Issuu on Google+

11

Observação. Interpretação. Aplicação.


Prumo Edição 3

Carta ao Leitor Muitas vezes nossas vidas são repletas de momentos incríveis que fazem com que os nossos corações batam mais rapidamente de tanta felicidade Esses momentos permeiam nossas almas de gratidão e o mundo todo parece brilhar com uma nova luz. Mas qual seria a nossa reação quando a devastação irrompe, quando tudo parece escuridão e tristeza? Quando não há esperança e uma saída parece tão inatingível, a ponto de nossos pensamentos vagarem e nos levarem a querer desistir de tudo? Em meio a tudo isso, examinamos nossas mentes tentando entender onde erramos. E as perguntas se acumulam de tal maneira, que nossos cérebros, como se fossem engrenagens que não param, funcionam acelerada e desordenadamente. É exatamente nesses momentos, quando a situação parece ter chegado ao limite, que precisamos lembrar onde iremos buscar forças e, principalmente, mantermo-nos perseverantes. O Salmo 121 nos indica o caminho: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra”. O seu monte parece intransponíveI? Não mantenha os seus olhos no monte; eleve-os e mantenha-os focado no Senhor, que é o nosso socorro! Que o nosso Deus nos dê força para perseverarmos, a fim de glorificar o Seu nome em todas as situações - as boas e as ruins! Eleni de Campos Leite Diretora de Treinamento Ministério Preceito Português

Pg. 3 Devocional Pg. 4 Líder em Foco Pg. 5 Índice Updates Pg. 6 São Paulo Pg. 8 Mato Grosso Pg. 9 Rio de Janeiro Pg. 10 Rio Grande do Sul Pg. 13 Como Posso Ajudar Pg. 14 Relâmpago


N

os momentos quando a escuridão do desapontamento nos envolve, achamos difícil manter nossos olhos fixos em Deus, em vez de fixá-los em nossas circunstâncias – ou naqueles que provocaram essas circunstâncias. No entanto, somente quando focamos em nosso Deus todo-poderoso e fiel, poderemos ter a esperança de visualizar o Seu propósito através dessas dificuldades. Você se lembra como os irmãos de José planejaram a sua morte? Por causa da inveja de seus irmãos, José foi vendido como escravo no Egito. Lá, na casa de Potifar, ele foi acusado falsamente e colocado numa prisão por dois anos. Isso seria suficiente para fazer qualquer homem normal ficar magoado com Deus. José tinha sido fiel a Deus e sofreu por isso. Ele foi vítima dos impulsos e tramas dos homens. No entanto, durante todo este tempo, José não desonrou o seu Deus. Ele sabia que o Altíssimo estava nas sombras, reinando sobre tudo. José sabia que Deus tinha um propósito em tudo o que ele estava suportando. Como posso dizer isso? Por causa do que José disse aos seus irmãos, quando estavam diante dele como governador designado para todo o Egito:

Do Devocional: Senhor, Eu Te Entrego Este Dia

Quando a escuridão do desapontamento nos envolve, achamos difícil manter nossos olhos fixos em Deus

“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.… Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos”. (Gênesis 45:5; 50:20) Pare de lutar, amado, e simplesmente descanse. Deus tem um propósito. “Deus Altíssimo, eu Te louvo pelo Teu poder de redimir até mesmo os momentos de maior escuridão e trabalhar neles os Teus propósitos”. ♦

3


Líderes em Foco

França Borges Cuiabá -Mato Grosso

Deus através da Sua Palavra, a Bíblia

H

á aproximadamente um ano, recebemos a terrível notícia de que nossa líder regional França havia sofrido um acidente que quase lhe tirou a vida. No acidente - em que envolveram-se outros dois veículos - seu carro ficou totalmente destruído. Mas Deus poupou a sua vida. Desde então, já foi operada duas vezes e ainda precisará de mais algumas cirurgias para a recuperação dos joelhos e poder andar sem muletas. Essas circunstâncias não são fáceis e a dor é parte constante do seu dia, mas ela continua confiando em Deus e no Seu poder para superar este acidente. Embora não possa continuar ensinando suas classes na igreja e no seminário, França faz tudo o que pode para ajudar e encorajar a todos que a visitam. Ficamos entusiasmados, pois apesar dessas circunstâncias tão adversas, França tem perseverado. Tem sido um exemplo para todos, ao continuar seguindo o Senhor e levando outros a segui-Lo. Ela teria todas as razões para desistir, mas o e-mail ao lado é um reflexo de sua perseverança.

