Page 1

www.nossaportoalegre.com.br

Porto Alegre - Junho/2012 Edição: 6 - Ano: 1

Melhorar a vida das pessoas Porto Alegre se prepara para o futuro aproveitando todos os benefícios que o momento de crescimento vivido pela cidade e a chegada da Copa do Mundo estão trazendo: mais oportunidades, mais empregos e mais investimentos em diversas áreas, como saúde, transporte e educação. É o momento para melhorarmos de forma permanente o local em que vivemos. Uma grande chance para re-

alizar obras esperadas há décadas, com diálogo e com participação popular. Enquanto os dois principais clubes investem em seus estádios, os recursos conquistados pela Prefeitura são destinados a ampliar os serviços oferecidos aos cidadãos e fazer as obras necessárias para o desenvolvimento da cidade, em uma série de avanços que permanecerão após os jogos. Tudo isso com um único objetivo: melhorar a vida das pessoas.

FRANCIELLE CAETANO/PMPA

Duplicação da Beira-Rio

Obras de duplicação da Beira-Rio em andamento.

Nova avenida é legado da Copa para a cidade.

Muitas das ações que já estão acontecendo vão melhorar a vida das pessoas nos próximos anos. Exemplos são os avanços na área da saúde que estarão disponíveis a moradores, atletas e turistas. Toda a rede municipal está sendo interligada pela Internet. Obras da Prefeitura e parceiros garantirão mais mil leitos até o final de 2013, como nos hospitais Independência, Vila Nova e da Restinga, que está sendo feito em parceria com governo federal e Associação Hospitalar Moinhos de Vento. Até 2014, a cidade deverá contar com 4 Unidades de Pronto-Atendimento. A primeira UPA está em fase final junto ao Terminal Triângulo. Os números de ambulâncias SAMU serão ampliados e a base central, hoje no HPS, terá sede própria.

FRANCIELLY CAETANO/PMPA

Avanços na saúde

Prefeitura, governo federal e Associação Hospitalar Moinhos de Vento viabilizam o novo Hospital da Restinga.


2

Porto Alegre - Junho/2012 - Edição: 6 - Ano: 1

Matéria de capa

Uma cidade melhor para todos Aqui você vai conhecer algumas das principais Porto Alegre para mudar a realidade de diversas regiões, mudanças que estão ocorrendo e que vão ocorrer mostrando uma cidade que melhora a vida de todos os na capital. São obras importantes, conquistadas por seus moradores:

Parque na Orla do Guaíba

A revitalização do Cais do Porto é um dos projetos mais aguardados na cidade. Para a Copa do Mundo, deverá ser entregue um conjunto de armazéns pela empresa responsável pelas obras.

Estão prontos os primeiros projetos para transformar a orla do Guaíba em parque. A proposta total prevê a revitalização de 5,9 km entre o Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, com calçadão, marina pública, bancos e ciclovia. EVANDRO OLIVEIRA/PMPA

FRANCIELLE CAETANO/PMPA

Cais do Porto

Orla do Guaíba precisa de melhorias.

Projeto terá espaços de lazer e acesso ao Guaíba.

Projeto transformará área em parque público.

HYPE ESTÚDIO

Armazéns com baixa utilização pela população serão revitalizados.

HYPE ESTÚDIO

Duplicação da Beira-Rio A nova Edvaldo Pereira Paiva melhorará o acesso à Zona Sul. A extensão total dos 4 trechos é de 5,8 km, sendo que os 2 primeiros estão em execução até as proximidades do Estádio Beira-Rio.

Obras no entorno dos estádios Com as obras dos clubes em andamento com recursos privados, a Prefeitura desenvolve ações em parceria com Estado e governo federal. No entorno do Beira-Rio, executa obras viárias. No entorno da Arena, obras da Prefeitura de pavimentação, drenagem, sinalização, esgoto e iluminação melhoram a mobilidade e a infraestrutura do Humaitá.

Nova Beira-Rio.


3

Porto Alegre - Junho/2012 - Edição: 6 - Ano: 1

Esgoto tratado 27% para 80%, ajudando a recuperar a balneabilidade do Guaíba. É o maior investimento em saneamento nos últimos 40 anos e foi apresentado durante a Rio+20. GUILHERME SANTOS PMPA

Uma das intervenções mais importantes é o Projeto Socioambiental, o PISA. Com ele, Porto Alegre ampliará sua capacidade de tratamento de esgotos, que hoje é de

Ciclovias

O BRT (ônibus rápido articulado) garantirá maior mobilidade e conforto nos próximos anos. A primeira etapa se iniciou com a pavimentação dos corredores das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves. O terceiro corredor BRT será na João Pessoa. Serão usados veículos modernos de grande capacidade, estações modernas e passagem pré-paga.

Está sendo implementado o Plano Diretor Cicloviário, uma alternativa de transporte e lazer. Porto Alegre conta com a ciclovia na Restinga, Diário de Notícias e Ipanema (revitalizada), além da recente ciclofaixa da Icaraí e do trecho inicial na Ipiranga. Estão previstas também ciclovias na Ipiranga, Sertório, Voluntários e BeiraRio, por exemplo.

FRANCIELLY CAETANO/PMPA

Novo sistema de transporte (BRT)

Obras do corredor do BRT na Protásio Alves.

