Page 1


Jeanny Gouvêa


E

EXPEDIENTE

18

ALEX SANDRO DO PRADO Diretor Comercial EFIGÊNIA JULIANA G. PRADO Diretora Administrativa ANDRÉA BARBIERI Editora Chefe - MtB/SP - 30.630 e-mail: redacao@pradoeditora.com.br

CELSO DE MENEZES FERNANDO FUTENMA Fotógrafo - Coluna Social DEPARTAMENTO COMERCIAL (19) 3251.2351 (19) 9 9240.9717 contato@pradoeditora.com.br

SUMÁRIO

JEANNY GOUVÊA Direção de Arte

ENTREVISTA Renato Sola Leite Pág. 12

LOUNGE Coluna social Pág. 42

VINHO Cor de Rosa, na sua taça Pág. 14

DICA GASTRONÔMICA Outback: ícones à mesa Pág. 52

ESPAÇO CASA Elegância e requinte Pág. 28 ESTILO Mix and match Pág. 30

COLABORADORES Ana Galliano, César Urnhani, Fernanda Garcia, Karine Rodrigues, Ladir Almada Neto, Manuel Alves Filho, Maria Cecilia Valadares Zitto, Marcos Paim, Marta Gomis, Neusa Leoncini, Tábata Boccatto e Wagner Eduardo Matheus

TURISMO Lençóis Maranhenses Pág. 16

MINHA RECEITA Gnocchi de beterraba Pág. 54

MATÉRIA ESPECIAL EMPREENDEDORISMO 4 anos da Revista Prado 25 anos de Miami Pág. 18 Pág. 32 DICA CERVEJEIRO Harmonização Pág. 34

CONEXÃO VIP Dicas do mercado de luxo Pág. 22

EDUCAÇÃO A escola do futuro Pág. 36

www.pradorevista.com.br 10

BELEZA Beleza Natural Pág. 26

TECNOLOGIA Tecnologia Avançada Pág. 58 COMPORTAMENTO Propósito, qual é o seu? Pág. 60 AGENDA CULTURAL Divirta-se com espetáculos, cinema e shows Pág. 62

SAÚDE Novembro Azul Pág. 24 facebook: /revistaprado instagram: @pradorevista

ESPAÇO PET Ozonioterapia Pág. 56

MOTOR Tiguan Allspace Pág. 38

JEITO KIDS Novidades do Universo Infantil Pág. 66


11


Renato – O câncer de próstata é o tumor que mais atinge os homens, porém o tumor de pênis e o de testículo são doenças exclusivas dos homens. A incidência dessas doenças é menor, mas não deixa de ser um problema de saudade pública e vale ser lembrado também no mês de novembro. Além disso, em cada faixa etária do homem há doenças que devemos ficar atentos e tratá-las para evitar uma enfermidade maior. Por exemplo, na primeira infância, há uma patologia conhecida como “testículos não descidos”, que precisa ser corrigida antes dos dois anos de vida da criança, para evitar uma infertilidade futura. Na adolescência há uma patologia que pouco se fala, mas é de extrema relevância, a varicocele, que é uma dilatação das veias presentes dentro do escroto e se não tratada, pode levar a infertilidade também. Na fase adulta, uma doença que acomete os homens até mais que câncer de próstata, é o processo de envelhecimento da próstata e seu crescimento, que pode levar a dificuldade e esforço para urinar. Para quem leva uma vida sedentária, a disfunção erétil afeta os homens, e atualmente, teve uma evolução muito grande no tratamento, desde o uso de remédios via oral, injetáveis e a prótese peniana. Há outras patologias em que os tratamentos evoluíram muito.

Novembro Azul N

ovembro é o mês de conscientização para prevenção do câncer de próstata, e é unanime entre os especialistas que a prevenção ainda é o melhor remédio. O urologista e diretor da clínica Saúde Monte Castelo, Renato Sola Leite, fala sobre o assunto e outras doenças que atingem os homens. Revista Prado – No mês de novembro, muito se fala em câncer de próstata, há algum tratamento novo? Renato Sola – Na medicina há uma evolução contínua e o câncer de próstata tem um índice de cura de 90%, se detectado na fase inicial. Os tratamentos estão evoluindo e a cirurgia, por exemplo, hoje é feita por vídeo laparoscopia e por uma plataforma robótica que é minimamente invasiva, com menos dor e recuperação mais rápida. Outro tratamento que evoluiu é a radioterapia, que atualmente tem resultados semelhantes ao da cirurgia. Medicamentos também aumentam a qualidade de vida e sobrevida do paciente. RP – Além do câncer de próstata, quais outras doenças graves atingem os homens?

12

RP – Entre as doenças citadas acima, qual a mais grave? Como prevenir? Renato – Todas as doenças têm sua relevância e devem ser tratadas com urologista. Além do câncer de próstata, eu destaco a varicocele citada anteriormente, que é a principal causa de infertilidade no homem. Tem como prevenir e consultas periódicas ao especialista é a maior aliada na prevenção e resolução desses problemas. O homem tem que se conscientizar em ter uma frequência, desde cedo, em consultas e exames de rotina. Isso irá ajudar na sua saúde e prevenir doenças. RP – Sobre o câncer de próstata, é hereditário? Renato – Há uma relação hereditária importante, embora nem todos os tumores são associados com hereditariedade direta, mas um dos principais fatores de risco é quando se tem parentesco em primeiro grau com alguém que tem histórico da doença. O fator hereditário é importante para se iniciar uma prevenção precoce. É recomendável, para homens com histórico de câncer de próstata na família, que se faça avalições periódicas a partir dos 45 anos. RP – Qual seria a melhor forma de se detectar o câncer de próstata? Renato – O exame de toque, que ainda sofre muito preconceito, é um exame fundamental para a triagem do tumor e deve ser feito anualmente. É um exame simples, rápido, indolor e que salva vidas. É preciso deixar o preconceito de lado e procurar um médico.


13


V

Cor de

Rosa , na s u a taç a

O

s dias quentes do ano chegaram e os rosés voltam a completar as taças dos amantes do vinho. Os rosés são os vinhos da alegria e da descontração, companheiros ideais para se beber em dias de calor. Com suas tonalidades que variam entre salmão, casca de cebola e blush, os vinhos rosés são resultado da vinificação com apenas um breve período de contato entre a casca da uva tinta e seu mosto. Os principais sabores do vinho rosé são frutas vermelhas e cítricas, flores, e melão, com um agradável sabor verde crocante no final, semelhante ao aipo. Naturalmente, dependendo do tipo de sua uva e vinificação, o rosé varia de sabor. Esses vinhos combinam muito bem com pratos leves, típicos da primavera e do verão. Algumas combinações, dependendo do estilo de rosé, são particularmente interessantes:

A na

Galliano

VINHO Ro sé s se co s e l eves

Aqui estão a maioria dos rosés provençais, os rosés à base de Pinot Noir da Borgonha e do Loire e o italiano Bardolino Chiaretto. Harmonizam com saladas leves, massas leves e pratos de arroz, especialmente com frutos do mar, crustáceos crus ou levemente cozidos e peixes grelhados.

