Page 1

Destaques

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012 http://www.apucarana.pr.gov.br

SAUDE

CULTURA

EDUCAÇÃO

Obras do Hospital do Coração estão em fase final: uma das mais modernas unidades da América Latina.

O Cine Teatro Fênix é palco de grandes espetáculos, como o Ballet Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná.

Apucarana conquista a Escola do SENAC, que vai oferecer cursos técnicos e superiores: investimento de R$ 4,5 milhões.

ESTRADAS RURAIS

Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira: uma das maiores e mais modernas escolas do Paraná.

Começam as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai ajudar a desafogar o PAM: atendimento 24 Horas.

SANEAMENTO BÁSICO Obras da rede de esgoto avançam e devem atingir 84% dos domicílios: índice de cobertura de primeiro mundo.

FORMALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Em 2009, a patrulha rural da Prefeitura fez a recuperação de 57 Kms de estradas rurais.

PAVIMENTAÇÃO A Prefeitura entregou em 2009 obras de pavimentação em vários bairros: 15 Kms de asfalto novo.

INFRAESTRUTURA

MEIO AMBIENTE Projeto Oásis: preservação das nascentes e áreas verdes rende recursos financeiros aos produtores rurais.

GOVERNO ELETRÔNICO

O Viaduto José Guedes Vieira liga os núcleos Castelo Branco e Bandeirantes: obra esperada há 20 anos.

Prefeitura de Apucarana cria um moderno portal na Internet: serviços online, transmissões ao vivo, acessibilidade e interatividade.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

VISÃO DE FUTURO

INDUSTRIALIZAÇÃO

Pagamento em dia dos salários e várias ações humanizam o trabalho dos funcionários da Prefeitura.

Está em execução o projeto de engenharia para a construção do contorno ferroviário: retirada do trem da área urbana.

Obras da Unifrango, no distrito de Vila Reis, vão começar pelo centro de armazenagem: geração de mais empregos.

Guia traz orientações para abertura e legalização de empresas no município de Apucarana: iniciativa pioneira.

Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná.

Saiba aqui porquê.


02

27

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Direitos do consumidor

http://www.apucarana.pr.gov.br

PROCON resolve 85% dos casos

Editorial

A coordenadoria municipal do PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor) conseguiu resolver a maioria dos casos sem a necessidade de notificar fornecedores de bens e de serviços. E nas situações em que foi necessário instaurar processo, 85% dos casos tiveram solução satisfatória aos interesses do consumidor.

28.400 atendimentos

551

processos instaurados

85% Os atributos naturais normalmente são evocados para falar do orgulho de viver em uma cidade, tais como o clima, a posição geográfica e as belezas naturais. E, quando falamos em administração pública, os atributos mais citados são os indicadores sociais e econômicos, tais como bons números nos setores de saúde, educação e geração de emprego. A Apucarana que completou 66 anos é a união dessas duas coisas: belezas naturais e bons indicadores sociais. Passaram-se pouco mais de 1 ano e 2 meses de um novo mandato. A atual gestão (2009\2012) não paralisou nenhum dos programas em desenvolvimento, que foram mantidos como concebidos originalmente ou aprimorados. O mesmo aconteceu com as obras. Nenhuma foi paralisada por decisão administrativa, pelo contrário a maioria já foi concluída e entregue à população. O Viaduto José Guedes Vieira é um bom exemplo. A obra che-

gou a ficar paralisada por problemas financeiros da empreiteira contratada. O Município fez nova licitação e o viaduto, esperado há 20 anos pela população, foi inaugurado. Situação idêntica ocorre com o Quarteirão da Cultura, uma das poucas obras que ainda falta terminar. O Município está fazendo o mesmo, ou seja, outra licitação para concluir a obra. Neste período, avanços significativos foram alcançados em algumas áreas, como de esportes, que comemorou a retomada dos campeonatos de vôlei, handebol e basquetebol, a iluminação do Estádio Bom Jesus da Lapa, apresentações da seleção brasileira feminina de futebol e do craque de futsal Falcão (considerado o melhor jogador do mundo). Na área de saúde, o Hospital do Coração é uma realidade, pois as obras entraram na fase final, somado com um pacote de obras que vai melhorar

a estrutura da rede pública de saúde. E o primeiro grande resultado no setor já foi alcançado: a redução da mortalidade infantil para um dígito, índice registrado em países de primeiro mundo. São conquistas que projetam o Município no cenário regional, estadual e nacional. Dois estudos, de renomadas instituições, confirmaram o salto no desenvolvimento econômico e social. Trata-se dos índices Firjan e Ipardes, que colocaram Apucarana entre os melhores municípios do Paraná.

dos processos solucionados O PROCON de Apucarana faz uma média de 72 atendimentos por dia: defesa dos interesses do consumidor.

IAP libera cemitério parque O Município conseguiu junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e ao Ministério Público a liberação do projeto de construção do Cemitério Parque Portal do Céu. A empresa vencedora da licitação é a Urbanizadora Campos Verdes, que destinará 2.000 espaços ao Município. O novo cemitério deverá resolver o problema de falta de vagas para sepultamento registrado atualmente.

São resultados construídos a muitas mãos e que devem ser creditados a toda a população. O apucaranense é assim, tem criatividade, perseverança, fé, espírito empreendedor, visão de futuro e orgulho da cidade onde mora. Viver em Apucarana é ter motivos de sobra para comemorar, é ter orgulho do nosso clima, dos nossos parques, da fibra do nosso povo e dos nossos indicadores econômicos e sociais.

* Dados relativos a 2009.

Informatização A Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) adquiriu computadores, impressora e os direitos de um software específico (programa). A informatização agiliza o registro das ocorrências de óbitos no município junto ao cartório. Além disso, o sistema facilita outros afazeres do dia a dia, como localização do cadastro completo de pessoas sepultadas nos cemitérios da cidade, sem a necessidade da manipulação das fichas até então em papel.

EXPEDIENTE Título: Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná • Autor: Secretaria Municipal de Governo\Comunicação Social • Data da publicação: fevereiro, 2010 • Tiragem: 20 mil exemplares • Impressão: Grafinorte • Arte-final: Agência Pixel Publicidade e Propaganda Ltda • Jornalista Responsável: Jair André Klein Mtb 4330\17\170 PR • Redação: Fábio Beraldo, Tharita Franzini Capelari e Simone Penharbel • Fotos: Profeta e Edson Denobi

Empresa vencedora da licitação já iniciou as obras e destinará 2.000 espaços ao Município.

