por ano, com isso, teremos que destinar, dos recursos próprios, o dinheiro para dar continuidade a algumas obras e para executar novos investimentos. Também, com o prejuízo causado pela maior enchente registrada na história da cidade, teremos que nos empenhar em novas prioridades e reconstruir o que foi danificado, como pontes, ruas, estradas rurais, prédios públicos e outros. Apesar disso, não deixaremos de honrar nossos compromissos para a qualidade nos serviços de saúde, educação e de outras áreas importantes como agricultura, infraestrutura, turismo e também ao pagamento dos servidores.

“Não deixaremos de honrar nossos compromissos para a qualidade nos serviços de saúde, educação e de outras áreas importantes como agricultura, infraestrutura, turismo e também ao pagamento dos servidores”

Teremos sim desafios, mas, com compromisso, competência e participação popular iremos continuar transformando Alfredo Chaves em uma cidade ainda melhor. Juntos, iremos fazer jus ao nosso slogan: Alfredo Chaves, uma cidade cada vez melhor! Boa leitura. Roberto Fortunato Fiorin Prefeito de Alfredo Chaves

Ação Social

Iniciadas aulas de alongamento Qualidade de vida para todos! É com esse propósito que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania iniciou as aulas de alongamento disponibilizadas para pessoas da terceira idade, no Centro de Convivência da Terceira Idade, no bairro Macrina. Cerca de 100 pessoas são contempladas com o projeto. De acordo com a secretária da pasta, Jacirley de Almeida Silva, as aulas são oferecidas em horários especiais para atender essas pessoas. “A iniciativa tem como finalidade melhorar o condicionamento físico e estimular a prática regular de exercícios desse grupo”, disse. A Secretaria também realiza atividades de entretenimento para o Grupo Bons Amigos da 3ª Idade. Todas as sextas-feiras, às 20h, acontece o baile com muito forró e outros ritmos. O objetivo é integrar o grupo e desenvolver ações para o fortalecimento social dos membros.

Informações: 27 3269-2727

Alfredo Chaves:

Trabalhador atingido pela enchente irá resgatar FGTS Cerca de 930 trabalhadores de Alfredo Chaves, atingidos pela enchente no final do ano passado, foram atendidos pela Secretaria da Assistência Social para garantir o recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Foram cerca de 50 dias de muito trabalho para atender a todos e garantir o benefício. Têm direito a receber o fundo, todos os trabalhadores com vínculo empregatício que foram atingidos pela enchente no ano passado e foram cadastrados pela Defesa Civil Estadual e Municipal.

Para receber, o trabalhador teve que realizar um cadastro na Secretaria de Ação Social e Cidadania.

933

trabalhadores foram atendidos

Núcleo de Assistência à Criança e ao Adolescente inicia atividades

Iniciaram em março as atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes no Núcleo de Assistência à Criança e ao Adolescente. O espaço atende 110 alunos com atividades pedagógicas, artesanais, artísticas e recreativas, em dois turnos, dependendo do horário escolar do usuário. O objetivo é integrar o grupo e desenvolver ações para o fortalecimento social, desenvolvendo diversas atividades intelectuais e artísticas, além de complementar as disciplinas aplicadas na escola. O Núcleo, que funciona no Centro da cidade, ainda desenvolve diversas atividades com jovens, por meio do Programa ProJovem.

Informações: 27 3269-2727


03

Agricultura

Cultivo de morango ganha destaque em Alfredo Chaves Além de inhame, uva e verduras, o distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, está se destacando com uma nova cultura: o morango. A fruta vem sendo cultivada pela família de Ivan Pianzola, 33, na comunidade de Redentor, a cerca de 1.400 metros de altitude. O produtor é pioneiro na região. Em um hectare ele plantou cerca de 20 mil pés, que rendem 450 kg de morango por semana.

“Por motivo de concorrência, larguei o plantio de tomates e parti para outra cultura”, destaca o agricultor. Ele, a mulher e os pais trabalham na lavoura diariamente. A renda familiar é complementada com o plantio de inhame e cereais. De acordo com a Secretaria de Agricultura,o relevo de Alfredo Chaves guarda grande potencial para a diversidade agrícola, com alturas que variam de 20 metros a 1.800 metros em relação ao nível do mar.

