Page 1

FAMÍLIA

PÁSCOA

PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA

Atividades escolares fortalecem a parceria famíliaescola e homenageiam os pais dos alunos.

SEMANA DA CRIANÇA

a magia da páscoa As crianças tiveram atividades lúdicas para lembrar o significado da Páscoa. “A Páscoa é amor, é fraternidade, é união...”

PÁG. 2

SEMANA cheiA de diversão

Alegria, diversão e festa marcaram a semana na escola com atividades diferenciadas para comemorar a data.

PÁG. 2

PÁG. 4

JORNAL UM DOCE

DE eSCOLA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DOIS IRMÃOS - RS

ANO 3 - EDIÇÃO 3 - DEZEMBRO DE 2012

LEITURA

“É preciso que a leitura seja um ato de amor.”

Paulo Freire

Diversos projetos são promovidos para estimular e incentivar a leitura, pois através dela a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores. PÁG. 5 MEIO AMBIENTE

FESTA JUNINA

SUSTENTABILIDADE ambiental

Brinquedos muito legais foram criados pelos alunos reutilizando os materiais reciclados como matéria-prima. PÁG. 7

ALIMENTAÇÃO

O ARRAIAL MARCOU

HORTA ESCOLAR

A festa contou com muita comida típica, quadrilha e brincadeiras, trazendo muita diversão e alegria.

PÁG. 8

O projeto estimula o aluno na formação e na adoção de hábitos saudáveis de alimentação, conscientizando-o da importância destes para a saúde. PÁG. 8


EDITORIAL

BIBLIOTECANDO

Sugestões de leitura... Meu Querido Diário Otário São ao todo nove livros, que contam diversos acontecimentos que se passam na vida de Jamie Kelly, uma garota de 12 anos que entrou na vida confusa e complicada de adolescente. Apesar dos livros serem indicados para as crianças que estão entrando no período da adolescência, esses livros são ótimos para qualquer pessoa ler, já que eles tratam de acontecimentos que todos nós já vivenciamos. educar é... “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.“ [ Augusto Cury ]

Meus Clássicos Favoritos Mesmo com a chegada do universo dos videogames, computadores e instrumentos tecnológicos específicos para crianças, ainda permanece o interesse pelos clássicos da Literatura Infantil, que povoam a imaginação das crianças. A coleção Meus Clássicos Favoritos foi uma aquisição do CPM e Conselho Escolar.

Aprendizagem O ano de 2012 foi repleto de desafios, atividades e experiências gratificantes. Tendo em vista que o foco da escola é a aprendizagem, temos que estar atentos no sentido de qualificar as práticas de ensino. A escola como um espaço de aprendizagem e de convívio precisa ser um ambiente saudável e prazeroso, no qual todos possam sentir-se acolhidos.

PROJETO

Neste ano concluímos a reformulação da Proposta Político Pedagógica, adaptando-a à metodologia do Programa Escola Ativa, no qual estamos inseridos desde 2008. Esse movimento nos possibilitou repensar e reavaliar a nossa ação educativa com um olhar voltado para uma educação de vivências de valores coletivos, de elaboração do conhecimento, do exercício da cidadania e da formação de lideranças. Neste jornal temos a oportunidade de mostrar um pouco da ação pedagógica que acontece no dia a dia da nossa escola. Boa leitura!

Simone Bockorny

Os alunos Cauã Vinícius Odi e Cristiane Rohr, do 1º ano, felizes por poderem levar a sacola para casa

Diretora

Projeto Lendo, Crescendo e Aprendendo

expediente

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb www.drmariosperb.blogspot.com.br

Coordenação Prefeitura: Rosmeri Ceconi

Design Editorial: Raquel Braz Ribeiro

Responsável Técnico e Editorial na Escola: Simone Bockorny - Diretora

Imagens: Arquivo escola e Divulgação

Jornalista Responsável: Sérgio Negri (Reg. Prof. DRT/RS 7714)

Edição: www.vorticecomunicacao.com.br

2 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012

O projeto surgiu no ano de 2009 através da Capacitação do Programa Escola Ativa, no desenvolvimento da atividade Cantinhos de Aprendizagem, o qual estimulou o grupo de professores a desenvolver essa ideia na nossa escola. O projeto vem alcançando seu objetivo com sucesso, despertando e mantendo o interesse pela leitura entre a comunidade escolar e os núcleos familiares. Com esse processo, o projeto também incentiva os pais na realização de atividades de informação e cultura com seus filhos.