Computadores e um programa específico agilizam o registro de óbitos junto ao cartório.


26

03

Planejamento

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) foi criado com a missão de promover, planejar e fomentar o desenvolvimento de Apucarana. O Idepplan atua na elaboração de diversos projetos de curto, médio e longo prazo, como de construção de prédios públicos e revitalização de parques, entre outros. É o ponto de

partida, fase de estudos e planejamento que antecede o início das obras. Atualmente, engenheiros, arquitetos e equipe técnica estão elaborando diversos projetos. A estratégia é ter tudo pronto, uma espécie de “estoque” de projetos, para serem apresentados quando as linhas de crédito são liberadas. É assim que Apucarana sai na frente e garante recursos.

Projetos que estão prontos e aguardam a liberação de recursos

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) II será construído no Parque das Araucárias.

Com área construída de 400 m2, o superposto de saúde do Jardim América será construído junto ao terreno da antiga estação ferroviária.

Perspectiva da cobertura da piscina do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) .

Governo

http://www.apucarana.pr.gov.br

QUALIDADE DE VIDA: Apucarana é 5a no ranking da Firjan e 6a no ranking do Ipardes Dois estudos mediram o índice de desenvolvimento dos municípios paranaenses. Apucarana está em 5o no ranking geral elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e em 6o no estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os levantamentos avaliaram os reflexos das políticas públicas nas áreas de geração de emprego e renda, educação e saúde.

Firjan

Ipardes

MUNICÍPIO

Índice

Posição Índice

Posição

Londrina

0,8634

0,7452

Maringá

0,8621

0,7376

Pinhais

0,8582

0,644

31º

Curitiba

0,8546

0,8106

Apucarana

0,8376 5º

0,6814 6º

Douradina

0,8136

0,6827

Cascavel

0,8070

11º

0,6897

Evolução dos indicadores por área A exemplo do posto de saúde do N.H. Afonso Camargo, o Idepplan já concluiu os projetos de ampliação e reforma de diversas outras unidades.

O projeto de revitalização da Avenida Central do Paraná compreende o alargamento da via e a construção de uma ciclovia.

Projeto do “Parque da Graça”, que será construído junto ao Horto Municipal: área verde, lago e espaço para meditação.

Células Comunitárias Programa de empreendedorismo nos bairros O Programa Células Comunitárias terá uma nova dinâmica em 2010. Ao longo dos últimos anos, o programa se consolidou por ser um canal de aproximação entre poder público e comunidade. A partir de agora o foco principal será o projeto “Gente Empreendedora: O jeito de fazer certo”. A previsão inicial é atender cerca de 660 pequenos empreendedores. Além do acesso ao aprendizado, o programa busca gerar emprego e renda nos bairros.

Índice Firjan Indicador

2000

2006

Emprego e Renda

0,4433

Educação Saúde

Índice Ipardes Variação

Indicador

2002

2007

Variação

0,7655 72,7%

Emprego e Renda

0,3779

0,4119 9%

0,7463

0,8211 10,0%

Educação

0,6113

0,7369 20,5%

0,9048

0,9263 2,4%

Saúde

0,8519

0,8953 5,1%

Como é calculado o índice Basicamente, a composição dos índices da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) segue os mesmos critérios, ou seja, avaliam indicadores em três áreas: emprego e renda, saúde e educação. A diferença é que o Ipardes levou em consideração também fatores regionais, com a inclusão de dados do setor agropecuário. Os índices em cada área variam numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor), sendo classificados em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).

Áreas avaliadas Gente empreendedora: parceria entre Prefeitura, Sebrae e instituições de ensino superior.

Emprego e renda - acompanha a movimentação e as características do mercado formal de trabalho, cujos dados são disponibilizados pelo Ministério do Trabalho. Educação - capta tanto a oferta quanto a qualidade da educação do ensino fundamental e pré-escola, conforme competência constitucional dos municípios. Saúde – avalia a qualidade do Sistema de Saúde Municipal referente à Atenção Básica.


04

25

Administração

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Valorização do servidor

Ônibus leva curso de corte e costura aos bairros

Além do pagamento em dia dos salários, várias ações humanizam o trabalho dos funcionários da Prefeitura

Palestras de capacitação buscam melhorar o atendimento e a realização profissional.

Parceria com a Unimed garante plano de saúde com mensalidades diferenciadas.

Mulher

A escola itinerante, que tem capacidade para instruir 30 pessoas ao dia, percorre os bairros e distritos de Apucarana. Isso evita deslocamentos por parte das alunas, que têm a oportunidade de fazer o curso de graça e perto de casa.

http://www.apucarana.pr.gov.br

0800 recebe denúncias e faz orientações O Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (IAMA) ganhou o Disque IAMA (0800-645-4479). As ligações são gratuitas e sigilosas. O Disque IAMA é mais um instrumento de defesa da mulher e um canal de orientação, informação, auxílio e denúncia às mulheres vítimas de violência.

Uma pausa no trabalho para a ginástica laboral: mais saúde e qualidade de vida.

Serviço facilita o acesso das mulheres ao IAMA e busca ampliar o número dos atendimentos. O ônibus adaptado possui máquinas de costura e mesas para cortes: escola itinerante

O Dia do Servidor Público é comemorado com ações solidárias em entidades sociais.

Natal Solidário: servidores municipais se mobilizam e entregam 300 cestas básicas para operários.

A Prefeitura constituiu a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e implantou a Diretoria de Segurança no Trabalho.

Centro de Oficina Mulher Cidadã Os cursos oferecidos são gratuitos e visam a profissionalização de mulheres, a ampliação do acesso ao mercado de trabalho, a promoção da autonomia financeira e levar novos conhecimentos em diferentes áreas. Em 2009, foram oferecidos cursos de cabeleireiro, manicure, pedicure, depilação, maquiagem, costura industrial (jeans e camisetas), bordado em pedraria, alimentação saudável e palestras sobre economia solidária.

