Page 1

1


2


3


SUMÁRIO

20

54

36

4

18

40


38

24

22

10

08

ENTREVISTA Célia Leão

10

INCLUSÃO Uma exposição especial

12

ESPECIAL Acessibilidade

18

DICA DO CERVEJEIRO Cerveja e café

20

BELEZA Cuidados com a pele

22

TURISMO Lugares para aproveitar o inverno

24

ESPAÇO CASA Colorido com personalidade

26

COLUNA SOCIAL Coluna Social

36

MOTOR Volvo XC90 e Golf Comfortline VW

38

CONEXÃO VIP Dicas do mercado de luxo

40

ESTILO Exposição da Comme des Garçons

42

PERFIL Eduardo Lelis

44

UNIVERSO TEEN Confira as novidades do mundo teen

46

EDUCAÇÃO Como falar sobre sexo com crianças?

48

JEITO KIDS Novidades do universo infantil

50

ESPAÇO SAÚDE Obesidade sarcopênica

52

PET Proteja seu pet do frio

54

MINHA RECEITA Estrogonofe ao vinho

56

DICA GASTRONÔMICA Veramente siciliano

58

AGENDA CULTURAL Divirta-se com espetáculos, cinema e shows

5


EXPEDIENTE

DIRETO DA REDAÇÃO ESPECIAL Acessibilidade: a luta pela inclusão, direitos e tecnologia para pessoas com deficiência

ALEX SANDRO DO PRADO Diretor Comercial EFIGÊNIA JULIANA G. PRADO Diretora Administrativa ANDRÉA BARBIERI Editora Chefe - MtB/SP - 30.630 e-mail: redacao@pradoeditora.com.br MINHA RECEITA Estrogonofe ao vinho, uma receita diferente, simples e deliciosa!

JEANNY GOUVÊA Diagramação KATIA FERREIRA Fluxo CELSO DE MENEZES FERNANDO FUTENMA Fotógrafo - Coluna Social DEPARTAMENTO COMERCIAL (19) 3579.4422 ou (19) 9 9240.9717 contato@pradoeditora.com.br

ENTREVISTA A trajetória da deputada Célia Leão

COLABORADORES Cauê Assumpção, Fernanda Terribile, Jorge Augusto, Jorge Marcelo, Lu Carneiro, Manuel Alves Filho, Neusa Leoncini, Pietra Godoy, Tábata Boccatto e Roberto Franco do Amaral Neto CAPA Fotos: Banco de Imagens EDUCAÇÃO Você sabe como falar de sexo com seu filho? facebook: /revistaprado instagram: @pradorevista

www.pradorevista.com.br

TURISMO Lugares aconchegantes para curtir o inverno

PET Como cuidar do pet nos dias frios

SAÚDE Obesidade sarcopênica. Saiba o que é, e como evitar 6


7


ENTREVISTA ANDRÉA BARBIERI

Célia Leão A

deputada estadual Célia Camargo Leão, sofreu um grave acidente quando tinha 19 anos, que a deixou paraplégica. Após superar os momentos difíceis, foi à luta. Estudou, casou, teve três filhos e graças ao trabalho pautado pela seriedade, responsabilidade e respeito é uma das parlamentares mais atuantes do Estado de São Paulo. Já foi vereadora e está no seu sétimo mandato seguido na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde atua especialmente nas causas sociais. Sua principal bandeira, desde o início da carreira política, é a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Confira a entrevista dessa mulher guerreira.

8

Revista Prado - Quando você se tornou uma pessoa com deficiência? Conte um pouquinho da sua trajetória.

RP - Como é ser uma pessoa com deficiência no Brasil? E em Campinas?

Célia Leão - Minha história se confunde com a de centenas de outras pessoas que são paraplégicas. Sofri um grave acidente de carro aos 19 anos. No início de uma noite chuvosa, o carro capotou, cai para fora do veículo e na queda quebrei a coluna. Até entender esse novo momento, levou algum tempo. É uma mistura de lágrimas, esperança, tristezas, alegrias e o tempo todo, muita luta. Assim foi para mim, e com certeza, é para todos. Mas, após um tempo, entendi que o valor da vida não está nas pernas ou no caminhar, mas em tudo que a vida oferece: família, amigos, estudo, trabalho, busca da saúde, sonhos a serem realizados e muita fé em Deus. Terminei minha faculdade de Direito na PUCCampinas, casei com o melhor marido do mundo (Daniel) e estamos juntos há 34 anos. Dessa relação de amor e respeito, nasceram Rodrigo (29), Diogo (26) e a Stephanie (22). Eles são a minha medalha olímpica e meu maior troféu. Quase 42 anos se passaram e a cada dia vou escrevendo um pedacinho da minha história, lutando e trabalhando para que outros também possam escrever sua história.

Célia - Ser deficiente não é fácil, nem no Brasil e nem em nenhum lugar do mundo. A maioria das cidades não estão preparadas para oferecer independência às pessoas com deficiência. Porém, nos últimos anos, tanto no Brasil como em boa parte do mundo, esta realidade está mudando, há uma consciência da necessidade da criação de um mundo possível para todos. Em Campinas vem se desenvolvendo e as ações do poder público, somada as da sociedade civil, caminham para a construção de uma cidade cada vez mais acessível. Problemas ainda existem, mas hoje temos a facilidade de nominá-los e buscar a devida solução. Um bom exemplo disso é que Campinas já tem grande parte do seu transporte público acessível à pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, criada desde 2013 pelo prefeito Jonas Donizette, vem imprimindo um novo formato. Muita coisa ainda precisa ser feita, mas estamos num processo de transformação contínuo desde 1981, quando o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência marcou a existência de milhares de pessoas no mundo que deveriam ser incluídas numa sociedade comum.


RP - O que você acha que já melhorou? Célia - A cidade já obteve muitas conquistas nos últimos anos, especialmente na área de mobilidade. A prefeitura de Campinas tem um olhar bastante especial para as questões que envolvem as pessoas com deficiência. Um dos grandes modelos desse avanço que posso citar foi a revitalização da Avenida Francisco Glicério, onde foram empregadas as mais modernas técnicas para a construção de um local acessível. Rampas, piso tátil, corrimãos e sinalização especial fazem parte da grande obra em benefício de toda a população, principalmente para os deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, que são as gestantes, os idosos, os obesos, entre outros casos. Campinas tem feito a sua parte. RP - O que você acha que ainda falta melhorar? Célia - Um dos maiores desafios, não só de Campinas, mas de todo o país, será levar os avanços na questão da acessibilidade para todos os cantos das cidades. Campinas, com mais de um milhão de habitantes, vai encarar esse desafio. Uma das metas é fazer com que todos os prédios, públicos ou não, cumpram a Lei da Acessibilidade, de nossa autoria, que determina que sejam feitas adaptações para o acesso livre de todos e ainda a Lei Brasileira de Inclusão e apropria Constituição Federal. É sempre bom ressaltar que nossa cidade tem feito a sua parte, com o trabalho e apoio do poder público, da sociedade civil, das instituições que aqui temos e de toda a sua gente. RP - Em relação as políticas públicas de acessibilidade, você acha que estão evoluindo ou estão estagnadas? Célia - Com certeza estão evoluindo. Temos uma das mais avançadas legislações do mundo neste sentido. Em todas as esferas de poder, municipal, estadual e federal, temos trabalhado para que possamos ter as cidades cada vez mais acessíveis. Se compararmos a realidade atual com 15 anos atrás, veremos que muita coisa mudou. Antes, pessoas com deficiencia eram pessoas ocultas na sociedade. Hoje elas estão em todos os lugares, na política, nas novelas, nos comerciais de TV, no mercado de trabalho, no lazer, no turismo, as lutas sociais fazem parte de um mundo que até então não nos via ou não queria nos ver.

9


INCLUSÃO

Uma exposição

FERNANDA TERRIBILE

A

Alessandra Pires Nogueira Ribeiro, mãe de João Victor, de 12 anos, participou da Exposição com dois registros de Vivian Lima. Para ela a experiência foi diferente de tudo que já vivenciou. Poder ver de pertinho esse amor e dedicação que as mães de crianças com deficiência tem pelos filhos é extraordinário.

