__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


SAVANAPUBLICIDADE


EXPEDIENTE

34

ALEX SANDRO DO PRADO Diretor Comercial EFIGÊNIA JULIANA G. PRADO Diretora Administrativa ANDRÉA BARBIERI Editora Chefe - MtB/SP - 30.630 e-mail: redacao@pradoeditora.com.br

CELSO DE MENEZES Fotógrafo - Coluna Social DEPARTAMENTO COMERCIAL (19) 3579.4422 e (19) 9 9240.9717 contato@pradoeditora.com.br COLABORADORES Daniel Perches, Guilherme Gongra, Karine Rodrigues, Ladir Almada Neto, Manuel Alves Filho, Maria Cecilia Valadares Zitto, Mariângela Leme de Almeida Paolis, Marta Gomis, Neusa Leoncini, Tábata Boccatto e Yuri Utida

SUMÁRIO

JEANNY GOUVÊA Diagramação e Projeto Gráfico

PLANEJAMENTO FINANCEIRO Finanças x emoções Pág. 18

ENTREVISTA Novas profissões Pág. 6

TECNOLOGIA Tour virtual 3D Pág. 8

COLUNA SOCIAL Guilherme Gongra Pág. 20

TURISMO Jardim botânico Plantarum Pág. 22

CONEXÃO VIP Dicas do mercado de luxo Pág. 32 DICA GASTRONÔMICA Criatividade e resiliência à mesa Pág. 34 ESTILO Aposte no floral Pág. 36 JEITO KIDS Novidades do universo infantil Pág. 37

PET Aquários Pág. 10

MOTOR Tracker 2021 Pág. 24

facebook: /revistaprado instagram: @pradorevista

www.portalprado.com.br 4

ESPAÇO CASA Bem-vindo à natureza Pág. 12

SAÚDE Depressão e isolamento social Pág. 26

VINHO Pontuações do vinho Pág. 14

MINHA RECEITA Lombo Charsiu Pág. 28

COMPORTAMENTO Posicionamento nas redes Pág. 16

EDUCAÇÃO Desafios do homeschooling Pág. 30

DICA CERVEJEIRO Inverno x cervejas Pág. 38 AGENDA CULTURAL Divirta-se com espetáculos, cinema e shows Pág. 40


profissões

Andréa B arb

Novas

i ier

U

ma das principais preocupações em relação ao coronavírus é saber como será o mundo pós pandemia e quais os efeitos gerados no mundo do trabalho. Certamente, haverá transformações em diversos setores, desde a saúde à economia, impactando também o mercado de trabalho em diversas áreas. Especialistas de mercado acreditam que houve uma aceleração de tendências e que essa crise aumentou intensamente o desenvolvimento de algumas frentes. Luis Rasquilha, CEO da Inova Business School, autor de e coautor de 20 livros sobre marketing, comunicação, futuro, tendência e inovação, consultor de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo e um dos 50 profissionais que todo mundo deve seguir, conta sua visão sobre as novas profissões.

Revista Prado – Quais as novas profissões que possivelmente irão surgir? Luis Rasquilha – Estamos vivendo um momento de transformação que será orientada pelo mundo digital e acelerada pelo covid-19. Naturalmente, profissões ligadas ao digital e ao tecnológico estão em alta, seja de programação até gestão e tudo o que possa estar conectado com inovação, criatividade, pensar diferente e resolução de problemas. RP – Como se preparar para elas? Rasquilha – O estudo permanente, o desenvolvimento e a capacitação diária. Novas competências comportamentais ligadas à criatividade, inovação, à resolução de problemas complexos, ao pensamento crítico, são habilidades que precisam ser desenvolvidas com empatia, com respeito ao próximo e equilíbrio emocional. O desenvolvimento de competência na educação executiva e o treino devem ser aplicados no dia a dia, são competências comportamentais fundamentais para encarar o contexto de incerteza que estamos vivendo. RP- Como serão os profissionais do futuro? Rasquilha – Serão pessoas que têm alta capacidade de pensar fora da caixa, alta resiliência e flexibilidade, que ajustam o movimento, que agem de forma rápida. São pessoas que não ficam pensando como é que foi no passado, com capacidade de agir de forma rápida e ter coragem para enfrentar tudo. RP – Quais as áreas mais prováveis de se desenvolverem no futuro? Rasquilha – Tudo o que tem a ver com o mundo digital, ou seja, e-commerce, logística, transportes, tudo o que permita levar do meio digital ao cliente são áreas em crescimento. Além disso, obviamente, estamos vendo o crescimento das áreas da educação, saúde, medicina, bem-estar e digitalização. 6

RP – Você acredita que com a ampliação do home-office, muitos trabalhadores terão mais tempo para se dedicarem a questões pessoais e se desenvolverem melhor como profissionais, reduzindo o nível de estresse e aprimorando também as relações humanas? Rasquilha – O home office já vinha crescendo e agora teve uma aceleração. Sem dúvida que o fato de trabalharmos de casa tem ônus e bônus. As grandes vantagens são: estar perto da família, fazer o próprio horário, não gastar horas com deslocamento. Mas também há desvantagens: estar longe dos colegas, pode-se perder o espírito de grupo e cultura da empresa, temos que ter alta disciplina para não trabalhar mais do que devemos, para não entrar em ‘burnout’, devemos nos disciplinar para ter as tarefas muito claras. E, principalmente, nunca achar que o trabalho remoto vai ‘matar’ o trabalho na empresa. Eu defendo o híbrido, ou seja, eu posso trabalhar três dias da semana em casa e o restante na empresa. Sempre será importante a cultura do contato, do desenvolvimento, do relacionamento humano, que voltará assim que a pandemia permitir. Sem dúvida, muito mais pessoas passarão a trabalhar de casa e elas já perceberam a vantagem do home office. E isso vai mudar a forma de trabalho ainda mais.