Estatuto garante avanços ao funcionalismo

• A I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres reuniu mais de 120 mulheres de diversos segmentos. • O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, formado por representantes do poder público e da comunidade, é composto por 36 conselheiras. • O Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (IAMA) atendeu mais de 1.600 mulheres vitimas de violência doméstica ou não. Estas mulheres receberam atendimentos social, jurídico, psicológico e também terapias de família e/ou casal.

A Prefeitura encaminhou projeto para a Câmara do Estatuto do Servidor Público Municipal. Com isso, será possível criar o Plano de Cargos e Salários, que estabelecerá os avanços dentro da instituição. O regime jurídico definido é o estatutário, que foi revogado em 1997. Com o estatuto, o servidor tem segurança jurídica e sabe quais são seus direitos e seus deveres.

O próximo passo será a criação do Plano de Cargos e Salários: carreira no serviço público.

Números e fatos

• A programação referente ao Dia da Mulher, comemorado em março, teve distribuição de materiais informativos e oferta em praça pública de serviços de saúde, higiene, beleza, artesanato, conhecimento e lazer. Cursos profissionalizantes buscam ampliar a inserção no mercado de trabalho e melhorar a renda familiar. * Dados relativos a 2009.


24

05

Segurança pública

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Guarda Municipal Em junho deste ano, a Guarda Municipal completará dois anos de atividades. Força auxiliar das polícias (Civil e Militar), atua na vigilância monitorada, patrulha escolar, fiscalização de trânsito, segurança do patrimônio público e no apoio à Defesa Civil.

http://www.apucarana.pr.gov.br

Empresário informado. Empresa bem formada.

Composta por 36 integrantes, a Guarda Municipal possui ainda 2 veículos e 2 motos.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

Fazenda

VIGILÂNCIA MONITORADA

A Secretaria Municipal da Fazenda elaborou, em parceria com diversas entidades, o Guia Empresário Informado. Empresa bem Formada. O material de 48 páginas traz orientações para o processo de criação e legalização de empresas no município de Apucarana. A publicação nasceu da constatação de que muitos empreendimentos não prosperam por acumularem equívocos, muitos deles já na concepção, devido ao desconhecimento dos passos certos a serem seguidos.

Com tiragem inicial de 5 mil exemplares, guia é distribuído gratuitamente e disponibilizado para download na Internet (www.apucarana.pr.gov.br).

Reuniões de orientação com o comércio

A estratégia é prestar esclarecimentos sobre as atividades antes de aplicar multas: normatização.

A Secretaria Municipal da Fazenda reuniu diversos segmentos do comércio de Apucarana. A estratégia é prestar orientações sobre as atividades antes de aplicar multas. As reuniões abrangeram vendedores ambulantes, expositores da feira do produtor rural e produtores rurais, borracharias, agropecuárias, lojistas de móveis e eletrodomésticos que expõem mercadorias nas calçadas e também aqueles comerciantes que trabalham de maneira semelhante com a disposição de churrasqueiras e máquinas de assar frangos nos passeios. Promove a vigilância em espaços públicos, como praças e prédios da Prefeitura.

Em conjunto com a Polícia Militar, atua em operações de trânsito.

Composta por 33 câmeras, espalhadas desde o centro até distritos (Vila Reis e Pirapó).

Auditoria controla uso de bens da Prefeitura

Participa nas atividades da Defesa Civil, colaborando em sinistros (temporais, incêndios e outros).

Faz o trabalho de patrulhamento escolar, dando mais segurança aos estudantes.

O Município mantém uma auditoria interna permanente, buscando maior controle sobre as finanças e o patrimônio público. O objetivo é zelar pela boa prestação de serviços e pela correta utilização de materiais e equipamentos.

Monitoramento 24 horas por dia: acompanhamento de atos infracionais e situações de emergência.

No pátio de máquinas, os relatórios de abastecimento de veículos são checados e confrontados periodicamente.

Prestadores de serviço são conscientizados sobre o ISS Estratégias simples, como a conscientização, estão ajudando a melhorar a arrecadação do município, especialmente do Imposto sobre Serviços (ISS). Pago por prestadores de serviço, o imposto fica integralmente com o Município. Esse é o principal apelo feito pela Secretaria da Fazenda em encontros de orientação com os prestadores de serviço. Panfletos lembram que o ISS fica integralmente no Município e retorna ao contribuinte em forma de obras e programas.


06

23

Governo eletrônico

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

O setor público em tempo real Assistir a eventos públicos em tempo real, acessar serviços sem precisar sair de casa, fazer reclamações ou elogios onde o cidadão estiver. Isso agora é possível através de inovações que foram feitas no site mantido pela Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br). O novo portal é uma parceria entre as secretarias de Governo (Comunicação Social) e de Administração (Centro de Tecnologia da Informação).

PIONEIRISMO: Apucarana é a primeira Prefeitura do Paraná a fazer transmissões ao vivo pela Internet.

Meio ambiente

http://www.apucarana.pr.gov.br

Dinheiro para quem preserva as nascentes

Aterro sanitário ganhará mais 30 anos de “vida útil”

O Projeto Oásis, que busca preservar as nascentes de Apucarana, começou a repassar recursos aos agricultores. O primeiro grupo, de 63 proprietários rurais, já recebeu os cheques pela proteção ambiental. Ao todo, serão repassados R$ 43 mil ao longo de 2010. Os valores pagos a cada agricultor variam de R$ 850 a R$ 7 mil por ano. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação O Boticário de Proteção da Natureza e outras entidades.

A Sanepar assumiu a execução dos serviços do aterro sanitário de Apucarana, passando a responder pelo tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos. A companhia deverá fazer investimentos de R$ 2 milhões, o que aumentará a “vida útil” do aterro em até 30 anos.

SUA VOZ. SUA VEZ: espaço interativo, onde o cidadão pode fazer reclamações, elogios e falar com o prefeito.

Paulo Fenato, que tem propriedade no Distrito de Pirapó, recebe R$ 562,80 ao mês.

Cacilda Massambani recebe cheque no valor de R$ 113,40: incentivo à proteção da natureza.

Mais vida para o local onde é depositado e tratado o lixo urbano: cumprimento das normas ambientais.

Turismo Acessando o portal da Prefeitura, os servidores municipais podem imprimir o holerite: COMODIDADE .

ACESSIBILIDADE: As informações são disponibilizadas em áudio, vídeo, texto e fotografias.

TRANSPARÊNCIA: todos os atos oficiais são publicados e ficam disponíveis para consulta no Diário Oficial Eletrônico.