Vivian Lima

Vivian Lima

exposição de fotos “Mães Coragem“, que ficou nos corredores do Shopping The Mall Villa Bella, até o final do mês passado, contava com 20 imagens das mães do Projeto de Corrida Inclusiva “Somos Especiais”. Os cliques captadas por quatro fotógrafos convidados: Ariane Milagres, Marco Flávio Santos, Helena Pazzetti e Vivian Lima, retrataram os momentos de aconchego e ternura das mães com seus filhos, no dia-a-dia, correndo ou caminhando ao lado a lado.

Vivian Lima

ESPECIAL

A fotógrafa Ariane Milagres, disse que registrar mães e filhos com deficiência foi uma experiência de muito aprendizado, que a fez repensar sua própria maternidade. Para Vivian Lima, o resultado das fotos foi surpreendente e ela nunca tinha fotografado em preto e branco, mas adorou o resultado. A fotógrafa retratou três famílias e as imagens ficaram tão expressivas e enfatizaram o elo entre mãe e filho.

10

O projeto “Somos Especiais” tem hoje 15 crianças e jovens com deficiência que correm com seus pais, familiares, atletas e voluntários. Eles participam de corridas e caminhadas de rua, de cinco a 14 quilômetros, usando triciclos adaptados. Além de proporcionar lazer, o projeto vem incentivando as famílias e corredores voluntários a vivenciarem a inclusão social pelo esporte.

Vivian Lima

Vivian Lima

A idealizadora da mostra, Cássia Gargantini, comentou que é importante sensibilizar as pessoas para uma realidade diferente da que vivenciam. As mães do “Somos Especiais” demonstram uma coragem diária, ao cuidar com muito amor de seus filhos. Ela ainda afirma que para o Shopping foi um privilégio abrigar a Exposição e que os painéis chamavam a atenção dos frequentadores e visitantes do local.


11


especial

Acessibilidade

A

ANDRÉA BARBIERI

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações

luta pela inclusão e acessibilidade é antiga, e devagar o país vai evoluindo e se adequando para que as pessoas com algum tipo de deficiência possam usufruir do direito de ir e vir com qualidade de vida, tenham acesso a adaptação e locomoção, eliminando as barreiras, além do acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, para tanto adaptando todos os meios que a tecnologia permite. Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando as pessoas com deficiência ao convívio social. Eliane Jocelaine Pereira, Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, conta que Campinas, desde 2013, quando a Secretaria foi criada, com o objetivo de permear as políticas públicas destinadas à inclusão e ao planejamento de uma cidade acessível para

todos, tem garantido um avanço na inclusão. “Pensamos em uma cidade mais inclusiva, com acessibilidade para todos. As novas obras públicas, naves mães, escolas e centros de saúde já contemplam em seu projeto as normas de acessibilidade”, explica. Além disso, os projetos de todos os prédios públicos locados ou reformados, passam por vistoria e só são liberados para uso após a adequação das normas de acessibilidade. “Hoje 44% dos prédios públicos já possuem acesso para pessoas com deficiência. Outra vertente é a mobilidade urbana. Já foi anunciado a autorização do início das obras do BRT (Bus Rapid Transit) que dentro do projeto visa acessibilidade nas estações de transferência”, comenta a secretária. Outra preocupação com a mobilidade urbana é o fluxo nos bairros de Campinas. “O programa “Bairro Bem Melhor” já melhorou o asfalto, implantou calçamento com rampas e piso tátil em cerca de 18 bairros e segue melhorando a infraestrutura dos demais bairros da cidade”, completa Eliane.

Moda Inclusiva A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania ainda conta que está em planejamento, ainda para este ano, mas sem data definida, a segunda edição do Concurso de Moda Inclusiva, que tem como objetivo incentivar a inclusão da pessoa com deficiência também na indústria da confecção e produção da moda. O primeiro Concurso de Moda Inclusiva de Campinas aconteceu em 2015. O Concurso de Moda Inclusiva é direcionado a estudantes de ensino superior ou técnico de moda e/ou design de moda de Campinas e região, que terão a oportunidade de se lançar como estilistas ao criar peças de roupas, bonitas e funcionais, para pessoas com deficiência. 12

Desfile do 1º Concurso de Moda Inclusiva, realizado em 2015


APROVEITE ESTAS OFERTAS PARA PCD.

O PROCESSO DE ISENÇÃO É POR NOSSA CONTA. C4 LOUNGE ORIGINE THP

AIRCROSS FEEL

À VISTA A PARTIR DE

R$ 54.655

À VISTA A PARTIR DE

R$ 54.655

PEUGEOT 2008

PEUGEOT 408

À VISTA A PARTIR DE

À VISTA A PARTIR DE

ALLURE BUSINESS

BUSINESS PRO THP

R$ 49.990

R$ 47.990

Imagens meramente ilustrativas. Imagens meramente ilustrativas. Isenção de ICMS e IPI concedida em ordem de espera da fábrica, válida apenas para PCD. Isenção de IPVA deve ser requerida pelo condutor junto aos órgãos responsáveis. Os valores e descontos são válidos apenas para condutores e não condutores portadores de necessidades especiais. Os preços poderão sofrer alteração se houver mudança no mercado financeiro, sem aviso prévio. Anúncio sujeito a erros de digitação e confirmação do estoque de veículos. Todos os direitos reservados.

PELA VIDA. ESCOLHA O TRÂNSITO SEGURO.

SP INTERIOR • Le Mans Americana | 19 3471-8000 • Le Mans Campinas Jd. do Trevo | 19 3772-3700 • Le Mans Campinas Norte Sul | 19 3794-8000

E em mais 10 endereços. Consulte em www.grupostefanini.com.br

13


Transporte Segundo dados da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), atualmente, dos 1.221 veículos do sistema de transporte público coletivo municipal, 971 são acessíveis, representando quase 80% do total de ônibus em circulação. A acessibilidade contempla todas as linhas. Além de elevador ou piso rebaixado, os veículos possuem locais exclusivos para cadeirantes e assentos para idosos, gestantes e mães com crianças de colo. O município também tem 20 táxis acessíveis, veículos especiais com espaço para acomodar cadeirantes. Além disso, Campinas possui o PAI-Serviço, transporte gratuito para pessoas com restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamento médico, trabalho, estudo e atividades de lazer. O PAI-Serviço possui 47 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis. Informações sobre como se cadastrar podem ser obtidas pelo Disque PAI-Serviço, no número 0800 600 1517. Dúvidas sobre o transporte público e táxis são esclarecidas pelo telefone (19) 3772-1517, que atende 24h por dia, todos os dias da semana.

O PAI-Serviço possui 47 vans adaptadas ve dois ônibus acessíveis

Direitos Pessoas com deficiência têm direito garantido à isenção de impostos na compra do carro zero quilômetro. A isenção de IPI e ICMS vale para carros nacionais ou fabricados no Mercosul, com valor máximo até R$ 70.000 e os descontos podem chegar a 27%, dependo da motorização e modelo do carro. Além do ICMS e do IPI, as pessoas com deficiência ainda também o direito de isenção do IOF na primeira compra financiada, ficam livres do pagamento do IPVA na maioria dos estados, livres do rodízio municipal e podem ocupar vagas especiais. Os chamados não condutores, que são os responsáveis legais de pessoas com deficiência que precisam ser transportados e que não dirigem, também são beneficiados. Casos de síndrome de down, autismo, paralisia cerebral e até deficientes visuais se beneficiam com os descontos.

comerciais e burocráticas ligadas as isenções fiscais. “Entre os serviços, estão convênios com despachantes locais, que dão assistências nos procedimentos para se conseguir as isenções juntos aos órgãos governamentais. Hoje os veículos PCD comercializados pelo Grupo Le Mans tem a mais completa oferta a este público, já que praticamente todos os carros de passeio estão dentro da faixa de 70 mil reais, o que permite as isenções totais de tributos”, conta Alexandre. A montadora também disposinibliza descontos extras, que chegam até 20%, em determinados modelos. “Além dos descontos padrões, a montadora disponibiliza em alguns modelos descontos extras e também taxas subsidiadas que variam de zero a 0,99%, dependendo da entrada que comprador tem disponivel”, explica o gerente.

