Page 1

PSD p.4 Socialistas devem “procurar consensos” sobre a PESCO

Parlamento p.9 Governo está esgotado

n.º 1994 13 de dezembro de 2017 Diretor: Miguel Santos | Periodicidade Semanal | Registo na ERC: n.º 105690 | Propriedade: P.P.D./P.S.D. Partido Social Democrata | Identificação Fiscal: 500835012. | Sede de Redação/Editor: Rua de S. Caetano, nº9, 1249-087 LISBOA Estatuto editorial: http://www.psd.pt/ficheiros/ficheiros/ficheiro1501002248.pdf

Realismo e exigência

Pedro Passos Coelho esteve no jantar de Natal do PSD de Alijó


Presidente

Pedro Passos Coelho no jantar de Natal do PSD de Alijó

Realismo e exigência Realismo e exigência para encarar os problemas do País e procurar “melhorar as condições de vida das populações”. No jantar-convívio de Natal organizado pelo PSD de Alijó, distrito de Vila Real, sábado, 9 de dezembro, o presidente do PSD criticou a “conversa fantasiosa” do atual Governo e alertou que a dívida pública mantém-se em níveis preocupantes. Endividamento que se estende também aos particulares e empresas. Pedro Passos Coelho pediu realismo, porque “ser realista é uma condição de partida para termos um maior sucesso”. “Quando se deve muito dinheiro, é bom saber o que se quer fazer para futuro. Para tratar do futuro e pagar as facilidades do passado, não se pode fazer de conta sempre”, acrescentou. E citou o exemplo da degradação do Serviço Nacional de Saúde, “que não tem recebido o financiamento adequado”. O líder do PSD criticou a “conversa fantasiosa” que orienta a atual governação. “Eu não vejo mal para que os governos digam às pessoas quais são as restrições e quais são os problemas, porque essa é melhor maneira de os podermos resolver. Se não soubermos que eles existem, e tivermos de descobri-los da pior maneira, depois não gostamos”. “Temos anos pela frente que não serão anos simples. Quem espera por facilidades em regra acaba por correr atrás do prejuízo”, acrescentou o líder social-democrata.

2


Presidente Pedro Passos Coelho admite que “enfrentamos condições que são incomparavelmente melhores do que as que tínhamos em 2010 e em 2011”. “Na altura [em 2011], não tínhamos um tostão para pagar aos funcionários, pensionistas e a quem nos tinha ajudado antes. Mas é preciso não esquecer que devemos imenso dinheiro: deve o Estado, os particulares, as empresas”, preveniu o presidente do PSD. O presidente social-democrata apontou uma diferença que distingue o PSD da esquerda mais radical. “O PSD não é um partido marcadamente ideológico. Somo um partido de valores muito marcados. Mas não temos mania de que temos as soluções para tudo”, frisou. O que o PSD quer para escola pública, declarou Passos Coelho, é ensinar e melhorar o nível de instrução das pessoas. O mesmo se aplica ao setor da Saúde. “O que queremos da Saúde é que nos trate, não é que todos sejamos iguais”, sublinhou. “Quando um partido tem um programa fechado para a sociedade, divorcia-se dela. Ou quer meter a sociedade todo no partido, e que toda a gente seja militante, e tenha aquela catequese, que pense daquela maneira, e faça daquela maneira, e isso é um totalitarismo. Ou queremos ter uma sociedade aberta, em que as questões não estão fechadas à partida. Quem governa, na junta de freguesia, na câmara ou no governo, possa atender em cada situação e possa ter a abertura para encontrar as melhores soluções e a pensar na solução dos problemas que podemos antecipar. É este exercício que não se está a fazer hoje”, expressou. E concluiu com uma mensagem sobre o atual momento político: “Se tudo continuar como até aqui como nos próximos dois anos, teremos em 2019 uma legislatura perdida. Não se fez uma única reforma a pensar no futuro, não se pensou nos verdadeiros problemas que temos. Como em quatro anos de vazio as coisas não ficam sempre como estavam, algumas destas coisas vão-se agravar. Cá estaremos, no PSD, com uma nova liderança, com órgãos revigorados, para responder a estes desafios”. Em Alijó, onde decorreu o jantar de Natal, o PSD, em coligação com o CDS, venceu as eleições autárquicas de 01 de outubro. José Rodrigues Paredes é o presidente da Câmara Municipal. Luís Pedro Pimentel lidera a Secção local do PSD.

3


PSD

Defesa europeia

Socialistas devem “procurar consensos” sobre a PESCO “Se o PS tem uma posição que é idêntica à nossa, não há razão para que não acompanhe o projeto de resolução do PSD”, defendeu o líder parlamentar do PSD, esta terça-feira, sobre a adesão de Portugal ao mecanismo de cooperação estruturada permanente (PESCO). Para Hugo Soares, se tal se viesse a verificar tratar-se-ia de um “erro histórico”. “O PS tem dito que não está em causa nem a constituição de um exército comum, nem a especialização das Forças Armadas”, explicou o presidente do grupo parlamentar. Segundo sublinhou, o PS decidiu-se, todavia, por “um projeto minimalista onde essas linhas vermelhas não constam”. Por isso, sublinhou: “se há princípios e linhas vermelhas que defendem o interesse nacional, devem constar da resolução que a Assembleia da República vai aprovar”. “Se essas linhas vermelhas, com as quais o PS concorda só estão no projeto do PSD é evidente que deve ser aprovado pelo PS”, reiterou, acrescentando que “o PSD está muito disponível, como sempre esteve, para que haja um texto comum em que isto possa ficar acautelado”. Os social-democratas são “a favor” da adesão ao PESCO, desde que sejam asseguradas, então, duas condições: a não adesão ao exército único europeu e a não especialização das Forças Armadas. Em declarações aos jornalistas, Hugo Soares destacou que os socialistas devem “procurar consensos com os demais partidos”. “Como não têm apoio nem do PCP, nem do BE o Governo não tem capacidade de, sozinho, forçar uma decisão nesta matéria”, esclareceu, apontando que prevalece o “total desgoverno” e que o próprio ministro da Defesa “está completamente desnorteado nesta matéria”.

Governo é responsável por maus resultados na Educação O mau desempenho na leitura dos alunos portugueses, registado no Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), deve-se à instabilidade na Educação, criada pelo atual Governo. É o resultado de medidas que afastam os alunos da exigência. Os diretores de escolas são os primeiros a atribuir ao Governo socialista a responsabilidade por estas avaliações internacionais desfavoráveis para o nosso país. Amadeu Albergaria, deputado do PSD, recorda que o Executivo socialista, “mal entrou em funções, terminou com os exames do 4.º ano e desvalorizou as avaliações externas, transmitindo uma mensagem errada às escolas”. O vice-presidente social-democrata acentua o facto de o governo anterior, no que se refere a testes internacionais, ter apresentado sempre “ótimos resultados, ao contrário deste Governo”. “Não é com menor exigência que vamos conseguir alterar esses resultados e muito menos culpabilizando o anterior governo que, ao contrário deste, sempre obteve bons resultados internacionais”, assinala o deputado. Amadeu Albergaria refere ainda que “a diminuição das horas de português” acaba por deteriorar a qualidade de ensino e, nesse sentido, não surpreende a degradação dos resultados dos alunos portugueses. De acordo com o PIRLS, os alunos portugueses do 4.º ano pioraram o desempenho a leitura entre 2011 e 2016, baixando de 541 para 528 pontos (menos 13 pontos). Portugal não só agravou o desempenho mas também foi o país da Europa que mais caiu e o segundo que mais piorou o resultado, se se tiver em conta os 50 países em análise. Este resultado atira Portugal para a 30.ª posição, num “ranking” liderado pela Rússia (581 pontos) e por Singapura (576).

Coordenador do Relatório sobre os alunos do 4.º ano Coincidentemente, o coordenador nacional dos estudos internacionais sobre o desempenho dos alunos foi afastado em novembro, a poucas semanas da divulgação dos resultados da avaliação PIRLS. O afastamento do investigador João Marôco ocorre pouco depois do responsável ter apresentado ao presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), a primeira proposta do relatório sobre o desempenho de leitura dos alunos portugueses. O afastamento de coordenador foi oficializado por um despacho do secretário de Estado da Educação, João Costa.

4


PSD

PSD denuncia dificuldades em escolas Atrasos nos reembolsos a escolas profissionais e encerramento de serviços por falta de pessoal estão a interferir com a normalidade de estabelecimentos de ensino e a prejudicar estudantes, famílias, professores e auxiliares. Em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, três escolas profissionais – a Escola Profissional CIOR, a Escola Profissional ARTAVE (Filial) e a FORAVE - Escola Profissional Tecnológica do Vale do Ave – estão à beira da “asfixia financeira” por causa do atraso das transferências destinadas para pagar a funcionários, prestadores de serviços e alunos (cerca de 2 milhões e 600 mil euros). Em atraso encontram-se as verbas referentes ao ano letivo de 2016/2017, mas também parte do ano letivo 2015/2016, no âmbito de candidaturas submetidos ao Programa Operacional Capital Humano “Não obstante as múltiplas insistências junto do Programa, os atrasos crónicos na transferência dos reembolsos a que tem direito, não só não tem melhorado como, pelo contrário, tem piorado”, sublinham os deputados social-democratas, numa pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Os parlamentares querem saber os motivos que justificam estes atrasos contínuos nos reembolsos. “Se, de facto, foram tomadas medidas, como se justifica que permaneçam e tenham sido agravados os atrasos nos pagamentos àquelas Escolas Profissionais?”, interrogam. Por sua vez, a Escola Secundária de Vendas Novas, distrito de Évora, encerrou três dias por semana no período da tarde o serviço de reprografia, uma situação que impede alunos e professores de terem acesso a fotocópias. “Parece-nos muito grave o encerramento de serviços essenciais ao processo de ensino e aprendizagem. A justificação que é dada tem a ver com a falta de pessoal”, denunciam os deputados. O PSD insta o ministro da Educação a dar explicações e a “corrigir esta situação” na reprografia Escola Secundária de Vendas Novas, um caso que comprova, uma vez mais, o desinteresse do Governo pela escola pública.

Acompanhe-nos no dia-a-dia...

Conferências de Imprensa, Transmissões em direto, Discursos e intervenções políticas

Entrevistas, Opinião, História, Iniciativas

O dia-a-dia da atividade do PSD

Noticiário semanal todas as sextas-feiras

5


PSD

Escola José Falcão em Coimbra deve ser objeto de intervenção O PSD recomenda ao Governo a requalificação da Escola Secundária José Falcão em Coimbra. Trata-se de um estabelecimento de ensino que “está na génese do ensino liceal” em Portugal e “é o rosto atual do Liceu de Coimbra, fundado em 1836”. A Escola Secundária José Falcão constitui um estabelecimento de referência no ensino público em Portugal. Os deputados social-democratas consideram que quer pelo prestígio no património nacional – “interesse público” – quer pelos resultados obtidos a Escola Secundária José Falcão deve ser objeto de intervenção. Numa visita recente às instalações, o Grupo Parlamentar do PSD constatou que em oito décadas, este estabelecimento “nunca teve uma intervenção de fundo, por demais evidente nos sinais graves de deterioração que são facilmente observáveis in loco”. O PSD detetou problemas de infiltração, de humidade e de frio, paredes em cimento, com azulejos arrancados, e com a canalização e instalação elétrica ainda de origem. “Este estado força a necessidade de um projeto integral para uma intervenção de fundo que mantenha e respeite a traça original do edifício: que respeite e preserve o ambiente utilizando materiais e tecnologias que promova a otimização dos recursos energéticos; substitua as estruturas técnicas básicas; modernize a climatização; melhore a sua luminosidade; e crie um sistema de segurança e proteção de pessoas e bens”, concretizam os deputados. No plano pedagógico, a qualidade e a diversidade do ensino praticado na Escola é de tal forma consensual que o número de alunos tem vindo a aumentar nos últimos anos, apesar dos constrangimentos de ordem física que limitam a inscrição de mais alunos.