SERVIÇOS ONLINE: Sem sair de casa, o contribuinte pode imprimir o carnê de IPTU ou preencher a guia do ISS.

O Parque da Redenção, que retrata a vida pública de Jesus Cristo, já recebe fiéis de várias partes do Brasil.

Dois roteiros do Caminho das Águas Circuito da Fé foram incluídos no calendário de eventos da ONG Anda Brasil.

A última edição da Festa de Santo Expedito trouxe para Apucarana Padre Zezinho: show e missa.

Roteiro Fé na estrada, entre Apucarana e Lunardelli: 118 quilômetros e quatro dias de caminhada.


22

07

Cultura

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Artistas em cena, na praça ou no Cine Fênix A agenda de artes e espetáculos da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap) promove os artistas locais e traz atrações de destaque do Paraná e de todo o território nacional

Os 170 eventos realizados em 2009 no Cine Teatro Fênix reuniram cerca de 51 mil pessoas.

Juventude

http://www.apucarana.pr.gov.br

A vida pede paz

Jovens recebem bolsa e retomam estudos

Em parceria com o SESC, a Secretaria Municipal da Juventude desenvolveu a campanha A Vida pede Paz. A mobilização arrecadou cerca de 4 mil brinquedos, que foram destruídos em praça pública por um rolo compressor. Os artefatos que instigam a violência foram tirados de circulação por crianças e adolescentes. Em troca, eles receberam brinquedos educativos e participaram de diversas atividades nas escolas.

Cerca de 300 jovens voltaram às salas de aula em Apucarana. Isso graças ao Programa Projovem Urbano, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Município. Eles tiveram a oportunidade de cursar o Ensino Fundamental e, ao mesmo tempo, se capacitar para o mercado de trabalho.

O Balé Teatro Guaíra se apresentou pela primeira vez com elenco completo em Apucarana e esgotou os ingressos.

Campanha contra a violência arrecadou cerca de 4 mil brinquedos: destruição em praça pública.

Cada aluno recebeu um cartão magnético para o saque da bolsaauxílio, no valor de R$ 100 por mês.

Espaço para as bandas locais Mantida pelo Governo do Estado, a Orquesta Sinfônica do Paraná veio dentro do projeto de interiorização da música sinfônica.

Projeto Criança na Praça, realizado no Platô da Praça Rui Barbosa: o lúdico ao ar livre.

Bandas, duplas, artistas solo e DJ´s de Apucarana tiveram espaço no palco da festa dos 66 anos do município. Fazendo parte da programação dos festejos, o chamado “Palco Alternativo” movimentou o cenário musical com artistas locais. As apresentações foram transmitidas ao vivo pelo portal da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br). As apresentações antecederam os shows principais da Festa de Aniversário: oportunidade para novos talentos.

Centro da Juventude

A Escola Municipal de Dança, que conta mais de 300 alunas, inova com sapateado e a uniformização das turmas.

Na Escola de Teatro, os alunos aprendem a teoria da arte cênica e técnicas de iluminação, cenário, sonoplastia, figurino e maquiagem.

A Big Band Apucarana, sob a regência do maestro Vitor Gorni: revitalização e ampliação da Banda Municipal.

Apucarana está entre os 30 municípios paranaenses contemplados com uma unidade do Centro da Juventude, que tem como lema “viver, conviver e aprender”. O investimento para construção, mais equipamentos, é de R$ 2 milhões. A Prefeitura cedeu um terreno localizado no Jardim Diamantina para a construção do centro. O processo licitatório está em andamento e as obras devem começar em breve.

Espaço prevê laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso, praça, teatro de arena, pista de skate, ginásio poliesportivo e piscina.


08

21

Infraestrutura

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Viaduto sobre linha férrea interliga bairros A conclusão de obras em andamento foi prioridade no primeiro ano da atual gestão (2009\2012). Uma delas é o Viaduto José Guedes Vieira, localizado na Rua Marcílio Dias, na passagem sobre a linha férrea entre os núcleos Castelo Branco e Bandeirantes. A obra foi entregue à população com sinalização de trânsito e recape das ruas de acesso. Investimento foi de cerca de R$ 700 mil, provenientes do Governo do Estado.

Esporte

http://www.apucarana.pr.gov.br

A exibição do melhor jogador do mundo

O campeão da São Silvestrinha

Falcão, o melhor jogador de futsal do mundo, também deu espetáculo em Apucarana. A exibição ocorreu em amistoso entre a Malwee, de Jaraguá do Sul (SC), contra um selecionado local. A partida foi disputada no Ginásio de Esportes José Antônio Basso (Lagoão), que ficou lotado.

Obra esperada há pelo menos 20 anos liga os núcleos Castelo Branco e Bandeirantes.

Um projeto com visão de futuro Estudo apontou que a saída ideal para melhorar o trânsito em Apucarana é a retirada da linha do trem da área urbana, com a construção de um contorno ferroviário. O Município foi então em busca de recursos e já conseguiu R$ 2 milhões para elaborar o projeto de engenharia. E uma emenda parlamentar da bancada paranaense, no valor de R$ 8,5 milhões, garante o início das obras. Os deputados federais da bancada tentam agora incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Contorno ferroviário: retirada do trem da área urbana é aposta para alavancar o desenvolvimento de Apucarana.

O atleta Anderson Sabino dos Santos é a principal revelação apucaranense nos últimos anos.

O apucaranense Anderson Sabino dos Santos, 15 anos, é tricampeão da Prova São Silvestrinha, disputada todos os anos em São Paulo. Atleta da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Anderson Sabino venceu a prova – principal competição das categorias de base do atletismo no Brasil - em 2007, 2008 e 2009.

O craque Falcão atraiu grande público ao Lagoão: malabarista da bola.

“Com este viaduto ficou fácil, mais seguro. Passo por aqui todos os dias para ir e voltar do trabalho. Acabou o perigo do trem. É uma obra de grande importância, está aprovada”

A competição que reuniu os grandes do Sul

Prova pedestre à luz do dia

Jossimar da Silva

Praça da Estação Ferroviária é revitalizada A Praça Mauá, localizada ao lado da Estação Ferroviária de Apucarana, foi revitalizada. As intervenções preservaram os elementos arquitetônicos do local, marco histórico da cidade. Somente o desenho interno da praça recebeu uma nova configuração, com novo mobiliário, lixeiras, calçamento e iluminação. A 48a edição da prova reuniu 961 atletas de várias partes do Brasil: maior visibilidade.

