Issuu on Google+

MUNICÍPIO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

nº 1 BAIANÓPOLIS-BA

de Baianópolis

Fundado em: 30/07/1962

Junho/2013

www.baianopolis.ba.gov.br

O POVO PRECISA SABER! CONFORTO AOS PACIENTES!

SAÚDE

INAUGURAÇÃO DO CENTRO MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA

NOVO PADRÃO ESTÉTICO!

nderson Cleyton em parceria com a Secretaria de Saúde, entregaram , na tarde desta quarta-feira (22/maio), aos colaboradores da Casa de Saúde Senhor do Bonfim em Baianópolis, os uniformes que serão utilizados pelos colaboradores da área da saúde de Baianópolis. Esta medida inédita na história da saúde baianopolense, tem o intuito de evitar contaminações ou proliferação de infecções no ambiente hospitalar, bem como, tornar o ambiente hospitalar um pouco mais agradável. A padronização servirá também para identificar de forma rápida os profissionais de cada setor. As mudanças ocorrem de forma gradual e que visem um melhor atendimento aos cidadãos baianopolenses, disse o Prefeito Anderson Cleiton. A oportunidade é para aqueles que fazem a diferença, afirmou sobre a equipe gestora da Saúde. Em especial a Enfermeira Gutiane que não mediu esforços para tornar este acontecimento possível.

CARAVANA DO LAZER

A

FOTO: ALZIRIO GUALBERTO

EDUCAÇÃO

ESPORTES, CULTURA E LAZER FOTO: ALZIRIO GUALBERTO

Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer promove alegrias e a diversão, de forma lúdica, na praça Juarez Souza, em Baianópolis, distante 828 quilômetros de Salvador. Foi realizado o “Dia de Lazer”, que faz parte do Projeto Caravana do Lazer, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - SUDESB. De acordo com a coordenadora de Eventos, Recreação e Lazer da Sudesb, Susi Dócio, o objetivo da Caravana do Lazer é discutir políticas sociais e transformar os munícipes em agentes de lazer para que eles possam desenvolver atividades de caráter lúdico-recreativo na região. “Um projeto de mobilização social através do lazer e do resgate do lúdico para beneficiar a comunidade”, disse Susi. Sob a coordenação dos técnicos da Sudesb, com a colaboração dos agentes multiplicadores, diversas atividades foram oferecidas à garotada, como o futebol golzinho, vôlei, xadrez, dama e dominó gigantes, pula corda, corrida maluca, piscina de bolinha, cama elástica, e brinquedos educativos.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

FOTO: ALZIRIO GUALBERTO

A

Todos os setores da saúde agora com novo padrão estético!

FOTO: ANA PAULA

FOTOGRAFIA: ANA PAULA

F

oi Inaugurado no dia 02 de abril, na rua 07 de setembro, o CENTRO MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA EM BAIANÓPOLIS. A unidade tem como finalidade proporcionar um atendimento de qualidade para a população que precise deslocar-se para outros municípios buscando tratamentos fisioterápicos. A ação do governo de ANDERSON CLEYTON foi minimizar esses transtornos para os pacientes e suas famílias diminuindo ainda as despesas que oneram o orçamento delas, na maioria são carentes. E pelo lado, administrativo com certeza haverá redução nos gastos com deslocamentos desses pacientes. A unidade é gerida pela fisioterapeuta Dra. Daniella Prado, coordenadora do Centro Municipal de Fisioterapia de Baianópolis. No evento, a coordenadora disse que “o que antes era um sonho, agora é realidade. Pois, não medirá esforços para ampliar o número de atendimentos conforme a demanda ocorra. E Agradecemos a todos que se dedicaram para a realização deste sonho”. O evento foi prestigiado pelos representantes do Poder Legislativo Municipal, Vereador Weube Febronio, Vereador João Rosa e Vereador Ivar Bidin, e por várias pessoas desta cidade e da zona rural do município de Baianópolis.

A secretaria de Educação realizou a 1ª conferência Nacional de Educação em Baianópolis. O evento reuniu representantes do magistério, repreentantes dos diversos segmentos sociais e população em geral. O evento foi realizado na escola 31 de Março, tendo participado o Secretariado Municipal.


M U Nd eIBCa i aÍnPó pIo lO is

Periódico de distribuição gratuita da Prefeitura Municipal de Baianópolis

http://baianopolis.ba.gov.br

2

Junho/2013

repasses bloqueados como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). “A CERTIDÃO NEGATIVA DO INSS é uma conquista na busca por melhorias para nosso município”. Disse o Prefeito Anderson Cleyton.