Rosé s c om um toque de doçura Vinhos como Rosé d’Anjou e Mateus Rosé. Se você preferir este estilo, você terá mais sucesso com saladas do que com peixe cru. Pode ser útil com pratos de arroz da culinária tailandesa, levemente temperados com curry

Ro sé s se co s de co rp o mé dio Como os encontrados no Sul da França (Rhône e Languedoc) e rosés espanhóis de Rioja e Navarra. Esse estilo extremamente versátil resiste a grandes sabores, como anchovas, azeitonas, alho, açafrão e pimentão. É o vinho ideal para beber com tapenade ou uma salada Niçoise, uma paella ou frango grelhado, peixe ou cordeiro com ervas.

Ro sé s e l e ga ntes e fru ta d o s Como os Rosé de Bordeaux com base em Merlot, e os Rosés Provençais mais caros. Beba com frutos do mar sérios, como lagosta, salmão grelhado, atum ou pato e cordeiro delicadamente cozido. Funciona também com queijos de casca branca, como Camembert e Brie.

Ro sé s fru ta d o s e nco rp a dos A exemplo do Syrah e Cabernet rosé do Chile, Califórnia e da Austrália. Mais próximos de um tinto do que um rosé robustos, ousados e frutados. Muitas vezes com bastante álcool, mas tendem a não mostrar porque eles não são tânicos e são servidos gelados, que os torna ideais para um churrasco e para beber com alimentos picantes.

Espuma ntes Ro sé Abrange uma gama de estilos de seco a meio seco. Os mais leves e secos são ideais para beber em coquetéis (Cava rosada é perfeita com tapas), os mais doces podem ser servidos em um chá da tarde com bolos, muffins e tortas de frutas.

Cha mpag ne Ro sé Novamente, há uma variação no estilo entre os mais leves e os mais encorpados. Estilos mais leves acompanham canapés enquanto o Champagne vintage rosé encara de frente uma lagosta grelhada e mesmo um cordeiro assado ou pratos de caça como faisão e perdiz. Com este pequeno guia, está pronto para ver seu mundo ficar mais cor-de-rosa? 14


15


M ar

e a g ra n d i o s i d a d e d a n a t u re z a

D

unas de areia branca e fininha, e lagoas refrescantes de água doce marcam o cenário paradisíaco do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o maior campo de dunas da América do Sul. O parque, criado em 1981, é uma unidade de conservação brasileira de proteção à natureza localizada na região nordeste do Maranhão, a 250 quilômetros da capital São Luiz e sua área está distribuída em 156,5 hectares, entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 16

As dunas, que ocupam a maior área do parque, são criadas pelos ventos e isso faz com que o visual nunca seja o mesmo nos Lençóis. Em sua área encontram-se também rios, dunas fixas pela vegetação da restinga e manguezais. É no período das chuvas (fevereiro a maio) que se formam as lagoas interdunares, e é após este período que os Lençóis Maranhenses apresentam o seu melhor cenário, com as lagoas cheias. Por conta disto a melhor época para visitar o parque é de maio a setembro.

omacissa

Lençóis Maranhenses

roc

Va

Zitto @ um

ia Cecilia

ares

gi

T

TURISMO

lad


Santo Amaro do Maranhão, detém a maior parte do território do parque e tem fama por ter as lagoas mais bonitas do circuito, por ser menos explorado, é um verdadeiro paraíso. As lagoas mais conhecidas são a Lagoa da Betânia, da Andorinha e da Gaivota.

Vista do alto do Farol de Preguiças O acesso ao Parque dos Lençóis Maranhenses se dá principalmente pelas cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão, partindo da capital São Luís, sendo Barreirinhas a mais conhecida entre os turistas, pois oferece melhor infraestrutura de hotéis, restaurantes e muitas opções de passeio. De Barreirinhas ao Parque é preciso pegar uma balsa no Rio Preguiças e depois o trajeto é feito por veículos com tração 4x4.

Santo Amaro do Maranhão Atins é um povoado que está entre as dunas e o mar, o que atrai muitos praticantes de kitesurf. As lagoas Tropical e da Capivara são as mais sugeridas, e não se pode deixar de visitar a Praia de Atins e o Canto de Atins. Para comer o restaurante da Luzia e o restaurante do Seu Antônio, são os melhores da região. Entre Barreirinhas e Atins está a praia de Caburé, com uma paisagem é linda e onde a faixa de areia divide o mar e o Rio Preguiças. Uma das maneiras mais bonitas para se ver os Lençóis é do alto. Do Aeroporto de Barreirinhas, é possível sobrevoar essa paisagem incrível. O voo tem duração de trinta minutos e custa em torno de 300 a 350 reais por pessoa.

Atins Entre os roteiros mais procurados estão o Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul. Os dois tem duração de meio dia e podem ser feitos também à tarde, para desfrutar de um lindo pôr do sol. Andar de lancha pelo Rio Preguiça, o principal rio da região, é outra ótima opção de passeio. As principais iguarias da gastronomia local são o peixe e o camarão. Na Avenida Beira-Rio ficam os bares e restaurantes, os mais conhecidos são O Bambu e A Canoa, com cardápio variado.

Lagoa dos Peixes Um cenário fascinante, encantador, diverso, imenso e vasto, compõe os Lençóis Maranhenses, um cantinho especial do Brasil para contemplação e contato direto com a natureza. 17


réa Barb ier i

A nd

M

MATÉRIA ESPECIAL

Quatro anos

de sucesso! E

lá se vão quatro anos. Passou voando, e parece que foi ontem que a primeira edição nascia. Todo ano, no mês de aniversário da Revista Prado, fazemos uma retrospectiva, atualizamos números e sempre trazemos uma novidade. Neste ano, além da identidade visual da marca, a Revista passa a ser a primeira publicação multiplataforma da cidade de Campinas e o Prado Play começa a circular, iniciando um novo ciclo.

Alex Prado, diretor da Revista Prado Para Alex Prado, diretor da Revista Prado, a ideia de criar conteúdos que estejam presentes em todas as plataformas de mídias, vem de encontro com a necessidade de expandir a audiência no mundo tecnológico que vivemos. “No espaço impresso ficamos restritos ao espaço e não conseguimos divulgar todo o conteúdo de interesse do nosso público, por isso, decidimos criar conteúdos exclusivos e mais abrangentes sobre diversos assuntos nas diversas plataformas disponíveis para o leitor”, define Alex. 18


19


M

MATÉRIA ESPECIAL

PLAY

A Prado Play estará disponível no portal e nas redes sociais da Revista. “Acredito nessa tendência e é preciso criar novas formas de publicar notícia. Temos que acompanhar a evolução e garantir que a informação de qualidade chegue para todo mundo”, completa o diretor da Revista Prado. A equipe continua comprometida e trabalhando com a mesma empolgação do início, e desde nossa primeira edição, já contabilizamos mais de 40 projetos temáticos, publicados em mais de 4.000 páginas, incluindo um completo e variado conteúdo editorial que agrada em cheio o público leitor.

