Page 1

número 104 | julho de 2013

Palestra para estudantes A convite da Faculdade Mauricio de Nassau no Recife, no dia 3 de agosto a presidente do CRN-6, Nancy Aguiar, irá proferir palestra sobre a nova resolução de fitoterápicos. Nos dias 1 e 8 de agosto as conselheiras Dolores da Fonte e Marina Petribú apresentaram palestra sobre Ética Profissional e Áreas de Atuação do Nutricionista, respectivamente, para alunos de nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Vitória.

Posse Sindicato PE

No dia 4 de agosto haverá a posse da nova diretoria do Sindicato dos Nutricionistas de Pernambuco. O evento ocorrerá no restaurante Spettus, Derby.

Matérias

Projeto de Certificação de Restaurantes Comerciais é lançado pelo CRN-6 no Recife . pág 02

Atendimento gratuito O Conselho antecipa a comemoração do Dia do Nutricionista, e realiza no dia 14 de agosto prestação de serviços de saúde e nutrição para população. A ação ocorrerá na estação central do metrô no Recife e vai contar com a participação de nutricionistas, técnicos e estudantes de Nutrição no atendimento. Além disso, o evento vai reforçar a divulgação da campanha Alimentação Fora do Lar do CFN e CRNs. Na ocasião, serão distribuídos folders educativos da campanha.

Prêmio Emília Aureliano . pág 03

Seminário CRN-6

Após a realização do Seminário de Atualização em Nutrição nas cidades de Imperatriz/ Ma, Maceió/AL e Teresina/PI o próximo a receber o evento promovido pelo CRN-6 será Recife no dia 31 de agosto. Quando a programação e local estiverem fechados, iremos divulgar a abertura das inscrições.

Boletim eletrônico mensal do Conselho Regional de Nutricionistas - 6ª região Diretoria do CRN-6

Reunião conjunta

Presidente

Nos dias 22 e 23 de agosto, a presidente do CRN-6, Nancy Aguiar e a conselheira secretária, Rosário Spíndola estarão presentes na reunião conjunta – todos os CRNs - em Brasília.

Nancy Aguiar

Vice-Presidente Leopoldina Sequeira Tesoureiro Rodrigo Silveira

Secretária

Rosário Spindola

Alimentação Fora do Lar O CRN-6 com a proposta de intensificar a divulgação da campanha 2013, Alimentação Fora do Lar, a partir deste mês de agosto estarão sendo divulgados/fixados quatro (4) mil cartazes em ônibus e instituições de ensino em todos os estados da jurisdição (AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA).

Redação

Janayna Brasil DRT/PE 3406


número 104 | julho de 2013

Projeto de Certificação de Restaurantes Comerciais é lançado pelo CRN-6 no Recife

Adelaide Rego, Nancy Aguiar, Ivany Amaral e Roberta Pereira

Ivany Amaral apresentou o projeto O CRN-6 lançou no último dia 24 de julho, o projeto de Certificação de Restaurantes Comerciais que será implementado, com apoio do Conselho Federal de Nutricionistas - CFN, nas capitais sedes da Copa do Mundo 2014 jurisdicionadas pelo Conselho. O projeto tem como objetivo certificar estabelecimentos do Recife/PE, Natal/RN e Fortaleza/CE regularmente registrados no CRN-6 que, tendo Nutricionista Responsável Técnico (RT), executam as boas práticas para serviços de alimentação, conforme as normas legais vigentes. Na abertura do evento, realizado no Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) em Recife, a Presidente do CRN-6, Nancy Aguiar e a Conselheira do CFN, Maria Adelaide Rego discursaram sobre a importância dessa

iniciativa para a valorização profissional e a segurança alimentar da Sociedade. A Coordenadora geral do Projeto, conselheira Ivany Amaral, apresentou o projeto aos participantes do evento que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas quanto a obtenção do certificado. Os restaurantes que estiverem registrados até o dia 15 de agosto de 2013, poderão aderir ao projeto, assinando o Termo de Adesão e Compromisso de Pessoa Jurídica e do Termo de Compromisso do Nutricionista Responsável Técnico. Após a adesão dos estabelecimentos, o CRN-6 realizará a coleta de dados, em

Público presente

setembro/2013, aplicando o questionário específico. A seleção dos estabelecimentos que receberão a certificação será efetivada pela Comissão de Fiscalização do Regional, que analisará os dados coletados e adotará os seguintes critérios: registro regular junto ao CRN-6; atividades desenvolvidas pelo nutricionista responsável técnico (RT); implantação do Manual de Boas Práticas para serviço de alimentação; implantação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP´s) e apresentação dos documentos exigidos. A entrega dos Certificados aos Restaurantes contemplados será realizada no mês de novembro/2013, em eventos a serem promovidos pelo Regional.


número 104 | julho de 2013

Prêmio Emília Aureliano Segue até o dia 2 de agosto as inscrições para o VII Prêmio Emília Aureliano de Alencar Monteiro, que podem ser realizadas na sede do CRN-6 ou via correios, a partir do preenchimento de ficha de inscrição e entrega do trabalho de acordo com as normas do regulamento. O Boletim Eletrônico traz o resumo do trabalho vencedor do VI Prêmio Emília Aureliano de 2012, das nutricionistas do Piauí, Mariza Melo dos Santos e Adriana de Azevedo Paiva.

Educador Mirim promovendo Alimentação Saudável na Escola O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de um programa de educação nutricional em escolas públicas municipais, na perspectiva da promoção da alimentação saudável, tendo como foco a identificação de escolares com potencial para ser multiplicador da alimentação saudável na escola, o “educador-mirim”. Realizou-se com escolares, de 10 a 14 anos, de ambos os sexos, matriculados no 2º semestre de 2011 e 1º semestre de 2012, em escolas da rede pública municipal de Teresina-Piauí. A definição da amostra seguiu etapas aleatorizadas. Tratou-se de intervenção com caráter quase-experimental, que possibilitou comparações “antes e depois”. O modelo foi composto por 03 temas, conhecimento, higiene e preparo dos alimentos, com 09 sessões educativas. Para padronização das técnicas educativas foi elaborado Manual “Alimentação escolar: planejamento de ações educativas”. O principal recurso utilizado foi a pirâmide alimentar brasileira. Foram adotados 03 tipos de avaliação, antes, durante e após a intervenção educativa. A classificação da aprendizagem se baseou nos critérios adotados pela

Mariza Santos recebe o prêmio rede municipal de ensino de Teresina para aprovação (60%). O educador-mirim foi identificado durante a execução de cada tema específico, classificados de acordo com a afinidade. O estudo foi aprovado pelo CEP-UFPI, os pais ou responsáveis assinaram o TCLE autorizando a participação dos alunos. Ao final, foram identificados 16 escolares com potencial para multiplicador da alimentação saudável, os “educadores-mirins” que participaram de uma feira de alimentos saudáveis realizada em cada escola, como última atividade do programa educativo. Houve elevação dos conhecimentos em relação aos conteúdos expostos, considerando os percentuais de alunos, antes e depois da intervenção, com diferença significativa (p<0,05). A intervenção alimentar e nutricional proposta revelou-se como uma ferramenta eficaz na modificação de conhecimento e atitudes relacionados à alimentação saudável dos escolares envolvidos, com perspectivas de mudanças para práticas alimentares mais saudáveis.

Boletim eletrônico Julho 2013  

Boletim CRN 6 Julho 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you