Page 1

PRESS KIT APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA COMPLETO PENSAR FORA DA CAIXA


Dois anos depois, o evento regressa com um âmbito muito diferente, para reflectir sobre a importância da curadoria numa altura em que todos seleccionam os seus próprios conteúdos. E o conceito da curadoria está presente em todos os momentos do nosso quotidiano: leva-nos a quem escolhe o que fica nas páginas dos jornais, a quem convida os artistas que compõem a programação de uma sala, a quem selecciona os alimentos que acabam na mesa de jantar. Vamos discutir design, moda, música, tecnologia, comunicação e tudo aquilo que faz parte das indústrias criativas. Mas cabe-nos também reflectir sobre o nosso papel enquanto organizadores de eventos, criadores de uma experiência única com o cruzamento de formatos e referências.

8 CONVERSAS INFORMAIS / FESTAS / RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO INSTANTÂNEA / PROJECTO EDITORIAL / ONLINE

INTRO / O PENSAR FORA DA CAIXA

A aventura do Pensar Fora da Caixa começou em 2010, um fim de semana de conferências com lotação esgotada sobre as indústrias criativas e a importância destas para o desenvolvimento da economia nacional.


INTRO / SPONSOR STATEMENT

Em 2012, a Samsung Electrónica Portuguesa volta a apostar nas Indústrias Criativas, dizendo SIM à Criatividade em Portugal. É objetivo da marca, através da iniciativa SIM e do apoio às indústrias criativas, envolver a sociedade civil e levar os portugueses a pronunciar um sonante “SIM” à Criatividade do país, seja no design, na música, na moda, no marketing ou nos media. Com esta iniciativa - SIM à Criatividade em Portugal -, a Samsung pretende demonstrar que a tecnologia e as Indústrias Criativas caminham lado a lado numa procura incessante por inovação. Aliando a criatividade à tecnologia, nasce um importante motor para o desenvolvimento da economia nacional. É nesse sentido que o SIM apoia o #PFC2012, uma conversa aberta, um movimento inteiramente dedicado ao processo criativo.


As actividades do #pfc2012sim estão posicionadas em espaços diferentes para incentivar a mobilidade e criar um roteiro de descoberta. Nós fazemos parte da mudança que queremos que aconteça, e encaramos este evento como o nosso contributo, acompanhado de perto por um essencial eixo de parceiros institucionais, porque ao mesmo tempo defendemos que essa transformação só pode surgir com a participação de todos os “stakeholders” da cidade.

INTRO / COIMBRA CIDADE ANFITRIÃ

Há varios factores que nos dizem que faz sentido produzir o Pensar Fora da Caixa em Coimbra: A centralidade, o encontro, os públicos diferentes que por aqui gravitam e aqueles que nos podem visitar.


CONTEÚDOS / A CONFERÊNCIA

O DESAFIO DA PROGRAMAÇ E DA CURADORI BRAND CULTURE PROJECTOS EDIT O FUTURO DO ANALÓGICO SHOW ME YOUR EU OUVI ISTO PRI A NOSSA REVOL PASSA NA RÁDIO NAÇÃO FOODIE


SÁBADO / 14:00

SÁBADO / 10:30

SÁBADO+DOMINGO / CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE COIMBRA

PROJECTOS EDITORIAIS JOÃO BARROS / HOST ANDRÉ MACEDO / DINHEIRO VIVO AMÍLCAR CORREIA / P3

O momento crucial em que vivem as marcas de jornalismo faz com que tenham que se reinventar ao mesmo tempo que experimentam novas ideias, da redacção à distribuição e ao formato. Porque estamos a falar de curadoria, e a edição é um dos exemplos mais flagrantes desta, convidamos directores de projectos de conteúdos onde “experimentar” é uma palavra chave. Curiosamente, ambosç. estão integrados em publicações de referência em Portugal.

BRAND CULTURE MARKUS LEY / HOST+CURADOR ARMANDO CABRAL / PEDRO CARIDE / POR VOCAÇÃO DESIGNER A ANUNCIAR /

O Markus Ley, da Roundsquare Collective vai moderar uma conversa sobre moda e como a street fashion se cruzou com a alta costura, o que tem colocado as marcas de moda a colaborar entre si e como estas se transformaram também em plataformas de criação de conteúdos, para conseguirem chegar a novos públicos, que hoje são eles próprios muitas vezes vistos como curadores. Quais são hoje as plataformas de referência e para quem falam?


SÁBADO / 15:45 SÁBADO / 17:30

O FUTURO DO ANALÓGICO TELMA RODRIGUES / HOST FLORIAN KAPS / IMPOSSIBLE RITA BRANCO / MIOLO RUI QUINTA / FISHING FOR IDEAS LUDOVIC / ANALOG NIGHTS

É indiscutível que estamos actualmente todos a trabalhar no digital, no entanto continuam a surgir projectos bem sucedidos cuja base assenta num suporte físico. Se na edição de 2010, com “Os Novos Velhos Media” discutimos a imprensa, este ano discutimos a importância que o analógico tem enquanto processo cultural nas nossas vidas.