Juliana Godoy, diretora executiva da Revista Prado

Revista

20

A Revista Prado, nasceu em 2014, inicialmente para circular no bairro em ascensão Parque Prado. Porém, um ano após sua primeira edição ser lançada, a pedido dos leitores e parceiros, a publicação passou a circular em toda a cidade de Campinas e região. “A Revista Prado circula nos principais condomínios de classes AB e nos principais pontos de encontro da cidade, trazendo assuntos relevantes sobre os mais variados temas. A publicação conquistou o gosto dos leitores da Região Metropolitana de Campinas e continuamos mantendo a qualidade gráfica e editorial, além das novidades que sempre estamos trazendo para os leitores e anunciantes”, conta Juliana Godoy, diretora executiva da Revista Prado.


230 118 112 94 42 12

TAMANDARÉ CAMPINAS

PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA •APROVAÇÕES PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA EM UNIVERSIDADES RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVAPARTICULARES • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA APROVAÇÕES MEDICINA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVAEM • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA APROVAÇÕES EM ENGENHARIAS RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA APROVAÇÕES EM DIREITO PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVAAnglo • PREPARA • APROVA • INSPIRA • PREPARA Tamandaré aprova em todas• MOTIVA as provas. Cada dia, • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA lição. Cada lição, um aprendizado que se consolida. RA • MOTIVAuma • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA Aprova em todos os desafios. Porque oferece a• INSPIRA coragem•para PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA MOTIVA RA • MOTIVAenfrentá-los. • PREPARA •EAPROVA • INSPIRApara • MOTIVA • PREPARA • APROVA os instrumentos superá-los. PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA É mais que aprovação. É ação para sempre. • INSPIRA • MOTIVA RA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA PARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA • PREPARA • APROVA • INSPIRA • MOTIVA

CONCURSO DE BOLSAS

PARA ENSINO MÉDIO E EXTENSIVO

INSCREVA-SE! ANGLOTAMANDARE.COM.BR/CAMPINAS

21


cin i

C

Neu

sa Leon

CONEXÃO VIP Procedimento

estético

O

novo procedimento estético Criolipólise 360 graus foi desenvolvida em Harvard, no Estados Unidos e a tecnologia usa a baixa temperatura para destruir a célula de gordura e tem muito mais vantagens do que o antigo procedimento. Com menor tempo de aplicação, alcança uma área maior e o resultado é sempre vantajoso para alegria das mulheres que desejam um corpo legal para curtir o verão na praia e piscina. Basta uma aplicação de duas horas, em geral, e o resultado já se torna notável logo após três dias. Com dieta equilibrada e exercícios físicos sua durabilidade é bem maior.

Banff,

um sonho canadense O município canadense fica a 90 minutos de carro ou duas horas de ônibus, saindo do aeroporto de Calgary. Os ônibus saem de hora e em hora e a maravilha chamada Lake Louise está a 60 quilômetros a oeste de Bannf, mais ou menos três horas de carro. Mesmo no outono, é possível esquiar ou admirar os encantos famosos deste cartão postal canadense que simboliza a beleza da região. O lago é de um azul profundo cercado por montanhas com seus picos nevados e a geleira Vitória Glacier. Segundo a ciência, a fantástica cor das águas é por causa dos depósitos de sedimentos glaciais. Em uma das margens está o mais famoso hotel, o Fairmont Chateau Lake Louise, imbatível na satisfação dos hóspedes em busca de acomodações luxuosas. Conhecido como a maior área de esqui em uma única montanha na América do Norte e uma das melhores regiões alpinas do mundo para este esporte, também oferece outras atividades ao ar livre, como caminhadas, escaladas, canoagem, pesca, passeios a cavalo, entre outros. Os charmosos quartos apresentam rica decoração alpina que relembra uma história cheia de cores. Permita-se desfrutar da irresistível cozinha do Canadá e do mundo inteiro num dos oito locais que oferecem refeições e bebidas no local. Mas há uma infinidade de hotéis e acomodações para todos os bolsos e vale a pena investir neste roteiro das rochosas que nunca mais você esquecerá!

22


23


Próstata -

M a Eduardo

ne r ag W

SCâncer de SAÚDE

s - CRM 115.0 92 eu th

detecção da doença ao tratamento

O

Novembro Azul é uma campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata realizada mundialmente neste mês. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens e acomete principalmente aqueles com mais de 50 anos de idade e, muitas vezes, na ocorrência de história pregressa do tumor de próstata na família. O melhor tratamento ainda é a cirurgia e as diversas formas de radioterapia, nas fases iniciais da doença. Apesar de controverso, todos os pacientes que desejam realizar a detecção precoce devem procurar atendimento urológico para os exames de toque retal e PSA (exame de sangue), mesmo que não apresentem sintomas, pois a doença é silenciosa nessa fase inicial. Geralmente, indicamos essa busca após os 50 anos de idade, e após 40 a 45 anos para homens com história de tumor de próstata na família. É indicado que a frequência desses exames seja anual, na maioria das vezes. A cirurgia de remoção da próstata (Prostatectomia) ainda é o melhor e mais frequente tratamento realizado. Atualmente, nos Estados Unidos, a maior parte dos pacientes são tratados por cirurgia robótica. Enquanto o país tem 2500 robôs, no Brasil existem apenas 30, ou seja, a disponibilidade é por volta de 2%. A operação pode ser realizada pela via cirúrgica aberta (convencional), laparoscópica pura, e em alguns casos pela intervenção robótica.

Os resultados obtidos por essas técnicas são muito parecidos na remoção completa do tumor, incontinência urinária pósoperatória e impotência. As vantagens relacionadas à técnica laparoscópica (e robótica) envolvem: menor sangramento e transfusões, melhor tempo de recuperação e retorno às atividades habituais/exercícios físicos. No entanto, altos custos adicionais estão envolvidos. Atualmente tem se dado ênfase à pesquisa de novos métodos de diagnóstico e tratamentos para doença avançada, assim devemos destacar o avanço da Ressonância Magnética e o PETCT com PSMA. As medicações, vários novos agentes/ medicamentos vêm sendo utilizados na prática diária e estão disponíveis para o tratamento principalmente de pacientes com metástases ósseas e outros órgãos. No passado, só tínhamos acesso à hormonioterapia e uso de quimioterápicos. Atualmente, várias outras medicações estão aprovadas e disponíveis, outras ainda sendo pesquisadas e/ ou aguardando aprovação nos próximos anos. Procure um urologista. Faça seu exame de próstata. Previna problemas futuros e efeitos indesejáveis dessa terrível doença!