Preservação da história: na década de 50 o desenvolvimento da cidade girava em tor no da Estação Ferroviária

“Conheci o local antes, era um buracão e não tinha como passar, nem a pé. Hoje está uma maravilha, a gente passa tranqüilo, com segurança, sem ter que dar aquela volta” Paulo Donizete Miguel

Apucarana sediou a Copa Sul de Futebol 7 Society. O evento reuniu Grêmio, Inter e Caxias (RS), Fiqueirense e Avaí (SC), Molas Fama Apucarana, Atlético Paranaense e Coritiba (PR). A equipe de Apucarana venceu a competição de forma invicta.

A Copa Sul foi disputada na Arena 7 Society (antiga Oficina da Bola): Parceria Público Privada (PPP).

A última edição da tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro contou com uma novidade: a realização da corrida durante o dia. Essa é uma tendência das principais provas realizadas no Brasil e, entre outras coisas, facilita a visualização do percurso pelos atletas e a captação de imagens pelas emissoras de TV.


20

09

Esporte

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

“Bom Jesus da Lapa” volta a ter iluminação

O show da seleção feminina de futebol

15 quilômetros de asfalto novo

O campeonato de futebol amador (categoria livre) reuniu 34 equipes: participação recorde.

A Prefeitura mantém escolinhas de futebol no Pirapó, Vila Reis, João Paulo e Jardim Diamantina.

O Campeonato Municipal de Futsal – categorias adulto e menores – movimentou os ginásios da cidade.

Operação “tapa-buraco”

O barro e a poeira deram lugar à pavimentação em 71 trechos de vias públicas, em vários bairros.

Estrelas da seleção brasileira empolgaram os torcedores apucaranenses: grandes eventos.

A Prefeitura entregou em 2009 obras de asfalto novo em 71 trechos de vias públicas, que somam 15 quilômetros de extensão. Os bairros beneficiados são os seguintes: Núcleo Dom Romeu Alberti, Loteamento das Indústrias, Djalma Mendes, Paz e Bem, Loteamento Sanches dos Santos (trajeto do ônibus), Jardim Colonial II, Núcleo Cidade Nova, Jardim Tarobá, Marissol, Residencial Garcia, Jardim Planalto e Avenida Manoel Reis ( Distrito de Vila Reis).

Recuperação de 57 Kms de estradas rurais

Depois de mais de uma década, os campeonatos de handebol, basquetebol e voleibol estão de volta.

http://www.apucarana.pr.gov.br

O Estádio Bom Jesus da Lapa ficou ainda mais iluminado com as estrelas da seleção brasileira de futebol feminino. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ousou e, em parceria com a iniciativa privada, trouxe para Apucarana a seleção canarinho. E não deu outra: show em campo (15 a 0 contra um selecionado local) e euforia nas arquibancadas. A arrecadação – 1 tonelada de alimentos – foi doada para o asilo de Apucarana.

Sistema atende as exigências das emissoras de televisão para transmissões ao vivo.

Após 20 anos, o Estádio Bom Jesus da Lapa volta a ter sistema de iluminação, que atende as exigências das emissoras de televisão para transmissões ao vivo. O investimento - cerca de R$360 mil de recursos próprios – faz parte do projeto de fortalecimento do esporte no município.

Vias públicas

Apesar das constantes chuvas registradas no ano passado, o serviço de tapa-buraco avançou. Agenda diária de serviços pode ser conferida no site www.apucarana.pr.gov.br, na seção “Diário do Asfalto”.

Novos maquinários

Escolinhas de ginástica, natação e atletismo funcionam no Complexo Esportivo do Lagoão.

Apucarana participa de eventos regionais e estaduais, como os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s).

Trabalho constante: equipes fazem o “tapa-buraco” em vários pontos da cidade.

A patrulha rural, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, está trabalhando na conservação das estradas. Somente no ano passado, foram recuperados 57 quilômetros, beneficiando várias comunidades rurais. Manter as vias em boas condições é essencial aos agricultores, especialmente na hora de escoar a produção.

Uma retroescavadeira e um caminhão caçamba reforçam a patrulha rural. Os equipamentos somam investimento de R$362 mil e foram viabilizados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


10

19

Serviços públicos

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Agricultura e comércio

http://www.apucarana.pr.gov.br

Feiras movimentam Apucarana e são oportunidades de negócio

O entardecer é na “Praça do 28” As quintas-feiras estão muito mais movimentadas na Praça 28 de Janeiro, que virou ponto de encontro de famílias, amigos e colegas de trabalho. A variedade e a qualidade dos produtos comercializados são os principais destaques. Nas cerca de 30 barracas instaladas no local, há espaços para a praça de alimentação, hortifrutigranjeiros e artesanato. A Prefeitura adquiriu um caminhão adaptado para o trabalho de poda de árvores: agilidade e segurança.

Equipes fazem a manutenção constante de espaços públicos: limpeza e roçagem.

Comissão criada para cuidar do trânsito sugeriu 35 ações pontuais: mudanças já começaram.

Manutenção dos semáforos e da iluminação da cidade: trabalho contínuo.

A Prefeitura mantém o Programa Apoio Regional, que executa pequenos serviços nos bairros: descentralização.

A coleta seletiva de lixo é feita pela Cooperativa de Catadores de Apucarana: renda para dezenas de famílias.

A tradição do café no “Pirapó” O café foi o principal produto da economia de Apucarana nas décadas de 50 e 60. Além de resgatar a cultura, a Feira do Café divulga a qualidade do produto e apresenta as novidades do setor. Realizada todos os anos no Distrito de Pirapó, tem como atrativos barracas de gastronomia, concurso do melhor bolo de café e da rainha do evento, shows artísticos, palestras e exposições técnicas.

Realizado no Distrito de Pirapó, o evento valoriza e divulga a qualidade do café produzido em Apucarana.

Cerca de 800 pessoas participam de cada edição do evento, que atende aos mais variados gostos culinários.