O relevo de Alfredo Chaves guarda grande potencial para a diversidade agrícola

Piscicultura ganha espaço em terras alfredenses A agropecuária de Alfredo Chaves é bem diversificada. Além dos consagrados banana e leite, o município sai na frente na produção de inhame, uva, verduras e outras frutas. A piscicultura é outra área que vem crescendo no município. Na comunidade de São Vicente de Crubixá temos um bom exemplo na agricultura familiar. Lá, os irmãos Marcos e Lúcio Salvador iniciaram a produção de tilápias e foram aprimorando o negócio. A iniciativa deu certo e vem contribuindo para fortalecer a renda da família, que ainda cultiva banana, laranja e café. Em uma área com cerca de cinco mil metros

s o , . r s

quadrado, os irmãos têm 14 tanques, onde criam as tilápias. Os alevinos, das espécies Tilápia Tailandesa Gift, são comprados no Estado e criados no tanque, sendo alimentados duas vezes por dia. Segundo Marcos, com cerca de sete meses eles estão prontos para serem comercializados. Hoje a família realiza a despesca a cada 15 dias, dependendo da venda. Por ano, são abatidas cerca de 10 toneladas. Marcos conta que os peixes são vendidos na região e em outras cidades capixabas. “O mercado é bom, tem espaço para todos”, completa Salvador.

Agricultura familiar: inovação para garantir mercado Uma família comum, mas com ideias empreendedoras inspiradas no passado. Assim é a família do casal de agricultores Virgílio Cebim, 58 e Rosalina Zechini Cebim, 56, moradores da localidade de São Bento de Urânia. Eles, com apoio das filhas e genros, cultivam inhame e verduras, além da uva, que é a favorita da família e a responsável pela origem de toda história. Hoje, eles produzem cerca de três toneladas da fruta e, a partir dela, fabricam vinhos, geleias e licores que comercializam na região e em cidades vizinhas. Os produtos são registrados e levam o nome de “De La Soca”. Antes de iniciar todo o processo de comercialização, eles buscaram incentivo em um dos seus patriarcas, o italiano Germano Zechini, avó de Rosalina. Segundo a agricul-

tora, Germano chegou da Itália no final do século XIX e se estabeleceu nas terras altas de Alfredo Chaves, onde, ele e a família, se abrigaram durantes alguns anos em um grande tronco de árvore, que em italiano é denominado como soca. O italiano trouxe a cultura de cultivar uva e fabricar vinho, permanecendo o costume na comunidade até os dias atuais. Em um comércio na comunidade, a família Zequini Cebim cuida da fabricação, atende os turistas e visitantes e realiza a entrega dos produtos em estabelecimentos da região. A família ainda vende pães, biscoitos e massas. O técnico agrícola, Givago Andrade, namorado de uma das cinco filhas do casal, é o mentor de diversas ideias que são aplicadas para agregar mais valor aos produtos.

EXPEDIENTE

, -

www.alfredochaves.es.gov.br

Prefeito: Roberto Fortunato Fiorin Vice-prefeito: Ademir José Boldrini Chefe de Gabinete: Orlando José Pessali Procurador: Nelson Guimarães Controladora: Edilézia Alves Agricultura: Antônio Carlos Petri Administração: Demócrito Torres Lafayette Assistência Social e Cidadania: Jacirley de Almeida Silva Comunicação Social: Dirceu de Souza Cetto Educação: Vera Lúcia Bona Esportes e Lazer: Cledson Meira Finanças: Carlos Eugênio Tavares Meio Ambiente e Serviços Urbanos: Ronivaldo Gaigher Natali Planejamento e Desenvolvimento: Rotiléia da Penha Gaigher Obras: Aldinei Cardoso Saúde: Gabrielle Roveta Melo (Interina)

Turismo e Cultura: Gabriel Fiorin Saae: Osvaldo Sgulmaro Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento: João Luiz Monteiro Coordenador de Assuntos Tributários: Éricson Gaigher Textos: Dirceu Cetto e Luziane de Souza Colaboração: Fernando Volponi e Clovis Rangel Fotos: Secretaria de Comunicação Social Telefone: 27 3269-2724 E-mail: secompmac@gmail.com Twitter: @prefeitura_ac Facebook: Prefeitura De Alfredo Chaves www.alfredochaves.es.gov.br Tiragem: 3.000 exemplares Edição e Editoração Eletrônica: HM Edição de Jornais Tel.: 27 3361-4163 Email: contato@hmpropaganda.com.br