Wagner Eduardo Matheus é médico Urologista da Clínica Urohominis, em Campinas, graduado pela Unicamp, possui Título de Livre-Docente, doutorado mestrado em cirurgia pela FCM-UNICAMP. Residência médica de cirurgia geral pela UNICAMP, Urologia pela Santa Casa de Campinas e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia. 24


25


BBeleza

nanda Ga rci Fe r

a

BELEZA

natural

O

s principais eventos de moda no mundo trazem de volta a pele quase sem tratamento e super hidratada. A tendência do verão 2019 é o skin care. Boca glossy, pele iluminada, olhos coloridos e cintilantes estão de volta. As principais referências de maquiagem são baseadas em pele com um mínimo de base, com leves correções, uma boa hidratação, protetor solar e iluminador. Valorizar as linhas naturais, sardas e texturas é o que o hit do momento e isso já tem nome no mundo da beleza: Wellness Beauty.

Para compor um visual limpo, luminoso, com cara de saudável e refrescante para o verão invista em: Olhos cintilantes, lápis metalizado, principalmente os tons de cobre

O gloss voltou! Aposte no efeito molhado

O “Lip and cheek” é versátil para corar as bochechas e os lábios de forma natural, aplicado com os dedos. Outra opção é o blush coral/ rosado, que dá um efeito “queimadinha” do sol. Quanto mais umidade melhor! Invista em produtos líquidos e em bastão. Fernanda Garcia é maquiadora do Espaço Symetria 26


27


E

ESPAÇO CASA

Elegância e requ i nte

O contraste de estilos e cores trouxe um diferencial para o ambiente

Madeira, espelho bisotado na cor bronze, mármore bronze Armani na bancada da pia e iluminação de LED, conferem elegância e aconchego para a adega

Mirian Perocco Designer de Interiores

28


A madeira freijó ripada no painel da TV e nas laterais melhora o acústico do ambiente. A cor escolhida para a parede e a iluminação dimerizada deixam o ambiente acolhedor

O mix de cimento queimado, madeira laminada e rústica, inox, couro e linho, estão em perfeita harmonia. O painel em lâmina de madeira tem a função de camuflar um louceiro

29


e Rodr i gu

EMIX

Karin

ESTILO

es

AND MATCH

Aposta

M

Para acertar no mix, invista em duas estampas iguais, mas com cores diferentes ou em tamanhos diferentes.

sturar estampas pode assustar algumas pessoas, mas é totalmente possível e a tendência promete vir com tudo no verão 2018/2019. Como misturar estampas? Confira algumas dicas e faça a aposta certa na hora de fazer esse mix.

Aposta

A estampa verde e a roxa são iguais e com cores diferentes

O segredo para misturar estampas de um jeito harmônico e ter as cores em comum.

Tom de azul nas duas estampas

Evite Cuidado com o excesso de estampas. Opte por duas peças estampadas para a composição ficar bacana, um look estampado da cabeça aos pés é muito ousado e pode ficar estranho. Mix de estampas ousado, evitar usar casualmente

Aposta Tom de vermelho nas duas estampas

Evite Cuidado com tamanhos e proporções, evite misturar duas estampas ousadas e grandes na mesma produção, ficará muito exagerado e nada harmonioso no look. 30

Combine uma estampa clássica/tradicional com uma mais ousada e abstrata. Ou invista em duas estampas básicas no mix. Duas estampas clássicas, poá e xadrez em cores neutras. Uma ótima aposta para começar a mistura de estampas


31


A nd

réa Barb ier i

E

EMPREENDEDORISMO

25 anos de

Miami Store

A

Miami Store é referência nacional em loja de departamentos Shop in Shop, possui uma estrutura de 6.000m², dois centros de distribuição e cerca de 30.000 itens premium das mais diversas categorias como esportes, tecnologia, moda, casa, cuidados pessoais, beleza, gourmet, bebidas de marcas nacionais e importadas. O compromisso da loja é oferecer a melhor experiência sensorial por meio de um atendimento exclusivo para cada um dos clientes. E esses são fatores para o sucesso da loja que completa 25 anos. Para Carlos Abdalla Diaz, diretor comercial, a empresa enfrentou crises, agregou valores e atribui o sucesso desses 25 anos a dedicação e o amor que tem àquilo que se faz. “As dificuldades e as crises nacionais e internacionais passam por todas as empresas brasileiras, embora os desafios são maiores nas crises, nossos colaboradores são altamente

Fachada da Miami Store treinados e capacitados, dedicados para atender os clientes que encontram total satisfação e atendimento privilegiado tanto na hora da compra, quanto no pós-venda. É dedicação ao trabalho, amor ao trabalho e cliente em primeiro lugar, sempre”, explica Abdalla. O diretor comercial ainda conta que há planos de expansão, com objetivo de trazer ainda mais produtos diferenciados e marcar de renome no mercado. “Temos planos de expansão, objetivando oferecer aos clientes produtos diferenciados e as melhores marcas”, considera Carlos.

Carlos Abdalla Diaz, diretor comercial 32

A Miami Store é referência nacional em loja de departamentos Shop in Shop


33


Harmonização

ir Almada Lad Ne

D

DICA DO CERVEJEIRO

to

A

s grandes variedades de cervejas artesanais, dentro dos diversos estilos possíveis, trazem além de sabores, cores e aromas variados, a possibilidade de inúmeras combinações com refeições, ou seja, a famosa harmonização. Para harmonizar um prato com cerveja é mais uma experiência que o novo mundo das cervejas artesanais possibilita.

Muitas teorias definem três tipos de harmonização: • Harmonização por semelhança – seria a forma mais comum onde se busca elementos mais evidentes e comuns aos dois (cerveja e alimento). Em geral, alimentos mais fortes e pesados harmonizam melhor com cervejas de mesma característica – reforçando que esta é harmonização mais comum e de maior entendimento por parte dos consumidores. • Harmonização por contraste – é a busca por características opostas entre a cerveja e o alimento, como exemplo: algo doce na comida ou cerveja e o oposto, o salgado, em outro. • Harmonização por corte – a forma mais complexa de harmonização, pois remete um conhecimento um pouco maior, mas que não deixa de ser bastante utilizada nas sugestões dos Sommeliers de cerveja. Sua base está em quando um elemento da cerveja é amenizado pelo alimento ou vice-versa.