Génese histórica da Escola Secundária José Falcão Por decreto de Passos Manuel, publicado em 19 de novembro de 1836, foram oficialmente criados os primeiros três liceus em Portugal: o Liceu de Coimbra, o Liceu de Lisboa e o Liceu do Porto. As atuais instalações remontam a 1936 e foram desenhadas pelo arquiteto Carlos Ramos, tendo nessa altura recebido o nome de Liceu D. João III. Até 1947 foi um dos dois liceus de formação de professores em Portugal (o outro era o Liceu Pedro Nunes, em Lisboa), sendo mesmo, entre 1947 e 1956, o único liceu no país a fazer formação de professores. De 1956 a 1974, o estágio apenas se podia realizar em três liceus: aos de Coimbra e de Lisboa, juntava-se o Liceu D. Manuel II, do Porto. Em 1974, recupera o nome de José Falcão e em 1979, o Liceu passou a Escola Secundária, a Escola Secundária José Falcão, herdeira anteriores designações e por onde passaram muitos alunos e professores, futuros presidentes da República, homens da Cultura e de Estado, grandes poetas e escritores, músicos, cientistas, reitores, centenas de professores, milhares de homens e mulheres que fizeram o Portugal de hoje. As instalações foram projetadas pelo gabinete do arquiteto Carlos Ramos e classificado pelo IGESPAR como Monumento de Interesse Público. É um edifício referência obrigatória do modernismo em Portugal. Obedecia, na época, às modernas conceções europeias do espaço liceal – normas rigorosas de higiene escolar (materiais utilizados, luminosidade, capacidade dos diversos espaços) e correspondia às exigências de um plano pedagógico que contemplava as áreas das Humanidades, das Ciências, das Artes Oficinais e da Educação Física. Ainda hoje preserva o equipamento original dos laboratórios (do século XIX).

6


PSD

Avanca, Estarreja

PSD quer requalificação da Escola Egas Moniz As instalações da Escola Egas Moniz de Avanca, no concelho de Estarreja, encontram-se degradadas e só a intervenção do Ministério da Educação porá termo a esta situação. O PSD, através dos deputados Amadeu Albergaria e Regina Bastos, apela ao Ministério da Educação para disponibilizar 7 milhões de euros, necessários para as obras de requalificação. A verba foi validada pelos serviços técnicos da DGEstE, e representa o custo do projeto apresentado pela Câmara Municipal de Estarreja, que prevê a recuperação do edificado, abrangendo todos os níveis de ensino – do pré-escolar ao 3.º ciclo. “No entanto, para dar corpo ao projeto é necessário uma decisão do governo, designadamente do Ministro da Educação para dotação orçamental para o efeito, seja por via dos fundos comunitários seja por via do Orçamento do Estado”, referem os deputados. O Grupo Parlamentar do PSD vê com preocupação este caso, que espelha, de resto, os cortes consagrados no Orçamento do Estado para 2018 na Educação. Os deputados lamentam que o investimento no Ensino Básico e Secundário tenha diminuído nos últimos dois anos, com o Ministério das Finanças a recorrer a “cativações para encapotar os cortes que se verificaram nos serviços de educação”. “De facto, a Conta Geral do Estado mostrou que em 2016 a execução do investimento foi sujeito a um corte de 65,7% face a 2015, e no Orçamento para 2018, agora apresentado, fica patente que em 2017 a estimativa de não execução face ao inicialmente orçamentado é de quase 50%”.

e reabilitação das escolas nunca estiveram paradas”. Foram construídos novos centros escolares, com a colaboração das autarquias (às quais foram pagas as dívidas relativas a compromissos anteriores a 2011 e mantidos os compromissos assumidos), requalificadas mais de seis dezenas de escolas secundárias, com poupanças nos custos de construção de mais de 80 milhões de euros e intervencionadas, só através do Programa de Remoção de Placas de Fibrocimento degradadas, 299 escolas.

O PSD recorda que o anterior governo “nunca escondeu que o parque escolar, fruto de exageros passados e da limitação de recursos, não pôde ser renovado como gostaria, mas a requalificação e as obras de manutenção

O PSD manifesta repúdio a esta prática do atual Governo “que tenta ocultar desinvestimento com os acordos estabelecidos com as autarquias para desenvolverem as obras de requalificação das escolas” de todo o território.

Perguntas dos deputados do PSD 1. O Ministro da Educação está ao corrente da situação exposta? 2. Reconhece a urgência em resolver esta situação? 3. É intenção do Ministério da Educação avançar com os 7 milhões de euros necessários para a realização desta obra? 4. Quando é que o Ministério da Educação toma uma decisão em relação à situação acima exposta?

“Tem faltado ao Governo uma atitude responsável” para combater violência no desporto O PSD quer ouvir o ministro da Educação, no Parlamento, “na sequência das recentes declarações dadas ao Diário de Notícias sobre o clima de violência que se vive no desporto”. Foi, para o efeito, entregue um requerimento na Assembleia da República, no qual os social-democratas “estranham” as afirmações feitas. “Tem faltado ao Governo uma atitude responsável”, assinalam os deputados do PSD. “Além do anunciado e prometido Plano de Ação dirigido à erradicação da violência no desporto, ainda nenhuma medida foi tomada capaz de resolver este clima de ódio e violência”, explicam, acrescentando que “nem tão pouco foi feita a avaliação da lei da violência no desporto, revista em 2013”. Segundo os social-democratas, “assistimos a um clima de intensa conflitualidade entre os principais agentes do futebol português, o que, além de denegrir a imagem do nosso País, contribui para o escalar da violência contra árbitros e entre adeptos”. Neste sentido, salientam que “ninguém tem dúvidas sobre a necessidade de alterar a forma como se vive o futebol em Portugal” e que “é expressa e consensual a vontade de ver mudanças”. “Clubes, presidente da Federação, árbitros, já todos pediram a intervenção do Governo”, lembram.

7


PSD

Obituário

Hélder Renato Rodrigues (1973-2017) O Partido Social Democrata lamenta o falecimento do militante Hélder Renato Rodrigues, dia 6 de dezembro, e expressa o seu mais sentido pesar. Dedicou-se à causa social-democrata com lealdade, empenho e convicção. À família enlutada, o PSD manifesta as mais sentidas condolências. Hélder Renato Rodrigues presidia a comissão política de Secção do PSD/Portimão, desde 2014, e exercia funções de chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Monchique, desde 2009. Foi, previamente, chefe de gabinete na Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos. Foi gestor e consultor de empresas das áreas do ambiente e da hotelaria Também o PSD/Algarve, em reconhecimento dos serviços prestados por Helder Renato à causa social-democrata e ao município de Portimão (em particular como autarca), terra que ele adotou como sendo sua, quis expressar “à família enlutada, bem como aos seus muitos amigos, dos mais diversos quadrantes políticos e setores da sociedade civil, o seu sentido pesar pela sua morte”. Natural de Lubango, Angola, onde nasceu em 27 de setembro de 1973, Helder Renato Vieira Duarte Rodrigues faleceu vítima de uma paragem cardio-respiratória.

Paula Neves (1972-2017) O Partido Social Democrata recebeu com grande consternação a notícia do falecimento da presidente da Comissão Política de Secção do PSD/Sintra, Paula Neves. Paula Neves desempenhou o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Sintra, entre 2013 e 2017. Destacou-se pela seriedade e convicção com que sempre exerceu as suas funções. Era ainda vogal da Distrital de Lisboa do PSD e conselheira nacional do PSD. Paula Sofia Barreirão Neves nasceu em 14 de janeiro de 1972 e era engenheira civil. A presidente do PSD Sintra faleceu na sexta-feira, 8 de dezembro, após doença prolongada. O Partido Social Democrata relembra o seu contributo para a vida política e para a social-democracia e endereça à sua família as mais sentidas condolências.

8


Parlamento

Debate quinzenal

Governo está esgotado

O líder parlamentar, Hugo Soares, questionou o primeiro-ministro sobre o sentido de justiça e de bom senso deste Governo, que obriga os portugueses a terem de pagar IMI pelas casas que arderam nos incêndios. Interpelou ainda sobre o Infarmed, recordou a reversão feita pelo atual Executivo no que diz respeito à TAP e a posição do PS relativamente às energias renováveis. Hugo Soares cita estudos internacionais, que concluem que o período da crise foi de redução de desigualdades. António Costa “quis recusar, a todos os cidadãos que perderam as suas casas [nos incêndios que entre junho e outubro afetaram o País], a possibilidade de não pagarem um imposto por um bem que já não existe”, acusou na quarta-feira, 6 de dezembro, Hugo Soares, depois de ter convidado o primeiro-ministro a “fazer um exercício” como se de um habitante daqueles zonas se tratasse. “Se não quer assumir essa responsabilidade diga aqui que é contra esta isenção de IMI, não chute para as câmaras municipais [decisão de isenção] aquilo que devia ser o senhor a fazer, porque assim é que era justo”, assinalou.

Infarmed: “Foi uma intenção ou uma decisão?” Hugo Soares levou ao debate quinzenal várias questões que resultam de “decisões e instruções” do próprio primeiro-ministro e que “têm influência na vida quotidiana das pessoas”. Abordou o anúncio (que classificou de “pomposo”) da transferência da sede do Infarmed de Lisboa para o Porto e fez uma “pergunta muito clara”: “foi uma intenção ou é uma decisão política?”. Depois de ter repetido a questão, o líder parlamentar disse que a decisão do Governo se destaca pela “leviandade e ligeireza” e, por isso, é “um ultraje para

as gentes do norte e do Porto” que “não precisam deste tipo de esmola”. Esclareceu que “quando se fala em desconcentração de serviços, em descentralização, estas matérias deviam ser pensadas e estudadas”. Argumentou, assim, que António Costa “tem dado provas de que não faz nem uma coisa, nem outra”. Lembrou ainda que, quando o PSD quis discutir a descentralização, “PS e esquerda disseram que não” e criticou o primeiro-ministro por “continuar a fazer estes números políticos”.

PSD desafiou António Costa a assumir indicações dadas sobre as energias renováveis O presidente do grupo parlamentar do PSD referiu-se ao imposto sobre as energias renováveis para assinalar os “exercícios difíceis” feitos por um deputado e pelo líder parlamentar socialistas. “Não havia exercício que lhes valesse, porque afinal de contas foi o senhor primeiro9


Parlamento -ministro que ordenou à bancada”, disse, perguntando o motivo pelo qual deu indicações para que os deputados socialistas “alterassem a votação de sexta para segunda?”. Recordou as declarações feitas por António Costa a um semanário, desafiando-o: “ou assume aquilo que disse ou vem aqui desmentir o semanário”. Hugo Soares frisou ainda que o atual Governo não respeitou contratos antes assinados com empresas, revertendo processos de privatização na TAP, na Carris e nos STCP (Serviço de Transportes Coletivos do Porto).