A NOSSA REVOLUÇÃO PASSA NA RÁDIO GONÇALO CASTRO / ANTENA 3 / HOST JOAQUIM ALBERGARIA / VODAFONE FM

O que ainda estamos hoje a fazer de criativo e que importância têm as escolhas e quem escolhe (da playlist aos programas de autor) aqui e fora de Portugal. Uma conversa sobre a rádio e o quanto ela mudou, mas também o que não mudou: a curadoria continua a ser uma marca essencial no FM.


DOMINGO / 10:00 DOMINGO / 14:00

O DESAFIO DA PROGRAMAÇÃO E DA CURADORIA JOÃO VASCONCELOS / CANAL 180 / HOST SÉRGIO HYDALGO / ZDB ESTALEIRO / LÚCIA MARQUES / PROX. FUTURO TRIENAL ARQUITECTURA / Arriscamo-nos a dizer que este é o painel central porque foi este o tema que nos fez avançar para a edição deste ano. Uma conversa com várias instituições ligadas à cultura, e que a interpretam e trabalham de forma diferente. Quais são os desafios de quem programa para o público da actualidade? Como se estão a desenvolver os projectos que acompanham a conversação de uma audiência com uma mobilidade muito diferente de há alguns anos atrás? As questões são mais que muitas e a conversa nasce daqui.

NAÇÃO FOODIE MIGUEL PIRES / MESA MARCADA / HOST LUÍS BAENA / MANIFESTO ALEXANDRA PRADO COELHO / PÚBLICO FOODIE A ANUNCIAR /

Já todos nos apercebemos que a gastronomia entrou de uma forma muito premente nas nossas conversas. Há canais de televisão sobre o tema, os cozinheiros transformaram-se em figuras aspiracionais e, mais do que receitas, parecemos procurar histórias por trás de um determinado prato. No #pfc2012sim, bloggers, jornalistas e chefs numa conversa aberta para perceber esta revolução foodie.


DOMINGO / 15:45 DOMINGO / 17:00

SHOW ME YOUR WORK JORGE SILVA / SILVA DESIGNERS

A curadoria é também um processo pessoal, e se nos pedirem para escolher quais os nossos trabalhos mais interessantes, essa é uma forma de reflectirmos sobre o nosso percurso. Show Me Your Work é uma conversa onde Jorge Silva, do atelier de design convidado Silva! Designers, selecciona os seus trabalhos mais marcantes e nos guia pelo processo criativo de cada um deles, através de pequenas histórias de bastidores e detalhes que nos podem ter passado ao lado.

EU OUVI ISTO PRIMEIRO EMANUEL BOTELHO / HOST 1 EDITORA / 1 COLECTIVO / 1 ARTISTA / 1 PLATAFORMA ONLINE /

Uma conversa sobre a forma como produzimos, partilhamos e consumimos música actualmente, através da perspectiva dos agentes que hoje nela trabalham: uma editora, um colectivo, uma plataforma digital e um artista.

PAINEL A DESCOBRIR EM PENSARFORADACAIXA.ORG / SÁBADO 7


CONTEÚDOS / A PROGRAMAÇÃO PARALELA


UNBOX / THEATRIX+CHIMICO

Para as noites do #pfc2012sim, convidamos uma série de projectos musicais de diversos géneros, numa forma de integrar a comunidade local no programa mas também como espaço para a descoberta e descontracção.

THEATRIX / SEXTA 13 ABR

NUNO LOPES +DJ GLUE NITRONIOUS +LAZYDISCO

CHIMICO / SÁBADO 14 ABR


RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO INSTANTÂNEA / DEP. ARQ.

Durante uma semana e até aos dias da conferência, dois artistas de street art um local na cidade e o resultado fica para que todos possam ver, durante e depois do #pfc2012sim. O curador que selecciona os convidados é o Miguel Negretti (DJ Glue) da Montana Shop Lisboa, figura e local centrais para esta comunidade. Já na primeira edição, a Antena 3 convidou o David Santos (Noiserv) e o Pedro Lourenço (YSGA, Women in Panic) para durante um fim de semana criar uma peça musical exclusiva, que pode ser ouvida e descarregada gratuitamente online.

CURADOR /

MIGUEL NEGRETTI

/ ARTISTAS

AKA CORLEONE

KRUELLA D’ENFER


BILHETES DISPONÍVEIS EM / ESTAÇÕES DE CORREIO CTT.PT

CONTACTOS / PARA PEDIDOS DE ACREDITAÇÃO, ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES TELMA RODRIGUES 917882583 TELMARODRIGUES.360@GMAIL.COM

SEGUE A CONVERSAÇÃO EM / PENSARFORADACAIXA.ORG FACEBOOK TWITTER LANYRD BUNDLR SOUNDCLOUD


Press Kit #pfc201sim / Pensar Fora da Caixa  

A programação completa do #pfc2012sim / Pensar Fora da Caixa, a 14 e 15 de Abril em Coimbra sobre a importância da curadoria numa altura em...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you