Page 1

www.nossaportoalegre.com.br

Porto Alegre - Mar/2012 Edição: 3 - Ano: 1

Porto Alegre chega aos seus 240 anos. Uma história feita pela soma das histórias de quem vive a nossa cidade. Sem o portoalegrense não existiria a corrida no Gasômetro, o chimarrão no Brique, o grenal no domingo, a cavalgada pela Vila Nova, o samba no Porto Seco, o agito do Centro Histórico. A marca de Porto Alegre é a marca do seu povo. Hospitaleiro, participativo, aguerrido e que sabe transformar o seu amor em cuidado com a cidade. Se Porto Alegre vive hoje um momento especial de desenvolvimento, isso é fruto da união de esforços de cada cidadão. Afinal, todos somos Porto Alegre. E estamos de parabéns.

Veja o vídeo em homenagem aos 240 anos de Porto Alegre: acesse do seu celular o aplicativo leitor de Código QR. Depois, posicione a câmera sobre a imagem e conheça a campanha. Ou acesse http://migre.me/8mpbg

Um dos projetos para a maior mobilidade e o conforto dos porto-alegrenses nos próximos anos é o BRT, ou sistema de ônibus rápido. A primeira etapa das obras teve início em mar-

ço, com a pavimentação dos corredores nas Avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves, que deve durar 18 meses. Os novos corredores fazem parte da reformulação do sistema de transporte coletivo da

Capital e integram o legado para a infraestrutura oportunizado pela Copa. O projeto tem o objetivo de aumentar a eficiência, o conforto e a qualidade do serviço, com veículos modernos de grande ca-

pacidade e baixas emissões e passagem pré-paga. Com o BRT e o Metrô, a cidade que já tem a segunda passagem gratuita viverá um novo momento em relação à mobilidade urbana.

Divulgação/PMPA

A nova face do transporte coletivo

Nos próximos anos, Porto Alegre terá estações modernas para embarque

Muita coisa acontecendo pra nossa vida melhorar

Saiba mais nas próximas páginas.


2

3

Porto Alegre - Mar/2012 - Edição: 3 - Ano: 1

Porto Alegre - Mar/2012 - Edição: 3 - Ano: 1

A professora aposentada Maria Deloi Silveira Cardoso, 71 anos, realiza, com “boa vontade, fé e coragem”, trabalho voluntário que garante à região Nordeste importantes conquistas. A moradora do bairro Mário Quintana tem o título de Cidadã Porto-Alegrense.

Você sabia que... De 16 de abril a 22 de maio, governo e comunidades estarão juntos na rodada única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo 2012/2013? Saiba mais em www.portoalegre.rs.gov.br/op.

do lixo orgânico, mas aqui no serviço a gente vê como tem gente que tem uma vida melhor do que a nossa e mistura lixo. Hoje em dia todo mundo já devia saber que separar o lixo é muito importante para o meio ambiente. E para nós é mais importante ainda porque é daqui que tiramos o nosso dinheirinho”, revela ele, que tem renda mensal média de R$ 600,00.

Fotografia PMPA

Juarez Franco de Carvalho, 64 anos, chegou à Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), junto à Estação de Transbordo do DMLU, em abril de 2002 e hoje é o catador formal mais antigo em atividade. “Gosto muito desse trabalho. Moro na Vila São Francisco, na Lomba do Pinheiro, e lá todo mundo separa o lixo seco

Juarez Franco de Carvalho trabalha na Unidade de Triagem e Compostagem há 10 anos

Você sabia que... A coleta automatizada do lixo orgânico por meio de contêineres disponíveis 24 horas já atende a 123 mil porto-alegrenses? A cidade também se prepara para ter uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos que dará destino correto a 1,5 mil toneladas de lixo.

“Gosto de participar”, resume, destacando as vitórias obtidas no OP, do qual é conselheira há muitos anos. “Boas parcerias e vontade política são importantes para buscar as melhorias para a região onde mora e também para a aniversariante capital dos gaúchos”.