“O senhor primeiro-ministro já não tem o apoio do BE, nem do PCP” De acordo com o líder parlamentar, o Governo está “sozinho e esgotado” no que respeita a questões estruturais. “O senhor primeiro-ministro já não tem o apoio do BE, nem do PCP”, disse, acrescentando: “mas essa é uma matéria que lhe compete a si, entender-se com os seus parceiros até ao final da legislatura”. No debate quinzenal debateu-se a coesão social e a redução das desigualdades. Após a intervenção de António Costa, Hugo Soares denunciou que o primeiro-ministro não remontou a 2014, ano em que o desemprego começou a descer e a economia a crescer, assinalando que “tudo isso é essencial para combatermos as desigualdades”.

Gripe: “Está o SNS preparado?” Segundo destacou, “combater as desigualdades é também criar condições nos serviços públicos, para que os nossos concidadãos possam ter neles aquilo que, por força dos impostos, pagam”. Questionou, assim, o Governo se “tem estado alerta para todas as chamadas de atenção que a Direção-Geral de Saúde, a Ordem dos Enfermeiros e a Ordem dos Médicos têm feito” quanto à gripe. “Podem os portugueses estar descansados? Está

o Serviço Nacional de Saúde preparado para acorrer a quem dele precisar nos próximos meses?”

Debate para o Conselho Europeu: “PS acompanha o PSD” “Registamos, agora, com agrado que o PS acompanha as posições do PSD” no que diz respeito à adesão de Portugal ao mecanismo de Cooperação Estruturada Permanente (PESCO), disse esta quarta-feira Miguel Morgado, aquando do debate preparatório do Conselho Europeu. “Não havia razões para o PS não o fazer”, destacou. Segundo o deputado importa, agora, que Portugal faça “uma declaração explícita” sobre aquelas que são as “linhas vermelhas”, uma vez que quando “os processos

são indeterminados haverá leituras diferentes”. Referiu que “seria saudável que todos os Estados-Membros fizessem o mesmo em nome da transparência, da clarificação”. Lembrou que os deputados foram “eleitos para dar respostas e soluções aos problemas dos cidadãos europeus”. “Sei que o senhor primeiro-ministro tem um grave problema de amnésia”, acusou Miguel Morgado, referindo-se à União Económica Monetária. “Mais preocupante é que passei um ano a desafiá-lo para continuar o apoio diplomático a propostas de 2015, finalmente quando percebeu que não tinha outra estratégia para a Europa e para a União Económica Monetária, veio falar que afinal apoiava o Fundo Monetário Europeu, o suporte orçamental para o Fundo de Resolução, o Fundo de Garantia de Depósitos”, disse, acrescentando serem de propostas de 2015 para as quais contribuiu o anterior governo

Governo deve evitar “suspeições” nas instituições de solidariedade social “É fundamental que o Governo não permita que sejam criadas suspeições neste setor [terceiro] que desenvolve um papel fundamental no apoio à sociedade”, alertou deputada Clara Marques Mendes, depois da denúncia de irregularidades na associação Raríssimas. Clara Marques Mendes declarou ser, igualmente, importante que “o ministro da tutela venha esclarecer a situação e tranquilizar as pessoas”, e informou que o grupo parlamentar social-democrata dirigiu, na segunda-feira, 11 de dezembro, uma pergunta regimental ao ministro Vieira da Silva, cujo objetivo é perceber “desde quando” é que tem conhecimento da situação. “Importa esclarecer o que fez para agir face a esta situação e, se nada fez, porque é que não fez”, explicou a deputada.

10


Regionais

Governo regional agiu com “autoritarismo” na Caldeira Velha O presidente do PSD/Açores considera que o governo regional atuou com “autoritarismo” ao retirar à câmara da Ribeira Grande a gestão da Caldeira Velha, ignorando os diversos prémios de “boas práticas ambientais” recebidos pelo município. “A Ribeira Grande é exemplar no que toca às boas práticas ambientais, razão pela qual entidades como a Universidade do Minho e a Associação Bandeira Azul da Europa têm vindo, sucessivamente, a atribuir prémios ao município. Por isso, é muito estranho que o governo regional, com autoritarismo e de forma unilateral, tenha retirado à câmara da Ribeira Grande a gestão da Caldeira Velha”, afirmou. O líder dos social-democratas açorianos, que falava após uma reunião com o executivo camarário ribeiragrandense, dia 6, lamentou a forma como foi feita a rescisão do protocolo por parte da secretaria regional do Ambiente. “[O protocolo foi rescindido] com um telefonema e um ofício que chegou duas horas depois, sem haver informação prévia. Nem sequer houve respostas às questões que o município colocou sobre matérias que tinham a ver com a capacidade de carga e a reestruturação que era necessária do espaço”, frisou. Duarte Freitas especificou que outro dos motivos que causam estranheza na decisão do governo regional é haver diversos espaços naturais no arquipélago geridos por entidades privadas. “Esta foi, pura e simplesmente, uma medida autoritária e unilateral, de um governo de ‘quero, posso e mando’, e que, no caso da Ribeira Grande, quis demonstrar que a câmara e os ribeiragrandenses, não sendo da sua cor política, iam ser castigados”, afirmou. O presidente do PSD/Açores mostrou também “grande preocupação” com os 12 funcionários da Caldeira Velha, cujo futuro está agora em causa. Duarte Freitas lamenta ainda que a gestão da Caldeira Velha seja agora entregue à Azorina, uma empresa pública “semi-falida” com um passivo de 10 milhões de euros.

11


Memórias

Edição n.º 1196 do “Povo Livre”, de 13 a 27 de outubro de 1999. Manchete: “Durão Barroso na noite das eleições: Continuarei o combate por Portugal”. Maria Eduarda Azevedo era a diretora do “Povo Livre”.

12


Convocatórias

CONVOCATÓRIAS DO PSD Recepção Terça-feira até 12h00 Para: Fax: 21 3973168 email: convocatorias@psd.pt

AGUIAR DA BEIRA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Aguiar da Beira, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição dos órgãos da Secção Mesa da Assembleia de Secção Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. Podem ser remetidas por correio para Avenida Principal, nº 7 Ponte do Abade 3570-191 Sequeiros AGB - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

ANSIÃO Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Ansião, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede, sita na Av. Dr. Vitor Faveiro, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição dos órgãos da Secção Mesa da Assembleia de Secção Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

ARRUDA DOS VINHOS Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Arruda dos Vinhos, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede sita na Av. Timor Lorosae, 17, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção e da Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral, estando a sede aberta para o efeito das 21h30 às 24h00. - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

AZAMBUJA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção da Azambuja, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede da Secção, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção e da Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem

estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

BAIÃO Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Baião, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede, sita na Rua de Camões, 378 com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição dos órgãos da Secção Mesa da Assembleia de Secção Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues, na sede da Secção, ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

CELORICO DA BEIRA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Celorico da Beira, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede, sita na Rua António Fernandes C. Almeida, nº 19,com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição dos órgãos da Secção Mesa da Assembleia de Secção Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

CHAMUSCA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção da Chamusca, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede da Secção, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção e da Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, na sede da secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

IDANHA – A- NOVA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Idanha – a - Nova, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede, sita na Rua Vaz Preto, nº 94, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição dos órgãos da Secção Mesa da Assembleia de Secção Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

LYON / FRANÇA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Lyon - França, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 11h00, no nº 9, Chemin du Faubourg - Lacroix 42000, Saint Étienne, com a seguinte Ordem de trabalhos 1 – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção 2 – Eleição da Comissão Política de Secção

Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral - As urnas estão abertas das 11h00 às 13h00

LISBOA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Lisboa, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, no Hotel Sana - Lisboa, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção e da Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Comissão Política Distrital, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral, na sede Distrital de Lisboa, sita na Praça São João Bosco, nº 3 -B - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

LISBOA ÁREA OESTE / DISTRITAL Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD e do Regulamento eleitoral para os Órgãos Distritais e Locais, convocam-se todos os militantes do Distrito de Lisboa Área Oeste para reunir, no próximo dia 13 de Janeiro de 2018 (sábado) pelas 14h00, em todas as Sedes de Secção, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto Único - Eleição dos Órgãos Distritais a) Mesa da Assembleia Distrital b) Comissão Política Distrital c) Conselho de Jurisdição Distrital d) Comissão Distrital de Auditoria Financeira e) Delegados de Secção à Assembleia Distrital Locais de votação e entrega de listas Alenquer – Sede do PSD – Rua Gago Coutinho, n.º 36 R/c Arruda dos Vinhos – Sede do PSD – Av. Timor Lorosae, n.º 17 (junto à rotunda dos Bombeiros) Cadaval – Sede PSD – Rua D. Fernando, n.º 12 Lourinhã – Sede PSD – Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa, n.º 4 cave Sobral de Monte Agraço – Sede do PSD - Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, n,º 9 1º Dto Torres Vedras – Sede do PSD – Rua 9 de Abril, n.º 1 – 3º NOTAS - As listas candidatas devem ser entregues na sede Distrital, sita na Rua 9 de Abril, n.º 1 – 3º, Torres Vedras, ao Presidente da Mesa da Assembleia Distrital, ou a quem estatutariamente o possa substituir até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral (quarta-feira, dia 10 de Janeiro).A sede encontra-se aberta para esse efeito das 22h00 às 24h00. - As listas candidatas a Delegados de Secção devem ser entregues, na sede respectiva, ao Presidente da Assembleia de secção ou a quem estatutariamente o possa substituir, igualmente até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral (dia 10 de Janeiro). - As urnas estarão abertas em todas as secções das 14h00 às 20h00

LOUSÃ Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção da Lousã, para reunir, no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 21h00, na sede, sita na Rua Dr. Pires Carvalho, com a seguinte Ordem de trabalhos 1 – Análise dos resultados autárquicos 2 - Análise da situação política actual 3 – Outros assuntos de interesse dos militantes

MACAU Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Macau, para reunir no próximo dia 20 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 16h00, na Av. Ouvidor de Arriaga 2 C, FL r/c, Flat& Edif. Kam

13


Convocatórias Veng – Macau, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção e da Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, na Av. Ouvidor de Arriaga 2 C, FL r/c, Flat& Edif. Kam Veng – Macau, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. - As urnas estão abertas das 16h00 às 20h00

MARCO DE CANAVESES Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção do Marco de Canaveses, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede, sita no Largo Sacadura Cabral, nº 10, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição dos órgãos da Secção a) Mesa da Assembleia de Secção b) Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues, na sede da Secção, ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

OEIRAS Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Oeiras, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede sita na Av. Carolina Michaelis, Loja 37 – Linda – a - Velha, com a seguinte Ordem de trabalhos 1 – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção 2 – Eleição da Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

OLIVEIRA DO BAIRRO Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Oliveira do Bairro, para reunir em sessão ordinária, no próximo dia 12 de Janeiro de 2018, (sexta-feira) pelas 20h00, na sede, sita Bustos (junto à Igreja), com a seguinte Ordem de trabalhos 1 – Análise da situação política concelhia 2 - Outros assuntos

OURÉM Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Ourém, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede sita na Rua Dr. Carlos Vaz de Faria e Almeida, 31 – 1º, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção e da Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues, na sede, ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

RESENDE Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Resende, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na Rua dos Fontelheiros, r/c nº 472, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de 14

Secção e da comissão política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral, na Rua dos Fontelheiros, nº 472. - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. Qualquer esclarecimento para o 961576345. A sede distrital encontra-se aberta para o efeito entre as 21h00 e as 24h00 - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

SEIXAL

VILA NOVA DE PAIVA

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia de Secção do Seixal para reunir, no próximo dia 13 de Janeiro de 2018 (sábado), na sede, sita na Rua do MFA 11, Fogueteiro - Amora, com a seguinte ordem de trabalhos: 1 – Eleição dos Órgãos de Secção a) - Eleição da Mesa da Assembleia de Secção b) Eleição da Comissão Política de Secção. Notas - As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral. - As urnas estarão abertas das 14h00 às 20h00.