Saneamento básico

Agrofam nasce com status de feira regional Apucarana volta a ter um grande evento no setor do agronegócio: a Feira da Agricultura Familiar (Agrofam), que nasce com status de feira regional. Além do vice-governador Orlando Pessuti, o evento recebeu público de municípios do Vale do Ivaí. Os principais atrativos foram a gastronomia, feira de máquinas agrícolas e de automóveis, exposição de carros antigos, serviços de cidadania rural e prova de laço.

O Governo do Estado, através da Caixa Econômica Federal, liberou mais R$ 23,7 milhões para obras de saneamento básico em Apucarana. Com os investimentos, a rede coletora de esgoto no município terá um índice de cobertura de 84%, beneficiando 106.412 habitantes.

Agricultura

Pecuária

• 123 mil mudas entregues (nativas, eucaliptos, arborização e exóticas)

• aquisição de 17 mil quilos de carne bovina para a merenda escolar, através do Programa Compra Direta

• 78 mil mudas de café entregues (catuaí, tupi, iapar, mundo novo) • 1.500 horas\serviço no Programa Terra Preparada (aração, subsolação, gradeação, riscagem e roçagem)

A capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu está sendo ampliada, passando para 190 litros por segundo.

Serviços de implantação da rede coletora de esgoto avançam: mais 142 quilômetros estão autorizados.

Números

Feira da Agricultura Familiar: cidadania rural e oportunidade de negócios.

• recuperação de 57 quilômetros de estradas rurais

• 76 inseminações e 240 atendimentos clínicos (Programa de Inseminação Artificial) • 60 descornas de animais nascidos (Programa de Inseminação Artificial) • aplicação de 480 vacinas (brucelose e febre aftosa) * Dados relativos a 2009.


18

11

Indústria

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Obras da Unifrango começam pelo centro de armazenagem Com o término dos serviços de terraplenagem, as obras do complexo avícola da Unifrango devem começar em 90 dias. Diretores e o engenheiro responsável pela obra estiveram recentemente na cidade e apresentaram o projeto

Perspectiva do centro logístico de armazenamento e distribuição de congelados.

Escola da Oportunidade Somente em 2009 foram capacitados 1.219 trabalhadores na Escola da Oportunidade, que funciona no Jardim América. Os cursos oferecidos foram de jeans, camiseta, boné, couro, informática, chinelo, pintura em tecido e aprendizagem em supermercados. Uma parceria com o Sesi/Senai viabilizou ainda os cursos de auxiliar de mecânico industrial e auxiliar de eletricista predial.

Assistência social

http://www.apucarana.pr.gov.br

Bolsa Família beneficia mais de 6 mil famílias

“Casa da Acolhida” recebe moradores de rua

de engenharia do centro logístico de armazenamento e distribuição de congelados. É mais um passo para a instalação da Unifrango, que já em 2008 transferiu sua matriz administrativa de Maringá para Apucarana.

A terraplanagem do terreno, localizado no Distrito de Vila Reis, está praticamente pronta.

Emprego e geração de renda A Agência do Trabalhador, que faz a intermediação da mão-de-obra, colocou 1.599 pessoas no mercado de trabalho em 2009. Já o Banco Social, que libera recursos para pequenos empreendedores, fez 52 operações de crédito no mesmo período. Os dois programas são mantidos graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Apucarana.

A Secretaria Municipal de Assistência Social mantém a “Casa da Acolhida”. Trata-se de uma ampla residência, no centro da cidade, que funciona como casa de passagem. Além do pernoite, os chamados moradores de rua recebem assistência humana, social, psicológica e de saúde.

Casa de passagem fica no Bairro 28 de Janeiro: pernoite, banho, refeição, atendimento social e psicológico.

Para evitar distorções, assistentes sociais da Prefeitura visitam as famílias e fazem a atualização dos cadastros.

Desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura, o Programa Bolsa Família atende mais de 6 mil famílias em Apucarana. O principal objetivo é combater a fome e a pobreza de famílias em situação de risco.

Leite de soja previne doenças

Centros de referência nos bairros

A Prefeitura ajuda a colocar trabalhadores no mercado de trabalho e a liberar crédito para pequenos empreendedores.

Disponibilização de terrenos Cursos profissionalizantes gratuitos qualificam a mãode-obra e facilitam a inserção no mercado de trabalho.

A Prefeitura de Apucarana disponibilizou, em 2009, 54 mil m2 de área para a instalação ou ampliação de empresas. Ao todo, foram beneficiados 12 empreendedores, que fizeram investimentos de cerca de R$ 5 milhões.

A produção diária, de 600 litros, é destinada às creches e famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social.

A soja é repositora hormonal natural, ajuda a baixar o nível de colesterol e a combater afecções da pele, substitui o leite de vaca em casos de alergia e pode até prevenir contra a osteoporose.

O serviço de assistência social está sendo descentralizado com a criação de centros nos bairros. Os chamados CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – já estão presentes em quatro regiões da cidade: Jardim Ponta Grossa, Vila Nova, Vila Reis e Vila Regina.


12

17

Saúde

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Maior pacote de obras da história INVESTIMENTO: Obras em andamento somam mais de R$ 20 milhões Obra Hospital do Coração* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - 24 Horas* Central de Esterilização e Lavanderia* Unidade de Saúde Caixa de São Pedro* Recepção Autarquia Municipal de Saúde** Reforma do Departamento de Odontologia e CEO** Unidade de Saúde Correia de Freitas** Unidade de Saúde do Adriano Correia** Unidade de Saúde Barreiro do Distrito do Barreiro** Unidade de Saúde do N. H. Marcos Freire*** Unidade de Saúde do N.H. Afonso Camargo** Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) * Centro da Visão* Escola da Gestante**** Centro de Saúde da Mulher e da Criança* Superposto no Jardim América* (aproximado) Total: *construção

**reforma e ampliação

***ampliação

Investimento (em R$) 15.000.000,00 1.738.801,28 145.000,00 158.069,40 14.300,00 80.000,00 134.500,00 116.000,00 87.000,00 109.900,00 106.300,00 588.450,00 694.553,00 307.000,00 568.000,00 500.000,00 R$ 20.347.873.68 ****aquisição e reforma

Educação

http://www.apucarana.pr.gov.br

Publicação do MEC vai mostrar a Educação Integral de Apucarana O Programa de Educação Integral, desenvolvido desde 2001 em Apucarana, é referência para o Ministério da Educação (MEC). A doutora em Educação, Verônica Branco, está percorrendo o país para registrar experiências em Educação Integral. Acompanhada por assessoras técnicas do MEC, ela esteve em Apucarana para documentar a experiência. De acordo com a estudiosa, a publicação será assinada pelo MEC e servirá de incentivo para que outros municípios também implantem o programa.