O que quase ninguém sabe é que boa parte da população brasileira também tem esse mesmo direito. Alguns exemplos comuns que podem ter o benefício da isenção, assim como as pessoas com deficiência, são: idosos, pessoas com câncer, HIV positivo, hepatite C, hemofílicos, ostomizados, Parkinson, pessoas com problemas graves de coluna, diabetes entre outras patologias. Porém, não é a idade avançada ou as patologias que dão direito à isenção e sim as sequelas motoras que elas podem causar às pessoas, deixando-as com sua mobilidade reduzida e cada caso é avaliado e liberado por uma banca examinadora especial. O gerente de vendas diretas, Alexandre Souza, diz que o mercado vem crescendo ano à ano para esse nicho e o Grupo Le Mans, junto com a Citroen do Brasil, oferece o Programa Mobilité que disponibiliza em suas concessionárias vendedores treinados para melhor atender às questões 14

Alexandre Souza é gerende de vendas diretas na Le Mans


15


Novas tecnologias O mundo está cada vez mais voltado à conscientização e à abertura para a diversidade. Todos os anos, fabricantes das mais diversas e inovadoras marcas lançam produtos e soluções tecnológicas que facilitam a vida de quem tem necessidades especiais. Tarefas que parecem simples, podem se transformar em grandes dificuldades para algumas pessoas. Por isso, engenheiros, arquitetos e designers estão trabalhando para tornar a vida dessas pessoas mais confortável e prática.

O Vibering é um conjunto composto por um relógio e dois anéis, que capta e identifica a vibração dos sons do ambiente, permitindo que ele possa saber se há carros próximos, pessoas chamando pelo nome, entre outros sons. O anel capta as informações e envia para o relógio, que traduz em símbolos de fácil e rápida compreensão. É uma forma simples de ouvir buzinas, por exemplo.

Cursum Stroller, desenvolvido pela sueca Cindy Sjöblom, é uma solução para mamães e papais cadeirantes. Com um carrinho de bebê acoplado em altura e ergonomia perfeitas, os pais agora podem passear tranquilamente com suas crianças.

A Bell Mug, da Braun, tem três níveis configuráveis na orelha da caneca. Deficientes visuais e cegos podem despejar líquidos dentro da caneca até escutarem o alerta sonoro, sem correr o risco do líquido transbordar.

16


17


DICA DO CERVEJEIRO CAUÊ ASSUMPÇÃO

Cerveja e Café S

e você é um apreciador de café e cerveja esse é o texto certo. Duas bebidas consumidas mundialmente e que fazem a cabeça de muitos. Nosso café do dia a dia nos mantém ligados e a cerveja que nos uni e relaxa no fim do dia. Normalmente associamos cervejas escuras com o café, muito por conta da cor, que varia de marrom ao preto fechado. Mas, o que mais remete a bebida é a torra que os grãos sofrem, podendo remeter ainda mais ao café. Para dar cor ao grão, o malte sofre um processo de torrefação, similar ao processo do grão do café, trazendo assim características da bebida para a cerveja. Alguns estilos como Porter, Stout e suas variações levam em sua composição grãos torrados que remetem ao aroma e gosto de café, mas, isso não quer dizer que há infusão da bebida na cerveja. Com a variação da torra do malte a percepção do café pode variar de um simples café coado à um expresso intenso. Esses estilos de cerveja nasceram no Reino Unido e logo se espalharam para as demais áreas da Europa e ao redor do mundo. Contudo, com a criatividade dos cervejeiros, para realçar ainda mais torra do grão, usam o café in natura e até mesmo a bebida pronta, trazendo nuances mais específicas do café. Diferente torra dos grãos, infusões a frio, diferentes tipos de café das mais variadas regiões, cores e variando os mais diversos estilos de cerveja. IPA, lager, blond ale, sour , e o que mais a criatividade do cervejeiro permitir.

Veja o vídeo

Um exemplo bem interessante da mistura de café e cerveja é a Dádiva Golden Stout, cervejaria de Várzea Paulista, que uniu as variedades Icatu Amarelo e Obatã Vermelho da Fazenda Ambiental Fortaleza, que passam pelo processo de cold brew onde a cerveja ganha mais corpo e menor acidez. A cerveja apresenta complexos aromas de café, tosta, baunilha e cacau, porém, o mais interessante é a cor dourada da bebida mostrando que nem tudo é o que parece ser. Duas paixões unidas que vão te fazer descobrir novos sabores e complexos sabores!

18


19


Beleza LU CARNEIRO

O tempo esfriou? N

A Pele arrepiou!

as estações de outono e inverno, o clima fica mais seco e frio, venta bastante e a nossa pele dá sinais de ressecamento. De maneira geral, também deixamos um pouco de lado os cuidados, já que nessa época nosso corpo sempre coberto com muita roupa.

Vou listar algumas dicas para você se cuidar agora e chegar no verão com a pele bonita, hidratada e saudável. - Cuide da sua alimentação. Independentemente do tempo e da estação. Lembre-se que a nossa pele reflete o que comemos e uma alimentação saudável, rica em antioxidante e vitaminas, vai deixar sua pele linda! - Evite banhos muito quentes e longos. A água quente remove a camada superficial de oleosidade natural da pele e crie o hábito de hidratar o corpo após o banho. - Nas épocas mais frias, as clínicas estéticas aproveitam para fazer os tratamentos de hidratações mais profundas e aplicações de ácidos. Alguns desses tratamentos te impedem de se expor ao sol, então, aproveite esse tempinho para se cuidar. - Redobre a atenção em algumas regiões que acabam ficando esquecidas, como cotovelos, joelhos e calcanhares. A boca também sofre bastante com o ressecamento e é necessário usar hidratantes específicos para essa região. - Não se esqueça de usar um bom hidratante e filtro solar por todo o rosto. Não é por que está frio que o sol não está por aí! - Faça uma boa esfoliação e hidrate com bons cremes. Você pode fazer isso em clínicas especializadas ou mesmo em casa, o importante é cuidar de você! Até a próxima edição com mais dicas de beleza. 20


21


Turismo

O

ficialmente em 21 de junho começa o inverno e para aproveitar o clima frio, a Revista Prado preparou um roteiro com lugares incríveis para curtir as baixas temperaturas sozinho, a dois ou em família.

ANDRÉA BARBIERI

Campos do Jordão O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que acontece de 01 a 30 de julho, é o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, e é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Além das atrações musicais, a cidade oferece passeios de teleférico até o morro do Elefante, o Zoom Bike Park (um dos melhores parques de mountain bike), a pedra do baú, Mosteiro Beneditino de São João com seus belos jardins e lindo canto gregoriano, e é claro, o Capivari - coração turístico de Campos do Jordão, onde estão as melhores lojas e restaurantes.

Monte Verde Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, o distrito ligado a Camanducaia (MG), tem pouco mais de 4.000 habitantes e reserva a tranquilidade de uma pequena cidade do interior. É uma ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza. Com uma paisagem que lembra os Alpes suíços, há uma diversidade de restaurantes e passeios, e o turista pode escolher entre um roteiro rural, que passa por fazendas históricas e cidades vizinhas ou circuito radical, para quem busca adrenalina e esportes de aventura, com alternativas para as crianças também.

São Roque

A cidade oferece variadas opções de lazer para toda família. Na conhecida Rota do Vinho, são diversos estabelecimentos distribuídos por três vias. Para quem vai com as crianças, a cidade oferece dois programas imperdíveis: o Ski Mountain Park, que conta com pista de esqui e outras atividades, a Fazenda Angolana, onde os pequenos entram em contato com animais, locais para ver a cidade de cima, construções históricas e hotéis charmosos, completam o roteiro.