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Vila Nova de Paiva, para reunir, no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 18h00, na sede da Junta da União de Freguesias de V.N. de Paiva, Alhais e Fráguas – Rua Cónego Manuel Fonseca da Gama, com a seguinte Ordem de trabalhos 1 – Apresentação e aprovação das contas do ano de 2017 2 – Discussão e aprovação do plano e orçamento para o ano de 2018 3 – Análise da situação politico - partidária

TOMAR

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Distrital de Viseu, para reunir, no próximo dia 05 de Janeiro de 2018, (sexta-feira) pelas 21h00, na sede de Oliveira de Frades, com a seguinte Ordem de trabalhos 1 - Informações 2.- Análise da situação política 3 – Marcação de Eleições para os órgãos concelhios

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia de Secção de Tomar, para reunir no próximo dia 09 de Janeiro de 2018, (terça-feira) pelas 21h00, na sede, sita na Rua da Fábrica da Fiação 57-A, com a seguinte Ordem de trabalhos: 1 - Análise da situação política local e nacional

VISEU / DISTRITAL

TORRES VEDRAS Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia de Secção de Torres Vedras para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018 (sábado) pelas 14h00, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único -: Eleição dos órgãos da Secção a) Mesa da Assembleia de Secção b) Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues na sede, à Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente a possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao ato eleitoral (10 de Janeiro). Para o efeito a sede encontra-se aberta entre as 22h00 e as 24h00. - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

TROFA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção da Trofa, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede, sita na Rua Camilo Castelo Branco, 222, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição dos órgãos da Secção Mesa da Assembleia de Secção Comissão Política de Secção Notas - As listas candidatas devem ser entregues, na sede da Secção, ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h00 do terceiro dia anterior ao acto eleitoral - As urnas estão abertas das 14h00 às 20h00

VALE DE CAMBRA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia da Secção de Vale de Cambra, para reunir no próximo dia 13 de Janeiro de 2018, (sábado) pelas 14h00, na sede sita na Av. Camilo Tavares de Matos, 352 – 1º Dtº, com a seguinte Ordem de trabalhos Ponto único – Eleição da Mesa da Assembleia de Secção

AROUCA Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e do Regulamento Eleitoral da JSD, convoco o Plenário da Secção da JSD do Concelho de Arouca para o dia 13 de Janeiro de 2018 (Sábado) às 14 horas, na Sede dos Bombeiros Voluntários de Arouca, sita na Rua dos Bombeiros Voluntários de Arouca (EN 326) 4540-202 Arouca, com a seguinte ordem de trabalhos: 1 – Eleição para a Comissão Política da Concelhia de Arouca; 2 – Eleição para a Mesa de Plenário da Concelhia de Arouca; Nota: As listas deverão ser entregues até às 23h59m do terceiro dia anterior ao início da ordem de trabalhos ao presidente de mesa ou a quem estatutariamente o substitua. As urnas estão abertas das 14h00m às16 horas.

FELGUEIRAS Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e dos demais Regulamentos aplicáveis, convocam-se os militantes da Concelhia da JSD de Felgueiras para reunirem no dia 13 de Janeiro de 2017, pelas 16 horas, na sede do PSD de Felgueiras, sita na Rua Luís de Camões, r/c loja, 4610196 Margaride, Felgueiras, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto único: eleição da Comissão Política e da Mesa do Plenário Concelhio. Notas: As urnas estarão abertas entre as 16.00 horas e as 18.00 horas. As listas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa do Conselho Distrital do Porto ou a quem estatutariamente o substituta, até as 23h59m, do terceiro dia anterior ao ato eleitoral.


Convocatórias GONDOMAR SANTARÉM Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e dos demais Regulamentos aplicáveis, convocam-se os militantes da Concelhia da JSD de Gondomar para reunirem no dia 20 de Janeiro de 2017, pelas 17 horas, na sede do PSD de Gondomar, sita na Rampa dos Combatentes da Grande Guerra nº31, 4420-090 Gondomar, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto único: eleição da Comissão Política e da Mesa do Plenário Concelhio. Notas: As urnas estarão abertas entre as 17.00 horas e as 20.00 horas. As listas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa do Conselho Distrital do Porto ou a quem estatutariamente o substituta, até as 23h59m, do terceiro dia anterior ao ato eleitoral.

PÓVOA DE VARZIM Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e demais regulamentos aplicáveis, convoca-se Plenário Concelhio da JSD Póvoa de Varzim para reunir no dia 13 de Janeiro de 2018 (sábado), pelas 15h00, na sede sita na Praça do Almada nº7 esc.1, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto único - Eleições dos Órgãos Concelhios. Notas: As listas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa do Plenário da JSD Póvoa de Varzim, ou ao seu substituto legal, até às 23h59m do terceiro dia anterior ao início da ordem de trabalhos, na sede concelhia As urnas estarão abertas entre as 15h e as 18h.

De acordo com os Estatutos e Regulamentos da JSD, convoca-se a Assembleia de Militantes da JSD Concelhia de Santarém para reunir, no próximo dia 13 de Janeiro de 2018 (sábado), pelas 14h00, na sede do PSD de Santarém, sita no Largo Cândido dos Reis, nº 12, R/c, 2000-241 Santarém, o plenário, com fins eleitorais, terá os seguintes pontos na ordem de trabalhos: 1 – Eleição dos novos órgãos para a Comissão Politica Concelhia e Mesa do Plenário da Concelhia de Santarém. Nota: As listas candidatas devem ser entregues, na sede PSD de Santarém, sita no Largo Cândido dos Reis, nº 12, R/c, 2000-241 Santarém, ao Presidente da Mesa do Plenário ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 24h do terceiro dia anterior ao acto eleitoral (quarta-feira). As eleições irão realizar-se no local supracitado, entre as 14h00 e as 19h00.

VILA NOVA DE FAMALICÃO Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e demais regulamentos aplicáveis, convoca-se o Plenário Concelhio da JSD de Vila Nova de Famalicão para reunir no próximo dia 27 de Janeiro de 2018, pelas 16h00, na sede do PSD de Vila Nova de Famalicão, sita na Rua Adriano Pinto Basto, nº 212 - 3º Sala14, 4760 - 114 Vila Nova de Famalicão, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto único – Eleição da Mesa do Plenário e da Comissão Política da Concelhia da JSD de Vila Nova de Famalicão.

Notas: O Ato Eleitoral decorrerá entre as 16 horas e as 20 horas; As listas candidatas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa do Congresso da JSD Distrital de Braga, ou a quem estatutariamente o possa substituir, na sede do PSD de Vila Nova de Famalicão, sita na Rua Adriano Pinto Basto, nº 212 - 3º Sala14, 4760 - 114 Vila Nova de Famalicão, até às 23h59m do terceiro dia anterior ao ato eleitoral.

CENTRO HISTÓRICO – PORTO Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e demais regulamentos aplicáveis, convocam-se os militantes do núcleo do Centro Histórico - Porto para reunir em Plenário Eleitoral a realizar no próximo dia 13 de Janeiro de 2017, pelas 10h00m, na Sede do mesmo Núcleo, sita Praça da Batalha, n.º 90, sala 10, 2.º andar, 4000-102 Porto, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto único: Eleição da Mesa do Plenário do núcleo do Centro Histórico - Porto Nota: As listas candidatas deverão ser entregues em duplicado ao Vice-Presidente da Mesa do Núcleo ou a quem estatutariamente o possa substituir, até às 23h59m do terceiro dia anterior ao ato eleitoral, na Sede do Núcleo da JSD Centro Histórico, sita na Praça da Batalha, n.º 90, sala 10, 2.º andar, 4000-102 Porto, respeitando as normas dos estatutos nacionais e demais regulamentos aplicáveis da JSD. As urnas estarão abertas entre as 10h00m e as 12h00m.

15


Convocatórias



ELEIÇÃO DOS DELEGADOS TSD BRAGA AO XXXVII CONGRESSO DO PSD

CONVOCATÓRIA Nos termos estatutários e correspondentes regulamentos eleitorais, convocam-se os militantes inscritos nos TSD e simultaneamente militantes do Partido, no Distrito de Braga, para a eleição dos 2 Delegados ao XXXVII Congresso do Partido Social Democrata (PSD). A eleição terá lugar no dia 19 de Janeiro, no Largo Senhora-a-Branca nº116 na cidade de Braga, entre as 18h00 e as 20h00, período em que as urnas estarão abertas para cumprir a seguinte ORDEM DE TRABALHOS Ponto Único – Eleição dos Delegados dos TSD Braga Ao XXXVII Congresso do PSD A(s) lista(s) completa(s) deve(m) ser entregue(s) até às 19h30 do quinto dia útil anterior ao acto eleitoral no Largo Senhora-a-Branca nº116 na cidade de Braga, ao cuidado da Mesa da Assembleia Distrital de Braga dos TSD. Braga, 12 de Dezembro de 2017 A Mesa da Assembleia Distrital  16


Convocatórias

Por deliberação do Conselho Nacional, de 9 de outubro de 2017, convocam-se todos os militantes para reunirem nas respectivas Secções no dia 13 de janeiro de 2018 (sábado) das 14h00 às 20h00, nas moradas abaixo indicadas, com a seguinte ordem de trabalhos: 1. ELEIÇÃO DIRETA DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL 2. ELEIÇÃO DOS DELEGADOS AO 37.º CONGRESSO NACIONAL DO PSD As listas candidatas a Delegados deverão ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, ou a quem o substitua, até as 24h00 do dia 11 de janeiro de 2018 nos termos do Artigo 9º nº 5 do Regulamento.