“Este Ministério é o responsável pelo meu andar diário bem de perto com o Senhor, conhecendo do Seu amor, da Sua graça e misericórdia e do Seu instruir, corrigir e moldar o meu ser para agradar a ele e cumprir os Seus propósitos para a minha vida. Sou grata pela vida e obra de Kay Arthur; sem ela não teríamos esta preciosidade de método aplicado em nossas mãos. Pelos que escrevem com ela. Por Eleni Leite, com sua vida que inspira e por Mira Silva que tem-me ajudado, passo a passo no aprofundamento do estudo bíblico indutivo, bem como pelos companheiros de estudo, por aprender muito nos estudos em grupo, e ver o Senhor agindo em suas vidas também. Minha oração é que cada pessoa do meu país possa experimentar como é bom conhecer a Deus através da Sua Palavra, a Bíblia.” Por favor, orem pelas cirurgias que ela ainda fará e por sua recuperação, que poderá ser dolorosa. Que Deus possa dar-lhe força e sabedoria ao continuar lutando e perseverando na fé. ♦

4


Updates Áreas de Notícias do Ministério Preceito Português

Capital, São Paulo Cuiabá, Mato Grosso Capital, Rio de Janeiro Canela, Rio Grande do Sul

5


São Paulo Nos últimos dois anos temos tido o maravilhoso privilégio de estar com o Exército de Salvação, cada ano o impacto tem sido maior.

M

aiores resultados têm sido alcançados não somente com os estudantes e aspirantes a oficial, mas também com os oficiais dirigentes da sede em São Paulo. No treinamento que tivemos este ano na sede em São Paulo, tivemos pessoas de diferentes partes do Brasil e também um casal de Portugal, Marta e Gildo Governo. Todos serão enviados para diferentes lugares quando se formarem. Interessante observar que quando iniciamos nosso treinamento, eles basicamente já utilizavam o estudo pessoal. Mas este ano, após o treinamento, decidiram usar os princípios aprendidos e aplicá-los em campo. Temos alguns testemunhos e reações de pessoas que participaram dessas experiências de compartilhar os seus estudos com outras pessoas, de diferentes classes sociais (os testemunhos estão sob a perspectiva dos oficiais que aplicaram o estudo com as pessoas que escolheram).


Edson Machado tem aproximadamente 40 anos e é porteiro na sede do Exército de Salvação. Mesmo não sendo cristão, já conhecia o Salmo 91 e ficou bastante emocionado ao descobrir coisas que ainda não sabia sobre Deus e Seu cuidado e ficou definitivamente interessado em aprender mais.

Elisa Mendes, 20 anos de idade, cristã. Bastante insegura no início, mas quando viu que as ferramentas do estudo indutivo a ajudariam a entender melhor o texto, ficou entusiasmada com essa nova maneira de estudar a Bíblia.

Giullia Matos, 9 anos de idade, uma garota muito inteligente. Nascida em uma família cristã, já tinha algum conhecimento bíblico. Ficou maravilhada com estudo e muito interessada.

Joel, aproximadamente 50 anos de idade, cristão. Teve dificuldades de interpretar o texto, mas quando começou a ver os atributos de Deus, ficou muito feliz com as descobertas. Ao marcar a palavra “refúgio”, compartilhou como Deus tinha sido um refúgio em sua vida e de sua família, em tempos de necessidade. Quando chegamos na metade do estudo, estava realmente fazendo tudo sozinho a ponto de impressionar o aspirante que estava aplicando o estudo, que ficou muito entusiasmado com essa nova maneira de alcançar as pessoas e ser edificado ao mesmo tempo.