7


Tour virtual 3D

Andréa B arb

TECNOLOGIA

i ier

na Revista Prado

A ferramenta traz praticidade e agilidade

O

processo de visualização de fotos estáticas para mostrar um espaço não mais se adequa à linguagem nova e dinâmica da web. O tour virtual é uma poderosa ferramenta capaz de transformar ambientes reais em uma experiência de navegação com incrível realismo e interatividade.

A partir de junho, a Revista Prado, em parceria com a Vizual 3D, passa a oferecer o tour 360 aos seus anunciantes e segundo Alex Prado, diretor da Revista, a ferramenta é moderna e gera confiabilidade ao cliente que deseja conhecer um espaço ou lugar sem sair de casa. “O tour 3D visa otimiza tempo e fornece informações detalhadas sobre qualquer lugar. Além disso é possível compartilhar o link do tour nas redes sociais, sites, whatsApp, e-mail e acessá-lo através de qualquer navegador na web. Uma solução inovadora e extremamente atrativa para o marketing das empresas”, elenca Alex.

A experiência vivenciada através das imagens 360° permite que os clientes tenham melhor compreensão de um produto ou serviço, de forma visual e interativa, sem precisar sair de casa. “Em uma escola, por exemplo, é possível que os pais de alunos conheçam a infraestrutura do local e até assistam uma aula”, completa o diretor da Revista Prado. Para Matheus Garcia, diretor técnico da Vizual3D, as imagens panorâmicas 360° permitem uma visualização completa de um ambiente em todos os ângulos, fornecendo uma visão geral. “As fotos são de qualidade 4K disponibilizadas nos formatos JPG e PDF, oferecem quatro vezes mais que a Full HD: 3840 x 2160, o que torna a imagem extremamente rica em detalhes”, explica o diretor técnico.

As imagens panorâmicas 360° permitem uma visualização completa de um ambiente em todos os ângulos Matheus ainda conta que são inúmeras as vantagens para negócio aumentar suas vendas. “Há muitas vantagens para a empresa em ter um tour virtual, excelente custo/benefício, aumenta o tempo de visita no site, é compatível com smartphones e tablets, e é fácil de compartilhar, mostra a identidade do negócio, traz inovação, experiências fantásticas com realidade virtual, melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google, maior alcance de pessoas, atraindo mais clientes”, frisa.

É possível fazer o download de plantas arquitetônicas direto para as plataformas AutoCAD, 3ds Max, Recap e Revit 8

O Tour Virtual 360 é uma ferramenta que proporciona uma experiência de alto impacto para seus visitantes, permitindo que a visita dure o tempo que o “turista virtual” queira, deixando-o à vontade, confiante e confortável acessando de onde quiser.


9


Aquários:

Andréa B arb

PET

i ier

benefícios além da estética

Estudos comprovam a redução da pressão sanguínea, níveis mais baixos de estresse, saúde física e emocional melhoradas com peixes em casa e no ambiente de trabalho

T

er um aquário em casa ou no local de trabalho não é só questão de bom gosto ou decoração do ambiente, os benefícios de olhar para os peixes, vão além da estética. Estudos comprovam que os aquários auxiliam na redução do estresse, pressão alta, ansiedade e tensão muscular, além de ajudar as pessoas que sofrem de insônia e precisam de paz e tranquilidade em casa.

O veterinário Thiago Cruz, da Escola de Aquário, conta que o simples fato de observar os peixes no aquário por alguns minutos pode aliviar todo estresse e as tensões do dia a dia e qualquer pessoa pode montar e cuidar perfeitamente do aquário. “É necessário alguns cuidados básicos, mas não é difícil. O segredo é escolher bem o local onde o aquário será montado. Se for um local com muita claridade, por exemplo, a água terá muita alga”, explica.

10

O veterinário ainda frisa que comportamento e os hábitos dos animais devem ser levados em consideração. “Deve-se levar em consideração o tamanho do aquário e dos peixes, a quantidade e o comportamento. Isso vale para as pedras e plantas que farão parte do aquário,” elenca Thiago. Para aqueles que querem ter um bichinho de estimação, mas trabalham o dia inteiro e só voltam para casa à noite, o aquário é uma ótima opção, pois os peixes podem ser alimentados uma vez por dia ou pode ser usado um comedouro automático para alimentá-los. “Os peixes devem ser alimentados com ração apropriada e em quantidade suficiente. Não deixe nenhum resto suspenso na água, retire com a redinha”, completa o veterinário. Erich Brode, especialista em aquarismo na Shrimps Aquarismo, pondera que há vários tipos de aquários, desde o pequeno para o betta até os maiores para peixes jumbo, porém é necessário fazer a manutenção do local para a saúde dos animais aquáticos. “O ideal é que a troca da água seja de sete a 15 dias, dependendo do tipo e tamanho do aquário, e se houver plantas naturais, observar se há necessidade da poda. Já com as plantas artificiais, retire do aquário e lave, caso tenha algas”, ressalta. Segundo Erich, o sistema de filtragem não pode faltar em um aquário, pois é necessário para filtrar impurezas como resto de ração e fezes dos peixes, mantendo o ambiente equilibrado. “No caso de um aquário com plantas naturais, também é necessário a iluminação, que recria o ecossistema das plantas”, finaliza o especialista em aquarismo.


11


ESPAÇO CASA

Bem-vindo à

natureza

A Tumbergia azul emoldura o projeto paisagístico, trazendo privacidade e profundidade ao espaço

Daniel Cruz - Paisagista 12

O lago é a extensão da suíte que convive com o som tranquilizante da água corrente


O paisagismo naturalista remete as interações e contrastes da natureza, conferindo movimento e ciclos para que o jardim permaneça em transformação em cada época do ano

A muda traz exuberância para o espaço, remetendo a profundidade visual esperada

A suíte integrada a cozinha externa com uma pequena varanda comprova a eficácia de trazer a natureza cada vez mais para perto

13


O que são e o quanto influenciam as

Danie lP

VINHO

es ch er

pontuações nos vinhos?