04

Agricultura|Educação

Recepção para marcar início do ano letivo na nova escola Ana Araújo Alfredo Chaves iniciou o ano letivo escolar em grande estilo, com uma bela recepção para pais e alunos na nova sede da Escola Municipal Ana Araújo Localizada no bairro Siribeira, em uma área de 7.128 m², a nova unidade educacional atende 600 alunos (com capacidade para 1.000 vagas) e foi construída em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Com dois pavimentos, a unidade conta com blocos pedagógicos, didáticos e administrativos, salas amplas, banheiros adap-

tados e acessíveis, e ainda refeitório e pátio. Aline dos Santos Igreja de Paula, moradora da comunidade de Cachoeira Alta, mãe da estudante Tainá de cinco anos, parabenizou a estrutura da escola. “Fico fora o dia todo e a minha filha já vem com segurança desde casa, porque no ônibus tem um responsável que cuida do embarque das crianças. E quando chega na escola encontra este ambiente seguro e espaçoso. Fiquei satisfeita e todos estão de parabéns”, elogiou a mãe.

A nova unidade educacional

atende 600 alunos

Alfredo Chaves é contemplado Mutirão para emissão de com mais uma retroescavadeira documentos gratuitos A Prefeitura de Alfredo Chaves e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promoveram em março um mutirão para oferta de diversos serviços à população. Foi o Mutirão da Trabalhadora e do Trabalhador Rural, que aconteceu na escola Camila Motta, com emissão de documentos, serviços de saúde e ações recreativas. O evento teve intuito de comemorar o mês da mulher, em especial dar mais cidadania às mulheres rurais. Foram disponibilizados gratuitamente mais de 2 mil atendimentos, entre emissão da segunda via de documentos, reconhecimento de paternidade, inscrição do

INSS, vacinação, corte de cabelo, orientação jurídica, serviços de manicure e pedicure e muitos mais. Números dos principais atendimentos Emissão de CPF: 156 Certidão de nascimento e casamento: 310 Carteira de identidade: 210 Carteira de trabalho: 211 Fotos: 506 Previdência social: 55 Corte de cabelo: 88 Odontologia: 17 Fisioterapia: 14 Recreação: 200

Comunidade é pioneira na produção de uva

Alfredo Chaves foi contemplado com mais uma máquina retroescavadeira. A aquisição se deu por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A máquina será utilizada para

fomentar a atividade agrícola no município, bem como manutenção das estradas, a fim de oferecer segurança e condições para que as estradas se mantenham conservadas para escoar a produção agropecuária do município.

Curso para piscicultores do município A Secretaria de Agricultura promoveu, em março, o curso de Cultivo de Peixes em Tanque Escavado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As aulas aconteceram no salão comunitário da comunidade de São Joaquim. Cerca de 20

produtores rurais participaram da capacitação. A técnica consiste em escavar tanques nos terrenos dos agricultores, utilizando a fartura de água do município e introduzindo alevinos de qualidade para serem cultivados.

De acordo com o Incaper, o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela produção de 128 das 135 toneladas de uva produzidas por ano em Alfredo Chaves. As espécies mais cultivadas são Isabel precoce, niágara, violeta e bordô. Dos 26 produtores do distrito, nove estão legalmente registrados para a fabricação de vinho de forma artesanal. Mais de 10 mil garrafas são produzidas na região. O produtor Izair Simoni está satisfeito com a colheita. “Estou finalizando a produção, acredito que irei colher um total de seis toneladas”, disse. Da produção, Izair vende boa parte da fruta in natura na propriedade e usa o restante na fabricação de vinho. Ele prevê a produção de mil garrafas com a atual colheita.

“Estou finalizando a produção, acredito que irei colher um total de seis toneladas”


05

Educação

Moradores de Matilde ganharam escola reformada e ampliada O início de fevereiro foi de festa para a comunidade de Matilde, interior de Alfredo Chaves. Foi inaugurada a reforma e a ampliação da Escola Municipal Felipe Módolo que atende cerca de 170 alunos, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. A solenidade contou com a presença do prefeito Roberto Fiorin, da secretária de Educação Vera Bona e de diversas autoridades e membros da comunidade. A diretora da unidade, Patrícia Grillo dos Santos, está feliz com as melhorias. “Foi um ganho muito grande para nossa escola, que já não

Auditório da Secretaria de Educação recebe acabamento O auditório será utilizado, principalmente, para as atividades pedagógicas

As obras do auditório da Secretaria Educação Fernanda de Paula Lafayette, situado no bairro Santa Terezinha, estão em andamento. O auditório será utilizado, principalmente, para as atividades pedagógicas dos professores e outras capacitações de servidores da educação.