Marli, uma senhora não cristã. Disse que foi muito abençoada e que cada descoberta no texto expressava a sua felicidade pela oportunidade de estudar desta maneira.

Por favor, orem pelos aspirantes e também pelas pessoas que participaram da demonstração do estudo indutivo, para que eles possam continuar os seus estudos e compartilhar com outros. ♦

7


A paz do Senhor Jesus Cristo! Meu nome é Patrícia. Moro em Cuiabá-MT-Brasil. Congrego na Igreja Metodista Livre há 9 anos; porém, sou convertida há 12 anos. Minha experiência com o Ministério Preceito começou em meados do ano de 2003, de forma não muito boa, quando comecei a participar de uma classe em minha igreja. Nessa ocasião eu não estava aberta o suficiente. Não conseguia entender, achava difícil, moroso, enjoado; enfim, criei uma certa resistência. No ano de 2010 foi iniciada uma classe de estudo bíblico com o livro ‘Senhor Ensina-me a Estudar a Bíblia em 28 Dias’, sob a direção de minha pastora Mira, e fui convidada a participar. Fui profundamente impactada com o estudo! Me apaixonei pelo método, comecei a estudar o livro e não conseguia mais parar. Sempre quis descobrir uma forma de compreender melhor a Palavra de Deus e quando percebi que esse método estava bem aqui nas minhas mãos, foi maravilhoso! Mas meu testemunho não para aí; logo no início de 2011, passei por uma crise em meu casamento, quando experimentei amargura, tristeza, rancor, mágoa e falta de perdão. Foi então que, no aconselhamento com minha pastora, foi-me indicado um livro da Série 40 minutos: ‘Perdão - Quebrando o Poder do Passado’. Um programa de seis semanas de estudo, que acabei fazendo em quatro dias. A cada texto, a cada lição, eu ia sendo ministrada por Deus, e comecei a ver que o perdão que eu achava ser uma escolha que eu tinha de fazer - era muito mais que isso. Entendi claramente que se eu realmente amasse a Deus (e eu O amo...), se quisesse obedecer a Sua Palavra e desfrutar do Seu perdão, eu teria que como uma cristã verdadeira - perdoar! Falando assim, parece tão difícil; mas pude ver e viver esse perdão em minha vida. O perdão é libertador, e sei que o método indutivo foi fundamental para que eu experimentasse isso, pois eu descobri em apenas 4 dias, o que poderia ter levado até mesmo a vida toda... Agradeço a Deus por ter me possibilitado este conhecimento e ao Ministério Preceito por divulgar esse método e material tão precioso. Hoje não só estou estudando outros livros, como também tenho divulgado o método para outras amigas.

Patrícia Furtado Aguiar Igreja Metodista Livre Central -Cuiabá-MT 8


Rio de Janeiro Deus tem aberto muitas portas no Rio de Janeiro

D

eus tem aberto muitas portas no Rio de Janeiro, e uma delas foi através de Aparecida Caetano. Após ter participado de um workshop na Assembleia de Deus de Copacabana (pastor Tubino), percebeu que essa era exatamente a ferramenta que poderia ser usada em sua igreja - Ministério Reconciliação e Vida – e, com a aprovação de seu pastor, fizemos dois workshops lá. Foi encorajador ver um maravilhoso grupo de adultos no workshop Senhor, Ensina-me a Estudar a Bíblia.