V

ocê já deve ter visto rótulos de vinhos que apresentam pequenas “medalhas”, geralmente com um número que vai até 100 e com uma sigla ou nome de alguém. Isso é a pontuação que determinado crítico internacional deu para aquela safra do vinho. Mas afinal, o que isso significa e quanto deve influenciar a nossa compra? Vamos falar aqui sobre alguns fatores que você deve levar em consideração, mas antes vamos ver algumas informações importantes:

Quem são os críticos? São pessoas treinadas, especialistas em vinhos, que degustam centenas e até milhares de rótulos diferentes por ano. Isso dá a eles o que informalmente chamamos de “litragem”, ou seja, ele tem parâmetros para comparação, por ter provado muitos vinhos de mesma uva, região ou país. Os mais famosos são Robert Parker (que recentemente anunciou sua aposentadoria), Jancis Robinson, James Sucklin, Tim Atkin. Há também alguns guias que possuem vários degustadores, como Descorchados, Wine Spectator, Wine & Spirits, Wine Enthusiast, Gambero Rosso, Guía Peñin, dentre outros.

Como é feita a pontuação? A maioria dos críticos usa uma escala de 100 pontos e quanto mais próximo chegar do máximo, melhor é o vinho. Ou seja, um vinho de 91 pontos é tecnicamente melhor do que um de 90 pontos. A determinação desse número leva em conta diversos critérios de qualidade, que são em geral avaliados sem saber qual é o vinho que está sendo degustado, provando às cegas, para não influenciar a sua decisão. Só posteriormente é que sabem o que provaram. Depois disso, os valores são tabulados e chega-se à nota final. Um bom crítico deixa de lado seus gostos particulares na hora de provar um vinho para dar uma 14

nota, avaliando-o pela sua qualidade independente de gostar daquele estilo, tipo de uva, país ou região. Agora sim, entendido o processo, vamos às nossas dúvidas. Devemos sempre comprar vinhos pontuados? Os vinhos bem pontuados são sempre mais caros? São realmente melhores? As respostas são muito amplas e podem ter muitas variações, mas de uma forma geral, é sabido que vinhos que ganham melhores pontuações (acima de 95 pontos principalmente) tendem a ter uma valorização imediata. Já os grandes vinhos, de regiões famosas como Bordeaux e Borgonha, frequentemente recebem grandes pontuações (muitos chegando até aos 100 pontos) e isso é um fator de definição dos preços para o futuro, já que muitos deles são vendidos em leilões e têm potencial para serem guardados por muito tempo. Sobre os preços, não é verdade que os vinhos melhores pontuados sejam os mais caros. Encontramos frequentemente vinhos com pontos acima dos 90 com preços bastante acessíveis. É importante saber qual é o crítico que deu essa pontuação e se ele tem credibilidade no mercado, para que você realmente faça uma boa compra. E se você gostou da ideia dos pontos e isso te ajuda na hora da compra, há diversos aplicativos – e muitos gratuitos – para fazer sua própria avaliação e pontuação. Com um pouco de treino e alguma técnica, você poderá aguçar seus sentidos e ir entendendo mais sobre o tema. Para quem quer resultados mais profissionais, o melhor é fazer um curso para aprofundarse com o conhecimento correto.

Daniel Perches é um dos principais especialistas e organizadores de eventos enogastronômicos no país, entre eles, o Encontro de Vinhos, que percorre as principais cidades brasileiras. Também é autor de um dos mais antigos blogs do Brasil sobre o assunto: vinhosdecorte.com.br


15


A importância de um bom posicionamento

to

Tába ta

B

COMPORTAMENTO

ca t oc

nas redes sociais

S

e você deseja conquistar relevância no mercado, seja você pessoa física ou jurídica, é extremamente importante um bom posicionamento nas redes sociais. Nos dias de hoje, principalmente durante essa pandemia, foi comprovado por pesquisas que o uso das redes sociais aumentaram demais. Algumas delas, como o whatsApp por exemplo, tiveram um aumento de quase 76%. Instagram e facebook, tiveram um aumento de mais de 10% de usuários.

No momento que vivemos, a humanização das marcas tem se tornado imprescindível, se aproximar do seu público e contar histórias virou algo relevante e essencial nas redes sociais. Tudo isso para alcançar melhores resultados nas redes sociais, afinal, hoje elas são vitrine para sua marca, seu negócio ou você mesmo. Um bom posicionamento é extremamente importante para que sua marca cresça e seja desejada. Manter uma boa imagem e uma conexão com seu público passou a ser obrigação nos dias atuais. Não dá mais para se envolver em polêmica, não dá mais para deixar de se posicionar, expor o seu olhar ou sua opinião. A transparência é a palavra chave do momento! Um bom posicionamento de marca é responsável por criar a imagem ideal da marca na mente dos consumidores. Ele 16

exige planejamento e estratégias completas para que sua mensagem chegue ao seu público de uma forma clara, objetiva e verdadeira. Tenha bem claro a visão, missão, valores e propósito de sua empresa. Mais do que nunca, você precisa entender as dores do seu cliente, o que ele busca e quais suas necessidades. É importante escolher quais redes sociais sua marca vai estar presente, e para isso é importante pensar na constância de conteúdo que irá oferecer. Uma marca bem posicionada na rede social, é aquela que cria conexões verdadeiras com seu público, que é ágil, que não deixa seu cliente sem resposta, que mostra os bastidores e que além de vender produto ou serviço, oferece conteúdo de valor. Tenha uma linguagem adequada e clara, uma boa identidade visual. A imagem importa muito nos dias atuais. Um bom posicionamento nas redes sociais requer planejamento. Lembre-se de constância, da verdade e de se colocar no lugar do seu cliente. Mostre o seu negócio e traga um conteúdo personalizado. Não existe mágica, não existe receita de bolo, mas com dedicação e planejamento é fácil chegar lá e deixar sua marca cada vez mais forte nas redes sociais. Aproveite o momento para planejar e colocar a mão na massa e não esqueça que os testes são importantes para entender o que seu público deseja. Boa sorte!