Capacitação para professores da educação infantil

estava mais atendendo a demanda de alunos. Com esse novo espaço iremos melhorar ainda mais a qualidade no ensino”, destacou. Os alunos Carlos Felipe Fardin e Maria Eduarda Medeiros, 13 anos, estudantes da 8ª série, também comemoram as mudanças. “Dá mais motivação para estudar”, disseram. Para a obra, foram investidos dos recursos próprios R$ 339.289,09 que permitiu a construção de mais três salas de aula, dois banheiros, um refeitório, um auditório e um depósito de merenda além de melhorias em todo o prédio.

Centro Educacional José de Anchieta passa por reformas O Centro Educacional Municipal da Educação Infantil (Cemei) José de Anchieta, antigo Jardim de Infância, que no final do ano passado foi totalmente inundado pela enchente, vem sendo reformado e revitalizado. As obras, no valor de R$ 362.617,39, estão sendo execu-

tadas pela empresa BR Construtora e Administradora Ltda EPP. Conforme informações da Secretaria de Educação, a Centro Educacional conta hoje com 300 alunos matriculados e funciona em dois turnos. Móveis e equipamentos também já foram adquiridos.

Alfredo Chaves é contemplado com dois ônibus escolares

Professores da educação infantil estiveram reunidos antes do início das aulas para uma capacitação. Participaram educadores de 1º a 5º ano do ensino fundamental e profissionais das disciplinas de artes, com o tema, Arte em Cena. Um dos objetivos foi preparar os profissionais para o III Seminário da Educação Infantil, previsto para acontecer no dia 30 de setembro. Bernadete Pontini Delfino, educadora da creche Comecinho de Gente, no bairro Cachoerinha gostou muito do encontro. “É um momento importante para troca de experiências. Pudemos expor nossos projetos e conhecer as atividades dos nossos colegas, sendo assim, poderemos levar novas experiências em sala de aula”, disse.

Em janeiro, a Secretaria de Educação recebeu dois ônibus de plataforma, graças a um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação, por meio do programa Caminhos da Escola. Os veículos foram entregues em janeiro e possuem 17 lugares normais e dois para cadeirantes, qualificando o atendimento de pessoas portadoras de alguma necessidade especial que precisem utilizar o meio de transporte.

Novo material didático para a educação infantil As escolas da educação infantil de Alfredo Chaves foram contempladas com um vasto material didático encaminhado pela Editora Positivo, por meio de um convênio com a Secretaria de Educação. O material foi distribuído no início do ano letivo. As crianças de dois anos receberam uma maleta com uma agenda, material didático, CD com mú-

sicas educativas, brinquedos e um livro que será construído ao longo do ano com a colaboração da família. Os alunos entre três e cinco anos e professores também receberam material pedagógico completo. “A maleta dará suporte ao trabalho desenvolvido em sala aula e motivará ainda mais a aprendizagem do

aluno. Os materiais são dinâmicos, interativos e fáceis de serem manuseados pelas crianças”, explicou Marta Ferreira, orientadora da Educação infantil. Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 600 crianças, distribuídas nas 15 unidades de ensino, entre sede e interior do município, receberam o material.

gia, química, física e história. Um exemplo do bom trabalho desenvolvido no curso foi a aprovação de 16 jovens para o ingresso deste ano no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), dos 25 alunos que concorreram a prova.

