Issuu on Google+

É HORA DE PENSAR FORA DA CAIXA

20 + 21 NOVEMBRO / COIMBRA PAVILHÃO CENTRO DE PORTUGAL DESIGN + INDÚSTRIAS CRIATIVAS + MODA + MARKETING + GESTÃO + COMUNICAÇÃO + CULTURA PRESS KIT


#PFC2010 O sector cultural e criativo está a gerar desde 2006 um contributo mais significativo para o PIB do que os têxteis e a indústria alimentar. São mais de 127 mil empregos. Muito mais do que substituir, as indústrias criativas podem ser o suporte essencial para a recuperação do sector primário em Portugal. A conferência Pensar Fora da Caixa surge da necessidade de definir estas indústrias, como podem elas ser o motor do futuro de um país em crise. Era importante trazer para a mesa aqueles que estão a transformar ideias em acção. Mais do que isso, perceber como estão a fazê-lo nos campos do design, marketing, jornalismo, cultura e empreendedorismo. Durante dois dias, jovens criativos e referências vão encontrar-se e trabalhar juntos. A comunidade cultural, os decisores, os investidores e os fãs vão partilhar experiências. Este é o ponto de encontro da nova geração que está a propôr soluções. Acontece em Coimbra, para que também ela possa reinventar-se. Para que também ela possa saber qual é o seu papel nesta revolução. Esta é uma conversação, aberta a todos. É hora de Pensar Fora da Caixa. E é hora de fazê-lo com as nossas mãos.


INDÚSTRIAS CRIATIVAS GUTA MOURA GUEDES / EXPERIMENTA + CONVIDADO A ANUNCIAR ALEXANDRE LEMOS / BUBOK

SÁBADO 20

MARKETING DE GUERRILHA ANDRÉ RABANEA / TORKE FESTIVAIS: PROCESSO CRIATIVO AGATHA ÁREAS / ROCK IN RIO + CONVIDADO A ANUNCIAR TRENDS DIOGO TEIXEIRA / COUTURE RUI VIEIRA / FULLSIX MODA MULTIPLATAFORMA CONVIDADO A ANUNCIAR JOSÉ CABRAL / O ALFAIATE LISBOETA KEVIN MA / HYPEBEAST


DOMINGO 21

OS NOVOS VELHOS MEDIA RICARDO ROSA / SIC ONLINE FRANCISCO AMARAL / ESEC TV ÁLVARO COSTA / ANTENA 3 NICK MROZOWSKI / I REBRANDING JOÃO GONÇALVES / PEPSI CRIATIVIDADE E COLABORAÇÃO FERNANDO MENDES / COWORK LISBOA FRED OLIVEIRA / WEBREAKSTUFF CRIAÇÃO E GESTÃO DE MARCAS ANA CUNHA / RMAC BRAND DESIGN PEDRO ANICETO / APPLE


AGATHA ARÊAS

ANA CUNHA

Directora de Marketing no Rock in Rio.

Co-fundadora da RMAC, agência de Brand Design cuja outra metade é Ricardo Mealha

ALEXANDRE LEMOS Country Manager da Bubok para Portugal, presidente da Rádio Universidade de Coimbra.

ÁLVARO COSTA Para uma geração, é o “senhor rádio” em Portugal. Está nesse meio desde 1980, com passagem pela BBC em Inglaterra. É fã recente mas fervoroso das redes sociais e actualmente é uma das vozes do programa “Bons rapazes” da Antena 3, para além de marcar presença nas noites Clubbing da Casa da Música.

ANDRÉ RABANEA O “miúdo bem educado e boa pessoa” que veio de São Paulo, é fundador e director criativo da Torke, uma agência de marketing de guerrilha que acaba de comemorar 5 anos de ser a única a oferecer este tipo de serviços no mercado nacional. Além da sede original em Lisboa conta recentemente com uma na Turquia. Rabanea é também um dos sócios criadores da Black Milk Media e organizador e criador do Croquette Awards, os primeiros prémios internacionais de Guerrilha.


DIOGO TEIXEIRA

GUTA MOURA GUEDES

Managing Partner da Couture Decode & Disrupt, onde pesquisa e explora tendências.

Co-fundadora e directora da Experimenta Design, que acontece em Lisboa desde 1999, e em Amesterdão desde 2008. Foi administradora da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) e assessora do AdministradorDelegado da Fundação Casa da Música na área de Comunicação, Marketing, Design e Desenvolvimento.

