Issuu on Google+

DIÁLOGOS


- lugar de encontro onde pessoas, conjuntamente, buscam saber mais. - processo comunicativo, recíproco e desejado. - desconstrução das hierarquias existentes entre o conhecimento científico ou codificado, próprio da academia, e o conhecimento prático, próprio dos moradores inseridos em seu cotidiano. - compartilhamento e troca de informações pertinentes à moradia em prol de uma melhor tomada de decisões por parte dos moradores. - preservação do julgamento, opinião e experiência dos moradores, garantindo a prevalência de suas próprias decisões. - valorização da moradia como processo de morar e não como produto. - promoção do exercício da capacidade comunicativa dos envolvidos e da autonomia frente aos processos de decisão.

MEDIACAO DA INFORMACAO

DIALOGOS NO CAPELA VELHA ESTE TRABALHO FOI CONJUNTAMENTE REALIZADO POR MORADORES DO BAIRRO CAPELA VELHA, ALUNOS DA DISCIPLINA OFIAUP, ministrada pela profa. junia ferrari, e INTEGRANTES DO GRUPO DE PESQUISA PRAXIS (ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG).


O BAIRRO CAPELA VELHA O CAPELA VELHA É UM BAIRRO DE MACACOS, LOCALIZADO EM NOVA LIMA (MINAS GERAIS). POSSUI APROXIMADAMENTE 115 MORADIAS, EM SUA MAIORIA DE FAMÍLIAS COM RENDA DE 0 A 3 SALÁRIOS MÍNIMOS.

o bairro encontra-se distante 12km do centro de nova lima, cercado por mata nativa.


atualmente, o bairro possui equipamentos importantes para a região, como o cemitério, o campo de futebol e a praça. essA praça, apesar de precária, é considerada uma centralidade para o bairro, recebendo o único ponto de acesso ao transporte coletivo.


MOBILIZACAO DOS MORADORES

OS ALUNOS DA DISCIPLINA OFIAUP FIZERAM VISITAS AO BAIRRO CAPELA VELHA, COM O OBJETIVO DE CONVIDAR OS MORADORES PARA UM ENCONTRO, NO QUAL SERIAM DISCUTIDAS POSSIBILIDADES DE AÇÕES NO BAIRRO.


1o ENCONTRO: - discussao de possibilidades para ocupacao da praca

NO PRIMEIRO ENCONTRO, OS ALUNOS APRESENTARAM POSSIBILIDADES CONSTRUTIVAS UTILIZANDO MATERIAIS residuais encontrados NA REGIÃO.

A PARTIR DAs discussões do primeiro encontro, a praça foi definida como espaço para atuação em razão das demandas colocadas pelos moradores. além disso, formas para mobilização e envolvimento dos moradores nas atividades propostas foram debatidas.


2o ENCONTRO: - levantamento dos nIveIs e da area da praca

O SEGUNDO ENCONTRO FOI REALIZADO PARA SE FAZER O LEVANTAMENTO DAS DIMENSÕES E A MEDIÇÃO DOS NÍVEIS DA PRAÇA.


1o CALDO COM PROSA: importantes decisoes na reunião com moradores, pesquisadores e alunos, definiram-se os procedimentos (materiais e mão de obra) necessários para a execução do muro de contenção na praça.

a partir dessas definiçÕes, as responsabilidades foram divididas para o mutirão: coleta de materiais e equipamentos, mobilização de moradores e voluntários, preparação de lanche, etc...

O PRINCIPAL MATERIAL NECESSÁRIO ERA O PNEU. PORTANTO, MORADORES E ALUNOS SE MOBILIZARAM PARA CONSEGUIR A DOAÇÃO, BEM COMO O TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DO MATERIAL. ALÉM DISSO, SERIA NECESSÁRIO ARAME, FERRAMENTAS E TERRA PARA A CONSTRUÇÃO DO MURO.


1o MUTIRAO: construcao do muro de contencao

PARA COMEÇAR O DIA DE TRABALHO, TODOS SE REUNIRAM PARA CONVERSAR E DISCUTIR AS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO MURO.

TUDO PRONTO! ENTÃO...


MÃOS À OBRA!

PARTICIPAÇÃO DE HOMENS E MULHERES, CRIANÇAS E ALUNOS.


ENQUANTO OUTROS PREPARAVAM O LANCHE PARA TODA A TURMA.

as crianรงas presentes TAMBร‰M participarAM.


O RESULTADO DE TODO O TRABALHO COMEÇAVA A APARECER...

NO FIM DO DIA, “TRABALHO CUMPRIDO”.


2o CALDO COM PROSA: proximas acoes

NO SEGUNDO “CALDO COM PROSA”, MORADORES E ALUNOS CONVERSARAM E DECIDIRAM QUAL SERIA A PRÓXIMA AÇÃO EM RELAÇÃO À PRAÇA: PLANTAR MUDAS DE PLANTAS NOS PNEUS.

MORADORES SE RESPONSABILIZARAM A RECOLHER MUDAS. O SEGUNDO MUTIRÃO DA PRAÇA DO CAPELA VELHA FOI MARCADO.


2o MUTIRAO: plantio das mudas nos pneus

AS CRIANÇAS AJUDARAM A PLANTAR, REGAR E CUIDAR DAS PLANTAS DA PRAÇA.


CONCLUSAO DESTA ETAPA ETAPA CONCLUÍDA! ATÉ ALI...

A PRÓXIMA AÇÃO REFERE-SE À CONstruÇÃO DO deck de madeira para as crianças brincarEM, Além de melhorar o acesso dos ônibus ao local.


O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES OBJETIVA DESCONSTRUIR AS HIERARQUIAS EXISTENTES ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO (PRÓPRIO DA UNIVERSIDADE) E O CONHECIMENTO PRÁTICO, PROPRIO DOS MORADORES.

ESSA TROCA RESULTA NA TRANSFORMAÇÃO DOS DOIS SABERES.


GRUPO DE PESQUISA PRAXIS PRÁTICAS SOCIAIS NO ESPAÇO URBANO [WWW.ARQ.UFMG.BR/PRAXIS] PROFA. DENISE MORADO PROFA. JUNIA FERRARI MARCELA BRANDÃO CAMILA ALBERONI LUÍZA BASTOS AGRADECIMENTOS: MORADORES DO BAIRRO CAPELA VELHA ALUNOS DA DISCIPLINA OFIAUP 2012/1 APOIO: FAPEMIG CNPQ PROEX UFMG ESCOLA DE ARQUITETURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BELO HORIZONTE, setembro DE 2012



Diálogos - Capela Velha