Uma das comidas ou refeições mais adoradas é o hambúrguer. E como harmonizar com cerveja? Se for um hambúrguer bem recheados com bacon, queijos fortes e molhos, no pão australiano, eu diria que uma ótima harmonização seria uma American IPA. Sua alta carbonatação harmoniza por corte com a gordura do bacon, seu amargor com o doce do pão seria uma harmonização por contraste e suas características mais evidentes (teor alcoólico médio alto e corpo também) com o alimento mais “pesado” por definição numa harmonização por semelhança. Portanto a Forasteira IPA da Cervejaria CAMPINAS é uma boa pedida de harmonização com hambúrguer. Amargor médio alto com seus 50 IBU. Teor alcóolico também médio alto com seus 6,4%. Além de um aroma cítrico sensacional que remete à maracujá, com um sabor refrescante que pede mais um gole. Experimente! Saúde! 34


35


Pa i

Marcos

E futuro EDUCAÇÃO

m

A Escola do

A

s mudanças no futuro do trabalho têm causado ansiedade e preocupação e, naturalmente, os olhares da sociedade voltam-se para as escolas, em especial as públicas. A cada dia ouve-se mais sobre os empregos que desaparecerão, os que não imaginamos que existirão, além de listas de carreiras que devem ser riscadas das opções dos jovens. Aumenta-se a incerteza sobre o futuro.

A escola do futuro, viável para a realidade brasileira, passa pelo apoio e valorização dos professores, que são os principais construtores das pontes para o futuro dos alunos. O material das pontes deveria ser a vivência, a experiência. Oferecer oportunidades de conectar as tradicionais matérias às habilidades do século 21, às ciências, matemática, tecnologia e engenharia, torna a escola mais atraente e engajadora para os alunos.

Cruzando os cenários da escola pública brasileira e do novo mundo do trabalho, chegamos a uma pergunta: nossas escolas estão preparando os alunos para o futuro? A resposta da maioria da sociedade é que certamente não. Agora, uma pergunta prática: nossas escolas poderiam preparar melhor nossos alunos para o futuro? Creio que a maioria concordaria que sim, com certeza.

A escola brasileira do futuro deveria ser a escola da oportunidade. Oportunidade de aprender e ensinar de forma prática, colocando mais a mão-na-massa, com contexto e significado aliada à criação de um lastro forte de habilidades que permitam a qualquer pessoa adaptar-se e aprender por toda a vida.

A questão seria sobre quais as mudanças viáveis, especialmente no curto prazo, pois as crianças não param de crescer e, em um piscar de olhos, mais uma geração se vai e a educação escolar segue com dificuldades de criar pontes com o mundo real para os jovens.

36

Avançamos na inclusão escolar, precisamos acelerar na qualidade. Capacidade não nos falta.

Marcos Paim é professor e diretor do programa STEM Brasil da ONG Educando.


TRANSFORMANDO

MENTES PARA O FUTURO Há 57 anos o Colégio Notre Dame de Campinas oferece um ensino de excelência intelectual e moral, formando líderes com base em valores humanos e cristãos. Além de toda a tradição, compromisso e segurança que temos como princípios, ofertamos às famílias o período integral opcional em todos os dias da semana, com flexibilidade de horários; e também disponibilizamos o currículo bilíngue, desenvolvido por meio das abordagens CLIL (que trabalha diferentes conteúdos em Inglês) e STEAM (que integra Ciências Humanas e da Natureza). Essas são apenas algumas das razões que explicam porque a instituição foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a marca mais lembrada na categoria "Escola de Educação Infantil" na pesquisa "Marcas de Sucesso" do jornal Correio Popular de Campinas.

EDUCAÇÃO INFANTIL

1

o LUGAR

MARCAS DE SUCESSO 2018

MATRÍCULAS ABERTAS

2019

Agende uma visita 19 2138-8301

|

19 2138-8391

|

notredamecampinas.com.br

37


M

MOTOR

TIGUAN

Allspace

O primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020

E

m sua segunda geração, o Tiguan Allspace apresenta três versões de acabamento e duas opções de motorização TSI, que combinam injeção direta de

combustível e sobrealimentação por turbocompressor para entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Pela primeira vez na história, o Tiguan Allspace contará com motor 1.4 TSI Total Flex – que pode

A lista de itens de série, conforto e comodidade é ampla: ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoia-braço central, voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media,sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseria e sensor de chuva.

ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Outra grande novidade é o retorno da grife “R-Line” ao segmento, com equipamentos exclusivos, design diferenciado e ainda mais esportividade e sofisticação. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 cv – mesmo motor do Golf GTI – associado à inédita transmissão DSG de 7 marchas.

No quesito segurança, o Tiguan Allspace 250 TSI traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletronico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus,

38

As configurações com sete lugares oferecem 216 litros de

faróis de neblina com a função cornering lights, sistema

espaço no bagageiro com as três fileiras de banco em uso.

ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança,

Mantendo duas fileiras de assentos (cinco lugares), o volume

entre outros. Como opcional, o Tiguan Allspace 250 TSI conta

sobe para 686 litros e, com a terceira e a segunda fileiras

o teto solar panorâmico – este, por sinal, opcional livre para

rebatidas, é possível acomodar 1.761 litros dentro do veículo.

todas as versões.


39


M

MOTOR

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.

Test

N

Drive

O empresário Guilherme Coelho aprovou a nova Tiguan Allspace

a edição de novembro, a Revista Prado em parceria

com a concessionária Germânica, convidou o empresário Guilherme Coelho para participar do Test

Drive com a nova Tiguan AllSpace.

Como parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, o Easy Open permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo.

sete lugares, é seguro e estável nas curvas, é confortável, tem

O Tiguan Allspace oferece o “manual cognitivo” – que usa

motor compatível e econômico e tem o melhor custo/benefício

IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o

da categoria. “É um carro grande, confortável, seguro, estável,

veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

motor compatível com o tamanho e peso do veículo, e tem o

Essa solução permite uma nova forma de interagir com o

melhor preço da categoria”, revela o empresário.

veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

40

Segundo Guilherme, o carro é ideal para família, já que tem


1ª à 3ª série do Ensino Médio

aqui ho n desempSeAS BOL UDO = EST DE

inscrições: angloedu.com.br 41


Inauguração Big Jack

Big Jack Hamburgueria inaugura nova loja na entrada das águas no Pq D. Pedro Shopping

42

ata Bocc att Táb o

L

LOUNGE


43


L

LOUNGE

Hawaiian Groove 19 - Julio Lima

HAWAIIAN GROOVE 19 movimentou a associação Okinawa em Campinas, com clima tropical e muita zumba.

44


A S S O

N

É O Ã S S I M

R A M R O F S N O D A N R U T M O

MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTAL I E II ENSINO MÉDIO

@galegasmidia

ENSINO BÍLINGUE

PERÍODO INTEGRAL

Av. Coronel Silva Telles, 700 - Cambuí - Campinas (19) 3252-4033/3751-4063 www.madrececilia.com.br ColegioMadreCecilia

Rede Calvariana de Educação 45


L

LOUNGE

Inauguração Padaria Lagoa do Taquaral

Claudio Fernandes recebeu amigos e fornecedores no seu novo empreendimento. A Padaria Lagoa do Taquaral é um novo conceito de panificação!