Abrantes

Alcanena

Aljustrel

Local: Rua de S. Pedro, 22 - 1º A Local de entrega de candidaturas a delegados: jmarcalster@gmail.com - 961722880

Local: Auditório Municipal (antiga Praça do Peixe) Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede Distrital rua Candido dos Reis, 12 r/c

Local: Praça da República, nº 17 Sede Distrital Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital

Águeda

Alcobaça

Almada

Local: Rua Joaquim Francisco de Oliveira - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Joaquim Francisco de Oliveira - sede

Local: Av. Joaquim Vieira Natividade, Lote 3 - 62 -A Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Joaquim Vieira Natividade, Lote 3 - 62 -A

Local: Rua da Liberdade, nº 38 - A - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Liberdade, nº 38 - A - Sede

Aguiar da Beira

Alcochete

Almeida

Local: Largo dos Monumentos Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Principal, nº 7 Ponte do Abade 3570-191 Sequeiros AGB

Local: Rua do Paço, nº 8 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Paço, nº 8 - sede

Local: Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso - Via Estruturante Vilar Formoso Local de entrega de candidaturas a delegados: Bairro da Taipinha, nº 33 6350-217 Almeida ou alcinomorgado@gmail.com

Alandroal Local: Rua Direita, 24 - Terena Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Quintais, nº 4 Aldeia de Pias, Santiago Maior - Alandroal Albergaria-a-Velha Local: Rua Padre Matos - Edf Amazonas Ent 4 r/c Esq. - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Padre Matos - Edf Amazonas Ent 4 r/c Esq. Sede Albufeira Local: Estrada Vale da Pedra, Ed. Palmeira, 1º Lola J - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada Vale da Pedra, Ed. Palmeira, 1º Lola J - Sede Alcácer do Sal Local: Rua Marechal Gomes da Costa, nº 33 Grândola Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Marechal Gomes da Costa, nº 33 Grândola

Alcoutim Local: Restaurante Montebranco , Martinlongo Local de entrega de candidaturas a delegados: Beco Frei André Alvares, nº 56 - Sede Distrital de Faro Alenquer Local: Rua Gago Coutinho, nº 36 r/c Esq. - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Gago Coutinho, nº 36 r/c Esq. - sede Alfândega da Fé Local: Rua Camilo Mendonça, nº 103 r/c 1º Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Camilo Mendonça, nº 103 r/c 1º Alijó Local: Rua Cima da Vila, Lote 5, Loja Esquerda Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Cima da Vila, Lote 5, Loja Esquerda - Sede Aljezur Local: Sede - Rua Francisco Gomes Avelar, nº 12 - A Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede Distrital do PSD de Faro

Almeirim Local: Rua do Bairro Novo, 31 - Fazendas de Almeirim Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Guilherme Nunes Godinho, 281 - Fazendas de Almeirim Almodôvar Local: Sede - Rua Pequenina - Almodovar Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Pequenina - Almodovar Alpiarça Local: Edíficio Visconde Barroso – Rua José Relvas, nº 251 Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Cândido dos Reis, 12 r/c Alter do Chão Local: Av. Dr. João Pestana, nº 13 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. João Pestana, nº 13 - sede

17


Convocatórias Alvaiázere

Arruda dos Vinhos

Boticas

Local: Estrada N. Senhora dos Covões, nº 1 Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada N. Senhora dos Covões, nº 1

Local: Av. Timor Lorosae, 17 Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Timor Lorosae, 17

Local: Av. de Sangunhedo, 33 - Boticas Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. de Sangunhedo, 33 - Boticas

Alvito

Aveiro

Braga

Local: Casa do Povo - Rua Nova nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital

Local: Av. Dr. Lourenço Peixinho, 177-1º Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Lourenço Peixinho, 177-1º Sede

Local: Largo Senhora da Branca, 116 Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Senhora da Branca, 116

Amadora

Avis

Bragança

Local: Av. 11 de Setembro, loja 16 - A Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. 11 de Setembro, loja 16 - A

Local: Rua Machado dos Santos, nº 56 r/c Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Machado dos Santos, nº 56 r/c

Local: Praça da Sé, nº 16 - 1º sede distrital Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da Sé, nº 16 - 1º sede distrital

Amarante

Azambuja

Cabeceiras de Basto

Local: Edificio do Salto - Santa Luzia Local de entrega de candidaturas a delegados: Edificio do Salto - Santa Luzia

Local: Av. Condes de Azambuja, 43 Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Condes de Azambuja, 43

Local: Rua das Pondres (Quinchoso) Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua das Pondres (Quinchoso)

Amares

Baião

Cadaval

Local: Rua Francisco Bernardo de Sousa Monteiro, nº 36 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Francisco Bernardo de Sousa Monteiro, nº 36

Local: Rua de Camões, 378 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua de Camões, 378

Local: Rua D. Fernando, nº 12 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua D. Fernando, nº 12

Barcelos

Caldas da Rainha

Local: A. Alcaides de Faria, 270- 1º Dtº - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: A. Alcaides de Faria, 270- 1º Dtº - sede

Local: Praça 5 de Outubro, nº 18 r/c Dtº Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça 5 de Outubro, nº 18 r/c Dtº

Barrancos

Caminha

Local: União das Juntas de Freguesia de Moura e Santo Amador Rua das Terçarias- Moura Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua das Terçarias s/n Moura

Local: Rua da Corredoura, nº 22 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Corredoura, nº 22 - Sede

Anadia Local: Alameda dos Bombeiros Voluntários, Ed. Fontes, B - 1º andar Sala B - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Alameda dos Bombeiros Voluntários, Ed. Fontes, B 1º andar Sala B - sede Ansião Local: Av. Dr. Vitor Faveiro, 27 - 1º - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Vitor Faveiro, 27 - 1º - Sede

Barreiro

Local: Rua Nunes de Azevedo, nº 77 cave - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Nunes de Azevedo, nº 77 cave - Sede

Local: Rua de Trás os Montes, nº 4B - sede St.António da Charneca Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua de Trás os Montes, nº 4B - sede St.António da Charneca

Arganil

Batalha

Local: Largo Padre Manuel Vasconcelos Delgado, nº 3 - 2º Dtº Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Padre Manuel Vasconcelos Delgado, nº 3 - 2º Dtº

Local: Auditório da Junta de Freguesia da Batalha, Rua do Infante Dom Fernando, 432 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua D. Filipa de Lencastre - Batalha - Sede

Arcos de Valdevez

Armamar Local: Salão Paroquial Local de entrega de candidaturas a delegados: Bairro da Fonte Velha - Folgosa 5110-204 AMM Arouca Local: Sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca Arraiolos Local: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora Arronches Local: Rua Combatentes Grande Guerra, 17 Portalegre Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Combatentes Grande Guerra, 17 - Portalegre

18

Beja Local: Praça da República, nº 17 Sede Distrital Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital Belmonte Local: Junta de Freguesia de Balmonte Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Nova do Jardim, 14 - Belmonte Benavente Local: Praça Doutor Anselmo Xavier. Nº 13 - 1º Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça Doutor Anselmo Xavier. Nº 13 - 1º Bombarral Local: Auditório da Câmara Municipal do Bombarral - Praça do Municipio Local de entrega de candidaturas a delegados: RuaManuelLimaSouto,nº10r/cDt962832379/969004507 Borba Local: Rua das Casas Novas, 8 Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua das Casas Novas, 8 Sede

Campo Maior Local: Rua da Feira, nº 30 - A - ELVAS Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Feira, nº 30 - A - ELVAS Cantanhede Local: Praça Marques de Marialva -Edificio Rossio 2º andar sala 11 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça Marques de Marialva -Edificio Rossio 2º andar sala 11 - Sede Carrazeda de Ansiães Local: Rua Luis de Camões, nº 823 2º frente - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Luis de Camões, nº 823 2º frente - Sede Carregal do Sal Local: Sede do PSD de Carregal do Sal Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede do PSD de Carregal do Sal Cartaxo Local: Rua Serpa Pinto nº 3 - 1º Dto - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Serpa Pinto nº 3 - 1º Dto - sede Cascais Local: Largo da Estação, nº 4 - 1º - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo da Estação, nº 4 - 1º - sede Castanheira de Pêra Local: Av. S. Domingos Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. S. Domingos


Convocatórias Castelo Branco

Constância

Felgueiras

Local: Rua do Pina, 10 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Pina, 10

Local: Sede do Entroncamento R. Almirante Reis, 64 Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede do Entroncamento R. Almirante Reis, 64

Local: Rua Luis de Camões, s/n - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Luis de Camões, s/n - sede

Castelo de Paiva Local: Sede da Secção Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede da Secção Castelo de Vide Local: Rua de Olivença, 13 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua de Olivença, 13 Castro Daire Local: Av. João Rodrigues Cabrilho Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. General Humberto Delgado, nº 94 Castro Marim

Coruche Local: Travessa dos Guerreiros, nº 26 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Travessa dos Guerreiros, nº 26 - sede Covilhã Local: Rua Ruy Faleiro, 46 - 1º Dt. Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Ruy Faleiro, 46 - 1º Dt. Crato Local: Rua Combatentes Grande Guerra, 17 Portalegre Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Combatentes Grande Guerra, 17 - Portalegre

Ferreira do Alentejo Local: Casa do Povo - Rua Nova nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital Ferreira do Zêzere Local: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 4 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 4 Figueira da Foz Local: Rua da Liberdade, 6 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Liberdade, 6 Figueira de Castelo Rodrigo

Local: Edifício Casa do Povo - Rua de Sta. Barbara, nº 34 - Azinhal Local de entrega de candidaturas a delegados: Edifício Casa do Povo - Rua de Sta. Barbara, nº 34 Azinhal

Cuba

Castro Verde

Elvas

Local: Sede - Rua Pequenina - Almodovar Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Pequenina - Almodovar

Local: Rua da Feira, nº 30 - A - ELVAS Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Feira, nº 30 - A - ELVAS

Local: Rua Dr. Manuel Simões Barreiros, nº 8 Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Manuel Simões Barreiros, nº 8 - Sede

Celorico da Beira

Entroncamento

Fornos de Algodres

Local: Sede do Partido Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede do Partido

Local: Rua Almirante Reis, 64 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Almirante Reis, 64 - Sede

Local: Rua Espírito Santo, nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Espírito Santo, nº 2

Celorico de Basto

Espinho

Freixo de Espada à Cinta

Local: Rua dos Combatentes do Ultramar, nº 59 S. Silvrestre (frente ao Hotel Celorico Pallace) Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Combatentes do Ultramar, nº 59 S. Silvrestre (frente ao Hotel Celorico Pallace)

Local: Rua 22, nº 399 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua 22, nº 399

Local: Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: ivo Quintas ivoquintas@gmail.com

Esposende

Fronteira

Chamusca

Local: Largo Dr. Fonseca Lima, nº 14 - A Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Dr. Fonseca Lima, nº 14 - A

Local: Junta de Freguesia de Fronteira Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Manuel Mendes Almeida, nº 5 - Fronteira

Estarreja

Fundão

Local: Rua Jornal de Estarreja, 109 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Jornal de Estarreja, 109

Local: Rua dos Restauradores, 10 r/c - Bairro Espírito Santo Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Restauradores, 10 r/c - Bairro Espírito Santo

Local: Sede da Secção Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede da Secção Chaves Local: Av. Tenente Valadim, 47 sub-loja E (sede do PSD) Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Tenente Valadim, 47 sub-loja E (sede do PSD) Cinfães Local: Sede da Junta de Freguesia de Cinfães Local de entrega de candidaturas a delegados: Casa da Ponte, Pias 4690-897 Coimbra Local: Rua Lourenço Almeida Azevedo, nº 16 sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Lourenço Almeida Azevedo, nº 16 - sede Condeixa-a-Nova Local: Urb. Nova Coninbriga I Lote B19, r/c Local de entrega de candidaturas a delegados: Casal da Fonte, 54 - Ega

Local: Casa do Povo - Rua Nova nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital

Estremoz Local: Largo Dragões de Olivença, nº 69 (sede) Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Dragões de Olivença, nº 69 (sede) Évora Local: Rua Cândido dos Reis, 48 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Cândido dos Reis, 48 - sede Fafe Local: Praça 25 de Abril - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça 25 de Abril - Sede Faro Local: Beco Frei André Alvares, nº 56 - sede distrital Local de entrega de candidaturas a delegados: Beco Frei André Alvares, nº 56 - sede distrital

