Page 1

CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO POPULAR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES: AS MOSTRAS COMO ESPAÇOS DE RODAS DE CONVERSA INTEGRADAS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB A partir da experiência vivida por estudantes do curso de Nutrição, através da participação no projeto de Extensão “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)”, este trabalho vem exibir um espaço de debate entre comunidade, serviço de saúde e universidade através da realização de rodas de conversa integradas no contexto da Estratégia Saúde da Família numa atividade semestral intitulada Mostra do PINAB na Comunidade. O PINAB se baseia nos princípios teórico-metodológicos da Educação Popular e atua na Unidade de Saúde da Família Vila Saúde e Escola Municipal Augusto dos Anjos no bairro do Cristo, na cidade de João Pessoa-PB, abrangendo as comunidades Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca. As Mostras consistem em vivências que socializam as experiências desenvolvidas no território e as avaliam com as equipes de saúde e a comunidade associadas à atividades problematizadoras da realidade de saúde da comunidade e do trabalho de Promoção e Educação Popular em Saúde, empreendidas em parceria pela USF, comunidade e PINAB. Sua metodologia utiliza meios como dinâmicas de grupo a partir da reprodução de músicas, que visam proporcionar a sensibilização dos atores locais para o diálogo e uma maior interação mútua entre os participantes. Os problemas são também encenados em forma de esquetes seguidas de discussões na busca de soluções, as quais têm como referencial a escuta da voz dos trabalhadores de saúde, da comunidade e do PINAB. Essas Mostras contam ainda com grupos de diálogos que, a partir de perguntas geradoras, promovem discussões sobre os problemas vividos pela população e aqueles relacionados às ações de Promoção de Saúde. Já foram realizadas quatro Mostras durante os três anos de atuação do projeto. A primeira e a segunda Mostras concentraram-se na divulgação das atividades do projeto na comunidade, na Escola e na USF. Nas Mostras seguintes envolvendo-se mais com os problemas vividos naqueles ambientes, resolveu-se discutir de forma participativa temas emergidos dos limites e desafios da relação comunidade-serviço: “Que conquistas e desafios existem na relação comunidade-serviço?” e “Agente Comunitário de Saúde: mobilizando práticas de promoção de vida em coletividade.” Nessas Mostras, procurou-se estreitar o relacionamento e comunicação entre equipe de saúde e usuários, propiciando a criação de vínculos e o aprofundamento da humanização e da gestão participativa das práticas de saúde. Relacionando-se com o contexto da integração ensino-serviço busca-se colocar em prática o aprendizado dos extensionistas adquirindo conhecimento a partir das experiências das pessoas que ali moram e o retorno desse aprendizado para elas, sob a forma do apoio na luta pelo direito à saúde.


Palavras-Chave: Educação popular em Saúde; Integração ensino-serviço; Extensão universitária; Agente comunitário de saúde. Estratégia Saúde da Família.

CONTRIBUIýýýýES DA EXTENSýýO POPULAR NO PROCESSO DE AVALIAýýýýO DAS AýýýýES DE PROMOý  

CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO POPULAR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES: AS MOSTRAS COMO ESPAÇOS DE RODAS D...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you