Vale ressaltar que Alfredo Chaves, teve o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em agosto de 2012, colocando o município em primeiro lugar no Estado

Iniciadas aulas do Preparatec As aulas do curso Preparatec para alunos da rede municipal de Alfredo Chaves, matriculados na 7ª e 8ª série já começaram. Implantado no município desde 2008, o curso Preparatec vem preparando jovens alfredenses para o ensino médio técnico,

principalmente para aprovação em escolas técnicas federais. As aulas acontecem três vezes por semana, das 18h às 22h, na nova sede da escola Ana Araújo e contemplam as disciplinas de português, matemática, geografia, biolo-


06

Eventos|Esporte e Lazer

Mais de sete mil pessoas passaram pela 49ª Festa da Uva e do Vinho Aconteceu em fevereiro, em São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves, a 49ª Festa da Uva e do Vinho. Desfile de microtratores, shows, apresentações culturais, escolha do melhor vinho e desfile para eleger a rainha da festa foram as atividades do evento que reuniu mais de sete mil pessoas. Cerca de seis toneladas de fruta foram comercializadas durante os dois dias de festa. Desfile de microtratores, eleição para escolha das princesas e rainhas da festa, escolha da melhor uva e do melhor vinho são as principais atrações do evento. Durante os festejos, os moradores da comunidade comercializaram derivados da fruta como geléia, compotas, suco natural e o vinho, além de outros serviços como almoço típico, salgados e churrasco a quilo. “A Festa da Uva e do Vinho é um evento importante porque valoriza a cultura e divulga os produtos da nossa região, além de incentivar o produtor”, disse o presidente da Associação de Moradores de São Bento de Urânia, Lauro Cebin.

Carnaval de sucesso e para toda a família em Alfredo Chaves

O Carnaval 2013 de Alfredo Chaves foi marcado com a presença de muita gente e animação. Foram cinco dias de folia, que iniciou com o Grito de Carnaval da 3ª Idade. A Unidos da Macrina sacudiu a avenida com muitas cores e criatividade em um desfile emocionante com o tema “superação”. Desfiles de blocos e shows também fizeram parte da programação. Muitos visitantes passaram por Alfredo Chaves durante os dias de festa e elogiaram a programação. A cidade se consagrou com um dos melhores carnavais de rua da região. “Parabéns aos organizadores. Foi com certeza um carnaval de família, que tem atração para todas as idades”, disse a comerciante Ana Lara Farias Silva, da cidade de Campos, no Rio de Janeiro.

Campeonato de futebol infantil para comemorar 122 anos da cidade Durante as comemorações pelos 122 anos de Alfredo Chaves, a população contou também com uma bela competição esportiva no Estádio Carlos Soares Pinto entre os dias 22 e 26 de janeiro. Com o nome de I Taça Cidade Alfredo Chaves, o evento reuniu mais de 360 jovens nas categorias mirim e infantil das equipes de Rio Branco de Venda Nova do Imigrante, Olímpico de Carangola (MG), Itaperuna (RJ), Democrata de Cariacica e Desportiva Ferrovária. Comprovando que Alfredo Chaves é sempre destaque nas competições que participa, todos os títulos de campeões foram levantados pelas equipes da casa. Na categoria Mirim, Alfredo Chaves venceu a partida nos pênaltis, por 4 a 2 contra Olímpico de Carangola (MG). Já a categoria infantil ficou em 1 a 0 também contra o Olímpico.

Alfredo Chaves sediou competições do Joabes Alfredo Chaves sediou os Jogos Abertos do Espírito Santo (Joabes) no Ginásio Municipal. A equipe de voleibol de Alfredo Chaves competiu nas modalidades masculino e feminino adulto, com os municípios de Guarapari, Anchieta, Piúma, Rio Novo do Sul e Marataízes. Conforme informações da Secretaria de Esportes e Lazer, os jogos contaram com a participação de vários jogadores da seleção capixaba, alguns integrantes da Super Liga 2012 e 2013. O Joabes é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com o objetivo de promover um intercâmbio sociocultural e esportivo dos atletas capixabas.

Dia da Mulher com diversas atrações

Uma manhã cheia de comemorações marcou o Dia Internacional da Mulher em Alfredo Chaves (08/03). As festividades começaram com missa solene na Igreja Matriz com a participação da população e servidoras municipais. O prefeito Roberto Fiorin também marcou presença na celebração. Seguindo a manhã de comemorações, foi servido um café da manhã no Salão Paroquial acompanhado de sorteio de prêmios e diversas atividades voltadas ao dia, com a parceria da Associação de Mulheres de Alfredo Chaves (Amurac), Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Quem esteve presente garantiu que compensou deixar os afazes domésticos para mais tarde. “Tudo estava muito organizado. Assisti a missa e adorei o sermão do padre a nosso favor. Já fiz um lanche e agora estou concorrendo a vários prêmios”, festejou a agricultora e moradora da comunidade de Nova Mântua, dona Marlene Rodrigues Coelho. Não faltaram elogios para as comemorações e quem também parabenizou a iniciativa, foi a dona de casa, Ana Ataídes, moradora do bairro Cachoeirinha. “Estão todos de parabéns, porque hoje me senti lembrada. Se Deus quiser, espero estar aqui de novo no ano que vem”, prometeu.