IVO GONÇALVES PMPA

Guaíba recuperado com o PISA.

Ciclofaixa na Icaraí.

A aposentada Maria Celina Silveira pega ônibus na estação Bom Jesus: “Já ouvi falar dos BRTs e estou acompanhando a obra, pois moro perto. Depois de tudo pronto, vão ser mais viagens e os ônibus serão maiores”.

ANDREY CIDADE/PMPA

Nova Avenida Tronco terá ciclovia.

Edvaldo Pereira Paiva.


4

Porto Alegre - Junho/2012 - Edição: 6 - Ano: 1

Legado da Copa

Avenida Tronco: vida nova para muita gente

FRANCIELLE CAETANO/PMPA

Reni Figueiró buscou atendimento junto a equipes da Prefeitura para encaminhar o auxílio-moradia. Ela já sabe onde aplicar os recursos e diz que a nova casa será muito melhor do que a casa onde vive hoje, no Cristal.

Prefeitura e associações de bairros realizaram mais de 25 assembleias para definir a melhor alternativa aos moradores. Foram adquiridas 14 áreas na região para a construção de moradias, sendo que famílias com renda superior a R$ 1,6 mil poderão optar por bônus-moradia ou indenização. A nova Tronco é um grande projeto social, com recuperação urbano-ambiental de uma área importante e uma nova vida para as famílias. FRANCIELLE CAETANO/PMPA

FRANCIELLE CAETANO/PMPA

A construção da nova avenida Tronco será um eixo estruturador do sistema viário de Porto Alegre. Com extensão de 3,4 km, 3 pistas em cada sentido, ciclovia e rótulas, a avenida transformará o anel viário em torno do Estádio Beira-Rio. Mais que mobilidade, significará uma nova oportunidade de vida para 1.525 famílias que serão transferidas do local por onde passará a avenida.

Jonathan dos Santos e Suzana da Silva também esperam mudar de vida com a Tronco. Moradores do Cristal, vivem numa casa pequena. Sair das margens do arroio faria uma grande diferença na qualidade de vida da família.

Obras para toda a cidade Rodoviária

3ª Perimetral

Revitalização do local para abrigar a Fan Fest, evento que mostrará em telões os jogos disputados nos 31 dias de realização da Copa.

Obras solucionarão o conflito de fluxo entre veículos particulares e transporte público nas proximidades da Rodoviária.

Severo Dullius

Duplicação da Voluntários

Prolongamento da avenida em cerca de 2 km da Dique até a Assis Brasil, com 3 pistas em cada sentido, permitindo ligação ao Aeroporto.

Outra obra importante prevista para ocorrer antes da Copa e que ficará como legado para a cidade é a duplicação da Voluntários da Pátria, com 3,5 km. Terá pista dupla, três faixas em cada sentido e ciclovia. As obras devem se iniciar da Conceição até a Ramiro Barcelos.

Estão previstas 5 obras para melhorar o tráfego no futuro: • Viaduto na Aparício Borges com Bento Gonçalves (foto) • Viaduto na Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano • Passagem de Nível na Dom Pedro II com Anita Garibaldi • Passagem de Nível na Dom Pedro II com Cristóvão • Passagem de Nível na Ceará com Farrapos

A transferência da Vila Dique para o Conjunto Habitacional Porto Novo garantirá melhores condições de vida a 1,4 mil famílias e viabilizará obras do Aeroporto. 798 famílias já foram transferidas. A Prefeitura deu início às obras dos loteamentos que receberão 1,2 mil famílias da Nazaré. A ação da Prefeitura, ao dar um destino melhor para essas famílias, permitirá a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho em parceria com os governos estadual e federal.

HYPE ESTÚDIO

Vilas Dique e Nazaré

HYPE ESTÚDIO

Largo Glênio Peres

FRANCIELLY CAETANO/PMPA

Turismo

Capacitação A Prefeitura, em parceria com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e os programas da Escola Social do Turismo, está capacitando recepcionistas, garçons, agentes de viagem, agentes de segurança, taxistas e servidores municipais. Até agora foram qualificados cerca de 2.300 profissionais.

Novas placas orientam motoristas no Centro Histórico, com inscrições bilíngues. Em breve será iniciada a instalação de 140 placas para orientar roteiros a pé e pórticos de boas-vindas. Serão adotados novos modelos de placas de ruas, bancas de flores, frutas e verduras, paradas de ônibus, relógios, cabines telefônicas e lixeiras. Já há novo padrão para bancas de chaveiros. Estão em circulação dois novos ônibus da Linha Turismo, com roteiros em 4 idiomas, e há estudo de viabilidade para o Bonde Histórico no Centro.

Canais na web: www.falaportoalegre.com.br

www.portoalegre.rs.gov.br

@Prefeitura_Poa

facebook.com/eucurtoeucuido

www2.portoalegre.rs.gov.br/radioweb

Profile for Prefeitura de Porto Alegre

Jornal Nossa Porto Alegre - Edição 6  

Porto Alegre se prepara para o futuro aproveitando todos os benefícios que o momento de crescimento vivido pela cidade e a chegada da Copa d...

Jornal Nossa Porto Alegre - Edição 6  

Porto Alegre se prepara para o futuro aproveitando todos os benefícios que o momento de crescimento vivido pela cidade e a chegada da Copa d...

Advertisement