17


iU

a

Yu r

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

tid

Finanças X emoções

D

iariamente sou questionado por pessoas que desejam descobrir uma fórmula definitiva para um planejamento financeiro bem-sucedido. Afinal, quem não quer viver com tranquilidade, garantias e, eventualmente, realizar sonhos? Merecemos, certo?

O problema nessa historinha está em duas ilusões que nossas mentes insistem em nos aprisionar. A primeira delas são as falácias contadas sobre como se organizar financeiramente. Elas vão de cortar gastos no cafezinho e na pizza do fim de semana, até chegar a aposentadoria garantida pelo INSS. Talvez isso esteja entre as últimas coisas que você esperaria ouvir de um planejador financeiro. Vou esclarecer. Você pode até cortar ou diminuir gastos, e dependendo da sua situação financeira, isso se faz até necessário, mas você já deve ter ouvido essa recomendação antes. O que não te contam, é que seu cérebro é uma fantástica máquina emocional e não racional e precisa como imaginamos. E isso nos leva a diversas consequências. Como é isso na prática? Ao longo dos últimos mais de três milhões de anos de evolução, nosso cérebro se formou em três camadas principais que hoje chamamos de “cérebro trino”. A primeira e mais primitiva parte - o cérebro reptiliano - é o responsável por respostas rápidas, instintivas, de luta, fuga e prazer (alimentar, sexual ou financeiro). É nosso lado selvagem e irracional. A segunda camada que se formou foi o cérebro emocional – ou límbico. Somos seres sociais (perceba o sofrimento que é o distanciamento social). Nosso cérebro foi feito para conexão, e isso nos leva a hábitos (e gastos) sociais – de happy hours a compras com as amigas. Por último, há cerca de 40 mil anos, nosso cérebro passou a fazer novas conexões. 18

Surgia o néo-cortex pré-frontal, área que carrega a missão do pensamento avançado que nos diferencia de outros animais. Faça as contas: o neocórtex está aqui há 1,25% da nossa história. Não deu tempo dele assumir o controle. Logo, suas decisões – inclusive as financeiras - são emocionais e instintivas, não racionais. Elas refletem sua ansiedade, motivações, frustrações. Muito além do que sua planilha te pede para fazer. Por isso, sem entender suas profundas motivações e medos financeiros e emocionais, seu planejamento tenderá e a ser superficial, frágil. Há uma diferença entre supérfluos e desperdício de dinheiro. Alguns supérfluos, dependendo das suas motivações, serão necessários para a sustentabilidade do seu planejamento. A segunda grande ilusão com que lido diariamente é a de que temos controle sobre tudo em nossas vidas e que nada vai acontecer. Você já teve uma virose? Uma ralada no seu carro? Imprevistos de diversas naturezas e dimensões acontecem, o tempo todo. Estamos em meio a uma pandemia mundial. Quem diria? Em outros momentos, foram crises financeiras, políticas ou econômicas. Percebe? A única certeza é que teremos outros imprevistos. Quais? Pois é… contar com a sorte não é uma estratégia. Não pode ser fator preponderante num planejamento sustentável. Medidas de contenção e responsabilidade precisam ser tomadas e, de preferência, antes do próximo susto.

Yuri Utida é empresário desde os 20 anos de idade, ministra palestras e treinamentos para empreeendores por todo o país, é coautor de dois livros, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, Pós-graduado em Neurociência & Comportamento, especializado em UX e Gestão & Produtividade. Hoje, atua como consultor de planejamento financeiro na MetLife.


Cambuí

COMBO S.O.S QUARENTENA

19


Guilh erm

COLUNA SOCIAL

eG

ongra

Sinfônica 2020 Ainda entre os encontros antes da quarentena, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, abriu oficialmente a temporada 2020 de concertos. Em um evento exclusivo para convidados, o Teatro Castro Mendes foi o cenário da primeira apresentação este ano. Sob a batuta do Maestro Victor Hugo Toro, a abertura reuniu autoridades, apoiadores e convidados. Entre os pontos altos da apresentação, o público apreciou o dueto de Ceci e Peri, do primeiro ato da ópera O Guarani, que se tudo correr bem, entra em cartaz ainda este ano no Teatro Castro Mendes, ou no próximo. 3

4

5

1

2

6

7

8

1. Cristina Sagarra, Luciene Del Alamo e Elaine Ferreira 2. Júlio Regazini, Karen Fortes, Sandra Ciocci e Fernando Zuben 3. Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas 4. Maestro Victor Hugo Toro 5. Cássio Cardoso e Adriana Barea 6. Paulo e Renata Tilkian 7. Valdemar Gargantini e Fátima Gargantini 8. Ana Beatriz Fabrini e Luiz Guilherme Fabrini

Live Solidária Na temporada onde tudo acontece pela internet, a Elemídia comandou uma série de encontros solidários nos últimos dias. Intitulado Circuito Live Solidária Elemídia, a ação promove encontros musicais em diversos condomínios de Campinas, transformando as lives em verdadeiras festas, em que cada morador curte da sua varanda, além de arrecadar alimentos e materiais de higiene para a Arquidiocese de Campinas. O evento já passou por diversos residenciais da cidade, entre eles o Inspitato, Prime Family Club, Páteo Abolição, e outros, com shows de Tonny França e do Dj André Curado. As lives são transmitidas pelo youtube e outras redes sociais da Elemidia Campinas.

20


21


O jardim botânico do interior de SP é o maior da América Latina em espécies

V

ocê sabia que bem próximo de Campinas, mais especificamente em Nova Odessa, existe um centro que é referência em pesquisa e conservação da flora brasileira?

Fundado em 2007 e aberto ao público em 2011, o Jardim Botânico Plantarum é um lugar voltado às atividades de conservação de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio científico com outros jardins botânicos e instituições nacionais e internacionais, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Tudo começou com o trabalho do agrônomo e botânico Harri Lorenzi, que percorreu por anos os ecossistemas do Brasil com o objetivo de levantar, catalogar e coletar plantas nativas, principalmente aquelas com risco de extinção, e assim apresentar a sociedade a coleção originária de suas expedições. Em setembro de 2011, foi reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente como ‘Jardim Botânico’ por meio da Resolução 22

sa

Plantarum

Maria Ce

mgirocomac @u is

Jardim botânico

aladares Z ia V itt

o

TURISMO

c il

339 do CONAMA e, em julho de 2015, foi qualificado pelo Ministério da Justiça como “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP). A área do Plantarum tem cerca de 80 mil m² de jardins temáticos, lagos, bosques, estruturas técnicas e coleções botânicas devidamente identificadas com placas visualmente acessíveis. O acervo conta com mais de quatro mil espécies vegetais, representando os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil.