46


47


L

LOUNGE

Lançamento Bahya La Chica de Oro

A empresária Andrea Herrmann armou no salão Ajour o lançamento da sua mais nova coleção de joias. Inspirada nos orixás, amuletos e toda a proteção através de pimentas, olhos gregos e patuás, a nova coleção foi intitulada Bahya. O evento contou com música, drinques e comidinhas inspirados no tema e com talk especial de Bruna Cardoso, influencer da marca.

Betina Herrmann

Bruna Cardoso

Sandra Cardoso, Andrea Herrmann, Pamela Vincoletto, Bruna Cardoso

Mari Cavalcanti, Mariana Pimentel, Fabiola Margiotto

Daniela Leal

Izabella Tegon

Cafe da Manha - Grupo Sonhe Cerca de 120 pessoas participaram de um café da manhã, promovido pelo Grupo Sonhe na loja Tennessee Harley-Davidson, em Sousas. Pacientes, médicos, grupo de mulheres motociclistas e homens também tiveram um papo descontraída sobre tumores femininos em seguida realizaram, pelas ruas de Campinas, um passeio de moto com as pacientes para simbolizar a liberdade do diagnóstico, do tratamento e da cura do câncer.

Inauguração The Black Beef A primeira franquia da rede The Black Beef foi inaugurada em Campinas, no Cambuí. A rede une o sabor dos burgers artesanais com preço justo e atendimento despojado, direto do balcão. A unidade campineira tem como sócio o ator Caio Castro com seu empresário Sandro Andrade e os empresários de Campinas, Felipe Marchi, Mark Cappa e Marcio Cappa. O cardápio traz opções de burgers, de batata fritas, milk shakes e bebidas. 48

Leca Herrmann


Um momento único, um lugar especial O Espaço 301 é o local perfeito para cerimônias e festas de casamento. Luxo, conforto, arquitetura diferenciada e toda a estrutura para que seja um momento inesquecível.

Do jeito que você deseja!

Rua Amélia Bueno, nº 301 Taquaral - Campinas - SP (19) 99644-0301 atendimento@espaco301.com.br espaco301 www.espaco301.com.br 49


L

LOUNGE

Inauguração Restaurante Kharina

A rede do Paraná reestruturou o seu sistema de gestão e deu início ao seu arrojado plano de expansão para outros estados começando pelo Grande ABC. A cidade de Campinas recebeu a segunda unidade, inaugurada em outubro, no Campinas Shopping. Os clientes terão acesso ao mesmo cardápio de Curitiba, com destaque para os burgers, steaks, salads e shakes. O menu ainda conta com entradas, massas e os clássicos, servidos desde 1975.

50


51


DOutback:

sF i

o lh

M an

uel Alve

DICA GASTRONÔMICA

í c o ne s à m e s a

C

om três casas em Campinas, o Outback Steakhouse está entre as marcas mais lembradas pelo consumidor quando o assunto é comer fora de casa. Uma das razões para tanto sucesso, além do ambiente descontraído, é o cardápio do restaurante, que oferece opções para todos os gostos. Alguns pratos se tornaram icônicos, como a Bloomin´Onion, tradicional cebola gigante que é empanada e frita.

Bloomin Onion

Junior Ribs O Outback chegou a Campinas no ano 2000 e a primeira unidade foi instalada no Shopping Iguatemi. Atualmente, a marca também está presente nos shoppings D. Pedro e Galleria. Para comemorar os 18 anos de atividades na cidade, a casa pioneira passou recentemente por uma ampla reforma. Ganhou mais 170 m2 de área e passou a contar com um total de 802 m2. O espaço oferece 439 lugares, além de sala VIP e espaço kids.

Chopp 340 ml

As três unidades de Campinas apresentam um excelente desempenho dentro da rede. Somente a do Iguatemi vendeu, ao longo de 2017, 172 mil litros de chope, 22 toneladas de Bloomin’Onion e 49 toneladas de costela suína, outra estrela do cardápio da marca. A rede Outback Steakhouse possui 92 restaurantes no Brasil, distribuídos por 38 cidades - 14 estados e Distrito Federal. No mundo, está presente em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania.

Outback Iguatemi 52


Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Cidade de Campinas 1º lugar

Estado de São Paulo 7º lugar

Brasil 36º lugar

De acordo com os dados divulgados pelo MEC em setembro, o Colégio Progresso obteve o 1º lugar na cidade de Campinas, o 7º lugar no Estado de São Paulo, na prova do IDEB – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. Posições semelhantes às obtidas nas provas do ENEM dos últimos anos, com o Progresso alternando-se entre a primeira e segunda posição na cidade de Campinas, figurando entre as melhores escolas do Estado de São Paulo e do Brasil. Esses resultados, além de nos orgulhar muito, legitima um projeto pedagógico diferenciado e em constante atualização. E, acima de tudo, confere visibilidade ao comprometimento dos professores e equipes de ensino, com a excelência na formação de nossos alunos. Dividimos todos esses destaques com os pais que escolheram a nossa escola para a evolução de seus filhos. Esse é o nosso Progresso. Unidade Cambuí Av. Júlio de Mesquita, 840 (19) 3211-3800 Unidade Barão Geraldo Rua Dr. Sérgio de Almeida Prado, 210 (19) 3287-6613

colegioprogresso.com.br

Nova Unidade Itu Rua Pedro de Paula Leite, 257 - Centro

/progressobilingue

@progressobilingue

Firmando valores, formando pessoas.

53


MPeixe

An

dréa

Barbie ri

MINHA RECEITA

assado com crosta de banana da terra e mil folhas de abóbora ao molho de amêndoas

O

paulista Moises Francisco, conhecido como chef Chocolate, está há três meses em Campinas e já conquistou o paladar dos campineiros com suas receitas de conceito natural gourmet. No comando da cozinha do restaurante Mãe Terra, ele utiliza ingredientes baratos e transforma os alimentos em verdadeiras obras de arte, para, literalmente, comer com os olhos. E os pratos não são só bonitos, são deliciosos. Com experiência em hotéis sete estrelas e com receitas autorais, que não levam nenhum ingrediente industrializado, chef Chocolate ensina uma receita com abóbora, banana da terra e peixe panga, que é um pescado barato e muito saboroso.

54

Moises Francisco - Chef Chocolate

“Utilizar produtos que não são industrializados faz toda a diferença no sabor. E dá para fazer muita comida gostosa com ingredientes que não são tão caros”, conta Moises.