Rafaela Redin

Educação integral

Maria Deloi, cidadã dedicada e participativa

Você sabia que... A educação integral é oferecida para 23 mil alunos? Além das 34 escolas municipais de Educação Infantil que atendem durante todo o dia, as escolas de Ensino Fundamental também oferecem oportunidades de os alunos desenvolverem outras habilidades, aliadas às disciplinas curriculares.

“Temos um grupo de amigos, tanto dos humanos quanto dos animais”.

Você sabia que... A Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA) possui muitos animais para adoção? Todos estão castrados, vacinados e microchipados. Mais informações na Área de Medicina Veterinária ou através do telefone (51) 3289-5508.

Crédito gerando oportunidades O representante de uma fábrica de cockpits simuladores Carlos investiu na inovação de corrida, Carlos Roberto Moraes, formalizou seu negócio na Linha da Pequena Empresa, durante visita ao bairro Rubem Berta. “Me deram toda a orientação necessária. Como este é um público que sempre anda atrás de inovação, busquei informações, pois não tinha conhecimento de como montar o negócio”. Você sabia que... A Linha da Pequena Empresa percorre os bairros da Capital para facilitar a formalização de pequenos negócios, além de levar serviços e oficinas de orientação nas áreas financeira, de compras, vendas e outras? Desde que começou a operar, em abril de 2011, foram mais de quatro mil atendimentos e registros de cerca de 700 formalizações de microempreendedores individuais.

Proteção dos animais.

FOTO?

Terezinha da Silva, moradora do Residencial Nova Chocolatão desde maio de 2011, é 1ª tesoureira da AsTerezinha da Silva afirma: sociação de Catadores e Recicladores. “É tudo muito “A mudança foi muito boa”. limpo, as pessoas passaram a se preocupar mais com a aparência, estão se arrumando melhor, algumas até saem maquiadas. Lá na vila vivíamos com os calçados sujos de barro. Antes o pessoal trabalhava na rua, agora a gente fica no galpão. Aqui tem bastante material e, por isso, a renda aumentou, pelo menos, o dobro. Além disso, nossa equipe conseguiu ajudar alguns dos trabalhadores a se adaptarem às regras. Então, se quiserem mudar de profissão, já vão estar acostumados a obedecê-las”.

Maria Inês Mello/PMPA

Novo estilo na Chocolatão

Sandro Machado/PMPA

Fotografia PMPA

O aposentado Gilmar Campos, de 53 anos, reconhece que foi, durante muito tempo, um usuário do Sistema Envolvimento é o melhor remédio Único de Saúde (SUS) que apenas reclamava dos serviços. Frequentador da Unidade Básica de Saúde (UBS) Panorama, ele começou em 2005 a comparecer às reuniões mensais do conselho da Lomba do Pinheiro, até virar conselheiro de fato. “As coisas não são tão simples quanto se imagina quando está de fora. Só fazendo parte é que se entende como funcionam e como podem ser mudadas. Seria muito bom se todo mundo participasse, porque é muito melhor conseguir o que se quer coletivamente e com parceria, e não apenas cobrando e criticando”, afirma.

Você sabia que... Há quase um ano uma rede envolvendo Prefeitura, comunidade e parceiros fez com que 181 famílias da Vila Chocolatão deixassem uma área degradada no Centro da cidade para morar num loteamento com casas, praça, creche e acesso aos serviços públicos? O projeto tem reconhecimento internacional e tem sido adaptado por outras cidades.

Amor à praça

FOTO?

Alício Nunes da Silva, de 75 anos, há mais de 30 anos vive com a sua família no entorno da Praça Major Augusto Koch, no Bairro Sarandi: “Há cerca de três anos me aposentei e entrei em depressão. Fui ao “Praça Major Augusto Koch é terapeuta e ele me perguntou o que eu mais gostava local de restabelecimento físico e espiritual”, diz Alicio. de fazer. Eu gosto de varrer e capinar. Então ele me sugeriu que eu começasse a cuidar de uma praça, como se ela fosse o meu próprio jardim. Hoje eu vejo como é simples mantê-la limpa e bem conservada. Me sinto satisfeito ao ver as pessoas felizes e desfrutando da praça limpa e bem conservada”.