COMITIVA MUNICIPAL E MARCELO NILO

R

SEMARH PROMOVE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE FOTOGRAFIA: AUREMAR SOARES

euniram-se no Gabinete do Presidente Marcelo Nilo (PDT), o Prefeito Anderson Cleyton (PDT), os vereadores Weube Febrônio, Gilvane Febrônio, João Rosa, Ivar Bidin, Afonço Pereira, Maximino de Souza e Milton Arlindo, em que estava pautado a possibilidade de instalação da base da Policia Militar – CERRADO em Baianópolis. Solicitaram ainda, e inclusão do município no calendário estadual de festas populares custeados pela BahiaTursa. Disse que “fará o possível para incluir não neste ano, por causa da proximidade de realização das festas juninas, mas no calendário posterior, a cobertura dos festejos pela BAHIATURSA”. Além da base da PM Cerrado em Baianópolis, a inclusão dos festejos juninos pela BAHIATURSA foi solicitado aparelhos de RAIO X e de Ultrassonografia. Estou pronto a ajudar no que for preciso para que o que for planejado em segurança pública ou outros assuntos se realizem. Afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo.

ADMINISTRAÇÃO

A

União dos Municípios do Oeste da Bahia,(UMOB), reuniu-se no início do mês de junho, na sede do grupo em Barreiras. O encontro também contou com a presença do professor de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Goiás, (UFG), Robert Taylor que realizou uma apresentação sobre o Projeto de Implantação Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM, desenvolve atividades que visam o controle da qualidade e dos serviços relacionados a produtos de origem animal e vegetal com venda exclusiva dentro dos município do oeste da Bahia. A meta mais importante deste serviço é a redução da produção e comércio de produtos de origem animal e vegetal clandestinos, os quais podem trazer a prejuízos a saúde da população principalmente a disseminação de doenças como teníase, brucelose, tuberculose, listeriose e salmonelose. O presidente da Umob, o prefeito Humberto Santa Cruz acredita que a centralização em um único município, através de Consórcios, irá suprir as necessidades dos pequenos municípios do oeste que necessitam atenção com produtos in natura, reduzindo custos e facilitando a implantação de novas atividades desta natureza. A intenção é Implantar o Consórcio dos Serviços de Inspeção Municipal de acordo com territórios. A região oeste possui um grande potencial em produtos lácteos, gado de corte, produção de defumados, doces e diversos produtos artesanais. Sendo essencial para ascensão da economia municipal principalmente motivando a geração de renda, proporcionando mais empregos e qualidade de vida para campesinos oriundos da agricultura familiar. Esteve presente no evento, o Vice-Governador da Bahia, Otto Alencar. Disse que, “O objetivo é solicitar uma audiência para expor a situação do transporte coletivo na região e pedir ideias para possíveis soluções com intervenção e auxílio do governo estadual”. Iniciativas como esta terão que ser pensadas de maneira que não prejudique financeiramente as pessoas, porém, buscando ofertar produtos em condições de higiene adequadas. Disse o prefeito Anderson Cleyton, sobre a situação de aplicabilidade em Baianópolis.

CERTIDÃO NEGATIVA INSS

O

Prefeito Anderson Cleyton conseguiu na tarde do dia 05 de Junho, a certidão negativa do Município da Prefeitura e da Câmara de Baianópolis junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O município nas duas esferas executiva e legislativa conseguiram a certidão negativa, que possibilita estabelecer convênios pelo executivo. Com isso está incluído no índice de quase cinco por cento, dos municípios baianos com situação regular para assinar convênios com os governos Federal e Estadual. Juntamente com o Presidente da Câmara conseguiram a certidão negativa, mostrando como é administrar e conseguir a certidão que mostra o comprometimento com a gestão pública. O nome limpo proporcionará a busca intensificada por convênios em todos os órgãos, seja, estadual ou federal. Segundo o Cadastro Único de Convênios (Cauc) do Governo Federal, dos 417 municípios 94,24% encontram-se inadimplentes ou com documentação sem regularização. São 393 municípios com irregularidades, que impossibilitam firmar convênios em qualquer esfera governamental. Os municípios que perdurarem com situação irregular junto ao INSS, terão os

A

SEMARH (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) realiza nas escolas municipais da sede de Baianópolis nos dias 3 a 7 de junho de 2013, a semana do meio ambiente, com palestras, oficinas de reciclagens nas escolas municipais. O projeto contempla as crianças das séries iniciais até o ensino fundamental. É mais uma ação da secretaria municipal de meio ambiente e recursos hídricos. Conscientizar desde pequeno é plantar a semente para a preservação do hoje e do amanhã, disse o secretário de meio ambiente, AUREMAR SOARES DA SILVA. Com extensão de minha administração a SEMARH intensificará ações para disseminar o conhecimento que ajude nossas crianças e jovens a preservar cada dia mais o meio ambiente e o os recursos hídricos, afirma categoricamente o Prefeito ANDERSON CLEYTON.

INFRAESTRUTURA SEINFRA PROMOVE REPARAÇÃO DE CALÇAMENTOS DANIFICADOS

O

secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Corcino Gomes da Silva Neto, torna evidente o compromisso com o bem estar do cidadão baianopolense, efetua manutenção em ruas que foram abandonadas sem possibilidade de andar ou trafegar em Baianópolis.

FOTO: ALZIRIO GUALBERTO

PREFEITOS DA REGIÃO OESTE SE REÚNEM PARA TRATAR DE SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL


Tudo pg1 junho edição 1 05 07 2013 pg 1