Ingredientes ●●

500 gramas de filé de peixe de sua preferência

●●

2 bananas da terra

●●

500 gramas de abóbora pescoço laminada

●●

200 gramas de muçarela

●●

100 gramas de amêndoas torradas

●●

100 gramas de manteiga

●●

Sal à gosto

●●

2 dentes de alho picados

●●

2 limões sicilianos

●●

Tomilho, alecrim e azeite à gosto

Modo de preparo Em uma numa assadeira coloque os filés de peixe e tempere com sal, alecrim, tomilho e suco dos limões. Pegue a banana da terra e corte em tiras finas diagonais, coloque em cima do peixe, intercalando uma sobre a outra e leve ao forno a 180 graus por 20 minutos. Numa outra assadeira coloque uma fatia de abóbora e um pouco de muçarela, repetindo o processo até que todas as fatias estejam dispostas na assadeira. Coloque o azeite e sal e um galho de alecrim e de tomilho. Leve ao forno 180 graus por 15 minutos. Numa panela, coloque a manteiga derretendo lentamente e retirando seguida todas as impurezas com uma colher. Adicione as amêndoas laminadas torradas, sal a gosto e reserve. Retire o peixe e a abóbora do forno e monte em um prato de acordo com sua preferência e criatividade, acrescentando o molho de amêndoas por cima. Está pronto! Agora é só apreciar esse delicioso prato saudável e muito saboroso! 55


E

ESPAÇO PET

Ozonioterapia A terapia é um complemento ao tratamento clínico e tem diversas indicações

V

ocê já ouviu falar que o gás ozônio tem ação terapêutica? O gás que faz parte da atmosfera é aplicado também em tratamentos de saúde, e aqui no Brasil, é aprovado para fins veterinários e vem sendo utilizado como alternativa contra a dor, inflamações e no combate a várias doenças. Segundo a veterinária Camila Iliovitz, ao ser aplicado, o ozônio reage com os tecidos formando substâncias que estimulam o sistema antioxidante e age como vasodilatador, promovendo grande liberação de oxigênio para as células, melhorando a oxigenação do organismo. “ A terapia com ozônio estimula o sistema imunológico agindo diretamente sobre diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos e protozoários. Também tem excelente efeito analgésico e anti-inflamatório, atuando como adjuvante no tratamento de dores crônicas”, explica a especialista.

A ozonioterapia é contraindicada em animais com anemias severas e hemorragias, hipoglicemia e fêmeas gestantes”, elenca a veterinária. O tratamento funciona como auxiliar em diversas patologias e pode ser associado à maioria das medicações convencionais, sem efeitos colaterais. “Cada animal responde de uma maneira, mas praticamente todos são beneficiados pelos efeitos da ozonioterapia”, finaliza Camila.

A veterinária conta que as principais indicações da ozonioterapia incluem doenças infecciosas, bacterianas, virais e fúngicas em geral. “Usamos a ozonioterapia para diversas patologias, como por exemplo em casos de erlichiose, parvovirose, cinomose e cistites refratárias. Em feridas contaminadas, aberturas de pontos e em feridas de difícil cicatrização estimula a renovação celular e regeneração dos tecidos”, elenca Camila. A profissional ainda completa dizendo que o tratamento inicial varia de uma a duas aplicações por semana, dependendo do caso e do estado geral do animal. “As aplicações podem ser feitas por meio de injeções subcutâneas e intramusculares. 56

A veterinária Camila Iliovitz conta que a ozonioterapia não tem efeitos colaterais


BOLSAS

100%

de até

ENSINO MÉDIO

DESAFIOOBJETIVO.COM.BR UNIDADES BARÃO GERALDO CAMBUÍ CENTRO VILA INDUSTRIAL VINHEDO 57


T

TECNOLOGIA

Tecnologia

Avançada

A

ZTE acaba de lançar o Nubia X, um smartphone com duas telas, sendo a segunda localizada na traseira do aparelho. A parte frontal pode ser completamente ocupada pelo visor, já que as duas câmeras, de 24 MP e 16 MP, ficam atrás. Na hora da selfie, basta virar o smartphone e capturar a foto enquanto vê o resultado na tela traseira. O novo modelo terá processador Snapdragon 845, opções com 6 GB ou 8 GB de memória RAM, 64 GB ou 128 GB de armazenamento e uma bateria de 3.800 mAh.

Se você sempre quis ter um iPhone modificado e temático, feito em titânio especialmente para promover uma luta de UFC (Ultimate Fighting Championship), finalmente chegou a sua hora. A Caviar, empresa russa conhecida por suas versões supercaras de smartphones, acaba de lançar um aparelho que faz alusão ao duelo entre Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor pelo mais midiático torneio de luta da atualidade. Tanto o iPhone XS quanto o iPhone XS Max tiveram a oportunidade de ganhar uma versão diferenciada e os modelos começam a ser vendidos a partir de US$ 4.540, cerca de R$ 17 mil. Esse é o preço da versão mais básica (iPhone XS de 64 GB), mas o modelo mais caro (iPhone XS Max de 512 GB) sai por US$ 5.440, nada menos do que R$ 20 mil. O smartphone traz cobertura prateada de titânio e tem na sua parte traseira uma água e um tigre entalhados sobre o octógono do UFC. Na parte inferior está o nome do torneio, dos lutadores e a data do embate.

Novidade nas

redes sociais O Instagram vai atualizar a ferramenta Stories, que permite a publicação de pequenos vídeos efêmeros de 15 segundos feita por usuários. Segundo o Android Police, o aplicativo permitirá que os usuários gravem vídeos mais longos, sem restrição de tempo, para depois dividi-los em segmentos. Um vídeo publicado no YouTube pelo usuário Smarth Verma mostra como a ferramenta atualizada vai funcionar: enquanto você grava o Stories, a cada 15 segundos, o Instagram armazena em sequência o que foi capturado. 58

FONTE: Tecmundo


59


C

COMPORTAMENTO

Propósito, qual é o seu?

E

m tempos que o individualismo está em alta, servir, doar, fazer algo pelo outro sem esperar nada em troca é algo raro. Mas, ainda que seja minoria, existe pessoas que se dedicam para fazer o próximo feliz. E há atos que não há dinheiro que pague, como é o caso das mulheres que passam por mastectomia, em que existe a possibilidade de reconstrução do seio e até mesmo do bico do mamilo, mas a pigmentação característica acaba sendo perdida.

que o resultado ficasse o mais próximo possível da realidade. “Eu uso a técnica 3D para fazer os desenhos e utilizo pigmentos especiais, tanto para aréolas, quanto para as sobrancelhas”, elenca Ana.

E com o propósito de resgatar a autoestima das mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, a micropigmentadora Ana Savoy dedica parte do seu tempo para trazer de volta a autoestima, o sorriso, a felicidade e a confiança dessas mulheres novamente. Ana reconstrói o desenho da sobrancelha ou da aréola mamária em mulheres que tenham sido submetidas respectivamente a quimioterapia ou mastectomia, e sem cobrar nada. O trabalho é voluntário, feito com muito amor, respeito e carinho pelas pacientes. “Escuto histórias de superação e sei o que isso significa para uma mulher. A mudança na autoestima delas é visível, melhora a estética, o humor e até torna a recuperação mais fácil”, comenta.