Você sabia que... Até dezembro de 2012 a rede municipal de saúde estará totalmente informatizada, sendo possível acompanhar a situação de cada paciente? Estão sendo feitos investimentos para ampliação e melhorias no HPS e construção de mais unidades de saúde da família. Os serviços de urgência também vão ganhar novos espaços, para que a assistência seja prestada, cada vez mais, de forma regionalizada.

Protetores dos animais A relação da servidora do setor de Repavimentação do DMAE Maria Cristina Abbott com os animais é de longa data. Maria Cristina tem sob sua responsabilidade 42 gatos e seis cães. “Temos no DMAE um grupo de amigos, tanto dos humanos quanto dos animais. Nos dividimos nos cuidados e compartilhamos alegrias e tristezas. Aliás, não somos mais colegas, mas uma família unida em torno da mesma causa: os direitos animais”.

Participar faz toda a diferença

Fotografia PMPA

“Meus pais sempre trabalharam com a intenção de trazer o melhor para a família e a região em que moramos. Meu pai é conselheiro da nossa região, a Restinga. Cresci vendo seu entusiasmo na busca de uma melhor qualidade de vida à comunidade. Todo esse exemplo, aliado à atividade da minha mãe, no Conselho Tutelar, fez com que eu também quisesse participar. Na Temática de Educação, Esporte e Lazer, busco fazer a diferença.”

Fotografia PMPA

Nossa Porto Alegre está de parabéns! E cada um de nós tem motivos para comemorar as conquistas históricas que estão sendo garantidas graças ao esforço coletivo por transformar a capital dos gaúchos. Governo e comunidade, juntos, estão fortalecendo os laços de amor e cuidado com a cidade. Nesta comemoração dos 240 anos de Porto Alegre, celebramos este novo momento e homenageamos a todos que ajudam a pintar este novo horizonte. A participação de todos reforça a pluralidade de uma cidade cada vez mais sintonizada com o futuro e que ama seus habitantes.

Guerreiro/PMPA

Fotografia PMPA

“A Região Glória teve grandes avanços através do OP, graças à mobilização da comunidade. Há cerca de 4 anos demandamos o alargamento do cruzamento da Costa Gama com Afonso Lourenço Mariante, no Belém Velho, e, em março, inauguramos a obra. É uma conquista não só para a Glória, mas para toda Porto Alegre, pois garante segurança no tráfego. O OP é o meio de participar e garantir demandas, com o poder de mobilizar comunidades. É nossa máquina de fazer democracia participativa.”

Coleta do lixo

Projeto de revitalização do Cais Mauá.

Muita coisa acontecendo pra nossa vida melhorar

OP, aqui você decide

Andrei Cabreira Seixas, 17 anos, da Temática Educação, Esporte e Lazer é o mais novo conselheiro do OP.

Revitalização da orla do Guaíba.

Fotografia PMPA

Habitação.

Você sabia que... A Prefeitura lançou o projeto Coletivo Verdes, que visa à recuperação e ao bom uso das praças públicas? A iniciativa quer o apoio das escolas e comunidades para ocupar e cuidar das áreas verdes. Porto Alegre tem 608 praças que precisam não apenas do cuidado do poder público, mas de um olhar atento das comunidades.

Cuidadores da cidade Fotografia PMPA

Informatização da saúde.

Sirlei Vargas, Conselheira da Região Glória, participa do OP desde o início

Fotografia PMPA

Guilherme Santos/PMPA

Luciano Lanes/PMPA

Matéria de capa

“Tão logo recebemos a notificação da Prefeitura para arrumar a calçada, fizemos a obra. Agora, estamos regularizados para atender os nossos clientes e oferecendo segurança para os pedestres, garantindo acessibilidade de todos ao nosso prédio.” Você sabia que... Mais de 3,5 mil vistorias já foram realizadas e muitas calçadas recuperadas?