22


Amparo

O

tradicional Festival de Inverno que acontece em julho, conta com diversas atrações. Além disso, o município é reconhecido por sua natureza exuberante, de clima ameno, águas medicinais e, sobretudo por sua consciência em torno da preservação de seu patrimônio arquitetônico e histórico. Quem passa pela cidade não pode deixar de conhecer o Centro Histórico, Parque Ecológico, Centro Hípico Hipocampo e a Fazenda Benedetti. Pico das Cabras de Joaquim Egídio

Campinas Apesar de não ser uma cidade turística, os distritos de Sousas e Joaquim Egídio contam com uma área de Proteção Ambiental e são cortados por pelo rio Atibaia. Com um roteiro que engloba caminhadas, trilhas e passeios de bicicletas, há excelentes opções gastronômicas. Além disso, Campinas ainda oferece lugares charmosos e aconchegantes, com comidinhas deliciosas para aproveitar as noites mais frias. Confira:

Romana As unidades Cambuí, Dom Pedro e Barão Geraldo servem todos os dias no fim da tarde um buffet de sopas e caldos com cinco opções de sabores, inclusive uma doce. Entre os sabores servidos estão: sopa de batata doce com bacon, beterraba com queijo minas, tomate picante com iogurte, creme de mandioquinha com shimeji, creme de cenoura com canela, creme de milho com frango e creme de abóbora com carne seca. Além disso, a tradicional casa campineira oferece opção delivery e o cliente pode escolher um ou meio litro de sopa ou caldo que vem acompanhado com uma porção de torradas e queijo ralado. O delivery entrega ainda bebidas, alguns itens da conveniência, como pães francês, peito de peru e doces.

Kaizen O cardápio traz opções quentes que vão esquentar os dias mais frios, começando pelos queridinhos Teppanyakis, que são pedaços de carne, frango, frutos do mar e legumes feitos na chapa de ferro quente. Para quem quer pratos menos conhecidos entre os brasileiros, algumas sugestões da casa são o Udon, sopa de macarrão grosso feito de farinha de trigo, o Sukiyaki, com legumes, carnes, queijo de soja, cozidos em uma panela com molho de soja, e o famoso Lamen, que apesar de popular no Japão, tem origem chinesa e consiste em um combinado com macarrão, legumes e pedaços de carne (bovina, suína, ave ou frutos do mar), tudo imerso em um caldo extraído de verduras. 23


Espaço Casa

Colorido com Personalidade

A base neutra de tons de cinza, azul marinho e preto ganham vida com objetos de cores vibrantes e estampas geomĂŠtricas

Michelle Moreira - Arquiteta

24


Os tecidos, iluminação, a textura dos tijolinhos na cabeceira e cores dos objetos criam uma atmosfera intimista A mistura das texturas do tricot, da pelúcia e do linho deixam o cantinho de leitura perfeito para momentos relaxantes

25


Coluna Social TĂ BATA BOCCATTO

Campinas Decor 2017

26


27


Book Polo Arqdec 2017

28


29


Feijoada com Samba

30


31

Dudu Nobre Divulgação


Oakman

Inauguração Vida Bela

Yasmin Brunet

Bruna Cogo 32

Tiago Mordix e Yasmin Brunet

Camila Bourgerie

Carol Duarte

Equipe Vida Bela

Izabela Tegon

Camila Oto


33

Bretas


OBJETOS DE DECORAÇÃO E PEQUENAS PEÇAS DE MOBILIÁRIOS Peças assinadas por Flávio Casagrande

(19)

99255.8181

ateliercasagrande@gmail.com Ateliê-Casagrande @ateliecasagrande

APB Studio

www.ateliecasagrande.com

34

luminária"cachorrinho"


eu ouvi

LUNCH MENU? ENTRADA + PRATO PRINCIPAL + ACOMPANHAMENTO*

A PARTIR DE

49,

00

IGUATEMI CAMPINAS PARQUE DOM PEDRO GALLERIA SHOPPING *Os pratos de massa não possuem acompanhamento. Cardápio executivo, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), das 12h às 15h. Imagem meramente ilustrativa.

35


MOTOR JORGE AUGUSTO

Volvo XC90 T8 (Híbrido)

O mais potente SUV da história da Volvo, com altíssimo luxo e tecnologias inéditas

O Volvo XC90 T8 se destaca por ser um SUV híbrido com motor elétrico e a combustão conta com a tecnologia plug-in, que permite carregar o veículo na tomada em casa e percorrer até 35 quilômetros no modo totalmente elétrico. Além disso, tem um consumo de até 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada. O XC90 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros, que tem um inversor de tensão para carregamento em residências e a carga total da bateria é feita em duas horas e meia. O XC90 T8 chega à 407 cv de potência máxima ao combinar o motor Drive-E Turbo Supercharger 2.0 litros de 320 cv, com um motor elétrico (que equivale à 87 cv) ligado apenas ao eixo traseiro. Já o torque máximo combinado é de 640 Nm. Mesmo com 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos e chega a máxima de 230 km/h. Por suas características únicas, o XC90 T8 incorpora outras modificações. Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors.

Na figura de veículo mais inovador já produzido pela Volvo em sua história, o XC90 oferece o Pilot Assist de segunda geração. Esse recurso conta com sensores, um radar frontal e câmeras inteligentes que monitoram as faixas das vias. Ele também é capaz de comandar a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h. Na prática é um sistema de condução semiautônomo. O XC90 T8 apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers tipo “air-ventilated” instalados em um carro. O carro ainda oferece o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar, que habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso e dispõe também da última geração do City Safety, sistema de frenagem automática com funcionamento diurno e noturno. O recurso auxilia o motorista nos casos com risco de colisão no veículo da frente, pedestres, ciclistas e até mesmo animais de grande porte (cachorros ainda não são detectados).

36


Conheça todos os detalhes do motor 1.0 TSI de 125 cavalos da Volkswagen A Volkswagen mais uma vez surpreendeu o mercado, com a introdução de uma nova geração do seu conceituado motor 1.0 litro de três cilindros com tecnologia TSI Total Flex. Produzido em São Carlos, interior de São Paulo, o novo motor entrega potência máxima de 125 cavalos, além do impressionante torque de máximo de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 1.0 TSI equipa o Golf versão Comfortline, já disponível no mercado.

(Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). No Golf, a autonomia é excelente, com gasolina, são 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Números obtidos conforme as medições do INMETRO. Mas em nossos testes, rodando com o carro em rodovia à velocidade constante de 110 km/h e abastecido com gasolina, obtivemos médias de até 17 km/l.

A Volkswagen aposta cada vez na tecnologia TSI e atualmente, a marca já tem o três cilindros 1.0 TSI com 105 cv (Up), o 1.4 TSI de 150 cv (Golf e Jetta), o 2.0 TSI com 211 cv (Jetta e outros importados), e o impressionante 2.0 TSI com 220 cavalos, exclusivamente no Golf GTI.

A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão, dentro do cilindro. No motor TSI Total Flex, a pressão é bastante elevada com 250 bar. Em comparação com o sistema de injeção convencional (indireta, realizado no coletor de admissão), a injeção direta é mais precisa, injetando a quantidade adequada de combustível em todas as condições de uso. A injeção de alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo.