População festeja 122º aniversário da cidade Alfredo Chaves completou no dia 24 de janeiro, 122 anos de Emancipação Política. Algumas festividades marcaram a data importante para a história do município. As comemorações começaram pela manhã com hasteamento das bandeiras em frente a sede do executivo, na presença dos servidores municipais. A noite foi celebrada uma missa solene na Igreja Matriz em homenagem ao município e em seguida foi realizada uma confraternização com distribuição de bolo de aniversário e lanche. A parte cultural ficou por conta da banda Alto Benevente que desde o início abrilhantou a noite e fez o público cantar e dançar ao ritmo de músicas antigas de moda de viola e folclóricas.

Alfredo Chaves irá promover Campeonato Municipal de Futebol A Secretaria de Esportes e Lazer de Alfredo Chaves realizou diversas reuniões para promover o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Os jogos estão previstos para iniciar no dia 02 de junho. O campeonato objetiva integrar as comunidades rurais e urbanas de Alfredo Chaves por meio do esporte. De acordo com os organizadores, cerca de 10 comunidades irão participar da competição, nas categorias titular e aspirante. “Pretendemos fazer um grande campeonato, integrando as comunidades e valorizando o nosso futebol de várzea”, disseram os organizadores. Os jogos irão acontecer nas comunidades que possuem campo de futebol e no estádio Carlos Soares Pinto, na sede.

Quadras de esportes do interior recebem reformas A prefeitura de Alfredo Chaves vem realizando reformas em várias quadras poliesportivas no interior do município, a fim estruturar os patrimônios públicos ao mesmo tempo incentivar atividades esportivas. Atualmente, a quadra da comunidade de Aparecida está passando por reformas. As obras estão sendo realizadas pela empresa Factor Construtora Ltda. As quadras de esportes dos distritos de Matilde e Sagrada Família também já foram contempladas com reforma. No ano passado a comunidade de São Martinho recebeu uma quadra por meio de uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura.


07

Governo

Internet mais rápida e com menos custos na Prefeitura

Prefeitura convoca novos aprovados em concurso

O sistema de internet da prefeitura de Alfredo Chaves teve a velocidade aumentada para 10 megas, tornando a execução de diversos serviços importantes para a população, como cadastro em programas sociais, marcação de consultas on line e outros programas mais rápidos, facilitando o dia a dia do servidor e da comunidade em geral. A

A Prefeitura de Alfredo Chaves deu posse a novos servidores, aprovados no último concurso público (nº 001/2011) para apresentar documentação. Foram empossados 22 novos candidatos: 01 enfermeiro, 02 técnicos de enfermagem, 01 agente de endemias urbanas e rurais, 04 motoristas, 13 vigias e 01 auxiliar administrativo.

medida ainda trouxe economia mensal para os cofres públicos de 150%, em comparação ao serviço anterior. Quem gostou da novidade foi a funcionária do Setor de Compras, Luana Bósio Borges. “Nosso sistema de cadastro necessita de internet ágil para funcionar e já notei a diferença no andamento dos trabalhos. Ficou bem mais rápido”, elogiou. Novo site: A Prefeitura de Alfredo Chaves também está de cara nova na rede mundial de computadores. Confira! www.alfredochaves.es.gov.br

Concurso fotográfico para divulgar paisagens alfredenses Para quem gosta de fotografar paisagens, a Prefeitura de Alfredo Chaves, por meio da Secretaria de Comunicação Social, lançou um concurso fotográfico que dará prêmios às fotos mais populares. Com o tema, “Um olhar sobre as belezas alfredenses”, o concurso estimula os internautas, através das mídias sociais, a enviarem fotos de paisagens do município. As fotos serão publicadas em um álbum na fanpage da Prefeitura no Facebook. Para participar basta