PÁSCOA

VISITA DO COELHO ZÉ VICENTE: Um ícone da cidade que a garotada curte muito

A magia da Páscoa As crianças tiveram atividades lúdicas para lembrar o significado da Páscoa. “A Páscoa é amor, é fraternidade, é união...” No mês de abril comemoramos a Páscoa na escola. As turmas do Pré-escolar nível A ao 5º ano desenvolveram atividades lúdicas voltadas aos significados da Páscoa. A semana na escola esteve cheia de tarefas para os alunos que diariamente puderam participar de atividades diferenciadas, como a confecção de cestas, pintura de casquinhas, caça ao ninho, visita do Coelho Zé Vicente, entre muitas outras.

Caça ao ninho

Confecção de ninhos

Pintura de casquinhas

FAMÍLIA

Parceria família-escola A Semana da Família ocorreu no período de 13 a 17 de agosto de 2012, realizando diversas atividades a fim de promover a parceria família-escola, estimular a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e conhecer o dia a dia da escola. A turma do 2º e 3º ano apresentou uma seleção de músicaS sobre a família no Dia da Família I.

A turma do 4º e 5º ano apresentou uma dramatização no Dia da Família I.

Os dias das mães e dos pais também foram lembrados na escola. Os alunos se dedicaram para confeccionar belos presentes para os seus pais.

SEMANA DA FAMÍLIA OFICINA PARA OS PAIS - USO DO MICRO-ONDAS

DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | 3


SEMANA DA CRIANÇA

Ser criança é bom... Ser criança é bom Ser criança faz bem Seja uma também O sonho ainda não acabou Basta olhar e ver Que a vida recomeçou. (Trecho da música “Ser criança é bom” da Turma da Mônica)

Curtindo a Festa À Fantasia na escola.

Muitas atividades recreativas foram realizadas durante a festa.

KERB

As turmas do Pré-escolar, 2º e 3º ano dançando a Polonaise.

TRÂNSITO

Semana do Trânsito na escola

No período de 18 a 28 de setembro ocorreu a Semana do Trânsito na escola. A palestra sobre o tema, ministrada pelo policial Josiel das Neves Tavares, foi destaque entre as atividades desenvolvidas. 4 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012

Kerb na escola No dia 28 de setembro a escola comemorou o Kerb de São Miguel. Durante a semana as turmas trabalharam a história do Kerb, fizeram cuca e aprenderam a dançar a Polonaise.

1º ANO FAZENDO CUCA da festa da escola


ARTES PARA A VIDA

Fazendo bolhas de sabão

Alunos ficam encantados com o tamanho da bola de sabão feita pela professora

Esta é uma das brincadeiras mais divertidas e que todo mundo pode fazer. A alegria tomou conta da garotada.

Todos nós já brincamos com bolhas de sabão. E elas nos acompanham por toda a vida: escovando os dentes, no banho, lavando as mãos... Na aula de Educação Física a professora Viviane desenvolveu a atividade com as turmas. Foi uma festa!!!

PREPARANDO PARA O PALCO

Projeto Teatro Dedicação, criatividade e amor à arte, esses são os pontos fundamentais para quem deseja aprender a magia encantadora dessa arte.

O professor Marcos S. Cardoso visa desenvolver através dos encontros o talento individual de cada aluno

Sabendo que o teatro é um espaço onde o aluno/artista tem a oportunidade de reconhecer, construir e ampliar seu conhecimento, desenvolver suas habilidades e expressão, realizar trabalhos estéticos e explorar seus sentimentos, destacamos o nosso principal objetivo: a transformação do ser humano e da sociedade através da arte. Os encontros acontecem semanalmente com duração de uma hora por grupo. Neste ano o projeto é oferecido aos alunos do 1º, 2º e 3º ano, sendo Marcos Cardoso, o professor responsável.

Quem canta os males espanta

Projeto Música Professor responsável: Matheus D. Schuster TURMAS ATENDIDAS: Educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos Proporcionar aos alunos a aprendizagem da música como uma disciplina criativa e divertida para que possam desenvolver tanto a parte motora como a mental. Sempre procurando diversificar os temas musicais para que os alunos tenham o máximo de aprendizagem sobre a teoria e a pratica musical.

O professor mostra através da música que a arte amplia os horizontes e ensina como apreciar as maravilhas da vida DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | 5


LEItura

V Feira do Livro O espaço foi instituído com o objetivo de incentivar o amor pela leitura. A feira auxilia na compreensão e no amadurecimento de cada indivíduo. Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, a escola preparou mais um momento prazeroso em torno da leitura, no qual foi homenageada a escritora Simone Saueressig. A escritora Simone Saueressig nasceu em Campo Bom/RS, em 1964. Professora de balé desde os 18 anos, também trabalhou como editora do suplemento infantil Popinha do Jornal NH, de Novo Hamburgo. Na década de 90, Simone morou na Espanha e neste período além de estudar flamenco, escreveu inúmeros contos infantis para o Jornal Ya, de Madri. Atualmente possui vários títulos publicados para o público infantil e infanto-juvenil, entre eles “Um rio pelo meio”, “As asas do dragão, “A máquina fantabulástica”, “A fortaleza de cristal”, “A noite da grande magia branca”, entre outros, bem como alguns trabalhos em antologias e várias colaborações eventuais em suplementos culturais.