Lurdes Stoltz, proprietária da Livraria Café Multicultura, na Rua da República.


4

Porto Alegre - Mar/2012 - Edição: 3 - Ano: 1

Acontece na cidade

Anote aí

No mês em que completa 240 anos, Porto Alegre também ganha novas habitações e creches. Na Restinga, são 900 unidades habitacionais para famílias com renda de zero a três salários, feitas através do Minha Casa, Minha Vida. Estão prontos o Residencial Jardim Paraíso (500 apartamentos)

e o Residencial Ana Paula (416 apartamentos). Na Lomba do Pinheiro, foi inaugurada a nova sede da creche Vó Belinha e, em breve, será a vez da Creche Mangue Seco. No Conjunto Habitacional Porto Novo, onde mais 600 moradias foram entregues, iniciou a obra da Escola Infantil BSA I.

Guilherme Santos/PMPA

Uma comemoração muito especial Dezenas de crianças serão beneficiadas com novas instituições escolhidas através do OP, como a Carlos Alberto Tejera de Ré, na Glória, e a creche Vitória, na Dona Teodora. Com elas, a Prefeitura passará a contar com 208 creches conveniadas, além de 34 Escolas de Educação Infantil. Ainda em 2012, a capacidade de tratamento de esgoto aumentará de 27% para 80%.

Zona Sul: Eu curto. Eu cuido.

Ricardo stricher/PMPA

A campanha “Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido.” vai estimular o engajamento da população às ações da prefeitura para que a praia de Ipanema volte a ser como no passado, quando era possível tomar banho no Guaíba. Esse conceito está atrelado à realização do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que vai reduzir a emissão de esgotos in natura no lago com a ampliação do tratamento. Para tanto serão feitos investimentos de R$ 13,7 milhões nos bairros pertencentes à região da bacia do Arroio Capivara, beneficiando diretamente 46.374 moradores.

Nossa Porto Alegre em fotos Residencial Jardim Paraíso é uma das obras que está sendo entregue à população

Ciclovias

A foto escolhida foi de Sonia Hammermuller. Para a próxima edição, enviem fotos registrando imagens que homenageiem os 240 anos da nossa capital para o email nossapoa@gmail.com.

O primeiro trecho de 416 metros da ciclovia da Avenida Ipiranga, entre as avenidas Erico Verissimo e Azenha, será inaugurado em breve. A obra completa terá 9,4km de extensão. Ainda em 2012, ficarão prontos os 3,5km da ciclovia da Restinga, que se agregam a 1,1km da ciclofaixa da Nilo Wulff, na Zona Sul. Porto Alegre conta com 2,1km de ciclovia na Diário de Notícias e 1,2km em Ipanema. A partir deste ano, será construído o Complexo Cicloviário Sertório, com 12km de extensão, incluindo a Severo Dullius e as avenidas dos Estados e das Indústrias. Nos projetos do PAC-Copa estão incluídos 20km de ciclovias.

Para ver as demais fotos enviadas pelos leitores acesse

facebook.com/eucurtoeucuido

Francielle Caetano/PMPA

Porto Alegre é “A” Porto Alegre é uma das três capitais com melhor desempenho fiscal no país. Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que avalia a qualidade de gestão fiscal dos municípios do Brasil. A capital gaúcha apresentou excelência na gestão fiscal. O trabalho criterioso para manter o equilíbrio entre despesas e receitas permitiu que R$ 333 milhões fossem aplicados nos investimentos realizados em 2011. Guarda-corpo da ciclovia da Av. Ipiranga foi escolhido por concurso

Canais na web: www.falaportoalegre.com.br

www.portoalegre.rs.gov.br

@Prefeitura_Poa

facebook.com/eucurtoeucuido

www2.portoalegre.rs.gov.br/radioweb

Profile for Prefeitura de Porto Alegre

Jornal Nossa Porto Alegre - Edição 3  

Edição de aniversário dos 240 anos de Porto Alegre.

Jornal Nossa Porto Alegre - Edição 3  

Edição de aniversário dos 240 anos de Porto Alegre.

Advertisement