Page 1

27 de junho, dia do Técnico em Nutrição e Dietética Em comemoração ao dia do Técnico em Nutrição e Dietética, dedicamos esta edição 103 do Boletim Eletrônico a este profissional que promove junto ao nutricionista uma melhor qualidade de vida e acesso a alimentação saudável para sociedade.

número 103 | junho de 2013

Matérias

Atribuições e Inscrição

Há 14 anos, desde a sua habilitação profissional através da Resolução CFN nº227/1999, complementada pela Resolução nº 312/2003 atribui-se ao TND as atividades de auxílio nos serviços de alimentação, compras, armazenamento, custos, quantidade, qualidade e aceitabilidade. Para exercer a profissão deve realizar a inscrição no Conselho Regional de Nutricionista de sua atuação, onde cabe a este órgão exercer a orientação, disciplina e fiscalização do exercício profissional.

TND: Dedicação e Amor pela profissão . pág 02

Atuação e Ética Profissional O TND poderá atuar em restaurantes industriais e comerciais, hotéis, creches, escolas e supermercados. Como também, em hospitais, clínicas, asilos e Programas institucionais e Unidades Básicas de Saúde, entre outros. Com relação à Ética, o Técnico em Nutrição e Dietética deve atuar no bem estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde.

Para você, o que é ser um TND? Durante o mês de maio, o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região promoveu a campanha: Para você, o que é ser um TND? Convidando Técnicos em Nutrição e Dietética a participarem, enviando uma frase, com no máximo cinco palavras, que expressasse o que é ser TND. Foram enviadas várias sugestões pelos profissionais, onde a Comissão de Comunicação do CRN-6 elegeu a frase mais criativa. O ganhador da campanha foi o pernambucano e Técnico em Nutrição e Dietética, Maurilio Santana Sales Júnior com a frase TND Profissional ético, pró-ativo, responsável que ama a Nutrição. A frase esteve em destaque durante o mês de junho no site e fanpage/facebook do CRN6. Além disso, será impressa em adesivos com a marca do CRN-6 que serão distribuídos aos TND inscritos no Conselho. A campanha teve como objetivo valorizar o profissional e homenageá-lo neste mês que se comemora em 27 de junho, o dia do Técnico em Nutrição e Dietética.

Boletim eletrônico mensal do Conselho Regional de Nutricionistas - 6ª região Diretoria do CRN-6

Presidente Nancy Aguiar

Vice-Presidente Leopoldina Sequeira Tesoureiro Rodrigo Silveira

Secretária

Rosário Spindola

Redação

Janayna Brasil DRT/PE 3406

Maurilio Sales Santana Junior


27 de junho, dia do Técnico em Nutrição e Dietética

número 103 | junho de 2013

TND:

Dedicação e Amor pela profissão Quando escolhemos uma profissão a seguir, é preciso que além de dedicação e amor tenhamos o compromisso de exercê-la com ética e responsabilidade. Para esta edição especial do Boletim Eletrônico em comemoração ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética (27 de junho) entrevistamos a TND Maria Tavares para contar da sua experiência profissional, onde se dedica há nove anos ao trabalho no Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB/HULW), na Paraíba.

O TND para exercer a função ambulatorial é preciso ter conhecimento aprofundado em segurança alimentar

Maria Tavares (MT) – Tenho 13 anos de formação, sendo que no início da minha carreira profissional trabalhei em São Paulo, onde me formei. Mas, pouco tempo depois me mudei para Paraíba para trabalhar no hospital no setor de produção de alimentos.

Número de Técnicos em Nutrição e Dietética inscritos no CRN-6 MA PE RN AL PB CE PI OUTRAS TOTAL

207 162 122 96 29 15 2 10 643

BE – Como é a sua rotina no hospital? MT – Trabalho com uma equipe de 14 nutricionistas, sendo a única TND do hospital. Entre as atividades que exerço está o acompanhamento e execução do planejamento elaborado pelo nutricionista na produção das refeições; supervisiono a área de manipulação de alimentos quanto ao cumprimento das rotinas de preparo e distribuição e o recebimento dos comensais perecíveis; supervisiono a higienização da área física, equipamentos, utensílios e higiene dos manipuladores por meio de aplicação de check list semanal e verifico o cardápio diário da cozinha normal e dietética e comunico ao nutricionista para as possíveis alterações.

Boletim Eletrônico CRN-6 (BE) – Há quanto tempo é formada e qual sua área de trabalho?

BE – Algum destaque em especial nesta sua área de trabalho?

MT – O TND para exercer a função ambulatorial é preciso ter conhecimento aprofundado em segurança alimentar, deve estar bastante atento a todas as etapas do processo de produção, pois um pequeno erro pode comprometer a saúde do paciente e o trabalho da equipe. BE – O que mais satisfaz em exercer a profissão de TND? MT – É saber que fiz a escolha certa e tenho orgulho da minha profissão, pois tive a sorte de poder exercê-la e trabalhar com uma equipe que respeita e valoriza o meu trabalho.

Boletim eletrônico junho  

Boletim Eletrônico Junho

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you