Nossos corações também se encheram de alegria com o grupo de crianças e professores que participaram do workshop Como Estudar Indutivamente para Crianças, todos eles interessados e contentes em aprender o evangelho de João ao estudarem Jesus em Destaque. Continuem orando pelo pastor Iago e por todos os professores e assistentes que estão perseverando em seus estudos e que com certeza serão recompensados com muitas bênçãos dos céus! ♦

9


Rio Grande do Sul Estivemos em uma das igrejas-sedes de uma denominação que está em crescimento aqui na serra gaúcha

D

eus nos tem concedido o privilégio de estarmos com muitos de nossos irmãos na fé. E em uma dessas oportunidades estivemos em uma das igrejas-sedes de uma denominação que está em crescimento aqui na serra gaúcha - a Igreja Quadrangular - e combinamos com o pastor presidente de fazer uma classe com a liderança de suas igrejas. Foi muito proveitoso, pois tivemos um grupo de uns 20 líderes para iniciar uma classe para estudar o livro "Como Fazer Escolhas e Não se Arrepender". Chamou-nos a atenção o fato do pastor dizer que apesar de ter nascido em um lar cristão e ter

ouvido, estudado e feito mensagens do texto de Davi - nunca havia observado os aspectos que enxergou estudando conosco. Ficou muito entusiasmado e quer que outros estudos sejam feitos com as suas igrejas. Ficamos gratos a Deus pela oportunidade que nos deu de ministrarmos mais uma vez sua Palavra de forma indutiva! E, com certeza, Deus vai usá-la para que a Palavra e o Preceito sejam divulgados. Milton Campos Coordenador da Região Sul ♦

10


11


A

s vozes vibram de contentamento e as luzes e enfeites brilham, provocando ainda mais risos e alegria; tudo está vibrante e pronto para a celebração de mais um Natal. Aparentemente, há riqueza e abundância, mas não é assim na periferia da cidade. Lá, uma garotinha – longe de toda esta fascinação que esconde a realidade, na escuridão de uma pobreza que nem mesmo pensamos existir – acredita que não recebeu um presente de Natal, pois sua mãe não pôde colocar luzes suficientes ao redor da casa e nem deixar a árvore repleta de enfeites. E é exatamente a este lugar, nesse último ano, através do evento Natal Preceito, que levamos a verdadeira luz do Natal, alcançando por toda uma semana, crianças que vivem longe disso tudo e que ficaram muito felizes ao receber um simples pacote com o livro “Jesus em Destaque” e três lápis de cor em condições nem tão boas assim. Aproximadamente 100 crianças, pré-adolescentes e alguns adolescentes muitos deles considerados de “alto risco” vieram dia após dia dispostos a aprender. O que mais chamou a minha atenção foi

que todos os dias, assim que chegavam ao centro de convenção, eles pediam os seus livros para terminar o que não tinham conseguido terminar no dia anterior, mesmo que não fosse ainda a hora de início da classe. E também estavam interessados em saber se poderiam continuar a estudar o livro, e eu pude – radiante – confirmar: Sim! Agora, cada bairro continuará os seus estudos na igreja local, com os líderes que treinamos. Portanto, este não foi somente um evento temporário do qual participaram, mas algo que irá produzir frutos duradouros em suas vidas ao estudarem a Palavra de Deus indutivamente. Por favor, orem por esses novos líderes e pelas crianças, pré-adolescentes e adolescentes que continuarão seus estudos com o livro “Jesus em Destaque”, primeiro volume – de um total de três – do Evangelho de João, da Série Descubra. Orem também pelos nossos planos para os eventos deste ano, que – permitindo o Senhor pretendemos expandir para outras regiões. Que Ele nos dê clareza e sabedoria, pois o gerenciamento e o planejamento de tais eventos precisam ser feitos com bastante antecipação. ♦

12


Como Posso Ajudar? Sua participação é uma parte vital do nosso ministério: se você esteve em um dos nossos workshops e foi abençoado, compartilhe com os seus amigos e pense em iniciar um grupo de estudo. Assim, além de se beneficiar, você levará a Palavra de Deus a muitos. Lembre-se que uma outra maneira de ajudar é nos comunicando sobre quaisquer grupos de estudo que iniciar, para os quais possamos encaminhar outras pessoas.