Local: Casa da Povo de Fgueira de Castelo Rodrigo - Av. Herois de Castelo Rodrigo Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Augusto Gil, nº 9 Figueiró dos Vinhos

Gavião Local: Rua Luis de Camões, nº 28 - A Ponte de Sor Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Luis de Camões, nº 28 - A Ponte de Sor Góis Local: Praça da República, nº 5 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 5 - sede Golegã Local: Estrada do Lorvão s/n Local de entrega de candidaturas a delegados: Bairro de Stº António Lote 3 - Golegã Gondomar Local: Rampa dos Combatentes da Grande Guerra, 31 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rampa dos Combatentes da Grande Guerra, 31 sede 19


Convocatórias Gouveia

Lousã

Melgaço

Local: Av. 1º de Maio - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. 1º de Maio - Sede

Local: Rua Dr. Pires Carvalho - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Pires Carvalho - Sede

Local: Rua Dr. Augusto César Esteves - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Augusto César Esteves - sede

Grândola

Lousada

Mértola

Local: Rua Marechal Gomes da Costa, 33 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Marechal Gomes da Costa, 33

Local: Rua do Tojeiro, 121 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Tojeiro, 121

Guarda

Mação

Local: Antigo Edificio da Junta de Freguesia de Salvador - R. São Luis, nº 11 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital

Local: Rua Marques de Pombal, nº 3 - 2º Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Marques de Pombal, nº 3 - 2º ou contactando para o 966 044 486

Local: Largo dos Bombeiros Voluntários Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo dos Bombeiros Voluntários

Guimarães Local: Largo do Toural. 125 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo do Toural. 125 - sede Idanha-a-Nova

Macedo de Cavaleiros Local: Rua Clara Vaz, nº 1 - 2º Esq. - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Clara Vaz, nº 1 - 2º Esq. - Sede Mafra

Local: Rua Vaz Preto, 94 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Vaz Preto, 94

Local: Rua do Arvoredo, Bloco B cave - Ericeira sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Arvoredo, Bloco B cave - Ericeira - sede

Ílhavo

Maia

Local: Av. 25 de Abril, Edificio Illiabum - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. 25 de Abril, Edificio Illiabum - Sede

Local: Rua Engº Duarte Pacheco, 987 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Engº Duarte Pacheco, 987

Lagoa

Mangualde

Local: Rua Joaquim Eugenio Júdice, nº 3 - 1º Esq - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Joaquim Eugenio Júdice, nº 3 - 1º Esq - Sede

Local: Estalagem Cruz da Malta Local de entrega de candidaturas a delegados: Estalagem Cruz da Malta

Lagos

Manteigas

Local: Rua Soeiro da Costa, nº 48 - 50 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Soeiro da Costa, nº 48 - 50 - Sede

Local: Rua São joão de Deus, nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua São joão de Deus, nº 2

Lamego

Marco de Canaveses

Local: Av. 5 de Outubro, nº 4 Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. 5 de Outubro, nº 4

Local: Largo Sacadura Cabral, nº 10 Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Sacadura Cabral, nº 10

Leiria

Marinha Grande

Local: Av. Dr. José Jardim, 32 Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. José Jardim, 32

Local: Av. 1º de Maio, nº 72 2430 Marinha Grande Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. 1º de Maio, nº 72 2430 Marinha Grande

Lisboa

Marvão

Local: Hotel Sana - Av. Fontes Preira de Melo, 8 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça São João Bosco, 3-B sede distrital

Local: Zona Industrial de Santo António das Areias Lote 1-A Stº. Antonio das Areieias Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Joaquim Costa, 14 Escusa S. Salvavor de Aramenha

Loulé Local: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 1 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 1 - Sede Loures

Matosinhos Local: Rua Mouzinho de Albuquerque, 95 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Mouzinho de Albuquerque, 95 - sede Mealhada

Local: Largo Tristão Vaz Teixeira, Loja 4 Parque Residencial do Almirante - Santo António dos Cavaleiros Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Tristão Vaz Teixeira, Loja 4 Parque Residencial do Almirante - Santo António dos Cavaleiros

Local: Av. 25 de Abril - Edificio Cerveira, Lote B Loja P Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede da Secção

Lourinhã

Meda

Local: Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, 4 cave Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, 4 cave

Local: Rua do Marcado - Junto ao Café Tulipa Local de entrega de candidaturas a delegados: luisamaralf@gmail.com ou Filipe Rebelo 969443815 ou 96639177

20

Mesão Frio Local: Av. Dr. Manuel de Arriaga, Edf. Tabau r/c Loja B - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Manuel de Arriaga, Edf. Tabau r/c Loja B Sede Mira Local: Galerias de Mira 1º andar Av, 25 de Abril sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Galerias de Mira 1º andar Av, 25 de Abril Miranda do Corvo Local: R. Belisário Pimenta lote 1- 1º dtº - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Belisário Pimenta lote 1- 1º dtº - Sede Miranda do Douro Local: Rua da Trindade, nº 7 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Trindade, nº 7 Mirandela Local: Av. 25 de Abril, nº 273 sub-loja Esq. Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. 25 de Abril, nº 273 sub-loja Esq. Mogadouro Local: Casa da Cultura de Mogadouro Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada do Azinhoso - Mogadouro Moimenta da Beira Local: Praceta Fernão Mergulhão. Nº 13 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Pelourinho, nº 12-A 3620-354 Moimenta da Beira Moita Local: Rua José Afonso, nº 20 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua José Afonso, nº 20 Monção Local: Largo do Rosal, nº 27 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo do Rosal, nº 27 ou Av. da Boavista, nº 715 Mazedo Monchique Local: Sede - Rua Francisco Gomes Avelar, nº 7 1º andar Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede - Rua Francisco Gomes Avelar, nº 7 - 1º andar Mondim de Basto Local: Rua Alto do Casabril, nº 38 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Alto do Casabril, nº 38


Convocatórias Monforte

Óbidos

Palmela

Local: R. Combatentes da Grande Guerra, 17 Portalegre Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Combatentes da Grande Guerra, 17 - Portalegre

Local: Albergaria Josefa de óBidos, Rua D. João Ornelas, nº 4 Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede da Secção

Local: Av. Dr. Manuel de Arriaga, 16 - 3º Esq. Setúbal Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Manuel de Arriaga, 16 - 3º Esq. Setúbal

Montalegre

Odemira

Pampilhosa da Serra

Local: Av. D. Nuno Álvares Pereira - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. D. Nuno Álvares Pereira - sede

Local: Rua Serpa Pinto, 2 Odemira Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital

Local: Estrada dos Lobatos - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada dos Lobatos - Sede

Montemor-o-Novo

Odivelas

Paredes

Local: Rua Horácio Macedo, 28 - B - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Horácio Macedo, 28 - B - sede

Local: Rua Combatentes do Ultramar, nº 20B Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Combatentes do Ultramar, nº 20B - Sede

Local: Rua 1º de Dezembro, 45 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua 1º de Dezembro, 45

Montemor-o-Velho Local: Rua Dr. José Galvão - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. José Galvão - sede Montijo Local: Av. Dr. Manuel de Arriaga, 16 - 3º Esq. Setúbal Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Manuel de Arriaga, 16 - 3º Esq. Setúbal Mora Local: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora Mortágua Local: Rua Dr. João Lopes de Morais, nº 17 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. João Lopes de Morais, nº 17 - sede Moura Local: União das Juntas de Freguesia de Moura e Santo Amador - R. das Terçarias Moura Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua das Terçarias s/n - Moura Mourão Local: Rua Dr. Sá Carneiro, nº 43, Mourão - Luz Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Sá Carneiro, nº 43, Mourão - Luz Murça Local: Praça 5 de Outubro, nº 1 Sala 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça 5 de Outubro, nº 1 Sala 2 Murtosa Local: Praça Jaime Afreixo, 6A Pardelhas - Murtosa - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça Jaime Afreixo, 6A Pardelhas - Murtosa - sede

Oeiras Local: Av. Carolina Michaelis, Loja 37 Linda a Velha Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Carolina Michaelis, Loja 37 Linda a Velha Oleiros Local: Largo do Municipio - Edificio de Serviços da Santa Casa da Misericordia- 1º andar - Sede PSD Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo do Municipio - Edificio de Serviços da Santa Casa da Misericordia- 1º andar - Sede PSD Olhão Local: Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 23 r/c Dtº sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 23 r/c Dtº - sede Oliveira de Azeméis Local: Rua Soares Bastos, 99 r/c Dt. 150 A sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Soares Bastos, 99 r/c Dt. 150 A sede Oliveira de Frades Local: Largo Dr. Dinis Vieira - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Dr. Dinis Vieira - Sede Oliveira do Bairro Local: Rua do Foral, 168 - 1º - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Foral, 168 - 1º - Sede Oliveira do Hospital Local: Rua António Canastrinha, nº 1 - B Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua António Canastrinha, nº 1 - B Ourém Local: Rua Dr. Carlos Vaz de Faria e Almeida, 31 - 1º Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Carlos Vaz de Faria e Almeida, 31 - 1º

Nazaré

Ourique

Local: Rua Sub Villa, nº 28 Nazaré Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Forno da Cal, Vivenda Almeida, Sítio da Nazaré

Local: Rua Dr. António Nobre Semedo, 14 r/c Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. António Nobre Semedo, 14 r/c Sede

Nelas

Ovar

Local: Edificio Multiusos -Praça do Municipio Local de entrega de candidaturas a delegados: Edificio multisserviços, piso 1 sala 2

Local: Rua Ferreira de Castro, 84 - 1º Esq. Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Ferreira de Castro, 84 - 1º Esq.