Representantes do MEC estiveram em Apucarana para documentar a experiência desenvolvida desde 2001.

Vila Reis conquista o Ensino Médio Origem dos recursos Governo Federal R$ 2.138.801,20 Governo Estadual R$ 794.553,00 Governo Municipal R$ 2.574.519,40 Iniciativa Privada R$ 15.000.000,00

Os estudantes da Vila Reis não precisam mais se deslocar até o centro da cidade para fazer o Ensino Médio. Isso graças à criação do Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, que funciona de forma compartilhada com a Escola Municipal José de Alencar.

Desafio das Letras

Hospital do Coração As obras estão em fase final e, quando totalmente equipado, o hospital será a mais moderna unidade de cardiologia da América Latina. Construído com recursos de uma holding japonesa, fica em terreno doado pela Associação Cultural e Esportiva de Apucarana, próximo ao Lago Jaboti. A obra é muito aguardada pela comunidade médica e por usuários do Sistema Unico de Saúde (SUS). Já considerado o mais moderno da América Latina, o Hospital do Coração recebe investimentos de R$ 15 milhões.

Unidade de Pronto Atendimento A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conquistada pelo Municipio junto ao Governo Federal, vai funcionar 24 Horas. Além de Apucarana, a UPA vai atender outros 5 municípios simultaneamente com a Regionalização do SAMU. A construção está sendo erguida no antigo terreno da União dos Estudantes de Apucarana (UEA), na Rua Clotário Portugal. A UPA está sendo construída em terreno doado pela União dos Estudantes, na Rua Clotário Portugal: atendimento 24 horas.

Incentivo ao estudo da língua portuguesa e prêmios no valor de R$ 100 mil.

Primeira turma contou com 45 alunos: Reivindicação atendida.

Faculdade municipal A primeira faculdade municipal da história de Apucarana completou 1 ano de atividades. A Fundação Apucarana Cidade Educação (Faced) , que mantém a faculdade, oferece cursos de Pedagogia, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/ Espanhol) e Filosofia.

A nova instituição de ensino já conta com 350 alunos: cursos de graduação.

Apucarana realizou a etapa municipal e foi sede da fase regional do Concurso de Soletração Desafio das Letras. A final do evento reuniu estudantes de municípios do Vale do Ivaí e foi transmitida ao vivo pelo site da Prefeitura de Apucarana. O aluno Luiz Felipe Demétrio, da Escola Municipal João Antônio Braga Cortes, conquistou o 3o lugar.

Biblioteca itinerante O acesso à leitura é facilitado e chega sobre rodas em Apucarana. A Biblioteca itinerante funciona num ônibus que foi adaptado e percorre as escolas municipais. O ônibus leva atividades culturais, roda de leitura, canto e de histórias, teatro de fantoches, entre outras.

Ônibus percorre as escolas municipais e facilita o acesso à leitura.


16

13

Educação

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Conquista da escola do SENAC Escola com 1.661 m2 de área construída veio com quadra coberta: investimento de R$ 900 mil.

“Afonso Camargo” ganha nova unidade Uma antiga reivindicação dos moradores da região do Núcleo Habitacional Afonso Camargo foi atendida. A Escola Municipal Edson Giacomini, que funcionava de forma compartilhada com o Colégio Estadual Tadashi Enomoto, ganhou sede própria. Recursos são do Governo do Estado, mais contrapartida do Município.

Obras avançam na “Karel Kober”

Saúde

SAMU agora é regional O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Apucarana foi regionalizado e atenderá em mais 30 cidades. Com isso, o número de ambulâncias passará de 3 para 11. Para a regionalização, que compreende a reestruturação da sede do SAMU em Apucarana, o Ministério da Saúde liberou uma verba de R$ 274.765,21 que será utilizada na construção da nova central, mobiliário e equipamentos de tecnologia.

Serviço do Samu de Apucarana é referência para o Ministério da Saúde: reestruturação da sede.

Unidades atendem até às 22 horas O novo prédio poderá atender 400 alunos em período integral, mais do dobro da capacidade atual.

Localizado na Avenida Jaboti, o terreno onde está sendo erguido o prédio foi doado pela Prefeitura.

Com investimentos de cerca de R$ 4 milhões, Apucarana está ganhando uma moderna escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A unidade, que vai oferecer cursos técnicos e superiores, abrangerá 17 municípios. A previsão do SENAC é disponibilizar 9 mil matrículas por ano.

Estão em andamento as obras da Escola Municipal Karel Kober, localizada no Jardim Diamantina. Os investimentos são de cerca de R$ 1 milhão, repassados pelo Governo do Estado. A unidade terá 11 salas de aula, biblioteca, salas de administração e serviço, cozinha, refeitório, quadra esportiva coberta e playground.

Mais espaço para a Educação Integral A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano está melhorando a estrutura das escolas municipais. Isso significa mais espaço para as atividades da Educação Integral, programa que é referência para o Brasil. Somente no ano passado, foram beneficiadas as escolas municipais José Brazil Camargo, Augusto Weyand, Humberto de Alencar Castelo Branco, João Batista, Senador Marcos de Barros Freire e Monsenhor Arnaldo Beltrami, Dr. Joaquim Vicente de Castro e Professor Alcides Ramos (em andamento) Escolas municipais são beneficiadas com quadras cobertas, reformas e outras melhorias.

http://www.apucarana.pr.gov.br

Prevenção de parada cardíaca Apucarana é uma das 5 cidades brasileiras a ter o projeto de prevenção de parada cardiorespiratória aguda. Escolhido pelo Ministério da Saúde, o Município firmou uma parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, para aplicar os programas A Cidade em Defesa da Vida e Capacitação em Suporte a Vida.

Na primeira etapa, o treinamento atingiu médicos, atendentes e técnicos de enfermagem: em defesa da vida.