É fato conhecido que a maioria dos brasileiros usuários de automóveis tem enorme preconceito com motores de baixa cilindrada. Assim, o motor 1.0 litro é sinônimo de fraqueza e baixíssimo desempenho. Mas a cilindrada não é o que define o desempenho de um motor, e sim a tecnologia empregada para se obter potência, e principalmente o torque. Isso sim é o que importa para o resultado final. O torque é o maior responsável pela aceleração de um veículo. Nesse sentido, o novo motor 1.0 TSI realmente impressiona. No Golf Comfortline TSI os números de desempenho e consumo de combustível comprovam as virtudes da tecnologia TSI. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol. Esses números superam com folga os resultados obtidos com motores 1.6 litro, 1.8 litro e até alguns 2.0 litros, sempre com tecnologia aspirada. Mas não é só o desempenho que é impressiona. Em termos de eficiência energética, o Golf Comfortline TSI recebe classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO

O Golf Comfortline TSI vem equipado com transmissão manual de seis marchas de código MQ200 GA. Em comparação à MQ200 de cinco marchas utilizada no Up TSI, recebe um diferencial bem mais curto (relação de 4,353:1, ante 3,625:1 do up! TSI). Assim, da primeira a quinta marcha, o câmbio é mais curto, aproveitando melhor o torque do motor e compensando o maior peso do veículo. Já a sexta marcha é mais longa, proporcionando menor rotação, mais conforto e menor consumo de combustível. Assim, em sexta marcha (com a relação 0,646:1), a 100 km/h, o motor está girando a menos de 2.500 rpm. Isso ajuda muito na economia de combustível. De resto, estamos falando do já conhecido Volkswagen Golf: um dos veículos mais seguros do Brasil (segundo testes realizados pelo Latin NCAP) além de ser também bastante valorizado no momento da revenda.

37


Conexão VIP NEUSA LEONCINI

The Sarojin em Khaolak Considerado um dos mais luxuosos hotéis do mundo, com uma piscina fantástica, é uma das predileções dos mais ricos quando visitam a Tailândia. Com um exuberante jardim tropical que o rodeia e sai em uma praia isolada dentro de parques e florestas, cujos tons de verdes se misturam numa aquarela que só a natureza é capaz de compor. Jardins paisagísticos com o esplendor dos frutos e flores locais separam os quartos com todo o conforto tecnológico da modernidade. O espetáculo natural se expande em magníficas grutas de calcário natural e as lagoas da famosa Baía de Phang Nga. Passeios de barco pelas ilhas vizinhas, aulas de culinária tailandesa e palestras culturais sobre a civilização local são alguns dos atrativos de uma temporada que a memória jamais esquecerá. Vasta coleção de  vinhos nos restaurantes e pratos tailandeses são servidos a beira mar. Viver a experiência de um piquenique gourmet, com delícias catalogadas, ou encomendar um jantar próximo das cascatas à luz das velas completam  férias de quem tem bom gosto e sabe apreciar as diferenças lifestyle.

Cílios Belos e Fartos A novidade encontrada na Fórmula & Cia chama-se Bimatoprosta – um tratamento para prolongar os cílios. Indicado para as mulheres que sempre recorreram à maquiagem para compor os olhos e levantar o visual, o resultado pode ser observado em oito semanas de aplicação e os finais entre 12 a 16 semanas de tratamento. A farmacêutica Márcia Piva enfatiza que esse tratamento pode ser utilizado em falhas de crescimento na barba e no bigode, com excelentes resultados.

Trinitá Couture Aposta Nas Tendências do Met 2017 O baile do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, um dos red carpets mais aguardados do mundo da moda, este ano celebra a abertura da exposição que homenageia a trajetória da estilista japonesa Rei Kawakubo, nome à frente da grife Comme des Garçons. Em meio a produções arrojadas e avant-garde se destacaram vestidos em tons claros como off white e nude. O preto clássico apareceu repaginado em versões nada óbvias que valorizam recortes, brilhos, transparências e fendas vertiginosas. O azul serenity também foi escolha certeira. Romântica e leve, a cor é versátil e pode ser usada por mulheres de diferentes biótipos. Por fim, modelos em vermelho intenso também reinaram no Met 2017. Com inspiração nas tendências do Baile, a Trinitá Couture, marca paulistana de vestidos de festa e noivas, sugere looks similares para investir nas próximas festas e casamentos 38


Rugas da (``testa´´) RugasRugas daFronte Fronte da Fronte (``testa´´) (``testa´´) Rugas Rugas Rugas da Fronte da da Fronte Fronte (``testa´´) (``testa´´) (``testa´´) `Pés-de-Galinha´ `Pés-de-Galinha´ `Pés-de-Galinha´ `Pés-de-Galinha´ `Pés-de-Galinha´ `Pés-de-Galinha´

Rugas da RugasRugas daGlabela Glabela da Glabela Rugas Rugas Rugas da Glabela da da Glabela Glabela

Elevação das Elevação Elevação das das Elevação Elevação Elevação das dasdas Sobrancelhas Sobrancelhas Sobrancelhas Sobrancelhas Sobrancelhas Sobrancelhas

Rugas do RugasRugas do do Rugas doNariz Rugas Rugas do do Nariz Nariz Nariz Nariz Nariz Rugas Periorais RugasRugas Periorais Periorais Rugas Rugas Rugas Periorais Periorais Periorais (`Código (`Código de Barra´) de Barra´) (`Código de Barra´) (`Código (`Código (`Código de Barra´) de de Barra´) Barra´) Correção da Correção Correção da da Correção Correção Correção da da `Queda do Canto da `Queda `Queda doda Canto do Canto daBoca Boca da Boca `Queda `Queda `Queda do Canto do do Canto Canto da Boca da da Boca Boca

Preenche Linhas Preenche Preenche Linhas Linhas Preenche Preenche Preenche Linhas Linhas Linhas de deExpressão Expressão de Expressão de Expressão de de Expressão Expressão

TRATAMENTOS MÉDICOS TRATAMENTOS TRATAMENTOS MÉDICOS MÉDICOS TRATAMENTOS MÉDICOS TRATAMENTOS TRATAMENTOS MÉDICOS MÉDICOS Laser: Laser: Laser: Laser: Laser: Laser: Estrias Estrias Estrias Estrias Estrias Estrias Manchas Manchas Manchas Manchas Manchas Manchas Cicatrizes Cicatrizes Cicatrizes Cicatrizes Cicatrizes Cicatrizes

Carboxiterapia: Carboxiterapia: Carboxiterapia: Carboxiterapia: Carboxiterapia: Carboxiterapia: Olheiras Olheiras Olheiras

Olheiras Olheiras Olheiras Estrias Estrias Estrias Estrias Estrias Estrias

Peelings: Peelings: Peelings: Peelings: Peelings: Peelings: Rejuvenescimento Facial Rejuvenescimento Rejuvenescimento Facial Facial

Rejuvenescimento Facial Rejuvenescimento Rejuvenescimento Facial Facial

39

RG Print Print Gra RG Print RG Gra Gra ca

(Botox (Botox (Botox e Preenchimento) e ePreenchimento) Preenchimento)

RG Print Gra ca

LIFTING FACIAL LIFTING FACIAL LIFTING LIFTING LIFTING FACIAL FACIAL FACIAL (Botox ee Preenchimento) (Botox (Botox Preenchimento) e Preenchimento)


ESTILO

Exposição

@Getty Images

JORGE MARCELO

O Costume Institute do Metropolitan Museum of Art de Nova York exibirá a exposição Rei Kawakubo/Comme des Garçons: Art of the In-Between, até 04 de setembro de 2017. A estilista japonesa é conhecida pelas criações visionárias e habilidade de desafiar as noções convencionais de beleza e bom gosto. Com 150 modelos femininos, a exposição conta com looks criados entre 1981 até os dias atuais. Ela é a segunda estilista viva a ser homenageada, depois de Yves Saint Laurent em 1983, em uma exposição organizada por Diana Vreeland. Fundada em 1973, em Tóquio, a estilista Rei Kawakubo mostrou uma nova possibilidade sobre o conceito do vestir, ao reconfigurar os códigos estabelecidos no universo das roupas. Em 1975, a marca inaugurou sua primeira loja no distrito de Minami-Aoyama. Em 1978, lançou sua linha masculina. Na medida em que a marca se tornava bem-sucedida, a estilista começava a assinar acordos com franquias que operariam sob o nome da Comme des Garçons. No começo da década de 1980, com 80 empregados no escritório de Tóquio, a marca já vendia US$ 30 milhões por ano, em 150 lojas multimarcas. Quando apresentou sua coleção em Paris em 1981, a estilista levou seu conhecimento de Arte, Literatura e Filosofia para mostrar roupas femininas com elementos masculinos, rasgadas, furadas, desfiadas e, aparentemente, sem acabamento. Sua coleção ganhou apelidos nada generosos da crítica, como “Hiroshima chic” e “pós-atômico”, contudo, o público descobriu que poderia usar a roupa como um instrumento de comunicação e da individualidade.