Visitação O local está fechado, mas assim que for reaberto, o Plantarum funciona de quarta-feira a domingo, das 9 às 17h. O ingresso custa R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meiaentrada); crianças até 5 anos não pagam. Às quintas-feiras (exceto feriados), todos visitantes têm desconto e pagam o valor de meia-entrada.

Estrutura Para famílias de quatro membros ou mais (genitores e dois filhos menores de até 18 anos pagantes) somente um genitor paga o ingresso inteiro; os demais membros pagam meia-entrada.

O local conta com acessibilidade, estacionamento e recepção, quiosque, dois restaurantes - Espaço Naiah Jardim Botânico e Espaço Naiah Deck, e também com um centro de eventos, auditório e centro cultural, é possível alugar o espaço para eventos sociais, corporativos e ensaios fotográficos.

Localização Avenida Brasil, 2000 · Nova Odessa, SP Acesse o site: www.plantarum.org.br 23


MOTOR

Da redação

Novo

Tracker 2021 A função controle de estabilidade ESC /controle de tração TCS aplica a pressão de freio apropriada nas rodas e limita a potência do motor, quando isso for necessário, evitando que o seu veículo derrape. Alerta de colisão frontal com freio de emergência, emite um sinal sonoro e visual pelo para-brisas quando há risco eminente de colisão frontal. O Novo Chevrolet Tracker possui sensores nos cantos traseiros do carro que avisam, por meio de sinais luminosos no retrovisor, se houver algum veículo no ponto cego. Exclusivo Wi-Fi nativo, permitindo que você e a sua família fiquem sempre conectados com seus smartphones, tablets ou notebooks durante as viagens.

Chegou o SUV que vai dar um restart na categoria

O

mundo dos SUVs não para de evoluir, e o novo Chevrolet Tracker chegou para mudar o jogo: só ele tem seis airbags de série, Mylink 8¨ de série, Wi-fi nativo e motor turbo de série mais econômico da categoria em todas as versões. Tudo de série.

O Novo Chevrolet Tracker vem com 6 airbags de série (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina) para que todos a bordo explorem novos caminhos com muito mais segurança. O carro tem controle de limite de velocidade e o sensor crepuscular, que acende os faróis de forma automática ao identificar a diminuição da luminosidade externa e o desliga quando a luz externa volta a ser suficiente para dirigir o carro com segurança.

24

Para ajudar você a rodar com mais eficiência e economia, o app da Chevrolet conta com a função de condução inteligente, que analisa a forma como você dirige, e dá a você pontos e dicas de como economizar mais combustível. Além disso, você pode integrá-lo ao seu smartwatch para dar partida de um jeito ainda mais prático. O espaço interno do Novo Chevrolet Tracker vai te surpreender. Além do porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável(piso), esse novo SUV se adapta ao que você precisar. Fonte: Chevrolet


25


Mariâ n

g

O bombardeio de informações, muitas vezes ambíguas, contribui para nos sentirmos inseguros e sem saber qual rumo tomar. É esperado que surjam quadros de dificuldades de enfrentamento e conflitos emocionais, uma vez que nossos recursos afetivos para elaborar angústias e frustações do nosso dia a dia estão restritos. Ou seja, temos de “engolir sapos”, sem possibilidade de expurgar nossas emoções com hábitos e situações que possam servir como compensações. Quando negamos emoções, elas podem ficar mais fortes dentro de nós. Essas emoções contidas e não elaboradas tendem a trazer conflitos emocionais que não tínhamos percebido antes, aumentando sintomas e agravando quadros clínicos que já existiam. Com foco no trabalho e em outros papéis sociais e subjetivos que desempenhamos cotidianamente, usando aquele “sem tempo” como justificativa, muitas vezes, vivenciamos um distanciamento familiar e de outros relacionamentos, prejudicando nossa saúde emocional. Como todas as situações na nossa vida, esse momento de confinamento social trouxe agravos, mas também a possibilidade de crescimento pessoal, compreendendo melhor nossos recursos internos, nossas limitações, com um olhar mais amplo para si mesmo. Muitas pessoas não 26

6

F

onte de stress para muitos, o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, pode ser especialmente prejudicial aos que sofrem de transtornos de depressão e ansiedade. Estamos vivendo um momento único na nossa história, com mudanças drásticas na nossa rotina, exigindo de todas muitas adaptações.

3-

e isolamento social

eme de Alme i

– CRP 13 aolis 04

Depressão

aL

P da

SAÚDE

el

se conhecem e não se autoanalisam, se envolvendo em relações ruins, tanto no trabalho, como na vida pessoal, com consequências na sua autoestima. A história pessoal de cada um influencia nesse momento de distanciamento social, e até mesmo pessoas que não apresentavam nenhum sintoma podem apresentar quadros de melancolia e ansiedade. Algumas atitudes podem deixar esse cenário atual mais promissor. É importante, por exemplo, que pessoas com diagnóstico de depressão ou ansiedade mantenham seus tratamentos. Também é fundamental manter uma rotina, preservando horários de sono e alimentação. Ainda que estejamos em casa, evite fazer qualquer coisa no horário que der vontade, a rotina é extremamente importante. Vista-se adequadamente, evite “ficar de pijama o dia todo”, faça uma dieta equilibrada e mantenha uma rotina de sono, sem trocar o dia pela noite. Procure criar focos de interesse, como cozinhar, jardinagem, cursos de idiomas e outros virtuais, pintura, trabalhos manuais, leituras, filmes e séries, “viagens” a centros históricos pela internet, de acordo com interesse de cada um. Preencher a agenda com compromissos ajuda a diminuir essa desorientação temporal. Também pratique atividades físicas e mantenha contato com pessoas queridas, seja através de redes sociais ou de aplicativos que ajudem a diminuir a distância física. Compartilhe afetos, e não apenas obrigações. E evite notícias e situações que possam aumentar a ansiedade.