O prefeito Roberto Fortunato Fiorin recebeu em fevereiro uma boa notícia do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ele, que é servidor público concursado do órgão, foi cedido para o município de Alfredo Chaves para exercer a função de chefe do Executivo. Isso significa que os seus vencimentos serão pagos pelo INSS e não pela Prefeitura de Alfredo Chaves. Com a medida, o município deixará de pagar o salário do prefeito, que atualmente é de R$ 7 mil. Sendo assim, a prefeitura irá economizar mais de R$ 80 mil por ano.

enviar uma ou mais fotos de paisagens turísticas da cidade para o e-mail belezasalfredenses@gmail.com. Não irá valer fotos com pessoas. As regras do concurso poderão ser acessadas na página da prefeitura no Facebook. Após o concurso, a Secretaria de Comunicação Social pretende realizar uma exposição fotográfica com algumas das fotos do concurso, no mês de julho, na Estação Ferroviária de Mathilde.

Prefeitura capacita servidores para melhorar atendimento A Prefeitura de Alfredo Chaves firmou parceria com a Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (Esesp) para a realização de capacitações para os servidores municipais. O objetivo é melhorar o atendimento dos servidores com os usuários, qualificando os serviços oferecidos. Para abrir o Programa de Capacitações para os Servidores de Alfredo Chaves, foi realizada uma palestra motivacional no dia 19 de março,

no Centro de Referencia da Assistência Social (Cras). Planejamento Estratégico. Em março também, secretários e gerentes se reuniram para participar do curso planejamento estratégico. Até agosto, de acordo com um cronograma, serão ofertados cursos de qualidade no atendimento ao cidadão, liderança estratégica, gestão criativa e resolução de conflitos para os servidores, certificados pelo Esesp.

Administração conta com programa semanal de rádio A Administração Municipal conta com um programa semanal na Rádio Cultura 98,5 FM: o Alfredo Chaves em Foco. O programa vai ao ar nas terças e quintas-feiras, sempre às 8h30. Nas quintas-feiras é transmitido o quadro Bom dia Prefeito, onde o prefeito Roberto Fiorin esclarece a população sobre as obras em andamento e de onde são aplicados os recursos públicos. Já nas terças-feiras, são entrevistados secretários e servidores da municipalidade, a fim de dar transparência das ações.

Prefeitura irá economizar R$ 80 mil por ano com salário do prefeito

Servidores interessados devem acompanhar no www.alfredochaves.es.gov.br as informações e imprimir a ficha de inscrição para validar a participação nos cursos

Prefeito participa de encontro em Brasília

O prefeito de Alfredo Chaves esteve em Brasília em janeiro para participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil sustentável. Durante o encontro, o prefeito participou de palestras, oficinas e mesa redondas sobre temas ligados à cidadania, segurança, meio ambiente, comunicação, juventude e emprego, que foram promovidos pelos organizadores. O prefeito ainda aproveitou a viagem à Capital do país para visitar diversos ministérios a fim de conquistar recursos para o município por meio de convênios para as áreas de saúde, educação, turismo, infraestrutura e construção de casas populares.

1º Encontro com Agentes de Comunicação A Secretaria de Comunicação Social de Alfredo Chaves realizou em março o 1º Encontro dos Agentes de Comunicação da Prefeitura de Alfredo Chaves. O evento aconteceu na Secretaria de Educação. Os 12 novos agentes serão uma espécie de interlocutores, responsáveis em recolher as informações e repassá-las para a secretaria de Comunicação Social, que tem a tarefa de divulgar as ações e eventos à população, servidores e turistas em diversas ferramentas.


08

Obras | Meio Ambiente | Saúde

Ação para limpeza e recuperação de ruas A Prefeitura de Alfredo Chaves realizou no mês de janeiro diversas ações para limpezas das ruas atingidas pela enchente no final do ano passado. Foram beneficiadas ruas dos bairros Cachoeirinha, Ouro Branco, Macrina, Recanto da

Siribeira, Araponga, Centro e Parque Residencial Alfredo Chaves. Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos trabalharam com muito empenho para deixar os logradouros em ótimas condições.

Obras de recuperação no bairro Cachoeirinha Por meio de uma parceria com o governo do Estado estão em andamento obras de recuperação vários pontos da cidade. No bairro Cachoeirinha, por exemplo, umas das localidades mais atingidas pela tragédia, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES) está refazendo trechos danificados na ES 146, com reconstrução do calçamento, construção de muro de contensão e ainda estruturação da ponte de acesso ao bairro.