@Getty Images

da Comme des Garçons questiona os conceitos da moda

Em tempo... Na abertura da exposição, em Nova York, os comentários enlouqueceram a internet com algumas ‘escolhas’ feitas pelas estrelas que pisaram no tapete vermelho. Era um evento que celebrava uma estilista que desafiou conceitos e formas. Assim, a estrela precisava dar dois passos à frente para mostrar que, além de apaixonada pela moda, também era uma fashionista. Ou seja, alguém que ‘transcende’ do politicamente correto dos manuais de estilo.

40

@Getty Images

Naquela década a marca se estabeleceu pela predominância dos looks em preto e tecidos danificados. Sabe as calças jeans rasgadas dos 80 que voltaram a ser usadas em 2017? Pois é, voltaram!


41


PERFIL ANDRÉA BARBIERI

Garoto prodígio, empresário de

E

sucesso!

duardo Lelis é o caçula de uma família de três filhos e sua mãe costuma dizer que sempre foi precoce. Aos 34 anos, é proprietário da concessionária de motos Ducati e de uma empresa de importação e distribuição de lubrificantes, que acaba de se tornar multinacional, com filial na Florida/ EUA. Ele conta que desde pequeno trabalhava com o pai, que era comerciante, e sua trajetória sempre foi de sucesso. Aos 18 anos ingressou em uma instituição financeira como estagiário e dois anos depois já gerenciava uma filial. “Com 20 anos eu tinha cerca de 30 subordinados e uma agência de banco sob minha responsabilidade”, conta.

O empresário representa a marca Ducati em Campinas e região

Casado, desde os 21 anos, com Carolina, que ajuda o empresário administrar os negócios, e pai do Bruno, de 12 anos e do Felipe, 6 anos, Eduardo, o caçula precoce da família Lelis receberá no final do mês, o título de Honra ao Mérito, da Câmara Municipal de Campinas, pelo destaque como empresário no mercado campineiro e diz que seu grande sonho é abrir uma creche para abrigar crianças carentes. “Sonho em ter um espaço que receba crianças carentes enquanto os pais trabalham. Um espaço seguro que proporcione educação, saúde, alimentação e lazer aos pequenos que precisam de amparo”, confessa Lelis.

O aprendizado adquirido na instituição financeira fez com que Eduardo alçasse voos mais altos. “Apesar de ser bem remunerado, pedi demissão e montei minha primeira loja de revenda de motos multimarcas, uma paixão de infância”, comenta o empresário. Sempre apaixonado por motos e antenado nas tendências de mercado, após quatro anos da abertura do seu primeiro negócio, decidiu abrir uma concessionária da marca Suzuki. Depois montou uma segunda loja de revenda de motos importadas de maior cilindrada e em 2013 foi escolhido por uma das marcas mais desejadas no mundo das duas rodas, a Ducati, para representar e revender suas motos. “Participei do processo seletivo da marca e fiquei surpreso quando recebi a notícia que tinha sido escolhido para representar a marca em Campinas e região”, comemora Eduardo. 42

Eduardo Lelis e a esposa Carolina


43


Universo Teen

Patrocinio:

PIETRA GODOY

Look

A cropped de moletom chegou com tudo e é uma super tendência para os looks mais despojados, perfeito para usar nos dias friozinhos.

App

Periscope é um aplicativo muito legal que os famosos estão usando. Com ele é possível fazer transmissões ao vivo via Wi-Fi e 3G, para compartilhar o que você está fazendo com os seus seguidores.

Show

Os ingressos para o Show do cantor Bruno Mars estão esgotados!! Mas para a felicidade de muitos fãs, vai ter dois shows extras: dia 19 novembro no Rio de Janeiro e 23 de novembro em SP.

44 44

Música “Home”, música interpretada pela Gabrielle Aplin, está está bombando!


45


EDUCAÇÃO ANDRÉA BARBIERI

Como falar de sexo com as crianças?

Vergonha, situações constrangedoras e falta de desenvoltura são alguns fatores que impossibilitam os adultos de abordar o assunto com os pequenos

A

s crianças estão cada vez mais curiosas e descobrem a sexualidade cada vez mais cedo. Para os pais, muitas vezes, falar sobre sexo com os filhos é muito difícil e constrangedor. Para o médico e sexólogo Marcio Belo, geralmente as perguntas começam a surgir por volta dos três aos seis anos de idade, mas não existe uma idade ideal para falar sobre o assunto com as crianças. “Quando as crianças começam a ver mulheres grávidas, cenas de carinho em público ou na televisão e outras crianças sem roupa, as dúvidas e curiosidades aparecem e as perguntas relacionadas são inevitáveis”, aponta o especialista.

Márcio Belo é médico sexólogo e psicoterapeuta de casais e família Marcio Belo explica que o ponto inicial da conversa deve ser quando a criança pergunta. “Esse primeiro momento é importante porque a partir dele tem-se a oportunidade de manter o canal aberto para educar, informar, esclarecer e intervir no que não for correto. É interessante que preste atenção em seus conceitos, preconceitos e julgamentos. Pode ser uma ótima oportunidade para revisá-los em prol da educação do filho. Procure ajuda profissional quando não conseguir compreender, resolver ou que tenha dificuldade de lidar com situações que causem sofrimento pessoal ou familiar”, aconselha o sexólogo. Segundo o especialista os pais devem abordar o assunto sempre de forma natural e as respostas devem ser simples, claras, objetivas e pontuais, se for insuficiente, com certeza a criança perguntará mais. “O importante é não mentir nem utilizar metáforas porque a criança ainda não desenvolveu essa capacidade de entendimento. A mentira gera descrença nos pais e o excesso de informações faz uma confusão na cabeça da criança”, elenca Marcio. Para o sexólogo, a importância da educação sexual dada pela família é sustentada e comprovada por diversas evidências.

46

“Fortalece a relação de confiança, além de aumentar a intimidade. É uma forma de promover o diálogo sobre os vários assuntos familiares e pessoais, promovendo o desenvolvimento afetivo e cognitivo, além de ser um jeito de expressar cuidado e afeto”, acrescenta o médico. Os livros são recomendados, eles oferecem recursos diferentes e orientações para os pais que tem dificuldades em lidar com essa temática e também podem ser lidos pela criança ou adolescente. “Títulos como: Mamãe, como nasci? Menino brinca de boneca? e Conversando com seu filho sobre sexo, do autor Marcos Ribeiro, são indicados para abordar o tema”, recomenda Belo.


47


Jeito Kids

MARTA GOMIS

Vamos pensar É nas férias?

uma delícia esse período de descanso, as crianças com pique total para curtir e aproveitar cada momento com a família e os amiguinhos. Pensar em como entretê-las pode ser muito divertido, para isso basta usar a criatividade e as dicas que trago nesta edição para os pequenos.

.com.br

Na chuva:

Quem nunca tomou um bom banho de chuva? As crianças adoram, então prepare-se para deixar seus filhos lindos para essa atividade e depois dela um bom banho e chocolate quente. PUC

ão Ca

lçado

s

Baudalulu

.com.br

Baudalulu.com.br

Dentro de casa:

Quem vai viajar é importante deixar as coisas dos pequenos bem fáceis, ter uma mala especialmente para isso e nela levar os brinquedos preferidos da garotada.

MV5 De

luxe Sort

Para quem vai ficar em casa, a diversão também pode acontecer, usando a imaginação. Fazer atividades rotineiras como dormir um pouco pode ser divertido.

Para viagem: HelloKitty

Divers

Alô Bebe

Acessórios de calor viram brinquedos e divertem as crianças nas brincadeiras de praia ou piscina, além de tudo tem modelos muito lindos e bem úteis.