Nisa

Paços de Ferreira

Local: Junta de Freguesia S. Matias no Monte Claro Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Prof. Mendes dos Remédioa, 9 NISA

Local: Av. dos Templários, 309 Dtº Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. dos Templários, 309 Dtº

Paredes de Coura Local: Rua dos Emigrantes - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Casa de Xisto - Boalhosa Insalde Pedrógão Grande Local: Sede do PSD Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo da Restauração, 1 - A Penacova Local: Edificio Penedo Raso r/c Local de entrega de candidaturas a delegados: Alto da Copeira, Santa Clara - Coimbra 919903436 Penafiel Local: Rua “O Penafidelense”, nº 9 - 1º Dtª Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua “O Penafidelense”, nº 9 - 1º Dtª Penalva do Castelo Local: Rua da Junta de Freguesia da ìnsua - Rua do Lar Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Junta de Freguesia da ìnsua - Rua do Lar Penamacor Local: Rua 25 de Abril, 66 - 1º Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua 25 de Abril, 66 - 1º Penedono Local: Auditorio do Centro de Artes de Sernancelhe Local de entrega de candidaturas a delegados: Auditorio do Centro de Artes de Sernancelhe Penela Local: Bpmbeiros Voluntários de Penela Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Mercado, nº 3 Peniche Local: Rua Alexandre Herculano Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Alexandre Herculano Peso da Régua Local: Av. Dr. Manuel de Arriaga, Edificio Tabau, r/c Loja B - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Manuel de Arriaga, Edificio Tabau, r/c Loja B sede Pinhel Local: Rua da República, nº 103 - 1º andar Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da República, nº 103 - 1º andar 21


Convocatórias Pombal

Resende

São João da Pesqueira

Local: Rua Dr. Luis Torres, 4 - 2º Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Luis Torres, 4 - 2º

Local: Rua dos Frontelheiros, r/c nº 472 Resende Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Frontelheiros, r/c nº 472 Resende

Local: Av. Fernando O Magno, nº 5 Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Fernando O Magno, nº 5

Ponte da Barca

Ribeira de Pena

São Pedro do Sul

Local: Praça Dr. António Lacerda - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça Dr. António Lacerda - sede

Local: Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena - Rua 25 de Abril Local de entrega de candidaturas a delegados: Senra de Cima , 4870-182 Ribeira de Pena

Local: Sede da Secção Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede da Secção

Ponte de Lima Local: Praceta Dr. Vieira Araujo - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praceta Dr. Vieira Araujo - sede Ponte de Sor Local: Rua Luis de Camões, nº 28 - A Ponte de Sor Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Luis de Camões, nº 28 - A Ponte de Sor Portalegre Local: R. Combatentes da Grande Guerra, 17 Portalegre Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Combatentes da Grande Guerra, 17 - Portalegre

Rio Maior Local: A, Paulo VI, 43 - 1D - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: A, Paulo VI, 43 - 1D - sede Sabrosa Local: Rua Coronel Jaime Neves, 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Lugar do Vale de Baralha, 5060 Paços Sabugal Local: Largo da Fonte, nº 12 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo da Fonte, nº 12 - Sede

Portel

Salvaterra de Magos

Local: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora

Local: Rua Dr. Miguel Bombarda, 8 - 1º Esq Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Miguel Bombarda, 8 - 1º Esq

Portimão Local: Praça da República, nº 25 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 25 - sede Porto Local: Rua Guerra Junqueiro, 64 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Guerra Junqueiro, 64 - sede Porto de Mós Local: Rua Padre Manuel Espírito Santo, nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Padre Manuel Espírito Santo, nº 2 Póvoa de Lanhoso Local: Av. dos Bombeiros Voluntários, nº 1 4º andar Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. dos Bombeiros Voluntários, nº 1 4º andar Póvoa de Varzim

Santa Comba Dão Local: Rua Gago Coutinho, nº 12 r/c - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Gago Coutinho, nº 12 r/c - sede Santa Maria da Feira

Sardoal Local: Rua Bivas Salgado Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Bivas Salgado Sátão Local: Praceta Lodeiro, nº 48 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praceta Lodeiro, nº 48 Seia Local: Sede da Secção Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede da Secção Seixal Local: Rua do MFA, 11 - Fogueteiro Amora Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do MFA, 11 - Fogueteiro Amora Sernancelhe Local: Auditório do Centro das Artes Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Cruzeiro - Tabosa do Carregal Serpa

Local: Rua dos Descobrimentos, 18 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Descobrimentos, 18 - Sede

Local: Antigo Edificio da Junta de Freguesia de Salvador - R. São Luis, nº 11 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital

Santa Marta de Penaguião

Sertã

Local: Rua Velha, Loja 3 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Velha, Loja 3

Local: Centro Comercial Avenida - Av. Dr. Angelo Henriques - Vidigal Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede do PSD da Sertã

Santarém Local: Largo Cândido dos Reis, 12 r/c Sede Distrital Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Cândido dos Reis, 12 r/c Sede Distrital Santiago do Cacém

Sesimbra Local: Rua da República, 20 - 1º Esq. Sesimbra Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da República, 20 - 1º Esq. Sesimbra Setúbal

Local: Praça do Almada, nº 7 escritório 1 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça do Almada, nº 7 escritório 1

Local: Largo Almeida Garret, 1 - Santiago do Cacém Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Almeida Garret, 1 - Santiago do Cacém

Proença-a-Nova

Santo Tirso

Sever do Vouga

Local: Rua de Santa Margarida, nº 1 r/c Dtº - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua de Santa Margarida, nº 1 r/c Dtº - Sede

Local: Largo Coronel Batista Coelho, nº 21 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Coronel Batista Coelho, nº 21 - sede

Local: Rua do Casal, nº 27- 1º Dt. Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Casal, nº 27- 1º Dt.

Redondo

São Brás de Alportel

Silves

Local: Rua Mouzinho de Albuquerque, nº 1 - A Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora

Local: Rua Poeta Bernardo Passos, nº 29/31 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Poeta Bernardo Passos, nº 29/31

Local: Rua Candido dos Reis, Lt C, Loja B Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Candido dos Reis, Lt C, Loja B

Reguengos de Monsaraz

São João da Madeira

Sines

Local: Rua Serpa Pinto, 15 - sede da secção Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora

Local: Centro Comercial Castolho - Av. Renato Araújo, 182 Loja CG - 1º A Local de entrega de candidaturas a delegados: Centro Comercial Castolho - Av. Renato Araújo, 182 Loja CG - 1º A

Local: Largo Almeida Garret, 1 - Santiago do Cacém Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Almeida Garret, 1 - Santiago do Cacém

22

Local: Rua Rodrigues de Freitas, 23 - 1º Esq. Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Rodrigues de Freitas, 23 - 1º Esq.


Convocatórias Sintra

Torres Vedras

Vila do Bispo

Local: Rua Mário Costa Ferreira Lima, nº3 Portela de Sintra Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Mário Costa Ferreira Lima, nº3 Portela de Sintra

Local: Rua 9 de Abril, 1 - 3º Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua 9 de Abril, 1 - 3º

Local: Travessa dos Amores, nº 3 Budens - Figueira Local de entrega de candidaturas a delegados: Beco Frei André Alvares, nº 56 - Sede distrital de Faro

Trancoso

Vila do Conde

Local: Auditorio do Pavilhão Multiusos de Trancoso Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Chã, nº 11

Local: Praça da República, 7 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, 7 - sede

Trofa

Vila Flor

Local: Rua Camilo Castelo Branco, nº 222 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Camilo Castelo Branco, nº 222 - sede

Local: Rua da Fonte Romana Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Fonte Romana

Vagos

Vila Franca de Xira

Local: Rua Cândido dos Reis, nº 440 r/c Dtº - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Cândido dos Reis, nº 440 r/c Dtº - sede

Local: Rua da Praia, nº 63 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Praia, nº 63 - sede

Vale de Cambra

Vila Nova da Barquinha

Local: Av. Camilo Tavares de Matos, nº 152 - 1º Dtº Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua D. Manuel Barbuda e Vasconcelos, 28 Aradas Aveiro Sede distrital de Aveiro

Local: Rua Vasco da Gama, nº 6 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Vasco da Gama, nº 6

Sobral de Monte Agraço Local: Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 9 1º Dtº - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 9 - 1º Dtº Sede Soure Local: Rua Morais Pinto, nº 6 Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Manuel Madeira, lote 94 - 3º Dtº Soure Sousel Local: Rua Direita nº 5 Sousel Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Direita nº 5 Sousel Tábua Local: Av. Dr. Castanheira Figueiredo - Lote 1 cave Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Dr. Castanheira Figueiredo - Lote 1 cave Tabuaço Local: Lugar do Cruzeiro Local de entrega de candidaturas a delegados: Lugar do Cruzeiro Tarouca Local: Av. Ananias Carmo Santos Restaurante Chave Douro - Tarouca Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Ananias Carmo Santos Restaurante Chave Douro - Tarouca Tavira Local: Rua Dr. Silvestre Falcão, Lote 4-Loja J Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Silvestre Falcão, Lote 4-Loja J - Sede Terras de Bouro Local: Junta de Freguesia de Moimenta - Av. Dr. Paulo Marcelino, 87 - 2º Frente Local de entrega de candidaturas a delegados: Junta de Freguesia de Moimenta - Av. Dr. Paulo Marcelino, 87 - 2º Frente Tomar Local: Rua da Fábrica da Fiação, nº 57 - A Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Fábrica da Fiação, nº 57 - A Tondela Local: Largo Anselmo Ferraz de Carvalho, 49 - 2º D - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Anselmo Ferraz de Carvalho, 49 - 2º D - sede Torre de Moncorvo Local: Rua Abade Tavares Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Abade Tavares Torres Novas Local: Rua do Conde, nº 38 - 1º Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Conde, nº 38 - 1º

Valença Local: Edf. Cristal Piso 4 Loja 65 Local de entrega de candidaturas a delegados: sede da secção Valongo Local: Rua Rodrigues de Freitas 870 - Ermesinde Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Rodrigues de Freitas 870 - Ermesinde Valpaços Local: A. 25 de Abril - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: A. 25 de Abril - sede Vendas Novas Local: Rua da Azinheira, nº 8 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Azinheira, nº 8 - sede Viana do Alentejo Local: R. Candido dos Reis, 32 sede da Secção Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Candido dos Reis, 48 sede distrital de Évora Viana do Castelo Local: Rua Coronel Afonso do Paço, 46 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Coronel Afonso do Paço, 46 - Sede Vidigueira Local: Casa do Povo - Rua Nova nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República, nº 17 Sede Distrital Vieira do Minho Local: Av. Barjona de Freitas Edf. Alto Minho - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Barjona de Freitas Edf. Alto Minho - sede Vila de Rei Local: Rua Dr. Eduardo de Castro, 6 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Eduardo de Castro, 6 - Sede

Vila Nova de Cerveira Local: Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira - R. 25 de Abril nº 17 Local de entrega de candidaturas a delegados: Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira - R. 25 de Abril nº 17 Vila Nova de Famalicão Local: Rua Adriano Pinto Basto, 212 - sala 14 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Adriano Pinto Basto, 212 - sala 14 Vila Nova de Foz Côa Local: Centro Comercial Sacadi Local de entrega de candidaturas a delegados: Centro Comercial Sacadi Vila Nova de Gaia Local: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 1323 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 1323 Vila Nova de Paiva Local: Sede da Junta da União de Freguesias de V.N.Paiva, Alhais e Fráguas - R. Conego Manuel Fonseca da Gama dd Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Antero de Quental, Lote 16 - Quinta da Ramalhosa, 3505-570 Rio de Loba Vila Nova de Poiares Local: Av. Manuel Carvalho Coelho - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Manuel Carvalho Coelho - Sede Vila Pouca de Aguiar Local: Rua Prof. Mota Pinto, nº 10 - sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Prof. Mota Pinto, nº 10 - sede Vila Real Local: Rua da Boavista, nº 11 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Boavista, nº 11 - Sede Vila Real Santo António Local: Rua Cândido dos Reis, 98 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Cândido dos Reis, 98 23


Convocatórias Vila Velha de Ródão

Camacha

jardim da Serra

Local: Rua do Pina, 10 - Sede distrital Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Pina, 10 - Sede distrital

Local: Largo da Achada Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo da Achada

Local: Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira

Vila Verde

Câmara de Lobos

Jardim do Mar

Local: Rua 1º de Maio, 33 - 1º Trás Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua 1º de Maio, 33 - 1º Trás

Local: Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira

Local: Estrela Calheta Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrela Calheta

Vila Viçosa

Campanário

Machico

Local: Largo Mouzinho de Albuquerque, 27 - A Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Mouzinho de Albuquerque, 27 - A

Local: Rua Padre José Antero, 9 B Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Padre José Antero, 9 B

Local: Edifício Paz - Rua Ribeirinho Local de entrega de candidaturas a delegados: Edifício Paz - Rua Ribeirinho