FERNANDO MENDES Trouxe para Portugal o conceito de cowork, através da criação do Cowork Lisboa, na Lx Factory. Um projecto diferente, mas que encaixa perfeitamente no perfil de alguém que foi também um dos fundadores da revista Cais e do Banco Alimentar.

FRANCISCO AMARAL Director e fundador da ESECtv, mas já passou pela TSF, Antena 1 ou RUC com o seu Íntima Fracção. Abraçou o formato podcast, mas mantém a ideia central: “Pouco para dizer, muito para escutar, tudo para sentir”.

JOÃO GONÇALVES Director de marketing da Pepsi para Portugal, em funções num dos períodos recentes mais importantes para a marca, o rebranding global.


JOSÉ CABRAL

RUI VIEIRA

Licenciou-se em Sociologia. Foi comissário de bordo. Actualmente é bancário. E é o nome que dá vida ao “Alfaiate Lisboeta”, a referência nacional na área do street fashion & style. Conta agora com uma coluna diária no jornal Metro, que segue, de uma forma abreviada, o modelo do blog.

Director criativo da Fullsix. Produtor executivo do OFFF Oeiras 2008 e 2009. Dirigiu recentemente a curta metragem “Algo de Bom”, para a LG, um sinónimo do que deve ser o marketing com conteúdo.

NICK MROZOWSKI Responsável pelo projecto gráfico do jornal i, jornal europeu do ano em 2009. Responsável recentemente pelo novo grafismo do Região de Leiria.

PEDRO ANICETO Quem conhece a marca Apple, conhece o Pedro Aniceto, mesmo que dele só tenha visto o nome numa já duradoura mailing list sobre o mundo da maçã. É gestor da marca em Portugal.

RICARDO ROSA Jornalista coordenador da SIC Online.


CRIAÇÃO INSTANTÂNEA

RESIDÊNCIA DE

Durante os dias da conferência, a Antena 3 convida três artistas a colocar em acção a ideia central do evento. Em parceria com a Plastic Sounds, esses três artistas vão colaborar entre si para criar um projecto musical na “quase impossível” deadline de 2 dias. No final das sessões, os participantes vão poder espreitar algo que fica para referência posterior, como algo concreto e resultante do fluxo de ideias da criação conjunta. (Artistas a anunciar)


“O Pavilhão é um espaço expositivo realizado para a Expo 2000 de Hannover, sendo desmontável, para possibilitar a sua reutilização. Hoje está montado em Coimbra, pretendendo a Câmara desta cidade Utilizá-lo para actividades de exposição, música, etc. O edifício foi feito no meio dessas típicas feiras internacionais, não como a de Lisboa, em que havia um plano e um propósito de transformar a área numa nova zona urbana, mas sim como uma Expo de pavilhões para desmontar, um amontoado de coisas com as mais diferentes expressões, umas interessantes, outras desinteressantes. Não havia, portanto, qualquer relacionamento contextual planeado neste caso. Como tal, é um pavilhão independente, instalado agora dentro de um parque, em Coimbra. Aliás, foi de raiz um pavilhão dentro de um parque, só que, de início, o parque era um amontoado de outros pavilhões.” VIEIRA, Álvaro Siza, Apresentação da Exposição “ÁLVARO SIZA EXPOR PROJECTOS PARA MUSEUS E ESPAÇOS DE EXPOSIÇÃO” Fundação de Serralves, Abril 2005

O ESPAÇO

Pavilhão Centro de Portugal Arquitectos: Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura


pr360 A pr360 é o projecto por trás do #pfc2010. Mais do que isso, é o projecto que acredita que a revolução actual na forma de comunicar nasce das pessoas. Somos uma plataforma onde se cruzam a comunidade criativa, as marcas, os media e os fãs. Vamos tornar-nos no destino de referência junto do público Hyper Social que procura conteúdos e formatos relevantes para si, 52 semanas por ano.

EQUIPA #PFC2010 DIRECÇÃO CRIATIVA JOÃO BARROS (914336515) TELMA RODRIGUES (917882583) TELMO DE FIGUEIREDO (919634768) PENSARFORADACAIXAº GMAIL.COM WWW.FACEBOOK.COM/PFC2010 Uma Ideia Original

pr360 People’s Brand


PARCEIROS ESTRATÉGICOS

MARCAS ASSOCIADAS

MEDIA PARTNERS


Pensar Fora da Caixa Press Kit