Baudalulu

Na praia/piscina:

Baudalulu.c ny

Any Any

om.br

sha e o Play set Mar y nn Su – urso Puket

Any A

Ir ao parque: Puket

Ir ao parque com a família é uma delícia, aproveitar para fazer um piquenique sempre é uma boa pedida! Prepare a cesta e leve brinquedos para as crianças, assim o dia será inesquecível.

Calesita

48


49


espaço saúde ROBERTO FRANCO DO AMARAL NETO CRM: 11137

A problemática da obesidade sarcopênica

A

obesidade sarcopênica é, basicamente, o ganho de gordura com perda de massa muscular, um tipo de obesidade que afeta principalmente os idosos, mas começa a em torno dos 40 anos. Esse é um problema que poderá aumentar consideravelmente com o rápido crescimento da população idosa na maioria dos países desenvolvidos. Massa muscular mais preponderante que massa de gordura é geralmente considerada uma combinação saudável. Um estudo realizado com mais de 3.000 pessoas, com mais de 65 anos, na Espanha determinou que 15% delas possuem a denominada obesidade sarcopênica. Calcula-se que o ser humano perde, por cada década de vida, entre 10 e 13% de sua massa muscular podendo ganhar a mesma quantidade (ou até mais) em massa de gordura conforme os hábitos de vida. No quadro clínico da obesidade, até agora, pouco sabemos da influência da sarcopenia. A redução de massa muscular pode agravar o quadro, ou pelo menos acelerar o desenvolvimento da obesidade por redução na frequência da realização das atividades físicas. A sarcopenia permanece como uma condição diagnóstica mal definida, com base em baixa massa muscular, baixa força muscular e uma “má” função física (particularmente caracterizada por um caminhar lento). 

Os problemas relacionados são muito maiores do que em sarcopenia ou obesidade, já que o aumento de gordura abdominal aumenta chance de hipertensão, câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, enquanto a perda de massa muscular prejudica a qualidade de vida, aumenta a chance de osteoporose (perda de massa óssea) e doenças articulares aumentando a chance de fraturas, queda da própria altura e incapacidade físicas permanente. Essa obesidade pode ser causada principalmente por prática inexistente ou inadequada de exercícios físicos, má alimentação, más orientações nutricionais vigentes e alterações na fisiologia hormonal. Em relação aos exercícios físicos, a forma ideal de prevenir esta condição é a associação de exercícios de força com atividades aeróbicas. Vemos com frequência profissionais indicando apenas a segunda condição como, por exemplo, as famosas caminhadas, o que na verdade feita de maneira isolada, pode não colaborar, pois esta prática favorece perda de massa muscular e é pouco eficiente na queima de gordura. Em relação à dieta, além do consumo excessivo de fontes de açúcares, farináceos e gordura trans, um consumo excessivo de carboidratos em relação às proteínas e gorduras naturais o que piora de forma importante um quadro chamado de resistência à insulina, favorecendo o estoque de gordura abdominal. Para piorar, a orientação tradicional para emagrecimento se restringe a gastar mais e consumir menos calorias, o que pode piorar a perda de massa muscular.

Do ponto de vista metabólico vemos acontecer: • Aumento da resistência à insulina e diminuição de hormônios anabólicos • Aumento da inflamação crônica e diminuição da função neuromuscular • Diminuição do gasto energético e oxidação de gorduras devido ao envelhecimento.

Estudos atuais sugerem os potenciais benefícios do exercício de resistência sobre a prevenção e tratamento dessa condição em adultos mais velhos. Uma dieta balanceada, natural com ingestão equilibrada de carboidratos  proteínas e gorduras, suplementação de aminoácidos e reposição hormonal quando necessários, são excelentes forma de prevenir esta condição

50


51


PET ANDRÉA BARBIERI

O frio chegou Os bichinhos merecem atenção especial, quando a temperatura cai Não é porque são cobertos de pelo que os animais domésticos não sentem frio. Roupinhas e banho com água quente são mimos que se fazem necessários nessa época do ano. A veterinária Mariana Andres, explica que a roupinha pode auxiliar na proteção contra o frio e os banhos devem ser mornos. “As roupinhas para pet feitas de malha ou algodão são as mais indicadas, pois permitem que a pele respire melhor, minimizando as alergias. Quanto aos banhos, o ideal é que seja sempre morno, para evitar queimaduras e evitar lesões de pele”, completa. Para os animais que dormem fora de casa, no quintal, o ideal é adotar o uso de casinhas (que podem ser de madeira, plástico ou papel reciclado), que posicionadas de maneira oposta às correntes de ar, protegem muito do frio. Já os animais que dormem dentro de casa, podem ser acomodados em caminhas. Nos dois casos, o uso de colchonetes e de edredons disponíveis no mercado pet, são boas opções para aumentar a proteção e o aconchego dos bichos.

52

Mariana Andres é veterinária no Hospital Veterinário Estimma

Para os tutores de cães, a veterinária alerta ainda para a vacinação contra infecção respiratória. “A vacinação contra traqueobronquite canina é uma forma de auxiliar na prevenção da gripe, que causa bastante desconforto aos cães.  Além da vacinação, outros cuidados como proteger o animal do frio, da umidade e do vento, evitar aglomerações de animais e isolar os animais doentes, são importantes. A gripe canina é altamente contagiosa”, alerta Mariana.

Uma dica para saber se o gato está com frio é sentir as extremidades como as patinhas e pontas das orelhas, se estiverem gelados é porque ele está com frio. “Com o frio, é esperado que as extremidades do corpo fiquem mais frias. Os gatos tendem a se deitar com os membros encolhidos ao seu corpo, promovendo um autoaquecimento, explica a veterinária.

Os cuidados com os felinos são parecidos com os dos cães. “Nos felinos, a vacinação também é importante. Ela protege, entre outras doenças, contra a rinotraqueite felina, doença  viral  extremamente frequente e contagiosa. Os sintomas podem ser febre, espirros seguidos, conjuntivite, rinite e salivação”, completa a especialista.

Visitar o veterinário quando observar algo de diferente na rotina do seu pet nunca é demais. Não se esqueça de tirar todas as dúvidas relacionadas aos efeitos do inverno na saúde do seu bichinho. Esses cuidados são essenciais para que você e seu animal de estimação possam curtir um delicioso inverno juntos.


53


MINHA RECEITA ANDRÉA BARBIERI

Estrogonofe

ao vinho

A jornalista Roberta Campos sempre esteve envolvida com a culinária. Durante a infância e parte da adolescência passava o dia na casa de sua avó Maria Nazareth, que sempre fez muitos doces, biscoitinhos de nata, doces em compota, entre outras delicias, e ela acompanhava o preparo bem perto. Sua mãe, dona Regina Celi, ensinava os pratos salgados e Roberta ia trilhando seu caminho dentro da gastronomia. “Minha mãe e minha avó são as responsáveis pelo meu interesse em cozinhar e inventar novas receitas” conta.

e proporciona um aprendizado diário”, confidencia a jornalista.

Quando começou a faculdade, Roberta foi morar sozinha e precisava cozinhar diariamente, foi aí que começou a aperfeiçoar sua performance com as panelas. Depois de formada, a profissão também a levou para o lado da gastronomia. “Já tinha interesse e gosto por cozinhar, gosto de testar novos ingredientes em receitas tradicionais e faço minha versão. Meu trabalho também me levou para essa encantadora área

Com uma simpatia ímpar e muito bom humor, a profissional que sempre experimenta novas receitas na televisão trocou de lugar comigo e teve seu dia de “chef”. Desta vez, ela preparou uma versão de estrogonofe, receita desenvolvida por ela, para eu provar e compartilhar com os leitores.

Roberta Campos - Jornalista

54

Além de gostar muito de fazer pães, suas especialidades são lasanha de abobrinha ou berinjela, empadão de frango e o estrogonofe, em uma versão desenvolvida por ela. “Esses pratos fazem sucesso com a família, amigos e principalmente com o marido, que aliás, digo que fisguei pelo estômago”, diverte-se Roberta, que já fez um curso de culinária com o renomado chef francês Laurent Suaudeau.