Alunos da turma DO 1º ANO se apresentaram no palco da feira

O público presente teve uma oportunidade maravilhosa de aventurar-se pelo mundo da leitura, através das apresentações dos alunos, inspiradas na obra da escritora homenageada. Houve ainda a apresentação da Escola de Música do Tio Joaquim e a presença do Seleco.

A escritora Simone Saueressig, homenageada na feira fala para os alunos

Os alunos do 2º e 3º ano e a professora Silviane aguardando o autógrafo da escritora Simone Saueressig nos seus livros.

Dia Mundial do Livro - 23/04 Para comemorar o Dia Mundial do Livro os professores organizaram uma Hora do Conto na escola. Cada professora contou uma história para os alunos na biblioteca da escola.

Professora deixa alunos encantados com as histórias escritas nos livros 6 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012


MEIO AMBIENTE

OFICINA

Semana do Meio Ambiente

Reciclagem de materiais

Objetiva estimular a criação de novas relações entre as pessoas e a natureza, entre os seres humanos e os demais seres dos ecossistemas, valorizando a vida, a saúde e a sustentabilidade.

A partir da visita à Usina de Reciclagem do nosso município, muitas atividades foram realizadas pelas turmas. No enfoque da reciclagem foi proposto às turmas a confecção de brinquedos com materiais recicláveis para a hora do recreio da escola. Com garrafa pet, latas e caixinhas de leite foram criados brinquedos muito legais, que agora motivam novas aprendizagens no recreio escolar.

A COLABORADORA DA ASSOCIAÇÃO DE RECICLADORES EXPLICA aos alunos as obras de artes feitas com reciclados

Tendo em vista o tema da Semana do Meio Ambiente “Saneamento Ambiental”, achamos importante visitar a Usina de Reciclagem do nosso município, a fim de conhecer e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre separação de lixo, bem como mostrar às crianças a importância da coleta seletiva, reciclagem e a preservação do meio ambiente. A visita à Usina de Reciclagem aconteceu no dia 4 de junho nos turnos manhã e tarde. Foi um momento importante de conscientização dos alunos para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis por sua produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, bem como perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recursos financeiros através da reciclagem. É importante estimular a criação de novas relações entre pessoas e natureza, entre os seres humanos e os demais seres dos ecossistemas, valorizando a vida, a saúde e a sustentabilidade.

mateada

Crianças aprendem a reutilizar o Pet

Alunos se divertem com brinquedos feitos de MATERIAL RECICLADO

SEMANA FARROUPILHA

AGENDA

14/12/12, 19h

Cultivando as tradições gaúchas

Encerramento das atividades escolares: Festa Natalina e apresentações dos alunos

19/12/12, 16h às 20h Entrega da Avaliações do 3º trimestre

No dia 19 de setembro aconteceu uma mateada com apresentação de danças gauchescas para comemorar a Semana Farroupilha na escola. DEZEMBRO DE 2012 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | 7


FESTA JUNINA

Arraial Mário Sperb No dia 21 de junho, nos turnos manhã e tarde, aconteceu a Festa Junina na nossa escola. Houve a escolha do casal caipira/2012, atividades, brincadeiras e comidas típicas.

todos vestidos a caráter transformaram nossa festa em momento divertido e dEscontraído

Caipiras atentas Às atividades propostas pelas professoras

Os alunos do pré estão cuidando do seu canteiro

ALIMENTAÇÃO

Horta escolar Tendo em vista a realidade local, a valorização do trabalho e o resgate da cultura do homem do campo, o projeto Horta Escolar visa integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem com o dia a dia da escola, gerando uma fonte de observação e pesquisa para reflexões diárias. O objetivo do projeto também é estimular a participação da comunidade, além de promover a adoção de hábitos de alimentação saudáveis por parte das crianças. Neste ano cada turma será responsável por um canteiro, desde o plantio, a limpeza, manutenção e a colheita.

PROJETO

Informática Educativa Professor responsável: Sandro O. Dorneles TURMAS ATENDIDAS: Pré-escolar Nível A ao 5º ano O projeto visa utilizar o computador como recurso para auxiliar a prática pedagógica do professor em sala de aula. Desenvolvendo competências e habilidades através do trabalho com projetos, explorando recursos de multimídia, jogos e pesquisas na internet, bem como através de metodologias diversificadas oferecendo novas perspectivas de apoio e formação ao aluno. 8 | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DEZEMBRO DE 2012

Dia de plantio na horta da escola

Jornal Um Doce de Escola  

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MÁRIO SPERB | DOIS IRMÃOS - RS

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you