Issuu on Google+

Perturbações no Ecossistema

Ciências da Natureza Dora Brandão


Formas de Poluição Há cinco tipos de poluição: • Poluição do Solo • Poluição da Água • Poluição do Ar • Poluição Sonora • Poluição Luminosa


Poluição do Solo “A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.”


Poluição da Água A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar dano à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.


Poluição do Ar “A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia.”


Poluição Sonora “A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos.”


Poluição Luminosa “Poluição luminosa é o tipo de poluição ocasionada pela luz excessiva ou obstrusiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronómica.”


Catástrofes Naturais Designa-se catástrofe natural qualquer acidente que ocorra sem intervenção directa do Homem e que coloque em perigo a existência da Vida. Tempestades, inundações, secas, sismos, vulcões e incêndios podem constituir um factor de desequilíbrio dos ecossistemas, colocando em perigo a sobrevivência da Humanidade


Tempestades

Inundaçþes


Secas

Sismos


Vulcões

Incêndios


Vulcões Como entram em erupção?


A erupção de um vulcão acontece quando uma placa tectónica oceânica entra em contacto com uma placa tectónica continental, causando um terramoto.


Como a placa oceânica é menos densa, acaba por entrar por baixo da continental, impulsionando o magma para a cratera do vulcão.


Vulc達o Tambora


Vulcão Tambora A norte e a sul da Ilha de Sumbawa, uma ilha bastante povoada da Indonésia, existe crosta oceânica, o que formou um monte de 4300 metros, o Monte Tambora.


Dentro da montanha formou-se uma grande câmara de magma, e passado séculos o vulcão entrou em erupção. Foi entre dia 5 e 10 de Abril de 1815.


O vulcão atingiu o nível 7 no índice de explosividade vulcânica, sendo a maior erupção registada na história da Terra e a que mais matéria expeliu.


Só na sua descida carbonizou cerca de 10 mil pessoas. Cinco dias depois, houve material eruptivo lançado a 44 km de altura, escurecendo o céu num raio de 500 km durante três dias e matando cerca de 60.000 pessoas.


O fluxo piroclástico chegou ao oceano e provocou explosões secundárias nas ilhas próximas. Não houve Verão no hemisfério norte em consequência da erupção, o que provocou a morte de milhares de pessoas devido à falta de alimento.


Culturas agrícolas colapsaram e gado morreu, resultando na pior fome do século XIX. No total, este vulcão matou cerca de 71 mil pessoas. Atualmente, em lugar do vulcão, há uma enorme cratera cheia de água, tendo metade do seu tamanho original.


Bibliografia - wikipedia.com


• Trabalho realizado por: Dora Amélia Brandão • Disciplina de Ciências Naturais • Professor: Bento Baptista • Conservatório de Música do Porto • Fevereiro de 2012


Perturbações no Ecossistemas