Ana Savoy ajuda mulheres a resgatar a autoestima

A profissional tem 22 anos de experiência como micropigmentadora e há 10 decidiu fazer esse trabalho voluntário porque desde a primeira vez que redesenhou uma aréola ficou comovida com a felicidade que proporcionou a paciente e decidiu que não receberia nenhum dinheiro pelo trabalho. “Faço entre 20 e 30 procedimentos por ano e isso me realiza, me faz bem e me faz muito feliz”, explica a micropigmentadora.

Para redesenhar as aréolas, ela mede a proporção dos seios, seleciona pigmentos orgânicos e usa a técnica 3D que é a perspectiva de cor e luz, fazendo o efeito de projeção do mamilo. Ela se especializou na técnica para 60

Ana utiliza pigmentos especiais, tanto para aréolas, quanto para as sobrancelhas Ana conta que é um momento mágico quando entrega o espelho na mão das pacientes e elas se veem novamente belas. “A reconstrução do complexo mamilo areolar resgata a feminilidade e é muito gratificante proporcionar essa alegria às pessoas”, pontou Savoy. Além de atender em sua clínica, Ana ministra cursos para quem tem interesse em se especializar em micropigmentação e promove eventos em hospitais, oferecendo gratuitamente a tatuagem cosmética para pacientes.

É visível a mudança de humor nas mulheres que refizeram a sobrancelha ou a aréola do seio


61


A

AGENDA CULTURAL

CINEMA CINEMARK SHOPPING IGUATEMI www.cinemark.com.br KINOPLEX SHOPPING DOM PEDRO www.kinoplex.com.br CINÉPOLIS CAMPINAS SHOPPING www.cinepolis.com.br CINEFLIX GALLERIA SHOPPING E SHOPPING VALINHOS www.cineflix.com.br CINE ARAUJO MULTIPLEX PARQUE DAS BANDEIRAS www.cinearaujo.com.br TOP CINE PLEX PRADO BOULEVARD SHOPPING e PAULINIA SHOPPING www.topcineplex.com.br

TEATRO

CINE SUMARÉ www.cinesumare.com.br Rua Justino Franca nº 218 - Centro, Sumaré – SP

ANIMAIS FANTÁSTICOS: OS CRIMES DE GRINDELWALD Lançamento: 15/11 (2h14min) De: David Yates Com: Eddie Redmayne, Katherine Waterston e grande elenco Gênero: Fantasia, Aventura Newt Scamander reencontra os queridos amigos Tina Goldstein, Queenie Goldstein e Jacob Kowalski. Ele é recrutado pelo seu antigo professor em Hogwarts, Alvo Dumbledore, para enfrentar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald, que escapou da custódia do Congresso Mágico dos EUA e reúne seguidores, dividindo o mundo entre seres de magos sangue puro e seres não-mágicos.

ENCANTADO Lançamento: 29/11 (1h 25min) De: Ross Venokur Com: Larissa Manoela, Leonardo Cidade, Demi Lovato e grande elenco Gênero: Animação, Família, Comédia Uma nova versão sobre o conto de fadas das princesas. Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida estão animadas com seu noivado com o Príncipe Encantado. O que elas não esperavam é que todas estão noivas do mesmo príncipe.

17 18

e BEATLES 4 KIDS sábado e domingo às 15h

Teatro Iguatemi

21

SILVA - BRASILEIRO quarta-feira às 21h

Teatro Iguatemi

23 25

17 18

e MÁS COMPANHIAS sábado às 21h e domingo às 19h 62

Teatro Iguatemi

a A VISITA DA VELHA SENHORA sexta e sábado às 21h30; domingo às 19h

Teatro Iguatemi


63


SHOW

24

THIAGO VENTURA - SÓ AGRADECE sábado às 18h

Teatro Iguatemi

16

FERRUGEM sexta-feira às 21h

Credicard Hall

30

Almir Sater sexta-feira às 21h

17

HERBIE HANCOCK sábado às 21h

Credicard Hall

Teatro Iguatemi Informações:

19 3294-3166 www.teatroiguatemicampinas.com.br

23

18

ZECA BALEIRO sexta-feira às 21h

JAGUARIÚNA GOSPEL FESTIVAL domingo às 19h

Credicard Hall

Red Eventos

30

23

CHITAOZINHO E XORORO / BRUNO E MARRONE sexta-feira às 22h

PARALAMAS DO SUCESSO, JOTA QUEST E MANEVA sexta-feira às 21h

Credicard Hall

Red Eventos

Informações:

Informações:

64

www.redeventos.com.br

Av. das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro – São Paulo Venda de ingressos - www.ticketsforfun.com.br


Eu quero tudo de bom para os meus filhos.

Infantil • Fundamental • Médio • Período Integral • Programa Bilíngue R.24 de Maio, 731 Vila Industrial Campinas / SP

(19) 3272-8699

Renovatus.com.br 65


JMickey

Ma

rta Gomis

JEITO KIDS

Levi´s

f a z 90 a n os!

A

Revista Prado está fazendo aniversário e o personagem mais amado do mundo comemora 90 anos de sua primeira aparição oficial, no dia 18 de novembro. O ratinho faz sucesso com as crianças de todas as gerações, e tem um jeito amigo, inteligente, esperto e amoroso. Para comemorar, várias empresas lançaram produtos com a marca Mickey, e a gente trouxe para vocês todas as novidades do ratinho mais amado do planeta!

melissa

Cu r io s idades sobre Mickey Mo use:

66

O nome original de Mickey era para ser Mortimer

Steamboat Willie é um curta-metragem da Walt Disney Studios de 1928, estrelado por Mickey Mouse. É famoso por ser o primeiro desenho de animação com som da história

As primeiras palavras ditas por Mickey foram: “hot dog”, em 1929

Entre 1928 a 1946, o próprio Walt Disney deu sua voz ao Mickey

Mickey tem dois sobrinhos chamados Morty e Ferdie

Ele tem uma irmã que se chama Amelia Fieldmouse

Segundo Walt Disney, Mickey e Minnie são oficialmente casados desde 1933

Em 1978, Mickey se tornou o primeiro personagem fictício a ter uma estrela na Calçada da Fama

O famoso ratinho tem cerca de 70 centímetros e pesa em torno de 10 quilos.

Na época de sua criação, Mickey tinha como objetivo bater o sucesso do Gato Félix, e conseguiu!

O primeiro produto feito com o rosto de Mickey foi um caderno, em 1929.

Bagaggio

Xalingo brinquedos

Tilibra

Camicado Zona Criativa


67


68

Profile for Prado Editora

Revista Prado Ed 49 Ano 4  

Estamos em festa!!!! A edição de novembro da Revista Prado comemora 4 anos e traz novidades para os leitores e parceiros! Mudamos nossa iden...

Revista Prado Ed 49 Ano 4  

Estamos em festa!!!! A edição de novembro da Revista Prado comemora 4 anos e traz novidades para os leitores e parceiros! Mudamos nossa iden...

Advertisement