Calendário 2012 Principais Workshops Fevereiro 18 Conferência Internacional: E.U.A Março 21 Série 40 minutos - Perdão Quebrando o Poder do Passado Exército de Salvação -São Paulo Março 24 Série 40 minutos - Perdão Quebrando o Poder do Passado Jaguariúna - São Paulo * Abril 20 -22 Senhor Ensina-me a Estudar a Biblia Gramado - Rio Grande do Sul

Follow us online: Facebook Todas as nossas atualizacões. Esteja sempre atento nos acompanhe e dê a sua opinião que é sempre valiosa para nôs. Facebook.com/ministeriopreceito Twitter Todas as novidades, produtos em promoção e os eventos que ocorrerão em cada região do Brasil e no mundo de língua portuguesa. Twitter.com/preceito

Acesse nosso Podcast: Momentos com Deus 60 segundos de princípios poderosos para guiá-lo não somente durante o seu dia mas princípios para sua vida. momentoscomdeus.tumblr.com/

13


Estudo Relâmpago Salmo 27 – Série Entendendo - Perseverança Muitas vezes os nossos problemas nos desanimam e uma saída parece impossível. Quando somos confrotados com essas situações precisamos estar preparados e precisamos saber realmente o que significa perseverar. É possível ter uma confiança que nos leve a perseverar? Siga as instruções abaixo e descubra você mesmo: Marque SENHOR Pense: Observe suas marcações. O que você aprendeu ao marcar SENHOR? Que diferença faz conhecê-Lo desta maneira? Você está buscando a Sua face para poder receber ajuda? Qual é a promessa de Deus àqueles que perseverarem? Marque coração. Pense: O que você aprendeu ao marcar coração? Porque é possível o coração não temer? O que tornou isso possível? Marque salmista, inclusive pronomes e verbos. Pense: O que aprendeu sobre o salmista (ou o leitor do salmo)? Você notou a frase “ainda que”; em que situações é citada pelo salmista? Quais são os pedidos dele ao Senhor? Por que ele pode não temer? Compare os pedidos do salmista com os seus. Você tem confiado no Senhor? Se não, por quê?

O que é estudo relâmpago? É um jeito mais fácil de iniciar no estudo bíblico indutivo. Temos certeza de que você gostará deste estudo e, se quiser continuar, podéra estudar mais sobre perseverança com o livro “Vida Vitoriosa em Tempos Difíceis,” de nossa Série 40 minutos. Os livros desta série produzem grandes resultados e são perfeitos para o estudo em pequenos grupos. Depois de estudar pessoalmente, não seria excelente compartilhar o que aprendeu com outras pessoas e porque não, começar um grupo?

Separe um tempo para meditar e orar sobre o que aprendeu, e como você poderá confrontar a situação em que possa estar com uma nova atitude em seu coração.

14


Salmo 27 1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O SENHOR é o meu forte refúgio; de quem terei medo? 2 Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão. 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante. 4 Uma coisa pedi ao SENHOR; é o que procuro: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do SENHOR e buscar sua orientação no seu templo. 5 Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo. 6 Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao SENHOR. 7 Ouve a minha voz quando clamo, ó SENHOR; tem misericórdia de mim e responde-me. 8 A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, SENHOR, buscarei.

9 Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador! 10 Ainda que me abandonem pai e mãe, o SENHOR me acolherá. 11 Ensina-me o teu caminho, SENHOR; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos. 12 Não me entregues ao capricho dos meus adversários, pois testemunhas falsas se levantam contra mim respirando violência. 13 Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do SENHOR na terra. 14 Espere no SENHOR. Seja forte! Coragem! Espere no SENHOR. Salmo 28:7 7 O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. Tiago 1:12 12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.

15


Waldemir and Eleni Campos Leite Precept Brazil P.O. BOX 5639 Nova Campinas Campinas CEP 13095-970 Fone #: (19) 3254-5031 Email: eleite@precept.org

16


Prumo Newsletter Ed. 3