Novos profissionais integram o Programa Saúde da Família

O horário de atendimento em algumas unidades de saúde está sendo estendido. Já são três unidades que realizam o atendimento noturno. Na unidade do “Jardim Ponta Grossa” (Maria do Café), o horário especial é ofertado de segunda a sexta-feira, enquanto que as do “João Paulo” (Raul Castilho) e do “Parigot de Souza” (Marcos Sanches Mascaro) ficam abertas nesse horário três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas).

Renovação da frota A Autarquia Municipal de Saúde comprou duas novas ambulâncias. Além disso, o governo do Estado repassou outras duas para o Siate do Corpo de Bombeiros. Além do médico da família e do dentista, agora tem psicólogo, fisioterapeuta, ginecologista, nutricionista, pediatra e educador físico: atendimento nos bairros.

O atendimento nos bairros é cada vez mais completo. Além do médico da família e do dentista, agora tem psicólogo, fisioterapeuta, ginecologista, nutricionista, pediatra e educador físico. Isso graças à implantação do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (Nasf), que já conta com 4 equipes. Elas reforçam as 38 equipes do Programa Saúde da Família e as 19 do Programa Saúde Bucal.


14

15

Saúde

Prefeitura do Município de Apucarana Gestão 2009-2012

Educação

http://www.apucarana.pr.gov.br

Uma conquista de primeiro mundo

A escola mais moderna do Paraná

Apucarana reduziu a mortalidade infantil para a casa de 1 dígito. É um índice registrado em países de primeiro mundo. O Município reduziu a mortalidade de 13,84, em 2008, para 8,71 em 2009, segundo dados preliminares da Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde. O resultado foi alcançado graças a um trabalho conjunto realizado entre a Autarquia de Saúde, Escola da Gestante, Centro Infantil Sonhos de Criança, Estratégia Saúde da Família, 16a Regional de Saúde, Hospital da Providência Materno Infantil, Pastoral da Criança, Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materno Infantil e Rodonorte.

Apucarana começou 2010 entregando a mais moderna escola da rede pública de ensino do Paraná. Em tamanho, é a segunda maior do Estado. O Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira tem capacidade para 2 mil alunos e funcionará em período integral. O nome é uma homenagem ao estudante apucaranense morto em 17 de maio de 1970 durante o regime militar. Situada na região Norte da cidade em área doada pela Prefeitura, unidade recebeu investimentos de mais de R$ 7 milhões. Recursos são do Governo do Estado.

Resultado histórico

Quadro da evolução do índice (1980 a 2009)

Ano 1980 1990 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

índice 23,04 20,52 17,48 16,86 14,87 15,33 15,14 14,85 14,36 14,51 13,84 8,71*

* O índice é calculado dividindo-se o número de óbitos registrado no ano (15) pelos nascidos vivos (1.721). Depois, o resultado desta divisão (0,00871) é multiplicado por 1.000, culminando no índice (8,71).

Apucarana reduziu a mortalidade infantil para 1 dígito, índice registrado em países desenvolvidos.

Escola da Gestante A Escola da Gestante faz parte do Programa “Apucarana Maternal” e oferece os seguintes serviços: exames de rotina e ultrasonografia; vacinação; distribuição de farinha multimistura e orientações sobre o uso deste alimento; fornecimento de kit para curativo umbilical, kit enxoval e kit básico de medicamentos; visita domiciliar e hospitalar e orientação para a consulta puerperal; palestras e cursos sobre o Parto Humanizado, aleitamento materno, alimentação alternativa, fatores de risco para a gestação e valores da família e planejamento familiar.

São 14 salas de aula; salas para laboratórios de Informática, Ciências, Química, Física, Biologia e Língua Estrangeira.

Todas as instalações, como banheiros, rampas e elevadores, são adaptadas para atender aos portadores de necessidades especiais.

Centro Infantil Sonhos de Criança No local são disponibilizadas consultas médicas, orientações, soroterapia, puericultura, odontologia, entre outros serviços. A principal proposta é atuar na prevenção, orientação e ações de educação em saúde. Outro serviço ofertado no local é o “ambulatório de risco”, que atende crianças com problemas respiratórios, cardíacos, asmáticos, bronquites, portadores do vírus HIV, entre outros casos.

Anfiteatro com 250 lugares e espaço cultural com ambientes específicos para música, vídeo, teatro e dança.

A construção tem um total de 6.798 m2 de área, distribuídos em três andares e 77 ambientes Pedagógicos.

Atendimento na faixa etária de 0 a 12 anos completa o ciclo de atenção à criança.

Parto Humanizado Desenvolvido em parceria pela Escola da Gestante e pela Concessionária Rodonorte, o Programa Parto Humanizado consiste na doação de enxoval para bebê a todas as gestantes que completarem no mínimo seis consultas na rede pública de saúde. São roupas para recém-nascidos, sacola, cueiros, fraldas, entre outros itens. Também são incluídos os kits com loção hidratante, sabonete, prevenção de assaduras, lenços umedecidos, protetor de seio, shampoo e um manual do bebê.

“Faço o acompanhamento desde os dois meses. Agora, com sete meses, estou vindo toda a semana. A equipe é bem atenciosa e a gente fica bem mais tranquila”. Kelly Fernanda Nogueira da Silva (acima, à esquerda)

“O atendimento aqui é melhor. Além das consultas, quando a gente precisa eles sempre tiram nossas dúvidas”. Ellen Cibele Sereti Leon

(acima, à direita)

“Todos nós aqui do bairro e região estamos muito felizes. Este é um colégio tão importante, que falta até palavras para dizer. É um sonho, vai ser um orgulho saber que meu filho vai

“Passei para a quinta série e meu sonho é ser médico. Vim na inauguração e achei tudo muito maravilhoso. Com certeza ter a oportunidade de estudar no melhor colégio do Paraná vai me

começar a estudar nele”

ajudar muito a realizar o meu sonho lá na frente”

Marinêz Evaristo de Oliveira Alexandre

Eduardo Henrique das Mercês Paes

A unidade tem ginásio poliesportivo coberto: educação integral de 1a a 9a séries.

“Esta é a melhor escola do Paraná, a mais bem equipada e eu espero que seja a mais bem dirigida. E tem o nome do herói da nossa geração, o Antônio dos Três Reis, assassinado pela ditadura, que, desta forma, pôs um fim à prática dos seus ideais.” Roberto Requião – Governador do Paraná

Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná  

Apucarana é uma das melhores cidades do Paraná

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you