As obras na parte da avenida Lauro Ferreira Pinto, no Centro, e a ampliação da ponte Feliciano Garcia, que dá acesso ao bairro Portal dos Imigrantes, serão também,de responsabilidade do Estado. Já as casas atingidas, as pontes municipais e a passarela que dá acesso ao parque de exposições, foram mapeadas e formalizado um projeto que foi encaminhado ao Ministério da Integração.

Obras de pavimentação na reta final A Prefeitura de Alfredo Chaves está realizando drenagem e pavimentação em diversas ruas da cidade. Cerca de oito ruas do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves, conhecido como Cajá, estão sendo drenadas e pavimentadas. As obras, orçadas no valor de R$ 1.619.193,73, que vêm sendo executadas em parceria com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento (Sedurb), estão na reta final e deverão ser inauguradas em abril. Quem está feliz com a iniciativa é a dona de casa Joneci Adolfo Cardoso. “Esperávamos há muito tempo por esse serviço, estamos muito felizes com essa melhoria, que vem facilitando o nosso acesso”, disse. Também estão em fase final as obras de drenagem e pavimentação

da primeira etapa da avenida Egisto Benicá, no final da cidade, sentido parque de exposições. Mais de 20 famílias comemoram o andamento das obras.

Nova Unidade de Saúde

Uma ampla Unidade de Saúde vem sendo construída no bairro Parque Residencial Alfredo Chaves (Cajá), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para abrigar duas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) da sede. Ela deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano. Para a construção deste importante investimento em saúde, o município realizou a compra de um terreno no valor de R$ 250 mil com mais de dois mil metros quadrados. A obra, no valor de R$ 1, 2 milhões, terá uma estrutura com auditório para campanhas preventivas, várias salas de atendimentos:

curativos, imunização, consultas médicas, odontologia e saúde da mulher com condições sanitárias adequadas. Hoje, Alfredo Chaves conta com três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Duas localizadas na sede que atendem aproximadamente 2.800 famílias e no interior do município, no ESF de Iriritimirim, que abrange 720 famílias das comunidades de Carolina, Matilde, São Marcos e Ribeirão de Santo Antônio, Vila Nova de Maravilha, são Roque e São Brás. Nas demais localidades, ainda descobertas, os atendimentos são realizados por uma equipe itinerante de saúde.

Equipe itinerante para atender comunidades rurais A Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves reiniciou as visitas da equipe itinerante de saúde no interior, onde ainda não há Estratégia de Saúde da Família. Além de um médico, fazem parte uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem, uma agen-

te de saúde da localidade na equipe que atende 15 comunidades rurais. “No interior há dificuldade de contratação de médicos para atuar. Lá tem muitas famílias que precisam desse serviço e atenção”, destacou o médico da equipe, Fernando Videira Lafayette. Conforme um cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde, as visitas são realizadas nas localidades de segunda a sexta-feira, durante todo o dia. Cada comunidade recebe a visita da equipe a cada 15 dias.

Outra rua, que liga o Parque Residencial Alfredo Chaves (Cajá) ao bairro Parque Residencial Araponga, está com as obras de drenagem e pavimentação iniciadas.

Obras na rede de água são concluídas Um dos problemas enfrentados pela população de Alfredo Chaves com a enchente do ano passado foi a falta d’água, devido aos rompimentos das adutoras do interior do município. Mas com o trabalho de equipe do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae), em parceria da administração municipal, todo o sistema de tubulação foi refeito com recursos próprios. Conforme informações do Saae, foram 500 metros de reconstrução de redes de água bruta que possibilitaram a normalização de todo o abastecimento da cidade.

Foram 500 metros de reconstrução de redes de água Qualquer vazamento de água, o Saae deve ser informado imediatamente através do telefone 27 3269-2306.

Mutirão para combater a dengue

Confira os locais que recebem atendimento: São João; Rio Veado e Independência; Aparecida e Ribeirão do Cristo; Caco do Pote; São Bento de Urânia; Quarto Território e Boa Vista; Sagrada Família; Ibitirui; São Bento de Batatal e São Francisco de Batatal; Nova Estrela e Nova Mantua

A Prefeitura de Alfredo Chaves realiza todas as terças-feiras uma ação para combater o mosquito transmissor da dengue. Uma equipe formada por agentes de endemias e funcionários da limpeza pública está percorrendo as margens do Rio Benevente com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito.


Alfredo Chaves em Foco