Uma receita fácil, diferente e muito saborosa. Delicie-se com o estrogonofe da Roberta!


INGREDIENTES (para 2 pessoas)

500 gramas de filé mignon ou alcatra 750 ml de vinho tinto seco de boa qualidade 1 colher (sopa) de molho barbecue 1 lata de creme de leite 1 ramo de tomilho 2 colheres (sopa) de alho picado 2 colheres (sopa) de manteiga Sal e pimenta a gosto

PÃO: 1 quilo de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (chá) sal 1 xícara (chá) de água morna 1 copo de iogurte desnatado 2 colheres (sopa) manteiga 2 sachês de fermento biológico 2 ovos

MODO DE FAZER:

MODO DE FAZER:

Tempere a carne com o alho e deixar na geladeira por 6 horas. Na panela coloque a manteiga, refogue a carne com sal e deixe secar um pouco da água. Redução de vinho: Coloque o vinho na panela, misture ½ colher (sopa) de sal e deixe no fogo médio por cerca de 40 minutos até reduzir e ficar espesso. Junte a carne já refogada, acrescente o molho barbecue, o creme de leite, reduza o fogo e deixe cozinhar até finalizar.

Misture o fermento com a água morna, o açúcar e 1 copo de farinha de trigo. Reserve até dobrar de tamanho. Depois acrescente o iogurte, 1 ovo, a manteiga, o sal e misture bem. Coloque o restante da farinha aos poucos e quando der liga comece a sovar a massa. Sove bem, divida a massa em quatro partes iguais (faça bolinhas), unte a assadeira, coloque as bolinhas, pincele com o outro ovo, faça um leve corte na parte superior da massa e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, por 45 minutos ou até dourar. Após assar, retire a tampa do pão, um pouco do miolo e coloque o estrogonofe. Bom apetite!

55


DICA GASTronômica MANUEL ALVES FILHO

Veramente siciliano

H

á pouco mais de dois meses, a Taverna do Chef Nico, localizada em Vinhedo, está em novo endereço. Mais ampla que a anterior, a sede atual permitiu a oferta de novidades aos clientes. A principal delas foi a criação de um espaço para a produção de pizzas, no tradicional estilo italiano. As “redondas”, que às vezes assumem outras formas, são preparadas de modo artesanal, com ingredientes italianos e em tamanho individual. “Aqui, se faz e se come pizza como na Sicília”, afirma o chef Nicoló Ferdico, que é também siciliano e proprietário do restaurante. As pizzas do chef Nico são resultado de um longo processo. A massa, por exemplo, permanece fermentando por no mínimo dois dias antes de ser aberta, receber cobertura e ir ao forno a lenha. O método, somado à qualidade dos ingredientes, confere ao prato muito sabor. Na visita que fiz à casa, tive a oportunidade de provar uma de aliche com cebola caramelizada. O contraste entre os elementos salgado e doce aparece muito bem inserido na receita. Ao todo, são dez sabores diferentes. “Mas pelo menos uma vez por semana eu faço uma pizza fora do cardápio para surpreender os clientes”, avisa chef Nico.

Aliche com cebola caramelizada

Outro espaço novo é a adega climatizada, que armazena não somente vinhos, mas também charutos. O cardápio de massas, carnes e frutos do mar não sofreu alteração. O carro-chefe da taverna, o espaguete preparado dentro de uma peça de queijo grana padano, continua à disposição dos apreciadores. “Se eu tirar esse prato do menu, sou um homem morto”, brinca o cozinheiro.

Cannoli Salcicia com gorgonzola

56

A Taverna do Chef Nico agora fica na Rua dos Pardais, 490, em Vinhedo.


57


SHOW TE CINEM M EVENT

AGENDA CULTURAL

MULHER-MARAVILHA Lançamento: 1 de junho de 2017 (2h 21min) De: Patty Jenkinsv Com: Gal Gadot, Chris Pine, Connie Nielsen... Gênero: Ação, Aventura, Fantasia Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito.

CINEMA CINEMARK SHOPPING IGUATEMI www.cinemark.com.br

KINOPLEX SHOPPING DOM PEDRO www.kinoplex.com.br CINÉPOLIS CAMPINAS SHOPPING www.cinepolis.com.br

CINEFLIX GALLERIA SHOPPING E SHOPPING VALINHOS www.cineflix.com.br

MEU MALVADO FAVORITO 3 Lançamento: 29 de junho de 2017 De: Kyle Balda, Pierre Coffin Com: Leandro Hassum, Maria Clara Gueiros, Steve Carel... Gênero: Animação, Aventura, Comédia O ex-ator mirim e astro de TV, Balthazar Bratt, foi um típico malvado bem-sucedido nos anos 80 e agora está de volta à ativa. Ele vai aterrorizar a vida de Gru, Agnes, Margo, Edith, Dr. Nefario e os atrapalhados Minions. Em meio a tudo isso, Gru também vai encontrar o seu irmão gêmeo, Dru.

CINE ARAUJO MULTIPLEX PARQUE DAS BANDEIRAS www.cinearaujo.com.br

TOP CINE PLEX PRADO BOULEVARD SHOPPING e PAULINIA SHOPPING www.topcineplex.com.br CINE SUMARÉ www.cinesumare.com.br Rua Justino Franca nº 218 - Centro, Sumaré – SP

TEATRO 10 e

11

15

Evento: STOMDUP - com Tom Cavalcante Sábado às 21h e Domingo às 19h Local: TEATRO IGUATEMI

13

58

Evento: EM BREVES - com Cia Barbixas de Humor Terças-feiras às 21h Local: TEATRO IGUATEMI

Evento: Família Lima Quinta-feira às 21h Local: TEATRO IGUATEMI

16 a

18

Evento: ALL YOU NEED IS LOVE Sexta-feira e Sábado às 21h; Domingo às 19h Local: TEATRO IGUATEMI


W EATRO MA MUSICA TOS SHOW

17 e

18

Evento: MASHA E O URSO Sábado e Domingo às 15h Local: TEATRO IGUATEMI

24

22

23 a

25

Evento: Humberto Gessinger Sábado às 21h Local: Red Eventos

Evento: AINDA É CEDO com Dudu Nobre Quinta-feira às 21h Local: TEATRO IGUATEMI

01

Evento: CEARÁ DANDO AS CARAS Sexta-feira e Sábado às 21h; Domingo às 19h Local: TEATRO IGUATEMI

Julho

Evento: Thiago Iorc Sábado às 21h Local: Red Eventos

Informações: www.redeventos.com.br

24 e

25

30

Evento: PROIBIDÃO DA PRAÇA Sexta-feira às 21h Local: TEATRO IGUATEMI

Informações: (19) 3294-3166 www.teatroiguatemicampinas.com.br

Evento: SHOW DA LUNA Sábado e Domingo às 15h Local: TEATRO IGUATEMI

24

Evento: Criolo Sábado às 21h Local: Citibank Hall

30

Evento: Maria Bethânia Sexta às 22h Local: Citibank Hall

Avenida das Nações Unidas, 17955 - Vila Almeida - São Paulo/SP Informações: https://www.citibank.com.br

59


60


61


62


• •

Endodontia DTM

Viviany Maia CRO 18.264

Foto: Michele Marques

Odontologia Estética • Ortodontia • Implantodontia • Prótese • Periodontia Sedação Consciente • Odontopediatria • Cirurgia • Ortopedia Facial

amar é sorrir todos os dias! O sorriso marca os momentos especiais! Na foto, nossos queridos pacientes Bruno e Layse irradiando felicidade e amor.

19 3232 6929

Av. Monte Castelo 237 Jardim Proença

@maiadentalcare maiadentalcare.com.br

dra. viviany maia e equipe

63


64

Revista Prado ed 32 ano 3  

Sabemos que a luta pela inclusão e acessibilidade é antiga, e devagar o país vai evoluindo e se adequando para que as pessoas com deficiênci...

Advertisement