Mariângela Leme de Almeida Paolis é psicóloga, especialista em Psicoterapia Breve pelo SAPPE, especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade e psicóloga do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos.


VACINAR É CUIDAR. E CUIDAR É AMAR. Mantenha a vacinação de toda a família em dia. Nós, da PREVINA VACINAS, estamos de portas abertas para atender você com tecnologia, segurança e acolhimento. Temos uma ampla estrutura voltada para fazer da vacinação uma experiência confiável e mais tranquila. O mundo mudou, mas a importância de cuidar da saúde permanece. Renove-se. Recomece. Deixe a alegria florescer.

BEEART

26115 MRC irreV siuL rD ocincéT .pseR roteriD

FAMÍLIAS SÃO JARDINS. CUIDE BEM DE CADA FLOR.

R. CAMARGO PENTEADO 97- GUANABARA TEL 3212 0281 PREVINAVACINAS.COM.BR

27


Lombo

Charsiu

Andréa B arb

MINHA RECEITA

i ier

O

biólogo e advogado Chien Chao tem como inspiração o pai, um chinês que chegou por aqui em solo brasileiro e abriu um restaurante. A paixão pela culinária oriental desabrochou logo cedo e ele aprendeu a preparar os pratos da terra natal de seu pai. “Aprendi desde cedo e ajudar minha família e a cozinhar com meu pai e tenho a gastronomia como uma forma de felicidade e prazer. Fico imensamente feliz quando alguém elogia minhas receitas”, conta Chao.

Para a edição de junho da Revista Prado, ele preparou o lombo charsiu, um coringa na culinária chinesa, que é utilizado em diversos pratos básicos da culinária do sul da China, principalmente da cantonesa. Seu sabor, diferenciado devido às especiarias utilizadas, comumente conhecidas como “the five spices”, proporciona uma explosão de sabores, agridoce, salgado e amadeirado.Sua consistência, com capas de gordura distribuída pela peça, resulta em maciez e suculência. É provar e se deliciar!

C

M

Y

CM

Ingredientes ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

1,2 kg de copa lombo (quanto mais alta a peça, melhor) 6 dentes de alho 1 colher de sopa de sal 2 colheres de sopa de açúcar 1 estrelas anis 1 colher de chá de canela em pó 1 folha de louro 1 colher de chá de tomilho 2 cravos 1 copo 150ml de pinga, ou vinho de arroz 1 copo 150ml de shoyu, preferencialmente chinês 2 colheres de mel 1/2 colher de chá de corante vermelho para alimento.

Modo de preparo

Chien Chao - biólogo e advogado 28

Bater no liquidificador o anis estrelado, a canela, o cravo, o louro e o tomilho. Misturar em um recipiente, o substrato do liquidificador, a pinga (ou vinho de arroz), o shoyu, o açúcar e o alho. Reservar. Fatiar a peça de copa lombo longitudinalmente, com aproximadamente 5 cm de espessura. Salgar e deixar marinar no molho já previamente preparado por 8 horas, na geladeira. Assar durante 90 minutos, aproximadamente, em forno a 200º. Verificar o cozimento espetando o garfo. Ao final, pincelar o mel sobre o lombo. Servir com arroz branco e legumes.

MY

CY

CMY

K


29


na quarentena

Famílias brasileiras tentam se adequar ao homeschooling, ou educação domiciliar

J

á não é novidade que com a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus, o homeschooling, ou educação domiciliar, passou a ser prática e assunto de milhões de famílias brasileiras. Para muitos pais tem sido um desafio conciliar o trabalho formal e as tarefas domésticas com as atividades escolares que mantenham os alunos na rotina de estudos.

Segundo dados do Censo Escolar, em 2019 havia 47,9 milhões de alunos matriculados na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) em todo o país, nas redes pública e particular. Com tantos estudantes em casa, as instituições de ensino mantêm as aulas e as lições a distância, o que também representa um desafio para os pais, muitas vezes, sobrecarregados.

Andréa B arb

EDUCAÇÃO Os desafios de ensinar crianças em casa

i ier

A advogada Tatiana Takahashi, mãe da Melissa, de seis anos, conta que a experiência está sendo difícil, além dela e o marido trabalharem em esquema de home office, é necessário acompanhar todas as aulas e tarefas com a filha. “Há um conteúdo escolar a ser dado pela escola e com o isolamento, nós, os pais, é que temos que acompanhar a Melissa, já que ela é pequena e dispersa muito fácil das atividades. É necessário um acompanhamento contínuo e como trabalhamos em home office e temos que as tarefas domésticas, foi bem difícil no início, mas como estabelecemos uma rotina, estamos conseguindo lidar com a situação”, desabafa Tatiana. Segundo Kátia Jorge, coordenadora do ensino infantil do Colégio Renovatus, o ideal é não tratar o período como férias, mesmo que a opção da escola tenha sido a de antecipar o recesso no calendário. “O período de férias pressupõe passeios, viagens, encontro com os amigos, que não podem ser vivenciados agora. Estamos vivendo um período atípico, de pausa e readequação da rotina, que deve ser aproveitado em suas oportunidades educativas, mas sem estresse desnecessário”, aconselha a coordenadora.

Kátia Jorge , coordenadora de educação infantil do Colégio Renovatus, acredita que o momento deve ser usado para fortalecer os laços familiares

Tatiana Takahashi acompanha a pequena Melissa nas aulas à distância 30

A educadora ainda frisa que mais do que estudar com os filhos, o momento deve ser usado para fortalecer os laços familiares. “Aqui no Colégio Renovatus temos recebido muitos elogios dos pais e percebemos que a maioria se adaptou ao ensino a distância e participa com entusiasmo das aulas e atividades. Neste momento de incertezas, orientamos as famílias para que aproveitem esse tempo juntos sem a correria da vida e do dia a dia com seus filhos”, finaliza Kátia.