Vimioso

Canhas

Madalena do Mar

Local: Largo da Misericordia, nº 17 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Trigo de Negreiros, nº 7 Vimioso

Local: Estrada Regional nº 324 Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada Regional nº 324

Vinhais

Caniçal

Local: Estrada V Centenário - Sol Shopping - Loja 19 Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada V Centenário - Sol Shopping - Loja 19

Local: Largo do Arrabalde, 13 - Vinhais Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo do Arrabalde, 13 - Vinhais

Local: Serrado da Igreja Local de entrega de candidaturas a delegados: Serrado da Igreja

Viseu

Caniço

Local: Solar dos Peixotos - Rua Cimo de Vila Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Inatel, lote 55 cave Esq. sede distrital

Local: Travessa da Escola - Edf. Central Park Vargem Local de entrega de candidaturas a delegados: Travessa da Escola - Edf. Central Park - Vargem

Vizela Local: Rua Joaquim Pinto, nº 130 B Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Joaquim Pinto, nº 130 B Vouzela Local: Auditório Municipal 25 de Abril - Alameda D. Duarte de Almeida Local de entrega de candidaturas a delegados: Campia

MADEIRA Achadas da Cruz Local: Santa - Porto Moniz Local de entrega de candidaturas a delegados: Santa - Porto Moniz Água de Pena Local: Edificio Paz - Rua Ribeirinho Local de entrega de candidaturas a delegados: Edificio Paz - Rua Ribeirinho Arco da Calheta Local: Loreto - Calheta Local de entrega de candidaturas a delegados: Loreto - Calheta Arco de São Jorge Local: Rua Dr. João Abel Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. João Abel Freitas Boaventura Local: Sitio Pé do Passo Local de entrega de candidaturas a delegados: Sitio Pé do Passo Calheta Local: Estrela Calheta Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrela Calheta 24

Monte Local: Largo da Fonte nº 2 Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo da Fonte nº 2 Paúl do Mar Local: Estrela Calheta Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrela Calheta

Curral das Freiras

Ponta Delgada

Local: Edf. Centro Comercial Vieira 1º Esq. G Local de entrega de candidaturas a delegados: Edf. Centro Comercial Vieira 1º Esq. G

Local: Sitio Pé do Passo Local de entrega de candidaturas a delegados: Sitio Pé do Passo

Estreito Câmara de Lobos

Ponta do Pargo

Local: Rua José Joaquim Costa BI. A - Loja B Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua José Joaquim Costa BI. A - Loja B

Local: Rua Dr. Vasco Augusto França, 58 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. Vasco Augusto França, 58

Estreito da Calheta

Ponta do Sol

Local: Sitio de Serrões Local de entrega de candidaturas a delegados: Sitio de Serrões

Local: Estrada V Centenário - Sol Shopping - Loja 19 Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada V Centenário - Sol Shopping - Loja 19

Faial Local: Rua Dr. João Abel Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. João Abel Freitas Fajã da Ovelha Local: Estrela Calheta Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrela Calheta Gaula Local: Achada da Gaula Local de entrega de candidaturas a delegados: Achada da Gaula Ilha Local: Rua Dr. João Abel Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. João Abel Freitas Imaculado Coração Maria Local: Rua dos Netos,66 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Netos,66

Porto da Cruz Local: Casa Próximas Local de entrega de candidaturas a delegados: Casa Próximas Porto Moniz Local: Santa - Porto Moniz Local de entrega de candidaturas a delegados: Santa - Porto Moniz Porto Santo Local: Rua Cristovão Colombo, nº 1 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Cristovão Colombo, nº 1 Prazeres Local: Estrela Calheta Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrela Calheta Quinta Grande Local: Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Padre Eduardo Clemente Nunes Pereira


Convocatórias Ribeira Brava

São Roque do Faial

São Roque do Pico

Local: Rua Comandante Camacho Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Comandante Camacho Freitas

Local: Rua Dr. João Abel Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. João Abel Freitas

Local: Rua João Bento Lima, 4 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua João Bento Lima, 4 - Sede

Ribeira da Janela

São Vicente

Vila do Porto

Local: Sitio da Cova Local de entrega de candidaturas a delegados: Sitio da Cova

Local: Sitio Pé do Passo Local de entrega de candidaturas a delegados: Sitio Pé do Passo

Local: Rua Teófilo Braga, 121-A Sede Santa Maria Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Teófilo Braga, 121-A Sede Santa Maria

Santa Cruz

Calheta

Local: Rua da Fonte Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Fonte

Local: Rua dos Netos,66 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Netos,66

Local: Rua Padre Manuel Azevedo Cunha - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Padre Manuel Azevedo Cunha - Sede

Santa Luzia

Seixal

Velas

Local: Rua dos Netos,66 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Netos,66

Local: Sitio da Cova Local de entrega de candidaturas a delegados: Sitio da Cova

Local: Rua de São José - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua de São José - Sede

Santa Maria Maior

Serra de Água

Lagoa

Local: Estrada Boa Nova - Edf. Nossa Casa. Nº 9 Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada Boa Nova - Edf. Nossa Casa. Nº 9

Local: Rua Comandante Camacho Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Comandante Camacho Freitas

Local: Av. Infante D. Henrique, 32 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Infante D. Henrique, 32 - Sede

Santana

Tábua

Nordeste

Local: Rua Dr. João Abel Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. João Abel Freitas

Local: Rua Comandante Camacho Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Comandante Camacho Freitas

Local: Praça da República - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Praça da República - Sede

Santo António

Ponta Delgada AÇORES

Local: Caminho das Romeiras, nº 17 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Fonte

Corvo

Santo António da Serra (MCH)

Local: Rua da Matriz - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Matriz - Sede

Local: Edificio Paz - Rua Ribeirinho Local de entrega de candidaturas a delegados: Edificio Paz - Rua Ribeirinho Santo António da Serra (S.C.) Local: Rua da Fonte Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Fonte São Gonçalo Local: Estrada Conde Carvalhal, 144 Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada Conde Carvalhal, 144 São Jorge Local: Rua Dr. João Abel Freitas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Dr. João Abel de Freitas São Martinho Local: Caminho do Esmeral, nº 33 Local de entrega de candidaturas a delegados: Caminho do Esmeral, nº 33 São Pedro Local: Rua dos Netos,66 Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua dos Netos,66 São Roque Local: Estrada Dr. João Abel de Freitas, nº 244 Local de entrega de candidaturas a delegados: Estrada Dr. João Abel de Freitas, nº 244

Horta Local: Rua Consul Dabney, 5 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Consul Dabney, 5 - Sede Lajes das Flores Local: Rua Roberto Mesquita, 8 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Roberto Mesquita, 8 - Sede Santa Cruz das Flores Local: Rua Senador André Freitas - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Senador André Freitas - Sede Santa Cruz da Graciosa Local: Rua Manuel Correia Lobão, 38 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Manuel Correia Lobão, 38 - Sede Lajes do Pico Local: Sede militantes de Ribeiras, Lages do Pico e São João Local de entrega de candidaturas a delegados: Sede militantes de Ribeiras, Lages do Pico e São João Madalena do Pico

Local: R. Cons.Dr. Luis Bettencourt, 2-A Sede Ponta Delgada Local de entrega de candidaturas a delegados: R. Cons.Dr. Luis Bettencourt, 2-A Sede Ponta Delgada Povoação Local: Rua 3 de Julho, nº 1 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua 3 de Julho, nº 1 - Sede Ribeira Grande Local: Rua Nossa Senhora da Conceição, 36A - 2º sede- Junta de Freguesia de Rabo de Peixe somente para militantes de Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Nossa Senhora da Conceição, 36A - 2º - sedeJunta de Freguesia de Rabo de Peixe somente para militantes de Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra Vila Franca do Campo Local: Rua Visconde Botelho, 27 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Visconde Botelho, 27 - Sede Angra do Heroísmo Local: Rua do Galo, 8 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua do Galo, 8 - Sede Praia da Vitória Local: Rua Aniceto Ornelas, nº 11 - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Aniceto Ornelas, nº 11 - Sede

Local: Largo Cardeal Costa Nunes - Sede Local de entrega de candidaturas a delegados: Largo Cardeal Costa Nunes - Sede

25


Convocatórias EUROPA

FORA DA EUROPA

Alemanha/Estugarda

Macau

Local: Wilhelmstr. 22 71638 LUDWIGSBURG Local de entrega de candidaturas a delegados: Hospitalstr 37 71634 LUDWIGSBURG

Local: Av. Ouvidor de Arriaga, 2 C FL r/c, Flat& Edif. Kam Veng - Macau Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Ouvidor de Arriaga, 2 C FL r/c, Flat& Edif. Kam Veng - Macau

Bruxelas Local: Sede do Partido Popular Europeu - Rue du Commerce, nº 10 1000 Bruxelas Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua du Bemel, nº 3 1150 Bruxelas Estrasburgo Local: 7 Rue du Chemin de Fer 67850 HerrlisHeim - França Local de entrega de candidaturas a delegados: 7 Rue du Chemin de Fer 67850 HerrlisHeim - França Luxemburgo

Paraná Local: Rua Belo Horizonte, 940, apat 01. Londrina Paraná Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Belo Horizonte, 940, apat 01. Londrina - Paraná Rio de Janeiro Local: Av. Melo Matos, 15 Tijuca - Rio de JaneiroRJ Local de entrega de candidaturas a delegados: Av. Melo Matos, 15 Tijuca - Rio de Janeiro-RJ

Local: CSV-Parti Chrétien-Social 4 rue de l’Eau L-1449nLuxembourg Local de entrega de candidaturas a delegados: Custódio Portásio 6 rue de l’Hippodrome L-1730 Luxembourg

Santos

Lyon

São Paulo

Local: 9 Chemin du Faubourg - Lacroix 42000Saint Etiene Local de entrega de candidaturas a delegados: 9 Chemin du Faubourg - Lacroix 42000Saint Etiene

Local: Av. da Liberdade, 602 São Paulo - SP Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua da Boa Vista, 314 -8º andar, Centro São Paulo

Paris Local: Les Républicains” 7, Rua Isodore Nerat 93600 Aulnay-sous-Bois Local de entrega de candidaturas a delegados: 21, Rua Georges Guynemer - 94490 Ormesson-SuiMarne - França Reino Unido Local: 5 Wilcox Road Vauxhall Londres, SW8 2xA Local de entrega de candidaturas a delegados: 5 Wilcox Road Vauxhall Londres, SLN8 2xA Suiça Local: Hotel Alpha Palmiers Rue du Petit Chêne, 34 1003 Lausanne Local de entrega de candidaturas a delegados: Chemin de la Fontaine, 8 CH - 1224 Chêne-Bougeries (GE) Suiça

26

Local: Rua Luiz da Gama, 325 Altos Encruzilhada Local de entrega de candidaturas a delegados: Rua Luiz da Gama, 325 Altos Encruzilhada

Toronto Local: 1130 Dupon St. Toronto, ON M6H 2A2 Local de entrega de candidaturas a delegados: 1719-15 Windermere Ave, Toronto, M6S 5A 2 ON Canada USA Local: 308 Jericho Turnpike, Mineola, New York 11501 Local de entrega de candidaturas a delegados: 308 Jericho Turnpike, Mineola, New York 11501

Povo Livre nº 1994 - 13 dezembro  
Povo Livre nº 1994 - 13 dezembro  
Advertisement