31


Neusa Le on

CONEXÃO VIP

Dior Sauvage

cin

i

A nova geração de batons lacquer em bastão da Dior, é tão fácil de aplicar quanto de usar. Um bastão com efeito de cobertura "fondant", que libera nos lábios toda a cor e todo o brilho de um verniz, aliado ao conforto de um bálsamo, com seis horas de fixação e uma textura incomparável. Com fórmula exclusiva, a elegância das cores ainda tem outra qualidade: o conforto e hidratação de um bálsamo diferenciando uma maquiagem sofisticada e duradoura. Tendências que se firmaram em redutos da beleza sexy como Los Angeles que fazem parte das necessaires das famosas.

A versatilidade

Das headbands

Vários desfiles do circuito internacional da moda voltaram a apresentar esse acessório, que decora penteados, desde os mais práticos até os mais elaborados com pérolas e pedras. As mais luxuosas estão usando como verdadeiras joias, o que foi mostrado no recente inverno do primeiro mundo.

As vantagens do sellas

O laser fracionado atua deixando a superfície da pele integra, sem lesões estimulando a produção de colágeno na profundidade. Sua vantagem é poder ser usado com segurança é um dos procedimentos menos invasivos, deixa a epiderme avermelhada, pode lavar normalmente e continuar com suas atividades, sem necessidade de repouso, sem não poder sair de casa para trabalho ou lazer.Outra boa vantagem é que ele pode ser feito em qualquer época do ano, sempre usando filtro e evitando o sol por um certo período. O conselho é sempre o mesmo - além da proteção, bonés ou chapéus, sombrinhas, eliminando o período da luz solar intensa no rosto entre 10 às 16 horas do dia. Artistas, vips do mundo já incorporaram o Sellas em seu roteiro de beleza. A repetição deve ser entre três a seis meses ou a cada ano, dependendo da idade e das condições pessoais da pele. 32

Feminina, ela se apresenta com belo complemento, desde as românticas como as da griffe Aigner, até aquela criada a partir de metais como a preferida de Dolce & Gabbana, com cristais exuberantes, em formatos e flores. A cosabella acessories apostou na tendência se inspirando nos desfiles Honor e Proenza Shouler e Chanel. Um luxo!


33


Criatividade e resiliência

Manu el

DICA GASTRONÔMICA

s ve Al

Filho

à mesa

A rede Jangada, especializada em pratos à base de peixes e frutos do mar, também inovou. Além de refeições prontas para o consumo, a marca envia para a casa proteínas ultra congeladas, para serem preparadas pelos próprios clientes.

O

advento da pandemia de covid-19 e a consequente decretação de quarentena atingiu em cheio todas as atividades econômicas no Brasil, em especial a da alimentação fora do lar. Diante da impossibilidade da abertura de bares e restaurantes, os empreendedores do setor tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade. Alguns tiveram sucesso, outros nem tanto. Os que demonstram maior capacidade de resposta e criatividade encontraram nos serviços de delivery e de drive-thru uma alternativa para manter ao menos parte dos negócios funcionando.

Um exemplo de bom uso dessas estratégias vem do Kaizen Japanese Food, que desenvolveu embalagens bonitas, coloridas e funcionais para o envio dos seus pratos. Além disso, o restaurante também colocou à disposição dos clientes o Omakase, uma degustação de pratos em oito etapas, que exige tranquilidade para que se tenha uma experiência gastronômica de todos os sabores, sem interferências nem sobreposição de texturas, respeitando as explosões criativas do paladar. Tudo isso ao som da playlist montada pela curadoria do Kaizen (no folder entregue junto com o pedido há um code para acesso ao Spotify). O objetivo é proporcionar ao comensal uma experiência semelhante àquela que ele teria no salão. No kit, o Kaizen ainda adiciona um bilhete, no qual registra uma mensagem de afeto e esperança. 34

Já o Olivetto tem explorado a qualidade e diversidade da sua adega, considerada uma das melhores do país, para possibilitar o brinde de quem quer comprar um bom vinho, mas não quer sair de casa. No âmbito dos botecos, o Bar do Carioca não somente reforçou o sistema de delivery, como intensificou a oferta de refeições no almoço, com pratos que agradam em cheio ao paladar do brasileiro, como carne de panela, rabada com polenta, vaca atolada e dobradinha. Um dado importante é que todos esses empreendimentos, e vários outros, garantem que redobraram os cuidados de higiene não somente em relação ao preparo, mas também à entrega das suas delícias.

Kaizen Japanese Food – (19) 3395-3900. Jangada – (19) 3861-2597 Olivetto – (19) 98354-1696 Bar do Carioca – (19) 3212-0968


35


ue s rig

Karin

eR

ESTILO

od

Aposte no floral A

aposta do floral no outono e inverno com tons frios e escuros são a tendência da estação. A composição do fúcsia, tons terrosos, verde, azul, mostarda e petróleo, conferem harmonia e combinam com a estampa delicada das flores e folhas. Aposte no mix de cores das estampas e inspire-se nos looks.

As mangas bufantes voltaram com tudo direto dos anos 1980 e na composição um estilo delicado e com a estampa floral liberty, podemos brincar com duas tendências da estação. O sapato na cor fúcsia deixa o look imponente com um mix de cores da temporada.

O mostarda é uma das cores que faz parte da cartela de tons terrosos, o mix de cores com o vinho deixa a composição elegante e refinada, sem perder a leveza com a estampa floral. A gola alta é uma tendência atemporal super charmosa e bem funcional nos dias frios.

Body: Eloisa Fummero

Composição casual e monocromática, brincando com as tonalidades de azul, cor forte da temporada e escolhida como a cor de 2020. O floral no estilo folhagem da linha tropical deixa a composição fresh, sendo uma dica de look para os dias em que a temperatura não está tão baixa. O mule completa o conforto, praticidade e delicadeza.

36

Vestido: Lojas Renner

Saia: Lojas Renner

Sapato: StudioZ

Sandália: Studio Z

Body: Eloisa Fummero Shorts: Lojas Renner Sapatilha: STUDIO Z


Criatividade e

Marta G

JEITO KIDS

is om

disposição para manter os filhos felizes

A

quarentena segue firme e os desafios continuam! As crianças presas em casa, pais trabalhando e a incerteza de quando e como voltaremos ao novo “normal”, gera expectativa e ansiedade. Agora é hora de deixar nossos filhos seguros e confiantes, ser mais presente e aproveitar um pouco mais o tempo com eles.

Já tentou fazer algum treino infantil, ginástica, dança ou até mesmo futebol? As crianças se divertem e praticam atividade física, já que agora o celular está fazendo muito mais parte do dia a dia deles. Ler histórias ou brincar com eles também é uma ótima forma de aproveitar o dia, distrair, aprender e vivenciar novos momentos que ficarão marcados no coraçãozinho deles.

Ed. catapulta

Ed. Paulus

Goo Jit Zu

Hello Kitty Playmobil De volta para o Futuro

Massa Areia

L.O.L Surprise

Ben 10 Omnitrix

Na Na Surprise Pom Doll Series 1

Roblox Sunny Brinquedos

37


to

Al

m

a Ne

Ladir

DICA DO CERVEJEIRO Inverno e harmonização

ad

com cervejas

O

friozinho chegou e para muitos já não é mais época de se beber cerveja. Mas eu vou te contar uma novidade: há cervejas que combinam com o tempo frio e a regra mais simples de adequação ao momento é a cerveja mais “pesada”.

O termo cerveja “pesada” denomina a bebida com teor alcoólico maior e com uma base de malte maior e mais complexa. Quanto maior a quantidade de malte, maior o teor alcoólico da cerveja e quanto mais maltes especiais tiver a receita, mais complexa fica a cerveja. Maltes especiais são os maltes com torras ou tostas diferenciadas, como os maltes que dão cores avermelhadas, acobreadas e escuras à cerveja. Além da possibilidade de maltes defumados que remetem a bacon. O estilo Russian Imperial Stout ou o British Imperial Stout, é um dos estilos de cerveja mais complexos que já tomei. Sua história tem como curiosidade ter sido uma cerveja adorada pela Rainha Catarina (A grande), do Império Russo no século 18, durante suas visitas à Inglaterra. Ela gostou tanto que transportava vários litros no seu retorno ao ponto de ter também o estilo conhecido como Russian Imperial Stout. Imperial do nome não tem tanto a ver com o Império, mas sim no seu teor alcoólico elevado e por consequência complexidade. Este tipo de cerveja pode ter de oito a 12 % de teor alcoólico além de admitir alguns adjuntos para incremento de sua complexidade. A Cervejaria Campinas acabou de envasar em latas de 473ml, uma Russian Imperial Stout nomeada Matrioska. Esta receita tem cinco tipos de maltes de diferentes, além de Nibs de cacau e cumaru. Os Nibs de cacau dão cremosidade, notas de chocolate e avelã à receita, já o cumaru dá notas intensas de baunilha, o que deixa essa cerveja de 11% de teor alcoólico, mais equilibrada e repleta de gostos e aromas para sua experiência ser única. Como sugestão de harmonização a Matrioska cai muito bem com doces, experimente com cannoli de avelã ou com um bolo de chocolate e deixe sua experiência ainda mais agradável. Espero que tenha deixado uma pontinha de curiosidade para sua próxima nova experiência e, também, ter mostrado que há muitas opções de cervejas para serem bem apreciadas no inverno.

Ladir Almada Neto é mestre em gestão e cervejeiro por paixão da Cervejaria Campinas www.cervejariacampinas.com.br 38


39


AGENDA CULTURAL

Aproveite, divirta-se, se emocione e aprenda com nossas

dicas de séries, filmes e livros

SÉRIES Doces magnólias É inspirada em uma popular série de livros românticos norte-americanos, que faz bastante sucesso lá fora. A história da série é simples, mas promete conquistar você. Ela se passa em uma cidadezinha da Carolina do Sul, e acompanha a história de três mulheres distintas, mas que são amigas desde o colegial. Juntas, elas se ajudam na superação dos desafios da vida, na evolução da carreira profissional, nos conflitos familiares e no amor.

Valéria Se você gosta de Sex & City, Girls e O Diário de Bridget Jones, Valéria é para você. A nova série espanhola da Netflix segue os dilemas e as aventuras sexuais, de amizade e de trabalho de quatro amigas: Valéria, Lola, Carmen e Nerea.

FILMES Viver duas vezes A trama se passa em uma cidade de Valência, e narra a história de um professor acadêmico aposentado e viúvo, diagnosticado com o primeiro estágio da doença de Alzheimer. Durante um almoço de família, a filha decide ajudá-lo a aproveitar seus últimos momentos de memória para reencontrar seu amor do passado.

Joias brutas Em uma excelente interpretação, Adam Sandler vive Howard Ratner, um dono de joalheria viciado em apostas que é constantemente ameaçado por dever pelas pessoas erradas. Para quitar suas dívidas, ele decide colocar a leilão uma preciosa joia extraída na Etiópia.

LIVROS A coragem de ser imperfeito a autora trata de assuntos que costumam ser evitados, como vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição.

40

Mulheres que correm com os lobos Identifica a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda, com o arquétipo da mulher selvagem, e propõe o resgate desse passado longínquo, como forma de atingir verdadeira libertação.


41


42

Profile for Prado Editora

Revista Prado Ed 68 Ano 6  

Já ouviu falar do aquarioterapia? A observação de um aquário nos traz calma e tranquilidade e ter um em casa pode ser uma forma eficaz de lu...

Revista Prado Ed 68 Ano 6  

Já ouviu falar do aquarioterapia? A observação de um aquário nos traz calma e tranquilidade e ter um em casa pode ser uma forma eficaz de lu...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded